7.08.2010

Petrobras apoia a ONU nos " Princípios do Empoderamento das mulheres"



Petrobras apoia ação da ONU em favor das mulheres
A empresa é uma das 39 signatárias dos Princípios do Empoderamento das Mulheres, que dão as coordenadas para igualdade de gênero
Luciana Carvalho, de EXAME.com
A Petrobras é uma das 39 empresas globais que assinaram os Princípios do Empoderamento das Mulheres, estabelecidos pela ONU, no dia 8 de março deste ano, em defesa da igualdade de gênero. A lista das companhias foi anunciada nesta semana pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e pelo Pacto Global. O documento estabelece sete princípios que orientam as empresas a promover a igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade. Além da Petrobras, outras dez companhias brasileiras assinaram a lista.
Para Rebecca Tavares, representante do UNIFEM Brasil e Cone Sul, a adesão a esses princípios é um compromisso que as empresas assumem para promover práticas e políticas internas para as mulheres, contribuindo para sua formação e desenvolvimento profissional. "O Brasil está na frente nessa campanha, e a participação dessas companhias vai servir de exemplo para outras que queiram mostrar suas ações para melhorar a vida das mulheres. Aderir aos princípios é também uma boa publicidade para as empresas", avalia.
Em nota à imprensa, a Petrobras explica que a aderência aos Princípios do Empoderamento das Mulheres faz parte dos valores do Plano Estratégico 2020, que prega o respeito à diversidade em todos os níveis. A empresa também faz parte do Plano de Ação Pró-Equidade de Gênero, coordenado pelo governo com apoio do UNIFEM e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Mulheres mais mais presentes
Outras ações da companhia voltadas para a mulher são a instalação de salas de apoio à amamentação em unidades, o período de licença maternidade de seis meses e participação no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

De 2003 a dezembro de 2009, a participação delas quase dobrou na empresa, passando de 4.406 para 8.296. Atualmente, 14% do quadro de funcionários da Petrobras - em todas as áreas de negócios - são mulheres.
Segundo a representante do UNIFEM, o Brasil tem melhorado muito em relação à participação feminina no mercado de trabalho, mas ainda há muito o que crescer. "Elas ainda estão em postos de menor remuneração, menor representatividade e estão em setores tipicamente ligados à mulher. A brecha salarial entre gêneros ainda é muito grande no Brasil". Rebecca Tavares também conta que a participação das mulheres em altos cargos executivos ainda é muito pequena.
Ela acredita que o próximo Encontro de Cúpula dos Líderes do Pacto Global da ONU, nos dias 24 e 25 de junho, em Nova York, será uma boa oportunidade para que mais empresas se comprometam com os princípios e com a igualdade de gêneros.

Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres são:
1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero;
2. Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa no trabalho – respeitar e apoiar direitos humanos e não-discriminação;
3. Assegurar saúde, segurança e bem-estar a todos, trabalhadoras e trabalhadores, mulheres e homens;
4. Promover educação, treinamento e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Implementar desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing que empoderem as mulheres;
6. Promover igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa;
7. Medir e publicamente relatar o progresso no alcance da igualdade de gênero

Nenhum comentário: