1.29.2010

Importadoras de medicamentos tem novas regras ( Consulta Pública)


Consulta Pública nº 1, de 18 de janeiro de 2010.
D.O.U de 20/01/10
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do art. 11 e o art. 35 do Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso V e nos §§ 1º e 3º do art. 54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 354 da ANVISA, de 11 de agosto de 2006, republicada no DOU de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 16 de dezembro de 2009,
adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor Presidente, determino a sua publicação:


Art. 1º Fica aberto, a contar da data de publicação desta Consulta Pública, o prazo de 30 (trinta) dias para que sejam apresentadas críticas e sugestões relativas à proposta de Resolução que dispõe sobre as regras de autorização de funcionamento para empresas importadoras de medicamentos e dá outras providências, em Anexo.
Art. 2º Informar que a proposta de Resolução está disponível na íntegra no sítio da Anvisa na internet e que as sugestões deverão ser encaminhadas por escrito, em formulário próprio, para um dos seguintes endereços: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Gerência-Geral de Inspeção e Controle de Insumos, Medicamentos e Produtos, SIA Trecho 5, Área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050; ou para o Fax: (61) 3462-5702; ou para o e-mail: cp01.2010@anvisa.gov.br.
§1° A documentação objeto dessa Consulta Pública e o formulário para envio de contribuições permanecerão à disposição dos interessados no endereço http://www.anvisa.gov.br/divulga/consulta/index.htm.
§2° As contribuições recebidas serão públicas e permanecerão à disposição de todos no sítio da Anvisa na internet.
§3° As contribuições não enviadas no formulário de que trata o parágrafo anterior ou recebidas fora do prazo não serão consideradas para efeitos de consolidação do texto final do regulamento.
Art. 3º Findo o prazo estipulado no art. 1º a Agência Nacional de Vigilância Sanitária poderá articular-se com os órgãos e entidades envolvidos e aqueles que tenham manifestado interesse na matéria, para que indiquem representantes nas discussões posteriores, visando à consolidação do texto final.
Parágrafo único. A consolidação do texto final do regulamento e o Relatório de Análise de Contribuições serão disponibilizados no sítio da Anvisa na internet após a deliberação da Diretoria Colegiada.
DIRCEU RAPOSO DE MELLO
ANEXO
PROPOSTA DE RESOLUÇÃO EM CONSULTA PÚBLICA
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 11 do regulamento aprovado pelo Decreto nº. 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos §§ 1º e 3º do art. 54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº. 354 da ANVISA, de 11 de agosto de 2006, republicada no DOU de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 18 de dezembro de 2006;
considerando a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976;
considerando o Decreto nº 79.094, de 5 de janeiro de 1977;
considerando o Decreto nº 3961, de 10 de outubro de 2001
considerando a Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999;
considerando os avanços obtidos com as inspeções de verificação de cumprimento de Boas Práticas de Fabricação nas empresas produtoras de medicamentos situadas em países fora do âmbito Mercosul, conforme estabelecido pela Resolução RDC nº 25, de 09 de dezembro 1999;
considerando as inspeções de Boas Práticas de Distribuição dispostas na Portaria nº 802 de 08 de outubro de 1998;
considerando as novas tecnologias para controlar e monitorar o transporte de medicamentos;
considerando a necessidade de atualização da regulamentação vigente para adequação a novo cenário; adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:
Art. 1º A importação de medicamentos somente poderá ser efetuada por empresa que detenha autorização de funcionamento para atividade de importação junto a ANVISA, denominadas nesta Resolução como importadoras.
Parágrafo único. As empresas legalmente autorizadas para desenvolverem atividade de importação, à exceção das empresas fabricantes, somente poderão importar produtos terminados e em sua embalagem final.
Art. 2º A empresa importadora é responsável pela qualidade, eficácia e segurança dos produtos que importar.
§ 1º Todos os lotes importados devem ter sido submetidos a ensaios de controle de qualidade completos, pelo fabricante, em conformidade com o registro do medicamento na ANVISA. O Certificado de Liberação do Lote juntamente com seu laudo analítico, emitidos pela empresa fabricante, de acordo com as especificações estabelecidas no registro, deverão acompanhar o produto.
Art. 3º. Todas as importadoras devem possuir laboratório de controle de qualidade e local de armazenamento próprios, incluindo local específico para armazenamento de amostras de retenção. A empresa ainda deve possuir capacidade técnica e operacional para realizar as atividades necessárias.
Art. 4º Todos os medicamentos importados devem ser submetidos a ensaios completos de controle de qualidade, em conformidade com o registro do produto, lote a lote, em laboratório próprio da importadora situado em território nacional.
§ 1º Somente será permitida a contratação de serviços de terceiros para a realização de ensaios de controle de qualidade nos seguintes casos:
I - quando a periculosidade ou o grau de complexidade da análise laboratorial tornar necessária a utilização de equipamentos ou recursos humanos altamente especializados;
II - quando a freqüência com a qual se efetuam certas análises seja tão baixa que se faça injustificável a aquisição de equipamentos de alto custo.
§ 2º A empresa importadora deve submeter o pleito de terceirização dos ensaios de controle de qualidade, para avaliação da Autoridade Sanitária competente, conforme legislação em vigor.
Art. 5º A empresa importadora fica isenta das obrigações do artigo 4º, devendo realizar minimamente os testes registrados para teor e produtos de degradação, quando atender aos seguintes requisitos:
I- A empresa importadora possuir Certificado válido de Boas Práticas de Fabricação ou Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem, emitido pela ANVISA.
II- As empresas envolvidas no processo produtivo possuírem Certificado de Boas Práticas de Fabricação válido, emitido pela ANVISA, por importadora solicitante, para a linha produtiva em questão.
III- As condições de temperatura e umidade durante cada operação de transporte forem registradas continuamente, por equipamento calibrado, e comprovem que o produto foi mantido dentro das condições de armazenamento preconizadas no seu registro. Caso haja justificativa técnica, a umidade poderá não ser monitorada.
IV- A cadeia de transporte esteja validada para os medicamentos que requeiram condições especiais de temperatura.
V- A empresa importadora assegure que a exportadora possui procedimentos operacionais padrão que especifiquem os detalhes relativos às operações de transporte, incluindo o acondicionamento e tamanho da carga, o número de registradores de temperatura e umidade e posição dos mesmos, de forma a garantir representatividade em relação à carga.
VI- A Garantia de Qualidade da empresa importadora seja capaz de verificar os registros e avaliar tecnicamente a documentação pertinente ao lote do produto importado. Entre estes, condições físicas da carga recebida, registros de temperatura e umidade que comprovem que o produto foi mantido dentro das condições preconizadas no registro do produto, de modo a garantir a qualidade, eficácia e segurança.
VII- O Controle de Qualidade da empresa importadora realize todas as análises completas, em conformidade com o registro do produto, de no mínimo dois lotes anualmente, no caso de importação acima de oito lotes/ano, e dois lotes a cada dois anos, no caso de importação menor ou igual a oito lotes/ano.
§ 1º No caso de empresas envolvidas no processo produtivo já certificadas anteriormente pela ANVISA, cujas empresas solicitantes da inspeção protocolarem pedido de Certificação de Boas Práticas de Fabricação no prazo mínimo de 120 dias antes dos vencimentos dos certificados vigentes, estarão isentas das obrigações do inciso II.
§ 2º Os registros gerados de acordo com o inciso III devem identificar o(s) nome(s) do(s) produto(s), número(s) de lote(s), hora e data de expedição pela exportadora e recepção no almoxarifado da importadora.
§ 3º Em caso de desvios de temperatura e/ou umidade, a isenção prevista neste artigo seja aplicada somente após processo de investigação formal, pela Garantia de Qualidade, que conclua a ausência de impacto na qualidade, eficácia e segurança do produto. Esta investigação deve considerar informações técnicas, incluindo dados dos estudos de estabilidade acelerado e longa duração concluídos, conforme legislação sanitária vigente.
§ 4º A empresa responsável pela importação deve emitir o Certificado de Liberação do lote de produto terminado sob a responsabilidade do Farmacêutico Responsável.
Art. 6º As empresas importadoras que optem pela isenção prevista no artigo 5º, terão que comprovar o atendimento aos itens dispostos no mesmo, durante a inspeção sanitária para verificação do cumprimento de Boas Práticas.
Art. 7º O não cumprimento ao disposto configurará infração sanitária, conforme legislação em vigor.
Art. 8º Excetuam-se deste regulamento os medicamentos biológicos disciplinados por legislação específica.
Art. 9º Fica revogada a Portaria nº185/99.
Art. 10 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
DIRCEU RAPOSO DE MELLO

Postura e Alongamento




1-Sente-se com o quadril para frente e com a cabeça perpendicular ao chão. Dobre o tronco em direção ao quadril e aponte os ombros para a frente.

2-Inspire e incline o esterno para a frente, como se estivesse tentando roçar alguma coisa. Eleve as costelas. Mantenha-se nesta posição por três segundos e relaxe, voltando à posição inicial.

3-Coloque o quadril para a frente. Abra lentamente os braços e coloque os ombros para baixo, deixando o corpo curvado.

4-Leve as omoplatas para trás, como se tentasse que elas se tocassem. Mantenha-se nesta posição por três segundos e relaxe. Sem contrair o pescoço, leve os ombros para baixo e relaxe.

5-Sente-se com as mãos paralelas ao corpo, na altura dos ombros.

6-Abaixe os ombros e distancie as omoplatas da linha média do corpo, trazendo as mãos para a frente, até tocar os dedos. Relaxe a cabeça e leve o queixo em direção ao peito, curvando a coluna. Mantenha-se nesta posição por três segundos e relaxe, voltando à posição inicial.

7-Fique de quatro no chão, sem flexionar os cotovelos, com o quadril para a frente, sem forçar a região lombar.

8-Leve a coluna para cima, curvada, empurrando o chão com as mãos.
Mantenha-se nesta posição por três segundos e relaxe, voltando à posição inicial sem flexionar os cotovelos. Olhe sempre para o umbigo, para não forçar a área cervical.

Importante



Repita estes exercícios diariamente durante 10 minutos.
No primeiro mês você já verá a mudança na sua postura.

Quantas vezes você já teve que passar (ou passa) dias, semanas ou anos com aquelas dores que nunca acabam na região lombar (na região inferior das costas) ou com as dores na região do trapézio (nas costas um pouco abaixo do pescoço)? Quantas vezes você já começou aquele jogo de futebol sem alongar e teve que sair no começo, pois lesionou a perna em um movimento bobo?

E na academia que chegou atrasado e já pulou logo para o banco de supino? Estas e outras situações geram dores que podem ser decorrência de músculos fracos e encurtados do corpo e da falta de fortalecimento de outros, isto é, falta de alongamento.

Com aumento no número de praticantes de atividade física nos últimos anos, cresce também a necessidade dos mesmos de encontrar na atividade física uma maneira de melhorar a qualidade de vida, melhorar a estética corporal e para muitas pessoas ser um momento de relaxar e combater o estresse e tensões do dia-a-dia.

Mas o alongamento mesmo com os mais variados tipos de atividade física que hoje encontramos ainda não tem seu valor reconhecido, e muitas pessoas simplesmente “pulam” esta parte do treinamento ou nunca o fazem, independente de praticar ou não exercícios.

O alongamento tem sua importância reconhecida devido a alguns fatores: tanto uma vida sedentária como uma atividade física intensa, em maior ou menor grau, promove o encurtamento das fibras musculares, levando a uma diminuição da flexibilidade.

Este encurtamento das fibras musculares gera maior propensão para o desenvolvimento de problemas nos músculos, articulações, tendões, criando tensões nestas regiões e gerando dores que acabam acompanhando as pessoas no dia-a-dia.

Imagina que você fique sentado em uma cadeira o dia todo com os ombros pra frente, o pescoço pra baixo e as pernas encolhidas, quando você levanta você sente aquela “travada”, é isso são seus músculos “encurtando” e tensionando, o que no decorrer dos dias levará você a sentir dores intensas e desenvolver uma postura corporal não adequada.

Com a prática regular e correta de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e da atividade física, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Saiba mais ( alongamento)

Para que servem?

Restaurar a amplitude do movimento normal do individuo, ou melhorar a sua amplitude de movimento;

Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;
Facilitar o relaxamento muscular;

Reduzir o risco de lesões músculos-tendinosas;

Relaxar o corpo e conseqüentemente a mente;


Prepara o corpo para a atividade física, visto que quando você está alongando você está avisando seus músculos que eles vão ser utilizados e os alongamentos vão desta maneira ativando a circulação e pré-aquecendo os músculos.

Como fazer

É aconselhável fazer um pré-aquecimento na esteira, bicicleta de mais ou menos cinco minutos, mas se não estiver na academia não tem problema;

Alongue-se até sentir uma leve tensão (ligeiro desconforto) e segure nesta posição;
Mantenha a posição de alongamento de 10 a 30 segundos, evitando a principio balançar-se na execução, pois podem ocorrer lesões, só se mantenha parado;

Assim que o músculo for relaxando, aumente a tensão levemente até que o ponto adequado da mesma seja alcançado novamente. Sinta o músculo desejado ser alongado;
A respiração deve ser lenta e controlada. Inspire (puxe o ar) quando começar a alongar e expire (solte o ar) quando relaxar;

Após alongar um músculo passe para o outro e assim conseqüentemente;
Deve se repetir o alongamento para o mesmo músculo de duas a três vezes;
Dê prioridade para os alongamentos de grandes grupos musculares, faça os movimentos começando da cabeça e indo até os pés para uma melhor memorização, e desta forma não esquecendo nenhum grupo;

Observe atentamente as posições e no caso de dúvida procure um profissional;
Não se preocupe em alongar até o limite, aos poucos você vai ganhar flexibilidade;
Tente fazer os alongamentos de três a quatro vezes na semana, o que pode ser feito tanto em momentos próprios para alongar, como quando vendo TV, sentado na cadeira do trabalho, etc.

Cuidados

É sempre importante depois de muito tempo de inatividade ou de uma vida sedentária prolongada que você procure seu médico antes do início da prática de alongamentos ou atividade física em geral;

O ideal é que você procure um professor de Educação Física ou uma boa academia o mais perto de sua casa, trabalho, para que o professor monte a seqüência de alongamentos de acordo com suas necessidades e tempo disponível;
As posições devem ser seguras, nada de inventar de fazer aquele alongamento de cabeça pra baixo com as mãos na cintura;

Os alongamentos podem ser feitos apenas com o corpo, mas podem-se utilizar também halteres, steps, faixas, elásticos;

Não é indicado, a principio, grandes amplitudes articulares, nem esforços exagerados, visto que a falta de costume pode lesionar o músculo;

Deve se ter no mínimo um exercício para cada grupo muscular dos mais utilizados, mas cada pessoa tem necessidade maior de alongar certos músculos. Por isso, é importante procurar um profissional da área da saúde para se ter uma série individual.
Dicas finais

Não existe hora para alongar, você pode alongar na frente da TV, no trabalho (sentado na cadeira, ver o quadro acima), carro (parado no transito é claro!!), enfim... em qualquer lugar;

Procure sempre alongar primeiro os músculos que você tem mais necessidade ou dificuldade, para depois ir para o mais “fácil”;

É melhor alongar-se menos que exagerar, por isso respeite seu limite;
Aprenda a respeitar seu corpo, se você estiver com muitas dores procure um médico para saber a causa de suas dores que podem ser bem mais sérias que simples alongamentos;

Faça os exercícios com prazer, acreditando que os mesmos vão melhorar a sua qualidade de vida;

No caso de uma atividade específica (tênis, futebol), deve-se alongar todos os músculos, mas priorizar aqueles que vão ser mais trabalhados no esporte que vai ser praticado;

E pratique atividade física regularmente!

Prof. Felipe Silveira Soncini

Mudanças no Clima nos EUA e no Mundo





O frio extremo no norte dos Estados Unidos mostra que a mudança climática pode ter efeitos graves

Frio extremo nos EUA é indício de mudança climática, diz estudo

Algumas partes do país terão nevascas mais intensas.


O frio extremo no norte dos Estados Unidos mostra que a mudança climática pode ter efeitos graves, mesmo quando não causa aquecimento, disse um relatório divulgado na quinta-feira (28).

Nova York registra a segunda maior nevasca da história


Climatologia
Dados de satélite comprovam recorde de frio no hemisfério norte

A cidade de Nova York, EUA, registrou neste domingo a segunda maior nevasca da sua história.

De acordo com o NWS, o serviço meteorológico norte-americano, foram precipitados sobre a cidade 660 milímetros de neve.

Em 1947 a precipitação foi de 671 milímetros.

A tempestade de neve atingiu a maior parte da costa leste dos Estados Unidos e em Nova York quase uma dezena de aeroportos tiveram de ser fechados e milhares de pessoas ficaram sem eletricidade.

A frente polar entrou no estado da Virgínia na noite de sábado e conforme avançava pela costa leste, cobria um a um todos os Estados.

À intensa nevasca se uniu o vento, que em alguns lugares ultrapassou os 60km/h, o que contribuí para deixar sem eletricidade 120 mil moradores de Washington e 70 mil em Maryland.

Na tarde de domingo a camada de neve no Central Park chegou a medir 650 milímetros. Em Boston a neve chegou a 330 milímetros e em Baltimore, no Estado de Maryland, foram precipitados pelo menos 380 milímetros.

Vastas partes da Europa estão enfrentando uma intensa onda de frio, que veio junto com nevascas.

De acordo com a agência de notícias France Presse, pelo menos duas pessoas morreram em decorrência das baixas temperaturas na França.

Em geral, a mudança climática deve trazer invernos mais curtos e brandos, mas algumas áreas dos EUA terão nevascas mais intensas, com mais transtornos a atividades como esqui e pesca no gelo, que dependem de condições previsíveis, disse o relatório da Federação Nacional da Vida Selvagem.

Mulheres caminham durante nevasca nos EUA na manhã desta quinta (28).

Relatório mostra que, em alguns locais, mudanças climáticas trazem mais gelo.
Nevascas

No norte dos EUA, a primavera agora chega 10 a 14 dias antes do que há 20 anos.

Mas algumas áreas devem ter nevascas mais fortes, conforme a rota das tempestades invernais se deslocar para o norte.

A redução da cobertura de gelo nos Grandes Lagos também pode resultar em nevascas espessas, decorrentes do contato dos ventos frios com a água mais quente.

A atual estação já apresenta repentinas oscilações de temperatura que, entre outras coisas, isolou um bando de pelicanos que não conseguiu migrar para o sul durante um período de clima ameno no final do outono.

Reduzir as emissões de gases-estufa é "um primeiro passo essencial", o que no entanto não significa que a mudança climática não terá de ser confrontada.

"Está claro que já estamos vendo alguns impactos e precisamos começar a nos preparar para as novas realidades climáticas. Não podemos continuar a nos planejar com base no que têm sido as tendências históricas".

A imprevisibilidade do clima pode afetar orçamentos públicos, já que os invernos mais brandos podem ser interrompidos por fortes e repentinas nevascas que exigem remoção da neve e manutenção de estradas. A variabilidade extrema de uma temporada para outra torna qualquer planejamento de manutenção difícil.

Os níveis de água nos Grandes Lagos estão em queda. O Lago Ontário, por exemplo, está cerca de 18 cm abaixo de sua marca do ano passado. E, para cada cm de água perdido, os navios que transportam materiais a granel pelas vias aquáticas precisam reduzir em cerca de 100 t a sua carga, para não correrem o risco de encalhar, de acordo com a Associação das Transportadoras dos Lagos, uma associação setorial dos armadores norte-americanos que operam na região.

O porto de Oswego recebe resíduos de alumínio do Canadá, e o material passa por laminação em uma usina local e é enviado a montadoras de automóveis; recebe soja, que é usada no processamento de biocombustível em uma usina na vizinha Fulton; e peças de moinhos de vento usados para gerar energia eólica em uma fazenda ao sul do Lago Canandaigua, perto de Rochester, diz L. Michael Treadwell, diretor da Operação Oswego County, uma agência de desenvolvimento econômico sem fins lucrativos.

O nível de água nos cinco Grandes Lagos - Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário -está abaixo das médias de longo prazo para a região, e a probabilidade é de que o problema permaneça até março, de acordo com o Corpo de Engenharia do Exército. (O mesmo pode ser dito sobre o Lago St. Clair, que fica na fronteira entre o Estado de Michigan, nos Estados Unidos, e a província canadense de Ontário, e não é considerado como um dos Grandes Lagos, ainda que esteja integrado ao sistema de navegação dos Grandes Lagos.)

A maioria dos pesquisadores ambientais acredita que o baixo índice de precipitação pluvial, os invernos não muito intensos e o índice elevado de evaporação, causado em larga medida pela falta de coberturas espessas de gelo para impedir que as águas geladas do lago fiquem em contato com o ar mais quente que as recobre, estejam causando a queda no nível de água dos lagos.

Os Grandes Lagos seguem um ciclo natural, com seu nível de água subindo durante a primavera até atingir um pico no verão, quando elas começam a baixar até que chegam ao seu ponto mais baixo durante o inverno, com a elevação no índice de evaporação.

Nos últimos dois anos, a evaporação vem sendo superior à média histórica, e não vem acontecendo chuvas e nevascas em volume suficiente na região dos lagos mais setentrionais - Superior, Michigan e Huron -, que servem como fonte de água para os lagos mais meridionais. Por isso, o sistema não vem sendo restaurado e a água não está retornando aos seus níveis normais, um meteorologista do Corpo de Engenharia do Exército norte-americano, em Detroit, cuja missão é monitorar o nível de água nos lagos.

"A Mãe Natureza é, em larga medida, a força que determina o nível de água nos lagos, e desempenha um papel muito importante nas projeções que desenvolvemos quanto aos níveis de água".

A Comissão Internacional Conjunta, uma agência bilateral que assessora o Canadá e os Estados Unidos quanto a questões de recursos hídricos, está conduzindo um estudo com prazo de cinco anos e orçamento de US$ 17 milhões a fim de determinar se a redução no nível de água e na área dos Grandes Lagos se relaciona aos ciclos sazonais de elevação e queda do nível de água ou se resulta das alterações no clima mundial.

Alagamentos: risco de leptospirose, diarreias e hepatite A


Alagamentos aumentam risco de leptospirose, diarreias e hepatite A

População deve ficar alerta para sintomas dessas doenças.

Automedicação pode agravar casos, afirma médico.

As chuvas fortes que atingem a cidade de São Paulo neste verão trazem diversos perigos à saúde da população.

Especialistas em infectologia para saber quais as doenças mais comuns em áreas de alagamento e como as pessoas devem fazer para se proteger.

“O maior perigo é a leptospirose”,

“São Paulo, como toda metrópole, tem muitos ratos e essa doença é transmitida por uma bactéria encontrada na urina do rato, quando entra em contato com mucosas, peles feridas ou mesmo naquelas que ficaram muito tempo na água. Nos casos graves, a mortalidade é de 10%”.


Além da leptospirose, no entanto, outras enfermidades também preocupam.
“Dejetos são distribuídos sem tratamento nos cursos de água. Quando chove, esses cursos de água transbordam. Então temos que nos preocupar com as doenças de transmissão ‘entérica’”.

A “transmissão entérica” é aquela feita a partir da ingestão ou do contato com vírus ou bactérias eliminados pelas fezes humanas de pessoas infectadas.

“Dentro dessas doenças estão as diarreias comuns, algumas infecções bacterianas, como a febre tifóide, algumas doenças virais e eventualmente surtos de hepatite A”.


A cólera, que no passado assustou muito as cidades brasileiras, hoje não é mais um risco na capital paulista. “Tivemos dez, doze anos atrás, mas não temos mais”.

Cuidados

Segundo os médicos, quem entrar em contato com água de enchentes deve, primeiramente, tomar um bom e longo banho. “É importante lavar bem as mãos e o rosto”.

Depois, o mais indicado é esperar. “A pessoa só deve procurar um médico se adoecer. Antes, não há nada que se possa fazer”, afirma Marcelo Buratt. Os sintomas podem aparecer dentro de um intervalo que vai de 48 horas a até 12 dias, dependendo do tempo de exposição à água contaminada e ao grau de concentração dos contaminantes.

Os sintomas da leptospirose em sua fase inicial são febre intensa e súbita, calafrios, dores musculares (principalmente na batata da perna), conjuntivite, incômodo com a presença de luz e dor de garganta. Em seguida, os sintomas melhoram, para depois voltarem na fase aguda piorados e acompanhados de pele amarelada e hemorragia.

As doenças de transmissão entérica têm como sintomas febre, diarreia, náusea, vômitos e dores ou desconfortos abdominais. A hepatite traz sintomas parecidos e também pele amarelada e urina escura.

O aparecimento desses sintomas em uma pessoas exposta a enchentes vale uma visita a um posto de saúde. E a automedicação deve ser evitada.

“Mesmo remédios para náuseas ou diarreias podem agravar muito o caso. Ninguém deve tomar remédio por conta própria”.

Saiba Mais sobre:
Leptospirose
Fernando S. V. Martins & Terezinha Marta P.P. Castiñeiras

A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna.

Transmissão

A leptospirose é primariamente uma zoonose. Acomete roedores e outros mamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a L. interrogans junto com a urina.

O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos.

A L. interrogans multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal. A L. interrogans eliminada junto com a urina de animais sobrevive no solo úmido ou na água, que tenham pH neutro ou alcalino. Não sobrevive em águas com alto teor salino.


A L. interrogans penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração, que pode ocorrer também através da pele íntegra, quando a exposição é prolongada. Os seres humanos são infectados casual e transitoriamente, e não tem importância como transmissor da doença. A transmissão de uma pessoa para outra é muito pouco provável.

Riscos

No Brasil, como em outros países em desenvolvimento, a maioria das infecções ocorre através do contato com águas de enchentes contaminadas por urina de ratos. Nesses países, a ineficácia ou inexistência de rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, a coleta de lixo inadequada e as conseqüentes inundações são condições favoráveis à alta endemicidade e às epidemias. Atinge, portanto, principalmente a população de baixo nível sócio-econômico da periferia das grandes cidades, que é obrigada a viver em condições que tornam inevitável o contato com roedores e águas contaminadas.

A infecção também pode ser adquirida através da ingestão de água e alimentos contaminados com urina de ratos ou por meio de contato com urina de animais de estimação (cães, gatos), mesmo quando esses são vacinados.

A limpeza de fossas domiciliares, sem proteção adequada, é uma das causas mais freqüentes de aquisição da doença. Existe risco ocupacional para as pessoas que têm contato com água e terrenos alagados (limpadores de fossas e bueiros, lavradores de plantações de arroz, trabalhadores de rede de esgoto, militares) ou com animais (veterinários, pessoas que manipulam carne).

Em países mais desenvolvidos, com infra-estrutura de saneamento mais adequada, a população está menos exposta à infecção. É mais comum que a infecção ocorra a partir de animais de estimação e em pessoas que se expõem à água contaminada, em razão de atividades recreativas ou profissionais.

Provérbios da Era Digital

Saltitando com as Palavras, como o próprio significado da palavra SALTITAR — divagar de um para outro assunto — foi idealizado para expressar e partilhar as diferentes coisas boas, e menos boas da vida, tais como: emoções, dificuldades, desafios, conquistas, alegrias, enfim pulular este espaço com todo o tipo de
informação para o bem-estar e lazer.
.
VIVER É COMO ANDAR DE BICICLETA: É PRECISO ESTAR EM CONSTANTE MOVIMENTO PARA MANTER O EQUILÍBRIO.
Albert Einstein

Provérbios da Era Digital
Velhos Ditados Revisados e Adaptados à Era Digital.
.

A pressa é inimiga da conexão.

A pressa é inimiga da digitação.

A unix faz a força.
Aluno de informática não cola, faz backup.
.
Amigos, amigos, senhas à parte.
.
Antes só do que em chats aborrecidos.
.
Arquivo dado não se olha o formato.
.
Antigamente servidor era apenas um funcionário público.

Clicar e teclar, é só começar.

Clique onde eu digo, mas não clique onde eu clico.

De clique em clique, você fica viciado em internet.
.
De internauta, programador e hacker, todo mundo tem um pouco.

Dedo mole em tecla dura, tanto bate até que acostuma.

Deus dá o bug conforme o programador.

Devagar se vai a modem.
.
Diga-me qual a sala de chat que você freqüenta e dir-te-ei quem és.
.
Diga-me que computador tens e dir-te-ei quem és.
.
Em briga de namorados virtuais, não se mete o mouse.
.
Em casa de programador, o espeto é de fibra ótica.

Em porteira que passa um bit passa um byte.

Em terra off-line, quem tem 486 é rei.

Fill-in na matriz dos outros é refresco.

Há dois tipos de pessoas na informática: os que já perderam o HD e os que ainda vão perder.
.
Hacker que ladra, não morde.

Lammer que ladra, não hackeia.

Mais vale um arquivo na mão do que dois baixando.
.
Melhor prevenir do que formatar.
.
Memória não é documento.
.
Mouse sujo limpa-se em casa.

Na informática nada se perde, nada se cria. Tudo se copia… e depois se cola.
.
Na internet, as melhores coisas são imorais, ilegais ou pedem número de cartão de crédito.
.
Não adianta chorar sobre o arquivo deletado.
.
Não há nada como um clique após o outro.
.
Nem tudo que cai na rede é pager.

Nem tudo que cai na rede é peixe, menos no DSEE.

O barato sai caro e lento.

O problema do computador é o USB —Usuário Super Burro.
.
Olho por olho, clique por clique.
.
Os maiores processadores estão nos menores micros.

Para todo bom provedor uma senha basta.

Placa-mãe só tem uma.

Programa velho é que faz site bom.
.
Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado.
.
Quando um não quer, dois não teclam.

Quem ama um 486, Pentium 5 lhe parece.

Quem cala, ou consente ou está teclando com alguém mais interessante.
.
Quem clica seus males multiplica.
.
Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
...
Quem envia o que quer, recebe o que não quer.

Quem faz back-up, amigo é.

Quem não clica não petisca.
.
Quem não clica, se estrumbica.
.
Quem não deve, não teme e nunca fez compras pela internet.

Quem não tem banda larga, caça com modem.

Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla.

Quem procura acha... seu site de busca.

Quem semeia e-mails, colhe spams.
.
Quem tem dedo vai a Roma.com.

Quem tem winchester, tem medo.
.
Quem vê nick não vê cara e muito menos coração.

Ruim com o seu micro, pior com o meu.

Se correr o hacker pega, se ficar o hacker come.

Sites passados não movem o browser.

Tendinite pouca é bobagem.

There is no place like home page.

Um é pouco, dois é bom, três é chat ou lista virtual.
.
Uma imagem vale por 1024 palavras.

Uma impressora disse para outra: Essa folha é sua ou é impressão minha?

Vamos no pique que atrás vem clique.

Vão-se os arquivos e ficam os back-ups.
.
Vírus no winchester dos outros é refresh.

Hipertensão quase uma epidemia

A doença se manifesta quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg (milímetro de mercúrio), ou 14 por 9. A hipertensão, quando não controlada, pode acarretar derrames, doenças do coração — como enfarte, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito) —, insuficiência renal, falência dos rins, alterações na visão e até cegueira.

Brasil tem 17 milhões de hipertensos
Risco é de derrame cerebral, enfarte e angina. Não existe cura, mas pressão pode ser controlada
Dados do Ministério da Saúde revelam que 35% da população do País com mais de 40 anos é portadora da doença, que não tem cura, mas pode ser controlada. Segundo membros do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), desse total, cerca de 35% são diabéticos e apenas 11% estão com a pressão arterial controlada.

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que 33% dos óbitos com causas identificadas no Brasil são relacionados a problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Uma alimentação não balanceada, especialmente com excesso de sal, pode levar ao quadro hipertensivo. O consumo de bebida alcoólica, o sedentarismo e a obesidade também estimulam a doença. Dados da Organização Mundial da Saúde dão conta de que 13% das mulheres e 9% dos homens brasileiros são obesos.

De acordo com o diretor do INC, o cardiologista Marco Antonio de Mattos, 95% dos hipertensos no mundo têm a doença primária, ou seja, sem uma causa aparente, mas quase sempre com histórico familiar. Além da razão hereditária, os principais fatores de risco da doença são obesidade, estresse, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo e dislipidemia (excesso de gordura no sangue).

Quem tiver pressão normal deve ir ao cardiologista uma vez ao ano. As crianças também devem ter a pressão acompanhada pelo pediatra. Já aqueles que apresentarem pressão alta em algum momento devem passar a se consultar a cada seis meses. Alguns conselhos são recomendados para quem enfrenta o problema. O hipertenso deve ser ativo, caminhar por no mínimo meia hora ao dia, durante quatro vezes na semana. Na maioria dos casos, a doença é tratada a partir da mudança de hábitos alimentares. O colesterol do hipertenso deve ser mantido no patamar de até 200 miligramas por decilitro.

“Uma das principais causas do pico hipertensivo é o estresse. A ansiedade e a estafa do dia a dia podem desencadear a hipertensão. O problema é que uma parcela grande da população tem a hipertensão diagnosticada e não faz o tratamento. Além de não tomar os remédios, não muda os hábitos alimentares, não pratica exercícios e não emagrece”, alerta Marco Antonio.
O Dia



O que é pressão arterial normal?

Antes de entender o que é hipertensão, vamos entender o que é pressão arterial normal. Essa classificação segue diretrizes pré-estabelecidas, as quais mencionamos a seguir:

Classificação Pressão Sistólica Pressão Diastólica
PA Normal < 120mmHg < 80mmHg

Pré-hipertensão < 120-139mmHg 80 < 89mmHg

Hipertensão estágio 1 140-159mmHg 85-89mmHg

Hipertensão estágio 2 > ou = 160mmHg > ou = 100mmHg


O que são pressões Sistólica e Diastólica?

Quando o coração contrai, o sangue é bombeado para fora e empurrado contra as paredes das artérias, fazendo com que elas se expandam. A força com que o sangue é impulsionado contra a parede das artérias é chamada de pressão arterial sistólica. Após contrair, o coração relaxa e os vasos sanguíneos se retraem. A medição efetuada nesse ponto determina a pressão arterial diastólica.

O que é hipertensão arterial?

Hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que não provoca sintomas e, por esse motivo, pode facilmente passar despercebida. No entanto, mesmo assintomática, a pressão alta pode ser muito perigosa para a saúde. A hipertensão não diagnosticada traz complicações como transtornos da visão, doenças do coração, acidentes vasculares cerebrais e problemas renais, entre outros.

Qual a causa da hipertensão?

Em 90% dos casos não é possível apontar a causa da hipertensão. Nos outros 10%, a doença decorre de problemas físicos que podem ser corrigidos com tratamento ou cirurgia.

Quais mecanismos controlam a pressão arterial?
Um sistema complexo controla o fluxo de sangue e regula a pressão arterial.

Além disso, existem outros fatores que interferem no controle da pressão arterial:

- a força e a capacidade do músculo cardíaco de bombear sangue

- a quantidade total de sangue que circula no corpo

- o estado geral das artérias

A hipertensão arterial tem cura?

Na maior parte dos casos ainda não tem cura, mas tem tratamento. E quando seguido corretamente, proporciona uma vida normal.

Quem vai desenvolver hipertensão arterial?

- História familiar

- Idade avançada

Homens acima de 35 anos

- Mulheres após a menopausa.

- Raça negra

- Alimentação com excesso de sal

- Obesidade

- Estresse

- Diabetes

- Hipercolesterolemia

- Aterosclerose

- Tabagismo

- Alcoolismo

Como eu posso prevenir a hipertensão?

Coma pouco sal
Muito sódio (sal) na comida provoca retenção de líquidos e isso pode elevar a pressão arterial. Uma pessoa consome em média 4 a 10 gramas de sódio por dia. Para os hipertensos, o ideal seria consumir não mais de 2 gramas, ou uma colher de chá de sal por dia.

Controle o peso
O excesso de peso sobrecarrega o organismo e pode desencadear hipertensão.

Modere a ingestão alcoólica
Mais de duas doses de bebida alcoólica por dia podem elevar a pressão arterial.

Pratique exercícios físicos
Sem exercícios regulares, o coração, os vasos sangüíneos e os músculos em geral perdem o tônus, o que pode afetar a pressão.

O que faz a pressão subir?

Em geral, os alimentos industrializados como batatas fritas, derivados de carne e condimentos têm alto teor de sódio. Queijos e sanduíches fast food também costumam ter muito sal. Além do sódio, tabaco, álcool e cafeína podem elevar a pressão arterial. Café, chá e refrigerantes contêm cafeína.

Fonte: Site da UFRGS Drª. Cristina Rolim Neumann e Meiri Andréia Maria da Silva - Faculdade de Medicina - Depto. de Medicina Social

Leucemia, o câncer que afeta jovens



Cerca de 30% dos casos oncológicos em pessoas com até 18 anos são da doença sanguínea

Leucemia é uma doença que se refere a um grupo de câncer que afeta principalmente as células brancas existentes no sangue.

A leucemia se desenvolve principalmente na medula óssea, pois é a medula óssea que é responsável pela produção de três tipos de células sanguíneas, sendo elas: células vermelhas, a qual contém a hemoglobina e tem como função o transporte do oxigênio pelo nosso corpo; Células brancas, as qual combatem as infecções;

E as Plaquetas, as quais auxiliam na coagulação sanguínea. A leucemia tem como principal característica a produção excessiva de células brancas consideradas anormais e com isso super povoam a medula óssea e com isso diminui a produção dos outros tipos de células sanguíneas e ainda atrapalha no funcionamento das células sanguíneas que estão normais.

Os principais da leucemia é o sangramento excessivo e mais vulnerável a infecções, anemia, falta de ar, fadiga, dor nos ossos, dor de cabeça, vômito, nódulos linfáticos dilatados e outros. Para verificar a doença é necessário realizar um teste de sangue que se chama biópsia da medula óssea.

Há quatro tipos de leucemia, entre elas estão: Leucemia aguda x crônica; Leucemia linfóide x mielóide. A leucemia linfóide aguda é mais comum em crianças, porém afeta adultos mais com 65 anos acima. Leucemia mielóide aguda ocorre mais em adultos do que em crianças;

Leucemia mielóide crônica ocorre principalmente em adultos; E Leucemia lifóide crônica afeta adultos acima de 55 anos de idade e de vez em quando em jovens, porém nunca crianças.

A leucemia pode ser causada por fatores ambientais e genéticos. O tratamento da leucemia varia de acordo com cada tipo de leucemia e também com as características do paciente.

A leucemia é o tipo câncer mais frequente entre pessoas com menos de 18 anos. Segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), de todos os tipos da doença que atingem esta faixa etária, 29% são de leucemia. Crianças entre 1 e 4 anos são as mais afetadas, com índice de 31%, aponta o estudo ‘Câncer na criança e no adolescente no Brasil’.

A pesquisa levantou o número de casos, sobrevida e mortalidade dos 12 tipos de câncer que afetam crianças e adolescentes. Após a leucemia, o segundo tipo mais frequente na faixa etária é o linfoma (no sistema linfático - imunológico), com 15,5%. Em terceiro lugar, ficaram os tumores do sistema nervoso central, com 13,4%.

O câncer é a primeira causa de mortes por doença, após um ano de idade, até o final da adolescência. Entretanto, cerca de 70% das crianças com a doença podem ser curadas.

Diferente do câncer de adulto, o infantil geralmente afeta células do sistema sanguíneo e tecidos de sustentação. Não há indícios de que fatores ambientais interfiram no aparecimento da doença em crianças.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

A prevenção do câncer infanto-juvenil ainda é um desafio para os especialistas, mas eles alertam que os pais devem ficar atentos aos sintomas, pois o diagnóstico precoce garante maior sucesso no tratamento. No caso da leucemia — invasão da medula óssea por células anormais— a criança fica suscetível a infecções, pode ficar pálida, ter sangramentos e dores ósseas. Já nos tumores de sistema nervoso a dor de cabeça é o principal sinal. Já no caso dos linfomas, os sinais são aparecimento de nódulos no pescoço, axila, abdome ou virilha. Tumores sólidos são visíveis em alguns casos.

Saiba Mais:

A leucemia em Criança

A leucemia em um adulto é triste e em uma criança corta o nosso coração, pois a leucemia é um termo que se refere a um grupo de doenças muito complexa e diferentes entre si, e que afeta os globos brancos. A leucemia é a doença maligna que é mais comum na infância, correspondendo aproximadamente a 30% dos casos de câncer em criança.

As leucemias são classificadas como agudas e crônicas, tomando-se como base o nível de maturação da população neoplásica. As agudas se caracterizam por um grave defeito de maturação, induzindo a um acúmulo de células imaturas que é os blastos; que há falha na produção dos glóbulos brancos diferenciados.

As leucemias crônicas, é ao contrário, são definidas por hiperplasia de elementos maduros, que tendem a constituir distúrbios relativamente e indolentes nos seus estádios iniciais, porém, tardiamente pode transformar em uma leucemia agudas. 85% das leucemias em crianças são da uma forma linfóide aguda, e 10% mielóide aguda, e 5% Mielóide Crônica.

As leucemias linfóides crônicas não se manifestam na faixa pediátrica. Incidem na população em uma freqüência de 125.000 indivíduos do grupo com faixa etária de 0 a 14 anos. O risco de uma criança desenvolver leucemia nos primeiros dez anos é de 12.880. A faixa etária de maior freqüência está entre 2 e 5 anos, sendo raras crianças apresentarem leucemias linfóides abaixo dos 2 anos e acima dos 10 anos.

Discute a sua etiologia, embora sejam enfatizados como possíveis causas e efeitos da irradiação, exposição a drogas quimioterápicas, fatores genéticos, fatores imunológicos e exposições a algumas viroses. Para melhor entende esta, doenças, são importante compreendamos a composição do sangue e da medula óssea. O sangue é composto por plasma e células suspensas no plasma.

O plasma é formado por água na qual se dissolvem vários elementos químicos: como a proteínas ex: albumina, hormônios outro exemplo hormônio da tireóide, os minerais ex: ferro, vitaminas ex: ácido fólico e anticorpos, inclusive aqueles que desenvolvemos a partir da vacinação como, por exemplo, anticorpos ao vírus da poliomielite.

As células presentes no sangue incluem glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas. Os glóbulos vermelhos estão repletos de hemoglobina, a proteína que capta oxigênio nos pulmões e os leva para os tecidos.

As plaquetas são células pequenas que ajudam a conter o sangramento, acoplando-se à superfície dos vasos, quando lesados, faz com que se juntem, fechando o local do sangramento.

Os glóbulos brancos são também denominados fagócitos, ou seja, células “comedoras”, por “ingerirem” bactérias ou fungos e que ajudar a destruí-los, auxiliando na cura da infecção. Os eosinófilos e os basófilos são subtipos de glóbulos brancos que participam da resposta a processos alérgicos.

Linfócitos: são tipos de glóbulos brancos presentes, em sua maioria nos gânglios linfáticos e em menor número no sangue periférico, que têm como principal função manter a imunidade. Existem três tipos de linfócitos: Linfócito B, Linfócito T e células Natural Killer. Todos estes tipos de células ajudam a combater infecções de todo o corpo. Eles se acumulam em certas áreas, como pescoço, axilas, peito, abdome e virilha.

Vasos linfáticos são vasos que conectam os gânglios. Eles contêm linfa, uma espécie de fluido que transporta os linfócitos, e funcionam como “vias expressas” para o trânsito dos linfócitos. A medula óssea é um tecido esponjoso, que ocupa a cavidade central do osso e onde ocorre o desenvolvimento de células sangüíneas que circulam no sangue. O processo é da formação das células sangüíneas, que é chamado de hematopoese.

Um pequeno grupo de células, denominadas as células-tronco hematopoéticas, e que é responsável por produzir todas as células sangüíneas no interior da medula óssea. As células-tronco hematopoéticas, se desenvolvem em células sangüíneas específicas por um meio de um processo de diferenciação.

Gânglios linfáticos: são nódulos ou órgãos do tamanho de um grão de feijão, encontrados em crianças e adolescentes saudáveis, existem células-tronco hematopoéticas suficientes para que haja uma produção contínua das células sangüíneas.

Quando as células estão completamente maduras com a capacidade de funcionamento, elas deixam a medula óssea e migram para o sangue, onde realizam suas funções.

subtipos de Leucemia Linfóide aguda é a leucemia linfóide aguda, que pode se desenvolver a partir de linfócitos primitivos que estejam em vários estágios de desenvolvimento, sendo os principais subtipos descobertos por exames realizados nos linfoblastos leucêmicos, tais como: Imunofenótipos, imunofenotipagem Fenótipos que são as características físicas das células. Os subtipos principais são T e B, assim chamados porque suas células apresentam características semelhantes a dos linfócitos T ou B normais.

Uma vez que essas características são determinadas, o termo utilizado pode ser leucemia linfoblástica aguda tipo T ou leucemia linfoblástica aguda tipo B. A anormalidades Cromossômicas que é cito genética que é alteração nos cromossomos das células blásticas podem ser avaliados por exame como denominado cito genética. Uma alteração específica nos cromossomos, também auxilia na classificação da doença e no planejamento do tratamento.

Dentre outras características importantes na orientação terapêutica está na idade do paciente, e o nível da contagem de glóbulos brancos do sangue e o envolvimento do sistema nervoso central.

Para você saber quando uma criança esta com leucemia, os primeiros sinais e sintomas de uma criança com leucemia refletem na falência da medula óssea devido à substituição dos elementos hematopoiéticos normais pelas células leucêmicas ou blastos. A substituição dos elementos normais da medula óssea resulta em anemia, neutropenia e plaquetopenia; e a liberação de células leucêmicas da medula óssea com proliferação dessas células pode culminar em infiltração de qualquer tecido do organismo, especialmente os gânglios linfáticos, baço e sistema nervoso central.

Os sintomas são relacionados à diminuição na produção de células normais da medula óssea e com isso sua redução na circulação sangüínea, que diminui na produção de globos vermelhos, ou seja, hemoglobina. E surgem os primeiros sinais de anemia levando e palidez, cansaço fácil, sonolência. E diminui na produção das plaquetas e surgem às manchas roxas que ocorrem em locais a onde não está relacionada a traumas. Podem aparecer pequenos pontos vermelhos na pele que chamamos de petéquias, ou sangramentos prolongados resultantes de pequenos ferimentos. Há também diminuição na produção de glóbulos brancos, e com isso aumenta o risco de infecção. Os linfoblastos leucêmicos podem acumular-se no sistema linfático, e, com isso, os linfonodos, ou seja, gânglios, que podem aumentar de tamanho. As células leucêmicas podem se alojar no líquido cefalorraquiano causando dores de cabeça e vômitos.

A dor óssea representa o comprometimento leucêmico do periósteo e do osso que também é muito freqüente. No início, as crianças pequenas podem mancar ou recusar-se a andar. Os sinais e sintomas da leucemia são inespecíficos e podem mimetizar várias outras doenças tais como, infecção, reumatismo, entre outras. O paciente deve procurar um médico para que seja feito o diagnóstico.

As informações sobre esta doença(Leucemia)

Como diagnosticar,sinais, sintomas, as células sangüíneas e a medula devem ser examinadas.

O exame por coloração das células sangüíneas e sua visualização é através de um microscópio, normalmente irá mostrar a presença de linfoblastos. Por essa razão, é mandatório o exame da medula óssea ou mielograma para se estabelecer o diagnóstico definitivo de leucemia. O aspirado de medula óssea em geral fornece material para diagnóstico suficiente, mas em alguns pacientes pode ser necessária uma biópsia da medula. Embora a presença de mais de 5% de linfoblastos indique leucemia, a maioria dos laboratórios requer um mínimo de 25% de células blásticas leucêmicas no aspirado para a confirmação do diagnóstico.

As células sangüíneas da medula óssea também são utilizadas para determinar o subtipo de leucemia com a realização de exame citogenético ou cariótipo e imunofenotipagem e se for necessário, para outras investigações especiais. O líquor cefalo-raquiano que é o líquido que circula na espinha deve ser investigado em todos os casos de leucemia, pois 5% dos casos possuem infiltração liquórica, que via de regra não é associada a sintomas neurológicos.

Os sinais e sintomas, quando presentes incluem: dor de cabeça, náuseas, vômitos, letargia, rigidez da nuca e outras manifestações de aumento de pressão intracraniana. Os estudos morfológicos. Citoquímicos e imunológicos das células blásticas malignas são todos importantes no diagnóstico da leucemia infantil e com essas informações a estratégia terapêutica é formulada, denominamos essa estratégia de protocolo.

Com a melhoria nas técnicas de estudo proporciona agora a maior oportunidade de obter informações biológicas clinicamente relevantes que poderão explicar as respostas aparentemente anômalas ao tratamento. Anormalidades cromossômicas específicas, tais como as translocações recíprocas, foram atribuídas ao êxito da quimioterapia combinada para a leucemia infantil, possibilitando o planejamento de tratamento individualizado, tomando como base a cito genética característica dos blastos malignos de um paciente. As características clínicas e laboratoriais exibidas ao diagnóstico de pacientes com leucemia têm valor de prognóstico, delineando-se subgrupos favoráveis e subgrupos desfavoráveis.
A identificação desses fatores é um elemento essencial no esboço e análise dos protocolos terapêuticos, permitindo a discriminação dos pacientes em grupos e programas terapêuticos específicos.

Os fatores de prognóstico
A contagem leucocitária inicial parece ser o um fator isolado identificado de maior significado quanto ao prognóstico, prejudicando sensivelmente quando seu nível que supera os 50.000 leucócitos/mm3. Em relação à idade, pacientes com menos de 18 meses e mais de dez anos têm prognóstico relativamente pior quando comparado ao grupo de idade intermediária.

O fenótipo T seja associado a pior prognóstico, é incerto, e que o seja se desacompanhado de secularidade elevada. Entre os pacientes com fenótipo B, as leucemias que apresentam antígenos primitivos têm prognóstico mais favorável quando comparado com grupos mais maduros pré-B. No grupo total, pacientes CALLA positivo carregam melhor prognóstico.

Com relação à classificação morfológica, o subtipo L3 em leucemia B tem inquestionavelmente pior prognóstico. Crianças de raça negra têm menores taxas de remissão e maiores taxas de recaída.

Os protocolos terapêuticos procuram discriminar os pacientes em diferentes grupos de risco, com base nos fatores de prognóstico, tratando-os de acordo com o risco estimado de falência terapêutica. Desta forma, o pior prognóstico estimado implica em esquemas de maior agressividade terapêutica, sendo verdadeira a recíproca.

Fonte: www.ruadireita.com/.../a-leucemia-em-crianca/
` Por: Waldiney Melo

1.28.2010

Mais Vagas e Oportunidades 28/01/2010

Procura-se FARMACÊUTICO (A) para atuar nas seguintes funções:

- Responsabilidade Técnica de Unidade de Farmácia de Manipulação
- Gestão de equipes de laboratório e de área de atendimento ao cliente
- Atendimento ao cliente


Formação:

- Superior Completo em Farmácia
- Especialização em Alopatia e Homeopatia

Requisitos Indispensáveis:

- Habilidade no trato com os clientes e suas particularidades
- Facilidade para atuar na gestão de pessoas (liderança)


Enviar currículo, COLADO NO CORPO DO E-MAIL, com PRETENSÃO SALARIAL para drhempresa@yahoo. com.br, mencionando no campo assunto o cargo desejado.


TÉCNICO QUÍMICO OU METALÚRGICO

Empresa: ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico. Local: Santa Cruz - Rio de Janeiro. Área: Laboratório de Processos. Horário: turno de revezamento . Formação: Técnico Químico ou Metalúrgico. Experiência: Raio-X, emissão óptica e análise instrumental. CV`s para: liliandiet@yahoo.com.br


TRADUÇÕES CIENTÍFICAS

Estou fazendo uma assessoria para uma empresa de traduções científicas da Argentina e estamos recrutando free-lancers , que gostem de pesquisa científica, farmacêuticos industriais, médicos, físicos, químicos, engenheiros eletrônicos, engenheiros mecânicos, engenheiros de alimentos, matemáticos, engenheiros de ciências da computação fluentes em português brasileiro, inglês e hindi-inglês. Boas possibilidades de ganhos e pagamentos pontuais. Dependendo do desempenho do profissional, os trabalhos podem ser feitos com frequência. Nosso cliente possui contratos corporativos globais e uma excelente reputação no mercado sul-americano e europeu. Estes profissionais podem estar baseados em qualquer lugar da América do Sul. Aqui na Argentina os profissionais freelancers da equipe ganham entre R$ 4.000,00 - R$ 10.000 por mês dependendo do desempenho e agilidade técnica do profissional e há trabalhos com constância. CV´s podem ser enviados para claudia@saopaulohelp4u.com


VENDEDOR TÉCNICO

A Analitica, representante da ThermoFisher Scientific no Brasil, empresa líder mundial na linha de instrumentação científica, está selecionando candidatos para compor seu corpo de vendas de instrumentos e consumíveis. Oferecemos registro pela CLT, salário fixo + comissão sobre vendas, vale refeição, seguro de vida, Plano de saúde, telefone celular/ rádio corporativo e carro após 6 meses de atividades. A área de atuação são órgãos públicos e privados. Os interessados que preencherem os requisitos necessários, devem enviar seu CV para elisangela.paula@novanalitica.com.br, VAGA 06 - Região: Rio de Janeiro - RJ. Cargo : Vendedor Técnico. Formação: Química, engenharia química ou farmacêutica . Experiência : mínimo 02 anos em vendas externas, de instrumentação analitica . Conhecimentos indispensáveis nas técnicas de HPLC e GC . Conhecimentos desejáveis: nas técnicas de AA, GC-MS, LC-MS, FTIR, ICP, ICP-MS e UV-VIS . Inglês: Avançado . Disponibilidade para viagens . Necessário possuir carro para os primeiros 6 meses de atividades. Nr. de vagas 01 para venda de instrumentos

ESTÁGIO QUÍMICA OU FARMÁCIA

Indústria farmacêutica Veterinária seleciona alunos de química ou farmácia para estágio em laboratório de controle de qualidade. Enviar currículos para o e-mail: CQ1@COVELI.COM.BR


MECÂNICO DE PRODUÇÃO

Atribuições: segundo grau técnico em mecânica imprescindivel, conhecimentos básicos em eletrônica, elétrica e automação a nível de reparo em máquinário voltados para a produção de remédios. Os tipos de máquinas de produção são: compressoras, moinhos, estufas de secagem, misturador em V e y, máquinas de enchimento de cápsulas, reatores de pequeno e mádio porte, envasadora e enchedora de líquidos, máquianas de enchimento de xachês, secador leito fluidizado, drageadeiras com revestimento, granuladores, máquinas de blister,encartuchadeiras, inkjets e balanças Ishidas. Será responsável pelas manutenções corretivas e preventivas de todas estas máquinas. Organizará e será responsável por todos os ferramentais destas máquinas. Perfil do profissional: A empresa passa por uma modificação de cultura e modernização. O profissional terá de ser pro ativo, dinâmico,vonstade de crescer e aprender, idéias novas são muito bem aceitas, confiança, dedicação e muito trabalho. A empresa oferece um grande desafio para este profissional dando todas as condições necessárias para o seu crescimento junto coma empresa. Horário: 07:30 as 17:00hs (esquema de compensação para os feriados do ano vigente). Benefícios: Plano de saúde Bradesco e ondotológico, vale transporte e alimentação no local. Salário base: R$ 2.500,00. Estrutura: Fará parte da equipe de manutenção da empresa. Reporte: direto para o gerente de engenharia. Início: entre fevereiro e março de 2010. Os canditados com este perfil, favor enviar e-mail para rh2009selecao@bol.com.br. O processo seletivo começou no dia: 15/01/2010 e as vagas precisam ser preenchidas o mais rápido possível.


MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO

Atribuições: segundo grau técnico em mecânica imprescindivel, conhecimentos básicos em eletrônica, elétrica e automação a nível de reparo em máquinário voltados para refrigeração industrial voltados para a produção de remédios.Os tipos de máquinas de refrigeração são: Fancoils de pequeno e médio porte (Trox ou Hiteck), self, splitões, splits, ar de janela (hitachi, trane, carrier e york), chilers de pequeno e mádio porte (Carrier e Trane), cabines de pesagens, cabines de amonstragem e desujmidificadores portáteis.Será responsável também pela manutenção preventiva e corretiva destes equipamentos. Será responsável pela organização e controle dos serviços de certificação de HVAC de todas as áreas, serviço de limpeza de dutos de ar condicionado, estruturação do PMOC, dosagem de produto químcos do sistema de água gelada, calibração de instrumentos voltados para os sistemas de ar condiiconado. Perfil do profissional: A empresa passa por uma modificação de cultura e modernização. O profissional terá de ser pro ativo, dinâmico, vonstade de crescer e aprender, idéias novas são muito bem aceitas, confiança, dedicação e muito trabalho. A empresa oferece um grande desafio para este profissional dando todas as condições necessárias para o seu crescimento junto coma empresa. Horário: 07:30 as 17:00hs (esquema de compensação para os feriados do ano vigente). Benefícios: Plano de saúde Bradesco e ondotológico, vale transporte e alimentação no local. Salário base: R$ 2.500,00. Estrutura: Fará parte da equipe de manutenção da empresa. Reporte: direto para o gerente de engenharia. Início: entre fevereiro e março de 2010. Os canditados com este perfil, favor enviar e-mail para rh2009selecao@bol.com.br. O processo seletivo começou no dia: 15/01/2010 e as vagas precisam ser preenchidas o mais rápido possível.


TÉCNICO DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Atribuições: segundo grau técnico em mecânica, elétrica, química ou biologia. Ter o curso técnico em segurança do trabalho (ou estar terminando até março de 2010). Ter conhecimentos em meio ambiente nas áreas de reciclagem , descarte de resíduos, INEA, FEEMA, IBAMA,coleta seletiva, ISO 14001, ISO 9001. Estará ligado aos orgãos ambientais (IBAMA, INEA, VISA e etc). Trabalhará em conjunto com todos os setores de empresa. Participará daconfecção de procedimento padrões e treinamentos dentro da empresa. Inglês a nível intermediário para leitura e escrita. Perfil do profissional: A empresa passa por uma modificação de cultura e modernização. O profissional terá de ser pro ativo, dinâmico,vonstade de crescer e aprender, idéias novas são muito bem aceitas, confiança, dedicação e muito trabalho. A empresa oferece um grande desafio para este profissional dando todas as condições necessárias para o seu crescimento junto coma empresa. Horário: 07:30 as 17:00hs (esquema de compensação para os feriados do ano vigente). Benefícios: Plano de saúde Bradesco e ondotológico, vale transporte e alimentação no local. Salário base: R$ 2.500,00. Estrutura: Fará parte da equipe de manutenção da empresa. Reporte: direto para o gerente de engenharia. Início: entre fevereiro e março de 2010. Os canditados com este perfil, favor enviar e-mail para rh2009selecao@bol.com.br. O processo seletivo começou no dia: 15/01/2010 e as vagas precisam ser preenchidas o mais rápido possível.


GRADUAÇÃO EM QUÍMICA OU ENG. QUÍMICA COM MESTRADO EM CATALISE


Estamos em busca de um Bolsista PCI para o INT/RJ para trabalhar com Biodiesel.
A bolsa está num valor de aproximadamente 2600 reais. Perfil: Graduação em Química ou Eng. Química com mestrado de preferência na área de catálise. Enviar CV para Claudio no email: claudiomaris@gmail.com ou claudio.maris@int.gov.br.


RECEM DOUTOR EM CATALISE

O Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia esta selecionando pesquisadores, com experiência em catálise (doutores), para trabalhar no desenvolvimento de novos processos alcoolquímicos. Bolsa do MCT, valor R$3.169,37. Entrar em contato com Lucia Gorenstin Appel ( (21) 2123 1165, lucia.appel@int.gov.br ou appel@uol.com.br ou lucia.appel@gmail.com).

1.27.2010

Gripe suína: vacinação em março no Brasil



Grávidas, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos e adultos jovens estão entre os grupos que receberão o imunizante. Farmácias Populares darão medicamento contra a doença gratuitamente a pacientes com receita


Rio - Gestantes, doentes crônicos, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, adultos entre 20 e 29 anos, profissionais de saúde e indígenas serão vacinados a partir de março contra a gripe suína. O Ministério da Saúde anunciou ontem a estratégia de enfrentamento contra a segunda onda pandêmica da doença, e afirmou que o Tamiflu, medicamento indicado contra o vírus, será disponibilizado nas farmácias.

O remédio, que no ano passado teve distribuição centralizada pelo governo, será fornecidos gratuitamente nas Farmácias Populares. E será vendido por 10% do valor nas farmácias que fazem parte do programa “Aqui tem farmácia Popular”. Somente pacientes com receita médica terão acesso ao Tamiflu. Para evitar automedicação, a receita ficará retida.

“Estamos protegendo os grupos mais frágeis e aqueles que têm maior risco de adoecer e morrer”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acrescentando que seguiu os critérios da OMS e que, baseado em critérios epidemiológicos, decidiu ampliar a vacinação. Pessoas com idades entre 6 meses e 2 anos, e 20 a 29 anos, não deveriam ser vacinados, segundo a OMS.

A análise dos dados do primeiro ciclo pandêmico no Brasil demonstra que esses grupos apresentaram as duas maiores proporções de casos graves de doença. Entre 25 de abril e 31 de dezembro de 2009, foram 39.679 casos de doença respiratória grave e 1.705 óbitos em todo o Brasil.

A expectativa do ministério é vacinar pelo menos 62 milhões de pessoas. Uma parte das 83 milhões de doses da vacina adquiridas pelo governo será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno e eventual necessidade de ampliar o público-alvo.

Os idosos, que já são vacinados anualmente contra a gripe sazonal— como é chamada a que ocorre toda ano — poderão receber a vacina contra a gripe normal ou a bivalente, que imuniza também contra a gripe suína. Segundo o ministério, os que têm doenças crônicas, como diabete, câncer, doença renal ou hepática, receberão a dose bivalente.

Clínicas privadas poderão vacinar qualquer pessoa

As clínicas particulares poderão vacinar qualquer pessoa contra o vírus da gripe suína. Ontem, Temporão recomendou que a rede privada siga o protocolo do ministério, vacinando os mesmos grupos da população, mas isso não é obrigatório.

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, as clínicas privadas esperam receber doses da vacina contra a gripe suína em março.

O valor do imunizante, no entanto, ainda não está definido. “No ano passado, a vacina contra a gripe sazonal custou R$ 60. Mas isso muda sempre”, explicou.

GRUPOS PRIORITÁRIOS DATA DA VACINAÇÃO
Profissionais da rede de saúde e indígenas - 08/3 a 19/03
Gestantes - 22/03 a 21/05
Doentes Crônicos - 22/03 a 02/04
Crianças de 6 meses a 2 anos - 22/03 a 02/04
Jovens de 20 a 29 anos - 05/04 a 23/04
Idosos (mais de 60) com doenças crônicas - 24/04 a 07/05

O Dia
POR PÂMELA OLIVEIRA

Transformação de células comuns da pele diretamente em neurônios, sem necessidade de manipulação de células-tronco



Artigo 'Direct conversion of fibroblasts to functional neurons by defined factors', na 'Nature' (Foto: Nature / reprodução)

Pesquisadores afirmaram nesta quarta-feira (27) ter transformado células comuns da pele diretamente em neurônios, sem necessidade de manipulação de células-tronco. A descoberta tem potencial para acelerar muito o campo da medicina regenerativa.

Células nervosas foram obtidas sem o uso de células-tronco.
Artigo apresentando pesquisa foi publicado na 'Nature'.

Artigo 'Direct conversion of fibroblasts to functional neurons by defined factors', na 'Nature' (Foto: Nature / reprodução)


A experiência abre a perspectiva de que um dia seja possível retirar uma amostra da pele de um paciente para transformar as células em um tecido sob medida para transplantes no tratamento de doenças cerebrais, como os males de Parkinson e Alzheimer, ou para a cura de lesões de coluna.

"Este estudo é um enorme salto à frente", disse Irving Weissman, diretor do Instituto para a Biologia da Célula-Tronco e da Medicina Regenerativa na Universidade Stanford, na Califórnia, onde o trabalho foi feito e patenteado.

Trabalhos anteriores com células-tronco em ratos puderam ser repetidos em humanos em questão de meses.

Os especialistas também esperam reprogramar células comuns para transformá-las em outros tipos de células, de modo a ajudar na substituição de fígados deteriorados e no tratamento de doenças como diabete e câncer.

Resultado surpreendente

Em artigo na revista "Nature," os pesquisadores disseram ter usado apenas três genes para transformar as células cutâneas diretamente em neurônios, que eles batizaram de "células neuronais induzidas".

"Induzimos ativa e diretamente um tipo de célula para se tornar um tipo completamente diferente de célula", disse Marius Wernig, da Universidade Stanford, que dirigiu o estudo. "São neurônios totalmente funcionais. Eles podem fazer todas as coisas principais que os neurônios fazem no cérebro".

Wernig se disse surpreso com o sucesso do trabalho. Cientistas achavam até então que era necessário fazer as células regredirem a um estágio mais primitivo antes que elas pudessem mudar de direção.

"Para ser muito honesto, eu não tinha certeza de que iria funcionar. Foi um desses projetos de alto risco e alta recompensa", disse Wernig por telefone. "Funcionou, na verdade relativamente rápido".

A equipe já está tentando fazer o mesmo com células humanas, mas Wernig disse que nesse caso parece ser um pouco mais complicado.

Genes que 'mandam'

O grande foco da medicina regenerativa tem sido as células-tronco embrionárias humanas, que retêm a capacidade de gerar qualquer tipo de tecido do organismo. Mas seu uso é polêmico e restrito.

Nos últimos anos, os cientistas também conseguiram fazer células cutâneas regredirem para um estágio semelhante ao das células-tronco, quando são chamadas de células-tronco pluripotentes induzidas.

A nova experiência pula todas essas fase intermediária e, embora não signifique de imediato que não há necessidade do uso de células-tronco embrionárias, ela sugere que há um caminho para evitá-las.

Um problema das novas células é que elas não proliferam bem em laboratório e não vivem tanto quanto as células-tronco primitivas. Mas Wernig disse acreditar que será possível transformar as células cutâneas em todos os outros tipos.

"É preciso apenas encontrar o coquetel de transcrição correto, e você poderá transformar qualquer coisa que quiser em qualquer (outra) coisa que quiser", disse Wernig.

Fatores de transcrição são genes que dizem o que outros genes têm de fazer. Cada célula no organismo contém todo o mapa do DNA, ou genoma, mas só determinados genes operam em certas células.

G1.com

Lançamento do iPad prancheta digital com acesso a internet

Apple apresenta iPad, prancheta digital com acesso a internet Produto foi apresentado pelo CEO da empresa, Steve Jobs. Aparelho toca música, vídeo e também servirá como livro eletrônico.

AP Tablet iPad roda vídeos em alta definição.

Steve Jobs lança iPad em evento da Apple em San Francisco (Foto: Reuters)Após meses de boatos e especulações, a Apple anunciou oficialmente, enfim, a chegada do iPad, seu primeiro computador em formato de prancheta digital, ao mercado. Em evento realizado em São Francisco, nos EUA, o fundador e presidente da companhia, Steve Jobs, apresentou o produto - que une computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital - como "mágico" e "revolucionário".

O aparelho chega às lojas dos Estados Unidos custando a partir de US$ 500 (ou cerca de R$ 920, na cotação do dólar comercial desta quarta-feira), na versão mais barata - sem conexão celular e com 16 GB para armazenamento. A versão mais cara, com conexão 3G e 64 GB, custará US$ 829 (R$ 1,5 mil).

O equipamento sem acesso a rede celular estará disponível mundialmente em até dois meses, segundo Jobs.

Já a versão com 3G estará disponível, nos EUA, em 90 dias. Para outros países, os primeiros acordos de distribuição serão fechados a partir de junho. Desta vez, o aparelho não será vendido exclusivamente para a rede de telefonia celular AT&T nos EUA. Sem subsídios, o iPad é compatível com qualquer rede de telefonia GSM.

“Há espaço para uma categoria entre os smartphone e o notebook. E precisávamos criar algo melhor do que um netbook”, justificou Jobs, antes de confirmar o nome oficial da prancheta digital, que pesa pouco menos de 700 gramas e tem tela sensível ao toque de 9,7 polegadas, com espessura total de 1,2 centímetro. O aparelho pode ser ligado a um teclado externo próprio, ou o usuário pode usar teclas virtuais exibidas na tela sensível ao toque.

Com o aparelho, será possível escutar músicas, assistir a vídeos, ouvir podcasts e acessar a internet. Mas a principal novidade é o aplicativo de livros digitais da Apple, o iBooks. O aparelho terá a mesma função de um Kindle, da Amazon. "A Amazon fez um excelente trabalho com o Kindle, iremos um pouco além com o aplicativo iBooks”, disse Jobs.

O menu do aplicativo apresenta uma "prateleira" digital, apresentando os títulos que o usuário já possui. A tela mostra a página do livro digital como se o usuário olhasse para o produto em formato de papel. No lançamento, a Apple garantiu acordos de distribuição de conteúdo das editoras Penguin, Harper Collins, Simon & Schuster, Macmillan, e Hachette.

Hardware
O iPad, com processador próprio (o Apple A4) de 1 GHz, tem capacidade para armazenar entre 16 GB e 64 GB de arquivos digitais. A bateria dura 10h, segundo a Apple. A conexão à internet é feita via rede wi-fi (sem fio) ou celular 3G. Diferentemente do iPhone, o iPad não tem função de câmera digital.

Classificado por Jobs como "muito melhor do que um smartphone", o iPad é compatível com o sistema iTunes de compra de conteúdo digital, diferencial que impulsionou o sucesso de seu "quase-xará" iPod.

Além do acesso a mídia digital, a ênfase do aparelho é o acesso a serviços de internet. Jobs mostrou mapas, vídeos no YouTube - em alta resolução - e fotos no Flickr. Durante a demonstração, no entanto, o ícone que indica erro do plugin Flash apareceu em uma das páginas acessadas por Jobs, indicando que o aparelho, assim como o iPhone, não tem suporte para a tecnologia da Adobe.

Utilizando a tela operada por toques, o aplicativo "Brushes" permite desenhar com a ponta dos dedos. É possível fazer arte utilizando diferentes tipos de pincel. Os menus todos “saltam” na tela, evitando ter que sair da pintura para selecionar outras opções. O conjunto de programas de edição de texto e planilhas iWork terá uma versão para o iPad. Cada aplicativo - editor de texto, planilha eletrônica e editor de apresentações.

O jogo “Need for speed shift”, da Electronic Arts, foi demonstrado no evento. O jogo de corrida mostrou a capacidade gráfica do aparelho, melhorada em relação ao iPod. Os controles utilizam a tela sensível ao toque para acelerar e frear o veículo e o sensor de movimentos - conhecido como acelerômetro - para controlá-lo na tela.

Um acessório vendido separadamente leva um teclado para o iPad e o transforma em um netbook. (Foto: Reuters)
Todos os aplicativos da App Store feitos para o iPhone serão compatíveis com o iPad. O aparelho pode executá-los tanto na resolução padrão, apresentando uma imagem pequena na tela, quanto em tela cheia.

Números

Jobs abriu o evento pontualmente às 10h, no horário local (16h de Brasília), com estatísticas sobre os principais produtos da Apple em 2009. "Vendemos o iPod número 250 milhão há algumas semanas", comemorou. A App Store, um dos trunfos do aparelho de telefonia celular iPhone, também foi lembrada: "disponibilizamos 140 mil aplicativos, e alcançamos a marca de 3 bilhões de downloads”.

De acordo com Jobs, a empresa fundada há 34 anos tornou-se a maior do setor de dispositivos móveis do mundo, com valor de US$ 50 bilhões. "Somos maiores que a Sony, a Samsung, e até que a Nokia", disse Jobs.

Após o final do evento, as ações da Apple começaram a se recuperar, atingindo alta de cerca de 1%. Durante o evento, os papéis da companhia permaneceram em baixa, na casa dos dois pontos percentuais.

Fonte: Internet

Problema de vista afeta rendimento na escola

Giovanna, 5 anos, enxergava mal os objetos e começou a usar óculos há um ano. Ela foi rápido ao médico. Foto: Uanderson Fernandes/Agência O Dia

Entre as crianças que têm alterações visuais, 57 % apresentam dificuldades de aprender

Rio - Um alerta aos pais na época de volta às aulas: problemas oftalmológicos não tratados podem afetar o rendimento escolar infantil. Cerca de 57% das crianças com visão alterada se mostram desatentas, agitadas e têm dificuldade de aprender. Os dados fazem parte de estudo do Instituto Penido Burnier (Campinas, SP).

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar precisam usar óculos, entretanto 80% nunca fizeram exame. Coordenador do estudo, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto alerta que o primeiro exame oftalmológico deve ser aos 3 anos. Em casos de pais míopes o teste deve ser antecipado para 2 anos.

Neto explica que a visão se desenvolve até os 7 anos. O levantamento foi feito com 36 mil crianças entre de 3 e 8 anos. “Assim que nasce, a criança deve fazer o teste do olhinho. A falta de óculos pode levar ao estrabismo e à ambliopia, que é o desenvolvimento desigal das vistas e maior causa de cegueira infantil.”

De acordo com o chefe do setor de oftalmologia do Hospital Balbino, Glauber Cavalcanti Marques, os problemas que mais afetam as crianças são miopia (dificuldade de exergar de longe) e hipermetropia (de perto). Segundo ele, o tratamento para as doenças é feito com uso de óculos, além de exercícios para a vista. Em casos de ambliopia, a criança deve usar tampão na vista saudável a fim estimular a que enxerga menos. “A criança não sabe expressar que não exerga. Para aquelas que não sabem ler, usamos desenhos nos testes.”

Giovanna Samary, 5 anos, enxergava mal os objetos e começou a usar óculos há um ano. “Fiquei desconfiado e a levei ao médico”, disse o pai, Anderson Samary Soares, 35.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

ATÉ 2 ANOS
Lacrimejamento constante
Fotofobia
Íris muito grande, com reflexo, cor acinzentada ou opaca
Falta de interesse pelo ambiente e pessoas
Olhos vermelhos e presença de secreção
Fecha um dos olhos em locais ensolarados

DE 2 A 7 ANOS
Tomba a cabeça para um dos lados
Dor de cabeça ou nos olhos frequentemente
Assiste TV muito próximo ao aparelho
Olhos desviados para o nariz ou para fora
Esfrega os olhos após esforço visual
Apresenta letras tortas e grandes demais para a idade
Falta de atenção nas aulas
Quando vai escrever, se aproxima muito do caderno
Esfregar o olho constantemente

O Dia

MEC normatiza o mestrado profissional

Diploma mais flexível: MEC normatiza o mestrado profissional

A escolha certa por uma pós-graduação pode ser decisiva na carreira, e não faltam estilos, tipos e modelos disponíveis no mercado: das acadêmicas às de ensino a distância, todas com promessa de destaque para quem as tiver como referência.

Com o intuito de normatizar o leque de opções das pós existentes no mercado e abrir as possibilidades strictu sensu, o Ministério da Educação divulgou uma portaria que regulamenta a atividade de mestrado profissional, isto é, uma pós-graduação com carga horária mais flexível e com características diferentes das tradicionais acadêmicas. A modalidade existe no Brasil desde a década de 1990, mas só agora passa a ter regras sistematizadas.

Segundo a portaria, quem optar por essa alternativa poderá apresentar trabalhos de conclusão final com formatos distintos, como dissertação e produtos como um software, por exemplo. Além disso, os professores não precisam, necessariamente, ser doutores, podendo ser profissionais e técnicos com experiência em pesquisa aplicada e mercado.

– Oscar Niemeyer e Lucio Costa não são doutores, mas, quando você olha Brasília, vê que eles deveriam ser professores e passar o conhecimento que têm – defende Lívio Amaral, diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Hoje, são mais de 2,8 mil mestrados, sendo que menos de 300 são profissionais.

– A normatização é mais que política, é necessidade. Precisamos formar quadros para trabalhar em todos os setores, além da academia – diz Amaral.

Com a portaria, o governo pretende não só aumentar a quantidade de mestrados profissionais, como elevar a ínfima participação de pós-graduados stricto sensu no mercado. De acordo com levantamento feito pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, apenas 2% dos mais 200 mil mestres e doutores existentes no Brasil estão trabalhando em empresas.

– O mestrado profissional fica no meio termo entre o MBA e as pós acadêmicas – define Edson Crescitelli, diretor acadêmico da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Dessa maneira, o público desse tipo de mestrado é composto por profissionais com o perfil não acadêmico, mas que ambicionam mais que um MBA ou especialização.

– O mestrado executivo acaba sendo mais profundo que o lato sensu – diz Marlos Lima, economista e consultor pela Fundação Getulio Vargas.

::: No Brasil, existem dois tipos de pós-graduação:

1. Latu sensu: conhecida como especialização ou MBA, designa todo e qualquer curso feito depois da graduação. Normalmente, os cursos de especialização têm objetivo técnico profissional específico, isto é, a meta é o domínio científico e técnico de uma certa e limitada área do saber ou da profissão, para formar o profissional especializado. A menor duração e o caráter prático fazem dessa modalidade a mais requisitada em empresas.

2. Stricto sensu: são as formações acadêmicas subdivididas em dois ciclos: o mestrado e o doutorado. A diferença entre os dois se dá quanto ao grau de profundidade dedicado à pesquisa. Embora representem um escalonamento na pós, esses cursos podem ser considerados relativamente autônomos. Isto é, o mestrado não constitui obrigatoriamente requisito para inscrição em um curso de doutorado.

::: A pós-graduação stricto sensu confere grau acadêmico, e a especialização concede certificado. A Capes lida, exclusivamente, com pós-graduação stricto sensu. Todas as informações sobre pós-graduação lato sensu são de competência da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Preste atenção
Na hora de escolher a pós-graduação, diferentes variáveis devem ser levadas em consideração

::: Perfil pessoal
Se o interessado é mais ligado à acadêmica, o correto é se enveredar pelos caminhos do mestrado e do doutorado. Caso contrário, é bom começar com as especializações. O profissional deve ter em mente que o ambiente acadêmico é diferente do mercado, onde o que prevalece são pesquisas, estudos, conceitos.

::: Área
Profissionais de campos como saúde, biologia, história, física e química, por exemplo, têm na academia um respaldo crucial no currículo. Já em áreas como administração, direito, marketing e gestão, o aconselhável é começar por um MBA. Começando com uma especialização, a pessoa vai saber se tem aptidão acadêmica e se quer continuar estudando.

::: Perfil de mercado ou acadêmico
Quem está no mercado, pode, a princípio, buscar uma especialização, porque as empresas não têm diferenciações quanto ao tipo de pós realizada. Assim, terá mais tempo para se dedicar à empresa. É natural funcionários de uma empresa terem, no mínimo, dois MBAs, sendo que pelo menos um feito à distância. Nas pequenas e médias empresas, o número de pós-graduados tem crescido bastante graças às facilidades das pós e à acirrada concorrência.

Fonte: Edson Crescitelli.

Doenças e as ervas que curam


Artrite Caatinga de Mulata, Malva, Sabugueiro.
Arroto Poejo
Anemia Artemísia, Cavalinha, banhos de Manjerona e Alecrim, Cerefólio, Manjericão, Dente de Alho.
Arteriosclerose Cavalinha
Asma Cerefólio, Hortelã, Funcho.
Baço Salsa, Dente de Leão.
Bexiga Artemísia, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Malva, Mil Ramas.
Boca (mau hálito) Hortelã, Erva Cidreira, Manjericão, Tanchagem.
Bronquite Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Bardana.
Cabeça (dores de) Alfazema, Boldo, Camomila, Confrei, Hortelã, Losna.
Cabelo Alecrim, Alfazema, Babosa, Camomila, Manjericão, Sálvia, Bardana.
Cálculos Salsa, Bardana, Dente de Leão.
Calmante Alecrim, ALfazema, Camomila, Manjericão, Funcho.
Cancer Confrei (leucemia), salsa.
Cansaço Mil em Rama.
Catarro Mil em Rama.
Caxumba Erva Cidreira.
Cistite Cavalinha.
Coceira (urticária) Babosa.
Cólica Hepática Erva Cidreira, Hortelã.
Cólica Menstrual Artemísia, Losna.
Cólica de Ventre Cavalinha, Hortelã, Losna, Manjerona, Funcho.
Colite Malva.
Convulsão Artemísia
Contusão Bálsamo
Coração Alecrim, Confrei, Sálvia, Bardana.
Cortes Cavalinha, Confrei.
Coqueluche Alecrim, ALfazema.
Dentes Hortelã, Caatinga de Mulata, Erva Cidreira, Malva, Sálvia, Funcho
Depressão Alecrim.
Depurativo do Sangue Cavalinha, Cerefólio, Confrei, Tanchagem,Bardana, Dente de Leão.
Diabetes Mil em Rama, Salsa, Tanchagem, Poejo, Funcho.
Digestão difícil Alecrim, ALfazema, Boldo.
Doenças Venéreas Mil em Rama, Salsa, Tanchagem.
Dores em Geral Camomila, Confrei, Sálvia.
Eczema Babosa.
Enxaqueca ALfazema, Erva Cidreira, Salsa.
Epilepsia Artemísia.
Estômago Boldo, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjericão, Mil em Rama, Poejo, Tanchagem.
Feridas Alecrim, Arruda, Belgroega, Mil em Rama, Tanchagem, Bardana.
Fígado Boldo, Beldroega, Mil Rama, Salsa, Dente de Leão.
Fraqueza Alfazema, Boldo, Losna, Manjericão, Mil em Rama, Dente de Leão.
Frieira Saião, Babosa.
Furúnculo Babosa, Malva, Sabugueiro, Tanchagem, Bardana.
Garganta (amigdalite) Alfazema, Cavalinha, Manjericão, Malva, Sálvia, Tanchagem.
Gases ALfazema, Boldo, Manjerona, Poejo, Funcho.
Gastrite Confrei, Bardana.
Gota Alfazema, Mil em Rama, Sabugueiro, Bardana, Dente de Leão.
Gripe Camomila, Cebolinha, Erva Cidreira, Manjerona.
Hemorragias Cavalinha, Confrei, Mil em Rama, Tanchagem.
Hemorródias Mil em Rama, Bardana.
Hepatite Boldo, Confrei.
Histeria Alecrim, Erva Cidreira, Manjerona.
Icterícia Artemísia, Erva Cidreira, Salsa.
Impotência Tanchagem.
Insetos (picadas de) Cebolinha, Salsa, Sálvia.
Insônia Boldo, Hortelã, Mil em Rama, Poejo.
Intestinos Erva Cidreira, Malva.
Intoxicação Nirá.
Lactação Beldroega, Cerefólio, Hortelã, Salsa (secar o leite), Dente de Leão.
Náusea Caatinga de Mulata, Hortelã, Losna, Poejo, Funcho.
Obesidade Losna, Sabugueiro, Malva, Salsa.
Olhos Alecrim, Caatinga de Mulata, Arruda, Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Salsa.
Ossos Quebrados Confrei.
Ouvidos Caatinga de Mulata, Arruda, Funcho.
Ovários Tanchagem.
Pâncreas Dente de Leão.
Pele (acne, manchas, espinhas, cravos) Confrei, Cerefólio, Malva, Sabugueiro, Bardana.
Pesadelos Erva Cidreira
Piolho Cânfora, Salsa.
Pressão Alta Salsa.
Prisão de Ventre Baldroega, Malva,Sabugueiro, Bardana.
Pulmão(problemas respiratórios) Poejo, Sálvia, Tanchagem.
Queimadura Babosa, Beldroega, Confrei, Bardana.
Resfriado Manjerona, Sálvia, Poejo, Sabugueiro.
Reumatismo Alfazema, Artemísia, Boldo, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjerona, Mil em Rama, Bardana, Dente de Leão.
Rins Beldroega, Artemísia, Cavalinha, Manjericao.
Sarna Alecrim, Arruda.
Seios Cerefólio, Salsa.
Tonturas Alfazema.
Torcicolo Manjerona.
Tosse Alfazema, Erva Cidreira, Hortelã, Manjericao, Malva, Poejo, Sálvia, Funcho.
Tuberculose Cavalinha, Confrei.
Úlcera Bálsamo, Cavalinha, Confrei.
Urina ALfazema, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Confrei (sangue na urina), Manjericao, Salsa, Bardana, Funcho.
Útero Tanchagem.
Vermes Arruda, Artemísia, Caatinga de Mulata, Camomila, Hortelã.

Atenção: Estas ervas podem ser tóxicas. Ao fazer uso consultar especialista em fitoteraria. (boaspraticasfarmaceuticas)

Planta medicinal (Mangabeira) pode ser mais eficaz contra a pressão alta do que medicamento tradicional


Planta medicinal pode ser mais eficaz contra a pressão alta do que medicamento que tem substâncias que diminuem hipertensão.

Folha da árvore também contém princípios vasodilatadores.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indica que a árvore mangabeira, comum no estado, pode ser muito mais eficaz do que o remédio mais vendido contra a pressão alta.


Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida sob a forma de pedaços do tronco. “É bom para controle de diabetes, colesterol e hipertensão”, afirma a vendedora de ervas Silvana Morais.

O que a sabedoria popular já dizia agora foi comprovado em pesquisa científica, e o resultado surpreendeu os farmacêuticos. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que, na dose certa, podem ser mais potentes e mais eficientes do que remédios muito usados hoje.


--------------------------------------------------------------------------------
Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos. As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos que, juntos, são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta.

O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou, e ficou controlada.

Chá

“O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, explica Virgínia Soares Lemos, do departamento de farmacologia da UFMG.

O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de mangabeira há seis meses, e aprendeu a receita com um sertanejo baiano. “Realmente baixou minha pressão. Fiz um exame em janeiro que realmente comprovou essa eficácia da mangaba”, conta ele.

A especialista em plantas medicinais da UFMG, Maria das Graças Lins, alerta que não se deve trocar medicamentos por chá sem indicação médica. “O perigo é fazer o remédio de forma inadequada, extrair uma quantidade grande de princípio ativo, usar uma dose excessiva e fazer até mal ou não fazer o efeito adequado.”

Os testes em humanos devem começar ainda neste ano. A pesquisa também analisa os efeitos da raiz da planta olho-de-boi contra a pressão alta.

Jornal Nacional
G1.


Mangabeira



Apocylnum Hancornia, Lineu


Apocináceas


O leite desta planta desde muito tempo é empregado na tuberculose pulmonar, e, extremamente, nas úlceras rebeldes e nas corrupções pustulosas. A casca tem suas virtudes medicinais, usando-se o cozimento para combater as obstruções do fígado e do baço.

*Nome popular - Mangabeira, Mangaba *Nome cientifico - Hancornia speciosa,

Familia-Apocynaceae *Fenelogia - Florece durante os meses de setembro-novembro

*Utilidade - A madeira é empregada apenas para caixaria e para lenha e carvão, seus frutos são comestíveis e muito apreciados principalmente na região Nordeste do pais, onde são regularmente comercializados nas feiras e, indústrias na forma de sorvetes e doces.

Os frutas são também consumidos por algumas espécies de animais silvestres.

A mangabeira é uma árvore de galhos pequenos que produz flores claras e perfumadas, parecidas com o jasmim. é típica do litoral do Norte e Nordeste. A fruta é uma baga de cor vermelho-amarelada, muito usada no preparo de sucos, refrescos e sorvetes.



This entry was posted on Quarta-feira, Outubro 28, 2009 and is filed under alimentação , curativas , frutas , Mangabeira , nutrição . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.