1.21.2010

Catarata



A Catarata é uma opacificação do cristalino que se situa imediatamente atrás da íris e funciona como uma das lentes do sistema óptico do olho. É um fenômeno natural que ocorre com a idade e nem sempre significa uma redução da visão, principalmente quando a opacificação esta fora do eixo visual.

As causas da catarata são múltiplas. Fatores genéticos, doenças oculares, diabete, trauma, uso de medicamentos por tempo prolongado como cortisona, exposição prolongada aos raios ultra violeta do sol, fumo e outros fatores.


O diagnostico de catarata é feito durante o exame oftalmológico e o paciente geralmente se queixa de diminuição da visão durante o dia, com sol forte, porque a luz bate nas opacidades do cristalino e provoca difração, como num vidro quebrado. Quando a catarata esta muito avançada a opacidade é visível e a pupila deixa de ser preta e passa a ser acinzentada ou branca.


Em alguns casos a catarata se desenvolve muito lentamente como nas cataratas familiares ou por exposição ao raios solares. Existem famílias que tem uma tendência de apresentar catarata mais precocemente juntamente com o aparecimento precoce de cabelos brancos.

A catarata se origina do mesmo tecido embrionário que a pele. Outras vezes o surgimento é rápido, como em doenças oculares ou por trauma.

Tratamentos

O tratamento da catarata é exclusivamente cirúrgico. O cirurgião remove a catarata opaca e coloca no seu lugar uma lente intra ocular permanente. O método mais usado atualmente é chamado faco emulsificação no qual não se dá pontos e a catarata é triturada com ultra som e aspirada por pequenas sondas. Não existe o tratamento clinico com medicamentos. O uso de alguns produtos com a pretensão de deter o crescimento da catarata não tem fundamento cientifico.

A cirurgia está indicada quando a catarata causa dificuldade para as tarefas usuais do paciente. A mesma catarata pode estar reduzindo a capacidade funcional de uma pessoa que precisa de visão perfeita e não estar incomodando outra cujo trabalho não requer visão absolutamente perfeita.


É necessário lembrar que muitos pacientes, principalmente no grupo mais idoso possue outras alterações que reduzem a visão. Nestes casos a cirurgia da catarata não poderá restituir completamente a visão, por exemplo, quando houver junto com a catarata alguma lesão do fundo de olho.


Na técnica de faco emulsificação retira-se apenas parte do conteúdo do cristalino opacificado, deixando a cápsula posterior que serve de envólucro para a lente intra ocular. Em alguns casos pode acontecer um deposito sobre a cápsula que reduz a visão depois da cirurgia, mesmo com a lente intra ocular perfeitamente transparente. Para a opacificação da cápsula usamos um tipo de laser, o YAG laser que remove esta opacidade. A aplicação do laser de YAG pode ser indicada em alguns casos algum tempo depois da cirurgia.


Atualmente surgiram vários tipos novos de lentes intra-oculares. Além de feitas de material dobrável, que permite a sua introdução por um orifício pequeno, muitos pacientes optam por lentes especiais multifocais que devolvem a visão para longe e para perto. A colocação das lentes intra-oculares multifocais é feita da mesma maneira que das lentes monofocais e o restante da cirurgia é exatamente idêntica.


Cuidados pré-operatórios

• O paciente deve lavar bem a cabeça anteriormente a cirurgia.
• Fazer sua última refeição 8 horas antes da cirurgia.
• Se estiver tomando algum remédio, tomá-los no horário de costume e com o mínimo de água.
• Chegar ao Hospital para o internamento, com todos os exames e as guias de seu convênio devidamente liberadas, em mãos.

Cuidados pós-operatórios

• No primeiro dia após a cirurgia, repouso total, não comprimindo o olho operado ao deitar.
• Evitar movimentos bruscos com a cabeça, não levantar nenhum tipo de peso, nem mesmo amarrar os sapatos.
• Cuidado com tapetes soltos, para não escorregar.
• Seguir as orientações de seu médico, tomar os medicamentos receitados na dose e hora correta. Não alterar, nem parar sem a ordem expressa de seu médico.
• Deve-se fazer compressas de gaze com água boricada gelada, duas a três vezes ao dia, por 3 a 5 minutos, durante os dez primeiros dias.
• Lavar bem as mãos antes de pingar colírio, colocar pomada.
• Evitar ambientes quentes e poluídos, vapor, poeira, vento, shampoo e sabão no olho operado.
• Não esfregar qualquer tipo de material no olho, protegendo-o contra qualquer tipo de trauma durante três meses.
• No caso de visão de imagem dupla, olho vermelho (tipo sangue derramado), são efeitos normais da cirurgia.
• Em caso de dor e olho vermelho (tipo congestionado) ou qualquer outro tipo de sintoma, comunicar-se com o médico.
• Fazer visita periódica ao seu médico até receber alta definitiva de acordo com orientação prévia.

Saiba Mais

A catarata é a opacificação do cristalino que compromete a visão. A catarata produz uma perda de visão indolor e progressiva. A sua causa normalmente é desconhecida, embora ela algumas vezes seja resultante da exposição aos raios X ou à luz solar intensa, de doenças oculares inflamatórias, de certos medicamentos (p.ex., corticosteróides) ou de complicações de outras doenças (p.ex., diabetes). A catarata é mais comum nos indivíduos idosos, mas algumas crianças podem nascer com catarata (catarata congênita).

Sintomas

Como toda a luz que entra no olho deve passar pelo cristalino, qualquer parte do mesmo que bloqueie, distorça ou difunda a luz pode alterar a visão. O grau de deterioração da visão depende da localização da catarata e de quão densa (madura) ela está. Frente à luz intensa, a pupila contrai, estreitando o cone de luz que entra no olho, de modo que a luz não consegue passar facilmente através da catarata. Por essa razão, as luzes intensas são especialmente incômodas para muitos indivíduos que apresentam catarata, os quais enxergam halos em torno de lâmpadas, clarões e difusão da luz.

Estes problemas são particularmente incômodos quando o indivíduo passa de um ambiente escuro para um outro intensamente iluminado ou quando ele tenta ler algo com o auxílio de uma luz muito intensa. Os indivíduos com catarata que também utilizam medicamentos para o glaucoma e que contraem as pupilas podem apresentar uma maior perda da visão.


Uma catarata na parte posterior do cristalino (catarata subcapsular posterior) interfere particularmente na visão quando a luz é muito intensa.


Este tipo de catarata afeta a visão mais do que os outros, pois a opacidade está localizada no ponto onde os raios luminosos se cruzam. Surpreendentemente, uma catarata na parte central do cristalino (catarata nuclear) pode melhorar a visão no início. Ela faz com que a luz seja enfocada novamente, melhorando a visão dos objetos próximos ao olho.


Os indivíduos idosos, os quais geralmente apresentam dificuldades dificuldades para enxergar objetos próximos, podem descobrir que são capazes de ler novamente sem óculos, um fenômeno freqüentemente descrito como ganho de uma segunda visão. Embora as cataratas normalmente sejam indolores, elas raramente causam edema do cristalino e aumento da pressão intraocular (glaucoma), os quais podem ser dolorosos.


Como as Cataratas Afetam a Visão

À esquerda, um cristalino normal recebe a luz e a concentra sobre a retina. À direita, uma catarata bloqueia parte da luz que chega ao cristalino e distorce a luz que está concentrada sobre a retina.

Diagnóstico e Tratamento

O médico pode detectar uma catarata ao examinar o olho com o auxílio de um oftalmoscópio (um instrumento utilizado para examinar o interior do olho). Utilizando um instrumento denominado lâmpada de fenda, o médico pode determinar a localização exata da catarata e a extensão de sua opacidade.

Geralmente, os indivíduos com catarata podem determinar quando desejam que ela seja removida cirurgicamente. Quando o indivíduo sente-se inseguro, desconfortável ou incapaz de realizar as tarefas cotidianas, provavelmente é o momento para a realização da cirurgia. Não existem vantagens de se realizar a cirurgia antes disso.


Antes de decidir pela cirurgia, o indivíduo com catarata pode tentar outras medidas. Óculos e lentes de contato podem melhorar a visão. Para certos tipos de catarata em indivíduos sem glaucoma, os medicamentos que mantêm as pupilas dilatadas podem ser úteis. O uso de óculos de sol em ambientes intensamente iluminados e o uso de lâmpadas com luz reflexa no lugar da luz direta diminuem os brilhos e melhoram a visão.


A cirurgia de catarata, a qual pode ser realizada em indivíduos de qualquer faixa etária, geralmente não exige anestesia geral ou a hospitalização. Durante a cirurgia, o cristalino é removido e, normalmente, é inserido um cristalino de plástico ou de silicone. Este cristalino artificial é denominado implante de cristalino.


Sem um implante de cristalino, os indivíduos freqüentemente necessitam de lentes de contato. Quando o uso de lentes de contato não é possível, pode ser tentado o uso de óculos, os quais possuem lentes de cristal muito grossas e tendem a distorcer a visão. A cirurgia de catarata é comum e, geralmente, é segura.


Raramente, após a cirurgia, o indivíduo pode apresentar uma infecção ou uma hemorragia no olho, a qual pode acarretar uma perda grave da visão.


Os indivíduos idosos em particular devem se preparar antecipadamente para contar com ajuda extra em casa durante alguns dias após a cirurgia.


Durante algumas semanas após a cirurgia, o indivíduo operado deve utilizar um colírio ou uma pomada para evitar a infecção, para reduzir a inflamação e para facilitar a cura. Para proteger o olho contra lesões, ele deve utilizar óculos ou um protetor metálico até a cura completa, normalmente após algumas semanas.


O indivíduo deve retornar ao médico no dia seguinte à cirurgia e, comumente, semanalmente ou quinzenalmente, durante 6 semanas. Algumas vezes, o indivíduo apresenta uma opacidade atrás do implante de cristalino algumas semanas ou mesmo anos após a cirurgia. Geralmente, essa opacidade pode ser tratada com aplicações de laser.


Fonte: www.msd-brazil.com


Catarata

A catarata é uma região nebulosa na lente do olho. A catarata bloqueia ou destorce os raios de luz que entram nos olhos. Isto causa o brilho exagerado de fontes, como lâmpadas ou raios do sol.

A visão torna-se gradualmente borrada, perdendo a nitidez, mesmo durante o dia. A catarata geralmente ocorre nos dois olhos, mas pode afear apenas um deles. Se ocorrer em ambos, um deles pode ser mais prejudicado. Pois a doença se desenvolve a uma velocidade diferente em cada olho. No início, a visão pode ser melhorada através de trocas freqüentes de grau nas lentes dos óculos.

Existem muitas causas para as cataratas:

A forma senil é a mais freqüente. Ela é resultado do envelhecimento, provavelmente de corrente de mudanças no estado químico das proteínas das lentes dos olhos. Aproximadamente 50% das pessoas com mais de 65 anos têm catarata, e essa porcentagem sobe para 70% nas pessoas com mais de 75 anos.


Catarata traumática

Ocorre quando um corpo estranho penetra o olho com força suficiente para causar um lesão específica.

Catarata complicada

Ocorre secundariamente a outra doença (por exemplo: diabetes) ou outra doença ocular (por exemplo: descolamento de retina, glaucoma, retinite pigmentar). Radiação ionizante e raios infravermelhos podem levar a esse tipo de catarata. Um bebê pode nascer com catarata em um ou ambos os olhos se a mãe tiver rubéola durante a gestação.

Catarata tóxica pode ser conseqüência de algum medicamento ou produto químico tóxico. Os fumantes têm maiores riscos de desenvolver cataratas.


Sinais e sintomas

Visão borrada, sem nitidez, esfumaçada e nebulosa.

Sensibilidade à luz e prejuízo da visão noturna. Podem surgir problemas ao dirigir à noite, pois os faróis podem parecer muito claro com o brilho excessivo.


Visão dupla

Pupilas normalmente escuras aparecem esbranquiçadas, leitosas.

Halos ao redor das luzes.


Mudanças na percepção das cores


Problemas com raios de luzes e do sol


Melhora temporária da visão, apenas em pessoas que apresentam hipermetropia. É a chamada "Segunda Visão".


Fonte: http://www.lincx.com.br/




Catarata : da fisiopatologia ao tratamento.
Postado por Thiago Moraes às 22:01
Marcadores: , , , ,
.hidepost{display:inline;} .post {border:0px solid #ddd;}

A palavra catarata deriva do latim "catarractes", que quer dizer cachoeira; a olho nu do observador, a opacidade causada pela catarata avançada, vista através da pupila, lembra o fluxo turbulento de água em uma cachoeira.

A catarata pode ser definida como qualquer opacificação difusa do cristalino, não necessariamente com efeitos demonstráveis na visão. A catarata quando significativa o suficiente para comprometer a visão, é a principal causa de cegueira em todo o mundo. Modelos epidemiológicos estimam que existam cerca de 30 milhões de pessoas com cegueira, em todo o mundo, sendo que metade desses casos são devidos à catarata.O que é catarata:TIPOS DE CATARATA SENIL: é o tipo de catarata mais comum. Ocorre em pessoas idosas (é relacionada a idade), geralmente após os 60 anos.CÔNGENITA: a criança geralmente já nasce com catarata. Ocorre por doenças da mulher (como a rubéola e a toxoplasmose) durante a gravidez. Frequentemente está acompanhada de outras alterações.TRAUMÁTICA: ocorre após acidentes com o olho. Geralmente é unilateral; o trauma, mesmo sem perfuração do olho pode provocar a opacificação do cristalino.DO DIABÉTICO: Inicia-se geralmente em idade mais precoce e com perda visual mais rápida que na senil.SECUNDÁRIA À MEDICAMENTOS: principalmente o corticóide; quando este é usado por longos períodos.

FisiopatologiaExiste um arranjo regular das fibras que formam o cristalino, o qual apresenta uma mínima quantidade de espaço extracelular (apenas 1,3% do total); além disso, apenas as fibras superficiais são nucleadas. As principais proteínas são altamente concentradas e de pequeno tamanho, o que mantém a transparência do citoplasma e minimiza a reflexão da luz. O aumento de tamanho das moléculas, ou de sua separação por excesso de água, leva a opacificação, podendo o paciente desenvolver catarata.Para proteção contra a lesão oxidativa, moléculas de captura, como a vitamina E, estão presentes na membrana da lente. A glutationa reduzida, um potente redutor de radicais livres, é sintetizada no cristalino e encontrada em alta concentração no córtex e no epitélio. Ela mantém os tióis e o ascorbato em estado reduzido, capturando peróxidos e radicais livres, induzidos pela radiação.Nenhuma alteração histológica importante parece ocorrer no núcleo do cristalino. A catarata parece resultar de opacificação, por acúmulo de proteínas de alto peso molecular. Isso faz com que o núcleo se torne amarelado e compactado (esclerose nuclear).À medida que a catarata sofre maturação, a ruptura das fibras corticais progride e ocorre um grande acúmulo de água. Como resultado, a lente sofre edema e a câmara anterior torna-se mais estreita. Se o processo progride lentamente, uma lente encolhida com cápsula enrugada e uma córtex parcialmente absorvida, contendo depósitos cálcicos, aparece como catarata hipermadura. À medida que a córtex se liquefaz, fragmentos do cristalino podem se deslocar para o interior da câmara anterior, o que induz à atividade dos macrófagos, levando ao glaucoma fagolítico.SintomasEm seu estágio inicial, a catarata pode causar uma perda discreta da qualidade visual, alterando a visão das cores, que se apresentam mais desbotadas.Outro sintoma comum é a diminuição da acuidade visual noturna, às vezes com certo ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis.À medida que a catarata avança, a visão vai ficando progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades mais comuns tais como a leitura, o caminhar ou até assistir TV.Nos casos extremos, a queixa óbvia é a perda da visão útil. Não são raros os casos de pacientes mais idosos que sofrem quedas e fraturas sérias devido à visão prejudicada pela catarata.

Como suspeitar de catarata?A catarata deve ser suspeitada em qualquer paciente que se queixe de declínio progressivo e indolor da acuidade visual. A opacidade da lente pode ser confirmada por exame de fundo de olho, sem dilatação pupilar, à oftalmoscopia direta.A maioria dos casos de catarata ocorre em indivíduos com idade superior a 60 anos, ou em mais jovens que apresentam fatores de risco, como o diabetes, o uso de esteróides sistêmicos, ou passado de traumatismo ocular; esses pacientes devem ser avaliados anualmente por um oftalmologista, para monitoração de condições assintomáticas, como o glaucoma de ângulo aberto e a retinopatia diabética.TratamentoO único tratamento para a catarata é a remoção cirúrgica da lente opacificada, restaurando-se a transparência do eixo visual.Atualmente, a cirurgia é indicada, quando os sintomas da catarata, interferem com a capacidade do paciente atender ás suas necessidades da vida diária.A cirurgia de catarata é um procedimento de baixo risco, mas uma avaliação pré-operatória cuidadosa é de extrema importância, especialmente porque a população envolvida é idosa e, frequentemente, apresenta outras co-morbidades ( Hipertensão, diabetes, doença Arterial coronariana, infecção de Vias Aéreas Superiores, Doença Cardíaca Valvar )A facoemulsificação (FEF) é um procedimento que faz parte das técnicas mais modernas de extração extracapsular, é realizada em centro cirúrgico e, na grande maioria, sob anestesia local. Trata-se de uma modificação da facectomia extracapsular, pois a catarata, em vez de ser retirada quase por inteiro, é toda fragmentada (emulsificada) em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com ponta bem fina e delicada. Essa ponta emite ondas de ultra-som e faz, simultaneamente, a emulsificação e retirada, por meio de sucção, dos fragmentos. Esse procedimento pode ser realizado por meio de uma pequena incisão, cerca de 2-3 mm. O objetivo é deixar a cápsula posterior intacta, porque essa servirá de apoio para a lente intra-ocular que será implantada, situação esta que representa a imensa maioria dos casos de catarata senil.
Fontes:
http://www.cirurgiadecatarata.com.br/whatis.asphttp://www.bibliomed.com.br/lib/emailorprint.cfm?id=16113&type=libhttp://www.drqueirozneto.com.br/artigos/artigo.asp?id=70http://atlas.ucpel.tche.br/~nicolau/catarata.htmhttp://www.tudosobrecatarata.com.br/html/index.htmlhttp://www.visaolaser.com.br/doencas_cirurgia/cirurgias/facoemulsificacao.htm

Nenhum comentário: