8.18.2010

Parcetamol (de novo) pode causar asma

Paracetamol pode agravar asma
Estudos internacionais ligam o consumo da substância a uma maior incidência do problema em bebês e crianças

Dois grandes estudos internacionais divulgados essa semana indicaram que o uso de paracetamol (princípio ativo do Tylenol) pode ser uma das causas do aumento do número de pessoas com asma.

Cientistas do Medical Research Institute da Nova Zelândia avaliaram 322 mil adolescentes com idades de 13 e 14 anos de 50 países. Cerca de 11% dessas crianças que participaram do estudo tinham dificuldades para respirar.
Segundo a pesquisa, os jovens que tomaram paracetamol pelo menos uma vez por mês duplicaram as chances de ter asma. Eles também eram mais propensos a ter congestão nasal alérgica e eczema.

Um outro relatório mostrou pela primeira vez que muitas crianças tomavam paracetamol antes de terem sintomas de problemas respiratórios, como respirar com dificuldade.

A equipe da Universidade de Addis Abeba, na Etiópia, acompanhou mais de mil bebês no país ao longo de três anos. Quando as crianças completaram um ano, os pesquisadores avaliaram se os bebês tinham problemas respiratórios e quanto paracetamol tinham tomado. Cerca de 8% das crianças começaram a ofegar com idades entre um e três anos. As que tinham tomado paracetamol no primeiro ano tinham até sete vezes mais chance de desenvolver asma.

Segundo os cientistas, as pesquisas não mostram que o paracetamol seja uma das causas da asma — para isso, seriam necessários mais testes clínicos. Entretanto, os resultados indicam que o medicamento pode potencializar a resposta do sistema imunológico, agravando alergias.

O laboratório McNeil Consumer Healthcare, que vende o Tylenol, afirmou que o produto “tem mais de 50 anos de história clínica para provar sua segurança e eficácia”. A empresa também informou que há ensaios clínicos que mostram que não há relação de causalidade entre paracetamol e asma.

O paracetamol (ou acetaminofeno) costuma ser indicado para febre e dor e é uma das drogas mais usadas nos EUA.

Nenhum comentário: