1.10.2009

MENSAGEM DE ANO NOVO


Quando a gente e começa a jornada da vida, pode imaginar que o sucesso se constrói, basicamente, com três elementos: um sonho, uma vontade e um esforço.

Durante a jornada, contudo, aprende que, muitas vezes, os sonhos se transformam, a indolência desafia a vontade e o esforço cansa e pode nos abater. Então, a gente aprende a fracassar; mas aprende, também, que o fracasso é apenas um estágio antes do sucesso, e assim, conhece a perseverança; e, mais uma vez, a gente se acha pronto para o sucesso.

A vida, entretanto, resolve ensinar que tem épocas que, por mais que façamos tudo certo, coisas dão erradas, nos entristecem, nos machucam ou magoam, e muitas vezes nos impõe fardos e compromissos que tornam nossos dias mais heróicos. É quando a gente aprende que sem serenidade, não resiste, e sem a família, nada se é. Pela terceira vez, a gente se vê pronto para o sucesso.

Seguimos, então, confiantes em nossa jornada, quando descobrimos que nem todos querem nosso sucesso, ou que nosso sucesso pode impedir o de outros. Assim, conhecemos o Bom Combate e entendemos que nunca conseguiremos combater sozinhos. Aí, a gente aprende a força da equipe, e mais, aprende a reconhecer amigos dentre os que caminham ao nosso lado; aprende, ainda, que os amigos que fazemos são reflexos do que fazemos de nossas vidas. E pela quarta vez a gente se vê pronto para o sucesso.

Nesse momento, alguma coisa acontece e a gente entende, definitivamente, que o grande desafio de nossas vidas é esse mergulho rumo ao novo, ao desconhecido na nossa busca pelo sucesso, com todos os nossos sonhos, nossa força de vontade, nosso esforço, nossas vitórias e derrotas, nossa perseverança e nossa luta no bom combate.

E, quanto mais seguimos, mais aprendemos e, quanto mais aprendemos, mais entendemos o quanto ainda temos por aprender. E se fizermos uma pausa na caminhada, como esta que o final de ano nos concede em busca da oportunidade do recomeço, a gente pode então compreender:

O sucesso é essa caminhada: tudo que nos trouxe até aqui e que nos dá força para seguir adiante; não importa em que fase da jornada estejamos.


Que assim seja, então, o sucesso de cada um de nós: por nossas realizações, pelo orgulho de nossas famílias, pela honra de nossos amigos e pelo respeito de nossos adversários!
Obrigado a todos, que caminharam comigo, lado a lado nessa etapa de nossas vidas; pelas realizações, vitórias e derrotas, dificuldades e combates que me ajudaram a experimentar, e pela oportunidade de ainda estarmos juntos rumo a um grande ano novo que com certeza sera muito bom, pois temos a certeza de estarmos sempre do lado bem, confiando em Deus e com uma legião de amigos na caminhada. !

Feliz 2009 !!!

Antonio Celso da Costa Brandão

Origem da vida em laboratório: replicar e carregar um código genético rudimentar


Cientistas chegam perto de recriar origem da vida em laboratório
Dupla americana produziu duas moléculas capazes de se auto-replicar.
Ambas são feitas de RNA, substância que é tida como primo pobre do DNA.

Recriar a origem da vida em laboratório é um dos maiores desafios da ciência. Mais do que a complexidade dos processos envolvidos, o que conta é a falta de tempo: os cientistas não dispõem de vários milhares ou até milhões de anos na bancada para esperar tudo acontecer diante de seus olhos. Por conta disso, o processo todo precisa ser recriado aos pedaços. E o que pode ser o mais importante deles acaba de ser produzido por uma dupla de cientistas americanos.

Tracey Lincoln e Gerald Joyce, do Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, na Califórnia, conseguiram ensaiar os primeiros passos do que os cientistas chamam de "mundo de RNA". Traduzindo do cientifiquês para o português, eles produziram moléculas extremamente simples que são capazes de se replicar e carregar um código genético rudimentar. Seus sucessos foram reportados on-line pelo periódico científico americano "Science".

O problema do surgimento da vida é um dos mais intratáveis, do ponto de vista científico. Além da já referida falta de tempo hábil dos cientistas para conduzir os experimentos, há também um dilema adicional: as criaturas atuais fazem emergir a velha dúvida, "quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?", em versão biomolecular.

Eis a questão: todos os seres vivos conhecidos hoje têm, de um lado, uma molécula específica para guardar suas informações genéticas -- trata-se do famoso DNA, uma espécie de "manual de instruções" para a construção e o metabolismo de um indivíduo vivo. De outro lado, as estruturas e ocorrências que se dão no interior desse indivíduo são propiciadas pelas proteínas, moléculas complexas em geral construídas a partir do código armazenado no DNA.

Ocorre que é improvável que essas duas coisas tenham surgido individualmente ao mesmo tempo e então se reunido para formar a primeira criatura viva. Alguma estratégia, mais simples, deve ter sido precursora do atual "formato" da vida na Terra.

Entra em cena o mundo de RNA

Há uma molécula que, hoje em dia, serve para funções "subalternas" nas células. É o RNA, uma espécie de primo pobre do DNA, posto que é mais instável. Atualmente, ele serve, por exemplo, para transportar a informação contida no DNA, localizado no núcleo da célula, até as fábricas de proteínas, posicionadas fora do núcleo.

Mas os cientistas observaram que, em dadas circunstâncias, o RNA pode fazer mais que ser leva-e-trás de informação genética. Às vezes, ele também pode agir diretamente no metabolismo, "atuando" de forma similar às proteínas. Voilà, pensaram os biólogos, cá está a estratégia mais simples para o início da vida: tudo teria começado com o RNA, trabalhando como um "faz-tudo".

É justamente este modelo que acaba de ganhar uma força imensa, direto da bancada de Lincoln e Joyce. A dupla criou duas pequenas moléculas de RNA que, em parceria, promovem sua própria replicação. E põe replicação nisso: "Essas enzimas de RNA de replicação cruzada passam por amplificação exponencial auto-sustentada na ausência de proteínas e outros materiasi biológicos", descrevem os cientistas em seu artigo na "Science". Eles apontam que a "população" de RNA auto-replicante dobra aproximadamente a cada uma hora -- e continua, indefinidamente, contanto que os recursos estejam disponíveis ao redor.

Evolução em andamento

Outra coisa que os cientistas americanos conseguiram observar foi a seleção natural, tal qual descrita por Charles Darwin, em franca operação.

Várias versões diferentes das moléculas de RNA auto-replicantes foram produzidas e colocadas no mesmo substrato. Após gerações e mais gerações de "reprodução", os cientistas notaram que algumas delas saíram "vencedoras" e dominaram completamente a disputa por recursos.

Com isso, ficou demonstrado também que, além do papel na replicação, as fitas de RNA também tinham papel como um sistema genético, que podia ser submetido à seleção natural.

Sem dúvida, é um passo importante para explicar como a vida pode ter surgido e se apoderado dos recursos da Terra, da forma como fez cerca de 4 bilhões de anos atrás. Mas é a solução do mistério?

Claro que não. De um lado, ainda fica o enigma de como essas fitas de RNA auto-replicantes poderiam ter aparecido, a partir da chamada "sopa primordial" de compostos orgânicos existentes na Terra primitiva.

Na outra ponta, ainda resta explicar como essas precursoras da vida em forma de RNA evoluíram para ganhar tantas estruturas e complexidade, como um sistema genético com DNA e proteínas altamente sofisticadas para "tocar" o metabolismo das células.

Globo.com

GENS MODIFICADOS PARA NAO DESENVOLVER O CANCER


A genética contra o câncer

Nasce na Inglaterra menina, de proveta, com genes modificados para não desenvolver tumores malignos. Nas últimas três gerações da família do pai, ocorreram casos da doença em mulheres

O sofrimento causado por um tipo de câncer presente em três gerações de uma mesma família pode ter tido fim graças à Ciência. Médicos da University College, de Londres, anunciaram ontem o nascimento do primeiro bebê do mundo — uma menina — selecionado geneticamente para não carregar uma versão alterada do gene BRCA1, a qual pode acarretar risco de até 80% de desenvolver câncer de mama ou de ovário.

O procedimento foi através de fertilização in vitro: embriões gerados em laboratório pelos pais da menina foram selecionados, e os médicos escolheram o que não apresentava a versão “maligna” do gene para ser implantado no útero da mãe. Os pais da menina decidiram fazer a seleção de embriões porque, nas últimas três gerações da família do marido, havia ocorrido o diagnóstico de câncer de mama em mulheres na casa dos 20 anos.

A seleção só foi possível porque o governo britânico autoriza desde 2006 esse tipo de técnica.

Em entrevista à rede britânica BBC, o especialista em fertilidade Paul Serhal, que acompanhou a seleção dos embriões e a gravidez, afirmou que o grande legado do nascimento “é a erradicação da transmissão dessa forma de câncer, a qual fez essa família sofrer por gerações”. Como o diagnóstico da alteração genética é feito em embriões com apenas oito células, os especialistas também argumentam que a seleção genética evita a realização de abortos, caso a anomalia fosse detectada mais tarde ao longo da gestação.

A técnica, no entanto, encontra várias resistências até mesmo entre médicos. Críticos do procedimento apontam que o gene alterado envolve apenas uma probabilidade do aparecimento da doença, não uma certeza, e sua presença não sugere que a doença será incurável caso realmente ocorra. Eles também criticam o tratamento de embriões humanos como material descartável e afirmam que, no longo prazo, a popularização desse tipo de técnica pode levar à criação de “bebês por encomenda”, apenas com as características genéticas desejadas pelos pais, como a cor dos olhos e cabelos.

ESPERANÇA

Os pais do bebê, que assim como a criança não tiveram os nomes divulgados, estão felizes com o procedimento. Para tentar evitar que a menina tenha a doença e transmita o gene para seus descendentes, foi necessário desembolsar mais de US$ 10 mil.

O procedimento, no entanto, não livrará a menina do risco de desenvolver câncer para o resto da vida. Especialistas lembram que se o risco de câncer de mama ligado à mutação do BRCA1 foi eliminado, nada impede que ela desenvolva câncer por outros motivos.

Mas segundo estudos, as mutações no gene BRCA1 são conhecidas como a causa mais freqüente da predisposição aos cânceres hereditários de mama e ovário. A maioria das mulheres com câncer precoce são portadoras de mutações no BRCA1.

TERRA

Maiores descobertas sobre o cérebro em 2008

O ano de 2008 foi marcado por grandes descobertas sobre a parte do corpo humano que mais intriga a comunidade médica, o cérebro. Essas descobertas se devem há um grande aumento no número de pesquisas sobre o cérebro nos últimos anos, que nos dá uma imagem muito mais clara do que está acontecendo em nossa "massa cinzenta".

Por conta destas descobertas, a revista New Scientist realizou uma seleção dos melhores artigos e descobertas nos últimos 12 meses. Veja aqui as 10 melhores pesquisas sobre o cérebro no ano que termina.

O cérebro pode ser exercitado?
A última tendência da área da saúde são exercícios para aguçar habilidades mentais ou repelir os efeitos do envelhecimento da população através da formação de seu cérebro. Seu cérebro é como um músculo: quanto mais você usá-lo, mais forte ele será" Correto?.

Durante o ano de 2008, alguns cientistas questionaram esta afirmação. Apesar de praticamente todas as empresas que desenvolvem programas que ajudam o desenvolvimento e treinamento do cérebro com exercícios específicos afirmarem que seus programas são baseados nas mais recentes evidências científicas.

Face a esta situação, isto faz muito sentido. É bem conhecido que as pessoas mais velhas que permanecem mentalmente ativas são mais resistentes ao declínio cognitivo e demência. Então, se ele funciona para os mais velhos, que não deve funcionar para todos?

Talvez isso aconteça. Ao longo dos últimos 15 anos ou mais, neurocientistas têm recolhidos abundantes provas de que importantes funções cognitivas, como memória, atenção e velocidade pode ser melhorada através de formação, não só em pessoas mais velhas, mas em jovens, adultos saudáveis também. Há também inúmeros estudos que mostram que desafiar uma parte específica do cérebro encoraja essa região a crescer e desenvolver, como no exemplo dos taxistas londrinos que desenvolvem um maior hipocampo, parte do cérebro responsáveis pela memória.

Os neurocientistas alertam que ainda não existem comprovações cientificas de que esses programas funcionem efetivamente, no entanto afirmam que esta poderia ser uma chance de cura para pacientes que sofrem de doenças graves como esquizofrenia, por exemplo.

A verdadeira diferença entre os sexos
As supostas diferenças entre os cérebros masculinos e femininos são uma constante fonte de controvérsias. A investigação sobre o tema está apontando para uma conclusão: não existe apenas um tipo de cérebro humano, mas dois.

Uma teoria unificada do cérebro?
Seria ótimo ter uma única descrição de como o cérebro humano funciona - como uma equação equivalente de Einstein E = mc2. Essa lei pode ser mais perto do que pensamos.

Como o cérebro toma decisões e faz escolhas?
Humanos tomam decisões em face há uma vasta gama de possibilidades, desejos e muitas vezes informações conflitantes. Curiosamente, a forma como fazemos isso pode em parte ser revelada com a ajuda de macacos, segundo cientistas. Os pesquisadores realizaram experiências com primatas para descobrir como o cérebro compara informações e define prioridades sociais. Posteriormente também foram realizadas pesquisas com humanos. Eles usaram uma base de dados de imagens de homens e mulheres.

Evidentemente, os seres humanos têm idéias mais complexas de atração do que macacos, mas é provável que o estatuto social influencie neste caso. Fatores como a simetria podem refletir bons genes ou boas funções orgânicas que muitas vezes são julgadas atraentes.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas preferiram olhar para imagens de rostos atraentes do sexo oposto e que dariam até dinheiro para fazê-lo. Para ver rostos pouco atraentes, algumas precisavam de um incentivo extra, como pagamentos. Elas também estavam dispostas a realizar tarefas que exigem esforço, como a criação de uma determinada seqüência de teclas, para ver rostos atraentes.

Este trabalho não serve apenas para esclarecer sobre a anatomia da tomada de decisão. Segundo os pesquisadores, uma intrigante possibilidade é que ele poderia revelar algo sobre as origens do autismo.

A vida secreta do cérebro
Quando você fecha os olhos e descansa, você pode pensar que seu cérebro se desliga também. Nada está mais longe da verdade: o consumo energético do cérebro pode até aumentar. Tudo está relacionado com uma estrutura cerebral que permaneceu oculta até agora.

Desvendando o subconsciente
Há mais do que a consciência de ser humano. Muitas das faculdades mentais que julgamos como exclusivas dos humanos parecem ser orquestradas a um nível abaixo da consciência.

Estudos sugerem que o cérebro monitora constantemente o nosso meio ambiente interno e externo, de tal forma que, quando alguma informação se torna importante o suficiente, o subconsciente decide informar o consciente. Funções como essa tornaram o subconciente uma importante peça do funcionamento do cérebro.

Esquecimento é fundamental para uma mente saudável
Humanos que têm uma boa memória podem sofrer com doenças. Estas pessoas são cada vez mais estressadas revelando surpresas sobre como funciona uma memória saudável.

Ter uma memória normal e saudável não é apenas lembrar coisas importantes. Segundo os cientistas, o mais importante é ser capaz de esquecer algumas coisas.

Será que o ruído pode auxiliar o cérebro?
Em geral, o ruído pode ser visto como um aborrecimento. Mas, no lugar certo, pode ser um trunfo - poderia mesmo aumentar o desenvolvimento do nosso cérebro.

O superalimentado cérebro pode dar origem ao autismo?
A maioria das teorias sobre o autismo assumem que as pessoas afetadas têm alguma forma de déficit neurológico. Poderia ser, no entanto, que os seus cérebros tenham, ao contrário do que dizem, alta performance.

O limite do cérebro humano
Algumas pessoas têm cérebros que sobressaem em determinadas tarefas mentais. Eles podem ter um QI mais elevado que a média, uma melhor memória, falar muitas línguas, ou até mesmo ser um gênio científico. O que define os seus cérebros para além.

As informações são do Terra

Rejuvenescimento sem rugas e cicatrizes: enxerto de fibroblastos


Fonte da juventude no corpo

Técnica promove rejuvenescimento com fibroblastos retirados da nuca

O melhor remédio para conquistar uma aparência mais jovem — rejuvenescimento—pode estar no próprio corpo. Uma nova técnica promete o rejuvenescimento de dentro para fora: o enxerto de ‘fibroblastos’, fábrica de fibras, como o colágeno e a elastina, que sustentam a pele. Trata-se da retirada dos fibroblastos da nuca, multiplicação em laboratório. Em seguida, são implantados em áreas com rugas, preenchendo e atenuando os sinais do tempo.

A cirurgia dura em média 30 minutos e é feita com anestesia local. O tratamento pode ser feito em qualquer idade. O ideal é retirar os fibroblastos na juventude, para aplicá-los na velhice, segundo a pioneira do tratamento no Brasil, a professora da Universidade Federal Fluminense Neide Kalil. “Quanto mais jovens, os fibroblastos têm maior capacidade de multiplicação. São células matrizes e se reproduzem na mesma linhagem, diferentemente das células-tronco que variam, o que é um dos impedimentos para a liberação delas neste tipo de tratamento no País”, destaca.

Resultados em dois meses

O tratamento anti-rugas com fibroblastos surgiu nos Estados Unidos em 1995 e foi feito com a retirada de células abaixo da orelha. No Brasil, o trabalho começou em 2005, fruto de uma pesquisa entre dois parceiros: Neide Kalil e o biólogo Radovan Borojevic, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Juntos, eles testaram a técnica em 17 voluntários num período de dois anos.

Os resultados foram satisfatório e as mudanças, percebidas em apenas dois meses de aplicação. Em 2007, eles obtiveram licença para realizar a técnica em seu próprio consultório. Segundo Neide, não é preciso regulamentar o uso clínico do método no país. “É como um enxerto de material retirado do próprio paciente”, diz.

Márcia de Macedo, 60 anos, foi uma das primeiras a fazer o tratamento, em 2007, e conta que foi um pouco dolorido, já que tomou quase 200 injeções na face. “Tem que ter coragem porque dói um pouco, mas o resultado é maravilhoso. Em dois meses, meu rosto ficou muito mais jovem e todos perceberam na minha família”, empolga-se.

Complemento à cirurgia

Neide explica que o tratamento pode ser feito também como complemento de outros, como a cirurgia plástica. “Os novos fibroblastos rejuvenescem a pele esticada pela plástica”, afirma. Como se trata de um procedimento recente, sua duração ainda é apenas estimada. “Há notícias de estudos americanos de que a melhora da pele dura muitos anos, mas não podemos estimar o prazo de validade porque não temos uma série histórica”, diz Borojevic.

Para o coordenador de Cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, Marcelo Molinaro, a aplicação deve ser feita com cautela e de preferência com profissionais que sejam credenciados para realizá-la.

“Eu acho realmente incrível este procedimento, porque o rejuvenescimento é estabelecido pela própria célula humana, mas é importante saber que ainda não há estudos sobre os efeitos do tratamento a longo prazo”.

Folha de Sao Paulo

Identificada proteína que estimula metástase

Identificada proteína que estimula metástase


Estados Unidos - Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) identificaram uma proteína gerada por células do câncer de pulmão que estimula a metástase. O estudo foi publicado nesta quarta-feira pela revista científica Nature.

Os especialistas, liderados por Michael Karin, professor de Patologia e Farmacologia, analisaram como as células cancerígenas se apossam de componentes do sistema imunológico e impulsionam a expansão metastática do câncer de pulmão.

A equipe do professor Karin, que por enquanto estuda apenas ratos, baseou sua pesquisa na análise dos macrófagos, células imunitárias vitais no combate ao câncer e frente à invasão de agentes externos, e no exame dos fatores que podem dar vigor às células cancerígenas metastáticas, caracterizadas por sua tendência à inflamação.

Com o uso de uma técnica bioquímica, os pesquisadores comprovaram que as células do câncer de pulmão segregam uma proteína chamada versican, que, por sua vez, ativa os macrófagos e faz com que a medula óssea produza a proteína inflamatória TNF-alfa.

Dessa maneira, os cientistas da Universidade da Califórnia confirmaram que a TNF-alfa contribui para impulsionar a propagação da metástase.

Kerin acredita que os resultados do estudo são "relevantes" não só para os roedores, mas também para os humanos que sofrem de câncer de pulmão, o que mais mortes ocasiona no mundo e cuja principal causa é o tabaco.

Caso seja encontrada "uma maneira de bloquear a produção de versican", conclui o professor, essa descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de métodos terapêuticos para limitar a metástase desse tipo de câncer.

As informações são da EFE

Depressão Pós-Parto (DPP)


A Depressão Pós-Parto (DPP) é um quadro clínico severo e agudo que requer acompanhamento psicológico e psiquiátrico, pois devido à gravidade dos sintomas, há que se considerar o uso de medicação.

Todo ciclo gravídico-puerperal é considerado período de risco para o psiquismo devido à intensidade da experiência vivida pela mulher. Esta experiência pode incidir sobre psiquismos mais ou menos estruturados.

Mesmo mulheres com boa organização psíquica podem se ver frente a situações em que a rede social falha. A DPP acomete entre 10% e 20% das mulheres, podendo começar na primeira semana após o parto e perdurar até dois anos.

Há fatores de risco que vêm sendo estudados e demonstram uma alta correlação com a DPP. Entre eles temos: mulheres com sintomas depressivos durante ou antes da gestação, com histórico de transtornos afetivos, mulheres que sofrem de TPM, que passaram por problemas de infertilidade, que sofreram dificuldades na gestação, submetidas à cesariana, primigestas, vítimas de carência social, mães solteiras, mulheres que perderam pessoas importantes, que perderam um filho anterior, cujo bebê apresenta anomalias, que vivem em desarmonia conjugal, que se casaram em decorrência da gravidez.

A puérpera se beneficia de grupos terapêuticos onde possa compartilhar o seu sofrimento junto a outras mulheres em igual situação e sob orientação de um profissional.

Pode ser recomendado atendimento psicológico individual em casos cuja gravidade perturbaria o grupo ou que manifestem preferência por esta modalidade de atendimento.

O acompanhamento psiquiátrico é indispensável.

Fonte: Portal de Ginecologia

Existem pelo menos três tipos de distúrbios pós-parto, são eles:

- Tristeza materna - ocorre geralmente alguns dias após o nascimento do bebê e pode durar de algumas horas até duas semanas. A mãe pode ter mudanças súbitas de humor, chorar sem nenhuma razão, ficar impaciente, solitária, triste. Esse tipo de distúrbio nem sempre requer tratamento médico.

- Psicose pós-parto - é uma doença mental muito séria, a mulher perde o contato com a realidade, passando a ter alucinações, insônia, agitação e comportamento estranho. Mulheres que sofrem com esse problema precisam ser internadas imediatamente e quase sempre necessitam de medicamentos ou permanecem internadas, para que não machuquem aos outros e a si mesmas.

- Depressão pós-parto - inicia-se até seis meses após o nascimento do bebê e atinge cerca de 15% das mulheres. Os sintomas são similares ao de tristeza materna, porém mais fortes e podem durar até um ano se a mulher não tiver tratamento médico adequado com uso de medicamentos e psicoterapia.

Ainda não se sabe ao certo o que provoca a depressão pós-parto, mas os fatores que contribuem para sua ocorrência podem ser biológicos (variação nos níveis de hormônios sexuais: progesterona e estrogênio), psicológicos (sentimentos conflituosos da mulher em relação a si mesma como mãe, ao bebê, ao marido, à própria mãe) ou ainda relacionados às condições do parto, situação social e familiar. O que aumenta o fator de culpa das mães ao se sentirem deprimidas com a chegada do filho é que as pessoas esperam que a recente mãe esteja feliz, o que não é o caso quando se sofre de DPP (depressão pós-parto) e a acusam injustamente de ser mimada, imatura ou despreparada para ser mãe.


Os sintomas depressivos variam de mulher para mulher e além dos citados acima ainda há outros como: insegurança, incapacidade de cuidar de si mesma ou do bebê, dificuldade em amá-lo. Em casos mais graves, a puérpera pode tentar o suicídio, abandonar o recém-nascido ou mesmo tentar matá-lo.

Para surpresa de muitos, o homem também pode apresentar sintomas de depressão pós-parto, principalmente quando se sente excluído da relação mãe-filho, quando percebe que todos ao seu redor parecem ocupados demais para lhe dar atenção. A maneira dos homens expressarem o que sentem é, por exemplo, aumentando a carga horária no trabalho. Recentemente, uma pesquisa brasileira mostrou que dentre 386 homens com filhos pequenos (menos de três meses de vida), 12% apresentavam sintomas de crise depressiva. O mais difícil é fazer com que eles procurem auxílio médico, pois se sentem envergonhados e não admitem que estejam doentes.

Os médicos afirmam que o pai deve acompanhar o pré-natal da mulher, dividir com a mãe a tarefa de cuidar do bebê, e em casos de sinais de depressão não ter vergonha de pedir ajuda a um especialista. Já a mulher deve trocar experiências com outras mulheres durante a gravidez, deve ter o apoio da família e dos amigos, além de ter acompanhamento médico durante os nove meses de gestação, pois é preciso que ela se sinta segura e tranqüila quanto a fatores orgânicos e psicológicos.

O mais importante é que a mãe possa desfrutar do momento maravilhoso que é a chegada de um novo ser e que este sinta o aconchego do lar e de uma nova vida que se inicia.

Por Mariana Romão do Nascimento

Risco de psicose pós-parto é maior em mulheres acima de 35, Pesquisa sueca mostra que problema também está relacionado com primeira gestação.

Mulheres que engravidam pela primeira vez a partir dos 35 anos de idade têm maior risco de sofrer de psicose pós-parto, segundo estudo divulgado na terça-feira pelo Instituto Karolinska da Suécia.

No estudo, os pesquisadores concluíram que esse grupo de mulheres tem uma probabilidade 2,4 vezes maior de desenvolver psicose pós-parto nos primeiros 90 dias após o nascimento do bebê, em comparação com mulheres mais jovens.

"O risco de psicose aumenta consideravelmente em relação ao nascimento do primeiro bebê, tanto para mulheres saudáveis como para aquelas com histórico de distúrbio psiquiátrico (anterior à gravidez)", disse Unnur Valdimarsdottir, um dos cientistas envolvidos na pesquisa.

Segundo os especialistas suecos, a psicose pós-parto é bem mais rara do que a depressão pós-parto, mas pode provocar sérias consequências para a mãe e o bebê.

O estudo do Instituto Karolinska comparou os dados de 750 mil mulheres suecas que deram à luz seu primeiro filho entre 1983 e o ano 2000.

Os pesquisadores descobriram que 892 dessas mulheres foram hospitalizadas com distúrbios psicóticos dentro dos 90 dias posteriores ao nascimento de seu primeiro bebê. Quase metade delas (436 mulheres) apresentou sinais de psicose pela primeira vez na vida.

A pesquisa concluiu que o risco de desenvolver a psicose é significativamente reduzido após os primeiros 90 dias.

Os cientistas deram atenção particular às mulheres que não possuíam histórico de doenças psiquiátricas antes da primeira gravidez.

"Sabemos, através de estudos anteriores, que mulheres que apresentam uma condição psiquiátrica anterior à gravidez têm maior probabilidade de desenvolver a psicose pós-parto", disse Valdimarsdottir. "Nosso propósito, neste estudo, foi identificar fatores que aumentam o risco de psicose pós-parto em mulheres que não possuem um histórico de hospitalização por causas psiquiátricas", acrescentou ele.

Os cientistas indicaram que fatores como o peso maior do bebê e diagnóstico de diabetes na mãe têm correlação com um grau mais reduzido do desenvolvimento de psicose pós-parto.

Mas, segundo os pesquisadores, será preciso realizar novos estudos para compreender melhor outras prováveis causas para a condição, como as alterações hormonais durante o parto.

Também conhecida como psicose puerperal, a psicose pós-parto é uma forma mais grave de depressão, em que a mulher tem delírios ou alucinações que podem levá-la a machucar a si mesma ou ao bebê.

Os parentes precisam ser alertados, pois existe risco de vida para mãe e filho. Este quadro exige atenção médica imediata, e o aleitamento materno não é recomendado.

Estima-se que a psicose pós-parto atinja de 1,1 a 4 mulheres a cada mil nascimentos no mundo.

O que aconteceu de mais importante na ciência em 2008


Em 2008, o Brasil deu passos importantes nas pesquisas com células-tronco embrionárias, que finalmente foram aprovadas no país, durante um julgamento histórico no STF (Supremo Tribunal Federal). Também obtivemos a primeira linhagem de células-tronco embrionárias 100% nacional, um passo importante para a independência dos estudos brasileiros na área.

Os pesquisadores também conheceram mais sobre Marte, que recebeu a visita da sonda Phoenix, da Nasa (agência espacial norte-americana). O trabalho da sonda possibilitou a confirmação da existência de gelo e a descoberta de água líquida no planeta.

A população temeu pelo "fim do mundo", causado pela operação do LHC (Grande Colisor de Hádrons), considerado a maior máquina já construída pelo homem. Ainda sem um Prêmio Nobel "sério", o Brasil teve de se contentar com o primeiro Prêmio Ig Nobel, que congratula pesquisas inúteis feitas pelos cientistas.

Principais notícias de Ciência do ano:

13 de dezembro

A COP-14 (14ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas), realizada em Poznan, Polônia, termina sem grandes avanços. A conferência marcou a metade do caminho para um novo acordo sobre emissões de gás carbônico, que deve ser fechado em Copenhague, Dinamarca, no final de 2009.

Entretanto, ficou claro que o caminho até chegar ao acordo que irá substituir o Protocolo de Kyoto, daqui um ano, será bastante tumultuado. A oposição entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento ficou ainda mais acirrada.

1º de dezembro

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anuncia a conclusão do processo de nacionalização de um teste que permite detectar a presença do HIV em apenas 15 minutos. Desenvolvida pelo laboratório norte-americano Chembio, a tecnologia começou a ser transferida para o Brasil em 2004 --a Fiocruz poderá, agora, fabricar o teste, que custará US$ 2,60 cada um. No preço, está incluído o pagamento de royalties para a Chembio. Anteriormente, o governo gastava US$ 5 por teste.


Cassini indica que Encélado, lua de Saturno, tem água debaixo da superfície; sonda mais moderna pode tentar achar sinais de vida
27 de novembro

A sonda espacial Cassini praticamente confirma que uma das luas de Saturno, Encélado, tem água debaixo da superfície, ao revelar a existência de quatro jatos supersônicos de vapor d'água dentro de um gêiser localizado no pólo sul do satélite.

A água líquida --que sempre leva à especulação sobre a existência de alguma forma de vida-- já tinha sido considerada inviável em Encélado, que tem apenas 500 km de diâmetro e uma superfície com -200ºC.

Pesquisadores brasileiros partem para a Antártida, para estudar variações do clima e da composição química da atmosfera
20 de novembro

Começa em São Paulo a primeira etapa da expedição Deserto de Cristal, pioneira missão científica brasileira no interior da Antártida. Um grupo de sete cientistas enfrenta temperaturas de -35ºC sobre o manto de gelo para investigar as variações do clima e da composição química da atmosfera nos últimos cinco séculos.

A missão é escavar um testemunho de gelo com até 150 metros de profundidade. Os cilindros retirados na vertical guardam muita informação, selada no interior de microbolhas de ar, sobre a atmosfera e o clima da Terra no passado.

*
No mesmo dia, a ISS (Estação Espacial Internacional) completou dez anos na órbita terrestre. Ela é o embrião da primeira cidade humana no espaço, está a cerca de 400 quilômetros da Terra, ocupa o tamanho de seis quadras de basquete e parece uma borboleta com as asas abertas. O complexo está em processo de se transformar em um "hotel de luxo", que poderá receber, em maio de 2009, até seis ocupantes simultaneamente.

19 de novembro

Pesquisadores divulgam a realização do primeiro transplante de traquéia feito com engenharia tecidual --o órgão foi criado a partir de células-tronco da própria paciente. Trata-se do primeiro transplante de tecido feito sem a necessidade de medicamentos anti-rejeição.


Satélite Chandrayaan-1, a bordo do foguete indiano PSLV, é lançado rumo ao espaço; Índia marca presença na Lua
22 de outubro

A Índia lança com sucesso sua primeira missão não-tripulada à Lua.

A espaçonave, construída na Índia, levava uma satélite de uma tonelada e meia que irá orbitar a Lua por dois anos para examinar a distribuição mineral e química do satélite natural da Terra e criar um atlas dimensional da superfície lunar.

O lançamento é um passo importante para a Índia na corrida espacial entre os países asiáticos, da qual também fazem parte a China e o Japão.

4 de novembro

Cientistas anunciam que, extraindo DNA de um camundongo congelado por 16 anos, conseguiram criar clones saudáveis do animal. Os cientistas produziram filhotes de roedor transferindo núcleos de células do animal morto para óvulos novos, criando uma linhagem de células-tronco embrionárias. Só após reproduzir as células de maneira estável, os núcleos destas foram transferidos para outros óvulos, que finalmente geraram os clones, paridos por uma mãe de aluguel. Os camundongos nasceram idênticos ao animal congelado.

23 de outubro

A venda do remédio antiobesidade Acomplia (rimonabanto) é suspensa temporariamente em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde o medicamento era comercializado desde abril deste ano. O medicamento é indicado a pessoas obesas e com sobrepeso, mas pesquisas demonstraram que ele pode aumentar o risco de transtornos psiquiátricos graves, como depressão e ansiedade --informações que constam na bula do remédio.

8 de outubro

O japonês Osamu Shimomura e os norte-americanos Martin Chalfie e Roger Y. Tsien vencem o Prêmio Nobel de Química, pela descoberta e desenvolvimento da GFP (proteína fluorescente verde, em inglês). Com o uso da proteína, os cientistas conseguem ver processos biológicos que antes eram invisíveis, como o desenvolvimento de células nervosas no cérebro ou como cânceres se espalham pelo corpo

Função de estabelecer os parâmetros para a experimentação animal ficava a cargo das comissões de ética de universidades
*
No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que regulamenta o uso de cobaias em pesquisas científicas no país.

O estabelecimento dessa legislação era uma reivindicação de grande parte dos cientistas, já que não havia uma norma nacional que indicasse claramente os limites da prática.

O texto prevê a criação do Concea (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), que vai regulamentar o uso de animais para pesquisa e estabelecer as normas e critérios éticos.

7 de outubro

Os japoneses Toshihide Maskawa e Makoto Kobayashi, e o japonês naturalizado norte-americano Yoichiro Nambu ganham o Prêmio Nobel de Física 2008, por suas descobertas no campo da física subatômica. Nambu ficou com metade do prêmio devido à "descoberta do mecanismo de quebra espontânea de simetria na física subatômica".

Kobayashi e Maskawa compartilham a outra metade do prêmio devido à "descoberta da origem da quebra de simetria que serve para prever a existência de ao menos três famílias de quarks (partículas elementares que compõem a matéria do Universo) na natureza".


Zur Hausen (à esq.) teve papel fundamental nos estudos sobre HPV; Montagnier e Barre-Sinoussi conseguiram isolar o HIV

6 de outubro

O prêmio Nobel de Medicina de 2008 é atribuído aos franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier, por terem contribuído com a descoberta do vírus de imunodeficiência humana (HIV), que provoca a Aids. O alemão Harald zur Hausen fica com a outra metade do prêmio, por suas descobertas no campo do HPV (câncer do colo de útero).

2 de outubro

Demorou, mas aconteceu. Pela primeira vez na história, dois arqueólogos brasileiros vencem o Prêmio Ig Nobel, o Nobel da pesquisa inútil. Astolfo Gomes de Mello Araújo e José Carlos Marcelino, pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), venceram o prêmio na arqueologia por mostrar que tatus podem modificar o conteúdo de uma escavação arqueológica.

1º de outubro

A Nasa (agência espacial norte-americana) completa 50 anos de existência com um dilema em relação à exploração humana no espaço. Sonhando em voltar à Lua em 2020, os norte-americanos convivem com a iminente aposentadoria de sua atual frota de ônibus espaciais e a incerteza sobre o novo programa. Além disso, países como a China começam a ofuscar o domínio norte-americano no espaço.


Equipe de Lygia Pereira não parou pesquisas por polêmica sobre células-tronco no STF
30 de setembro

Equipe do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo) anuncia que conseguiu produzir em laboratório a primeira linhagem de células-tronco embrionárias 100% nacional. A equipe, liderada pela pesquisadora Lygia da Veiga Pereira, conseguiu remover células-tronco de um embrião e fazer com que essas células se multiplicassem in vitro.

24 de setembro

Uma investigação sobre plágio supostamente cometido por professores da USP (Universidade de São Paulo) termina com uma moção de censura ética da reitoria contra o diretor do IF (Instituto de Física), Alejandro Szanto de Toledo, e o vice-diretor da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), Nelson Carlin Filho.

Os dois lideram o grupo de físicos que assinou um artigo na revista internacional de física "Physical Review C" com diversos trechos de texto copiados de um trabalho de outro físico da USP, Mahir Hussein, incluindo alguns parágrafos inteiros.


Concepção artística mostra a Phoenix com os pés preparados para o pouso; sonda indicou existência de água líquida em Marte
18 de setembro

Pesquisadores da missão da sonda Phoenix, que explorava o solo de Marte desde maio, anunciam a descoberta de que o planeta possui água líquida, apesar de sua superfície ter temperatura média de -53ºC. A descoberta foi confirmada pelo brasileiro Nilton Rennó, um dos líderes de pesquisa da missão. A informação havia sido antecipada com exclusividade pela Folha Online no dia 4 de agosto.

Entretanto, a descoberta gerou uma cisão entre os pesquisadores --outros cientistas dizem ver apenas "indícios".


Imã gigantesco é instalado em uma das cavernas do LHC (Grande Colisor de Hádrons), a máquina mais poderosa do mundo
10 de setembro

Cientistas realizam com sucesso o primeiro teste do LHC (Grande Colisor de Hádrons), a máquina mais poderosa do mundo, que tentará reproduzir o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo.

Entretanto, logo após os primeiros testes, o LHC passou a apresentar problemas e só funcionará plenamente no segundo semestre de 2009.

8 de agosto

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz que o Brasil vive uma "emergência epidemiológica" causada por uma bactéria presente em equipamentos de cirurgia --chamada micobactéria. Há ao menos duas hipóteses para explicar os surtos dessas infecções: sujeira dos aparelhos e resistência da bactéria aos produtos de esterilização.

1º de agosto

Em uma demonstração do potencial da reprogramação genética, um grupo de pesquisadores dos EUA anuncia que conseguiu alterar células extraídas da pele de uma mulher de 82 anos que sofre de ELA (esclerose lateral amiotrófica) e as transformam em células-tronco pluripotentes, normalmente obtidas a partir da destruição de embriões. Pela primeira vez, foi possível aplicar o método a células de pessoas doentes.

25 de julho

A britânica Louise Brown, a primeira bebê de proveta, comemora 30 anos de vida. Desde o nascimento de Brown, cerca de 4 milhões de bebês, o equivalente a um terço da população da cidade de São Paulo, nasceram por fertilização in vitro no mundo.


Deficientes físicos comemoram aprovação da realização de pesquisas com células-tronco no Brasil, após julgamento no STF
29 de maio

O STF (Supremo Tribunal Federal) aprova a realização de pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil --o julgamento havia começado em março, mas foi adiado após pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

O Supremo rejeitou uma ação direta de inconstitucionalidade contra o artigo 5º da Lei de Biossegurança que permite a utilização, em pesquisas, dessas células fertilizadas in vitro e não utilizadas.

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano.


Viagra, lançado há dez anos, já foi usado por mais de 35 milhões de homens em 120 países, conforme dados da fabricante, a Pfizer
23 de abril

A Folha Online lança série de reportagens sobre o Viagra, remédio para disfunção erétil propagandeado pela Pfizer não apenas como uma droga eficiente, mas como um "milagre" a ser usufruído por cada vez mais pessoas, tenham elas problemas de ereção ou não.

O discurso da companhia tenta reforçar o Viagra como um "hit": tenta distanciá-lo da imagem de uma droga que trata um sério problema de saúde, com efeitos colaterais e risco de dependência psicológica. Os termos "revolução na vida sexual" e "milagre" são corriqueiros entre seus executivos.

Um dos descobridores do medicamento, Peter Ellis, defende inclusive que o Viagra seja vendido sem a necessidade de receita médica, como acontece com alguns antiinflamatórios.


Concepção artística mostra o possível novo planeta no Sistema Solar; brasileiro fez descoberta usando cálculos matemáticos
28 de fevereiro

O cientista brasileiro Patryk Sofia Lykawka anuncia a descoberta de indícios da existência de um novo planeta nos confins do Sistema Solar.

Por enquanto, a possível descoberta de Lykawka está restrita a cálculos e simulações feitas por computador, mas ele espera que o planeta possa ser visualizado em cinco a dez anos.


Satélite espião dos EUA foi derrubado por míssil antes que entrasse na atmosfera da Terra com tanque cheio de combustível tóxico
21 de fevereiro

O Pentágono informa que conseguiu destruir um satélite espião que estava à deriva e ameaçava entrar na atmosfera terrestre com tanque cheio de hidrazina, um combustível altamente tóxico.

O governo norte-americano afirmou que lançou um míssil para derrubar o satélite espião e proteger a população, já que a hidrazina ataca o sistema nervoso central e pode ser mortal em fortes doses.

17 de janeiro

Cientistas dos EUA anunciam a produção de embriões que eram clones de dois homens. Segundo eles, trata-se da primeira experiência documentada de que células advindas de humanos adultos podem ser utilizadas para fazer embriões clonados maduros o suficiente para produzir células-tronco.

Entretanto, a descoberta é vista com desconfiança. Em 2004, por exemplo, o cientista coreano Hwang Woo-suk publicou na revista "Science" um artigo em que ele dizia ter clonado humanos. O trabalho se mostrou uma fraude.

Folha de Sao Paulo

1.09.2009

Dicas importantes sobre o Controle e fiscalização de substâncias psicotrópicas anorexígenas


A Resolução 58/07, que dispõe sobre o aperfeiçoamento do controle e fiscalização de substâncias psicotrópicas anorexígenas, passou a vigorar desde o dia 5 de janeiro de 2008.

Entre as medidas da nova resolução está a mudança do tipo de notificação de receita usada na prescrição dos medicamentos anorexígenos. Antes, estes medicamentos eram prescritos com notificação de receita "Tipo B" (cor azul). A partir de agora, as prescrições deverão ser feitas com receita "Tipo B2", (também de cor azul, conforme modelo no anexo I da RDC 58/07).

A RDC determina também que a nova receita deve ser utilizada para tratamento igual ou inferior a 30 dias e não mais 60 dias.

O farmacêutico deve estar atento às outras mudanças que também já estão em vigor:

-Deve ser elaborada uma Relação Mensal de Notificações de Receita "B2" – RMNRB2 (conforme modelo instituído no anexo II da RDC nº 58), além das exigências estabelecidas na legislação em vigor, relativas à escrituração e balanços anuais e trimestrais.

-Está proibida a prescrição, dispensação e manipulação de medicamentos, em preparação separada ou na mesma preparação, que associem anorexígenos com substâncias diuréticas, ansiolíticas, antidepressivas, hormônios ou extratos hormonais, laxantes, simpatolíticas ou parassimpatolíticas, com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade;

Esta proibida a prescrição, a dispensação e a manipulação de medicamentos com substâncias anorexígenas em quantidades acima das Doses Diárias Recomendadas (DDR), com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade:

Substância e Dose Diária Recomendada (DDR):

-Femproporex 50 mg/dia,
-Fentermina 60 mg/dia,
-Anfepramona 120 mg/dia,
-Mazindol 3 mg/dia.


Manipulação exclusiva para o não tratamento de obesidade:

Para os farmacêuticos procederem a manipulação e dispensação a partir de prescrições médicas simultâneas (Art. 3º da RDC 58), das substâncias anorexígenas anfepramona, femproporex, mazindol com as de substâncias ansiolíticas, antidepressivas, diuréticas, hormônios, laxantes, simpatolíticos e parassimpatolíticos, deve constar a indicação médica expressa através do CID-10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde, 10º Revisão, Volume 1, no sentido de elucidar que as prescrições não têm finalidade "exclusiva para tratamento de obesidade".

Quando as substância anorexígenas podem ser manipuladas:

Quando tiver justificativa expressa do prescritor (como por exemplo, a colocação do CID no verso da notificação) de que a substância associada será utilizada com outra finalidade que não o tratamento da obesidade, os medicamentos podem ser manipulados e/ou dispensados.

Quanto aos Farmaceuticos:

O farmacêutico é o profissional legalmente capacitado para avaliar a prescrição e decidir pela manipulação e dispensação dos medicamentos prescritos, conforme Resolução 467/2007 do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Irregularidades na prescrição (dosagem):

De acordo com o Art. 41 da Lei Federal nº 5991/73 "quando a dosagem do medicamento prescrito ultrapassar os limites farmacológicos ou a prescrição apresentar incompatibilidades, o responsável técnico pelo estabelecimento solicitará confirmação expressa ao profissional que a prescreveu".

Fonte: Anvisa e CFF
Texto: "boaspraticasfarmaceuticas"

Vagas ....Confira aqui

08/01/2009

ENGENHEIRO QUÍMICO

Catho Rio seleciona para indústria química de porte localizada no RJ. Engenheiro Químico. Oriundo dos segmentos químico ou petroquímico. Desejável dois a três anos de experiência atuando nas áreas de processos e projetos, introduzindo novos produtos e novos processos na planta química. Indispensável possuir os seguintes conhecimentos técnicos: balanço de massa e de energia, automação de processos, dimensionamento de equipamentos para reações químicas. Formação: Engenharia Química. Idiomas: INGLÊS FLUENTE. Salário compatível com o mercado + benefícios de praxe. Os interessados e que preencherem os requisitos acima, favor enviar currículo colado ao corpo da mensagem com pretensão salarial para: Isabelle.lobo@cathorio.com.br


ESTAGIÁRIO PARA A ÁREA COMERCIAL

Multinacional do Ramo de Bebidas seleciona Estagiário para a Área Comercial. Requisitos Necessários: Estar cursando entre o 3° e o 7° período de Engenharia de Produção, Administração de Empresas, ou Economia; Disponibilidade para estagiar 6 horas diárias em São Cristovão no horário da manhã; Inglês intermediário; Pacote Office avançado (principalmente excel). Principais Atividades: Os interessados em se candidatar a esta vaga deverão enviar currículo no corpo do e-mail para divulgcomercial@yahoo..com.br citando o nome da vaga no assunto. Acompanhamento de Nielsen; Análise das variações mensais a nível de penetração de produtos e volume de vendas; Relatórios semanais dos resultados da força de vendas.


SUPERVISOR DE PRODUÇÃO

Continua em aberto o seguinte perfil: Supervisor de Produção. Nível Superior em Engenharia Mecânica, Elétrica ou Produção ( OBRIGATÓRIO ). Experiência em planejamento e supervisão de uma unidade fabril. Vivência em chão de fábrica, coordenando equipes de produção em ambiente industrial. Conhecimentos em ISO 9001. Conhecimentos de inglês. O salário está na faixa de R$ 6.000,00. Vaga efetiva. Amplos benefícios. As pessoas interessadas, que estiverem no perfil, devem encaminhar o currículo para selecao@geniale.com.br , especificando o cargo pretendido. Para Caxias - RJ


ENGENHEIRO MECÂNICO (REFRIGERAÇÃO)

Estamos selecionando para um de nossos cliente para trabalhar em Botafogo (RJ). Engenheiro Mecânico (Estamos trabalhando com Pretensão Salarial, por favor encaminhar a sua). Perfil desejado: Sólidos conhecimentos em refrigeração; Projetos de instalação diversos tipos ar condicionado; Acompanhamento de vendas de ar condicionado; Conhecimento Pacote Office (Word, Excel e Internet); Noções de logística; Oferecemos: Convênio Médico DIX/SAÚDE; Convênio Farmácia; Refeição e vales-transporte; Jornada de trabalho: 2ª a 6ª feira das 9 às 18 horas; Sábados das 8 às 12 horas; Local: em Botafogo (RJ). Por favor encaminhar seu curriculo para nivel.consultoria@gmail.com Colocando no campo assunto "Engenheiro Mecânico". OBS: o 1º contato para entrevista será via E-mail!


ESTAGIÁRIO DE ELETRÔNICA/ELETROTÉCNICA

A Gestão de Talentos Seres - Agente de Integração do Grupo Seres, está recrutando e selecionando estagiários (as) do curso técnico em eletrônica /eletrotécnica. Período/ano: indiferente, desde que consiga concluir o teste que será aplicado no momento da entrevista. Requisitos desejáveis: inglês intermediário (para leitura técnica de manuais). Atividades a serem desenvolvidas: Apoio na área laboratorial. Horário de estágio: 6h a combinar. Local do estágio: Curicica - RJ. (Próximo ao Projac). Benefícios: Bolsa auxílio de R$480,00 + VT + VR(14,00p/ dia). Os interessados enviar currículo para o e-mail: kelly.freire@gruposeres.com.br. Mencionar no assunto: técnico eletrônica/eletrotécnica.


ESTÁGIO EM ENGENHARIA MECÂNICA/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Instituto Capacitare em parceria com empresa multinacional, busca estagiários(as) com o seguinte perfil : Cursando Engenharia de produção ou Engenharia Mecânica a partir do 6° ao 8°período. Possuir Inglês intermediário. Bons conhecimentos de informática. A empresa oferece: Bolsa Auxílio de R$700,00+ VT + Transporte da empresa + Refeição no local + Plano de saúde e odontológico + Seguro de vida. Carga horária: 6hs (manhã e tarde). Disponibilidade para estagiar em Xerém (Duque de Caxias). SOMENTE interessados dentro do perfil, mandar currículo atualizado para: fernanda@institutocapacitare.com.br. Favor colocar no assunto: Engenharia. Se preferir pode procurar pela Fernanda pelo telefone: 3385-4848. Demais estudantes fora do perfil, podem fazer o cadastro através do site www.institutocapacitare.com.br e ter acesso às outras vagas.


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa de operações portuárias (importação, exportação e armazenagem de cargas e conteineres) localizada no Porto do Rio de Janeiro, bairro Caju, contrata TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Formação: Ensino Médio completo. Curso Formação Técnico de Segurança do Trabalho completo; Noções NR-29 e Cargas Perigosas; Disponibilidade para horário noturno: 2ª a 6ª - 19:00 às 04:00 e sábado 19:00 às 23:00. Atividades: Realizar a classificação das cargas perigosas, junto aos clientes internos e externos para o correto armazenamento dos produtos perigosos, dentro dos padrões estabelecidos, minimizando a possibilidade do risco de acidentes no terminal; Monitorar o cumprimento das medidas de segurança, na área de operações do terminal, bem como orientando os funcionários para a importância da utilização dos equipamentos de proteção; Avaliar as condições de uso dos EPI's do terminal, avaliando se os mesmos estão adequados às tarefas executadas pelos funcionários; Responsável pela distribuição (semanal/mensal) dos equipamentos de proteção individual, a fim de atender as necessidades da área operacional do terminal portuário; Realizar inspeções nas áreas de riscos da empresa, observando os procedimentos adotados pelos funcionários para execução de suas tarefas, avaliando a possível ocorrência de acidentes, estudando e propondo a adoção de medidas que minimizem a exposição de acidentes de trabalho; Estudar os acidentes ocorridos, realizando levantamento dos fatos, avaliando e procurando identificar quais os motivos que geraram o acidente, tais como: não utilização de EPI, desvio de função, etc..., Controlar a documentação necessária de comunicação do acidente de trabalho, bem como seu trâmite e prazos, repassando as informações aos funcionários; Elaborar relatórios diários das atividades de inspeção realizadas nas áreas de riscos do terminal, apresentando e sugerindo medidas corretivas; A empresa oferece salário (R$ 1.678,96), plano de saúde Sulamérica (extensivo à 3 dependentes diretos - esposa e filhos), plano odontológico Odontoempresa (extensivo à 3 dependentes diretos - esposa e filhos), alimentação no local, vale-transporte (Riocard), etc. Os interessados devem enviar currículo para: captacao_recursosrh@yahoo.com.br



TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa contrata Técnico de Segurança do Trabalho com graduação em Engenharia e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho ou formação técnica. Necessária sólida experiência na área e registro no Ministério do Trabalho. Inglês fluente e conhecimentos de informática. Enviar Curriculum Vitae com pretensão salarial para: agirrhmacae@gmail.com


TÉCNICO EM ELÉTRICA

Empresa contrata Técnico em Elétrica com formação em eletrotécnica ou eletrônica. Experiência na função de eletricista em manutenção de sistemas de potência e geradores de energia. Inglês técnico e conhecimentos de informática. Enviar Curriculum Vitae com pretensão salarial para: agirrhmacae@gmail.com


FARMACÊUTICO, QUÍMICO OU ENGENHEIRO QUÍMICO

Gostaria de divulgar uma vaga para uma Indústria no Rio de Janeiro, para trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de produto, para profissionais com o seguinte perfil: Farmacêutico, Químico ou Engenheiro Químico; Familiaridade e experiência no desenvolvimento, melhoria de fórmulas, processos, suporte técnico à fábrica, relacionados com produtos farmacêuticos e/ou correlatos; Os currículos podem ser enviados para o email: acarloscq@yahoo.com.br .


GERENTE DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO TÉCNICO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando uma empresa multinacional de grande porte para a seguinte posição: Superior Completo; Experiência em atividades como: Treinamentos de equipamentos eletrônicos (PLC, Câmeras, encoders, sensores e painéis), Treinamento de Impressoras, Ink Jet e dispositivos para sistemas integrados. Experiência em desenvolvimento de materiais de treinamento, utilizando-se de ferramentas, padrões e técnicas definidas; Inglês em Nível Avançado e bons conhecimentos em Informática; Disponibilidade para trabalhar no Rio de Janeiro. Aos interessados, favor encaminhar currículo atualizado com pretensão salarial para o email: pedro.freitas@msarh.com.br


TÉCNICO QUÍMICO RECÉM-FORMADO

O Setor de Caracterização Tecnológica do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), no Rio de Janeiro, grupo de pesquisa voltado à caracterização de minérios e materiais, utilizando principalmente as seguintes técnicas: Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV/EDS). Microscopia Óptica. Difração de Raios X (DRX). Análise Térmica (ATG/ATD). Sedigrafia. Granulometria por espalhamento de LASER. busca técnico químico recém-formado para trabalhar em horário integral (40 h/semana) e oferece bolsa PCI no valor de 868,08 reais. Os interessados devem enviar o currículo para: ogomes@cetem.gov.br, ogomes@gmail.com


ENGENHEIRO SEGURANÇA DO TRABALHO

DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE CINCO ANOS COMO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM OBRAS PESADAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E SIDERÚRGICAS. Experiência com fiscalização. Desejável inglês fluente. Trabalhe em equipe, sob pressão e goste de desafios. Local de Trabalho: Santa Cruz/ RJ- CSA. Horário: Noturno e Diurno*Contratação: CLT. Benefícios: Alimentação no local + Plano de Saúde + Seguro de Vida + Transporte. Interessados enviar currículo em anexo e com pretensão salarial para: rhengenharia2004@yahoo.com.br. Favor só enviar no perfil pleno e com moradia no Estado do Rio.


TÉCNICO DE QUALIDADE - ÁREA NAVAL

Grupo Foco seleciona para empresa do seguimento de engenharia e construção, prestadora de serviços para a área petrolífera. Técnico de Qualidade. Formação técnica em Edificações ou Técnico em estradas. É necessário ter experiência na função. Pacote Office intermediário. Conhecimentos específicos de: Normas de certificação; sistemas de qualidade e meio ambiente; auditoria. Atividades: Elaborar o PGO (Plano de Gestão da Obra) junto à equipe técnica, especificando neste manual como será a realização da mesma; Definir no PGO os procedimentos do sistema que serão usados na obra, elaborar e ministrar treinamentos a pessoas determinadas e acompanhar a realização das atividades em campo; Divulgar a política de gestão da Empresa, treinando e orientando novos funcionários, conforme as exigências legais; Acompanhar e orientar os líderes quanto ao preenchimento dos formulários relativos aos problemas apresentados nas áreas para proposição de planos de ação de melhoria; Supervisionar as atividades da auxiliar em relação aos projetos novos, garantindo a distribuição dos mesmos aos responsáveis pela realização das atividades; Acompanhar auditorias externas e internas, orientando à equipe quanto às necessidades exigidas pelas mesmas. Local: Rio de Janeiro. Horário: 07:00 às 17:00h. De 2ª a 6ª. Benefícios: A empresa oferece faixa salarial competitiva no mercado + benefícios. Favor informar pretensão salarial no currículo. Interessados devem se cadastrar com no site www.grupofoco.com.br, na oportunidade nº 133832 (favor preencher o currículo completo) ou enviar para o e-mail: rsouza@grupofoco.com.br ou dhabib@grupofoco.com.br
-

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Grupo Foco seleciona para Polifibras: Fundada em 1987, Empresa totalmente nacional, tem com atividade principal a industrialização de equipamentos em fiberglass, para aplicação em áreas de siderurgia, química, papel e celulose e atuação na área de construção civil. A empresa tem como alguns de seus clientes a AJINOMOTO, AKZO NOBEL LTDA; CIA SIDERÚRGICA PAULISTA - COSIPA; CIA SUZANO DE PAPEL E CELULOSE; ELETROBRÁS - TERMONUCLEAR S/A; GENERAL MOTORS DO BRASIL LTDA; BUNGE FERTILIZANTES S/A; PETROBRAS E&P - BC - MRL P19, entre outros. Técnico em Edificações. Formação: Técnico em Edificações. É necessário ter vivência em instalações prediais / hidráulicas de obra. Conhecimentos de Auto cad. Ter carteira de habilitação. Atividades; Projeto de piscina; Desenhos de tubulações; Levantamento de projetos; Construção civil / obra. Conhecimentos Técnicos: Conhecimento de Auto Cad. Benefícios: Empresa oferece salário a partir de 2.000,00. (a negociar). Local de trabalho: Rio de Janeiro. Interessados devem enviar currículo atualizado, com pretensão salarial para: rsouza@grupofoco.com.br ou dhabib@grupofoco.com.br.


ENGENHEIRO CIVIL

Empresa de Engenharia contrata: Requisitos: Recém formado em Engenharia Civil (Universidade Federal ou Estadual). Prática com acompanhamento, planejamento de obras e projetos. Responsável, dinamismo, desembaraço, esforçado, pró-ativo. Resida próximo a Barra. Atribuições: Acompanhamento de obras. O profissional ficará todo o tempo no local das obras. Gerenciamento de projetos. Planejamento da obra, acompanhamento orçamentário e de projetos. Benefícios: Horário: 2ª a 5ª f. 07h00min às 17h00mins e 6ª f. 07h00min às 16h00min. Salário: R$ 3.735,00. VT. VR: R$ 12,00. Participação nos lucros. INTERESSADOS, enviar currículo para curriculo@grupohumanas.com.br no corpo do e-mail. *No assunto colocar o nome da vaga*. ATENÇÃO: só serão levados em consideração currículos dentro do perfil. Não serão lidos nem arquivados currículos fora do perfi*l. FAVOR NÃO INSITIR.


ENGENHEIRO

Athenas Engenharia de Software contrata: Engenheiro da Computação ou de Sistemas: Escolaridade: Superior completo ou cursando o último período de Engenharia da Computação ou de Sistemas. Possuir Inglês técnico. Desejável vivência na área de Tecnologia da Informação. Experiência mínima de 2 anos na função. Contrato: PJ . Salário compatível com o mercado (trabalhamos com pretensão salarial) . Vale transporte, Vale refeição no valor de 12,00 (+ impostos) + Plano de Saúde (100% pago pela empresa). Horário: 08:30 às 17:30 . Local: Ilha do Governador (principal via de acesso, com várias opções de transportes) . Não é projeto . Trabalhamos com tecnologia de ponta (Framework + Engenharia de Software), proporcionando um aprendizado constante. Proporcionamos aos funcionários a possibilidades de crescimento através de avaliações semestrais. Ambiente de trabalho: tranqüilo, silencioso e objetivo. Estrutura de trabalho: Bônus anual , Banco de horas, Ambiente para relaxar na hora de almoço. Encaminhe seu currículo e venha fazer parte de nossa equipe!!! Interessados devem encaminhar currículos para athrh@athenassoftware.com.br


ESTÁGIO P/ ESTUDANTE - TÉCNICO DE QUÍMICA

O Isbet, Agente de Integração há mais de 37 anos inserindo e capacitando jovens para o mercado de trabalho, seleciona para empresa cliente: ESTUDANTE DE TÉCNICO DE QUÍMICA. Cursando o 1° e 2º ano do curso técnico. Sexo feminino. Bolsa-auxílio: R$ 430,00 + VT (necessário ter condução direta p/ local). 6 horas/dia de 2ª a sex; 15h às 21h. Para atuar no setor de cosmética: pesagem, encapsulamento, manipulação e esterilização de material para homeopatia. Local: Barra da Tijuca. Candidatos de acordo com o perfil acima relacionado, favor enviar currículo no corpo do email isbet.rj@isbet.org.br, colocando no assunto o código 08299 (sem aspas).


ENGENHEIRO(A) RESIDENTE

Ensino Superior Completo em Engenharia Civil. Experiência anterior em obras de construção civil comercial ou residencial. Conhecimento de informática aplicada a Construção Civil. Liderança de equipes. Trabalhar como PJ. Salário: R$ 8.000 a R$ 10.000 + VR + Plano de Saúde . Horário de Trabalho: segunda a sexta de 8h às 18h. Local de Trabalho: Obras. Candidatos dentro do perfil favor enviar o currículo para rh@slmrh.com..br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.


ENGENHEIRO(A) DE PRODUÇÃO

Ensino Superior Completo em Engenharia Civil. Experiência anterior em obras de construção civil comercial ou residencial: planejamento e produção. Conhecimento de informática aplicada a Construção Civil. Será diferencial conhecimento em alvenaria estrutural. Trabalhar como PJ. Salário: R$ 5.000 a R$ 6.000 + VR + Plano de Saúde . Horário de Trabalho: segunda a sexta de 8h às 18h. Local de Trabalho: Obras. Candidatos dentro do perfil favor enviar o currículo para rh@slmrh.com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.



GERENTE DE PRODUÇÃO

Estamos selecionando profissionais com formação superior COMPLETA, para atuar no Rio de Janeiro como GERENTE DE PRODUÇÃO. Atribuições do cargo: Gerenciar toda produção têxtil de um fábrica varejista. Competências comportamentais: Espírito de equipe, foco em resultados, e relacionamento interpessoal. Perfil da vaga: Empresa oferece salário compatível como o mercado + benefícios. Experiência em produção de roupa feminina será um diferencial. Interessados e dentro do perfil enviar o currículo constando o ultimo ou atual salário, para recrutamento_consultoriarh@yahoo.com.br colocando no assunto GERENTE DE PRODUÇÃO.


ENGENHEIRO QUÍMICO

Catho Rio seleciona para indústria química de porte localizada no RJ. Engenheiro Químico. Oriundo dos segmentos químico ou petroquímico. Desejável dois a três anos de experiência atuando nas áreas de processos e projetos, introduzindo novos produtos e novos processos na planta química. Indispensável possuir os seguintes conhecimentos técnicos: balanço de massa e de energia, automação de processos, dimensionamento de equipamentos para reações químicas. Formação: Engenharia Química. Idiomas: INGLÊS FLUENTE. Salário compatível com o mercado + benefícios de praxe. Os interessados e que preencherem os requisitos acima, favor enviar currículo colado ao corpo da mensagem com pretensão salarial para: Isabelle.lobo@cathorio.com.br


TECNICO SEGURANÇA DO TRABALHO

EMPRESA DE GRANDE PORTE CONTRATA DE FORMA IMEDIATA. TECNICO SEGURANÇA DO TRABALHO. EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 6 MESES. SALARIO: R$ 1500,00. VT + CAFE DA MANHA E ALMOÇO NO LOCAL. LOCAL DE TRABALHO: JACAREPAGUA. HORARIO: 2ª A 6ª DE 07:00 ÀS 17:00. CANDIDATOS NO PERFIL, COMPARECEREM COM URGENCIA, DIA 05/01/09 ÀS 08:00hs TRAZENDO CTPS (QUE COMPROVE A EXPERIENCIA COMO TEC SEG. TRAB) E CURRICULO ATUALIZADO: AV. PRES. VARGAS 446/1805. ESTANDO NO PERFIL, Á CONTRATAÇÃO SERÁ IMEDIATA!!!!!!


ESTÁGIO: ENG QUIMICA E ELÉTRICA

A Gestão de Talentos Seres - Agente de Integração do Grupo Seres, está recrutando e selecionando estagiários para empresa de Engenharia de grande porte para seu Programa de Estágio 2009. Cadastre-se no nosso site: www.gruposeres.com.br (IMPORTANTE). CURSOS DE: ENGENHARIA: Química e Elétrica. Período/ano: previsão de formatura em 2010. Requisitos desejáveis: informática avançado, auto cad, Inglês intermediário, Horário de trabalho: 4 h - flexíveis. Local do estágio: Flamengo / Centro - RJ. Bolsa auxílio: a partir de R$ 712,00 + VT+ vale refeição (cerca de R$ 350,00 p /mês) + Assistência médica +Assistência odontológica+ férias de 30 dias a cada um ano. Atividades: desenvolver atividades junto à área de engenharia e projetos. Os interessados enviar currículo para o e-mail : fernanda.pantoja@gruposeres.com.br. Mencionar no assunto: Processo 2009.


TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa contrata Técnico em Segurança do Trabalho. Exclusiva para Rio de Janeiro. Perfil: Curso completo de Segurança do Trabalho; Desejável 1 ano de experiência em construção civil; Bons conhecimentos de NR 18; Ótima comunicação; Boa postura e dinamismo; Atuação em canteiro de obras. Atividades: Treinamentos; Inspeção Técnica; Relatórios; DDS's; Acompanhamento do exercício em campo; Fôrma, desforma e concretagem. Desejável residir em local de fácil acesso a Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A empresa oferece: R$ 1050 + Alimentação + VT. Os interessados devem enviar seus currículos NO CORPO DO E-MAIL, especificando no campo "assunto" o código "TÉCNICO ST" para o endereço: rio.seguranca@gmail.com


ENGENHEIRO

Empresa de Grande Porte atuante na fabricação e comercialização de produtos voltados para construção civil, busca: Engenheiro de Assistência Técnica. Formação em Engenharia, preferencialmente civil . Este profissional terá por responsabilidade especificar o produto junto ao canal construtor, além de atuar dando suporte a equipe de vendas, ministrando treinamento técnico. Local de Trabalho: Rio de Janeiro. Salário + benefícios (Assistência Médica + Assistência Odontológica+ TR). Interessados encaminhar cv com pretensão salarial para vagasexecutivas@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto a nomenclatura do cargo



ENGENHEIRO SEGURANÇA DO TRABALHO

Consultu RH oferece cargo de ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Requisitos: Nivel Superior completo. Experiência mínima de 3 ano atuando como Engenheiro de Segurança do Trabalho preferencialmente na área hospitalar. Atuação em empresas com mais de 800 funcionários. Disponibilidade de horário de2º à 6 na parte da tarde (4 h. diárias). Experiência com liderança de equipe de segurança e SESMT. Fácil acesso à Zona Sul. Atividades: Elaboração de procedimentos de segurança e de mapas de risco; Supervisionar e orientar as atividades dos técnicos de segurança; Promover campanhas educativas de segurança; Promover treinamentos voltados para segurança; Análise das características gerenciais e estatísticos; Elaborar os procedimentos da área de segurança; Supervisionar a elaboração de PPRA; Elaborar PPP. OBS: Irá se reportar a gerência de Recursos Humanos. Benefícios: Plano médico e odontológico, Vale Transporte, Alimentação no local, convênio com escolas, cursos e faculdades. Enviar CV com pretensão salarial para consulturh@gmail.comsob o título de " ENGENHEIRO SEG. TRAB." .


AUXILIAR TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa contrata Auxiliar Técnico em Segurança do Trabalho. Exclusiva para Rio de Janeiro. Perfil: Curso completo de Segurança do Trabalho; Desejável 6 meses de experiência em construção civil; Bons conhecimentos de NR 18; Ótima comunicação; Boa postura e dinamismo; Atuação em canteiro de obras. Atividades: Treinamentos; Inspeção Técnica; Relatórios; DDS's; Acompanhamento do exercício em campo; Fôrma, desforma e concretagem. Desejável residir em local de fácil acesso a Barra da Tijuca e Jacarepaguá; A empresa oferece: R$ 850 + Alimentação + VT + Assist. Odontológica + Outros. Os interessados devem enviar seus currículos NO CORPO DO E-MAIL, especificando no campo "assunto" o código "Auxiliar Técnico" para o endereço: rio.seguranca@gmail.com

--- 05/01/2009


AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Imprescindível experiência com manutenção predial em geral. Desejável técnico em elétrica ou eletrotécnica. Desejável conhecimento em montagem e manutenção de micros. Local de Trabalho: Bonsucesso. Salário + benefícios. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br, COM PRETENSÃO SALARIAL, FAVOR COLOCAR NO CAMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.


AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Imprescindível experiência com manutenção em geral (hidráulica, elétrica). Escolaridade: 2º grau completo, desejável técnico em elétrica ou eletrotécnica. Local de Trabalho: Bonsucesso. Salário + Benefícios. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br, FAVOR COLOCAR NO CAMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.


GERENTE DE PRODUÇÃO

Experiência como Gerente de Produção em Indústria Farmacêutica (produção de sólidos orais); Formação Superior em Farmácia Industrial; Imprescindível Inglês fluente; Local de trabalho Rio de Janeiro (poderá ser de outras regiões desde que o profissional tenha disponibilidade para morar no Rio de Janeiro). A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.



GERENTE DE PRODUTOS

Experiência como Gerente de Produtos em Indústrias Farmacêuticas; Imprescindível Formação superior em Farmácia ou medicina; Inglês fluente; Local de trabalho Rio de Janeiro (poderá ser de outras regiões desde que o profissional tenha disponibilidade para morar no Rio de Janeiro). OBS: Se o profissional é formado em medicina não é necessário experiência na área de produtos, mas é necessário especialização em: Cardiologia, Endocrinologia, Reumatologia, Psiquiatria ou Neurologia. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.


ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO PREDIAL

Empresa multinacional seleciona: ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO PREDIAL. Pré - Requisitos: Técnico em Edificações com superior completo em Engenharia Civil. Experiência anterior na área de manutenção predial. ATENÇÃO: Os interessados e dentro do perfil, devem enviar cvs com pretensão salarial para mpessoa@grupofoco.com.br


ENGENHEIRO DE REFRIGERAÇÃO

Empresa multinacional seleciona: ENGENHEIRO DE REFRIGERAÇÃO. Pré - Requisitos: Técnico em Mecânica com superior completo em Engenharia Elétrica e/ou Mecânica. Experiência anterior na área de Refrigeração. ATENÇÃO: Os interessados e dentro do perfil, devem enviar cvs com pretensão salarial para mpessoa@grupofoco.com.br

ANALISTA DE GARANTIA DA QUALIDADE PLENO

Alliage Consultoria em Recursos Humanos seleciona URGENTE para Indústria Farmacêutica. VAGA TEMPORÁRIA (90 DIAS). Pré-Requisitos: Formação em Farmácia (Completo); Desejável ser oriundo de indústria farmacêutica. Flexível, alta capacidade analítica. Experiência em: Elaboração, controle e distribuição de documentos técnicos ( POP, Monografias de análise e ordens de produção); Conhecimentos em sistemas de tratamento de não conformidades e melhoria contínua; Reconciliação de ordem de pagamento; Realização de Treinamentos (Procedimento Operacional Padrão). Local de trabalho: Jacaré. Carga horária: 07:30h às 16:30h, de 2ª a 6ª feira. A empresa oferece salário de R$ 2822,00, refeição no local e Vale Transporte. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo, em documento anexado e no corpo do e-mail, para simonealliage@yahoo.com.br colocando no assunto: ANALISTA DE GARANTIA DA QUALIDADE. Favor enviar o CV somente se atender aos requisitos do perfil. Informamos que seu currículo será analisado com base no perfil do cargo e somente entraremos em contato com os candidatos que forem considerados APTOS nesta etapa, o que deverá ocorrer no prazo máximo de 15 dias da data de sua inscrição. Não havendo contato dentro do prazo estipulado, seu currículo será mantido na Alliage para futuras oportunidades que possam surgir.



PROFESSOR DE FARMÁCIA E BIOLOGIA NO UNIFESO/RJ

Abertura de vaga para professor de Farmácia e Biologia no UNIFESO/RJ. Conferir no site: www.feso.br


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Consultu RH oferece cargo de TÉCNICODE SEGURANÇA DO TRABALHO. Requisitos: Curso Técnico em Segurança no Trabalho. egistro profissional. Experiência mínima de 2 anos atuando como Técnico de Segurança do Trabalho preferencialmente na área hospitalar. Atuação em empresas com mais de 800 funcionários. Benefícios: Plano médico e odontológico, Vale Transporte, Alimentação no local, convênio com escolas, cursos e faculdades. Enviar CV com pretensão salarial para consulturh@gmail.comsob o título de " TÉCNICO DE SEG. TRABALHO"

ENGENHEIRO SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa seleciona Engenheiro Segurança do Trabalho Senior. Experiência mínima de cinco anos como engenheiro de segurança do trabalho em obras pesadas de consrtrução civil e siderurgias. Experiência com fiscalização. Desejável inglês fluente. Trabalhe em equipe, sob pressão e goste de desafios. Local de Trabalho: Santa Cruz/ RJ- CSA. Horário: Diurno e Noturno. Número de vagas: 02. Benefícios: Alimentação no local + Plano de Saúde + Seguro de Vida + Transporte. Interessados enviar currículo em anexo e com pretensão salarial para: rhengenharia2004@yahoo.com.br. Favor só enviar no perfil senior e com moradia no Estado do Rio.


ESTÁGIO ENG. CIVIL

A Gestão de Talentos Seres - Agente de Integração do Grupo Seres, está recrutando e selecionando estagiários do curso de Engenharia Civil para empresa de grande porte. 4 vagas. Período/ano: do 4º ao 6º período. Colocar a previsão de formatura no currículo. Requisitos desejáveis: Ser comunicativo, interessado, responsável, Conhecimento avançado de informática, Inglês intermediário. Atividades do cargo: Acompanhamento físico e financeiro da obra, Sistema da qualidade: fazer concorrências junto aos fornecedores aprovados; Acompanhamento de serviços e medições financeiras das empresas no canteiro de obras; Conferência dos serviços executados. Horário de trabalho: 6 horas por dia a combinar . Local do estágio: Rua Dona Mariana. Bolsa auxílio: $ 850,00 + VT + VR (13,00 por dia) + Seguro de vida. Previsão para início de 2009. Será um diferencial ter vivência em obra. Os interessados enviar currículo para o e-mail: claudia.henriques@gruposeres.com.br. Mencionar no assunto: Estágio Eng. Civil. Gestão de Talentos SERES - Grupo Seres - Cadastre-se no nosso site: www.gruposeres.com.br


ATUÁRIO PLENO

EMPRESA DE GRANDE PORTE E EM PLENO CRESCIMENTO LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO ESTÁ SELECIONANDO: ATUÁRIO PLENO. REQUISITOS: SUPERIOR COMPLETO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS. ORIUNDO DE SEGURADORA DO RAMO DE VIDA E PREVIDÊNCIA OU DE INSTITUIÇÕE BANCÁRIAS. DESEJÁVEL VIVÊNCIA COM PROVISÕES TECNICAS E AVALIAÇÃO ATUARIAL. SÓLIDOS CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO DE SEGUROS. PACOTE OFFICE (NIVEL AVANÇADO). SALÁRIO: R$ 2.300,00 - 2.600,00 + EXCELENTES BENEFICIOS. HORÁRIO: COMERCIAL. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CURRICULO MENCIONANDO PRETENSÃO SALARIAL, ÚLTIMO SALÁRIO E DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO PARA lucas@parceirasolutions.com.br COLOCANDO NO CAMPO ASSUNTO: ATUÁRIO

1.06.2009

Apesar da crise: Há Vagas

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Imprescindível experiência com manutenção predial em geral. Desejável técnico em elétrica ou eletrotécnica. Desejável conhecimento em montagem e manutenção de micros. Local de Trabalho: Bonsucesso. Salário + benefícios. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br, COM PRETENSÃO SALARIAL, FAVOR COLOCAR NO CAMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.


AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Imprescindível experiência com manutenção em geral (hidráulica, elétrica). Escolaridade: 2º grau completo, desejável técnico em elétrica ou eletrotécnica. Local de Trabalho: Bonsucesso. Salário + Benefícios. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br, FAVOR COLOCAR NO CAMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.


GERENTE DE PRODUÇÃO

Experiência como Gerente de Produção em Indústria Farmacêutica (produção de sólidos orais); Formação Superior em Farmácia Industrial; Imprescindível Inglês fluente; Local de trabalho Rio de Janeiro (poderá ser de outras regiões desde que o profissional tenha disponibilidade para morar no Rio de Janeiro). A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.


GERENTE DE PRODUTOS

Experiência como Gerente de Produtos em Indústrias Farmacêuticas; Imprescindível Formação superior em Farmácia ou medicina; Inglês fluente; Local de trabalho Rio de Janeiro (poderá ser de outras regiões desde que o profissional tenha disponibilidade para morar no Rio de Janeiro). OBS: Se o profissional é formado em medicina não é necessário experiência na área de produtos, mas é necessário especialização em: Cardiologia, Endocrinologia, Reumatologia, Psiquiatria ou Neurologia. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.


ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO PREDIAL

Empresa multinacional seleciona: ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO PREDIAL. Pré - Requisitos: Técnico em Edificações com superior completo em Engenharia Civil. Experiência anterior na área de manutenção predial. ATENÇÃO: Os interessados e dentro do perfil, devem enviar cvs com pretensão salarial para mpessoa@grupofoco.com.br


ENGENHEIRO DE REFRIGERAÇÃO

Empresa multinacional seleciona: ENGENHEIRO DE REFRIGERAÇÃO. Pré - Requisitos: Técnico em Mecânica com superior completo em Engenharia Elétrica e/ou Mecânica. Experiência anterior na área de Refrigeração. ATENÇÃO: Os interessados e dentro do perfil, devem enviar cvs com pretensão salarial para mpessoa@grupofoco.com.br

ANALISTA DE GARANTIA DA QUALIDADE PLENO

Alliage Consultoria em Recursos Humanos seleciona URGENTE para Indústria Farmacêutica. VAGA TEMPORÁRIA (90 DIAS). Pré-Requisitos: Formação em Farmácia (Completo); Desejável ser oriundo de indústria farmacêutica. Flexível, alta capacidade analítica. Experiência em: Elaboração, controle e distribuição de documentos técnicos ( POP, Monografias de análise e ordens de produção); Conhecimentos em sistemas de tratamento de não conformidades e melhoria contínua; Reconciliação de ordem de pagamento; Realização de Treinamentos (Procedimento Operacional Padrão). Local de trabalho: Jacaré. Carga horária: 07:30h às 16:30h, de 2ª a 6ª feira. A empresa oferece salário de R$ 2822,00, refeição no local e Vale Transporte. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo, em documento anexado e no corpo do e-mail, para simonealliage@yahoo.com.br colocando no assunto: ANALISTA DE GARANTIA DA QUALIDADE. Favor enviar o CV somente se atender aos requisitos do perfil. Informamos que seu currículo será analisado com base no perfil do cargo e somente entraremos em contato com os candidatos que forem considerados APTOS nesta etapa, o que deverá ocorrer no prazo máximo de 15 dias da data de sua inscrição. Não havendo contato dentro do prazo estipulado, seu currículo será mantido na Alliage para futuras oportunidades que possam surgir.


PROFESSOR DE FARMÁCIA E BIOLOGIA NO UNIFESO/RJ

Abertura de vaga para professor de Farmácia e Biologia no UNIFESO/RJ. Conferir no site: www.feso.br


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Consultu RH oferece cargo de TÉCNICODE SEGURANÇA DO TRABALHO. Requisitos: Curso Técnico em Segurança no Trabalho. egistro profissional. Experiência mínima de 2 anos atuando como Técnico de Segurança do Trabalho preferencialmente na área hospitalar. Atuação em empresas com mais de 800 funcionários. Benefícios: Plano médico e odontológico, Vale Transporte, Alimentação no local, convênio com escolas, cursos e faculdades. Enviar CV com pretensão salarial para consulturh@gmail.comsob o título de " TÉCNICO DE SEG. TRAB.


ENGENHEIRO SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa seleciona Engenheiro Segurança do Trabalho Senior. Experiência mínima de cinco anos como engenheiro de segurança do trabalho em obras pesadas de consrtrução civil e siderurgias. Experiência com fiscalização. Desejável inglês fluente. Trabalhe em equipe, sob pressão e goste de desafios. Local de Trabalho: Santa Cruz/ RJ- CSA. Horário: Diurno e Noturno. Número de vagas: 02. Benefícios: Alimentação no local + Plano de Saúde + Seguro de Vida + Transporte. Interessados enviar currículo em anexo e com pretensão salarial para: rhengenharia2004@yahoo.com.br. Favor só enviar no perfil senior e com moradia no Estado do Rio.

ESTÁGIO ENG. CIVIL

A Gestão de Talentos Seres - Agente de Integração do Grupo Seres, está recrutando e selecionando estagiários do curso de Engenharia Civil para empresa de grande porte. 4 vagas. Período/ano: do 4º ao 6º período. Colocar a previsão de formatura no currículo. Requisitos desejáveis: Ser comunicativo, interessado, responsável, Conhecimento avançado de informática, Inglês intermediário. Atividades do cargo: Acompanhamento físico e financeiro da obra, Sistema da qualidade: fazer concorrências junto aos fornecedores aprovados; Acompanhamento de serviços e medições financeiras das empresas no canteiro de obras; Conferência dos serviços executados. Horário de trabalho: 6 horas por dia a combinar . Local do estágio: Rua Dona Mariana. Bolsa auxílio: $ 850,00 + VT + VR (13,00 por dia) + Seguro de vida. Previsão para início de 2009. Será um diferencial ter vivência em obra. Os interessados enviar currículo para o e-mail: claudia.henriques@gruposeres.com.br. Mencionar no assunto: Estágio Eng. Civil. Gestão de Talentos SERES - Grupo Seres - Cadastre-se no nosso site: www.gruposeres.com.br


ATUÁRIO PLENO

EMPRESA DE GRANDE PORTE E EM PLENO CRESCIMENTO LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO ESTÁ SELECIONANDO: ATUÁRIO PLENO. REQUISITOS: SUPERIOR COMPLETO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS. ORIUNDO DE SEGURADORA DO RAMO DE VIDA E PREVIDÊNCIA OU DE INSTITUIÇÕE BANCÁRIAS. DESEJÁVEL VIVÊNCIA COM PROVISÕES TECNICAS E AVALIAÇÃO ATUARIAL. SÓLIDOS CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO DE SEGUROS. PACOTE OFFICE (NIVEL AVANÇADO). SALÁRIO: R$ 2.300,00 - 2.600,00 + EXCELENTES BENEFICIOS. HORÁRIO: COMERCIAL. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CURRICULO MENCIONANDO PRETENSÃO SALARIAL, ÚLTIMO SALÁRIO E DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO PARA lucas@parceirasolutions.com.br COLOCANDO NO CAMPO ASSUNTO: ATUÁRIO

1.05.2009

Gêmeos de cores diferentes


gêmeos de cores diferentes pela segunda vez
Duas filhas têm pele escura como o pai, outras são brancas como a mãe.
Fenômeno é tão incomum que não há estatísticas sobre sua probabilidade.

As quatro irmãs Hayleigh, Lauren, Leah e Miya, que nasceram com cores de pele diferentes
Um casal britânico desafiou a probabilidade e teve filhos gêmeos de cores de pele diferentes pela segunda vez. Enquanto a recém-nascida Miya tem a pele mais escura, como seu pai, Dean Durrant, sua irmã gêmea Leah tem pele clara, olhos azuis e cabelos ruivos, igual a sua mãe, Alison Spooner. Suas outras filhas, também gêmeas, nascidas em 2001, apresentavam da mesma forma uma diferença marcante no tom da pele e na cor dos olhos.

“Não é fácil explicar isso. Ainda estou em choque”, disse Durrant à TV Sky News. As crianças são produto de dois óvulos fertilizados separadamente, então não é incomum que não se pareçam, mas cientistas dizem ser raro um casal ter gêmeos duas vezes, e mais raro ainda que eles sejam tão diferentes.

O nascimento de gêmeos não-identicos não é muito comum. Gêmeos não-identicos filhos de casal interracial é ainda mais incomum. Ter dois óvulos fertilizados gerando crianças de cores diferentes é mais raro ainda. Então ver isso acontecer duas vezes deve ser uma possibilidade em milhões”, explicou a doutora Sarah Jarvis, da Britain's Royal College of General Practitioners.

O fenômeno é tão incomum que não há estatísticas oficiais que ilustrem sua probabilidade, por mais que seja possível apontar um aumento na frequência por conta do aumento no número de casais interraciais no mundo.

As gêmeas Leah e Miya nasceram prematuramente em novembro em Frimley, no sul da Inglaterra. Elas já estão em casa com seus pais em Fleet, a 40 quilômetros de Londres.

Globo.com

40 Itens Para Uma Vida Natural


40 Itens Para Uma Vida Natural

As mudanças mais poderosas e doradouras são as que começam no cotidiano de cada um.
Respirar mais profundamente: A verdade é que o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isto, calmamente, durante alguns minutos por dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.
Dar folga para o estômago: Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Dê descanso ao estômago. Coma para alimentar-se. Não se intoxique.
Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária: Não deixe para depois de amanhã a melhora que pode produzir e estabelece hoje. A qualidade de vida é uma planta que a gente tem que regar todo o dia.
Fazer periodicamente uma auto-avaliação: Verificar regularmente, item por item, o grau de coerência que você já atingiu na vivência do seu ideal ecológico, identificando de que modo pode continuar auto-aperfeiçoando-se e avançar cada vez mais.
Restringir o consumo de remédios: Tome remédios só quando for de fato necessário. Prefira terapias complementares, como homeopatia, acunpuntura, do-in, naturismo. Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.
Comer menos carne: Afaste-se, gradualmente, do processo de massacre diário dos animais para o mercado de carne. Há outros motivos. A carne vem com hormônios, conservantes e toxinas que a tornam alimento pouco saudável. Por seu lado, a carne de peixe pode acumular, com a poluição, metais pesados despejados nos rios. Diminua a carne, e se quiser proteínas animais prefira leite, queijo, ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana.
Restringir o uso do automóvel: Carro particular causa poluição ambiental e priva o seu organismo do necessário exercício físico. Use-o só quando necessário. Se ele não for indispensável, dê preferência ao ônibus e, em distâncias menores, à bicicleta. Esta última descongestiona o trânsito nas cidades, não polui e faz bem à saúde. Nas distâncias curtas, caminhar é a melhor opção.
Trocar o café pelos chás naturais: A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer na bexiga e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa. O café de cevada pode ser uma alternativa.
Adotar uma árvore (ou mais de uma): Além de todas as funções ecológicas conhecidas, ter uma ou mais árvores por perto acalma as pessoas e melhora seu estado de ânimo. No caso de hospitais, pacientes que têm árvores dentro de seu campo visual ficam curados mais rapidamente. Mantenha seu bem-estar interior convivendo mais com árvores. Defenda-as, quando ameaçadas. Cuide delas. Plante mudas. Verá como então se sentirá melhor.
Deixar o cigarro completamente: Além de tabaco, o cigarro contém quase 2 mil agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios pulmões e os dos outros. Para plantio de fumo, florestas nativas são cortadas, pesticidas lançados ao solo, e o impacto ambiental é muito grande. As mesmas terras poderiam em vez disto, estar produzindo alimentos para os pobres. O consumo de cigarro é provocado artificialmente por campanhas de propagandas multinacionais. Economicamente, as doenças geradas pelo cigarro significam grande prejuízo para a sociedade.
Preferir alimentos com fibras: Segundo a Organização mundial de Saúde, 80% dos casos de câncer ocorrem por razões ambientais, inclusive o cigarro e a má alimentação. Os alimentos integrais, com fibras, previnem problemas de saúde. Restrinja os alimentos artificiais ou refinados.
Uma pausa antes de comer: Antes de iniciar a refeição, pare um instante, acalme sua mente, concentre-se na idéia mais elevada que puder imaginar no momento. Deixe de lado toda a pressa e ansiedade. E então comece a comer com calma e tranqüilidade, para que a digestão possa começar de maneira certa.
Economize e recicle papel: Use papel dos dois lados. Quando possível, compre papel reciclado, ou pelo menos não branqueado com cloro, produto extremamente nocivo ao meio ambiente.
Restringir as frituras: Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isto seja apenas uma exceção, e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. É melhor tentar viver sem frituras.
Comer alimentos naturais da estação: Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira as frutas e legumes da época. Lembre-se de lavar bem as verduras para tirar delas os restos de agrotóxicos. A vitamina A e o cálcio presentes em verduras, na cenoura e na maça ajudam a neutralizar o chumbo, cobre e outros metais pesados acumulados em nosso organismo.
Fazer exercícios físicos diariamente: Caminhe, ande de bicicleta, faça um pocuo de ioga, jogue vôlei, futebol ou basquete, tênis ou tênis de praia. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.
Procurar os recicláveis: quando for às compras, priorize os produtos recicláveis, confiáveis, que podem se consertados, reabastecidos, recarregados e usados de novo. Evite produtos que dependem de pilhas e baterias, porque são altamente poluentes.
Praticar meditação: considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pala mente como se fossem nuvens do céu, isto é, sem comprometer-se psicologicamente com eles, até que o seu firmamento mental fique todo, ou quase todo, livre de nuvens. Mesmo que o seu céu não fique inteiramente límpido você notará que as nuvens ficarão mais altas, brancas, agradáveis e claras. Leia, lentamente um bom livro sobre meditação.
Usar garrafas de vidro: Evite as garrafas de plástico e as latas, que terão de ser descartadas, enquanto as de vidro são imediatamente recicladas. Esta é uma pequena opção individual, diária, por uma sociedade ecologicamente viável. Um pequeno ato de autodisciplina e respeito pelo meio ambiente.
Sebo na margarina: quando é mostrada nas propaganda de televisão, a margarina parece um produto saudável. Na verdade ela é produzida com vários óleos vegetais misturados a gorduras animais como o sebo. Para ficar parecida com a manteiga, a margarina recebe antioxidantes, flavorizantes, corantes, emulsificantes, espessantes, acidulantes e conservantes, todos aditivos químicos de algum modo prejudiciais a saúde. A margarina é um alimento totalmente ilusório.
Usar inseticidas caseiros: Nenhum inseticida químico é inofensivo. Se pensa que precisa usá-lo, leia a bula e siga as instruções com cuidado. Mas há também algumas soluções alternativas. Para formigas, coloque algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixe ali a casaca. Tente também o pó de café, talco, pimenta e cinzas. Para baratas, misture bicarbonato de sódio com açúcar, e coloque em tampinhas de garrafas nos locais freqüentados por elas (sob a geladeira, fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar as atrai e o bicarbonato as mata. Para traças, a cânfora é tão eficiente quanto a naftalina e muito menos tóxica. Para aranhas, se forem pequenas e inofensivas, evite mata-las; elas se alimentam de vários insetos desagradáveis. Para pulgas, o maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique após uma solução caseira eficaz para manter as pulgas a distância: duas colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água.
Restringir o uso de forno micro-ondas: O forno de micro-ondas pode desenvolver aminoácidos tóxicos para o rim e o fígado em alimentos como o queijo, leite, carne e peixe. Ele não dá aos alimentos uma temperatura uniforme capaz de eliminar todas as bactérias.
Economizar água: Água é um recurso natural escasso. Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto escova os dentes. Não fique meia hora no embaixo do chuveiro aberto. Tome providências imediatamente se há um vazamento em sua casa ou prédio.
Proteger as crianças dos alimentos perigosos: Mediante um bom diálogo e um trabalho de educação integral, você pode conscientizar seus filhos(e os amigos deles, já que uma criança não vive isolada) sobre os problemas dos excessos de doces e balas, dos refrigerantes, hambúrgueres, cachorros-quentes, e outra armadilhas do chamado mundo moderno. Estes alimentos têm muitas vezes não só açúcar branco, mas corantes, conservantes e outros aditivos prejudiciais a saúde. A satisfação que eles dão dura poucos segundos, mas há conseqüências de longo prazo como fraqueza nos dentes, maiores possibilidades de contrair doenças e gastos com médicos e dentistas.
Restringir a televisão: Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói, também, a vida intelectual, cultural e social das pessoas. Com seus programas, muitas vezes alienantes, a televisão é um exemplo de poluição mental e deseducação da população em vários níveis, incentivando o consumismo desnecessário. Mas, usada com moderação, pode ser um fator positivo em sua vida. Às vezes há filmes bons. Existem bons noticiários e alguns programas culturais e até ecológicos.
Restringir o uso de panelas de alumínio: Procure substituir gradualmente suas panelas de alumínio. Prefira as esmaltadas, de ferro, ou ainda de vidro. O alumínio da panela de despreende quando são cozidos alimentos ácidos, ou quando se raspa o recipiente com força. Há várias doenças associadas ao excesso de alumínio no organismo humano.
Transpirar naturalmente: Não exagere com os desodorantes. O suor natural é importante para eliminar as toxinas. Desodorantes supostamente modernos, à base de cloridrato de alumínio, formaldeído e amônia, bloqueiam os poros da pele e fazem mal à saúde. Talcos neutros e polvilho anti-séptico “granado” são inofensivos à pele e necessitam de uso menos freqüente. Para banhar-se e lavar-se prefira sabonetes naturais.
Nunca usar amianto: Evite totalmente amianto, seja em telhas, reservatórios de água ou qualquer outro produto. O amianto desprende microfibras que são inaladas na respiração e podem provocar graves doenças respiratórias inclusive irreversíveis. O produto já foi proibido na Alemanha e outros países. Também é nocivo ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores que o produzem.
Não exagerar com o computador: Os computadores emitem baixos níveis de radiação que podem causar dor de cabeça e outros sintomas a pessoas que fiquem muitas horas por dia diante deles. O perigo maior é para mulheres grávidas de poucos meses, que podem sofrer aborto. De qualquer modo, evite ficar mais de quatro horas por dia na frente do computador. Faça uma pausa a cada hora de trabalho.
Dar folga para o seu bolso: Compre só o necessário. Vivemos em um mundo de falsas necessidades, criadas artificialmente. Saia fora do círculo vicioso de consumo-pelo-consumo, responsável por tanta destruição ambiental, tanta exaltação do egoísmo. Uma atitude mais reservada em relação à compulsividade consumidora pode, literalmente, dar lucro a você.
Ser um cidadão atuante: Tenha às mãos os telefones da Secretaria Municipal de Meio ambiente de sua cidade e da entidade ecológica mais próxima. Denuncie qualquer irregularidade da qual venha a saber, dando seu nome e endereço para confirmação da denúncia. Sempre que possível, participe de ações concretas em defesa do meio ambiente. Mantenha contato com os políticos que elegeu e pressione para que eles se posicionem corretamente nas questões ambientais e de qualidade de vida. Converse com os seus familiares sobre a defesa ambiental.
Fazer passeios pela natureza: Ninguém pode amar ou defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a perceber a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.
Evitar bebidas fortes: Bebidas alcoólicas são em geral uma violência contra o organismo humano. Se não puder renunciar totalmente ao uso de álcool, opte por uma cerveja gelada em doses homeopáticas. Evite o pileque como o meio de transcender a sua consciência média da realidade. Se quiser transcender, decida-se pela meditação, leia sobre ioga. É bem melhor do que destruir o sistema nervoso com bebidas alcoólicas.
Na praia, evitar excesso de sol: Entre 10h00 e 15h30 há um maior perigo. Os índices de câncer de pele no Brasil já são preocupantes.
Repelentes naturais: Evite utilizar repelentes químicos contra insetos como o mosquito e o borrachudo. Para essa finalidade, prefira o óleo de bergamota e outros produtos inofensivos à saúde humana e ao meio ambiente. Que podem ser encontrados em lojas naturais. Colocar tela na casa e usar mosquiteiro também constituem providências sensatas.
Ao dirigir, evite altas velocidades: Altas velocidades não são apenas perigosas para você e para os outros, mas prejudicam todo o meio ambiente. Dirigindo a 112Km por hora, por exemplo, você gasta 25% mais combustível do que viajando a 88Km/h. andando mais devagar, você economiza dinheiro e polui menos.
Evitar a causa das dores-de-cabeça. De cada dez casos de dor de cabeça, nove são resultados de tensão, inclusive ansiedade, depressão, preocupação e outros problemas emocionais. Tomar comprimidos é uma falsa solução. Beba um chá de camomila. Sente-se calmamente, espinha dorsal ereta, pés firmemente no solo, e imagine a energia que está concentrada na cabeça dissolvendo-se e distribuindo-se calmamente. Relaxe. Revise, examine e elimine um a um os fatores tensionantes de sua vida diária.
Evitar o uso de plásticos: Se vai às compras, leve de casa uma sacola. Dispense embalagens desnecessárias.
Ser sério, mas não carrancudo: O bom humor e o riso contribuem para manter-nos relaxados e evitar tensões ou doenças. Fale sobre seus problemas com amigos confiáveis. Desabafar com gente amiga é uma maneira de evitar que os problemas ganhem importância exagerada. Quando falamos dos problemas, eles desinflam.
Manter contato com o jornal que você lê, a rádio que escuta, a estação de televisão que assiste: Ligue para seus meios de comunicação preferidos e faça sugestões de assuntos que deveriam ser abordados, critique quando errarem, elogie quando acertarem. A influência do consumidor é decisiva para que os meios de comunicação possam melhorar seu conteúdo. Escreva cartas para a coluna do leitor e expresse seus pontos de vista.

Fonte: "orientaçõesmedicas"