1.17.2010

Receita simples que salva vidas



Mistura de sementes, folhas, farelos e frutas criada por Zilda Arns livra brasileirinhos da desnutrição há 25 anos

Rio - O pequeno Breno de Souza Santana não conheceu Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morta no terremoto do Haiti, mas uma receita criada pela pediatra mudou sua vida. Breno, de 4 anos, era uma criança apática, que passava os dias deitada no sofá, até que começou a ter suas refeições complementadas pela multimistura — uma combinação de sementes, folhas, farelos e frutas. Em 25 anos, a receita salvou milhões de brasileirinhos da desnutrição.

“Meu filho não tinha vontade de brincar. Eu estava desesperada. Depois que ele começou a ter a alimentação complementada pela farinha, ganhou 5 quilos, passou a brincar e correr como um menino da idade dele”, diz Silvânia Souza, 27.

Segundo a nutróloga Tamara Mazaracki, a multimistura é rica em carboidratos, proteína e gorduras, que são fundamentais para o crescimento, ganho de peso e nutrição das crianças. “Muitas vezes, os pais não têm condições de oferecer uma refeição completa. Mesmo quando dão arroz, feijão e uma carne, isso ainda é uma dieta pobre para uma criança”.

O complemento alimentar, que deve ser misturado à refeição ou ao leite, pode ser feito em cooperativas ou em casa. Além das sementes, folhas, farelos e frutas, é acrescentado óleo para aumentar a recuperação dos desnutridos. “Criança desnutrida gasta mais calorias do que consome”, diz Tamara.

Ex-diretor de segurança alimentar de Duque de Caxias, Jose Zumba viu nascer a Pastoral da Família na cidade da Baixada Fluminense. “Uma das grandes táticas foi a orientação que dava às mães sobre como aproveitar restos de alimentos, como casca de legumes”.

Moradora de Caxias, Cristina Martins, 30, conta que a filha Letícia dos Santos, 4, pesava 7 kg aos 2 anos. O peso médio, nessa idade, é de 12kg. “Ela não falava, não brincava. Agora, engordou 4 quilos”.

Diretor do departamento de ações estratégicas do Ministério da Saúde, José Telles afirma que os alimentos que são processados na multimistura, como folhas de mandioca e sementes de abóbora, são fontes de proteínas e ferro baratas e, portanto, acessíveis. “São mais de 1,9 milhão de gestantes e crianças beneficiadas”.

NUTRIÇÃO

RECEITA
A multimistura não tem uma receita específica. O ideal é que se use os ingredientes disponíveis em cada região. Geralmente são usados farelos, sementes, pó de folhas verde-escuras e cascas de ovos.

FARELOS
De milho, arroz e trigo são riscos em carboidratos complexos, que auxiliam o ganho de peso e a formação de massa muscular. Além disso, são ricos em vitaminas e minerais.

SEMENTES
De abóbora, melancia e gergelim são fontes de gorduras saudáveis, importantes para a formação de células nervosas e a função cardiovascular. As sementes de abóbora são ricas em zinco, mineral essencial para crescimento dos músculos, ossos, para a melhora cicatrização e da função imunológica.

FOLHAS VERDES
De aipim, batata doce e abóbora são fontes de vitaminas do Complexo B e ácido fólico, que previne anemias e ajuda a formação e recuperação das células nervosas. As folhas de abóbora e de batata doce são ricas em vitamina A, importantes para visão e para a constituição muscular.

Pâmela Oliveira e Fernanda Alves

Nenhum comentário: