7.05.2010

Acupuntura e a menopausa

Acupuntura reduz os calores da menopausa, afirma estudo
Tratamento alternativo é tão eficaz quanto o que usa remédios. Vantagem é que não apresenta efeitos colaterais
Uma boa notícia para as mulheres que estão na menopausa: pesquisadores do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos, descobriram que a acupuntura é tão eficaz quanto o uso de medicamentos no controle das ondas de calor que ocorrem nessa fase da vida. E, o melhor, o tratamento não provoca reações adversas.
Acupuntura regula variação hormonal que altera região do cérebro responsável pela temperatura corporal Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
A menopausa é marcada por um desequilíbrio hormonal em que a produção de estrogênio varia muito.
E esse desequilíbrio perturba o funcionamento do hipotálamo, que é a região do cérebro que tem como uma de suas funções o controle da temperatura corporal.
Isso gera as ondas de calor. A acupuntura harmoniza as variações hormonais e reduz os calores”, diz o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio, Márcio de Luna.
RESULTADOS DURADOUROS
Na pesquisa americana, 50 pacientes foram divididas em dois grupos.
Um fez acupuntura e o outro tomou antidepressivos.
Todas as participantes suspenderam o tratamento após 12 semanas. Nos dois grupos de pacientes houve queda de 50% nas ondas de calor e nos sintomas de depressão, mas com a acupuntura se obteve resultados mais duradouros com menos efeitos colaterais. Além disso, 18 pacientes que receberam antidepressivo relataram náuseas, boca seca, tonturas e ansiedade.A dona de casa Célia Macedo, 60 anos, aprovou a acupuntura.
“Sentia um calor terrível várias vezes por dia. Parecia que eu estava na beira de uma fogueira, ficava com o rosto muito vermelho. Comecei a andar com um lenço para secar o suor.
Hoje, estou melhor”.
Segundo Luna, o ideal é que a paciente faça acupuntura duas vezes por semana até acabar com os sintomas ou minimizá-los. “Usamos cerca de 16 agulhas.
O bom profissional não usa muitas agulhas”, afirma, acrescentando que, em média, a sessão leva uma hora.
Outros hábitos e tratamentos também podem auxiliar a diminuir os sintomas da menopausa. “Alguns produtos naturais derivados da soja podem diminuir o calor, mas não atingem as outras alterações. Na maioria das vezes utilizamos compostos de baixa dosagem hormonal, que apresentam um resultado excelente”, garante o ginecologista Luiz Fernando Dale.


SAIBA MAIS SOBRE O PROBLEMA E COMO AMENIZÁ-LO
SINTOMAS
Irregularidade menstrual; ondas de calor; alterações emocionais como depressão, maior irritabilidade, tensão e ansiedade; ressecamento vaginal; mudanças na pele e nos cabelos. De acordo com os médicos, mulheres na menopausa podem ter crescimento de pelos no rosto e quedas do cabelo.
GINÁSTICA E SEXO
Atividades físicas, como caminhada, corrida, hidroginástica e natação ajudam a reduzir os sintomas da menopausa. Mulheres com vida sexual ativa também relatam menos problemas nessa fase da vida.
DIETA SAUDÁVEL
Dieta balanceada, com frutas, verduras, legumes, peixes, carnes magras e alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, podem diminuir o risco de osteoporose. A ingestão de soja em grãos, proteína de soja texturizada, leite de soja, shoyo, tofu, farinha de soja e barrinhas integrais amenizam as ondas de calor.
TRATAMENTOS
São de acordo com as necessidades da paciente. A terapia de reposição hormonal é uma das indicações, que pode diminuir muitos sintomas e proteger contra osteoporose. Antidepressivos também podem ser indicados. Há ainda a possibilidade de tratamento com sedativos capazes de aliviar as ondas de calor, além da acupuntura.

O Dia
Pâmela

Nenhum comentário: