8.15.2010

Siga a sua vocação e seja feliz

O jovem que deseja ir para a universidade desde muito cedo é pressionado pelos pais, pela sociedade e até pelos amigos, para escolher uma carreira, definir seu futuro. Nessa idade, raros são os que têm uma vocação definida e, quando têm, são diferentes da que os pais e sejam.

Diante dos mais velhos que “sabem mais”, esses jovens aceitam os conselhos e lutam para conquistar um diploma, que segundo “eles” lhes garantirá boa renda e sucesso. Com o diploma nas mãos, eles vão para o mercado de trabalho, esperando o prêmio de seus esforços.

É hora de sair do sonho e encarar a realidade. Na universidade, aprenderam uma profissão, mas ninguém lhes ensinou que o sucesso profissional depende de outros fatores, que vão além do conhecimento teórico.

Escolher uma carreira de acordo com a vocação é condição indispensável para ter sucesso. Fazer o que gosta traz motivação, melhora a qualidade do serviço executado, traz o prazer da realização.

Trabalhar por obrigação é sacrifício, cansa, frustra, deprime.

Se você acha que trabalhar é penoso, que progredir é difícil, que não vai conseguir sucesso, é hora de analisar como você se vê, como vê a vida e substituir essas crenças que o estão limitando por outras mais positivas.

Pense: Porque você precisa continuar preso a uma rotina da qual não gosta? O que o faz acreditar que não tem como sair dessa situação e ir em busca do que realmente gosta e quer?

Quem está insatisfeito, precisa ter a ousadia de abandonar tudo, pagar o preço da mudança e ir em busca da sua satisfação pessoal.

Você é livre para escolher ser o que quiser. O limite é você quem põe. Você é o dono de sua vida.
Sinta o que gostaria de realizar e vá em busca de seus sonhos.

Se estiver inseguro, estude a vida de pessoas que conseguiram sucesso em todas as áreas. Elas escolherem suas prioridades, criaram estratégias, tiveram atitudes que favoreceram um bom desempenho. Pesquisando, selecionei algumas variáveis que levam a essa conquista.

São elas:
1) Acreditar que pode.
2) Conhecer suas qualidades e pontos fracos.
3) Respeitar as diferenças.
4) Cuidar de si mesmo em primeiro lugar.
5) Aprender sempre mais.
6) No trabalho fazer mais do que lhe é exigido.
7) Não dramatizar nem criar excessivas expectativas em nada.
8) Não cair nas armadilhas da maldade. Se não puder elogiar, fique calado.
9) Cultivar o otimismo e a alegria de viver. 1
10) Ser ético em suas atitudes.
Essas são algumas sugestões que funcionam e podem ajudá-lo, tanto na conquista da realização profissional, como em seus relacionamentos.

Comece agora.
Experimente e verá!

Zibia Gasparetto

Nenhum comentário: