10.20.2010


Substância derivada da vitamina A pode evitar cegueira em idosos

(Pixland/Thinkstock)
Uma medicação chamada fenretinide, derivada da vitamina A, pode ajudar a prevenir a cegueira em pessoas idosas. O estudo, conduzido pela New York University School of Medicine, descobriu que a droga consegue interromper a degeneração macular (parte da retina usada para ver longe) que acontece em pessoas idosas – e que não tem cura. A doença se caracteriza pela presença de um buraco negro no centro da visão e afeta milhões de pessoas pelo mundo.
Uma vez que o paciente desenvolva a condição, tarefas rotineiras como ler, dirigir e até mesmo assistir à televisão ficam impossibilitadas. Apenas as formas mais leves e menos agressivas da doença podem ser tratadas. “Nosso estudo não pretende ser a resposta para a cura. Nós queríamos descobrir se a droga tinha o efeito que esperávamos e ver como era o grau de tolerância”, diz Jason Slakter, um dos coordenadores do estudo. Ainda em fase de testes, a droga, se aprovada, poderá ser comercializada em 2015.
O novo tratamento funciona porque em circunstâncias normais o olho precisa de vitamina A para conseguir enxergar. Em algumas pessoas, no entanto, essa mesma vitamina produz uma substância que é agressiva a algumas células delicadas do olho, o que leva à perda de visão. A fenretinide tem ação direta na vitamina, impedindo-a de causar dano ao olho. O remédio é indicado aos tipos mais severos da doença, que, apesar de menos freqüentes, tem uma evolução mais rápida.

Nenhum comentário: