5.07.2010

Gene imuniza contra Aids mas abre portas para "doença autoimune"

Pessoas com o gene HLA B57 têm mais linfócitos T, que atacam o vírus HIV.Mas os mesmos linfócitos T podem destruir células do próprio organismo.

O diferencial que torna um grupo pequeno de pessoas imune ao HIV, o vírus causador da Aids, é o mesmo que coloca esses “privilegiados” sob o risco de desenvolver uma doença autoimune, quando o sistema de defesa do organismo passa a destruir o que deveria preservar.

Cientistas mostraram já nos anos 90 que boa parte das pessoas imunes ao HIV – 1 em cada 200 infectados – tinha um diferencial: o gene HLA B57.

Pesquisa na revista científica “Nature” desta quinta-feira (6) detalha a função desse gene. Pessoas com o HLA B57 têm um número maior de linfócitos T, glóbulos brancos anti-infecções.

Com mais zagueiros, mais atacantes (pedaços do HIV) sofrem marcação cerrada, até mesmo os dribladores, aqueles que normalmente escapariam da retranca porque são mutantes.

O grupo de cientistas é coordenado por Arup Chakraborty, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e Bruce Walker, do Instituto Médico Howard Hughes.

“A descoberta poderá ajudar pesquisadores a desenvolver vacinas que provoquem a mesma resposta ao HIV que ocorre naqueles que têm o gene HLA B57”, explica Walker.

O desafio é evitar o efeito colateral, o risco de trocar um problema (a Aids), por outro (doenças autoimunes). “O HIV está se revelando lentamente.

Essa descoberta representa outro ponto em nosso favor na luta contra o vírus, mas ainda temos um caminho muito longo pela frente.”

Do G1, com informações da Agência Fapesp

Nenhum comentário: