7.23.2008

Aparelho intra-oral para redução de peso

Dentista diz que emagreceu 45 kg com aparelho dentário que inventou
Aparelho ‘intra-oral para redução de peso’, ainda em fase experimental, está patenteado.
Ele deve ser colocado na boca 20 minutos antes das refeições.

O dentista Ariel Apelbaum afirma que perdeu 45 kg usando seu invento.
Dieta, malhação, remédios e chás já são soluções conhecidas para o emagrecimento. Mas, e aparelho dentário? Para o cirurgião-dentista Ariel Apelbaum, essa também é uma opção para se perder peso. Ele afirma que foi dos 120 aos 75 kg em menos de dois anos usando o aparelho ‘intra-oral para redução de peso’.  
Foi o próprio Apelbaum, aliás, quem inventou o aparelho, em parceira com o também dentista Marcelo Silveira. Ele já foi patenteado, mas o doutor avisa que ainda está em fase de testes.  
Aparelho se encaixa no céu da boca
O aparelho de Apelbaum é semelhante aos móveis usados em tratamentos ortodônticos, normalmente por crianças. Trata-se de uma placa de resina que se encaixa no céu da boca do paciente.

“O aparelho deve ser colocado na boca 20 minutos antes das refeições. Desse modo, ele faz com que o corpo inicie a digestão antes mesmo que o paciente comece a comer. Isso ocorre porque a salivação e a deglutição intensas provocadas pela sua presença fazem com que o cérebro se ‘engane’ e entenda que a digestão já começou”, explica o dentista. 

A entrada antecipada no processo de digestão, segundo Apelbaum, faz com que o paciente também tenha a sensação de saciedade precipitada e, portanto, coma menos. Além disso, o aparelho, que também deve ser usado durante a refeição, dificulta a deglutição, o que preveniria que o paciente comesse rápido.
 Aparelho segue princípio da redução de estômago
“O nosso aparelho tem o mesmo princípio da cirurgia de redução de estômago (procedimento que retira parte do órgão, de modo que ele passe a comportar menos alimento). Colocamos um aparelho para diminuir o espaço na cavidade bucal e, assim, se come menos”, diz o dentista.

“Quando comemos devagar, comemos menos, pois damos tempo para que o hormônio da saciedade, secretado pelo aparelho digestivo, chegue ao cérebro com a mensagem de que estamos satisfeitos. Se comemos rápido, ao contrário, acabamos ingerindo mais alimentos, pois, mesmo depois de já satisfeitos, continuamos a comer, já que a mensagem de saciedade ainda não teve tempo de chegar ao cérebro”, completa.

De acordo com o Apelbaum, o aparelho ajuda no emagrecimento também porque ele cobre as papilas gustativas (partes da boca responsáveis pelo reconhecimento dos sabores) do céu da boca, reduzindo o sabor de determinados alimentos, fazendo, portanto, com que o paciente perca um pouco a vontade de comer.
 
 Inspiração veio de pacientes que usam dentaduras
“Tivemos a idéia do aparelho intra-oral para redução de peso trabalhando com pacientes que usam dentaduras. É comum que pacientes que acabam de botar essas próteses móveis tenham perda de peso e relatem sentir menos sabor nos alimentos e, portanto, menos impulso de comer”, conta o cirurgião-dentista.
 
“Percebemos que isso ocorria, porque as dentaduras cobrem as papilas gustativas do palato (céu da boca), além de fazerem os pacientes comerem mais devagar. Foi, então, que resolvemos fazer o aparelho, que é uma espécie de dentadura sem dentes”, descreve ele, que já registrou mais de 15 patentes de invenções. Uma delas, um grampo transparente para prótese móvel, é usada por dentistas.

 Aparelho de jujuba
O cirurgião-dentista pretende ainda fazer o aparelho numa versão para crianças obesas, à base de jujuba.
“Existe ainda a alternativa de manter o aparelho fixo no céu da boca, para aquelas pessoas que tiverem dificuldade de manter a disciplina para colocá-lo sempre durante as refeições”, explica o dentista, que também vê a possibilidade de usar o aparelho no combate ao tabagismo.

“Muitos pacientes que passam a usar dentadura relatam que perderam a vontade de fumar”, justifica.

“Existe ainda a alternativa de manter o aparelho fixo no céu da boca, para aquelas pessoas que tiverem dificuldade de manter a disciplina para colocá-lo sempre durante as refeições”, explica o dentista, que também vê a possibilidade de usar o aparelho no combate ao tabagismo.

“Muitos pacientes que passam a usar dentadura relatam que perderam a vontade de fumar”, justifica.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: