10.12.2008

Déficit de atenção e de hiperatividade (TDAH)

Novo tratamento diminui sintomas do déficit de atenção e de hiperatividade
© Rachelb/Dreamstime
(AGÊNCIA USP de NOTÍCIAS) Já são conhecidas e documentadas pelos profissionais de saúde as ligações entre os distúrbios respiratórios do sono (DRS) e os sintomas do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A hipótese mais aceita é a de que tais distúrbios limitem a taxa de oxigênio no sangue do paciente, afetando a área do córtex frontal do cérebro ligada à atenção.

Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) demonstrou que este mesmo problema pode ser causado ou intensificado pelo distúrbio da respiração oral, hábito de respirar pela boca na maior parte do dia. Segundo a pesquisa, tratamentos ortodônticos e fonoaudiológicos podem melhorar significativamente o quadro de hiperatividade ou de déficit de atenção, e até a eliminar a necessidade de medicação em alguns casos.

O TDAH é um distúrbio neurocomportamental que acomete crianças trazendo três sintomas principais: hiperatividade (a criança que não pára de se mexer), impulsividade e déficit de atenção (dificuldades para se concentrar em uma mesma atividade por um certo tempo). Tais sintomas são identificáveis principalmente a partir dos sete anos, e só caracterizam o transtorno quando atrapalham de alguma forma o rendimento da criança na escola e a convivência em casa.

Nenhum comentário: