3.24.2009

O que é hipotireoidismo?


O que é hipotireoidismo?

A tireóide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios).

Quais são os sintomas do hipotireoidismo?
O hipotireoidismo pode ter vários sintomas, visto que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) se tornam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos. Por isso, os sintomas do hipotireoidismo incluem:
cansaço excessivo;
desânimo, ou até mesmo depressão;
raciocínio lento;
fala arrastada;
sensação de frio excessivo;
ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
pele seca e cabelos finos e quebradiços;
inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
pouca sudorese;
intestino preso e digestão lenta;
irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);
infertilidade;
batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
aumento do colesterol.

Quais as conseqüências do hipotireoidismo?

Em adultos, o hipotireoidismo (se não for tratado corretamente) leva a uma significativa redução da sua performance física e mental, além de poder causar elevação dos níveis de colesterol, que aumentam as chances de algum problema cardíaco. Além disso, o hipotireoidismo severo, sem tratamento, pode evoluir ao longo do tempo até uma situação dramática e com grande risco de vida, o chamado coma mixedematoso, que se apresenta como redução da temperatura corporal, perda de consciência e mau funcionamento do coração.O diagnóstico de hipotireoidismo é especialmente importante quando é feito durante a gestação, pois a falta de hormônios tireoidianos pode afetar profundamente o desenvolvimento do bebê, provocando retardo mental e atraso do crescimento. No entanto, esses problemas para o bebê são prevenidos pelo tratamento precoce da mãe com a reposição de hormônio tireoidiano.

Como é tratado o hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é a falta de hormônio tireoidiano. Portanto, o tratamento é feito com a reposição desse hormônio, na forma de comprimidos tomados por via oral. A medicação de escolha é a levotiroxina, que é uma forma farmacológica do hormônio T4. Depois do início da medicação, o paciente comumente leva cerca de 2 semanas para sentir uma melhora importante dos sintomas do hipotireoidismo (podendo ser um pouco mais em casos mais graves).A levotiroxina deve ser tomada todos os dias, pela manhã, para reproduzir o funcionamento normal da tireóide. Um cuidado importante é tomá-la em jejum (no mínimo 30 minutos antes do café da manhã), porque a ingesta de alimentos junto com a medicação diminui muito a sua absorção pelo intestino e, portanto, a sua eficácia.
Quem tem hipotireoidismo é uma pessoa doente para a vida toda?

Pessoas com hipotireoidismo precisam fazer o tratamento correto, com o uso diário de levotiroxina na dose mais adequada para sua situação. Se estiverem usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os níveis de TSH dentro dos valores normais, elas podem ter uma vida saudável, feliz e completamente normal.
No entanto, se o hipotireoidismo não for tratado corretamente, ele pode se tornar um problema sério de saúde, comprometer a capacidade da pessoa realizar suas tarefas e até mesmo representar um risco de vida em casos extremos.
Quando seu médico diz: "Você está com hipotiroidismo", significa que você apresenta sintomas comuns, compatíveis com uma baixa função da sua glândula tiróide, isto é, sua tiróide está produzindo pouco hormônio.

QUE SINTOMAS O HIPOTIROIDISMO APRESENTA?
Como o hormônio da tiróide atua em praticamente quase todas as células do seu corpo, você pode apresentar uma grande variedade de queixas se tiver hipotiroidismo.

Se a sua tiróide produz muito pouco hormônio, seus batimentos cardíacos podem diminuir e você poderá sentir cansaço, depressão e abatimento. Sua pele fica ressecada e seus cabelos e unhas poderão crescer muito lentamente, tornando-se ásperos, secos, quebradiços. Você também poderá ficar mais sensível ao frio.

Outros sintomas comuns são: constipação intestinal (prisão de ventre), anemia, fadiga, perda de apetite, discretos aumentos de peso, períodos de menstruação irregular ou ausente, tornozelos e rosto inchados, colesterol elevado e, as vezes, pressão alta.

MUITAS PESSOAS APRESENTAM HIPOTIROIDISMO?
Sim, milhões de pessoas são acometidas, especialmente mulheres.

O hipotiroidismo é muito comum. É difícil estimar o número, pois muitas pessoas tem hipotiroidismo e não sabem.

Pesquisas revelam que cerca de 5 milhões de brasileiros tem hipotiroidismo, porém a grande maioria ainda não foi diagnosticada.

Um grande número de pessoas apresentam sintomas vagos de cansaço e desânimo, atribuindo-os de forma errônea, com sendo próprios da idade.

O hipotiroidismo pode ser encontrado em homens e mulheres. Sua incidência aumenta com a idade, sendo quatro vezes mais freqüente nas mulheres, principalmente após os 50 anos.

UM SIMPLES EXAME DE SANGUE CONFIRMA O DIAGNÓSTICO
No passado, o hipotiroidismo era em geral diagnosticado quando estava em estágio avançado. Hoje, a sensibilidade dos novos testes laboratoriais possibilitam o diagnóstico em fase muito precoce. Um destes exames, o TSH mede a quantidade deste hormônio que está circulando no sangue e informa como está funcionando sua tiróide.
Fonte: Gameta Venus

NÃO A AUTOMEDICAÇÃO

Nenhum comentário: