9.18.2009

A oitava ferramenta da Qualidade


Zafenate Desidério


Pois bem, hoje este artigo tem como titulo um tema muito promissor, pois quem poderia pensar que as 7 ferramentas da Qualidade, seriam 8, isso mesmo, pare um pouco e vamos avaliar a situação deste tema.

A ação humana sempre gera resultado seja positiva ou negativa, porém sempe resulta em algo. Para que isso ocorra, esta ação sempre tem uma função destinada, isso mesmo, nada se faz sem ao menos ter objetivo firmado. Com este pensamento de melhoria em Sistema de Gestão da Qualidade toda a ação corretiva nem sempre gera um resultado único , as vezes dependendo, você terá apenas um resultado de contenção ou até mesmo uma ação sem resultado .

Lembre-se

1° Pareto é avaliar freqüência com objetivo na tomada de decisões;

2° Diagramas de causa-efeito utilizado para classificar;

3° Histogramas indicador da distribuição de dados;

4° Folhas de verificação sempre utilizada para coleta de dados;

5° Gráfico de dispersão utilizada para avaliação de duas variáves;

6° Fluxograma representação esquemática de todo um processo;

7° Carta de controle aplicado para acompanhamento durante o processo.

8° “Você”

Responsável pela aplicação de todas as 7 ferramentas anteriores e ainda mais, a ferramenta “você” é auto suficiente para aplicar e avaliar as demais, levando em conta que todas estas 7 ferramentas são dependentes de ações da oitava ferramenta.

A ferramenta “você” é aplicada conforme sua capacidade de execução, normalmente utilizada no inicio de uma aplicação de processo e no final para avaliação do mesmo processo. Com certeza você deve estar se perguntando, o por que deste artigo voltado para esta ferramenta chamada “você” ? simples, “você” esta presente no chão de fábrica , na Gestão e em todos os setores da empresa, aplique cada dia mais “você” no seu dia a dia, isso é o que torna o processo de melhoria continua um resultado aplicado de forma eficaz.

Torne-se a 8° ferramenta da Qualidade em sua empresa e aplique seu conhecimento na execução de todas as 7 ferramentas da Qualidade, atribua suas aplicações em algo realmente objetivo, resultado disto é a efetividade das ações.

Lembre-se você não é invenção e sim uma grande caixa de idéias e conhecimento.

Nenhum comentário: