9.17.2009

Equinacea aumenta as defesas do organismo entre outras funções

Equinácea

A equinácea é uma planta medicinal que tem flores de cor vermelho-púrpura intensa e caules que crescem à volta de um cone alto. Por ter essas cores, ela émuito utilizada em decoração. Ela também é chamada de: flor-de-cone, púrpura e rudbéquia. O seu nome científico é Echinacea purpurea.
A equinácea pode ser utilizada como remédio caseiro para gripe, por exemplo.

Propriedades da equinácea

Rica em inulina, betaína, resina e glicose. Possui ação anti-inflamatória, antibiótica, desintoxicante, imunoestimulante, antialérgica.

Para que serve a equinácea

Pode ser utilizada durante todo o ano como forma de prevenção ou tratamento de gripes e resfriados, infecções respiratórias, infecção urinária, candidíase, dor de dente, gengiva, artrite reumatoide, doenças virais ou bacterianas, pois ela fortalece o sistema imunológico.

Modo de uso da equinácea

Partes utilizadas: raiz, folhas e flores, para o consumo em forma de suco, chá ou compressas.
  • Chá: Coloque 1 colher (de chá) da raiz ou folhas da equinácea em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos, coe e tome a seguir. Faça o chá 2 vezes por dia.
  • Compressa: Amasse em um pilão as folhas juntamente com a raiz da equinácea até formar uma pasta. Aplique na zona desejada com o auxílio de um pano umedecido com água quente para aumentar a absorção dos componentes ativos.
A equinácea pode ser comprada em lojas de venda de produtos naturais, feiras livres e no mercado.

Efeitos colaterais da equinácea

Não há efeitos colaterais para o uso da equinácea.

Contraindicações da equinácea

A equinácea está contraindicada no caso de alergia a plantas da família Asteraceae, HIV, tuberculose, colagenose e esclerose múltipla.

Link útil:


Fitoterapia – Equinacea: profilaxia da gripe e resfriado, aumenta a defesa do organismo e nas infecções do trato respiratório superior.

A equinácea é uma planta com ação anti-inflamatória e anti-bacteriana, que reforça o sistema imunológico, aumenta a produção de glóbulos brancos, os responsáveis por atacar infecções.
Existe sob várias formas, em gotas (tintura), comprimidos, pastilhas para chupar, cápsulas e chás.

Nome Botânico: Echinacea angustifolia, Echinacea purpurea

Sinonímia: Equinácea, Equinacéia

Família: Asteraceae

Parte utilizada: Raiz e semente

Histórico e curiosidades:

É uma planta originária dos Estados Unidos, utilizada há vários séculos pelos índios nativos desse país. Já em 1907 a Equinácea era a mais popular erva na prática médica americana, utilizada pelos índios Sioux como antiinflamatório. É um dos fitoterápicos mais conhecidos e utilizados na Europa e Estados Unidos.


Ecologia:

Habita gramados, terras improdutivas e outros lugares abertos e secos. É uma planta nativa da América do Norte.


Constituintes:

Ésteres do ácido cafêico (principalmente equinacosídeo e cinarina), alcalóides pirrolizidínicos, polissacarídeos, óleos voláteis, equinolona, betaína, fitoesteróis.


Ações e indicações:

Antiviral;

Antibacteriana;

Antiinflamatória;

Imunoestimulante (estimula a produção de leucócitos) e vulnerária.

Doenças de pele: erisipela, abscesso, acne, micose, furúnculo, psoríase, hemorróidas, inflamação, irritação, manchas, sardas. Feridas infectadas ou infecções cutâneas por microorganismos comuns da pele: para tratamento adjuvante de infecções de pele, acompanhado de tratamento local e terapia antimicrobiana adequada;

Sistema sanguíneo: depuração, gangrena;

Sistema imunológico: Prevenção ou tratamento de infecções respiratórias virais: em gripes e resfriados para reduzir a intensidade dos sintomas e o tempo de doença, ou para prevenir infecção viral das vias respiratórias em pessoas com gripes de repetição; Septicemia;

Prevenção ou tratamento de candidíase vaginal de repetição: na prevenção de recorrência de candidíase vaginal em mulheres com vaginite crônica por Candida albicans. Nos casos de infecção ativa, deverá ser administrada em associação com antimicótico.


Propriedades Farmacológicas:

Sua ampla gama de atividades na função imunológica já foi confirmada em numerosos estudos científicos. Um dos melhores mecanismos estudados é a estimulação da fagocitose. Num teste “in vitro“, extratos de equinacea aumentaram a fagocitose por parte dos leucócitos em 20 a 40%.

A Equinácea também aumenta o número de células imunes na circulação, e estimula a produção de interferon, como também outros mensageiros químicos do sistema imune, incluindo “tumor necrosis factor”, que é importante para a resposta do organismo contra células cancerígenas.

Desenvolve ação bacteriostática provavelmente através da inibição da hialuronidase bacteriana, enzima que lesa células sadias. Este efeito pode ajudar a prevenir infecção quando utilizada em ferimentos. Além deste efeito hialuronidase-inibitório, tem propriedades fungicidas e ajuda a estimular o crescimento do novo tecido. Tem também um efeito antiinflamatório.

Estudos in vitro constataram que o suco fresco das partes aéreas de Echinacea purpurea e o extrato aquoso das raízes inibiram o vírus da influenza, as infecções por vírus herpes e o da estomatite vesicular.

O extrato de echinacea pode reduzir o crescimento do Trichomonas vaginalis e diminui a recidiva de Candida albicans.

Precauções e contra indicações

Hipersensibilidade à plantas da família asteraceae. Como todo imunoestimulante, não é recomendado seu uso em desordens sistêmicas progressivas ou doenças auto-imunes como: tuberculose, leucoses, colagenoses, esclerose múltipla, AIDS, infecção por HIV. Em casos de hipersensibilidade podem ocorrer reações na pele. Não se recomenda o uso durante a gravidez ou por crianças.

Reações adversas

As reações adversas com o uso de Equinácea são brandas e raras, podendo ocorrer gosto desagradável na boca, náusea e vômito, dor abdominal, diarréia, ardência e desconforto na garganta ou ao engolir, aumento da salivação, tonteira e dor de cabeça.

Possíveis reações alérgicas a quem tem alergia a girassóis.

Utilização / dosagens:

DOSAGENS:

Na forma de TINTURA - crianças até 4 anos - 3 gotas uma vez ao dia (na prevenção) e se já estiverem doentes, 3 x ao dia. Pode diluir na água ou no suco, melhor se dado em jejum.
Crianças maiores: 8 gotas - 1 x ao dia, na prevenção - 3 x ao dia, se doentes.

Na forma de CÁPSULAS OU COMPRIMIDOS:

Como preventivo:
Crianças de 6 meses a 3 anos - 250mg 1 vez por dia (ou 125mg 2 x dia)
Crianças dos 4 aos 12 anos - 500mg 1 x dia (ou 250mg 2x dia)
Adolescentes e adultos - entre 500 a 1000mg 1 ou 2 x dia

Em caso de já estar doente:
Crianças de 6 meses a 3 anos - 250mg 3 vez por dia (ou 125mg 4 x dia)
Crianças dos 4 aos 12 anos - 500mg 3 x dia (ou 250mg 4 x dia)
Adolescentes e adultos - 1000mg 2 x dia

NÃO ESQUECENDO da importância da ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, pois não adianta usar substâncias para agilizar o sistema imunológico e, ao mesmo tempo, ingerir toxinas que ajudam a criar um anbiente favorável para a instalação das bactérias e vírus.

Três vezes ao dia: raiz seca, 1g ou por decocção;

Tintura: (1:5, 45% etanol), 2,0 a 5,0 mL por dia ou 15 a 30 gotas 2 a 5 vezes ao dia.

Deve ser utilizado por no máximo oito semanas consecutivas.


Fontes> Introdução à fitoterapia: utilizando adequadamente as plantas medicinais. Colombo: Herbarium Lab. Bot. Ltda, 2008.

Nota: Não se automedique (boaspráticasfarmacêuticas)

Nenhum comentário: