10.18.2008

Hérnia de Disco: perguntas e respostas

- Por que a Hérnia de disco provoca dor na perna ou no braço?

O disco está colocado na coluna exatamente na frente dos nervos que saem para distribuir-se nas pernas ou braços, e quase sempre que o núcleo `escapa` de dentro do anel ele se dirige para trás, provocando uma compressão sobre a raiz nervosa correspondente.

Quando a Hérnia está na região lombar, ela afeta as raízes que vão para as pernas, quando esta na região cervical (pescoço), ela afeta as raízes que vão para os braços. Essa lesão da raiz nervosa que se dirige à perna ou braço é a responsável pelo sintoma de dor no membro.

- O que é ciático? E dor ciática?

Ciático é o nome do principal nervo do membro inferior. Esse nervo forma-se da união de várias raízes nervosas que saem da coluna. Ele começa mais ou menos na altura da nádega e se distribui por todo o membro inferior.

A dor provocada por problemas no nervo ou nas raízes nervosas da região lombar, que são as que formam o nervo, é conhecida como dor ciática ou ciatalgia. Uma das causas mais comuns de dor ciática é a Hérnia de disco lombar.

- Toda a dor na perna é uma dor ciática?

Não, o termo dor ciática aplica-se apenas àquelas dores provocadas por problemas no nervo ou suas raízes. Existem vários outros tipos dor na perna, e mesmo várias doenças que podem provocar dores parecidas com a dor ciática, chamadas falsa ciáticas ou pseudo-ciáticas.

- Qual é a causa da Hérnia de disco?

A Hérnia é resultado de um desgaste do disco, e esse desgaste está relacionado a vários fatores, como estrutura genética do indivíduo, atividade física, peso, tipo de trabalho, etc.. Não existe Hérnia causada apenas por um fator isolado, mesmo nos casos em que a Hérnia se manifesta depois de um acidente ou esforço, costumam existir outros fatores a que contribuíram anteriormente para o problema.

- Qual o tratamento da Hérnia de disco?

Na maioria dos casos o tratamento é conservador, não cirúrgico, consistindo de fisioterapia e medicação para a dor e inflamação do nervo, seguidos de programas de exercícios. A cirurgia é reservada para os casos em que o tratamento conservador não surte o efeito desejado ou em que o nervo está muito lesado e necessita ser descomprimido com urgência.

- Quais os exercícios certos para fazer em casos de Hérnia de disco?

Não existe uma fórmula, os exercícios devem ser prescritos para cada caso, por um profissional capacitado para julgar as necessidades e capacidades de cada paciente. Há vários tipos de exercícios para todos os gostos, mas, via de regra, todos visam alongar os músculos e ligamentos, aumentar o movimento das articulações, e reforçar a musculatura das costas e da barriga.

- Como é a cirurgia da Hérnia de disco?

Embora o procedimento básico seja descomprimir a raiz nervosa comprimida pela Hérnia, hoje em dia existem vários tipos de cirurgia para este fim, indo desde os tratamentos percutâneos, sem cortes e sem hospitalização, até as cirurgias maiores, com fixação da coluna e colocação de implantes metálicos (artrodeses). Ainda mais modernamente surgiram as técnicas de artroplastia, em que o disco reconstruído com próteses que mantém a movimentação normal da coluna.

A indicação do tipo específico de cirurgia dependerá do caso de cada paciente, sendo julgados vários fatores para se tomar essa decisão. O procedimento cirúrgico mais comum é a microcirurgia para Hérnia discal, em que é feita apenas a retirada da Hérnia através de uma pequena incisão nas costas, usando-se o microscópio cirúrgico.

Nos últimos tempos temos substituído o microscópio pela aparelhagem de vídeo, realizando a microcirurgia vídeo-endoscópica, que permite o uso de incisões ainda menores e recuperação pós-operatória mais rápida.


Fonte: cirurgiadacoluna
Site Médico

2 comentários:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Sintomas de Hérnia de disco

Uma pessoa pode ter uma hérnia de disco e nem se dar conta disso. Mas na maioria dos casos o paciente sente dores insuportáveis. A dor é mais concentrada nas regiões lombar e cervical da coluna.

Os principais sintomas da hérnia de disco são:

Dor nos braços ou nas pernas, dependendo do local onde está a hérnia. Se estiver na região lombar, as dores estarão mais localizadas nos membros inferiores. Se estiver na região cervical (na nuca), as áreas mais afetadas por dores serão os membros superiores e os ombros
Prostração e sensação de formigamento
Sensação de fraqueza por causa dos músculos das costas atingidos pela hérnia de disco.

Procure por auxílio médico se você apresentar uma dor forte e persistente nas costas e se tiver qualquer sensação de dormência, perda de movimento, fraqueza ou alterações de hábitos urinários e intestinais.
Na consulta médica

Você sente dor nas costas que migra para os braços ou para as pernas?
Você sente fraqueza ou formigamento nas pernas?
Você notou qualquer mudança no funcionamento do intestino ou da bexiga?
Tossir ou espirrar faz a dor piorar?
A dor está prejudicando seu sono ou suas atividades diárias?
Diagnóstico de Hérnia de disco
Primeiramente, o médico realizará um exame físico no paciente com suspeita de hérnia de disco para avaliar onde há dores ou sensibilidade na região das costas. Em seguida, ele realizará um exame neurológico, no qual avaliará o reflexo, força muscular, capacidade de andar e sensibilidade para toques, vibrações e agulhadas.
Em muitos casos, o exame médico, o exame neurológico e uma conversa sobre o histórico médico e familiar do paciente bastam para que o diagnóstico possa ser feito. No entanto, se houver suspeita de que outra causa possa estar levando aos sintomas descritos pelo paciente, o médico poderá optar por realizar outros exames, a fim de excluir outras possíveis causas e, assim, finalizar o diagnóstico:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...


Aliadas ao tratamento, algumas medidas caseiras podem ajudar os pacientes a se recuperar mais rapidamente e garantir a eficácia das terapias utilizadas. Confira:

Faça uso de medicamentos para aliviar a dor, como analgésicos
Faça compressas com água quente ou gelo para reduzir a dor e a inflamação causada pelo deslocamento de hérnia
Repouso pode parecer bom, pois a ausência de movimentos evita a sensação de dor, mas não se engane: repouso pode levar a problemas na articulações e à fraqueza muscular - que podem ser difíceis de tratar. Descanse bastante, mas procure sempre levantar e dar uma volta, inclusive no trabalho e em casa.

Complicações possíveis
Entre as possíveis complicações da hérnia de disco estão:
Dor nas costas a longo prazo e piora progressiva dos sintomas
Perda de movimento ou de sensibilidade nas pernas e nos pés
Perda de funcionalidade de intestinos e bexiga
Mais raramente, lesão medular permanente.

Expectativas

A maioria das pessoas com hérnia de disco melhora com o tratamento. Uma pequena porcentagem pode continuar tendo dor nas costas mesmo depois de tratar-se.

Pode levar de vários meses até um ano ou mais para que a pessoa retome todas as atividades sem que haja dor ou tensão nas costas. As pessoas que exercem funções que implicam tensão nas costas ou carregamento de peso podem necessitar mudar de emprego para evitar novas lesões nas costas.
Prevenção
Algumas medidas podem prevenir a hérnia de disco. Obter segurança no trabalho e lazer, usando técnicas adequadas de levantamento de peso e controle do peso corporal são uma das principais maneiras de se prevenir lesões nas costas, entre elas a hérnia de disco. Exercícios físicos e o cultivo de uma boa postura corporal a qualquer momento do dia são outros métodos preventivos eficientes.

Médicos recomendam o uso de órteses para as costas para ajudar a sustentar a coluna. Essas órteses podem ajudar a prevenir lesões em pessoas que têm que carregar objetos pesados no trabalho. Porém, o uso excessivo desses dispositivos pode enfraquecer os músculos abdominais e das costas, piorando o problema.
Fontes e referências

Ministério da Saúde
Mayo Clinic