5.07.2010

Pílula do dia Seguinte ou Pílula de Emergência


Pílula de Emergência

A pílula anticoncepcional de emergência, também conhecida como pílula do dia seguinte, é um recurso importante para evitar uma gravidez indesejada.
Seu uso deve ser reservado para situações excepcionais, e não deve ser usada na rotina, em substituição a outros métodos anticoncepcionais.
É indicada nas situações de falha de métodos anticoncepcionais (rompimento da camisinha, esquecimento de tomar pílulas ou injetáveis, deslocamento do diafragma ou do DIU, uso incorreto dos métodos comportamentais), de violência sexual ou de relação sexual sem uso de método anticoncepcional.
A pílula anticoncepcional de emergência deve ser prescrita por médico, e seu uso deve iniciar-se até no máximo cinco dias após a relação sexual desprotegida. Entretanto, sua eficácia é maior quanto mais precoce for o seu uso.
É importante esclarecer, que a pílula não é abortiva, pois não interrompe uma gravidez estabelecida e seu uso deve se dar antes da gravidez.
Os vários estudos disponíveis atestam que ela atua impedindo o encontro do espermatozóide com o óvulo, ou seja inibindo a ovulação. Portanto, o seu mecanismo de ação é basicamente o mesmo dos outros métodos anticoncepcionais hormonais (pílulas e injetáveis).
Trata-se de um método anticoncepcional cientificamente aceito, aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). A pílula de emergência é distribuída aos municípios que possuem população igual ou superior a 50.000 habitantes. Está previsto para 2010 o quantitativo de 513 mil cartelas.
Pílula do dia Seguinte

A pílula do dia seguinte ou PDS é um anticoncepcional de emergência que deve ser tomado no máximo até 72 horas após a relação sexual visando evitar a gravidez.
Ela deve ser tomada somente em casos de urgência e não como um método anticoncepcional de rotina.
Ela não substitui de forma alguma a camisinha!São dois comprimidos para ser tomado.
O primeiro deve ser tomado preferencialmente nas primeiras 24 horas, seguido de outra dose após 12 horas.
Quanto mais cedo você tomar, maior será a eficácia da pílula do dia seguinte
Efeitos Colaterais:Entre os efeitos colaterais mais comuns estão a alteração do ciclo menstrual e do tempo de ovulação.
É comum também a mulher sentir dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos.
Contudo, esses efeitos variam de mulher para mulher: algumas sentem quase todos, outras não sentem nenhum.
No caso de vômito ou diarréia nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deverá ser repetida para manter a eficácia.
E se tomar ela diversas vezes? Quanto mais vezes você tomar a pílula do dia seguinte, maior será o risco de você engravidar.
Este risco normalmente já é de 15% caso a primeira pílula seja tomada após 24 horas da relação.
Preço da Pílula do Dia Seguinte:O preço da pílula do dia seguinte varia de estabelecimento para estabelecimento, mas geralmente está em torno de 10 a 20 reais.
Fonte:O Site de Toda Mulher

Nenhum comentário: