3.19.2009

ALERGIA A TATUAGEM


ALERGIA A TATUAGEM
11/03/2009
Dependendo da composição, loções, pomadas e cremes são um perigo. O verão, estação mais amiga do sol, esconde armadilhas principalmente para quem é alérgico a picadas de insetos e quem sofre de sensibilidade cutânea.

A estação mais esperada pelos adoradores de praias e piscinas é também muito bem vinda para quem sofre de alergias respiratórias como rinite e asma, quando podem respirar com mais tranquilidade. Porém, os consultórios médicos especializados em alergias registram aumento de até 30% na procura, quando comparada a outros períodos do ano.

- Um exemplo de armadilha são as populares tatuagens de henna, aplicadas principalmente em crianças - adverte o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Rio de Janeiro, Fábio Chigres Kuschnir. - O corante presente na combinação acaba por sensibilizar a pele, provocando coceiras e até queimaduras. Kuschnir chama a atenção para a dermatite de contato, a irritação da pele causada pela exposição a produtos como loções hidratantes, pomadas e até cremes antialérgicos com presença de substâncias como anti-histamínicos.

Quanto aos insetos, o alergologista explica que alergia a picadas de pernilongos, mosquitos e pulgas não é tendência genética e quem a tem deve tomar cuidados. - O calor do verão e as chuvas são favoráveis às condições de reprodução de mosquitos, pernilongos e outros insetos. Então, quem é alérgico precisa tomar cuidados como uso de repelente o tempo todo.

No caso de persistência de sintomas depois de uma mordida, como inchaço e febre, o médico deve ser procurado. Uma das opções é um tratamento feito por vacinas. A estudante Luiza Smama, de 19 anos, sofre de alergia a picadas de insetos e recentemente foi alvo de um ataque. - No domingo, fui a um sítio e não deu outra, levei uma mordida de mosquito no pé. O inchaço está até agora e estou tomando antibiótico - conta a jovem, que apresenta edemas pelo corpo. Luiza já se habituou a estar o tempo todo com repelente. Ela conta que seu quarto está sempre com as janelas fechadas e mantém um inseticida ao alcance das mãos o tempo todo. A estudante já teve alergia a chocolate, mas, após um tratamento por vacinas, hoje pode se render à delícia.

CUIDADOS COM A PELE - Os índices de raios ultravioletas no verão são altos. Ontem, mesmo com a chuva, por exemplo, a intensidade registrada foi 10, em uma escala de 1 a 14, o que demanda alguns cuidados. Leandra Metsavaht, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta para as fotoalergias - a ingestão de medicamentos que causa bolhas no paciente ao se expor ao sol. Outro perigo é o contato com chá de plantas como aroeira e figueira, leite de folhas de mangueira ou suco de limão. Mesmo após se lavar a pele, continuam a representar perigo de queimadura. Até perfumes provocam riscos quando passados e expostos à luz solar.
- João Paulo Aquino -
Fonte: Jornal do Brasil - Portal Médico

Nenhum comentário: