8.15.2009

Salinomicina (substância capaz de destruir as células com câncer mais agressivas)

Antibiótico pode ajudar combate ao câncer
Pesquisadores americanos descobriram que um antibiótico usado em animais pode ser capaz de destruir as células com câncer mais agressivas.

Pesquisadores americanos comemoram uma vitória importantíssima na área da saúde. Eles descobriram que um antibiótico, usado para curar infecções em gado e em aves, também pode ajudar no tratamento de pessoas com câncer.

Pesquisadores do Instituto Broad, ligados à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foram atrás de uma substância capaz de destruir as células com câncer mais agressivas, aquelas que podem formar novos tumores: são as células-tronco cancerosas.

Por ter facilidade em se modificar, este tipo de célula é mais difícil de ser identificado e é mais resistente ao tratamento com substâncias químicas. Por isso, os cientistas estudaram 16 mil compostos químicos.

E descobriram que 32 susbtâncias se mostraram eficientes no combate não só às células comuns com câncer, mas principalmente às células tronco cancerosas, que, muitas vezes, são consideradas a raiz da doença. A substância mais eficiente foi a Salinomicina, um antibiótico usado em animais.

Hoje em dia, as técnicas mais comuns de combate ao câncer envolvem cirurgias para retirar do organismo o máximo possível dos tumores. Em seguida, são recomendados tratamentos como a radioterapia e a quimioterapia. Mas, de acordo com os pesquisadores, esses métodos nem sempre destroem completamente o câncer.

Apesar de terem encontrado uma substância que pode combater a raiz do problema, os pesquisadores reforçaram que a Salinomicina, 100 vezes mais eficiente no combate às células tronco cancerosas em ratos, não deverá ter o mesmo efeito em humanos.

Mas os cientistas acreditam ter encontrado um novo caminho para a produção de medicamentos e uma nova forma de combate ao câncer.

Globo. com / Jornal Nacional

Nenhum comentário: