7.08.2010

Que tal um Banho?


O ritual do banho nosso de cada dia .
A atração mais primitiva pela água, a deliciosa brincadeira de pular no rio e se refrescar várias vezes ao dia, veio de nossas raízes indígenas. Dos negros herdamos os banhos mágicos, que limpam a alma com perfumes, raízes, flores. E dos europeus ganhamos um certo ritual, a maior elaboração do banho e o seu ambiente de privacidade.Um momento só seu.
O banho não se resume apenas à remoção das impurezas do corpo.
Ele também nos proporciona relaxamento corporal e bem-estar. Podemos usufruir desta maravilhosa sensação adicionando ao ambiente elementos como incensos, velas, flores e ervas. Mas é a nossa intenção que transforma um simples banho em um verdadeiro ritual.
Ritualizar é criar diferença em nosso dia-a-dia, tornar os atos mais corriqueiros em atitudes importantes. Solte a sua imaginação e descubra novas idéias e maneiras de recriar o seu banho, fazendo dele um momento de reencontro. Não importa se o banho é realizado na banheira ou no chuveiro.
O fundamental é que ele se transforme em uma ocasião especial para harmonizar suas energias.
Preparando seu banho
Ao se preparar para o banho, coloque intenção para alcançar o seu bem-estar.
Ele está tão integrado aos nossos costumes e ao nosso dia-a-dia que dificilmente paramos para perceber sua importância ou mesmo para aproveitá-lo ao máximo.
Mas, apesar de quase sempre entrarmos nele com pressa, na correria cotidiana, ele é um grande amigo e fonte de prazer em vários momentos.
Quantas vezes você não chegou em casa, cansada(o) do trabalho, e tudo o que mais queria era um bom banho para relaxar e se energizar?
Porém, para deixá-lo ainda mais revigorante, gostoso e benéfico, algumas recomendações devem ser seguidas.
A sua pele agradece!O efeito de bem-estar provocado pela água sobre o corpo é incomparável. Mais do que um hábito comum de limpeza, o banho é também uma das formas de promover a saúde, já que retira do corpo poluentes e microorganismos causadores de alergias e infecções, por exemplo.
No entanto, é bom ficar atenta aos cuidados. "Em excesso e com água muito quente, ele elimina os óleos superficiais da pele, deixando-a seca, irritada e com descamação.
O ideal é tomar um banho por dia e com água morna", recomenda a dermatologista Paula Bellotti, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Socieétè Française Dermatologie.
“Sempre utilize um sabonete adequado à sua pele - para isso, leia bem as embalagens na hora de comprar.
Dê preferência àqueles que sejam hidratantes”Quer mais dicas para transformar o seu banho num verdadeiro ritual de beleza, saúde e relaxamento? Então preste atenção, está tudo em suas mãos.
Confira:
Água
Aquele friozinho típico e o desânimo de tirar a roupa são comuns no inverno.
Nesta época, é perfeitamente compreensível que a maioria das pessoas prefira e costume tomar banho com água bem quente. Mas saiba que isso só prejudica a pele.
Segundo a dermatologista Paula Bellotti, a temperatura máxima da água deve estar entre 35° e 40° C.
"Assim, evita-se que a pele fique ressecada, sem brilho, com pouca elasticidade, aparência áspera e mais sujeita a rugas e linhas de expressão.
Por isso, durante o inverno é importante redobrar os cuidados diários com a hidratação e proteger a pele com filtro solar mesmo nos dias nublados".
E se você é daquelas que adoram ficar "horas" no chuveiro, nem pense em abusar, curtindo o prazer da água corrente até a última gota.
De acordo com a médica, banhos demorados, ainda mais com temperatura elevada, ressecam muito a pele e contribuem até para dermatites, principalmente se a pessoa não tem o hábito de se hidratar ou aplicar protetor solar todo dia.
À noite, você pode optar por banhos mais quentes, em torno de 40º C, não só porque o clima está mais fresco ou frio, mas principalmente por causa do efeito relaxante sobre o corpo.
Para ficar mais bonita, experimente intercalar duchas de água quente e fria - isso ativa a circulação e ajuda a tonificar a pele.
Sabonete
Sempre utilize um sabonete adequado à sua pele - para isso, leia bem as embalagens na hora de comprar. Dê preferência àqueles que sejam hidratantes. "O importante é evitar o uso de sabonetes com muito detergente, pois deixam a pele mais irritada e propensa a infecções", alerta Paula Bellotti. Isso acontece porque o sabão elimina a camada natural e invisível de oleosidade existente na pele, que serve para protegê-la de pequenas agressões climáticas, por exemplo.
Optar por sabonetes com pH neutro e mais próximo ao da pele também é bom.
Nesse quesito, os líquidos ou em gel costumam ser mais apropriados que os normais, além de serem mais fáceis de espalhar sobre o corpo. Para peles secas, é a melhor indicação.
Um bom e gostoso banho pra vc ! Beijos da Claudinha Cristal
Fonte: caminhandocomcristal.blogspot.com/2010_04_01_...

Nenhum comentário: