7.25.2008

Qualidade na Indústria Farmacêutica

Aspectos essenciais de Qualidade na Indústria Farmacêutica

Qualidade é um trabalho de todos,devendo estar presente em todas as etapas do processo quais sejam: controle de novos projetos, controle de material recebido, controle na qualificação de fornececedores, controle da produção, controle da distribuição, controle da satisfação do cliente.

O controle não é só da qualidade mas também do custo e do atendimento ao cidadão.
As causas mais frequentes de erro podemos traduzir em: falta de conhecimento, falta de atenção, não cumprimento dos POPs e instalações não adequadas.

Um das premissas básicas da qualidade está no compromisso da organização(Empresa), e o envolvimento da alta gerência e consequentemente todo corpo técnico que a base da pirâmide da Qualidade. Quando uma ação tem a participação efetiva da direção a execução se torna viável e exequível.

Os fatores fundamentais para que uma boa Gestão da Qualidade tenha êxito devemos nos orientar em treinamento continuado, formação de equipes, pesquisa de mercado,empenho e motivação dos funcionários, garantia da qualidade que cumpra as exigências sanitárias, tomadas de ações planejadas e sistematizadas influindo individualmente ou coletivamente na qualidade final do produto, possibilitando sua segurança e eficácia.

Para que o Sistema da Qualidade seja corretamente implantado é fundamental ter todas as fases das Boas Práticas de Fabricação (BPF) implantadas como: amostragem, controle em processo, controle da qualidade, calibrações, qualificações dos equipamentos e validações dos sistemas.

Três pontos devem ser particularmente evidenciados: evitar misturas acidentais, evitar contaminações cruzadas e garantir a rastreabilidade do produto em fabricação e pós- comercializados.
Na contaminação cruzada é importante evitar que o resíduo ou parte de um produto contamine outro lote. Para evitar a contaminação cruzada devemos tomar medidas para que a limpeza de equipamentos e ambientes de fabricação sejam adequados.
Por: Antonio Celso Brandão

Nenhum comentário: