12.05.2008

Garantia da Qualidade / Validação / GMP (Republicando)

Com a GMP - Validação - Garantia da Qualidade, chegamos ao triângulo que hoje em dia parece indissolúvel. Se o consumidor pode ficar tranqüilo em relação ao medicamento que está adquirindo, a Indústria também ganha, e muito, colocando isso em prática. Como? Através da redução de perdas na fabricação, reduzindo a incidência de desvios de processo, adquirindo bases sólidas para melhorias contínuas, reduzindo estoques, racionalizando o processo, tornando-o reprodutível.
Qualidade é a principal meta a ser alcançada na Indústria e, portanto, todos devem ser responsáveis por ela.
Todas a ações comprovadas e documentadas na política e no manual da qualidade da empresa, assegurando ao cliente que o produto a ser comercializado (neste caso, um medicamento) tem pureza e identidade comprovadas e que sua eficácia e segurança estão garantidas.
Validamos para assegurar a qualidade. Baseando - se na GMP (Boas Práticas de Fabricação). Estas formam um conjunto de normas que regulamentam a fabricação de um produto. A validação deverá ser o registro documentado de testes e procedimentos de fabricação do produto, obviamente baseado na GMP, isto é, proporcionando um alto grau de segurança. Um determinado processo torna-se confiável ao ser validado, portanto, produzirá consistentemente um bem dentro das especificações e atributos de qualidade pré-determinados.
Mas não é nada simples validar. Requer, antes de tudo, pessoal altamente capacitado e sempre atualizado, para não ser dispendioso para a Indústria, nem demorado. É preciso definir responsabilidades, formar uma equipe multidisciplinar de validadores, com farmacêuticos, químicos, engenheiros para implantar o programa de validação e dar continuidade ao mesmo com melhorias constantes.
Os responsáveis pelo programa devem fazer parte de um grupo coordenado pela Garantia da Qualidade, que deve ser formados por técnicos altamente qualificados e conduzido de forma imparcial, com reconhecimento e consentimento da alta direção da empresa. Esta equipe irá validar: métodos analíticos, qualificar instalações e equipamentos, limpeza, processos e sistemas computadorizados, processos de fabricação, entre outros.
Finalmente é estabelecido o protocolo de validação, que é o produto documentado da validação.
Validou-se e pronto, acabou o serviço?.Não.
Na verdade, não acaba nunca? A tendência é diminuir? Mas se as GMP estão constantemente sendo aprimoradas, a validação também será.

Antonio Brandão

Ervas e plantas medicinais e suas utilidades


Ervas e plantas medicinais e suas utilidades

Plantas com propriedades medicinais, muitas são benéficas e outras, dependendo do caso não surtem nenhum efeito ou podem trazer prejuizos para sua saúde. Consulte um profissional da área de saúde.

ABACATEIRO “Persea Gratíssima”: Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante.

AGRIÃO “Sisymbrium nasturtium”: Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anti-caspa, diminui e queda de cabelos, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, anti-inflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescurbútico.

ALCACHOFRA “Cynara sculymus” Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. Evitar na lactação.

Fonte: Arteblog

ALECRIM “Rosmarinus officinalis” Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, asma, gripe. Em banhos alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a 10 gr. por litro.

ALFAFA “Medicago sativa” Suplemento alimentar, rica em vitamínas (K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente.

ALFAVACA “Occimum basilicum” Tem poder antisséptico, cura feridas e hematomas. ALFAZEMA “Lavandula officinalis” Poderoso antisséptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, anti-depressiva, sedativa e analgésica. É ainda desodorante, purificante e ótimo repelente de insetos.

ALHO “Alium sativum” Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, antiséptico pulmonar, antinflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetártio, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosi-dade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.

ANDIROBA “Carápa guaiananensis” Semente amazônica que serve como repelente e como reconstituite celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes.

ARNICA “Arnica do Campo” Poderoso antinflamatório, tônico estimulante, antisséptica e analgésica. Um fitocom-plexo que bloqueia a inflamação causada por traumatismos e reabsorve as células necróticas. Indicado em contusões, entorses, hematomas e traumatismos, flebites, furúnculos e até mesmo afecções bucais.

ARRUDA “Ruta Graveoleons” A RUTINA (principio ativo) aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado especialmente nos reumatismos, nevralgias, verminoses e problemas respiratórios, sua inalação abre os brônquios. É emenagoga, antiespasmódica e estimulante.

AVENCA “Adiantum capillus-veneris” Tem ação protetora sobre peles sensíveis e age contra queda de cabelos. Combate males respiratórios como bronquite e tosse com catarro.

BARBATIMÃO “Stryphnodendron barbatiman” Rica em tanino. Usa-se externamente reduzindo a pó e aplicado sobre úlceras, impingens e hérnias (20 gramas cozidas em meio litro da água, em banhos e lavagens). Internamente como tônico, cozinhando a casca para combater hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias.

BOLDO CHILENO “Peomus boldus” Poderoso digestivo e hepático, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hipoacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda.

CABELO DE MILHO “Zea Mays” Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.

CALÊNDULA “Calendula officinalis” Famoso por ser antialérgica e cicatrizante, ainda cura e diminui a gastrite e a úlcera duodenal, pois tem ação antitumoral. O ácido oleanóico suaviza e refesca peles sensíveis e queimadas pelo sol. Favorece a regeneração de tecidos danificados e é antisséptico.

CAMOMILA “Matricaria chamomilla” De origem egipcia, tem propriedades calmantes, digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti inflamatório, podendo reconstiuir a flora intestinal.

CARVÃO VEGETAL: O carvão vegetal de madeira mole e não resinosa, é utilizadas desde o antigo Egito com fins mediciniais. Por ser altamente absorvente, é empregada na eliminação de toxinas, em casos de envenenamento ou intoxicação. Por sua rapidez na ação era utilizado pelos índios em picadas de cobras e aranhas. Uso interno e externo.

CARQUEJA: “Baccharis triptera” Exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, limpa as toxinas do sangue, além de ser um ótimo hipoglicemiante. Indicado em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e prisão de ventre.

CAVALINHA: “Equisetum arvensis” Anti-inflamatório, adstringente, e revitalizante. Indicado no trato de problema genital e urinário, menstruação excessiva. Age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Repõe o silício perdido no emagrecimento.

CENTELLA ASIÁTICA: “Hidrocotile asiática” O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenecer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.

CHAPÉU DE COURO: “Equinodorus macrophyllus” Depurativo muito conhecido nas terapias de pele, tem efeito laxativo e estimulante da bílis. Pela ação nos rins e fígado reduz o ácido úrico e o reumatismo.

CIPO CABELUDO: “Mikania hirsutíssima” Indicado em cólicas menstruais, nefrites, reumatismo e inflamações da bexiga.

CIPÓ MIL HOMENS: “Aristolochia brasiliensis” Estimulante dos rins, fígado e baço, ameniza cólicas intestinais e a febre. Tem ação emenagoga, por isso não é indicado na gravidez. Cura picadas de cobras, ingerindo e aplicando a planta moída sobre o ferimento.

CONFREI “Symphytum asperrimum” Ótimo cicatrizante, que não convém ingerir, pois contém propriedades tóxicas. A INFUSÃO forte deve ser usado em COMPRESSAS, para acabar com irritações e espinhas na pele, ajuda na cicatrização de queimaduras e feridas.

DENTE DE LEÃO “Taraxacum officinalis” Tônico hepático, diurético e depurativo do sangue, age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Fortifica os nervos, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar tres xícaras, sem adoçantes.

ENDRO “Anethum graveolens” Combate ânsias de vômitos, cura inflamações de garganta. Ameniza flatulência, cólicas intestinais e de estômago.

ERVA BALEEIRA/SALICÍNIA “Cordia verbenácea” Anti-inflamatória, cicatrizante, tem a propriedade de remover hematomas.

ERVA CIDREIRA “Melissa officinalis” Tranquilizante e sedativa, induz ao sono e permite o controle das emoções. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O mirceno é o responsável pelo seu papel analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.

ERVA DE BICHO “Polygonum acre” Tem efeito circulatório, ameniza hemorragias, hemorróidas e varizes. Melhora o desempenho cerebral e o raciocínio.

ERVA SANTA MARIA/MENTRUZ “Chenopodium ambrosioides” Cura indigestão, hemorróidas, varizes, facilita a menstruação, a circulação e combate doenças nervosas.

ERVA DE BUGRE “Casearia sylvestris” Emagrecedor, diurético, anticolesterol, diminue inchaço das pernas, estimula a circulação e o coração. Útil em doenças de pele, mordidas de cobras e aranhas.

ERVA DE SÃO JOÃO “Agerathum conyzoides” Anti-febril, muito eficiente contra dores de estômago, cólicas e gases. Não confundir com “Herb San John”(Hipérico).

ERVA DOCE “Pimpinella anisum” Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.

ESPINHEIRA SANTA “Maytenus ilicifolia” Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funções gastrointestinais, é ainda antisséptica e cicatrizante. No final da década de 80, a Central de Medicamentos (Ceme) divulgou um estudo oficial em que comprova as propriedades terapêuticas desta erva.

EUCALIPTO AROMÁTICO “Eucaliptus globulos” Poderoso aintiséptico, é indicado para uso em inalações, para problemas pulmonares, bronquite, asma, inflamações da garganta.

FÁFIA Pfaffia Paniculata: GINSENG BRASILEIRO: Tem uma longa lista de indicações medicinais. É tida como rejuvenecedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao stress, tem grande sucesso no Japão. Há quinze anos vem sendo alvo de extração predatória. A reposição é difícil pois o princípio ativo é encontrado unicamente na raiz. Estima-se que o período entre coletas deva ser de, aproximadamente, cinco anos. É o tempo necessário ao amadurecimento da planta e ao desenvolvimento de seu princípio ativo.

GARRA DO DIABO “Harpagophytum procumbens” Anti-inflamatório de origem africana, nasce apenas nos desertos, é indicada contra reumatismo, diabetes, arteriosclerose (melhora a flexibilidade das artérias) e doenças do fígado.

GENCIANA “Gentiana lutea” Estimulante digestivo, depurativa, indicada na falta de apetite, anorexia, problemas gastrointestinais. É contra indicado em casos de úlcera gástrica.

GENGIBRE “Zingiber officinalis” Estimulante gastrointestinal, é ainda um bom anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.

GINKGO BILOBA: Árvore considerada um fóssil vivo, ancestral do carvalho, é mencionada nos escritos chineses de 2800 anos A.C. e considerada sagrada no Oriente. Tem ação preventiva e curativa na oxidação das células e no envelhecimento. Estimulante da circulação, diminui a hiperagregação plaquetária, evitando tromboses. Indicado ainda contra micro varizes, artrite e cansaço nas pernas.

GUACO “Mikania glomerata” Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de resfriados e bronquite, amenizando inflamações de garganta.

GUAÇATONGA “Casearia sylvestris” Emagrecedor, diminue o colesterol, o cansaço das pernas. Estimulante da circulação, usada em doenças de pele, picadas de cobras e aranhas.

GUARANÁ “Paullinia cupana” Os índios Maués a chamam de Paullinia cupana, da Amazônia, um extraordinário estimulante, que dá energia física ao organismo. Contém muita cafeína. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais, e é afrodisíaco.

GUINÉ “Petiveria tetrandra” Indicada para dor de cabeça, enxaqueca, falta de memória e problemas nervosos. Eficaz antídoto ao veneno de cobra e abortivo.

HAMAMELIS “Hamamelis virginica” Contendo essencialmente tanino, tem ação adstringente e vasocostritora, diminui as secreções e ativa a circulação. Muito utilizada como shampoo, pois ativa a circulação da pele e evita queda de cabelos.

HORTELÃ JAPONESA “Mentha arvensis” Calmante, antisséptico e descongestionante. Elimina gases e é sedativo do estômago (faz cessar os vômitos). A TINTURA alivia enchaquecas e irritações da pele, em aplicações locais. A INFUSÃO feita com 20 grs. para meio litro de água, em forma de INALAÇÃO, descongestiona as vias respiratórias.

IPÊ ROXO “Tabebuia impetiginosa” Antibiótico natural, ficou famoso por suas propriedades analgésicas e anticoagulante é ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. O Ipê-Roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A árvore do Ipê-roxo é alta e tem como característica as flores tubulares arroxeadas. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca.

JABORANDI “Pilocarpus jaborandi” Tem como princípio ativo o alcalóide Pilocarpina, que age nas glândulas salivares e sudoríferas. Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Tem efeito semelhante ao da Espinheira Santa. É encontrado em uma região de solo e clima bem característicos. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça. Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o Jaborandi em sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo. Há anos, a planta vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Não existem planos para reposição dos exemplares retirados da região. As poucas áreas de cultivo regular são controladas por laboratórios estrangeiros.

JASMIM “Gardenia jasminoides” Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.

JATOBÁ “Hymenaea courabril” Fortificante usado contra doenças pulmonares. Cura cistite (não infecciosa).

JURUBEBA “Solanum paniculatum” Estimulante das funções digestivas, do fígado e baço. Indicado em casos de insuficiência hepática e prisão de ventre.

LARANJEIRA “Citrus aurantium” Ótimo contra gripes e refriados, pois é depurativo e sudorífico, tem vitaminas e sais minerais.

LOURO “Laurus nobilis” Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago.

LOSNA “Artemisia absinthum” Amargo estimulante gástrico, aumenta o apetite e é afrodisíaco. Mas em doses altas pode se tornar um psicoestimulante. Indicado contra doenças nervosas e falta de apetite.

MARCELA/FLOR “Achyzocline satureoides” Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.

MALVA “Malva sylvestris” Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios, favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele.

MAMICA DE CADELA “Zanthoxylon rhoifolium” Indicado contra problemas de pele, contra picadas de insetos e cobras.

MANJERICÃO: “Ocimum basilicum” Digestivo que elimina gases.

MARACUJÁ “Passiflora alata” A Passiflora tem ação tranquilizante, antiespasmódica e diurética. Indicada em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Contra-indicado em pressão baixa.

MARAPUAMA “Ptychopetalum olacoides” De origem amazônica é afrodisíaco. Seu alcalóide, tem ação estimulante do sistema nervoso central, é anti-depressivo e é indicada em casos de esgotamento físico e impotência sexual.

MASTRUÇO “Lepidium sativum” Depurativo muito empregado em doenças pulmonarias, como pneumonia, bronquite e raquitismo. Tira hematomas e cura feridas.

MIL FOLHAS/NOVALGINA “Aquiléa millefolium” Uma das ervas mais importantes e poderosa da farmacopéia. O chá é bom para baixar febre, aliviar dores, reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estômago e fígado. A infusão forte transformada em cubos de gêlo, deve ser aplicado sobre hemorróidas. Em temperatura morna em banhos de assento contra problemas ginecológicos.

NOGUEIRA “Juglans regia” O chá das folhas limpa e fortalece o sangue, as nozes são ótimo alimento para os nervos, cérebro e crescimento. Embeber os cabelos em infusão das cascas das nozes escurece os cabelos brancos.

NÓZ MOSCADA “Myristica fragans” Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.

OLIVEIRA “Olea europaea” Estimulante do apetite, o chá das azeitonas também são usado para subir a pressão, dilata as veias, desinflama a boca e garganta.

PATA DE VACA: “Bauhinia forficata” Poderoso hipoglicemiante, indicado em diabetes e elefantíase, com muito sucesso.

PAU PRA TUDO “Cinamodendron axilare” Afrodisíaco, muito indicado contra diabetes.

PAU TENENTE “Quassia amara” Indicado em males do estômago e diabetes, baixa a taxa de açúcar no sangue, também age contra a malária e febre amarela. Lavar a cabeça com o chá elimina piolhos.

PEDRA UME CAÁ “Myrcia sphaerocarpa” De origem amazônica, goza da fama de Insulina Vegetal, empregada no tratamento do diabetes baixando a taxa de açúcar e colesterol.

PICÃO BRANCO “Galinsoga parviflora” Digestivo muito usada em dores de estômago, males do fígado, icterícia e outras infecções do aparelho disgestivo.

PICÃO PRETO “Bidens pilosa” Digestivo que também ajuda a remover pedras na vesícula e rins, dores de barriga. Ameniza o diabetes.

PITANGUEIRA “Stenocalys michelli” Muito utilizada contra diarréia em crianças, bronquite, febre e ainda abaixa a pressão. É calmante infantil e bom para os nervos.

POEJO “Mentha pylegium” Bom para gripes e resfriados mas seu limite de consumo é de duas xícaras ao dia.

QUEBRA PEDRA “Phylantus niruri” Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.

ROMÃ/CASCAS ”Punica granathum” Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.

SABUGUEIRO “Sambucus nigra” Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, calculos renais e toxinas do sangue.

SALVIA “Salvia officinalis” Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação antiséptica, adstrigente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. É contra indicado em gravidez e lactação.

SALSSAPARILHA “Smilax salsaparrilha” Depurativo do sangue, combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga.

SASSAFRÁZ “Ocotea preciosa” Elimina dores ósseas. Ajuda a eliminar intoxicação por metais.

STÉVIA “Stevia rebaudiana” Um doce presente da Natureza, que analizado em laboratório mostrou ser 300 vezes mais doce que açúcar de cana. Não tem calorias e ainda é diurética. Muito indicada aos diabéticos.

TANCHAGEM “Plantago major” Uma das plantas de maior valor medicinal e veterinário. Age como bactericida sobre as vias respiratórias em casos de inflamações, destruindo microorganismos e limpando secreções. Indicada também em casos de diarréias e hemorragias pós-parto. Usar infusão de 30 gramas para cada litro de água.

UNHA DE GATO “Acacia plumosa” Famoso antireumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usada contra doenças venéreas.

URTIGA “Urtica dioica” Utilizada no passado na indústria têxtil, foi descoberta como medicamento no início do século 20. De ação vasocostritora e depurativa, a urtiga é revitalizante, hipoglicemiante e tônico capilar. Melhora a circulação sanguínea. Pode provocar irritações na pele ao contato. não utilizar as sementes.

VERBENA “Verbena officinalis” Indicado contra doenças do fígado e do estômago.

Todo medicamento, mesmo feito com ervas deverá ser com indicação médica. Muitos deles tem propredades que podem trazer muitos efeitos colaterais. Portanto, consulte uma médico antes de tomar chá de alguma planta medicinal.

Fibromialgia- novidades e comentários sobre a doença


Fibromialgia

Conheça os sinais de alerta de uma doença que afecta, sobretudo, mulheres entre os 20e os 50 anos.


O que é a fibromialgia?

É uma síndrome musculoesquelética crónica, não inflamatória e de causa desconhecida. Está na origem de uma incapacidade física e emocional, por vezes grave, que atinge cerca de dois por cento da população.

Origina dor generalizada nos tecidos moles (músculos, ligamentos ou tendões), mas não afecta as articulações e os ossos.

Quais são os factores de risco?

Género - as mulheres são cinco a nove vezes mais afectadas do que os homens;
Idade – inicia-se entre os 20 e os 50 anos, sobretudo, embora também possa afectar crianças e jovens em idade escolar.
Quais são os sintomas?

Dores generalizadas, fadiga, alterações quantitativas e qualitativas do sono e perturbações cognitivas.

Como se diagnostica?

O diagnóstico é essencialmente clínico, servindo os meios complementares de diagnóstico para excluir outras doenças. Assenta, sobretudo, na presença de:

Dor musculoesquelética generalizada, ou seja, abaixo e acima da cintura e nas metades esquerda e direita do corpo;
Dor com mais de três meses de duração;
Existência de pontos dolorosos à pressão digital em áreas simétricas do corpo e com localização bem estabelecida.
Deve ser feito o diagnóstico diferencial com doenças reumáticas inflamatórias, disfunção tiroideia e patologia muscular.

Quais são os factores de risco?

São bastante amplos. Vão desde os associados com o estado de dor crónica generalizada (idade, sexo, etc.), às características da personalidade pró-dolorosa (perfeccionismo compulsivo, incapacidade de relaxamento e desfrute da vida, incapacidade para lidar com situações hostis, etc.).

Os sinais de alerta para o desenvolvimento da doença são:

História familiar da doença;
Síndroma dolorosa prévia;
Preocupação com o prognóstico de outras doenças coexistentes;
Traumatismo vertebral, especialmente cervical;
Incapacidade para lidar com adversidades;
História de depressão/ansiedade;
Sintomas persistentes de “virose”;
Alterações do sono;
Disfunção emocional significativa;
Dor relacionada com a prática da profissão.
O conhecimento destes sinais de alerta torna possível a intervenção precoce e a prevenção, evitando o agravamento da doença e o desenvolvimento de complicações.

Como é que se trata a fibromialgia?

Deve ser tratada na rede de cuidados primários de saúde (centros de saúde).

O prognóstico da doença é habitualmente bom.

Os medicamentos usados com mais eficácia são os analgésicos, os antidepressivos tricíclicos e os inibidores selectivos de recaptação da serotonina, os relaxantes musculares e os indutores do sono.

A prática regular de exercício físico também é indicada.

Por vezes são necessárias outras formas terapêuticas, bem como a intervenção da reumatologia, psiquiatria e outras especialidades médicas ou diferentes profissionais de saúde.

É uma doença que requer acompanhamento médico e avaliações periódicas relativamente à evolução das queixas e aos eventuais efeitos adversos da terapêutica. O acompanhamento depende da gravidade da fibromialgia e de outras doenças associadas.

Polêmica entre pacientes, médicos e profissionais da saúde, a fibromialgia tem sido consideravelmente diagnosticada em todo mundo e nas mais diversas especialidades científicas. Não se trata especificamente de uma doença, mas sim de uma síndrome que engloba uma série de sintomas em partes distintas do organismo. Seu método de diagnóstico não é preciso, o que faz com que ela não seja compreendida por muitos, inclusive por alguns agentes da saúde.

Para subsidiar a atuação profissional nesses casos, o autor dr. José Knoplich reuniu um extenso e detalhado estudo na obra Fibromialgia: Dor e Fadiga. É o fruto de pesquisas realizadas ao longo de quarenta anos, analisando os fatores sociais e psicossomáticos das doenças, das dores em geral e da coluna.

A fibromialgia é um distúrbio de sensibilidade à dor, que está relacionado a uma ou mais substâncias presentes no cérebro, denominadas neurotransmissores. São substâncias difíceis de medir e com diversas variações, o que dificulta o conhecimento. Além disso, seu diagnóstico é baseado na procura de onze pontos positivos dos dezoito estabelecidos pelo Colégio Americano de Reumatologia e pelo Centro Americano de Controle das Doenças. Ou seja, não é um método que possa ser comprovado por exames, como hemograma, ultra-som, radiografia, ressonância magnética etc.

A sensação de dor pode estar ligada a componentes emocionais, o que dificulta o trabalho do médico, uma vez que, em muitos casos, o paciente hesita em aderir ao tratamento antidepressivo. Com essas barreiras fica clara a necessidade de mais estudos sobre o tema. Por essa razão, o autor traz nesta edição mais opções de tratamento, principalmente com exercícios e novas formas de psicoterapia.
José Knoplich

Novidade para dor em Fibromialgia
Aconteceu, em Washington, DC, o encontro científico anual do American College of Rheumatology, e nesse evento, foi divulgado um estudo realizado pela Universidade do Kentucky, sobre a eficiência do uso do medicamento pregabalin (Lyrica) (usada em epilepsia e dores neuropáticas) para aliviar as dores na fibromialgia.

Foram oferecidas, a 1.051 participantes com fibromialgia, três doses da droga por seis semanas. No começo do estudo, eles tinham um grau de dor de 78 numa escala até 100.

Segundo os autores do estudo, mais de 60% dos participantes afirmaram ter tido uma grande diminuição de 50% na dor. Numa segunda fase, os pesquisadores selecionaram 566 desses pacientes num novo estudo de 26 semanas (um dos mais longos conduzidos até hoje), desenvolvido de forma a determinar a duração do alívio da dor, com o uso do medicamento. Metade recebeu o medicamento, metade recebeu placebo.

Um quarto dos pacientes tratados com pregabalin teve piora nas dores já no sétimo dia do estudo, comparado com os que receberam o medicamento e cuja piora só aconteceu no 34o dia. No final desse segundo estudo, pesquisadores constataram que 61% dos que receberam placebo tiveram a dor de volta, em comparação com 32% dos que tomaram pregabalin.

Os efeitos colaterais mais comuns, no uso do pregabalin são tontura, sonolência, sinusite, dores nas articulações e ansiedade.

Eu não tomo nenhum analgésico. Fibromialgia é uma condição crônica, tomar um medicamento agora, significa que com o tempo ele perde o efeito e precisa aumentar a dose, então, prefiro evitar e só tomar se, um dia não houver outra forma de controle da dor. Mas, é muito bom saber que existem possibilidades no mercado.

O que me faz bem mesmo é manter o bom humor, não me sentir “doente”, reconhecer o que existe de bom na vida, não pensar nas dores, tomar minhas vitaminas, me alimentar muito bem e tentar me exercitar o máximo que posso. Sei que a acupuntura ajuda muito, também, mas estou guardando como opção para quando precisar de um tratamento mais forte.

Com isso, acho que tenho mantido as dores sob controle. Algumas vezes dói mais, mas sei que é uma “crise” e que vai passar, acho que estou muito bem, em relação ao que vejo por aí.

Pregabalin Proves Durable Pain Relief Option For Fibromyalgia

Comentarios:
E interessante como drogas para epilepsia estao sendo usadas para o tratamento de outros disturbios tambem. Eu sofro de enxaqueca, e ha menos de um ano atras terminei um tratamento de dois anos com o Topamax, remedio usado no tratamento de epilepsia. Minhas crises reduziram consideravelmente, mas o tratamento nao foi facil. Muitos efeitos colaterais chatinhos, que depois de um tempo nao fazem mais valer o esforco…

Sabia que anti-depressivos em doses light eram ótimos para tratamento de FMS. Só que eu não posso usar nenhum anti-depressivo pois tenho bipolaridade mais pra up que pra down e qq remedinho me tira do sério. Não bebo, não uso nada que me tire do sério.

São ruídos, barulhos, multidões e multidinhas que me fazem mal. Luz excessiva. Acho que em breve os americanos vão descobrir quais as sinapses que induzem a FMS e quais remédios podem faze-la sumir. Hoje em dia não tomo nada para FMS. Tinha preconceito re. acupuntura mas vou voltar. É bom demais.

Estou numa crise horrível da fibromialgia, estou me sentindo péssima, desanimada, triste, e sem o menor estímulo para viver. Estou com dores insuportáveis e não aguento mais…
Estou fazendo buscas para tentar me ajudar, mas ta difícil…
Preciso de ajuda, preciso muito

Sou um dos mais de trezentos mil Portugueses que sofre de Fibromialgia.É uma doença que dos musculos e ligamentos da qual não se sabe muito e provoca um sofrimento fisico e psiquico terrivel. Ajudem-nos a divulgar esta doença!

PS. NÃO SE AUTOMEDIQUE

boaspraticasfarmaceuticas denuncia o absurdo das fórmulas manipuladas que são encomendadas pelo correio


BOASPRATICASFARMACÊUTICAS
ADVERTE DO RISCO DE EMAGRECER COM FÓRMULAS MÁGICAS
PREJUDICIAIS À SAÚDE
As fórmulas para emagrecer são coquetéis contendo várias substâncias que agem com o objetivo de fazer a pessoa emagrecer. Tipicamente uma fórmula para emagrecer contém 5 ou mais substâncias que podem até matar.



DAFNE FORMULAS

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2008
LISTA CMPLETA
Tabela de preços MANIPULADOS/lacrado E ORIGINAIS/DROGARIA
MODERINE 2MG 120 CPS (manipulado/frasco/lacrado) 150,00
ACOMPLIA 20 mg c/28comp lab.sanofi-aventis (rimonabanto ORIGINAL NACIONAL PILULA DA BARRIGA) 275,00
Xenical 120mg c/ 42caps roche orlistat R$ 223,43 (original/lacrado/nacional)
Xenical 120mg c/ 84caps roche orlistat R$ 408,10 (original/lacrado/nacional)
REDUFAST 20MG 30 COMP (rimonabanto/importado/lacrado) 120,00DURATESTON R$ 20,00 (original/lacrado/nacional)DECA DURABOLIN 50 MG 45,00(original/lacrado/nacional)DECA DURABOLIN 25MG 25,00(original/lacrado/nacional)
VIAGRA 50 MG C/4 COMP. 75,00 ( ORIGINAL /LACRADO/IMPORTADO)
CIALIS 20 MG C/4 COMP. 75,00 (ORIGINAL/ LACRADO)
EFEDRINA C/100 COMP. 160,00 (ORIGINAL / LACRADO)SIBUTRAMINA 15 MG 30 CAPS R$ 75,00 (BIOMAG LAB. ACHÉ) (original/lacrado/nacional)SIBUTRAMINA 15MG 30 CPS 100,00(VAZY LAB. EMS SIGMA) (original/lacrado/nacional)SIBUTRAMINA 15MG 30 CPS 150,00 (PLENTY LAB. MEDLEY) (original/lacrado/nacional)
SIBUTRAMINA 20MG 60 CPS 150,00 (MANIPULADO/FRASCO/LACRADO)FLUOXETINA 20 MG 28 CAPS R$ 50,00 (FLUOX) (original/lacrado/nacional)
FLUOXETINA 20MG 60 CPS 75,00 (manipulado/frasco/lacrado)BIOMAG LAB. ACHÉ 15MG 30 CPS 75,00(original/lacrado/nacional)VAZY LAB. EMS SIGMA 15MG 30 CPS 100,00(original/lacrado/nacional)PLENTY LAB. MEDLEY 15MG/30CPR (EMAGRECEDOR) R$ 150,00(original/lacrado/nacional)RIMONABANT 20MG 30 CPR120,00 (original/lacrado/importado)LIPOSTABIL AVENTIS 05 AMP 150,00 (original/lacrado/importado)ANFEPRAMONA 75MG 60 CAPS R$ 80,00 (MANIPULADO)ANFEPRAMONA 75MG 120 CPS 160,00 ( MANIPULADO)DIETILPROPIONA 75MG 60 CPS R$80,00 (MANIPULADO)DIETILPROPIONA 75MG 120 CPS r$ 160,00 ( MANIPULADO)FEMPROPOREX 25MG 60 CAPS R$ 80,00 ( MANIPULADO)FEMPROPOREX 25MG 120CAPS R$ 160,00 (MANIPULADO)TIRATRICOL 700MCG 60 CPS 50,00(MANIPULADO)MAZINDOL 2MG 60 CPS 80,00(MANIPULADO)MAZINDOL 2MG 120 CPS 160,00(MANIPULADO)DIAZEPAM (VALIUM/DIENPAX)10MG 60 CPS R$ 50,00 (MANIPULADO)BROMAZEPAN (LEXOTAN) 6MG 60 CPS 60,00 CLONAZEPAN (RIVOTRIL) 2MG 60 CPS 60,00(MANIPULADO)MALEATO DE MIDAZOLAN (DORMONID) 15MG 60 CPS 100,00(MANIPULADO)
SIBUTRAMINA 20MG 60 CPS 150,00 (MANIPULADO)CAFEINA 500MG 60CPS 100,00 ( MANIPULADO)
CAFEINA 500MG 120CPS 190,00 ( MANIPULADO)
CITRUS AURANTIUM 500MG 60CPS 100,00 ( MANIPULADO)
CITRUS AURANTIUM 500MG 120CPS 190,00 ( MANIPULADO)
CARALLUMA FIMBRIATA 500MG 60CPS 100,00 ( MANIPULADO)
CARALLUMA FIMBIATRA 500MG 120CPS 190,00 (MANIPULADO)

OBS: MANIPULAMOS QUALQUER MEDICAMENTO E FORMULAS
FÓRMULAS PARA EMAGRECERFORMULA LIPO 700 VALOR 190,00 120CPS –PERDE DE 08 A 15 KILOSFRASCO 1ANFEPRAMONA 75MG ( 60 cápsulas )FRASCO 2 ( 60 cápsulas )-CENTELLA ASIATICA (Melhora a circulação sanguínea e os sintomas da celulite. ) 100mg
-fluoxetina 20mg
-diazepan 5mg-ALCACHOFRA (atua com eficácia na queima de gorduras, reduz as taxas de colesterol e de uréia no sangue, regulariza e estimula as funções do fígado).150mg-SPIRULINA(Usada como auxiliar nos tratamentos emagrecedores naturais, devido ao seu forte efeito inibidor do apetite, sempre que ingerida meia-hora antes das refeições.) 80mg –-BOLDO( desintoxicante do fígado, diurético) 80mg --ALOINA (LAXANTE) 40mg --GARCINIA (elimina a gordura em excesso e diminui o apetite por doces e massas)500MG –-BERINGELA (EMAGRECEDOR NATURAL) 80mg --CARQUEJA (DIGESTIVO) 80mg --CHITOSAN (O chitosan é um eficaz bloqueador de gorduras.) 500mg --PASSIFLORA (CALMANTE NATURAL)150mg-FUCUS(QUEIMADOR DE GORDURAS QUE AGE NA TIREOIDE) 100mg --GELATINA(A gelatina tem a capacidade de se ligar a uma grande quantidade de água. Por isso, dá a sensação de saciedade e diminui O APETITE NATURALMENTE E ajuda mesmo a manter a elasticidade da pele. ) 500mg --COLAGENO( Indicado como coadjuvante em dietas de emagrecimento, prevenindo a flacidez e o surgimento de estrias, colabora também na correta formação das fibras colágenas da pele e tecidos adjacentes, sendo benéfico na prevenção de celulite) 500mgSE PRECISAR PERDER PESO RAPIDO EM 30 DIAS UTILIZE ESTA FORMULA DA SEGUINTE FORMA: TOMAR UMA CAPSULA DE INIBIDOR 10 DA MANHA+ 01 CAPSULA DE LIPOREDUTOR TOMAR UMA CAPSULA DE INIBIDOR 5 DA TARDE+01 CAPSULA DE LIPOREDUTOR ISSO PARA QUEM QUER PERDER PESO RAPIDO EM 30 DIAS A FORMULA É PARA 30 DIAS PERDE-SE DE 8 A 15 KLOS EM 1 MÊSFORMULA PORTUGUESA PERDE 15 A 20 KILOS VALOR 190,00FRASCO 0160 CAPS DE ANFEPRAMONA 75MG (FEMPROPOREX 25MG OU MAZINDOL 2MG)FRASCO 02120 CPS (60DOSES)Tocoferol 60Thiomucase80Agar agar30cent. aziática 70cascara sagrada 100clordiazepoxido 5fluoxetina 20boldo 40colageno500dimeticone20sais biliares 60hidroxido de aluminio 35furosemide 20aloina 10sene 50cloreto de potácio 50garcinia 250TOMAR 01 CPS 10 DA MANHA 01 CPS 5 DA TARDEPERDE ATÉ 15 KILOSFORMULA PERCA PESO RAPIDO 480 capsulas 400,00ESTA FORMULA É A MAIS COMPLETAVC PODE PERDER ATÉ 30 KILOS DURANTE 4 MESESFRASCO 01-1 frasco de 120 cps femproporex 25mgTOMAR 01 CPS 10 DA MANHAFRASCO 02-01 FRASCO 120 CPS ANFEPRAMONA 75MGTOMAR 01 CPS 5 DA TARDEFRASCO 03 240 CPS.> (QUEIMADORES DE GORDURA, LAXANTES,DIGESTIVOS DIURETICOS.CALMANTES, ANTEDEPRESSIVOS)-TRIAC (Hormônio tireoidiano, queimador de gordura)... 500MG-FLUOXETINA 20MG (TIRA COMPULSÃO ALIMENTAR)-BROMAZEPAN(Calmante)3,5MG-ALOINA (laxante suave) 50MG-GARCINIA(elimina gordura em excesso e diminuio apetite por doces e massas).500MG-TRIPTOFANO(uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor,DIMINUIR O APETITE, relaxar e até induzir e melhorar o sono).. 100MG-MA-HUANG( Ela acelera o metabolismo e dá mais energia, queima de Gordura)....30MG-FASEOLAMINA(atua diminuindo a absorção de calorias DE CARBOIDRATOS e o a***mulo de gorduras) 130MG-PIRUVATO DE CALCIO( diminui o aCUMULOo de gordura corpórea, aumentando a performance durante os exercícios físicos e reduzindo o efeito “rebote” tão comum após dietas.) 80MG-METFORMINA (reduz a hiperglicemia, s/ o risco causar acidentes hipoglicêmicos ) 150MGTOMAR 01 CPS 10 DA MANHA E 01 CPS 5 DA TARDEESTA FORMULA É PARA QUEM QUER PERDER PESO MUITO RAPIDO E COM TOTAL INIBIÇÃO DE APETITE DURANTE TODO O DIAELA É PARA TRATAMENTO DE 4 MESES400,00 =480 CPSEntre em contato urgente

FORMULA LIPO 1000 210,00 210 CPS1 frasco de 60 cps femproporex 25mg (60 cps)TOMAR 01 CPS 10 DA MANHA1 frasco de 60cps anfepramona 75mg (60cps)TOMAR 01 CPS 5 DA TARDE1 frasco de 120cpsTiratricol 700mcg( QUEIMADOR DE GORDURAS)Fluoxetina 15mg(ANTIDEPRESSIVO PARA COMPULSÃO ALIMENTAR)Furosemida 15mg( DIURETICO PARA RETENÇÃO DE AGUA)Bromazepan 3mg (CALMANTE)Aloina 70mg(LAXANTE)Potássio 30mg(SUPLEMENTO MINERAL)TOMAR 01 CPS 10 DA MANHA 01 CAPS 5 DA TARDEFORMULA LYPO FAS/CAS 60 CPS 200,00
( FORMULA PARA MANUTENÇAO DO TRATAMENTO)FORMULA EXPETACULAR PARA MANTER PESO, QUEIMAR GORDURA, REGULAR INTESTINO, DIMINUIR RETENSÃO DE LIQUIDOS, DIMINUIR ABSORÇÃO DE MASSAS (CARBOIDRATOS)PELO ORGANISMO. DIMINUIR ABSORÇÃO DE GORDURAS PELO ORGANISMO, DIMINUIR APETITE NATURALMENTE, DIMINUIR ANSIEDADE POR ALIMENTOS (COMPULSÃO ALIMENTAR)A MELHOR FORMULA PARA SER TOMADA ASSOCIADA COM FEMPROPOREX , ANFEPRAMONA , SIBUTRAMINA OU MAZINDOL (INIBIDORES DE APETITE FORTES)COM ESTA ASSOCIAÇÃO VC PODE DIMINUIR PESO RAPIDO E NÃO VOLTAR A GANHAR (CONTINUANDO A TOMAR A FORMULA LIPOREDUTORA APÓS CHEGAR AO PESO IDEAL )-FASEOLAMINA 500MG-CASEOLAMINA 500MG-GARCINIA 500MG-PICOLINATO CROMO 100MG-GYMNEMA SILVESTRI 40MG-HIDROCLOROTIAZIDA 25MG-HYPERICO PERFORATUM 150MG-SENE 200MG60 CPS - TOMAR 01 CAPSULA ANTES DO ALMOÇO E TOMAR 1 CAPSULA ANTES DO JANTAR (UMA HORA)

MEGA LIPOREDUTOR 230,00FRASCO 01 60CPS60CPS (INIBIDOR DE APETITE)-ANFEPRAMONA 50MGFRASCO 02 60 CPS-MAZINDOL 2MG MG (INIBIDOR DE APETITE)FRASCO 03 60 CPS.> (QUEIMADORES DE GORDURA, LAXANTES,DIGESTIVOS DIURETICOS.CALMANTES, ANTEDEPRESSIVOS)-TRIAC (Hormônio tireoidiano, queimador de gordura)... 500MG-FLUOXETINA 20MG (TIRA COMPULSÃO ALIMENTAR)-BROMAZEPAN(Calmante) ..................................3,5MG-ALOINA (laxante suave) ......................... 50MG-GARCINIA(elimina gordura em excesso e diminuio apetite por doces e massas).............................500MG-TRIPTOFANO(uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor,DIMINUIR O APETITE, relaxar e até induzir e melhorar o sono).. 100MG-MA-HUANG( Ela acelera o metabolismo e dá mais energia, queima de Gordura)....30MG-FASEOLAMINA(atua diminuindo a absorção de calorias DE CARBOIDRATOS e o a***mulo de gorduras) 130MG-PIRUVATO DE CALCIO( diminui o a***mulo de gordura corpórea, aumentando a performance durante os exercícios físicos e reduzindo o efeito “rebote” tão comum após dietas.) 80MG-METFORMINA (reduz a hiperglicemia, s/ o risco causar acidentes hipoglicêmicos ) 150MGESTA FORMULA SE TOMADA DA SEGUINTE FORMA01 CAPSULA DE ANFEPRAMONA 75MG 10 DA MANHA E 01 CAPSULA DE MAZINDOL 5 DA TARDE01 CAPSULA DE LIPOREDUTOR ÀS 10 DA MANHAVC PERDERÁ TOTALMENTE O APETITE DURANTE TODO O DIAFAZENDO ASSIM QUE PERCA PESO RAPIDO EM 60 DIAS COM A DIETA DOS VIGILANTES DO PESO, PERDERÁ ATÉ 20 KG NESTE PERIODOOBS: NÃO INGERIR BEBIDA ALCOOLICA DURANTE TRATAMENTOQUALQUER SINTOMA INESPERADO, SUSPENDER A MEDICAÇÃOBEBER PELO MENOS 3 LITROS DE AGUA POR DIA


FÓRMULA 1* Frasco 1:-Anfepramona 75 MG ou - Femproporex 25 MG (Inibidor)* Frasco 2:- Bromazepan 1,5 MG -Calmante- Cascara Sagrada 100 MG (Laxante leve)- Fluoxetina 100 MG (Anti-depressivo, tira a ansiedade)- Triac 0,5 MG (Hormônio tireoidiano, queimador de gordura)- Furosemide 20MG (Diurético)VALOR FÓRMULA 1*60 cps de inibidor + 60 cps dos demais componentes = R$ 165,00 + sedexRESULTADO: * Essa fórmula lhe ajuda a perder uns 5 Kgs por mês, mais ou menos.FÓRMULA 2 (Um pouco mais forte)* Frasco 1:-Anfepramona 75 MG ou - Femproporex 25 MG (Inibidor)* Frasco 2:- Cascara Sagrada 300 MG (Laxante leve)- Fluoxetina 20 MG (Anti-depressivo, tira a ansiedade)- Passiflora 100mg(Calmante natural)- Triac 0,5MCG (Hormônio tireoidiano, queimador de gordura)- Gymnema Silvestre 40 MG (Ajuda a queimar gordura)- Picolinato de Cromo 100MG (Acelera o Metabolismo)- Furosemide 20MG (Diurético)VALOR FÓRMULA 2:* 60 Cápsulas de Inibidor + 60 Cápsulas dos demais componentes: R$195,00 + sedexRESULTADO: * Essa fórmula lhe ajuda a perder uns 8 Kgs por mês, mais ou menos.FÓRMULA 3 ( Mais forte)* Frasco 1:-Anfepramona 75 MG ou - Femproporex 25 MG (Inibidor)* Frasco 2:- Sibutramina 15 MG (Inibidor, sensação de saciedade)* Frasco 3:- Cascara Sagrada 500 MG (Laxante leve)- Sene 100 MG (Laxante)- Fluoxetina 30 MG (Anti-depressivo, tira a ansiedade)- Passiflora 100 MG (Calmante Natural)- Triac 0,5MCG (Hormônio tireoidiano, queimador de gordura)- Gymnema Silvestre 40 MG (Ajuda a queimar gordura)- Picolinato de Cromo 100MG (Acelera o Metabolismo)- Furosemide 20MG (Diurético)- Garcínia 200 MG (Controle do apetite por doces e inibidor do acumulo de gordura; aumenta o gasto calórico)- Alcachofra 150MG (Estimulante das funções gastrointestinais e hepáticas).- Colágenio 500mg (Combate a flacidez)

* 60 Cápsulas de Inibidor 1 + 60 Cápsulas de Inibidor 2 + 60 Cápsulas dosdemais componentes: R$250,00 + sedexRESULTADO: * Essa fórmula é a mais forte pois alia Dois Inibidores - o Femproporex e a Sibutramina - mas que agem de forma diferente;- A Anfepramona, ou o Femproporex tiram a fome;- A Sibutramina dá uma sensação de saciedade;Com esta fórmula você pode emagrecer uns 12 kgs ou até mais, sem muito esforço, pois você não terá vontade nenhuma de comer nem sentirá fome.NOVAS FORMULAS EXCLUSIVAS:-FORMULA PARA DIMINUIR PESO E CELULITEFRASCO 01ANFEPRAMONA 60 MG 120 CPS –INIBIDOR POTENTETOMAR 01 CPS 10 DA MANHA E 01 CPS 5 DA TARDEFRASCO 02 120 CPSFLUOXETINA 20 MG (DIMINUIR COMPULSÃO E ANSIEDADE ALIMENTAR0DIAZEPAN 4MG (CALMANTE)CARALLUMA FIMBRIATA 250 MG (INIBIDOR DE APETITE NATURAL)GLUCOMANAN 300MG (INIBIDOR DE APETITE)SENE 250MG (LAXANTE)CASCARA SAGRADA 250MG (LAXANTE)CENTELLA ASSIATICA 250mg (DIMINUIR CELULITE, QUEIMAR GORDURAS)GYMNEMA SILVESTRI 60MG (TIRAR APETITE POR DOCES E MASSA)GARCINIA CAMBOJA 250MG (TIRARA APETITE POR DOCES, MASSAS, QUEIMAR GORDURA)FUROSEMIDA 20MG (DIURETICO)TIRATRICOL 350MCG (QUEIMADOR DE GORDURA POTENTE)TOMAR 01 CPS 10 DA MANHA 01 CPS 05 DA TARDETEMPO DE USO = 2 MESESEFEITO ESPERADO = PERCA PESO E DE APETITE RAPIDOESTIMATIVA DE PERCA DE PESO = PARA QUEM QUER PERDER MUITO PESO DE 12 A 30 KILOSVALOR DESTA FORMULA= 300,00 R$-FORMULA SUPER COMPLETA FORMULA SUPER COMPLETA*FRASCO 01 – FORMULA REDUTORA 240 CPS-FLUOXETINA 20MG –TIRAR COMPULSÃO POR ALIMENTOS E DIMINUIR A ANSIEDADE-BROMAZEPAN 2MG –CALMANTE- Citrus aurantium 250mg- aceleram o metabolismo, promovendo um maior gasto de calorias e, conseqüentemente, a queima de estoques de gordura- Também tem propriedade digestiva, melhorando a absorção dos nutrientes e protegendo o estômago. É diurético e tem fitonutrientes que desintoxicam o fígado-Caralluma fimbriata 250mg- corta a fome exagerada e a vontade de beliscar o dia todo. Com isso, a redução no apetite é de no mínimo 30% Diminui a vontade voraz de doce que normalmente aparece no meio da tarde-faseolamina 250mg-bloqueia parte dos carboidratos consumidos, ajudando a diminuir o “peso” desses alimentos. menos carboidratos absorvidos e menos fome-ALOINA 50MG –LAXANTE-GYMNEMA SILVESTRI 70MG- reduzir a gordura corporal e aumentar a termogênese, facilitando a perda do excesso de peso e diminuindo o apetite, em especial, o desejo por doces.-FUROSEMIDA 20MG – DIURETICO –DIMINUIR RETENÇAÕ DE AGUA>TOMAR 01 CPS 10 DA MANHA E 01 CPS 05 DA TARDE*FRASCO 02 –SIBUTRAMINA 15MG 60 CPS – INIBIDOR DE APETITE MEDIO –FAZ SENTIR SENSAÇÃO DE SACIEDADE COM POUCO ALIMENTO>TOMAR 01 CPS 05 DA TARDE*FRASCO 03-ANFEPRAMONA 60 MG 60 CPS – INIBIDOR DE APETITE POTENTE- INIBE APETITE POR 8 HORAS>TOMAR 01 CPS 10 DA MANHÃTEMPO DE USO = 2 MESESEFEITO ESPERADO = PERCA DE APETITE RAPIDOESTIMATIVA DE PERCA DE PESO = PARA QUEM QUER PERDER MUITO PESO DE 12 A 20 KILOSVALOR DESTA FORMULA= 300,00 R$

COMO EFETUAR PEDIDO E PAGAMENTO-
Forma de pagamento:1) Deposito em conta, TRANSFERENCIA BANCARIA, DOC OU DEPOSITO EM LOTERIAS2) Após o depósito em conta, enviar email com: (nome, endereço, valor depositado, produtos a receber) 3) Após a constatação do crédito na conta eu faço o envio por SEDEX ou encomenda normal (fica a seu critério) Preciso saber tb o CEP da sua cidade para q eu possa calcular o frete pelo site dos correios: www.correios.com.brApós realizado o crédito em conta, necessito que envie email com os seguintes dados:NOMEENDEREÇOVALOR DEPOSITADOPRODUTOS A RECEBEREste procedimento agiliza a postagem dos produtos solicitados
QUANDO A ENCOMENDA FOR COLOCADA NOS CORREIOS VC RECEBE UM NUMERO DE PROTOCOLO PARA PODER ACOMPANHAR VIA SITE DOS CORREIOS

PREENCHA ESTE FORMULARIO PARA ORÇAMENTO DE VALOR TOTAL COM ENVIO INCLUSO:

SEU CEP CORRETO:
NOME DO PRODUTO DESEJADO:
QUANTIDADE:
Postado por dafne.formulas@bol.com.br às 19:58
Postagem mais antiga Início
Arquivo do blog

* ▼ 2008 (4)
o ▼ Setembro (1)
+ LISTA CMPLETA
o ► Junho (3)
+ resista aos doces Se sua maior dificuldade é deix...
+ FORMULA SUPER COMPLETA
+ Reportagem Boa Forma: As pílulas naturais para afi...

Quem sou eu

dafne.formulas@bol.com.br

Visualizar meu perfil completo

12.04.2008

Efeitos terapêuticos da digoxina


Digoxina
É uma das drogas mais freqüentemente prescritas na prática clínica. Por sua capacidade de aumentar a força de contração cardíaca, é usada no controle de taquicardias supraventriculares e no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva.
A digoxina é a preparação de digital mais usada. Tem uma meia-vida de 24 a 48 horas (com uma média de 35 horas). Como a digoxina é eliminada principalmente por meio de excreção renal, os pacientes com função renal reduzida apresentam meia-vida sérica mais longa.

A digoxina deve ser avaliada até que o efeito terapêutico seja alcançado, no acompanhamento da estabilidade e no uso adequado da droga pelo paciente e ao primeiro sinal de aparecimento de efeito tóxico (como anorexia ou arritmia).

A dosagem em crianças é aproximadamente 50% maior do que a usada em adultos, quando calculada em miligramas por quilograma de peso corporal. Doses mais altas são necessárias por causa da maior relação de massa cardíaca com a massa corporal em crianças. Essas doses mais altas se refletem em concentrações séricas mais altas em crianças.

A intoxicação digitálica acontece com freqüência, já que o intervalo entre os níveis terapêuticos e tóxicos é muito pequeno. Os sintomas clínicos mais comuns de superdosagem são anorexia, náusea e vômitos, visão embaçada e desorientação. A manifestação miocárdica mais importante e comum da intoxicação digitálica é a arritmia cardíaca. Freqüentemente, o diagnóstico clínico de intoxicação digitálica torna-se difícil em pacientes com patologias cardíacas graves, pois a maioria das manifestações pode ser causada pela doença ou por drogas. Por isso, a dosagem de digoxina sérica é especialmente útil na interpretação de arritmias.

As maiores causas de intoxicação digitálica são a depleção de potássio e a diminuição da função renal com a idade. Alterações da função renal, hipercalcemia, alcalose, mixedema, hipomagnesemia, infarto do miocárdio recente, hipóxia e hipocalemia podem aumentar a sensibilidade aos efeitos tóxicos da digoxina. O uso de drogas como quinidina, verapamil, amiodarona, ciclosporina, espironolactona, entre outras, pode aumentar os níveis séricos por diminuição do clearance da digoxina.

Quando diante de níveis séricos abaixo do esperado, deve-se avaliar a presença de doença tireoidiana, má absorção, diminuição do fluxo sangüíneo intestinal por arteriosclerose mesentérica e uso de drogas como laxantes, antiácidos, fenitoína, neomicina e metoclopramida, que podem diminuir a absorção. Outro dado a ser avaliado é o nível de adesão do paciente ao tratamento, tanto na freqüência quanto nas doses prescritas.

O tempo de coleta da amostra é um fator importante na determinação dos níveis séricos da digoxina. Os níveis séricos se elevam nitidamente durante a primeira hora depois de uma dose oral. Isso é seguido por uma diminuição quando a digoxina é levada para o miocárdio e outros tecidos. Normalmente, para absorção e armazenamento, quando administrada por via oral, são necessárias de 4 a 6 horas, e, por via endovenosa, cerca de 30 minutos. Depois disso, os níveis de digoxina no soro tendem a se estabilizar, passando a diminuir muito lentamente durante as 24 a 48 horas seguintes.

Não é possível determinar com precisão os níveis de digoxina em pacientes em fase de troca de terapia de digitoxina para terapia com digoxina, visto que ambas as drogas podem estar presentes no soro. Os anticorpos antidigoxina usados na maioria dos testes comerciais para dosagem de digoxina apresentam reação cruzada significativa com digitoxina (2% a 6% de reação cruzada, com alguns casos que chegam a 40%) e outros digitálicos. O problema da reação cruzada é exacerbado pelo fato de que níveis terapêuticos de digitoxina são aproximadamente 10 vezes mais altos do que os da digoxina. O anticorpo antidigitoxina também apresenta reação cruzada com digoxina (2% a 4% de reação cruzada), mas, por causa dos níveis terapêuticos mais altos, a interferência da digoxina é menos importante na dosagem de digitoxina.

Obtém-se a maior precisão diagnóstica coletando a amostra de sangue em um momento padronizado durante a fase estável, quando os níveis de digoxina no soro refletem as concentrações cardíacas usuais. Normalmente, o equilíbrio é alcançado num prazo de cerca de 5 dias, e a coleta é realizada imediatamente antes da próxima dose, ou a qualquer momento, quando da suspeita de intoxicação.

Fonte: Diagnóstico Americas


Medicamento: Digoxina

Género/Classificação: Antiarrítmico, fármaco cardiotónico e inotrópico

Indicações: Insuficiência cardíaca congestiva, taquiarritmia, fibrilhação e flutter auricular (diminui freq. cardiaca) taquicardia paroxística auricular

Acção: Aumenta força contráctil do miocárdio, prolonga período refractário do nodo AV, diminui condução através dos nodos AV e SA

Efeitos Secundários: fadiga, arritmias, bradicardia, nauseas, vomitos, anorexia

Absorção: 60-85% abs. após adminitração oral dos comprimidos, 75-80% após admin. oral da suspensão.

Distribuição: Ampla, atravessa placenta e passa p/ leite materno

Metabolização e Excreção: Excretado, quase inalterado, pelos rins

Semi-vida: 36-48h

Cuidados de enfermagem: Monitorizar pulso apical 1min antes da admin. Se P<60bpm (adultos) <70 (crianças) <90 (lactente) suspender a medicação (avisar o médico). Verificar caract. do pulso normais. Monitorizar TA. Controlar balanço hídrico.

Fonte:Fórum de enfermagem

PS.- Não se automedique.

12.03.2008

Droga contra dengue


Planta amazônica pode conter chave para Planta amazônica pode conter chave para droga contra dengue
Pesquisadoras brasileiras usaram a unha-de-gato para combater a doença.
Estudo segue sob sigilo com a aplicação de outras espécies.

Morar em um país tropical possui as suas vantagens. Mas o clima quente e as condições geográficas que propiciam aproveitar o sol na praia ou viver cercado pela natureza o ano inteiro também favorecem o aparecimento de algumas epidemias. No Brasil, a combinação de calor mais chuva se tornou um alerta contra a dengue. Mas pesquisadoras brasileiras descobriram que o combate à doença pode vir das nossas próprias matas tropicais. Especificamente, a Amazônia pode conter a solução.

Claire Kubelka, Sônia Reis e equipe, do Laboratório de Imunologia Viral do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), utilizaram um modelo inédito no Brasil para avaliar o potencial farmacêutico de compostos naturais para o controle da dengue. As cientistas empregaram a planta Uncaria tomentosa, popularmente conhecida como unha-de-gato, para obter um resultado positivo contra a doença.

Elas infectaram in vitro monócitos -- um tipo de célula sangüínea que pode apresentar problemas para pacientes na fase aguda da doença -- com o vírus da dengue do tipo 2. “Poderia ser de qualquer tipo”, conta Reis. Em seguida, estudaram o efeito de três amostras da planta no combate ao vírus.

As amostras foram extraídas da casca do caule da unha-de-gato: um extrato bruto, uma enriquecida com alcalóide -- composto natural com atividade farmacológica -- e outra sem essa substância. “O resultado mais promissor obtivemos das amostras enriquecidas com alcalóide. Percebemos uma ação antiinflamatória e antiviral”, diz a pesquisadora.

O trabalho mostrou uma diminuição de até 19% da replicação de substância nociva que estimula a produção de anticorpos dentro das células tratadas com a planta.

“Praticamente todos os outros estudos anteriores usaram células de uma única linhagem, o que gera sempre a mesma reação à substância”, conta Reis. No atual trabalho, as células estudadas são de pessoas diferentes. “Procuramos reproduzir no laboratório a diversidade de reações que de cada organismo possui contra dengue, como acontece na vida real.”

As células do sistema imunológico de algumas pessoas produzem uma quantidade muito grande de citocinas -- proteínas relacionadas à gravidade da doença --, o que leva a quadros graves e à morte. Os alcalóides inibem a produção delas. Agora, as pesquisadoras buscarão entender se os alcalóides foram os responsáveis pelo combate ao vírus ou se foi uma ação simultânea entre substâncias envolvidas.

A unha-de-gato é empregada para finalidades medicinais na Amazônia. A planta possui efeitos imunomoduladores -- que alteram o curso da doença -- e antiinflamatórios já comprovados cientificamente. “Mas ela está patenteada, por isso nosso próximo passo será estudar outras plantas também brasileiras”.
As cientistas acreditam que podem encontrar espécies ainda mais eficazes. “Temos uma flora diversificada”. Porém, quais substâncias serão estudadas seguem sob sigilo.

Apesar dos resultados positivos, as pesquisadoras alertam: “Não se deve utilizar a unha-de-gato como tratamento contra a dengue. A pesquisa ainda está no início, desconhecemos os efeitos colaterais”. Todas as diversas substâncias precisarão passar por muitos testes antes de chegarem à população.

A ausência de medicamentos específicos é um dos principais desafios dos pesquisadores. O tratamento hoje em dia consiste em amenizar os sintomas da infecção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20 mil pessoas -- de 50 milhões a 100 milhões que se infectam por ano -- morrem devido à dengue em mais de cem países. No Brasil, atualmente cinco municípios estão em estado de risco de ocorrência de surto de dengue e outros 71, entre eles 14 capitais, em alerta.

Pesquisadoras brasileiras usaram a unha-de-gato para combater a doença.
Estudo segue sob sigilo com a aplicação de outras espécies.

Morar em um país tropical possui as suas vantagens. Mas o clima quente e as condições geográficas que propiciam aproveitar o sol na praia ou viver cercado pela natureza o ano inteiro também favorecem o aparecimento de algumas epidemias. No Brasil, a combinação de calor mais chuva se tornou um alerta contra a dengue. Mas pesquisadoras brasileiras descobriram que o combate à doença pode vir das nossas próprias matas tropicais. Especificamente, a Amazônia pode conter a solução.

Laboratório de Imunologia Viral do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), utilizaram um modelo inédito no Brasil para avaliar o potencial farmacêutico de compostos naturais para o controle da dengue. As cientistas empregaram a planta Uncaria tomentosa, popularmente conhecida como unha-de-gato, para obter um resultado positivo contra a doença.

Elas infectaram in vitro monócitos -- um tipo de célula sangüínea que pode apresentar problemas para pacientes na fase aguda da doença -- com o vírus da dengue do tipo 2. “Poderia ser de qualquer tipo”, conta Reis. Em seguida, estudaram o efeito de três amostras da planta no combate ao vírus.

As amostras foram extraídas da casca do caule da unha-de-gato: um extrato bruto, uma enriquecida com alcalóide -- composto natural com atividade farmacológica -- e outra sem essa substância. “O resultado mais promissor obtivemos das amostras enriquecidas com alcalóide. Percebemos uma ação antiinflamatória e antiviral”,

O trabalho mostrou uma diminuição de até 19% da replicação de substância nociva que estimula a produção de anticorpos dentro das células tratadas com a planta.

“Praticamente todos os outros estudos anteriores usaram células de uma única linhagem, o que gera sempre a mesma reação à substância”, conta Reis. No atual trabalho, as células estudadas são de pessoas diferentes. “Procuramos reproduzir no laboratório a diversidade de reações que de cada organismo possui contra dengue, como acontece na vida real.”

As células do sistema imunológico de algumas pessoas produzem uma quantidade muito grande de citocinas -- proteínas relacionadas à gravidade da doença --, o que leva a quadros graves e à morte. Os alcalóides inibem a produção delas. Agora, as pesquisadoras buscarão entender se os alcalóides foram os responsáveis pelo combate ao vírus ou se foi uma ação simultânea entre substâncias envolvidas.

A unha-de-gato é empregada para finalidades medicinais na Amazônia. A planta possui efeitos imunomoduladores -- que alteram o curso da doença -- e antiinflamatórios já comprovados cientificamente. “Mas ela está patenteada, por isso nosso próximo passo será estudar outras plantas também brasileiras”.

As cientistas acreditam que podem encontrar espécies ainda mais eficazes. “Temos uma flora diversificada”. Porém, quais substâncias serão estudadas seguem sob sigilo.

Apesar dos resultados positivos, as pesquisadoras alertam: “Não se deve utilizar a unha-de-gato como tratamento contra a dengue. A pesquisa ainda está no início, desconhecemos os efeitos colaterais”. Todas as diversas substâncias precisarão passar por muitos testes antes de chegarem à população.

A ausência de medicamentos específicos é um dos principais desafios dos pesquisadores. O tratamento hoje em dia consiste em amenizar os sintomas da infecção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20 mil pessoas -- de 50 milhões a 100 milhões que se infectam por ano -- morrem devido à dengue em mais de cem países. No Brasil, atualmente cinco municípios estão em estado de risco de ocorrência de surto de dengue e outros 71, entre eles 14 capitais, em alerta.

Globo.com

Por que as pessoas entram na nossa vida?

Pessoas entram na nossa vida por uma “Razão”, uma “Estação” ou uma “Vida Inteira”.
Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.

Quando alguém está em sua vida por uma “Razão”… é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou.
Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente.
Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são!
Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim.
Ás vezes, essas pessoas morrem.
Ás vezes, eles simplesmente se vão.
Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito.
As suas orações foram atendidas.
E agora é tempo de ir.

Quando pessoas entram em nossas vidas por uma “Estação”, é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender.
Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez.
Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer… Acredite! É real! Mas somente por uma “Estação”.

Relacionamentos de uma “Vida Inteira” te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida.
Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida.
É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente.
Obrigado por ser parte da minha vida.

Pare aqui e simplesmente SORRIA.

“Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro,
Ame como se você nunca tivesse sido magoado, e dance como
se ninguém estivesse te observando.”

“O maior risco da vida é não fazer NADA.”

Fonte: webmaster

Cada um tem o seu potencial.


> Cada um tem o seu potencial.
>
>
> Durante minha vida profissional,
> eu topei com algumas figuras
> cujo sucesso surpreende muita gente.
>
> Figuras sem um Vistoso currículo acadêmico,
> sem um grande diferencial técnico,
> sem muito networking ou marketing pessoal.
> Figuras como o Raul.
>
> Eu conheço o Raul desde os tempos da
> faculdade.
> Na época, nós tínhamos um colega de classe,
> o Pena, que era um gênio.
>
> Na hora de fazer um trabalho em grupo,
> todos nós queríamos cair no grupo do Pena,
> porque o Pena fazia tudo sozinho.
> Ele escolhia o tema, pesquisava os livros,
> redigia muito bem e ainda desenhava
> a capa do trabalho - com tinta nanquim.
>
> Já o Raul nem dava palpite.
> Ficava ali num canto, dizendo que
> seu papel no grupo era um só, apoiar o Pena.
> Qualquer coisa que o Pena precisasse,
> o Raul já estava providenciando,
> antes que o Pena concluísse a frase.
>
> Deu no que deu.
> O Pena se formou em primeiro lugar na nossa
> turma.
> E o resto de nós passou meio na carona do
> Pena
> - que, além de nos dar uma colher de chá
> nos trabalhos, ainda permitia que a gente
> colasse
> dele nas provas.
>
> No dia da formatura,
> o diretor da escola chamou o Pena de
> 'paradigma do estudante que enobrece
> esta instituição de ensino'.
>
> E o Raul ali, na terceira fila, só
> aplaudindo.
>
> Dez anos depois, o Pena era a estrela da área
> de planejamento de uma multinacional.
> Brilhante como sempre, ele fazia admiráveis
> projeções
> estratégicas de cinco e dez anos.
> E quem era o chefe do Pena?
> O Raul.
> E como é que o Raul tinha conseguido chegar
> àquela posição?
> Ninguém na empresa sabia explicar direito.
> O Raul vivia repetindo que tinha subordinados
> melhores do que ele,
> e ninguém ali parecia discordar de tal
> afirmação.
> Além disso, o Raul continuava a fazer
> o que fazia na escola, ele apoiava.
>
> Alguém tinha um problema?
> Era só falar com o Raul que o Raul dava um
> jeito.
>
> Meu último contato com o Raul foi há um ano.
> Ele havia sido transferido para Miami,
> onde fica a sede da empresa.
> Quando conversou comigo,
> o Raul disse que havia ficado surpreso com o
> convite.
> Porque, ali na matriz,
> o mais burrinho já tinha sido astronauta.
>
> E eu perguntei ao Raul qual era a função
> dele.
> Pergunta inócua, porque eu já sabia a
> resposta.
> O Raul apoiava. Direcionava daqui, facilitava
> dali,
> essas coisas que, na teoria, ninguém
> precisaria
> mandar um brasileiro até Miami para fazer.
>
> Foi quando, num evento em São Paulo,
> eu conheci o Vice-presidente de recursos
> humanos
> da empresa do Raul.
> E ele me contou que o Raul tinha uma
> habilidade
> de valor inestimável:...
> ele entendia de gente.
> Entendia tanto que não se preocupava
> em ficar à sombra dos próprios subordinados
> para fazer com que eles se sentissem melhor,
> e fossem mais produtivos.
> E, para me explicar o Raul,
> o vice-presidente citou Samuel Butler,
> que eu não sei ao certo quem foi,
> mas que tem uma frase ótima:
>
> 'Qualquer tolo pode pintar um quadro,
> mas só um gênio consegue vendê-lo'.
>
> Essa era a habilidade
> aparentemente simples que o Raul tinha,
> de facilitar as relações entre as pessoas.
>
> Perto do Raul, todo comprador normal
> se sentia um expert,
> e todo pintor comum, um gênio.
> Essa era a principal competência dele.
>
> 'Há grandes Homens que fazem
> com que todos se sintam pequenos.
> Mas, o verdadeiro Grande Homem é aquele
> que faz com que todos se sintam Grandes.'

Texto: Max Gehringer

Comentário"boaspraticasfarmaceuticas":
O Raul desenvolveu a técnica da engenharia humana,
e a empresa mesmo tendo genios como o Pena necessitam
de incentivo e percepção para desenvolver os seus talentos.
>

12.02.2008

Ao diminuir expectativas suas decepções diminuem


por: Rosemeire Zago
"Pense sobre suas expectativas, em que áreas elas aparecem mais? O que você tem feito para que se realizem? Se quiser se aprofundar mais, escreva sobre cada uma de suas expectativas não realizadas e veja se eram coerentes com a realidade" É muito comum criarmos expectativas sempre que estamos em um projeto ou querendo obter algum resultado de algo que esperamos. A espera do resultado, do que quer que seja, sempre gera ansiedade e expectativa. A maioria de nós sempre espera que certas coisas aconteçam de certa maneira.

O que dizer quando estamos dentro de um relacionamento e ficamos sempre esperando um telefonema, a presença constante, uma atitude?

As expectativas são o que pensamos que deve acontecer como resultado do que fazemos, dizemos ou planejamos. E a decepção é inevitável quando as coisas não saem como planejamos.

Você espera pelo aumento que acredita merecer, espera que seu relacionamento dure para sempre, deseja nunca mais ficar só, espera que seus amigos o compreendam quando mais precisa deles, espera não ser julgado nem criticado quando algo não dá certo, espera pelo reconhecimento, enfim, estamos sempre a espera que algo aconteça.

Quando somos frustrados em nossas expectativas, nossos medos mais secretos podem surgir, como o medo de não mais ser amado, ser abandonado, rejeitado, não reconhecido pelo que faz, não correspondido no amor que sente. A sensação de que não temos valor, que não valeu à pena a espera, que já sofremos tanto, por que de novo, por que comigo, são alguns dos pensamentos que tomam conta de nossa mente.

Suas expectativas são coerentes com a realidade?

Esperamos sem nada fazer quando acreditamos no pensamento mágico, em nossas fantasias e desprezamos os dados de realidade. Você já se perguntou se suas expectativas são coerentes com a realidade? Talvez seja uma pergunta importante para explorar. Muitas vezes a realidade está muito distante de nossas expectativas, mas a ignoramos. A expectativa consome nossa paciência, harmonia e equilíbrio interno. Parece que quanto mais esperamos mais difícil se torna chegar ao resultado. E nesse compasso de espera, como nem sempre temos controle de tudo, nos decepcionamos.

Nesse momento é muito comum a busca por culpados. Costumamos culpar alguém por quase tudo. Essa é uma maneira sutil de não enfrentar os próprios desejos, que em geral ficam ocultos. As expectativas não realizadas geram raiva, autopiedade, e nos colocamos no papel de vítima. Pensamos o quanto o outro foi injusto. Pode até ser que tenha sido mesmo, mas será que não recebemos sinais de que isso poderia acontecer e os desprezamos? Será que é a outra pessoa que nos decepciona ou nós que esperamos algo que nem sempre podem nos dar? Claro que depende de cada caso, como uma situação no trabalho que alguém te prejudicou seriamente.

Outro conflito muito comum gerado pela expectativa, é quando esperamos alguma atitude de alguém e não expressamos o que queremos, como se o outro tivesse a capacidade de ler nossos pensamentos. Um exemplo muito comum é o marido que chega em casa depois de um dia estressante de trabalho, desejando apenas descansar e receber um forte abraço da esposa, mas ao vê-la preparando o jantar, pensa que ela deve estar envolvida com o que está fazendo e para não atrapalhar, a cumprimenta rapidamente com algumas palavras e se retira; ela por sua vez, espera que o marido lhe dê um abraço, conte como foi seu dia, se interesse pelo que ela fez, o que terá para o jantar. Conclusão: os dois acabam frustrados, ela só na cozinha e ele só assistindo TV. Os dois queriam receber um abraço, mas como reagiram de acordo com os próprios pensamentos, imaginando o que o outro estaria pensando, ambos acabam se frustrando.

Identifique suas expectativas

Nem sempre as pessoas sabem exatamente como nos sentimos. Por isso o mais indicado é identificar suas expectativas. Ao dizer: “você me ignora toda noite ao ficar assistindo televisão” é muito diferente de dizer: “eu me sinto ignorada quando você fica assistindo TV”. Quando as expectativas não são expressas tendemos a fazer um julgamento impulsivo diante do comportamento do outro e que nem sempre corresponde ao que o outro desejava demonstrar. Verbalizar suas expectativas é importante em qualquer relação.

Pactos de silêncio acontecem muitas vezes sem que percebamos e geram muitos conflitos. Todos nós queremos que as coisas aconteçam de um certo modo, mas quando este desejo não se realiza ficamos irados e sequer conseguimos pensar. As expectativas em geral nos deixam com uma venda nos olhos, não conseguimos enxergar a situação em sua totalidade e podem impedir nosso crescimento e a capacidade de manter relações saudáveis.

Quando foi a última vez que você se sentiu frustrado porque alguém não agiu como esperava? Você culpou a outra pessoa mesmo ela não sabendo o que você esperava dela? Geralmente quando culpamos alguém é porque tínhamos expectativas de que aquela pessoa “deveria” ter agido de maneira diferente do que fez. As expectativas sempre nos deixam fora de controle. Quando compreender que não é responsabilidade de ninguém “adivinhar” o que você quer, seus conflitos podem diminuir.

Quando nossas expectativas são um fator primário na maneira em que pensamos, ouvimos, falamos, a decepção se torna uma constante. E quando as expectativas de nossos próprios comportamentos são frustradas? É muito doloroso manter a expectativa enquanto percebe que o tempo passa e que seu desejo está longe de ser alcançado.Você aguarda e aguarda, até desistir. Mas o que tem feito para alcançar efetivamente o que deseja? Muitas pessoas simplesmente ficam em compasso de espera, acomodadas no velho e conhecido padrão antigo de comportamento, em sua zona de conforto, como se não dependessem delas para que as coisas aconteçam como deseja.

É certo que há situações que somos impotentes ou quando esperamos a atitude de alguém, mas ainda assim, se criar expectativas em relação ao comportamento de outra pessoa, estará no caminho mais seguro para se decepcionar e se frustrar. As expectativas podem nos mover, motivar, mas também nos destruir internamente, pois quanto mais expectativas criamos, mais estamos propensos a nos decepcionar.

Pense sobre suas expectativas, em que áreas elas aparecem mais? O que você tem feito para que se realizem? Se quiser se aprofundar mais, escreva sobre cada uma de suas expectativas não realizadas e veja se eram coerentes com a realidade. Talvez você descubra coisas novas sobre si mesmo. Talvez aprenda a aceitar o que realmente está acontecendo e como lidar com a situação. Nem sempre as coisas acontecerão da maneira como desejamos, mas nem por isso devemos parar de lutar, talvez apenas seja um sinal de que o mais indicado é mudar o caminho e não seu destino em chegar aonde deseja.

10 dicas para perder peso até o Réveillon e mantê-lo em 2009


10 dicas para perder peso até o Réveillon e mantê-lo em 2009
por Jocelem Salgado

Assim que começam os preparativos para a ceia de Natal, as pessoas se dão conta de que o ano terminou. É neste momento que muitos começam a pensar nas suas resoluções de Ano Novo. Na maioria das vezes, é comum as pessoas prometerem de novo tudo aquilo que não conseguiram fazer e lamentarem todas as promessas que não conseguiram cumprir. O balanço, principalmente quando se trata do peso, costuma ser frustrante.

Quase sempre, é nesta época de festas e de férias que a culpa entra em cena. Muitas pessoas passam a maior parte do ano meio na preguiça, sem se preocupar com os quilos que se somam, até que dezembro chega e com ele as comemorações de fim de ano e as temperaturas elevadas, que nos obrigam a vestir algo mais leve. Aí a auto-estima vai lá embaixo.

Mas não adianta começar uma dieta nessa época de mesa farta, nem desistir de tudo para sempre. A mudança de atitude tem que começar agora, a virada de mesa tem que ser já! Por isso, caso a resolução de Ano Novo seja terminar 2008 com um corpo mais em forma, não perca tempo e comece a fazer uma reeducação alimentar, eliminando da dieta alimentos pouco nutritivos e calóricos e priorizando alimentos ricos em fibras e mais saudáveis.

Por que não ficar mais que três ou quatro horas sem comer?

Outro ponto importante é o intervalo entre uma refeição e outra, pois quanto maior o tempo, mais lento torna-se o metabolismo. Isto quer dizer que o corpo passa a gastar energia (calorias) de forma mais lenta, por isso, o ideal é não ficar mais do que 3-4 horas sem se alimentar. Faça pequenas refeições e se estiver difícil de reduzir as porções, consuma uma fruta antes do almoço ou jantar. Mas apenas uma!

Vire a mesa também para o sedentarismo. Se quiser diminuir medidas e ficar com o corpo mais durinho até o final de ano tem que se mexer. Espante a preguiça com caminhadas diárias ao ar livre, ande de bicicleta, nade, faça exercícios espontâneos (subir escadas, por exemplo). Vale tudo para a conquista de mais saúde e um corpo mais em forma.

Coma alimentos funcionais e tome chás

Uma dica para quem quer acelerar o processo é fazer uso de alimentos especiais e funcionais que aumentam as taxas metabólicas, aceleram a oxidação das gorduras e promovem um efeito anorexígeno, diminuindo a sensação de fome. Exemplos são os chás verde, branco e vermelho, derivados da Camellia sinensis, além de alimentos desenhados exclusivamente com esses objetivos, tais como os mixes de fibras e os substitutos de refeição.

Os chás apresentam ação diurética e termogênica, dependendo do conteúdo de princípios ativos (polifenóis e cafeína). Isto quer dizer que eles podem ajudar a diminuir a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo, favorecendo o gasto total de calorias. Já é possível encontrar no mercado versões práticas e instantâneas, na forma de pó, que podem ser preparadas geladas e são muito refrescantes para a temporada de verão.

Mixes de fibras

Os mixes de fibras são alimentos completos para quem sofre com a falta de saciedade e com o mau funcionamento do intestino. Ricos em fibras solúveis e insolúveis, esses alimentos à base de aveia, soja, germe de trigo, gergelim, castanhas, são ideais para quem não quer passar fome durante o dia. Já os substitutos de refeição atendem as exigências do Ministério da Saúde para alimentos que visam a perda de peso, e são nutricionalmente completos, podendo substituir até 2 refeições por dia, com baixíssimas calorias. Quando adicionados de forma correta em uma dieta equilibrada e hipocalórica, podem ser ótimos aliados das pessoas que precisam perder peso.

10 dicas para se livrar de alguns quilos até o Réveillon e manter o novo peso em 2009

1ª) Faça algumas trocas como laticínios integrais por desnatados/lights e queijos amarelos por queijos magros.

2ª) Prefira carnes magras (peixe e peito de frango são os mais adequados), dando preferência aos grelhados, assados e cozidos.

3ª) Corte as frituras do cardápio.

4ª) Os doces são muito calóricos, então prefira frutas e gelatina diet na sobremesa.

5ª) Antes de devorar o prato principal, coma um belo prato de salada, e não esqueça também de aumentar a ingestão de frutas e água (pelo menos 8 copos ao dia). Chá verde gelado pode ser uma ótima opção nesses dias quentes.

6ª) Faça as refeições e lanches em horários definidos todos os dias, isso evita beliscos e o comer a qualquer momento.

7ª) Se você cozinha, evite comer diretamente da panela ou da travessa de servir. Uma dica é mascar um chiclete dietético enquanto estiver preparando os alimentos, para evitar provar a comida a todo instante.

8ª) Mantenha-se longe de alimentos “tentadores”. Não compre ou esconda alimentos que sejam ricos em calorias. Lembre-se: longe dos olhos, longe da boca! Não faça compras com o estômago vazio. É mais fácil comprar compulsivamente quando está com fome. Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que precisa e compre somente o que estiver nela.

9ª) Negocie com familiares para que não comam alimentos impróprios por perto. Além disso, não leve as travessas de comida à mesa. Sirva-se com pequenas porções, dividindo-as na metade, assim permite-se outra porção. Isso dará alguns segundos a mais, favorecendo sua saciedade.

10ª) Conte o número de vezes que você mastiga cada garfada de alimentos. Se forem de 20 a 30 vezes, você está no caminho certo. Coloque seus talheres na mesa entre as garfadas. Só pegue-os novamente depois de mastigar bem e engolir completamente. Esta pausa lhe dará tempo para refletir no que e quanto você está comendo.
Mais informações: www.jocelemsalgado.com.br

Existem pessoas hoje no Brasil e no mundo que por uma razão ou outra sofrem em excesso por terem uma forma, um corpo devidamente fora de forma, até ai sem problemas, mas o pior que a barriga em excesso, além de deixar a pessoa feia (com o perdão da palavra), pessoas assim acabam tendo sérios problemas de saúde, pois então é ai é necessário tomar alguns cuidados, para isso selecionamos ótimas dicas de como se perder peso rápido.

Perder peso não é fácil e nunca será como tudo na vida não também não é um doce, porém para tudo a formas de se resolver, no caso da perca de peso existe 3 tipos de emagrecimento, siga abaixo.

Formas de perder peso que existem

O enlouquecido
O consciente
O muito louco

O enlouquecido perdendo peso

O enlouquecido é aquele capaz de fazer de tudo para emagrecer, só que seguindo seus próprios métodos, usando seu conhecimento, porém vale lembrar que essa não é a opção a fazer.

O consciente

Método excelente, o consciente é aquele que antes de fazer magias para emagrecer, procura um médico, hospital, psicóloga, tudo para conseguir emagrecer, parece até chato, mas não é mexendo com saúde é necessário fazer tudo que for preciso.

O muito louco

É aquele que até muitas vezes chega a procurar um médico, porém com o passar do tempo os resultados não vem, está pessoa acaba então, apelando para remédios, fazendo o diabo a quatro. (Nunca faz isso), antes de tudo, procure um médico especializado.

Lembre-se, se você realmente quer emagrecer perder peso rápido, a melhor forma, de isso acontecer é procurando seguir os melhores caminhos, para isso nada melhor do que ir ao médico e seguir suas exigências.

Perder peso rapido

Saúde é tudo que Deus nos deu, por isso valorize-a.

INSÔNIA


Os médicos definem a insônia como um distúrbio psíquico-fisiológico, que tem origem em algum desequilíbrio hormonal ou orgânico associado, na maioria dos casos, a problemas de fundo emocional como ansiedade, fobias, separações e perdas, ou preocupações materiais como o desemprego e a falta de dinheiro. O problema predomina entre o sexo feminino, independentemente da idade, informa o médico José Renato Felix Bauab, pesquisador do departamento de neurologia da Universidade Federal Paulista (Unifesp) e chefe do laboratório de sono do hospital São Camilo. Calcula-se que a proporção de mulheres com o problema pode chegar a ser 30% maior do que a de homens.

A tendência à insônia aumenta naturalmente, com o passar do tempo, especialmente na fase do climatério, em que o desequilíbrio hormonal torna as mulheres vulneráveis à depressão ou aos suores e fogachos bem como a problemas urinários. E não só. Bauab lembra de um estudo recente, feito na Finlândia, que observou a ação dos estrogênios sobre o centro regulador do sono. "Esses hormônios atuam sobre o relógio biológico da mulher e podem alterá-lo quando entram em desequilíbrio", diz o neurologista. É importante estar atento a esta possibilidade: "Um dos ritmos mais suscetíveis a desregular no ser humano é o sono e se a pessoa não toma providência, a insônia eventual pode transformar-se em crônica. É o que nós chamamos de insônia aprendida e perpetuada."

Para evitar que a insônia se torne crônica os médicos recomendam aos pacientes, antes de mais nada, fazer a higiene do sono, cujos procedimento são descritos abaixo. Técnicas de relaxamento, meditação e yoga ou a prática diária de exercícios físicos são fundamentais para prevenir as alterações de humor e promover o bem estar e o sono. Os casos de ansiedade leve, típicos do climatério, que dificultam pegar no sono podem ainda ser resolvidos com o uso de calmantes naturais, fitoterápicos, como as ervas passiflora, valeriana, melissa e avenna sattiva. O neurologista Felix Bauab inclui nessa categoria o uso esporádico de medicamentos para dormir à base de substâncias derivadas do diazepan como o cloxazolan (o nome comercial é Olcadyl) "O ideal é utilizar remédios para dormir uma vez ou outra e mesmo assim, de formulações mais leves, com menor potencial de causar dependência", diz Bauab, ao esclarecer que os medicamentos tradicionais benzodiazepínicos, os populares soníferos, não são mais receitados para a insônia típica do climatério, que se repete com certa freqüência. Eles são hoje indicados para os casos de insônia aguda (esporádica) ou nos distúrbios crônicos de impercepção do sono, por exemplo, em que o cérebro da pessoa não tem capacidade de perceber o estado de sono e só consegue dormir com sonífero. Diante de um quadro de ansiedade mais intenso, em que a insônia parece caminhar para tornar-se crônica, o neurologista considera ainda a indicação de um tratamento psicoterapêutico e o uso de anti-depressivos.

HIGIENE DO SONO

A higiene do sono deve ser incorporada ao dia-a-dia, independente de qual seja a opção de tratamento. É uma terapia sem medicação que vale para todas as pessoas, diz Bauab. Eis suas recomendações:

* Fazer a última refeição até as oito horas da noite.
* Preferir pratos leves de fácil digestão.
* Evitar atividade física depois das seis da tarde. O exercício depois desse horário desregula o relógio biológico.
* Pessoas mais notívagas devem deixar a casa ou o ambiente onde estiver na penumra.
* A luz reduzida avisa o cérebro para secretar melatonina, o hormônio do sono.
* Dedique-se a atividades agradáveis como ouvir música ou ver um programa na TV, mas fora do quarto de dormir.
* Procure relaxar o corpo em uma poltrona confortável enquanto o sono não vem, vestida com roupa de dormir. Mas só vá para a cama quando tiver sono, realmente.

Fonte:UOL

ARTIGO - NASCIMENTO, VIDA E PAIXÃO DA AIDS 01/12/2008 Cada vez mais a epidemia da infecção pelo HIV ocorrerá entre os pobres. Miséria e Aids completam

ARTIGO -ARTIGO - NASCIMENTO, VIDA E PAIXÃO DA AIDS
01/12/2008
Cada vez mais a epidemia da infecção pelo HIV ocorrerá entre os pobres. Miséria e Aids completam-se bem, e romper o ciclo é muito árduo. TEMOS UMA idéia bem aproximada do nascimento da Aids como doença humana e como isso ocorreu: foi no começo do século passado, em pequenas aldeias da África, quando o vírus causador (vírus da imunodeficiência humana -HIV-1) passou do nosso primo, o chimpanzé, para o homem. O motivo foi o uso de carne de caça, quando os citados primos foram caçados e devorados, e o sangue entrou na corrente sangüínea da espécie humana. O HIV-2 apareceu da mesma maneira, a partir de seu hospedeiro natural, o macaco verde. Na África, na primeira metade do século 20, sem assistência médica, as complicações que acompanham a Aids eram rapidamente fatais e não diagnosticadas. Como a Aids espalhou-se pelo mundo? Pela globalização e pelos fenômenos socioeconômicos a partir da Segunda Guerra Mundial: com a descolonização da África e as fronteiras artificiais, surgiram beligerâncias entre as várias etnias africanas. Podemos discutir as razões e atribuir culpas, mas, do ponto de vista objetivo, a infra-estrutura do atendimento médico, que já era ruim, ficou pior. Além disso surgiram novos conflitos, havendo clara interferência estrangeira: mercenários de muitas proveniências andaram pela África e por certo tiveram relações sexuais. Igualmente após a Segunda Guerra Mundial, homens africanos tiveram que trabalhar longe de suas origens e se tornaram em usuários freqüentes e obrigatórios de prostitutas. Estabeleceu-se na África o curioso sistema de circuitos sexuais, possibilitando participação de parceiros freqüentes e sucessivos: muitos homens africanos têm parceiras em cada canto, que, por sua vez, não são monógamas. A Aids pode ter chegado às Américas por haitianos que foram trabalhar no Congo e retornaram com o vírus. Nessa época, ocorreram outros importantes fatos: a pílula contra a gravidez e a mudança de costumes que levou à liberação sexual. Inclusive o preconceito contra os homossexuais sofreu modificações importantes. Tudo isso foi muito bom, mas tornou a disseminação da Aids mais fácil. Vale acrescentar que, nesse período, houve expansão dos usuários de drogas de uso endovenoso. A descoberta do vírus em 1984 e o entendimento da maneira como ele age foram extremamente rápidos. Não conseguimos imaginar a catástrofe que seria a Aids se ela tivesse aparecido nos séculos 18 e 19. Felizmente, quando surgiu, as ferramentas da pesquisa microbiológica permitiram um célere progresso. Ingenuamente, porém, achamos que, descoberto o vírus, teríamos logo uma vacina. Ilusão total. Seguiram-se descobertas de medicamentos -muitos- capazes de tratar a infecção pelo HIV e dar qualidade de vida decente a quem foi contaminado e, se houver aderência ao tratamento, proporcionar expectativa de vida bem razoável. A Aids, porém, avança em terrenos novos. A doença não se propagou na Ásia como na África (em alguns lugares, de 30% a 40% da população está com o HIV), mas a infecção está se espalhando na Europa oriental. Na África, sobrevieram claros progressos. Contudo, no seu mais rico país, a atitude amalucada de dirigentes negando a ação do HIV e propondo remédios folclóricos, como ingestão de beterraba, prejudicou seriamente o combate à epidemia. Para onde vamos? Quando a Aids vai ser controlada, acabar e ter sua paixão? Podemos imaginar alguns cenários. Vacina, se algum dia tivermos, será para daqui dez ou 20 anos. Microbicidas de uso vaginal são uma esperança e, por enquanto, não passam disso. Há novos remédios úteis para o tratamento, e o arsenal terapêutico está sempre maior, se bem que tais produtos são caros. O atendimento fica, portanto, cada vez mais dispendioso, sem curar ninguém, porquanto só controla a replicação do vírus. Sem dúvida, a população está sendo educada, de modo que os mais instruídos protegem-se contra o vírus e não o adquirem. O problema é mudar condutas de pessoas com baixa escolaridade e controlar um dos impulsos mais fortes do ser humano, o sexual. Cada vez mais a epidemia da infecção pelo HIV ocorrerá entre os mais pobres, os menos educados, os de comportamento marginal, ou seja, exatamente as parcelas mais vulneráveis e de acesso mais laborioso aos recursos educacionais. Miséria e Aids completam-se muito bem -e romper esse ciclo é muito árduo. Biologicamente, a longo prazo, poderá ocorrer na espécie humana a seleção que se verificou entre os chimpanzés: o vírus conviverá com o hospedeiro sem causar, na maior parte deles, grandes desgraças. Mas não podemos descartar o aparecimento de alguma variante do HIV dispersável com maior eficácia e talvez de alguma maneira que ainda não exista hoje. Isso, sim, seria um legítimo pesadelo. No momento, é pura ficção científica. VICENTE AMATO NETO, 80, médico especialista em clínica de doenças infecciosas e parasitárias, é professor emérito da Faculdade de Medicina da USP. JACYR PASTERNAK, 68, médico especialista em clínica de doenças infecciosas e parasitárias, é doutor em medicina pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). - Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak -
Fonte: Folha de São Paulo
01/12/2008
Cada vez mais a epidemia da infecção pelo HIV ocorrerá entre os pobres. Miséria e Aids completam-se bem, e romper o ciclo é muito árduo. TEMOS UMA idéia bem aproximada do nascimento da Aids como doença humana e como isso ocorreu: foi no começo do século passado, em pequenas aldeias da África, quando o vírus causador (vírus da imunodeficiência humana -HIV-1) passou do nosso primo, o chimpanzé, para o homem. O motivo foi o uso de carne de caça, quando os citados primos foram caçados e devorados, e o sangue entrou na corrente sangüínea da espécie humana. O HIV-2 apareceu da mesma maneira, a partir de seu hospedeiro natural, o macaco verde. Na África, na primeira metade do século 20, sem assistência médica, as complicações que acompanham a Aids eram rapidamente fatais e não diagnosticadas. Como a Aids espalhou-se pelo mundo? Pela globalização e pelos fenômenos socioeconômicos a partir da Segunda Guerra Mundial: com a descolonização da África e as fronteiras artificiais, surgiram beligerâncias entre as várias etnias africanas. Podemos discutir as razões e atribuir culpas, mas, do ponto de vista objetivo, a infra-estrutura do atendimento médico, que já era ruim, ficou pior. Além disso surgiram novos conflitos, havendo clara interferência estrangeira: mercenários de muitas proveniências andaram pela África e por certo tiveram relações sexuais. Igualmente após a Segunda Guerra Mundial, homens africanos tiveram que trabalhar longe de suas origens e se tornaram em usuários freqüentes e obrigatórios de prostitutas. Estabeleceu-se na África o curioso sistema de circuitos sexuais, possibilitando participação de parceiros freqüentes e sucessivos: muitos homens africanos têm parceiras em cada canto, que, por sua vez, não são monógamas. A Aids pode ter chegado às Américas por haitianos que foram trabalhar no Congo e retornaram com o vírus. Nessa época, ocorreram outros importantes fatos: a pílula contra a gravidez e a mudança de costumes que levou à liberação sexual. Inclusive o preconceito contra os homossexuais sofreu modificações importantes. Tudo isso foi muito bom, mas tornou a disseminação da Aids mais fácil. Vale acrescentar que, nesse período, houve expansão dos usuários de drogas de uso endovenoso. A descoberta do vírus em 1984 e o entendimento da maneira como ele age foram extremamente rápidos. Não conseguimos imaginar a catástrofe que seria a Aids se ela tivesse aparecido nos séculos 18 e 19. Felizmente, quando surgiu, as ferramentas da pesquisa microbiológica permitiram um célere progresso. Ingenuamente, porém, achamos que, descoberto o vírus, teríamos logo uma vacina. Ilusão total. Seguiram-se descobertas de medicamentos -muitos- capazes de tratar a infecção pelo HIV e dar qualidade de vida decente a quem foi contaminado e, se houver aderência ao tratamento, proporcionar expectativa de vida bem razoável. A Aids, porém, avança em terrenos novos. A doença não se propagou na Ásia como na África (em alguns lugares, de 30% a 40% da população está com o HIV), mas a infecção está se espalhando na Europa oriental. Na África, sobrevieram claros progressos. Contudo, no seu mais rico país, a atitude amalucada de dirigentes negando a ação do HIV e propondo remédios folclóricos, como ingestão de beterraba, prejudicou seriamente o combate à epidemia. Para onde vamos? Quando a Aids vai ser controlada, acabar e ter sua paixão? Podemos imaginar alguns cenários. Vacina, se algum dia tivermos, será para daqui dez ou 20 anos. Microbicidas de uso vaginal são uma esperança e, por enquanto, não passam disso. Há novos remédios úteis para o tratamento, e o arsenal terapêutico está sempre maior, se bem que tais produtos são caros. O atendimento fica, portanto, cada vez mais dispendioso, sem curar ninguém, porquanto só controla a replicação do vírus. Sem dúvida, a população está sendo educada, de modo que os mais instruídos protegem-se contra o vírus e não o adquirem. O problema é mudar condutas de pessoas com baixa escolaridade e controlar um dos impulsos mais fortes do ser humano, o sexual. Cada vez mais a epidemia da infecção pelo HIV ocorrerá entre os mais pobres, os menos educados, os de comportamento marginal, ou seja, exatamente as parcelas mais vulneráveis e de acesso mais laborioso aos recursos educacionais. Miséria e Aids completam-se muito bem -e romper esse ciclo é muito árduo. Biologicamente, a longo prazo, poderá ocorrer na espécie humana a seleção que se verificou entre os chimpanzés: o vírus conviverá com o hospedeiro sem causar, na maior parte deles, grandes desgraças. Mas não podemos descartar o aparecimento de alguma variante do HIV dispersável com maior eficácia e talvez de alguma maneira que ainda não exista hoje. Isso, sim, seria um legítimo pesadelo. No momento, é pura ficção científica. VICENTE AMATO NETO, 80, médico especialista em clínica de doenças infecciosas e parasitárias, é professor emérito da Faculdade de Medicina da USP. JACYR PASTERNAK, 68, médico especialista em clínica de doenças infecciosas e parasitárias, é doutor em medicina pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). - Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak -
Fonte: Folha de São Paulo