10.03.2008

AIDS TERIA COMEÇADO NA ÁFRICA

Propagação da aids teria começado com urbanização da África, diz estudo


Arizona (Estados Unidos) - Um estudo divulgado nesta quarta-feira pela revista "Nature" afirma que a Aids começou a se propagar por volta do ano 1900, décadas antes do estimado, e coincidiu com o desenvolvimento dos centros urbanos na África.

Os resultados da pesquisa, dirigida por Michael Worobey, da Universidade do Arizona, o HIV começou a se propagar nos seres humanos entre 1884 e 1924, momento em que a África iniciava sua urbanização.

Estimativas anteriores situavam a origem da epidemia na década de 1930. No entanto, a equipe de Worobey chegou à nova data após comparar as seqüências genéticas de duas amostras do vírus, de 1959 e 1960, as mais antigas encontradas.

As amostras são de duas pessoas infectadas em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC).

"A partir deste ponto em diante, as seqüências mais antigas são dos fins das décadas de 70 e 80, do tempo em que soubemos da aids", diz Worobey, que há anos acompanha vestígios do HIV e, para isso, desenvolveu novas técnicas para recuperar o material genético do vírus.

Está comprovado que o vírus da aids passou do chimpanzé para o homem no sudeste de Camarões. Entretanto, não estavam claros os fatores que lhe permitiram se espalhar no novo hospedeiro com tanta facilidade.

A nova data coincide com uma época de mudanças na história da região onde o HIV se originou. No início do século XX, as colônias européias começavam a se instalar nos territórios que hoje são ocupados pela RDC e países limítrofes.

Segundo os pesquisadores, o crescimento dos novos centros urbanos e as condutas de alto risco associadas a eles talvez tenham sido a causa da rápida expansão do vírus. Décadas mais tarde, a partir 1960, o número de infectados com o HIV na região havia disparado.

Quanto ao futuro do surto da doença, Worobey é otimista. Para ele, assim como as mudanças experimentadas pelo ser humano possivelmente permitiram ao vírus se propagar, está nas mãos do homem reverter a atual situação.

"Se o HIV tem um ponto fraco, é que se transmite relativamente mal. Existem várias maneiras de reduzir a transmissão e forçar o vírus à extinção, que vão desde melhorar a detecção e a prevenção até usar de um modo mais amplo dos tratamentos com anti-retrovirais".

As informações são da EFE

O auto-diagnóstico não é uma boa.

Médicos que tratam de si mesmos podem ser tolos como pacientes, mas eles parecem gênios quando comparados a uma repórter que tentou diagnosticar a si mesma pela internet.

Parecia tão simples. Busquei “dor no pé” no Google e apareceram dois sites com pequenas fotos de pés, flechas apontando em diversas direções e instruções para “clicar onde dói.” Eu cliquei, e voilà! Ambos os sites disseram que minha dor – na parte de cima e lateral do pé, em volta do dedão – era provavelmente de um inchaço, distensão ou gota.

Gota? Hmmph. O que veio à minha mente foi Henrique VIII, a versão do cinema, enormemente gordo e grotesco em seu trono, reclamando de seu dedo. Quanto aos inchaços, não seriam eles de meus sapatos pontudos, saltos altos, uma história de família? Eu não tinha nenhum desses dois problemas. Isso não estava ajudando muito.

Segui clicando. Vi uma apresentação de slides com repulsivas doenças de pé que eu claramente não tinha. Listas de outras doenças também não casavam. Não sofro de diabetes ou pés chatos e não havia machucado a mim mesma. Um site mencionou lepra, algo dramático mas improvável. Eu estava desconcertada.

Um podólogo, recomendado por um médico conhecido, levou cerca de 37 segundos para descobrir o que estava errado. Ele puxou meu dedão para cima e para baixo, deu-lhe um apertão que me fez gritar e disse complacentemente, “Vamos tirar alguns raios-X, e mostrarei a você o que está causando sua dor.”

Alguns minutos depois, lá estava em sua tela de computador: uma espora, apontando para cima como um pequeno e diabólico espinho bem onde o dedão se junta ao resto do pé. A causa era artrite do dedão, o que soa ridículo mesmo para mim. Mas é real, um desgaste da cartilagem que normalmente impede os ossos de raspar uns nos outros. Eu sempre andei bastante – pelo menos três milhas por dia, muitas vezes o dobro disso ou mais nos últimos anos – e, aos 56, acho que estou pagando o preço. Sem perceber, estive desgastando meus pés.

O nome médico para essa condição é hallux limitus, que significa “dedo duro”. É progressivo e pode evoluir para hallux rigidus – um dedo realmente duro. É humilhante ser atacada por uma condição que soa tão cômica.

O podólogo recomendou sapatos com sola dura e arredondada, os chamados sapatos ortopédicos, para minimizar a dobra da junta. Descobri que eu também precisava de um monte de espaço no dedão, para evitar a pressão sobre a espora. Ele disse que uma injeção de cortisona na junta poderia ajudar. (Não ajudou.) Ele também sugeriu a colocação de palmilhas maiores nos sapatos, mas eu estava cética porque já havia feito uma cirurgia no joelho e temia que as palmilhas pudessem tirar meu joelho do lugar.

Finalmente, ele disse que eventualmente eu precisaria de cirurgia para remover a espora e encurtar um osso. Ele disse que poderia fazer isso ali mesmo em seu consultório, e quanto antes, melhor. Naquele ponto, se eu conseguisse correr, provavelmente teria feito isso. Em vez disso, concordei polidamente com a cabeça e disse que iria pensar a respeito da cirurgia. Mas soava drástico demais.
o
Voltei para a internet. -auto-diagnostico havia sido uma causa perdida (teria me dado melhor se tivesse buscado “dor no dedão”), mas pelo menos era não-invasiva. E saber o nome da doença fez uma grande diferença. Entre outras coisas, a Internet me animou ao revelar que hallux limitus também é chamada de “doença winkle pickers” (winkles são lesmas, em Inglês, e na Inglaterra, “winkle pickers” costumava ser um apelido para sapatos pontudos, se é que isso faz algum sentido). Infelizmente, também descobri que algumas vezes a doença pode ser imobilizadora. Três dos links mais úteis foram Arthritis Practitioner (www.arthritispractitioner.com, busque por hallux limitus), eMedicine (www.emedicine.com/orthoped, clique em “foot and ankle”) e Foot Physicians (www.footphysicians.com, clique em “foot and ankle information”).

Parte da informação repetiu os conselhos do podólogo sobre sapatos, e através da tentativa-e-erro acabei encontrando um tipo que parecia minimizar a dor – tamancos com solas firmes e a parte de cima macia. Estão longe de ter estilo, mas andar mancando é pior.

O médico número 2 é um cirurgião ortopédico, que também queria operar. Quando hesitei, ele forçou um sorriso e disse, “Quando doer o bastante, você voltará.” Não, não vou! Eu queria explodir, mas não o fiz. Ele foi embora antes mesmo que eu pudesse perguntar quantos dedos ele havia reparado ou qual era sua taxa de sucesso. Manquei até minha casa, sentindo-me uma fraca.

O medico número 3 ofereceu-se para injetar um medicamento lubrificante de juntas dentro do meu dedo. Isso soava promissor, mas me acovardei, em parte porque o remédio era aprovado para joelhos e não para dedos, e também porque custaria US$2.800, mas principalmente porque o nariz do médico escorria constantemente e ele deixava que pingasse por todo lado – incluindo sobre um formulário de consentimento explicando o risco de infecção pelo tratamento.

De volta à web, descobri inúmeros companheiros sofredores. Os fóruns de pacientes me deixaram fascinada, especialmente aqueles onde as pessoas comparavam notas sobre cirurgia (www.healthboards.com, busque por hallux limitus; e www.foot.com, clique em “foot cafe”, então “message boards”, e busque por hallux limitus). Alguns relatavam bons resultados, mas outros prefeririam nunca ter feito a cirurgia – o suficiente para reforçar minhas idéias sobre o adiamento. Fotos de cirurgias também me desmotivaram (www.mdmercy.com, busque por hallux rigidus). Além disso, não fui capaz de encontrar um relatório convincente sobre taxas de sucesso, que são difíceis de classificar porque há diferentes tipos de hallux limitus e diferentes operações.

Então, fiquei fuçando por cerca de um ano, andando um pouco menos, usando um pouco mais a bicicleta, calçando sapatos desalinhados e esperando que, mesmo não melhorando, meu pé talvez não piorasse. Recentemente, por insistência de meu clínico geral, fui ver o médico número 4, um podólogo especializado em tratamentos não-invasivos. Ele tinha algumas novas idéias envolvendo sapatos e acolchoamento para proteger a espora, e não parecia pensar que meu pé estava tão mal assim. Contei a ele que sempre havia sonhado em pegar uma mochila e andar através dos continentes, mas estava começando a desistir da idéia.

“Você ainda pode fazer isso”, disse ele. “Apenas comece por um continente pequeno.”

Fonte Globo.com

10.02.2008

antidepressivo pode causar dano ao DNA de espermatozóides

ANTIDEPRESSIVO AFETA QUALIDADE DE ESPERMA
25/09/2008
Um estudo com 35 homens usuários do antidepressivo paroxetina -nome comercial Paxil e outros- descobriu que um efeito colateral da droga é o dano ao DNA de espermatozóides. A pesquisa, do Centro Médico de Cornell (EUA), deve ter sua primeira apresentação formal em novembro. A proporção de espermatozóides com cromossomos fragmentados, diz o estudo, subiu de 14% para 30% nos homens que consumiram a droga. - Da Reuters -
Fonte: Folha de São Paulo

Epilepsia: APSEN lança medicamento à base de etossuximida

NOVIDADES DA APSEN FARMACÊUTICA
23/09/2008
Empresa lança medicamento para crise de ausência. Segundo dados OMS, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem com Epilepsia no mundo. A Snif Brasil divulga a informação de que a Epilepsia do tipo Crise de Ausência, mais conhecida como Pequeno Mal Epilético, geralmente acomete crianças e é caracterizada pela crise de ausência, com episódios de curta duração. Durante o período de ausência, o paciente tem suas atividades (falar, ler e escrever, por exemplo) interrompidas subitamente e mantém o olhar no infinito, por cerca de 5 a 20 segundos, sem contato com o meio ambiente e com a face inexpressiva e sem aviso prévio. Para tratar este tipo de problema, o laboratório lançou o medicamento à base de etossuximida, apresentada na forma de xarope, em frascos contendo 120 ml, na apresentação de 50mg/ 1 ml, no sabor framboesa e só pode ser adquirido mediante prescrição médica.
Fonte: Guia da Farmácia

ANVISA SUSPENDE PROPAGANDAS DE PRODUTOS EMAGRECEDORES

ANVISA SUSPENDE PROPAGANDAS DE PRODUTOS EMAGRECEDORES
23/09/2008
Agência está atenta. Mais de cinco produtos são suspensos. A Anvisa suspendeu, em todo território nacional, as campanhas publicitárias que atribuem propriedades terapêuticas aos produtos Eficess, Fibralitus e o Chá Misto Cítrico. A medida também vale para os kits denominados Programa Emagrecer sob Medida e Kit 4 em 1 Nutriplus. Todos os itens são distribuídos pela empresa TBA do Brasil Distribuidora Ltda., localizada em Porto Alegre - a decisão está na Resolução RE 3425/08. A determinação estende-se para as demais marcas destes produtos: Tiaraju, Phynus, Fibracaps, K3, 3 Fibras, Naturanbagaba Plus, Quitomix, Lipo Line Plus, Fibratim, Bioremix, Celleron Plus e Celeron Mais, Algabel, Algagel, Algamax, Natugel, Tiaraju, Algafibras, Naturangaba, Vitaalga, Gelfibras e Fibras. Também estão suspensas por meio da mesma resolução as propagandas da Tinta Metalatex Repelente, da empresa Sherwin-Williams do Brasil Indústria e Comércio Ltda., veiculadas em impressos, pela internet e outros meios de divulgação. O motivo é que qualquer produto repelente deve possuir registro na Anvisa. As informações estão no site da Anvisa.
Fonte: Guia da Farmácia
A

ESTATINAS: REDUZEM O NÍVEL DO COLESTEROL E AINDA RECUPERAM AS PAREDES DAS ARTÉRIAS.

ESTATINAS RETARDAM ENVELHECIMENTO DE ARTÉRIAS, DIZ ESTUDO
29/09/2008
Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, sugere que o uso de estatinas, substâncias utilizadas no combate ao colesterol, podem retardar o envelhecimento das artérias. As artérias dos pacientes que sofrem de doenças cardíacas envelhecem em uma progressão mais acelerada do que o resto do corpo. Isso acontece porque as doenças podem danificar o DNA das células que protegem as paredes das artérias, limitando sua habilidade de limpar os depósitos de gordura. Segundo o estudo, publicado na revista científica Circulation Research, as estatinas estimulam a produção de uma proteína chamada NBS-1, capaz de detectar os danos no DNA das células arteriais e acelerar sua recuperação, atrasando dessa forma seu envelhecimento. "É uma descoberta interessante descobrir que as estatinas não apenas reduzem o colesterol, mas estimulam o kit de recuperação do DNA das células, atrasando o envelhecimento das artérias", disse Martin Bennett, que coordenou o estudo.

FUNÇÕES - As células do corpo humano são capazes de se dividir apenas um número limitado de vezes. Nos pacientes com doenças cardíacas, as células arteriais se dividem entre sete e 13 vezes mais vezes do que o normal - o que resulta em um envelhecimento precoce das artérias. As células das artérias mais "envelhecidas" não funcionam tão bem quanto a daquelas mais jovens. Por isso, são menos capazes de combater a ruptura dos depósitos de gordura, chamados de placas arterioscleróticas, o que pode bloquear as artérias e causar ataques cardíacos e derrames. De acordo com o estudo, ao aumentar os níveis da proteína NBS-1, as estatinas aceleram a recuperação do DNA das células, aumentando o tempo de vida das artérias e prevenindo seu envelhecimento prematuro. "Os principais fatores de risco que causam as doenças cardíacas - pressão alta, diabetes, colesterol alto, fumo, falta de exercício - aceleram um processo de envelhecimento comum, que é irreversível. Reduzir os riscos com algumas mudanças de estilo de vida pode ajudar a prevenir esse envelhecimento - e descobrimos que as estatinas podem contribuir nesse processo", afirmou Bennett. Segundo o pesquisador, se as estatinas forem capazes de agir da mesma forma em outras células, talvez possam proteger os tecidos normais dos danos causados no DNA como parte da quimioterapia ou radioterapia em pacientes com câncer, "potencialmente reduzindo os efeitos colaterais". Para o diretor médico da Fundação Britânica do Coração, Peter Weissberg, "níveis altos de colesterol no sangue induzem um ciclo repetitivo de danos e recuperação nas paredes arteriais que resulta em ataques cardíacos se o mecanismo de recuperação não é adequado". "As estatinas protegem contra ataques cardíacos ao reduzir os níveis de colesterol e os conseqüentes danos às paredes arteriais. Essa pesquisa demonstrou que as substâncias podem ainda aprimorar os mecanismos de recuperação naturais das artérias", concluiu Weissberg.
Fonte: BBC Brasil - Notícias Terra

VAGAS + VAGAS . CONFIRA.

02/10/2008

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Imprescindível obter experiência na linha de produção, com embalagens manual, rotulagem e maquinário. 2º grau cursando ou completo. Local de Trabalho: Bonsucesso. Salário: R$ 559.29 + VT + VR (9.00). OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA mgoering@dermage.com.br; FAVOR COLOCAR NO AMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.


CHEFE DE PRODUÇÃO

Empresa Metalúrgica no ramo de restauração de metais (galvanoplastia). Local: Rio de Janeiro. Requisitos necessários: Sexo: Masculino. Formação: 2º grau técnico (completo). Experiência em galvanoplastia (conhecimento). Experiência em linha de produção (processos). Conhecimentos de conceitos de qualidade e planejamento de produção. Atribuições da função: Supervisionar as tarefas executadas pela equipe, distribuindo programações para execução diária conforme a demanda de produção, monitorando o desempenho e as metas a serem alcançadas. Supervisionar limpeza e organização da área de produção, buscando higiene e segurança aplicada ao trabalho. Fazendo cumprir normas de segurança e o uso de EPI's. Os candidatos devem encaminhar o currículo para: santospds31@gmail.com. Favor colocar no assunto: CHEFE DE PRODUÇÃO. Obs: Favor mandar currículos apenas aqueles que preencherem os requisitos necessários.

01/10/2008


ÁREA DE CQ

Profissional (Químico ou Farmacêutico) com experiência em analise físico-química (domínio do cromatógrafo de camada delgada, polarímetro,espectrofotometro e pesquisa de metais pesados). Salário a combinar. Enviar currículos para : cq-globulos@uol.com.br




COORDENADOR DE CONTROLE DE QUALIDADE

2 anos de experiência na supervisão ou como encarregado de controle de qualidade em industrias farmacêuticas. Conhecimento das rotinas dos laboratórios Físico-Químico e Microbiológico; Análise instrumental (HPLC, Dissolutor, espectrofotômetria, etc); Controle ambiental, LAL, Doseamento Microbiológico; Desenvolvimento e validação de Metodologia Analítica de produtos e águas de lavagem, swab para validação de limpeza será um diferencial. Imprescindível formação superior em farmácia ou química. Dinâmico, organizado, com bom relacionamento interpessoal completam o perfil desejado. Email para envio: juciara@laboratorio-duprat.com.br. Nota: Preferência para candidatos que morem próximos ou em Japeri.



COORDENADOR DE GARANTIA DE QUALIDADE

Experiência de 2 anos na de Garantia de Qualidade, assim com o, vivência com auditorias de qualidade e inspeções, conhecimentos em legislações MAPA e ANVISA. Conhecer a rotina da elaboração, revisão e aprovação de manuais da qualidae, SOP's e processos de fabricação e controle. Desenvolvimento de programas anuais de treinamento técnico e acompanhamento/validação do mesmo. Conhecimentos em BPF/GMP. Imprescindível formação completa em Farmácia Industrial. Dinâmico, organizado, com bom relacionamento interpessoal completam o perfil desejado. Os CV's deverão ser enviados no corpo do email, para o Dept. de RH, aos cuidados da Sra. Juciara, não serão abertos emails contendo anexos. Email para envio: juciara@laboratorio-duprat.com.br. Nota: Preferência para candidatos que morem próximos ou em Japeri.



GERENTE DE PRODUÇÃO

A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue vaga em aberto, interessados, cadastrar o currículo no nosso banco de dados: www.captativa.com.br ou enviar cv para rh@captativa.com.br. Atenção para os requisitos, que são exigidos pelos nossos clientes. Experiência no cargo, na produção de sólidos; Superior completo em Farmácia Industrial; Inglês fluente; Para atuar no Rio de Janeiro, empresa multinacional de grande porte.



SUPERVISOR DE CONTROLE DE QUALIDADE

Local de Trabalho: Indústria Farmacêutica em Jacarepaguá (RJ). Formação necessária: Farmacêutico Industrial. Áreas sob responsabilidade: CQ físico-químico, microbiológico e de materiais de embalagem. Setor trabalha em 3 turnos. Horário: 7:30h às 17:30h. Benefícios: Plano de Saúde, Plano Odontológico, Auxílio Transporte, Auxílio Farmácia, Refeição no local. Pré-Requisitos: Experiência anterior em Controle de Qualidade de Indústria Farmacêutica, inglês avançado e conhecimentos de informática. Atribuições: Supervisionar atividades, pessoal e infra-estrutura dos laboratórios de Controle de Qualidade nos 3 turnos, elaborar especificações, métodos analíticos, POPs, gerenciar estudos de estabilidade, desenvolver/validar metodologias analíticas e treinar colaboradores. Colaborar e dar suporte nas atividades de garantia de qualidade, assuntos regulatórios, qualificação de fornecedores, auditorias internas e regulatórias. Interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial somente para o e-mail: fatima.guimaraes@dfl.com.br




ANALISTA DE CQ PL - HPLC

Analista de Controle de Qualidade Pl , com vivência em HPLC - HP e Espectofotômetro para trabalhar em Ind. farmacêutica - Veterinária - Rio de janeiro. Graduado em Farmácia ou Química. É imprescindível ter vivência nas rotinas de análises físico-químico, análises de matéria - prima, produto acabado , HPL, espectrofotômetro, BPL(boas práticas de laboratório), em BPF (boas práticas de fabricação) , Desenvolvimento de métodos e validações, estabilidade. O interessados e que estiverem deverão enviar seu currículo para os endereços labuxbaum@ig.com.br

29/09/2008


CHEFE DE PRODUÇÃO

Empresa Metalúrgica no ramo de restauração de metais (galvanoplastia). Local: Rio de Janeiro. Requisitos necessários: Sexo: Masculino. Formação: 2º grau (completo). Experiência em linha de produção (processos). Experiência em galvanoplastia. Conhecimentos de conceitos de qualidade e planejamento de produção. Atribuições da função: Supervisionar as tarefas executadas pela equipe, distribuindo programações para execução diária conforme a demanda de produção, monitorando o desempenho e as metas a serem alcançadas. Supervisionar limpeza e organização da área de produção, buscando higiene e segurança aplicada ao trabalho. Fazendo cumprir normas de segurança e o uso de EPI's. Os candidatos devem encaminhar o currículo para: santospds31@gmail.com. Favor colocar no assunto: CHEFE DE PRODUÇÃO. Obs: Favor mandar currículos apenas aqueles que preencherem os requisitos necessários.



MECÂNICO DE MANUTENÇÃO

Vagas: 3 - Petrópolis (RJ). Necessário: Ensino médio completo e curso técnico. Experiência para: executar serviços de manutenção mecânica preventiva e corretiva em todos os equipamentos e respectivos acessório, assegurando o seu adequado funcionamento. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.



ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO

Vagas: 6 - Petrópolis (RJ). Necessário: Ensino médio completo e curso técnico. Experiência para: Executar atividades de conservação e manutenção dos equipamentos elétricos da empresa; ler e interpretar esquemas elétricos simples efetuando cálculos, seguindo normas e padrões técnicos. Conhecimento em ferramentas: Multiteste; Fasímetro, Megometro e Watimetro. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.

INSTRUMENTISTA

Vaga: 1 - Petrópolis (RJ). Necessário: Curso técnico em Eletrotécnica, Eletrônica ou Instrumentação; ensino médio completo. Experiência para fazer serviços de reparos, inspeções, calibrações, aferições e substituições de instrumentos. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.



SUPERVISOR DE UTILIDADES

Vagas: 4 - Petrópolis (RJ). Necessário: Superior completo ou cursando em Engenharia Mecânica / Elétrica. Experiência em utilidades e liderança de equipes de operação. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.



SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA

Vaga: 1 - Petrópolis (RJ). Necessário: Superior completo ou cursando em Engenharia Elétrica. Experiência em manutenção elétrica e liderança de equipes de operação. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.


SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO MECÂNICA

Vaga: 1 - Petrópolis (RJ). Necessário: Superior completo ou cursando em Engenharia Mecânica. Experiência em manutenção mecânica e liderança de equipes de operação. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.



COORDENADOR DE UTILIDADES

Vaga: 1 - Petrópolis (RJ). Necessário: Superior completo em Engenharia Mecânica/Elétrica. Experiência como supervisor ou coordenador de equipes de manutenção ou equivalente. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.



COORDENADOR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA

Vaga: 1 - Petrópolis (RJ). Necessário: Superior completo em Engenharia Elétrica. Experiência como coordenador ou supervisor de equipes de manutenção em média e baixa tensão ou equivalente. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.



COORDENADOR DE MANUTENÇÃO MECÂNICA

Vaga: 1 - Petrópolis (RJ). Necessário: Superior completo em Engenharia Mecânica. Experiência como coordenador, supervisor ou função equivalente com as equipes de manutenção e fornecedores dos equipamentos. Enviar currículo (no corpo do e-mail) apenas candidatos com disponibilidade de residir na Cidade de Petrópolis (RJ), informando pretensão salarial para cilarodlima@yahoo.com.br . Colocar no assunto o nome da vaga.



TÉCNICO AMBIENTAL

Empresa de Grande Porte contrata: TÉCNICO AMBIENTAL. Local de atuação: ZONA NORTE / RJ. Perfil: Recém formado em técnico ambiental ou áreas afins; Ter trabalho em alguma destas áreas: química, edificações, meio ambiente, mineração, mecânica ou elétrica; Irá gerenciar equipes; Ter disponilidade para viagens; Empresa oferece: R$ 800,00 + 30 % ajuda de custo --- total R$ 1.040,00. Assistência médica; Seguro de vida; VR - somente quando estiver no escritório ou base operacional. Horario de trabalho: 08:00h as 18:00h. Mandar curriculo para e-mail: curriculos_bonsucesso@yahoo.com.br com assunto: TECNICO AMBIENTAL

ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO

O Isbet, Agente de Integração há mais de 37 anos inserindo e capacitando jovens para o mercado de trabalho, seleciona para empresa cliente: ESTAGIÁRIO DE NUTRIÇÃO. Cursando a partir do 4º período; 8h às 14h; Bolsa R$ 500,00 + VT + plano de saúde. Para estagiar em restaurante. Barra. Candidatos de acordo com o perfil acima relacionado, favor comparecer ainda hoje ou segunda-feira, na Avenida Almirante Barroso, nº 2 - 6º andar - Centro, portando RG, CPF, comprovante de residência, currículo e declaração ou boleto da faculdade. Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 9h às 15h.

-

ESTÁGIO DE ENGENHARIA

O Isbet, Agente de Integração há mais de 37 anos inserindo e capacitando jovens para o mercado de trabalho, seleciona para empresa cliente: ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA. 1 vaga . Cursando a partir do 4º período de Engenharia Mecânica. Del Castilho . 2ª a 6ª - 7:30h às 14:30h . Bolsa R$ 800,00 + VT + VR (6,50) . Irá acompanhar a produção de peças. Candidatos de acordo com o perfil acima relacionado, favor comparecer ainda hoje ou segunda-feira, na Avenida Almirante Barroso, nº 2 - 6º andar - Centro, portando RG, CPF, comprovante de residência, currículo e declaração ou boleto da faculdade. Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 9h às 15h.


ANALISTA DE MATERIAIS

Empresa multinacional contrata para a área de gestão de materiais: Analista de Materiais. Experiência em documentação, especificação e classificação de itens . Experiência em empresas de grande porte. Conhecimento em SAP. Inglês técnico. Interessados encaminhar curriculo no corpo do e-mail para r.recursoshumanos@yahoo.com.br mencionando no assunto Analista de Material e pretensão salarial


ENGENHEIRO ELÉTRICO/ PRODUÇÃO JUNIOR

Empresa de grande porte no segmento de transportes do Rio de Janeiro seleciona (URGENTE) ENGENHEIRO ELÉTRICO/ PRODUÇÃO JR. Requisitos: Com até 3 anos de formado; Excel Avançado; Inglês Intermediário; Início imediato. A empresa paga: Salário compatível com mercado+ V.T + V.R + Ass. Médica + C. Básica + Odontológica +S. Vida em Grupo. Interessados deverão enviar os Cvs para oportunidade@supervia.com.br identificando no assunto do e-mail: ENGENHEIRO ELÉTRICO/ PRODUÇÃO JR. ATENÇÃO: Só serão abertos CVs com o nome da vaga definido no Assunto do email. NÃO PANFLETE SEU CURRÍCULO!!!!!



ENGENHEIRO SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa de grande porte no segmento de transportes do Rio de Janeiro seleciona (URGENTE) ENGENHEIRO (qualquer formação) QUE SEJA ESPECIALIZADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. Requisitos: Expericência miníma de 2 anos; Especialização em Segurança do Trabalho; Formado em Engenharia; Inglês Intermediário; Início imediato. A empresa paga: Salário compatível com mercado+ V.T + V.R + Ass. Médica + C. Básica + Odontológica +S. Vida em Grupo. Interessados deverão enviar os Cvs para oportunidade@supervia.com.br identificando no assunto do e-mail: ENGENHEIRO SEGURANÇA DO TRABALHO. ATENÇÃO: Só serão abertos CVs com o nome da vaga definido no Assunto do email. NÃO PANFLETE SEU CURRÍCULO!!!!!



ENGENHARIA CIVIL / MECANICA

MULTINACIONAL CONTRATA TÉCNICO ESPECIALISTA DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÕES (TCI) - Tipo de vaga: Temporário para Efetivação. Objetivo: Realiza a análise técnica dos projetos, supervisionar e inspecionar a execução das obras de colocação de rede (tubos, ramais e elementos auxiliares) e as instalações internas dos clientes, elaborando as especificações técnicas para garantir sua realização em condições ótimas de segurança e custo. Formação: Engenharia em Civil ou Mecânica (último período ou completa). Experiência Anterior: Mínima de 1 ano no acompanhamento e inspeção de obras de construção e instalações prediais . Conhecimentos em Informática: Desejável Word, Excel, Access. Cursos Complementares: Desejável cursos de solda em polietileno, instalações prediais e Rede e Ramais em Polietileno. Requisitos Adicionais e habilidades: Capacidade para interpretação de normas técnicas, versatilidade e capacidade de decisão; Postura pró-ativa para antecipar possíveis soluções; Capacidade para cumprir prazos e trabalhar sob pressão. Boa comunicação. Idiomas: Espanhol para leitura (desejável). Interessados encaminhar currículo com pretensão salarial para lorene@parceriaconsult.com.br

TÉCNICO(A) EM EDIFICAÇÕES

Requisitos: Curso Técnico em Edificações. Sexo: Masculino. Salário: R$2.000,00. Horário: Segunda a Sábado das 08:00h ás 18:00h. Local de Trabalho: Recreio. OBS: Desejável possuir carro. Os interessados favor enviar currículo com o assunto: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES, para o email casafort_patricia_oliveira@msn.com



TÉCNICA DE ENFERMAGEM

Vaga: Técnico de Enfermagem para Trabalhar em Ambulatório de Empresa no Centro do Rio. Requisitos: Curso de Técnico de Enfermagem. COREN-RJ em dia. Fácil acesso ao Centro do Rio. Conhecimentos de Informática são imprescindíveis: Word e Excel básico. (FARÁ TESTE PRÁTICO). Desejável vivência anterior em Ambulatório de Empresa. Será visto como um diferencial vivência anterior em Serviço de Urgência/Emergência. Características Pessoais: Capacidade de Trabalhar em Equipe, Facilidade de Relacionamento, Dinamismo. Horário: 12x36. Salário: R$ 500,00 + benefícios. Currículos para mcsamed@yahoo.com.br - abertos no e-mail. Somente serão analisados Currículos DETRO DO PERFIL acima.

26/09/2008


SUPERVISOR DE GARANTIA DE QUALIDADE

A Astem - Consultoria em Recursos Humanos, está assessorando um grande cliente da Indústria Farmacêutica na identificação de profissional que tenha disponibilidade para estabelecer residência em Campos dos Goytacases (Norte Fluminense) , possuindo experiência com produtos estéreis em empresas de médio ou grande porte deste ramo de negócios: Experiência em área de Garantia de Qualidade, assim como, vivência com auditorias de qualidade e inspeções, conhecimentos em legislações locais e internacionais pertinentes, na revisão e aprovação de documentos e procedimentos de industrialização. Desenvolvimento de programas anuais de treinamento técnico e acompanhamento/validação do mesmo. Vivência em gestão de pessoas e de processos produtivos assépticos. Conhecimentos em BPF/GMP e legislações internacionais relacionadas. Imprescindível Inglês fluente e formação completa em Farmácia. A contratação deste profissional inclui remuneração bastante atraente no mercado e plano de benefícios que inclui Assistência médica e odontológica extensiva a dependentes, alimentação no local de trabalho. Para candidatar-se deverão enviar email anexando currículo para vagas@astem.com.br, mencionando no assunto da mensagem Supervisor Qualidade, ou acessar o site www.astem.com.br e cadastrar seu currículo, escolhendo no campo FUNÇÃO PRETENDIDA o cargo de Supervisor (a)de Qualidade.



SUPERVISOR DE VALIDAÇÃO

A Astem - Consultoria em Recursos Humanos está assessorando um grande cliente da Indústria farmacêutica na identificação de profissional que tenha disponibilidade para estabelecer residência Campos dos Goytacases (Norte Fluminense) , possuindo experiência com produtos estéreis em empresas de médio ou grande porte deste ramo de negócios: Experiência em atividades de qualificação de equipamentos, utilidades e validação de processos assépticos. Vivência em elaboração de protocolos de qualificação e execução de testes, análises de dados e preparação de relatórios e de formulários de Controle de Mudanças. Conhecimentos profundos de validação para realização de Plano Mestre de Validação, assim como GMP/BPF; CFR 21, assim coma das legislações pertinentes, sendo desejável que conheça técnicas estatísticas e vivência com inspeções nacionais e internacionais. Indispensável que possua cursos de extensão em Validação e inglês fluente. Formação completa em Farmácia, Engenharia ou Química . A contratação deste profissional inclui remuneração bastante atraente no mercado e plano de benefícios que inclui Assistência médica e odontológica extensiva a dependentes, alimentação no local de trabalho. Para candidatar-se deverão enviar email anexando currículo para vagas@astem.com.br, mencionando no assunto da mensagem Supervisor Validação, ou acessar o site www.astem.com.br e cadastre seu currículo, escolhendo no campo FUNÇÃO PRETENDIDA o cargo de Supervisor (a)Garantia..


ENGENHEIRO QUÍMICO


Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ANALISTA DE LOGÍSTICA PLENO (PARA INDÚSTRIA). Local: Pavuna. Requisitos: Superior em Engenharia de Produção ou Engenharia Química. IMPRESCINDÍVEL Inglês Fluente. Desejável Espanhol e Francês. Experiência mínima de 02 anos em logística industrial. Pacote Office. Cursos na área de Compras, Logística ou Aprovisionamento. Experiência em gestão de lançamento de produtos, Cadastro do produto. Atividades: Gerir os processos de aprovisionamento de artigos de acondicionamento nacionais e importados e matérias-primas; Analisar as necessidades de estoque das várias referências e itens por produto, verificando no sistema as quantidades disponíveis no estoque e as necessárias para atendimento a produção e as políticas de cobertura de estoque; Acompanhar a programação da produção e a evolução das vendas; Manter contato direto com fornecedores nacionais e internacionais; Verificar a programação das entregas dos materiais nacionais e importados; Gerir os projetos de lançamento de produtos novos, assim como as renovações; Manter atualizada a política de cobertura de estoque e a classificação ABC; Planejamento de Compra de Materiais de Acondicionamentos; Criação de Pedido de Mat. Acondicionamento; Suporte a área de Exportação quando necessário; Negociar com fornecedores prazos de entrega e disponibilidade de produtos; Cumprir as normas de qualidade, segurança, meio ambiente e higiene industrial. Os candidatos interessados deverão encaminhar CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL TÉCNICA

Vaga para Farmacêutica Responsável Técnica - RJ. Pré Requisitos: Formação completa em Farmácia. Experiência mínima de 1 ano como gestora de loja / Responsével Técnica. Experiência anterior em manipulação de dermocosméticos e / ou medicamentos. Disponibilidade para trabalhar de 2ª à Sábado. Disponibilidade para trabalhar em bairros da Zona Sul, Centro ou Barra da Tijuca. A empresa oferece salário + bônus + benefícios. Interessados, favor encaminhar CV atualizado para vagarhd@yahoo.com.br

10.01.2008

Primeira linhagem 'brasileira' de células embrionárias é só começo do desafio. Teste em pessoas ainda não ocorreu

Primeira linhagem 'brasileira' de células embrionárias é só começo do desafio
Problemas de segurança atrapalham até grupos mais avançados do mundo.
Teste em pessoas ainda não ocorreu; células 'reprogramadas' são opção.

A ciência brasileira tem muito a comemorar com o anúncio da criação da primeira linhagem nacional de células-tronco embrionárias humanas (ou CTEHs, para encurtar), mas é melhor que os pacientes esperançosos com possíveis terapias envolvendo as CTEHs controlem seu entusiasmo. O caminho entre o começo da pesquisa básica e a clínica é longo, tortuoso e talvez nem termine com tratamentos baseados nas próprias células embrionárias, embora elas sejam cruciais para entender o processo de construção e reconstrução de tecidos e órgãos.

Pesquisa transforma célula adulta em célula-tronco polivalente sem alterar DNA Brasileiros testam novo método para tratar diabetes 1 com células-tronco Célula-tronco adulta faz cão paraplégico voltar a ficar de pé Células-tronco humanas protegem cérebro de derrame em ratos Pesquisa transforma célula pancreática comum em produtora de insulina Cientistas dizem ter criado sangue a partir de células-tronco Pesquisa cria células-tronco reprogramadas e personalizadas Cientistas comentam versão 2.0 de célula adulta que 'age' como embrionária

"Com toda nova alternativa terapêutica parece que existe uma oscilação nas expectativas. Primeiro as pessoas acham que aquilo é uma panacéia, capaz de curar qualquer doença; depois, com os obstáculos que vão surgindo, parece que a estratégia não vai servir para nada; e finalmente a coisa fica mais equilibrada e as pessoas percebem que se trata de uma estratégia interessante, mas não mágica. Por enquanto, as células-tronco ainda estão no primeiro estágio", afirma Nance Beyer Nardi, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que trabalha com o tema.

A necessidade de ser realista em relação ao potencial das CTEHs está mais do que clara para a comunidade científica. Embora as primeiras células desse tipo tenham sido obtidas há dez anos por cientistas da Universidade de Wisconsin em Madison (EUA), ainda não foi realizado nenhum ensaio clínico (teste direto da capacidade terapêutica) em seres humanos. Segundo Lygia da Veiga Pereira, bióloga da USP cuja equipe é a responsável por criar a primeira linhagem brasileira de CTEHs, isso deve mudar a partir do ano que vem, com ensaios clínicos também nos EUA, mas nada garante que o resultado será um sucesso.

Rebeldes e imortais

Todos os tecidos humanos possuem alguma forma de células-tronco, que são definidas pela capacidade dupla de autorenovar constantemente sua população e de conseguir dar origem a outros tipos celulares, mais especializados ou "diferenciados", como dizem os biólogos. Nenhuma população de células-tronco, porém, pode ser comparada às CTEHs, que correspondem à chamada massa celular interna do blastocisto, embrião com poucos dias de vida e cerca de cem células.

As CTEHs são, para todos os efeitos, as precursoras do corpo do futuro bebê (as demais células do embrião correspondem apenas à placenta). Por isso mesmo, podem dar origem a qualquer tecido e órgão de uma pessoa adulta. E esse fato também é o responsável por colocá-las no centro de uma polêmica bioética, já que é preciso destruir embriões humanos -- segundo a lei brasileira, os que estão armazenados há três anos ou mais em clínicas de fertilização in vitro e que foram doados pelos pais -- para obtê-las, "dissecando" a massa celular interna.

Uma vez obtidas as CTEHs, chega o momento de cultivá-las em laboratório, usando uma "cama" de outras células e substâncias nutritivas que as mantêm no estado primitivo, não-diferenciado. Com isso, cria-se uma linhagem imortal, de células que se dividem constantemente sem começar a se especializar. Caso um subgrupo da linhagem tenha como destino testes em animais ou, no futuro, em pessoas, os pesquisadores utilizam outras substâncias para conduzir a transformação das CTEHs no tecido desejado -- músculo cardíaco, neurônios ou células produtoras de insulina do pâncreas, por exemplo.

As técnicas para "convencer" as CTEHs a virar o que os pesquisadores querem estão cada vez mais refinadas e confiáveis, mas células tão versáteis sempre podem conservar algum traço de rebeldia. E é aí que mora o perigo. Para uma eventual terapia, é necessária a transferência de milhões de células e fica praticamente impossível checar individualmente o "RG" delas. Em tese, uma célula em estado ainda indiferenciado poderia ir parar no organismo do doente e produzir dente, cabelo ou coisa pior onde deveria haver um "remendo" para o coração, por exemplo. Ou poderia dar origem a um tumor, já que o câncer também parece ser regido por um tipo de célula-tronco. Essas preocupações ligadas à segurança ainda não foram resolvidas. E a própria necessidade de multiplicar as CTEHs em laboratório também aumenta a chance do aparecimento de mutações perigosas no DNA delas.

Rejeição

Outro problema a ser equacionado é a rejeição: não é porque vieram de embriões que as CTEHs são imunes ao problema, presente em qualquer transplante convencional de órgãos. Uma maneira mais complicada de tentar resolver o dilema é criar bancos públicos de CTEHs que tenham passado por uma tipagem imunológica, de forma a ser compatíveis com vários segmentos da população, mais ou menos como um banco de sangue.

Células-tronco embrionárias em sua 'cama' nutridora (Foto: Reprodução)
O ideal, porém, seria obter células geneticamente idênticas às do paciente que vai ser tratado, eliminando os riscos de rejeição. Essa é a promessa das células iPS -- basicamente células adultas que são, por sua vez, "convencidas" a retornar a um estado semelhante ao embrionário. Os pesquisadores, por enquanto, conseguiram realizar o feito com a ajuda de genes sabidamente ativos nas verdadeiras CTEHs, que são inseridos de forma permanente -- ou, num experimento recente, temporária -- nas células que são reprogramadas. Ou seja, sem o conhecimento obtido com as células embrionárias, teria sido muito difícil chegar às células iPS.

Na prática, isso seria uma "clonagem terapêutica" sem a obtenção de um clone real (o qual precisaria de um óvulo para ser gerado). De novo, porém, há obstáculos consideráveis antes de um uso terapêutico efetivo. Primeiro, no caso de pessoas com doenças de origem genética, o truque não serviria para muita coisa, já que a célula reprogramada carregaria o mesmo defeito genético. "Por isso, o ideal seria unir células-tronco e terapia genética para corrigir o problema", diz Nardi.

Além disso, ninguém ainda sabe se o potencial das iPS é realmente idêntico ao das embrionárias reais. Há indícios preliminares de que elas têm mais dificuldade para reter sua capacidade de multiplicação, por exemplo. As respostas definitivas só devem vir com mais anos de pesquisas cuidadosas.

Fonte: Globo.com

CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE A DOENÇA DE ALZHEIMER

– CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE A DOENÇA DE ALZHEIMER
Esta é uma campanha mundial organizada pela ADI – Associação Internacional de Alzheimer . Convidamos a todos para lerem o Manifesto, assistirem ao curta "A CUP OF TEA" e registrarem a adesão no abaixo-assinado. Agradecemos a sua participação e solicitamos a divulgação aos seus familiares, amigos, colegas de trabalho, autoridades governamentais, legisladores, Associações Públicas e Privadas, Profissionais de Saúde, Empresas, Sindicatos, Conselhos , Planos de Saúde e quem mais puder se tornar um multiplicador dentro do território nacional e no exterior.
AJUDE-NOS A CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR PARA AS PESSOAS COM DEMÊNCIA E SEUS FAMILIARES!
Para ler o Manifesto, assistir ao curta e assinar o abaixo-assinado, seguir os seguintes passos:
1 – Acessar a página www.globalcharter.org
2 – Manifesto: clicar 2 vezes em READ THE CARTER IN FULL.
3 – Se precisar ler em outra língua , há um menu, à esquerda da página, com as opções de várias línguas (não tem a opção do Português...).
4 – Voltar à página original – www.globalcharter.org - para assistir ao curta-metragem e assinar a adesão.
5 – Clicar em SIGN THE PETITION.
6 – Escrever o nome, e-mail e país. Se quiser , poderá escrever uma breve mensagem de apoio, fazer um comentário ou dar sugestões.
7 – Clicar em SIGN THE PETITION. Será enviada uma mensagem para o e-mail fornecido; abra-o e clique no link indicado. Pronto, você fez a sua parte!
MUITO OBRIGADA PELA SUA COLABORAÇÃO
APAZ
Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes
CNPJ 40.296.360/0001-05
Av. Marechal Floriano 65 – Centro – Rio de Janeiro / RJ
Tels: ( 21) 2223 0440 / 2518 1410

O que é o Benchmarking ? Seus princípios e fundamentos

O que é o Benchmarking?

Os princípios do Benchmarking?

Benefícios do Benchmarking

Factores críticos de sucesso

Tipos de Benchmarking

Metodologia de implementação de um processo de Benchmarking

Casos de sucesso


1. O que é o Benchmarking?

O Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização.

Eis algumas opiniões sobre a metodologia:



“Como muitas das ideias realmente úteis, o Benchmarking – estudar as melhores práticas das outras organizações e adopta-las para introduzir melhorias na nossa organização - não é um conceito novo. No entanto, isto não quer dizer que o Benchmarking é fácil de fazer bem.”

Will Miller

Chairman

Irwin Financial Corporation


“Chamem-lhe sabedoria ou senso comum, mas quando você estuda organizações de excelência, você fica com excelentes ideias para a sua própria companhia."

Gary Mise

Benchmarking Coordinator

EXXON Company, USA


2. Os princípios do Benchmarking?

Sistemático

O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objectivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado. Os outputs deste processo proporcionam ás empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas.

Contínuo

O Benchmarking é um processo de melhoria que tem que ser contínuo para ser realmente eficaz. Não pode ser desenvolvido uma vez e negligenciado depois, pensando-se que a tarefa está concluída. Tem que ser um processo contínuo uma vez que as práticas estão em permanente mudança. As organizações representantes das melhores práticas, não são estáticas, vão com certeza prosseguir num espírito de melhoria contínua, não deixando que a sua concorrência os alcance. Assim, corre-se o risco, de o trabalho desenvolvido na medição do desempenho das organizações representantes das melhores práticas, fique rapidamente desactualizado. Os profissionais de hoje, compreendem que o mundo empresarial está em permanente mudança e que a sobrevivência está ao alcance dos mais rápidos e não dos mais aptos.


Avaliação

A palavra Benchmarking deriva do método usado para medir um terreno, em que um marco serve como ponto de referência para se estabelecer uma posição ou altitude no levantamento topográfico. Na realidade, o objectivo imediato do Benchmarking é avaliar um processo, logo necessariamente, as medições são parte constituinte e essencial deste processo.
As medições podem ser executadas de duas formas. As práticas podem ser quantificadas de forma a possibilitar uma medição analítica da diferença, quantificando-se o tamanho da oportunidade. E por outro lado, podem ter uma natureza qualitativa, descrevendo neste caso a oportunidade da mudança para as melhores práticas. Sendo importante e tradicional tentar obter medições analíticas, é evidente que só com uma análise qualitativa se consegue identificar as melhores práticas. Podemos assim dizer que a avaliação quantitativa identifica a diferença e a avaliação qualitativa identifica o porquê da diferença.

Produtos Serviços e Processos

O Benchmarking pode ser aplicado a todos as vertentes de um negócio. Pode ser aplicado aos produtos e serviços básicos, ao processo para obter esses produtos e a todos os processos, práticas e métodos que constituem o suporte para conseguir que os produtos e serviços cheguem de forma eficaz ao cliente. Em todos os processos existem outputs que correspondem ás necessidades do cliente, quer ele seja interno, externo, consumidor ou utilizador.

Melhores Práticas

O processo de Benchmarking concentra-se nas actividades com mais êxito, no entanto, este não deve ser dirigido somente aos concorrentes directos dos produtos ou serviços. De facto, poderá cometer-se um erro, uma vez que eles poderão ter práticas menos atractivas. O Benchmarking deve ser direccionado para aquelas empresas ou actividades de negócio que são reconhecidas como as melhores na actividade, como por exemplo, os bancos no que respeita a erros de processamento de dados. Nem sempre é fácil, encontrar os parceiros para o processo de Benchmarking, é necessária uma investigação cuidada para encontrar estes os parceiros e o porquê dos parceiros.

Melhoria

A melhoria da nossa organização é o objectivo final do Benchmarking. Não fazia sentido se assim não fosse, pois trata-se de um processo consumidor de tempo e recursos, que deixaria de ter algum interesse se não fosse de alguma forma proveitoso para a organização. O Benchmarking constitui um compromisso com o princípio da melhoria continua, pois possibilita-nos utilizar a informação recompilada de variadas formas de maneira a produzir um efeito significativo nos processos das organizações.

Para além destes princípios básicos do Benchmarking existe um aspecto que convém realçar, para melhor percebermos este processo. Assim, é importante não esquecer que o Benchmarking é uma prática baseada na reciprocidade, na qual todos os participantes beneficiam da partilha da informação. A ideia de que é bom para todos, é fundamental, caso contrário rapidamente um dos parceiros desiste.

3. Benefícios do BENCHMARKING

Os benefícios que uma organização poderá tirar do processo de Benchmarking, estão relacionados com:

Aumento da probabilidade de satisfazer as necessidades dos clientes ao entender a identificação das suas necessidades como um processo da organização;

Estabelecimento de objectivos (metas) eficazes ao forçar a organização a manter um permanente enfoque no ambiente externo e assegurar a sua adaptação;

Conseguir a verdadeira produtividade ao envolver os colaboradores, a todos os níveis, em resolver os problemas da organização;

Garantir a competitividade ao entender e conhecer a concorrência e os clientes;

Permitir a implementação das melhores práticas nos processos ao procurar a aprendizagem das práticas usadas por organizações que são reconhecidas como sendo as melhores;

Aumentar a motivação ao encorajar a organização a procurar metas realistas e a mudar as práticas de trabalho existentes, que em outra situação teriam que ser impostas. Facilita a interiorização nos recursos humanos da organização da necessidade da mudança, dando um senso de urgência para a melhoria.

4. Factores críticos de sucesso

O comprometimento da alta direcção para com o Benchmarking, terá que ser traduzido numa postura que envolva aspectos como:

Vontade de mudar;

A interiorização que a concorrência está em permanente mudança;

Boa vontade para partilhar informação com os parceiros de benchmarking;

Espírito aberto para novas ideias, criatividade, inovação;

Promover a institucionalização do Benchmarking.

5. Tipos de Benchmarking

O Benchmarking permite a análise e a melhoria dos processos chave de uma organização, a valorização do principal em vez do acessório, a melhoria no desempenho e o aumento da rentabilidade. A força do Benchmarking concentra-se no facto de possibilitar a tomada de decisões baseadas em factos e não em intuições e apresenta um potencial enorme de benefícios para as indústrias, quando usado como um processo contínuo, identificador de áreas de potencial mudança e como um processo de medição para monitorar as melhorias atingidas.

Benchmarking governamental - caracterizado pela comparação da eficiência das várias políticas entre países. Actualmente, na comunidade europeia existem vários processos em curso.

Benchmarking sectorial - caracterizado pela comparação da eficiência inter e intra sectores de actividade

Benchmarking Interno - caracterizado pela comparação da eficiência entre funções semelhantes em várias instalações, departamentos ou divisões, sendo que, no caso das multinacionais é particularmente notório.


Benchmarking Competitivo - Análises competitivas identificam diferenças no desempenho das organizações , em vertentes como a produtividade, o crescimento, os custos, investimentos e inovação.

Benchmarking Funcional - caracterizado por ser investigada uma função ou processo específico, não sendo necessário comparar-se somente com as empresas concorrentes.

Benchmarking Genérico - aborda grupos de tarefas ou funções em processos mais complexos que atravessam a organização transversalmente e que são encontrados facilmente em outras empresas, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido do cliente até á entrega do produto.


6. Metodologia de implementação de um processo de Benchmarking

O processo de implementação está dividido em cinco fases, que por sua vez, estão subdivididas em actividades e estas em tarefas. As cinco fases deste processo, são:

Planeamento

Identificação do item

Obter o apoio da Direcção

Desenvolvimento do sistema de medida

Desenvolvimento do plano de recolha de informação

Revisão dos planos

Caracterização do item

Recolha interna de informação

Recolha e Análise de Informação Publicada Internamente

Seleccionar potenciais parceiros internos

Caracterização do item em cada parceiro

Recolha Interna de Dados

Realização de visitas aos parceiros

Recolha externa de informação

Como já foi dito, as actividades constituintes desta fase são uma repetição das descritas na fase anterior, estando dividida para efeitos de concepção em duas grandes actividades:

Recolha de informação publicada externamente

Recolha de dados externos

Melhoria do desempenho do item

Esta fase não é mais do que decidir quais as melhores práticas a aplicar e a sua metodologia de implementação é critica, pois requer análises muito cuidadas de grande quantidade de informação recolhida, bem como a interpretação dos elementos num contexto que é o da organização. Envolve:

Identificação das Acções Correctivas

Desenvolvimento do Plano de Implementação

Obter a Aprovação da Solução

Implementação e Verificação da Solução

Melhoria contínua

Nesta altura após terem sido alcançados os objectivos a que se propusera, a organização tem duas alternativas: direccionar os esforços para a melhoria de outro item e nada fazer pelo primeiro ou continuar a trabalhar na melhoria do desempenho do item.

Quando se abandonam os esforços de melhoria contínua, o melhor que pode acontecer é que o desempenho se mantenha estável. No entanto, as organizações concorrentes poderão estar a trabalhar em melhoria continua, o que vai provocar num futuro próximo, um novo desvio negativo no desempenho do item. É claro que é preferível continuar os esforços de melhoria do item, para tal deverão ser realizadas duas actividades:

Manutenção da base de dados

Implementação da melhoria contínua do desempenho



7. Casos de sucesso



“Na Federal Express, o capital intelectual de toda a nossa gente é o nosso recurso mais valioso. É por isso, a aprendizagem rápida é tão importante na Federal Express e em outras organizações que têm que conseguir mudanças rápidas. Estudar e aprender com as melhores práticas é de uma importância crítica, para todos aqueles gestores que desejam levar a sua organização para o circulo dos vencedores.”

Michael E. Reed

Managing Director of Operations Audit and Quality

Federal Express

1990 Malcolm Baldrige Nacional Quality Award Winner



“Aprendendo através do Benchmarking tem sido fenomenal na Ameritech. Os gestores compreendem quão insensato pode ser reinventar a roda permanentemente, quando em vez disso, se pode aprender com os outros na criação de ideias inovadoras para o redesenho de processos.”

Orval L. Brown

Process Architecture / Benchmarking Manager

Ameritech



“O Benchmarking tornou-se uma das principais ferramentas para a gestão pela qualidade total. O processo de Benchmarking, muitas das vezes permite a tomada de consciência necessária para levar a cabo as mudanças profundas e radicais no desempenho das organizações, que normalmente são desesperadamente ambicionadas."

A. Blanton Gogfrey

Chief Executive Officer

Juran Institute, Inc.



“Durante décadas, o medo da possibilidade da desconfiança, manteve as companhias americanas afastadas de partilhar ideias, promoverem reuniões conjuntas ou mesmo de fazerem visitas umas ás outras. Actualmente os tempos estão a mudar e muitos gestores já compreenderam os potenciais benefícios de adaptar as melhores práticas.”

Arnold J. Lieberman

Senior Business Development Officer and Vice President

Chase Manhattan Bank



“Para vencer os desafios do amanhã, a BC Telecom sabe que tem que competir hoje com os melhores. Os conceitos inovadores do Benchmarking, em vez das tradicionais soluções, têm sido essenciais para o nosso sucesso”

Brian A. Canfield

Chairman and Chief Executive Officer

British Columbia Telecommunications Company



“Chamem-lhe sabedoria ou senso comum, mas quando você estuda organizações de excelência, você fica com excelentes ideias para a sua própria companhia."

Gary Mise

Benchmarking Coordinator

EXXON Company, USA



“ O benchmarking é uma ferramenta poderosa, pois pode ser aplicada a todas as funções da nossa organização”

Roland Loesser

Chief finacial Officer

Sandoz Corporation





Fonte: Margarida Morgado

Drawback Verde-Amarelo para insumos nacionais destinados à fabricação de produtos exportáveis

Regime do “draw-back” é estendido a insumos internos
29 de Setembro - O Diário Oficial da União da última quinta-feira, 25 de setembro de 2008, publicou a Portaria SECEX nº 21, que disciplina pedidos de concessão do Drawback Verde-Amarelo e altera a Portaria Secex nº 36, de 2007, legislação que trata do tema. Os pedidos de concessão do benefício poderão ser feitos à Secex a partir de 1º de outubro.

Conforme a SECEX, a Portaria publicada normatiza os procedimentos operacionais detalhando, por exemplo, os requisitos para solicitação do ato concessório e os critérios de análise para a concessão do benefício. O documento ainda apresenta modelo de nota-fiscal que deverá ser utilizado para aquisição, por meio do regime, de insumos nacionais destinados à fabricação de produtos exportáveis e a maneira de se efetuar a comprovação da exportação desses produtos, que não terão a incidência de tributos federais. Nesse caso, o exportador terá a suspensão de tributos federais como Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O Drawback Verde-Amarelo – explica a SECEX – “é resultado do trabalho conjunto da própria secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC e da Receita Federal do Ministério da Fazenda e foi regulamentado pela portaria nº 1.460, publicada no DOU em 19 de setembro de 2008. Esse instrumento foi instituído pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em maio deste ano.

A nova modalidade de drawback permite que insumos adquiridos no mercado interno e empregados na produção de bens exportáveis desfrutem do mesmo tratamento tributário já concedido aos insumos importados, beneficiados com o regime do Drawback Importação. Até hoje, o sistema de drawback em vigor permitia a suspensão, isenção ou restituição de impostos federais - como o Imposto de Importação (II), o IPI, PIS e Cofins – apenas para a compra de insumos importados utilizados na fabricação de produtos brasileiros destinados ao mercado internacional.

Fonte: Avisite
Data: 29/09/08

Temporão é eleito presidente do Conselho da OPAS

30 de setembro de 2008
Primeiro ministro brasileiro a assumir o posto desde 1965, Temporão agradeceu a oportunidade de conduzir os trabalhos no ano em que o SUS completa 20 anos

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi eleito nesta segunda-feira (29), em Washington, presidente do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A 48ª sessão do conselho segue até sexta-feira (3) na capital norte-americana. Ao assumir o posto, Temporão fez uma homenagem ao Sistema Único de Saúde (SUS), que está completando 20 anos.

"Estou contente de presidir os trabalhos do Conselho Diretor no ano em que comemoramos o 20º Aniversário do Sistema Único de Saúde do Brasil. O SUS é uma grande conquista da sociedade brasileira e um importante instrumento de inclusão social", afirmou o ministro diante do plenário lotado na sede da organização. Esta é a primeira vez, desde 1965, que um ministro brasileiro ocupa esta posição. Antes dele, Raymundo de Britto, ministro da Saúde do governo Castello Branco, havia presidido o 16º Conselho Diretor da OPAS.

O Conselho Diretor ocupa o segundo lugar na hierarquia da OPAS, abaixo apenas da Conferência Sanitária Panamericana. Na pauta da reunião deste ano, constam questões importantes de saúde pública que estão na ordem do dia da gestão do ministro Temporão, como controle do tabaco, diabetes e obesidade, atenção primária à saúde e saúde neonatal, entre outros.


PROPRIEDADE INTELECTUAL – Em sua fala, o ministro destacou a importância da discussão sobre a aprovação de uma resolução regional sobre saúde pública, inovação e propriedade intelectual, que ocorrerá na quarta-feira. O ponto de partida deste documento será a resolução WHA 61.21, aprovada em Genebra, na última Assembléia Mundial de Saúde, que reconhece os efeitos negativos dos direitos de propriedade intelectual sobre o acesso a medicamentos.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan, também ressaltou este tema em seu discurso na abertura da sessão da OPAS, na manhã desta segunda-feira. Ela considerou um "triunfo" a resolução aprovada em maio, em Genebra. "Isso demonstra que os acordos internacionais que afetam o comércio mundial podem ser feitos de forma a favorecer a saúde", disse.

Sobre este assunto, também está prevista uma reunião em Brasília, entre os dias 4 e 6 de novembro, com representantes da América Latina e Caribe, além de observadores externos, como Tailândia, Índia, África do Sul e Quênia.

Nesta terça-feira, o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde brasileiro, Eduardo Hage, fará uma apresentação sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde pública. O tema está em ampla discussão no Brasil, envolvendo progressivamente os setores governamentais, não-governamentais e produtivos.

Homeopatia: O Maior de Todos os Embustes ( ARTIGO COM COMENTARIOS DE ESPECIALISTAS)

Homeopatia: O Maior de Todos os Embustes
Stephen Barrett, M.D.
Os "remédios" homeopáticos gozam de um status único na mercado da saúde: Eles são a única categoria de produtos charlatanescos legalmente vendidos como drogas. Esta situação é o resultado de duas circunstâncias. Primeiro, o Federal Food, Drug, and Cosmetic Act de 1938, que foi apadrinhado no Congresso por um médico homeopata que era senador, reconheceu como droga todas as substâncias incluídas na Homeopathic Pharmacopeia of the United States. Segundo, o FDA não aplica aos produtos homeopáticos os mesmos padrões que aplica as outras drogas. Atualmente eles são comercializados em lojas de produtos naturais, em farmácias, em consultórios, por distribuidores de multinível [A], através do correio e pela internet.

Crenças Básicas Falsas
Samuel Hahnemann (1755-1843), um médico alemão, começou a formular os princípios básicos da homeopatia no final do século XVIII. Hahnemann estava justificadamente angustiado com as sangrias, sanguessugas, purgantes e outros procedimentos médicos de sua época que traziam muito mais danos que benefícios. Pensando que estes tratamentos pretendiam "equilibrar os 'humores' do corpo pelos efeitos opostos", ele desenvolveu sua "lei dos similares" -- uma noção de que os sintomas das doenças podem ser curados por quantidades extremamente pequenas de substâncias que produzem sintomas similares em pessoas saudáveis quando administradas em grandes quantidades. A palavra "homeopatia" é derivada das palavras gregas homoios (similar) e pathos (sofrimento ou doença).

Hahnemann e seus seguidores iniciais conduziam "provas" nas quais eles administravam ervas, minerais e outras substâncias em pessoas saudáveis, incluindo eles mesmos, e guardavam registros detalhados daquilo que observavam. Mais tarde estes registros foram compilados em longos livros de referência chamados materia medica, os quais são usados para encaixar os sintomas de um paciente com uma droga "correspondente."

Hahnemann declarava que as doenças representam um distúrbio na capacidade do corpo para se curar e que apenas um pequeno estímulo é necessário para iniciar o processo de cura. Ele também alegava que doenças crônicas eram manifestações de um desejo suprimido (psora), um tipo de miasma ou espírito maligno. Primeiramente ele usou pequenas doses de medicamentos reconhecidos. Porém mais tarde usou diluições enormes e teorizou que quanto menor a dose, mais poderosos serão os efeitos -- uma noção comumente referida como a "lei dos infinitesimais". Que, é claro, é justamente o oposto da relação dose-resposta que os farmacologistas têm demonstrado.

As bases para a inclusão na Homeopathic Pharmacopeia não são os modernos testes científicos, mas as "provas" homeopáticas conduzidas durante o século XIX e início do século XX. A edição atual (nona) descreve como as mais de mil substâncias são preparadas para o uso homeopático. Não identifica os sintomas ou doenças para os quais os produtos homeopáticos deveriam ser utilizados, o que é decidido pelo terapeuta (ou fabricante). O fato de que as substâncias listadas na Homeopathic Pharmacopeia são legalmente reconhecidas como "drogas" não significa que a lei ou o FDA as reconhecem como eficazes.

Como os remédios homeopáticos eram na verdade menos perigosos que aqueles da ortodoxia médica do século dezenove, muitos médicos começaram a usá-los. Na virada do século vinte, a homeopatia tinha cerca de 14.000 praticantes e 22 escolas nos Estados Unidos. Mas como a ciência médica e a educação médica avançaram, a homeopatia declinou profundamente nos EUA, onde suas escolas fecharam ou converteram-se aos métodos modernos. A última escola homeopática pura nesta país fechou durante a década de 1920 [1].

Muitos homeopatas defendem que certas pessoas têm uma afinidade especial por um remédio em particular (seu "remédio constitucional") e responderá a ele por uma variedade de doenças. Tais remédios podem ser prescritos de acordo com o "tipo constitucional" da pessoa -- designado pelo remédio correspondente de maneira semelhante ao signos astrológicos. O "Tipo Ignatia", por exemplo, é dito como sendo alguém nervoso e freqüentemente triste, e tem aversão a cigarros. A típica "Pulsatilla" é uma mulher jovem, com cabelos loiros ou castanhos claros, olhos azuis e uma aparência delicada, que é gentil, medrosa, romântica, emotiva e amigável porém tímida. O "Tipo Nux Vomica" é agressivo, belicoso, ambicioso e hiperativo. O "Tipo Sulfer" gosta de ser independente. E assim por diante. Isto parece uma base racional para diagnóstico e tratamento?

Os "Remédios" São Placebos
Os produtos homeopáticos são feitos de minerais, substâncias botânicas e diversas outras fontes. Se a substância original é solúvel, uma parte é diluída em nove ou noventa e nove partes d'água destilada e/ou álcool e agitada vigorosamente; se insolúvel, é minuciosamente moída e pulverizada em proporções similares com lactose (açúcar do leite) em pó. Uma parte do remédio diluído é então mais adiante diluído, e o processo é repetido até a concentração desejada ser alcançada. Diluições de 1 para 10 são designadas pelo numeral romano X (1X = 1/10, 3X = 1/1.000, 6X = 1/1.000.000). Similarmente, diluições de 1 para 100 são designadas pelo numeral romano C (1C = 1/100, 3C = 1/1.000.000, etc.). A maioria dos remédios de hoje variam de 6X a 30X, mas produtos de 30C ou mais são vendidos.

Uma diluição 30X significa que a substância original foi diluída 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 vezes. Assumindo que um centímetro cúbico de água contém 15 gotas, este número é maior que o número de gotas d'água que preencheriam um recipiente com 50 vezes o tamanho da Terra. Imagine colocar uma gota de corante vermelho em um recipiente deste tamanho de modo que ela fosse dispersa igualmente por todo o recipiente. A "lei dos infinitesimais" da homeopatia é o equivalente a dizer que qualquer gota d'água subseqüentemente removida daquele recipiente possuirá uma essência de rubor. Robert L. Park, Ph.D., um físico proeminente que é diretor executivo da American Physical Society, afirmou que uma vez que a quantidade mínima de uma substância numa solução é uma molécula, uma solução 30C teria que ter pelo menos uma molécula da substância original dissolvida no mínimo em 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 moléculas d'água. Isto exigiria um recipiente de 30 bilhões de vezes o tamanho da Terra.

O Oscillococcinum, um produto 200C "para o alívio dos sintomas de gripes e resfriados", envolve "diluições" que vão ainda além disso. Seu "ingrediente ativo" é preparado através da incubação por 40 dias de pequenas quantidades do fígado e coração de um pato morto recentemente. A solução resultante é então filtrada, congelada a seco, reidratada, repetidamente diluída e impregnada em grânulos de açúcar. Se uma única molécula do coração ou do fígado do pato tivesse sobrevivido à diluição, sua concentração seria 1 em 100200. Este número gigantesco, que tem 400 zeros, é imensamente maior que o número estimado de moléculas no universo (cerca de 10100, que é o 1 seguido por 100 zeros). Em sua edição de 17 de fevereiro de 1997, o U.S. News & World Report apontou que somente é necessário um pato por ano para fabricar o produto, que gerou 20 milhões de dólares em vendas no ano de 1996. A revista conferiu a esta infeliz ave o título de "pato de 20 milhões".

Na verdade, as leis da química declaram que existe um limite para que uma diluição possa ser feita sem que ocorra a perda completa da substância original. Este limite, chamado número de Avogadro, corresponde às potências homeopáticas de 12C ou 24X (1 parte em 1024). O próprio Hahnemann percebeu que potencialmente não havia nenhuma chance de que mesmo uma molécula da substância original pudesse restar após diluições extremas. Mas ele acreditava que a agitação ou pulverização vigorosas em cada passo da diluição deixava para trás uma essência "como um espírito" -- "deixando de ser perceptível aos sentidos" -- que cura por reviver a "força vital" do corpo. Os proponentes modernos asseguram que mesmo quando a última molécula se foi, uma "memória" da substância é retida. Essa noção é sem fundamento. Além do mais, se isso fosse verdade, toda substância que entrasse em contato com uma molécula de água poderia imprimir uma "essência" que exerceria poderosos (e imprevisíveis) efeitos medicinais quando ingerida.

Muitos proponentes alegam que os produtos homeopáticos lembram as vacinas porque ambos oferecem um pequeno estímulo que dispara uma resposta imunológica. Essa comparação não é válida. As quantidades dos ingredientes ativos nas vacinas são muito maiores e podem ser mensuradas. Além disso, as imunizações produzem anticorpos cujas concentrações no sangue podem ser medidas, mas os produtos homeopáticos intensamente diluídos não produzem nenhuma resposta mensurável. E as vacinas são usadas preventivamente, não para tratar sintomas.

Stan Polanski, um médico assistente que trabalha na saúde pública perto de Asheville, Carolina do Norte, mostrou-nos insights adicionais:

Imagine quantos componentes devem estar presentes, em uma molécula ou mais de cada dose de uma droga homeopática. Mesmo sob condições de higiene o mais estritas possível, poeiras transportadas pelo ar no local da fabricação devem carregar milhares de moléculas de origem biológica diferente derivadas de fontes locais (bactérias, vírus, fungos, gotículas respiratórias, células escamadas da pele, fezes de insetos) bem como de fontes distantes (pólens, partículas do solo, produtos de combustão), junto com partículas minerais de origem terrestre ou mesmo extraterrestre (poeira de meteoros). Similarmente, os diluentes "inertes" usados no processo devem ter sua própria biblioteca de microcontaminantes.

O processo de diluição/potenciação na homeopatia envolve uma diluição repetida levada a extremos fantásticos, com um processo de "sucucção" entre cada diluição. O sucucção envolve o ato de sacudir ou agitar o conteúdo de uma certa maneira. Durante cada uma das etapas do processo da diluição, como se espera que a droga que emerge da preparação saiba qual das incontáveis substâncias no recipiente é a que vai dar conta do recado? Como é que milhares (milhões?) de compostos químicos sabem que eles precisam ficar quietinhos ali do lado enquanto o Composto Potente é ungido ao status de ser capaz de curar? Um cenário assim que pudesse levar a produtos distintos notavelmente adaptados para tratar uma doença em particular é mais que implausível.
Deste modo, até que os apologistas da homeopatia consigam fornecer um mecanismo aceitável (não mágico) para a "potenciação" através da diluição de precisamente uma das muitas substâncias em cada um de seus produtos, é impossível aceitar que eles tenham corretamente identificado os ingredientes ativos em seus produtos. Qualquer estudo alegando demonstrar a eficácia de uma medicação homeopática deveria ser rejeitado de imediato a menos que incluísse uma lista de todas as substâncias presentes em concentrações iguais ou superiores ao ingrediente ativo proposto em cada estágio do processo de diluição, junto com uma explicação para rejeitar cada um deles como suspeito.
O processo de "provas" através do qual os homeopatas decidem qual remédio combina com qual sintoma não é mais razoável. As provas envolvem o uso de várias substâncias registrando cada espasmo, espirro, dor ou coceira que ocorrer após a aplicação da substância -- freqüentemente por vários dias. Os seguidores da homeopatia dão como certo que cada sensação relatada foi causada por qualquer que tenha sido a substância administrada, e que doses extremamente diluídas desta substância poderiam então simplesmente ser o remédio exato para tratar qualquer pessoa com aqueles sintomas específicos.

Dr. Park lembrou que para encontrar uma molécula sequer da substância "medicinal" alegadamente presente nos comprimidos 30X, seria necessário tomar cerca de dois bilhões deles, o que totalizaria mais de mil de toneladas de lactose mais toda espécie de impurezas que a lactose possa conter.

Sais Celulares
Alguns fabricantes de produtos homeopáticos comercializam produtos minerais altamente diluídos chamados "sais celulares" ou "sais teciduais". Esses são alegados como eficazes contra uma ampla variedade de doenças, incluindo apendicite (supurado ou não), calvície, surdez, insônia e vermes. Seu uso é baseado na noção de que deficiência mineral é a causa básica das doenças. Entretanto, muitos são tão diluídos que não poderiam corrigir uma deficiência mineral mesmo se houvesse uma. O desenvolvimento desta abordagem é atribuída a um médico do século XIX chamado W.H. Schuessler.

"Eletrodiagnóstico"
Alguns médicos, dentistas e quiropráticos usam aparelhos de "eletrodiagnóstico" para ajudar a selecionar os remédios homeopáticos que eles prescrevem. Esses profissionais alegam que podem determinar a causa de qualquer doença através da detecção do "desequilíbrio energético" causador do problema. Alguns também alegam que os aparelhos podem detectar se alguém é alérgico ou sensível a alimentos, vitaminas e/ou outras substâncias. O procedimento, chamado eletroacupuntura de Voll (EAV), eletrodiagnóstico ou rastreamento eletrodermal, iniciou-se no final da década de 1950 com Reinhold Voll, M.D., um médico da antiga Alemanha Ocidental, que desenvolveu o aparelho original. Modelos subseqüentes incluem o Vega, Dermatron, Accupath 1000 e Interro.

Os proponentes alegam que estes aparelhos medem distúrbios no fluxo da "energia eletromagnética" ao longo do "meridianos de acupuntura" do corpo. Na verdade, eles são galvanômetros extravagantes que medem a resistência elétrica da pele do paciente quando tocada por uma sonda. Todo aparelho contém uma fonte de baixa tensão. Um cabo vai do aparelho a um cilindro de bronze coberto por uma gaze úmida, que o paciente segura em uma mão. Um segundo cabo está conectado a uma sonda, com a qual o operador toca os "pontos de acupuntura" no pé ou na outra mão do paciente. Isto fecha um circuito e o aparelho acusa a corrente elétrica. A informação é então retransmitida para um medidor que fornece uma medição. O número depende da força com a qual a sonda é pressionada contra a pele do paciente. Versões recentes, como o Interro, emitem sons e permitem a leitura em uma tela de computador. O tratamento selecionado depende da esfera de atuação do profissional e pode incluir acupuntura, mudanças na dieta e/ou suplementos de vitamina, bem como produtos homeopáticos. Agências reguladoras apreenderam diversos tipos de aparelhos de eletroacupuntura mas não têm feito um esforço sistemático para retirá-los do mercado.

Para maiores informações a respeito desses aparelhos e fotos de alguns deles, clique aqui. Se você encontrar um aparelho assim, por favor leia este artigo e relate o aparelho ao comitê de licenciamento estadual do profissional, ao procurador geral do estado, ao Federal Trade Commission, ao FBI, ao National Fraud Information Center e qualquer companhia de seguro para a qual o profissional enviou alegações que envolvam o uso do aparelho. Para o endereço destas agências, clique aqui. [Nos Estados Unidos]

"Pesquisa" Inexpressiva
Uma vez que muitos remédios homeopáticos não contêm nenhuma quantidade detectável de ingrediente ativo, é impossível testar se eles contêm o que seus rótulos dizem. Ao contrário da maioria das drogas potentes, eles não provaram por meio de testes clínicos duplo-cego serem eficazes contra doenças. Na verdade, a grande maioria dos produtos homeopáticos sequer foram alguma vez testados.

Em 1990, um artigo no Review of Epidemiology analisou 40 ensaios randomizados que tinham comparado o tratamento homeopático com o tratamento padrão, com um placebo ou nenhum tratamento. Os autores concluíram que todos exceto três dos ensaios tinham grandes falhas de metodologia e que somente um daqueles três tinha relatado um resultado positivo. Os autores concluíram que não há nenhuma evidência de que o tratamento homeopático tenha qualquer valor superior a um placebo [2].

Em 1994, a revista Pediatrics publicou um artigo alegando que tinha sido demonstrado que o tratamento homeopático era eficaz contra casos brandos de diarréia entre crianças nicaragüenses [3]. A alegação foi baseada na constatação de que, em certos dias, o grupo "tratado" teve menos fezes amolecidas que o grupo placebo. Entretanto, Sampson e Londom apontaram: (1) o estudo usou um diagnóstico e um esquema terapêutico não confiáveis e não comprovados, (2) não houve nenhuma proteção contra a adulteração do produto, (3) a seleção do tratamento foi arbitrária, (4) os dados foram agrupados de maneira incomum e continham erros e inconsistências, (5) os resultados tinham significado clínico questionável, e (6) não trouxe significado algum em termos de saúde pública porque o único remédio necessário para diarréias brandas na infância é a ingestão adequada de líquidos para prevenir ou corrigir a desidratação [4].

Em 1995, a Prescrire International, uma revista francesa que avalia produtos farmacêuticos, publicou uma revisão de literatura que concluiu:

Como os tratamentos homeopáticos são geralmente usados em condições que apresentam resultados variáveis ou que mostram recuperação espontânea (daí sua sensibilidade a efeito placebo), muitos consideram que esses tratamentos têm um efeito em alguns pacientes. Entretanto, apesar do grande número de ensaios comparativos realizados até esta data não há nenhuma evidência de que a homeopatia seja de algum modo mais eficaz que a terapia com placebo dada em condições idênticas.

Em dezembro de 1996, um extenso relatório foi publicado pelo Homoeopathic Medicine Research Group (HMRG), uma mesa-redonda com especialistas convocada pela Commission of the European Communities. A HMRG incluiu pesquisadores médicos homeopatas e especialistas em pesquisa clínica, farmacologia clínica, bioestatística e epidemiologia clínica. Seu objetivo era avaliar trabalhos publicados e não publicados de ensaios controlados com tratamentos homeopáticos. Após examinar 184 trabalhos, os integrantes da mesa-redonda concluíram: (1) somente 17 foram suficientemente bem planejados e relatados para que valesse a pena levá-los em consideração; (2) em alguns desses ensaios, abordagens homeopáticas podem ter exercido um efeito maior que o placebo ou que a ausência de tratamento; e (3) o número de participantes nestes 17 ensaios foi pequeno demais para que se possa tirar qualquer conclusão sobre a eficácia do tratamento homeopático para qualquer condição específica [5]. Simplesmente colocado: A maioria da pesquisa homeopática é imprestável e nenhum produto homeopático comprovou eficácia para qualquer propósito terapêutico. O National Council Against Health Fraud adverte que "a natureza sectária da homeopatia suscita questões sérias a respeito da honestidade dos pesquisadores homeopatas." [6]

Em 1997, um distrito sanitário de Londres decidiu interromper o pagamento de tratamentos homeopáticos após concluir que não havia evidência suficiente para apoiar seu uso. Os distritos sanitários de Lambeth, Southwark e Lewisham encaminharam mais de 500 pacientes por ano ao Royal Homoeopathic Hospital em Londres. Os médicos da saúde pública daquele distrito revisaram a literatura científica publicada como parte de um movimento geral voltado para que se adquira somente tratamentos baseados em evidências. O grupo concluiu que muitos dos estudos eram metodologicamente falhos e que pesquisas recentes produzidas pelo Royal Homoeopathic Hospital não contêm nenhuma evidência convincente de que a homeopatia ofereça benefício clínico [7].

Os proponentes anunciam aos quatro ventos os poucos estudos "positivos" como prova de que a "homeopatia funciona." Mesmo se seus resultados puderem ser consistentemente reproduzidos (o que parece improvável), o máximo que o estudo de um único remédio para uma única doença poderia provar é que o remédio é eficaz contra aquela doença. Não validaria as teorias básicas da homeopatia ou provaria que o tratamento homeopático é útil para outras doenças.

O efeito placebo pode ser poderoso, é claro, mas o benefício potencial de aliviar sintomas com placebos deveria ser pesado contra o dano que pode resultar por confiar em -- e desperdiçar dinheiro com -- produtos ineficazes. A remissão espontânea também é um fator na popularidade da homeopatia. Acredito que a maioria das pessoas que dão crédito a um produto homeopático por sua recuperação teriam passado igualmente bem sem ele.

Os homeopatas estão trabalhando duro para terem seus serviços cobertos pelo seguro-saúde dos EUA. Eles alegam proporcionar uma assistência à saúde que é mais segura, suave, "natural" e menos dispendiosa que a assistência convencional -- e mais preocupada com a prevenção. Todavia, o fato é que os tratamentos homeopáticos não previnem nada e muitos dos líderes norte-americanos da homeopatia são contras as vacinas. Também pouco elogioso, um relato da Conferência de 1997 do National Center for Homeopathy que descreveu como um médico homeopata tem sugerido usar produtos homeopáticos para auxiliar a prevenir e a tratar doenças coronarianas. De acordo com o artigo, o palestrante recomendou vários produtos 30C e 200C como alternativas para a aspirina ou para drogas que reduzem o colesterol, sendo que os últimos reduzem comprovadamente a incidência de ataques cardíacos e derrames [8].

Comércio Ilegal
Em uma pesquisa conduzida em 1982, FDA encontrou alguns produtos sem receita sendo comercializados para doenças graves, incluindo doenças cardíacas, desordens renais e câncer. Um extrato de tarântula estava sendo indicado para esclerose múltipla; um extrato de veneno de cobra para o câncer.

Durante o ano de 1988, o FDA agiu contra companhias que estavam vendendo "adesivos dietéticos" [patches] com alegações falsas que eles poderiam suprimir o apetite. A maior destas companhias, a Meditrend International, de San Diego, instruiu os usuários a colocarem 1 ou 2 gotas de uma "solução homeopática para o controle do apetite" em um adesivo e usá-lo todos os dias afixado em um "ponto de acupuntura" no punho para "bio-eletricamente" suprimir o centro de controle do apetite no cérebro.

O comerciante de produtos homeopáticos mais espalhafatoso da América parece ser a Biological Homeopathic Industries (BHI) de Albuquerque, Novo México, que, em 1983, enviou um catálogo de 123 páginas para 200 mil médicos por todo o país. Seus produtos incluíam o BHI Anticancer Stimulating, BHI Antivirus, BHI Stroke, e 50 outros tipos de tabletes com alegações de que eram eficazes contra doenças graves. Em 1984, o FDA obrigou a BHI a parar de distribuir diversos dos produtos e atenuar suas alegações para os outros. Entretanto, a BHI continuou a fazer alegações ilegais. Seu 1991 Physicians' Reference ("para uso somente por profissionais da área da saúde") inapropriadamente recomendava produtos para insuficiência cardíaca, sífilis, insuficiência renal, visão embaçada e muitos outros problemas graves. O departamento de publicidade da companhia publica trimestralmente o Biological Therapy: Journal of Natural Medicine, o qual regularmente contém artigos com alegações questionáveis. Um artigo na edição de abril de 1992, por exemplo, listava "indicações" para o uso dos produtos BHI e Heel (distribuídos pela BHI) para mais de cinqüenta problemas -- incluindo câncer, angina pectoris e paralisia. E edição de outubro de 1993, devotada ao tratamento homeopático de crianças, incluía um artigo recomendando produtos para infecções bacterianas agudas de ouvido e amígdalas. O artigo é descrito como seleções dos seminários da Heel que ocorreram em diversas cidades proferidos por um homeopata de Nevada que também atuava como editor médico da Biological Therapy. Em 1993, a Heel publicou um livro em brochura de 500 páginas descrevendo como usar seus produtos para tratar cerca 450 problemas [9]. Doze páginas do livro cobrem "Neoplasias e fases neoplásticas da doença." (Neoplasia é um termo médico para tumor.) Em março de 1998, durante um convenção osteopática em Las Vegas, Nevada, um expositor da Heel distribuía cópias do livro quando pediam por informações detalhadas de como usar os produtos da Heel .

Entre outubro de 1993 e setembro de 1994, o FDA publicou cartas de advertência para quatro fabricantes homeopáticos:


A BHI foi ordenada a interromper alegações de que o BHI Cold, que contem enxofre e pulsatila, era eficaz contra caxumba, coqueluche, doenças respiratórias crônicas, herpes zoster, todas as infecções virais e sarampo. Além disso, quando combinado com outro remédios BHI, tem sido ilegalmente alegado como eficaz contra otite, pleurite, bronquite ou pneumonia, conjuntivite e traqueíte.
Botanical Laboratories, Inc., que distribuía os produtos Natra-Bio, foi ordenada a parar de alegar que o BioAllers era um remédio homeopático para aliviar sintomas de alergia devido a pólen, pelo de animais, bolor, mofos e poeira. Os produtos eram promovidos como homeopáticos ainda que alguns ingredientes não estavam na Farmacopéia Homeopática.
L.B.L.-Bot.Bio.Hom.Corp, de Roosevelt, Nova York, foi ordenada a interromper alegações falsas de que os produtos podiam prevenir a AIDS, reduzir o colesterol, curar o diabetes e outros distúrbios pancreáticos, e distúrbios sangüíneos cancerígenos.
Nutrition Express, de Houston, Texas, foi advertida de que os produtos que estava comercializando para o alívio temporário de infecções, desordens hepáticas menores, desordens linfáticas, e desconfortos menstruais foram rotulados erroneamente porque seus rótulos ou embalagens incluíam declarações de que os produtos eram comercializados com a intenção de serem usados para curar ou prevenir doenças.

É Necessária uma Maior Regulação
Até onde posso dizer, o FDA nunca reconheceu qualquer remédio homeopático como seguro e eficaz para qualquer propósito médico. Em 1995, entrei com um pedido pelo Freedom of Information Act que declarei:

Estou interessado em saber se o FDA: (1) recebeu evidência de que algum remédio homeopático, agora comercializado neste país, seja eficaz contra alguma doença ou problema de saúde; (2) concluiu que algum produto homeopático agora comercializado nos Estados Unidos seja eficaz contra algum problema de saúde; (3) concluiu que remédios homeopáticos são geralmente eficazes; ou (4) concluiu que remédios homeopáticos são geralmente ineficazes. Por favor me enviem cópias de todos os documentos em sua posse que tratem dessas questões [10].

Um funcionário do Center for Drug Evaluation and Research do FDA respondeu que várias dezenas de produtos homeopáticos foram aprovados muitos anos atrás, mas essas aprovações foram retiradas por volta de 1970 [11]. Em outras palavras, após 1970, nenhum remédio homeopático tem a aprovação do FDA como "seguro e eficaz" para seu uso pretendido.

Se o FDA exigisse que os remédios homeopáticos comprovassem sua eficácia de modo a permanecerem comercializáveis -- usando o mesmo padrão que é aplicado para outras categorias de drogas -- a homeopatia encararia a extinção nos Estados Unidos. Entretanto, não há nenhuma indicação de que a agência esteja considerando isto. Os funcionários do FDA consideram a homeopatia como algo relativamente benigno (comparado, por exemplo, com os produtos sem fundamentos vendidos para o câncer e AIDS) e acreditam que outros problemas deveriam ser prioritários. Se o FDA atacasse a homeopatia com força demais, seus proponentes poderiam até mesmo persuadir um Congresso susceptível a lobby a salvá-la. Apesar deste risco, o FDA não deveria permitir que produtos sem valor sejam comercializados com alegações de que eles são eficazes. Tampouco deveria continuar a tolerar a presença de charlatanescos aparelhos de "eletrodiagnósticos" no mercado.

Em agosto de 1994, quarenta e dois críticos proeminentes do charlatanismo e da pseudociência pediram para agência restringir a venda dos produtos homeopáticos. A petição pedia que o FDA iniciasse o procedimento de estabelecimento de regras para exigir que todas drogas homeopáticas vendidas sem prescrição satisfizessem os mesmo padrões de segurança e eficácia que drogas sem prescrição não homeopáticas. Também pediram uma advertência pública de que apesar do FDA permitir a venda de remédios homeopáticos, não os reconhece como eficazes. O FDA ainda não respondeu a petição. Entretanto, em 3 de março de 1998, em um simpósio patrocinado pela revista Good Housekeeping, o ex-Comissário do FDA David A. Kessler, M.D., J.D., reconheceu que os remédios homeopáticos não funcionam mas que ele não tentou proibi-los porque sentia que o Congresso não apoiaria uma proibição formal [12].

Nota: Gostaríamos de localizar pessoas que adquiriram um produto homeopático durante o ano passado e concluiu que o produto não funciona como apresentado na embalagem ou em qualquer anúncio. Por favor entre em contacto conosco (em inglês) se você teve tal experiência. (ou em português)

Referências
Kaufman M. Homeopathy in America. Baltimore, 1971, The Johns Hopkins University Press.
Hill C, Doyon F. Review of randomized trials of homeopathy. Review of Epidemiology 38:139-142, 1990.
Jacob J and others. Treatment of childhood diarrhea with homeopathic medicine: a randomized clinical trial in Nicaragua. Pediatrics 93:719-725, 1994.
Sampson W, London W. Analysis of homeopathic treatment of childhood diarrhea. Pediatrics 96:961-964, 1995.
Homoeopathic Medicine Research Group. Report. Commission of the European Communities, December 1996.
NCAHF Position Paper on Homeopathy. Loma Linda, CA.: National Council Against Health Fraud, 1994.
Wise, J. Health authority stops buying homoeopathy. British Medical Journal 314:1574, 1997.
Hauck KG. Homeopathy and coronary artery disease. Homeopathy Today 17(8):3, 1997.
Biotherapeutic Index. Baden-Baden, Germany: Biologishe Heilmittel Heel GmbH, 1993.
Barrett S. Letter to FDA Office of Freedom of Information, Feb 7, 1995.
Davis H. Letter to Stephen Barrett, M.D., April 24, 1995.
Kessler DA. Panel discussion on herbal dietary supplements. Consumer Safety Symposium on Dietary Supplements and Herbs, New York City, March 3, 1998.
Tópicos Relacionados
Aparelhos Charlatanescos de "Eletrodiagnóstico" Usados para Selecionar Remédios
Guia de Política de Concordância do FDA 7132.15 para Produtos Homeopáticos [I]
Homeopatia e Seus Delírios Afins (Ensaio de Oliver Wendell Holmes, 1842) [I]
Homeopatia e Ciência: Um Olhar Mais de Perto [I]
Petição para Proibir o Comércio de Produtos Homeopáticos (nos EUA) [I]
Por Que Alegações Extraordinárias Exigem Provas Extraordinárias
Medicina Alternativa e as Leis da Física [I]
Novo Livro Recomendado: Homeopathy: What Are We Swallowing? [I]
Livro de Samuel Hahnemann: Organon of Medicine [I]
A Avaliação Científica da Homeopatia (inclui sumário de pesquisa) [I]
A Homeopatia na Encruzilhada
A Homeopatia Funciona?

Resposta do Leitor
De um californiano que realiza seminários ensinando pessoas "como reduzir o estresse encontrando seus padrões respiratórios naturais":
Eu tenho minha mente muita aberta. Eu usaria drogas, cirurgia o que quer que fosse necessário . . . mas acho que o homeopatia tem valor e a palavra "embuste" é contraprodutiva e preconceituosa. Acho que você não tem pesquisado os muitos estudiosos ao redor do globo que estão pesquisando a perspectiva biológica quântica. Alguns biofísicos importantes estão chegando ao conhecimento de que existem campos subatômicos que interpenetram e estruturam o nível molecular. Estes campos podem diretamente estar relacionados com a maneira de como a homeopatia funciona. VOCÊ NÃO PRECISA DE NENHUMA MOLÉCULA DA SUBSTÂNCIA NO REMÉDIO PARA AFETAR ESTES CAMPOS SUBJACENTES. UM CAMPO DE ONDAS SUBATÔMICAS QUE É TRANSPORTADA PELA ÁGUA OU AÇÚCAR NO REMÉDIO ESTÁ INTERAGINDO COM OS CAMPOS SUBATÔMICOS SUBJACENTES A MATÉRIA FÍSICA DO PACIENTE. O problema é que nossa tecnologia limitada somente pode medir uma banda limitada do espectro de energia. NÓS NÃO SOMOS TÃO AVANÇADO COMO CIVILIZAÇÃO. FIQUE DE OLHO NAS NOTÍCIAS.

De um entusiasta de homeopatia não identificado:
Homeopatia funciona e você simplesmente tem a mente muito fechada para entender que este mundo é constituído de mais coisas que as simples naturezas físicas e químicas. Você faz vistas grossas a natureza espiritual e energética. Você é o charlatão!

De um investigador criminal aposentado:
Práticas homeopáticas tendem a ser provenientes das raízes bíblicas da boa medicina natural. Há milhões que lutarão contra qualquer intromissão sobre a homeopatia e seus princípios. Deus tenha piedade de seus perseguidores.

De outro entusiasta da homeopatia:
Que triste monte de merda mascarada de ciência é seu artigo. De que companhia farmacêutica você é testa de ferro? Você sabe quantas pessoas morrem a cada ano como resultado de drogas prescritas "cientificamente validadas"? Quantas pessoas você mata (quer dizer trata) a cada semana? Deve aborrecê-lo que a homeopatia está fazendo um grande ressurgimento no mundo todo e tratando com segurança doenças iatrogênicas e "incuráveis". Devemos fazer um site para encorajar as pessoas a processarem médicos e companhias farmacêuticas por efeitos colaterais prejudiciais, mentiras e assassinatos. Será um gigantesco contra-golpe para o charlatanismo médico estabelecido.

P.S. Oh, quase me esqueci -- FODA-SE!!!