3.23.2009

SOLUÇÃO PARA O TRATAMENTO DE CABELOS


Soluções para tratar cabelos murchos, opacos, desbotados e embaraçados
Descubra a causa dos problemas, a salvação para os fios e produtos para recuperar os fios

Sol, areia e cloro ajudam a detonar os fios no verão
Sol, areia, vento e cloro da piscina são fatores que ajudam a detonar os fios no verão.
A salvação para os fios e produtos para recuperar quatro tipos de cabelo:
Cabelos sem vida,
os ressecados,
os desbotados
os embaraçados.

1. Cabelo sem vida, murcho
Causa: os raios solares, o vento, o sal, o cloro e as altas temperaturas removem a umidade natural e destroem a queratina do cabelo. Com isso, os fios perdem “massa”, ficam frágeis e quebradiços. “O quadro se agrava se o cabelo já estiver danificado pelo excesso de secador e chapinha, abuso de processos químicos e dieta desequilibrada”, avisa a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).

Salvação já: Faça cinco aplicações seguidas de ampolas com ativos reconstrutores, dia sim, dia não. Se preferir, recorra a máscaras enriquecidas com queratina e creatina (para repor os lipídios naturais) e silicone (sela as partes mais danificadas).

Boas opções: Maxi Carga de Queratina e Extratos Vegetais, Kendra;
Fluido de Queratina Amino Shock, Vive Cosmétique;
Concentrado de Queratina Vegetal e Semi di Lino, Farmaervas, ; Concentrado de Proteína e Creatina, Helcla.

Para prevenir: dê um tempo a secador, chapinha e químicas; enriqueça seu cardápio com proteínas (peixes e carnes magras);
faça tratamentos reconstrutores com regularidade.

2. Cabelo desbotado, com a cor diferente
Causa: os raios UV penetram no interior do fio (córtex), onde ficam os pigmentos naturais e artificiais, oxidando-os.
A agressão desbota os cabelos: os escuros ficam avermelhados e os loiros ganham um amarelado feio.
Salvação já: aplique xampu tonalizante no tom do seu cabelo (é bom recorrer a um cabeleireiro, pois talvez seja necessário fazer uma decapagem, isto é, clarear por igual, para só então aplicar o tom escolhido).

Para prevenir: use chapéu de abas largas e trama fechada; aplique produtos com ação protetora da cor sempre que se expuser ao sol e mergulhar no mar ou na piscina.

Boas opções: Leave-in Color Care Protect, Paul Mitchell; Xampu Solare Color Protection, Truss; Creme para Pentear Revitalizante da Cor, Lunna Hair; Xampu Elsève Regenium, L’Oréal Paris.

3. Cabelo opaco, ressecado
Causa: “a exposição direta e constante ao sol degrada as ceramidas, um tipo de cimento capilar que mantém as escamas dos fios unidas.
Uma vez danificadas, elas se abrem, deixam os nutrientes internos saírem e a superfície do cabelo fica áspera e opaca”, diz a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife.
Salvação já: aplique uma máscara de alto poder hidratante de duas a três vezes por semana, use linhas com ativos doadores de brilho (como extrato de pérola e de orquídea) e com ingredientes hidratantes (como aminoácidos do leite e do trigo, pantenol).
Para prevenir: evite secador e chapinha (o calor desidrata ainda mais o cabelo), use chapéu e filtro solar capilar e adote diariamente produtos hidratantes com ativos iluminadores.
Boas opções: Mousse Brilho Acetinado, Aspa; Máscara Total Gloss Fio & Pontas, Aroma do Campo; Xampu Elsève Nutri-Gloss com Proteína de Pérola, L’Oréal Paris; Xampu Orquídea para Cabelos Opacos, Colorama.

4. Cabelo embaraçado Causa:
“O cabelo tem cargas elétricas. Diante de uma agressão mecânica, provocada por escova, pente ou até na hora de lavar, ou química – tintura, alisamento, escova progressiva, descoloração –, elas se desequilibram e deixam os fios emaranhados”, diz o tricologista Adriano Almeida, de São Paulo.

Salvação já: passe um creme específico para pentear, aqueça os fios (com touca térmica ou toalha quente) por alguns minutos e desembarace mechas finas com um pente de madeira de dentes largos.

Para prevenir: não abra mão do condicionador ou de uma boa máscara hidratante, pois eles ajudam a estabilizar as cargas elétricas; nunca durma com os fios molhados e muito menos sem desembaraçá-los;

quando sair ao vento ou for à praia, prenda um rabo-de-cavalo com elástico firme, porém revestido, para não quebrar os fios.

Boas opções: fluido Nutritivo e Protetor Manteiga de Manga, Klorane; Hidratante Capilar, Fênix; Máscara Queratina Ativa Umidess, Zhera; Creme Finalizador
Cabelão é o sonho da maioria das mulheres, segundo especialistas

A terapeuta capilar Sheila Belloti afirma que o fio cresce, em média, um centímetro por mês. "O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, no couro cabeludo.
Qualquer agente externo que prejudique a saúde dessa região impede que o fio se desenvolva".

Uma dica para acelerar o crescimento das madeixas é ter um cardápio rico em vitaminas.
As melhores opções são a vitamina A, presente no fígado, cenoura e leite; a C, que está em frutas cítricas; a E, presente no leite, abacate e ovo; o zinco, que está em carnes.

Distúrbios hormonais também podem parar o crescimento dos fios. Por isso a necessidade de estar em dia com as consultas ao ginecologista e endocrinologista.

Outro ponto fundamental: cuide da saúde dos seus fios. Cabelos quebradiços e com pontas duplas crescem de forma mais lenta, pois ficam mais fracos.

Também evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo e deixa os fios muito oleosos, o que também inibe o crescimento. Por fim, deixe o cabelo respirar.
Quando ele vive abafado em lenços, rabos ou coques, os fungos podem proliferar. Eles descamam o couro cabeludo, podem entupir os poros e impedir que novos fios capilares saiam.

Prestar atenção aos cabelos indica como cuidar dos fios
Especialistas contam como driblar a falta de vida nas madeixas

Se você está decepcionada com os seus cabelos mas não entende porque ele anda sem brilho ou rebelde demais, preste mais atenção ao .... seu cabelo. Especialistas ensinam no site da ESTILO como checar as pistas deixadas pelos ?vilões? para dar aquele up no visual.

Veja dicas para algumas situações:

Seus cachos andam preguiçosos

Coloração inadequada, corte errado e falta de hidratação podem ser os culpados. Opte pelas colorações sem amônia, que deixam os fios espigados, e por um corte com um repicado suave. Hidratantes leave-in melhoram a maciez e o caimento.

Você não muda o corte

O medo de errar na hora de cortar pode deixá-la refém de um look que não te deixa mais elegante e, pior, pode não ter mais a ver com você. Considere que às vezes bastam pequenos ajustes para o corte ganhar um upgrade instantâneo. Alterar um pouco a cor também pode fazer uma grande diferença.

Seu cabelo está sempre escorrido

O problema, comum em fios finos, pode ser enfrentado com um corte repicado que comece dois a três dedos abaixo do queixo. No dia-a-dia utilize xampus para encorpar e use o difusor.

Tratamentos diferem para cada comprimento de cabelo
Curtos, médios e longos precisam de cuidados específicos

Os cabelos não se dividem apenas em mistos, oleosos, secos ou normais. O tratamento que cada mulher deve fazer para deixar suas madeixas incríveis também vai depender do comprimento.

O fio longo, por exemplo, precisa de hidratação mais freqüente. Uma máscara com cremes mais leve deve ser aplicada todas as semanas. As ampolas com produtos mais intensos, como a queratina, podem ser usadas mensalmente. Uma hidratação profissional, no salão de beleza, deve ser agendada de dois em dois meses.

Já os cabelos curtos precisam ser tratados com xampus que ajudam a dar volume. ?Os curtos precisam de pomadas para finalizar o corte, ou eles podem ficar escorrido e com um jeito muito careta?, alerta o especialista Marco Antonio di Biaggi, do salão MG Hair. Para hidratar, adote um leave-in, que não vai pesar tanto quanto o condicionador.

As donas de cabelos médios podem evitar o ressecamento dos fios caprichando na marca do xampu, que deve ter efeitos hidratantes. Uma aplicação de máscara de ceramida ajuda a manter o brilho das madeixas.

Truques para ter um cabelo de dar inveja

Profissionais ensinam tratamentos, penteados, cuidados e muito mais:

Não sabe o que fazer para tratar os fios? Qual corte é ideal para você? Ou que produtos não podem faltar no seu ritual?


Como ter o cabelo da Beyoncé

O cabelão da cantora é de cair o queixo. E passar do cabelo afro para o liso assim requer muito alisamento, cabeleireiros de plantão e rios de dinheiro. Se seus fios forem crespos como os dela é possível dar um truque com alisamento e apliques para ter cabelos lisos com volume. Procure um salão especializado em cabelo afro.

O penteado a gente ensina: Faça escova em todo o cabelo, caprichando na franja. Separe mechas de 2 dedos de largura do comprimento e faça babyliss.
Coloque o aparelho na vertical para enrolar a mecha, conte até 7 e solte. Passe um pouco de pomada na palma da mão e amasse todo o cabelo.

Como ter o cabelo da Angelina Jolie

Além de bocão (e de um maridão), ela tem um cabelo comprido e lindo. Seus fios são bem lisos, mas podem ficar volumosos como na foto ao lado. Se você tem cabelo fino, use o truque: No cabelo molhado, passe uma bola grande de musse. Desembarace bem. Faça uma escova não muito lisa usando uma escova grande.
Quando terminar, coloque bobes grandes em todo o cabelo. Solte depois de 20 minutos e passe spray de fixação forte.

Como ter o cabelo da Gisele Bündchen

Cachos soltos na ponta e fios esvoaçantes. Quem não quer ter o cabelo da top? Para o efeito Gisele natural, é prender um coque torcido no alto da cabeça, com os fios ainda úmidos. Durma assim ou seque com secador e solte. Você estará com a raiz lisa e leves cachos nas pontas.

E se você quiser o look hollywoodiano, siga o passo-a-passo:

Divida o cabelo seco na lateral.
Aplique 2 bolas grandes de musse nele. Faça babyliss em mechas de 3 dedos de largura, enrolando como se estivesse fazendo bobe. Prenda a mecha enrolada com um grampo. Espere 10 minutos e solte. Passe uma escova tipo raquete para formar as ondas. Finalize com spray fixador.

Soluções para tratar cabelos murchos, opacos, desbotados e embaraçados
Descubra a causa dos problemas, a salvação para os fios e produtos para recuperar os fios.

Sol, areia e cloro ajudam a detonar os fios no verão

Sol, areia, vento e cloro da piscina são fatores que ajudam a detonar os fios no verão.

Salvação para os fios e produtos para recuperar quatro tipos de cabelo: os sem vida, os ressecados, os desbotados e os embaraçados.

1. Cabelo sem vida, murcho

Causa: os raios solares, o vento, o sal, o cloro e as altas temperaturas removem a umidade natural e destroem a queratina do cabelo. Com isso, os fios perdem “massa”, ficam frágeis e quebradiços. “O quadro se agrava se o cabelo já estiver danificado pelo excesso de secador e chapinha, abuso de processos químicos e dieta desequilibrada”, avisa a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).

Salvação já: Faça cinco aplicações seguidas de ampolas com ativos reconstrutores, dia sim, dia não. Se preferir, recorra a máscaras enriquecidas com queratina e creatina (para repor os lipídios naturais) e silicone (sela as partes mais danificadas).

Boas opções: Maxi Carga de Queratina e Extratos Vegetais, Kendra; Fluido de Queratina Amino Shock, Vive Cosmétique; Concentrado de Queratina Vegetal e Semi di Lino, Farmaervas; Concentrado de Proteína e Creatina, Helcla, 3 reais.

Para prevenir: dê um tempo a secador, chapinha e químicas; enriqueça seu cardápio com proteínas (peixes e carnes magras); faça tratamentos reconstrutores com regularidade.

2. Cabelo desbotado, com a cor diferente

Causa: os raios UV penetram no interior do fio (córtex), onde ficam os pigmentos naturais e artificiais, oxidando-os. A agressão desbota os cabelos: os escuros ficam avermelhados e os loiros ganham um amarelado feio.

Salvação já: aplique xampu tonalizante no tom do seu cabelo (é bom recorrer a um cabeleireiro, pois talvez seja necessário fazer uma decapagem, isto é, clarear por igual, para só então aplicar o tom escolhido).

Para prevenir: use chapéu de abas largas e trama fechada; aplique produtos com ação protetora da cor sempre que se expuser ao sol e mergulhar no mar ou na piscina.
Boas opções: Leave-in Color Care Protect, Paul Mitchell;
Xampu Solare Color Protection, Truss;
Creme para Pentear Revitalizante da Cor, Lunna Hair;
Xampu Elsève Regenium, L’Oréal Paris.

3. Cabelo opaco, ressecado
Causa: “a exposição direta e constante ao sol degrada as ceramidas, um tipo de cimento capilar que mantém as escamas dos fios unidas. Uma vez danificadas, elas se abrem, deixam os nutrientes internos saírem e a superfície do cabelo fica áspera e opaca”, diz a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife.

Salvação já: aplique uma máscara de alto poder hidratante de duas a três vezes por semana, use linhas com ativos doadores de brilho (como extrato de pérola e de orquídea) e com ingredientes hidratantes (como aminoácidos do leite e do trigo, pantenol).
Para prevenir: evite secador e chapinha (o calor desidrata ainda mais o cabelo), use chapéu e filtro solar capilar e adote diariamente produtos hidratantes com ativos iluminadores.
Boas opções: Mousse Brilho Acetinado, Aspa;
Máscara Total Gloss Fio & Pontas, Aroma do Campo;
Xampu Elsève Nutri-Gloss com Proteína de Pérola, L’Oréal Paris;
Xampu Orquídea para Cabelos Opacos, Colorama.

4. Cabelo embaraçado
Causa: “O cabelo tem cargas elétricas. Diante de uma agressão mecânica, provocada por escova, pente ou até na hora de lavar, ou química – tintura, alisamento, escova progressiva, descoloração –, elas se desequilibram e deixam os fios emaranhados”, diz o tricologista Adriano Almeida, de São Paulo.

Salvação já: passe um creme específico para pentear, aqueça os fios (com touca térmica ou toalha quente) por alguns minutos e desembarace mechas finas com um pente de madeira de dentes largos.

Para prevenir: não abra mão do condicionador ou de uma boa máscara hidratante, pois eles ajudam a estabilizar as cargas elétricas;
nunca durma com os fios molhados e muito menos sem desembaraçá-los;
quando sair ao vento ou for à praia, prenda um rabo-de-cavalo com elástico firme, porém revestido, para não quebrar os fios.

Boas opções: fluido Nutritivo e Protetor Manteiga de Manga, Klorane;
Hidratante Capilar, Fênix;
Máscara Queratina Ativa Umidess, Zhera,;
Creme Finalizador


Dicas para usar tinturas que não agridem seus cabelos nem a natureza

Veja as lições que levam em conta a saúde das suas madeixas e o bem-estar do planeta
Da RedaçãoTamanho do textoA+A- Mantenha a cor dos fios sem danificá-los

Lição 1 - Aumente o intervalo entre os retoques
Como - Escolha xampu, condicionador e máscara indicados para cabelos tingidos.

Por quê - Esse xampu é isento ou apresenta baixa concentração de laurilsulfato de sódio, detergente que remove a sujeira e o excesso de oleosidade e os pigmentos da coloração (o desbotamento é rápido).

Cremes para cabelos tintos contêm agentes que melhoram a textura e fortalecem o fio contra as agressões externas. “Com produtos específicos, o tempo de retoque vai de 20 para 35 dias”, calcula o cabeleireiro Robson Trindade, do Red Door Salon and Spa, em São Paulo.

Experimente - Shampoo Proteção e Realce da Cor, Natura, e Shampoo Phytorevive Cabelos Tingidos, Phytoervas.

Lição 2 - Cubra a cabeça com luzes
Como - Uma opção para o verão é o reflexo australiano, técnica que deixa a raiz escura e as pontas claras.

Por quê - Esse tipo de luzes é feito com descolorante apenas nas pontas para deixar o cabelo com o aspecto de que foi queimado pelo sol. “Por causa disso, o retoque só precisa ser feito a cada cinco ou seis meses”, diz o cabeleireiro Fernando Cassolari, do salão L’Autre Femme, em São Paulo.

Experimente - Para evitar que o profissional inale o pó descolorante no preparo, a L’Oréal Professionnel criou a pasta Platinium sem Amônia. O descolorante em creme Blondeicing, Redken, clareia sem danificar a fibra capilar.

Lição 3 - Fique de olho na hena
Como - Leia o rótulo para se certificar de que ela é isenta de chumbo. Como o chumbo pode ficar “escondido” em alguns pigmentos, o conselho de Lucila Romano, gerente de produtos da Surya, é que, além de ler o rótulo, a consumidora ligue para o SAC da empresa para se certificar de que ele é ou não isento do metal.

Verifique também se traz o selo de orgânico. Isso garante que todo o processo de fabricação do pó, obtido das folhas e cascas secas de uma árvore que cresce na África e na Índia, não teve impacto na natureza.

Por quê - “Em gestantes, a presença do chumbo pode afetar o sistema nervoso do bebê”, alerta a farmacêutica Sherlise Macelino, da Weleda, em São Paulo. Quem não está grávida pode usar tranquilamente. Melhor ainda se seu cabelo for oleoso, misto ou com caspa, já que o produto tem ação adstringente, anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana. Preocupada com o ressecamento? A dica é adicionar ao pó diluído em água 1 colher de sopa de óleo vegetal como o de calêndula, de amêndoa ou de jojoba, se o seu cabelo for crespo, ou iogurte natural integral, se for frágil.

Experimente - Totalmente natural, a Henna Weleda não tem contraindicação para gestantes. Surya Henna Pó, Surya Brasil, recebeu o selo do instituto americano Vegan.org, dado a empresas que não testam seus produtos em animais.

Fonte: Abril.com
Mulher

Nenhum comentário: