1.31.2012

Exercícios físicos; Como perder peso em família


A obesidade infantil não para de aumentar. Envolver os filhos nas atividades físicas pode ser uma boa maneira perder peso e passar mais tempo em família

Vivian Carrer Elias
Passeios em família: pais podem priorizar atividades físicas para garantir vida saudável aos filhos e melhora na convivência com eles Passeios em família: pais podem priorizar atividades físicas para garantir vida saudável aos filhos e melhora na convivência com eles (ThinkStock)
Um dos principais obstáculos para a prática de exercícios é a falta de tempo. Para quem é pai, é ainda mais difícil conciliar as atividades físicas e a convivência com os filhos. Uma boa maneira de contornar os dois problemas pode ser fazer exercícios junto com a família. E, para isso, vale transformar até as atividades mais corriqueiras em oportunidade para se exercitar, como jogar videogame, ou ir a pé até o mercado. O importante é engajar pais e filhos nesse processo.
A medida também exerce cárater educativo. "Atividades em família são uma maneira de educar as crianças para uma vida mais saudável", diz Adriano Segal, psiquiatra da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Para ele, os pais têm papel fundamental nos hábitos que as crianças seguem. Por isso, é grande a importância de incentivar os filhos. "Quando a criança percebe que as atividades saudáveis também podem ser divertidas, ela começa a se interessar por elas tanto quanto por ir ao cinema, por exemplo", afirma o médico. "Além de ser bom para pais e filhos, esse hábito também promove um melhor convívio familiar."
Michael Berry, médico fisiologista e professor do Departamento de Ciência da Saúde e do Exercício da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, acredita que, mais do que incentivar os exercícios físicos, os pais devem praticar junto com seus filhos. Para ele, atividades físicas praticadas em família garantem que todos passem tempo juntos, que um incentive o outro a continuar com a nova rotina e que ninguém desista de levar uma vida mais saudável. E ele garante que conseguir isso é algo simples.

Um comentário:

Enzo disse...

Muito bom artigos, parabéns.
Informativo claro e completo.