3.17.2010

Uma linda idéia...




Um dia, uma professora pediu aos seus alunos que fizessem uma lista dos nomes dos outros estudantes numa folha de papel, deixando algum espaço debaixo de cada nome.

Depois pediu-lhes que pensassem na coisa mais bonita que poderiam dizer a todos os colegas e escrevessem-na.

A professora utilizou o resto da aula para terminar o trabalho, mas na saída todos os estudantes entregaram as folhas.

Naquele sábado a professora escreveu o nome de cada aluno numa folha separada, e acrescentou à lista tudo que os outros tinham dito sobre cada um.

Na segunda-feira seguinte deu a cada estudante a lista com seus nomes.
Logo após, a classe inteira estava sorrindo.

"Verdade?" cochichavam. "Eu não sabia que era tão importante para alguém! E não pensei que eu agradasse tanto aos outros“. Eram as frases mais pronunciadas.

Ninguém falou mais daquelas folhas na classe e a professora não soube se os meninos tinham discutido esta lição com os pais, mas não tinha importância: o exercício tinha alcançado o seu objetivo.

Os estudantes estavam contentes com eles mesmos, e tornaram-se cada vez mais unidos.

Muitos anos depois, um dos estudantes foi morto no Vietnam e a sua professora participou do funeral.

Nunca tinha visto um soldado no caixão antes daquele momento: parecia tão bonito e tão maduro...

A Igreja estava cheia de amigos do soldado. Todos os amigos que o amaram aproximaram-se do caixão, e a professora foi a última a despedir-se do cadáver.

Um dos soldados presentes perguntou-lhe "A senhora era a professora de matemática de Mark"? Ela acenou com a cabeça, depois que ele contou que o "Mark falava muito dela"

Depois do funeral, muitos dos ex-colegas da classe de Mark foram juntos refrescar a cabeça. Os pais de Mark estavam lá, esperando obviamente para falar com a sua professora.

"Queremos mostrar-lhe uma coisa", disse o pai, tirando uma carteira do bolso.

"Acharam na jaqueta do Mark quando foi morto. Nós pensamos que poderia reconhecer isso"

Abrindo a carteira, tirou com atenção dois pedaços de papel que tinham sido obviamente dobrados, abertos e reabertos muitas vezes.

A professora soube ainda antes de olhar que aquelas folhas de papel eram aquelas nos quais os colegas de classe de Mark tinham escrito todos os elogios.

"Muito Obrigado por ter feito isso", disse a mãe de Mark. "Como pode ver, o Mark preservou-o como um tesouro"

Todos os ex-colegas de Mark começaram a aproximar-se.

Charlie sorriu timidamente e disse "eu ainda tenho a minha lista. E na primeira gaveta de minha escrivaninha em casa".

A esposa de Chuck disse que o marido tinha-lhe pedido que pusesse no álbum de seu casamento e Marilyn acrescentou que o seu foi preservado no seu diário.

Vicki, outra companheira, abriu a agenda e tirou a sua lista um pouco estragada, mostrando-a ao grupo. Trago–a sempre comigo e penso que todos nós a temos guardada"

Naquele momento a professora sentou-se e chorou.

Chorou por Mark e por todos os seus amigos que não o veriam mais.

Há tantas pessoas no mundo que por vezes esquecemo-nos que a vida um dia acabará, e não sabemos quando isso acontecerá.

Fale para as pessoas que ama, que são especiais e importantes para si.

Fale isso antes que seja muito tarde.

Lembre-se, "quem planta, colhe."

Aquilo que você puser na vida dos outros, voltará para você.

Abraço ameniza as dores


Um toque de cura
Estudos mostram que abraços, afagos ou simples apertos de mão têm o poder de amenizar dores e aumentar a confiança de quem os recebe

Mais do que um simples gesto, o contato físico traz diversos benefícios para a saúde e desempenho das pessoas. Pesquisas realizadas por várias universidades americanas têm demonstrado que, além de aliviar a dor, o toque dá uma sensação de segurança e confiança para aqueles que o recebem, contribuindo no tratamento de doenças.

Estudiosos já concluíram, por exemplo, que receber massagem de alguém amado não só ameniza o desconforto, mas também acalma uma depressão, tranquiliza uma angústia e fortalece o relacionamento.

Um beijo da mãe no machucado da criança diminui a dor e estreita a relação de confiança. Um tapinha nas costas de um médico faz com que os pacientes tenham a impressão de que a consulta durou o dobro do tempo.

EXPLICAÇÃO HORMONAL

“Quando o médico toca o paciente de forma respeitosa, o paciente se sente mais seguro e tem mais liberdade para falar o que sente”, afirma o médico Roberto Caponero, do Hospital Israelita Albert Einstein . “Isso diminui a angústia e traz a confiança necessária para ele focar no tratamento e na cura da doença”, esclarece.

Se um cumprimento, uma massagem ou um abraço beneficiam a saúde, a causa pode ser a redução do estresse. De acordo com os pesquisadores, um toque de afeição pode fazer com que o organismo libera oxitocina, hormônio capaz de criar sensação de confiança e reduzir níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Caponero ressalta que um toque carinhoso também pode auxiliar os tratamentos das doenças por trazerem a sensação de recompensa.

“Uma criança que não quer tomar um remédio pode mudar de ideia se a mãe promete um cafuné, um beijo ou um abraço. Ao invés da mãe usar o castigo como arma, ela usa o carinho. É muito mais positivo e ainda traz segurança para a relação”, ensina.

Já o cardiologista e especialista em terapias alternativas Jones de Almeida ressalta que tratamentos humanizados são fundamentais para a cura de doenças e a forma como os pacientes lidam com a dor.

“Enfermeiras que tratam as crianças de forma mais íntima e humana fazem com que o tratamento seja mais rápido e eficaz, ajuda até no ganho de peso”, diz Almeida. Segundo ele, quando o paciente está sozinho e focado na doença e na dor, fica angustiado, podendo piorar o estado de saúde. O contrário acontece quando ele se distrai com situações positivas, como contato com a família, companheiro e os amigos.


“O tratamento medicinal associado ao carinho, ao amor, é muito mais eficaz. Hoje já existem grupos que trabalham até com um tratamento chamado terapia do abraço, focado no contato físico. É mais uma forma de salvar vidas”, conclui o especialista.

Beijo de mãe realmente faz dor de filho passar

Alguns toques em especial, como carinhos de mãe, diminuem a sensação de dor. O médico Ricardo Caponero afirma que a prática, tão comum, pode ser cientificamente explicada. “Tanto as sensações boas quanto as ruins chegam ao cérebro através dos mesmos nervos. Quando a criança machuca o dedo e a mãe faz carinho no local, por exemplo, dois estímulos diferentes estão chegando da mesma via ao cérebro. Eles disputam espaço, e um neutraliza o outro”, diz.

Caponero também afirma que o beijo materno tem um ‘efeito placebo’: quando a mãe diz à criança que vai dar um beijo e a dor vai passar, a criança acredita. A relação de confiança é tanta que contribui para a diminuição da dor.
Francilene Arydes, 39 anos, mãe de Lívia, 3, confirma. “Sempre que Lívia cai e começa a chorar, eu digo que vou dar beijinhos para passar a dor e ela se acalma. Não sabia que isso podia ser explicado pela ciência, mas sei que funciona na prática”, conta a comerciante.

DESCOBERTAS

ESPORTE
Cientistas da Universidade de Berkeley analisaram toques entre jogadores durante partidas de basquete nos EUA. A conclusão foi que os atletas de boas equipes tendem a se tocar mais do que os dos piores times.

CASAMENTO
Em entrevistas com casais, pesquisadores de Harvard concluíram que homens e mulheres que se tocam mais estão mais satisfeitos com a relação.

SALA DE AULA
Alunos que recebem toques de apoio do professor se voluntariam mais na sala de aula, dizem estudos da Universidade da Califórnia.

Perda muscular

Evite a perda muscular

Na atualidade, especialistas são unânimes em afirmar a importância da preservação da massa muscular na manutenção da saúde e no processo de emagrecimento.

Do ponto de vista nutricional todas as refeições são importantes, porém na opinião de especialistas, a mais importante refeição é aquela consumida após o treino, pois é nesse período que o organismo passa a absorver os diferentes nutrientes com maior eficiência e evita-se a perda muscular.

Após 60 a 120 minutos do treino os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes. Isso implica que as refeições pós-treino devam ser cuidadosamente balanceadas e elaboradas, pois nesse momento o organismo necessita de nutrientes tais como carboidratos e proteínas para repor a energia e os tecidos desgastados com o exercício.

Caso esta reposição não ocorra rapidamente, o organismo irá utilizar suas próprias reservas e tecidos na tentativa de repor o gasto, o que acarreta a situação metabólica conhecida como “catabolismo muscular” ou “perda muscular”.

No catabolismo, ao invés da esperada evolução decorrente do treinamento, teremos uma diminuição das reservas energéticas corporais, além de uma diminuição da massa magra corporal, o que resutará em diminuição do desempenho.

O catabolismo muscular ocorre em toda situação de estresse orgânico ou emocional devido ao aumento da produção de cortisol, hormônio da glândula supra-renal. As pessoas tensas e angustiadas produzem maiores quantidades de cortisol durante todo o dia.

No decorrer dos exercícios também ocorre grande aumento na produção de cortisol (por esta razão estudos recentes sugerem que, sessões de exercícios não devem ter duração longa, sendo sugerido sessões com duração de 45 a 55 minutos).

Para reduzir o catabolismo devemos procurar manter as emoções sob controle e realizar treinos curtos. Dessa forma a desidratação e a produção de cortisol não serão excessivas.

Recentemente foi verificado que para maximizar a recuperação e o armazenamento de energia após o treino, o primeiro passo seria consumir um carboidrato com alto índice glicêmico (indicado somente para pessoas sem nenhuma patologia associada ao açúcar) como a dextrose, sacarose ou um polímero de glicose como a maltodextrina (tipos de açúcares), pois esta atitude pode ser considerada a única maneira comprovada de diminuir o desgaste após o exercício.

Foi observado que quando consumida uma bebida, com carboidrato associado à proteína, seu efeito potencializa a preservação da massa muscular. A proporção ideal para esta mistura é de três partes de carboidrato para uma parte de proteína.

Para tirar proveito desta estratégia, esta bebida deve ser consumida rapidamente, quando possível após o termino do exercício.

Consumir estes nutrientes na forma líquida agiliza sua absorção devido a fácil digestão, além de prover de mais líquido para a reidratação.

Procure consumir esta bebida gelada, pois estudos demonstraram que a bebida em baixa temperatura (3 a 4ºc) tem sua absorção no estômago e intestinos mais rápida.

Procedimentos como estes poderão proporcionar um suporte eficiente para a inibição da perda muscular. Vale a pena ressaltar que a correlação de massa muscular e metabolismo são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior for o cuidado com a manutenção da massa magra, teoricamente, mais acelerado será o metabolismo (emagrecimento facilitado).

Observe cuidadosamente as refeições pós-treino, pois estas ocupam uma grande parcela do sucesso de seu programa de treinamento!

Fonte: Metabolismo



Alerta contra a perda muscular

Idosos devem ter rotina de boa alimentação e exercícios físicos para evitar quedas e até problemas respiratórios


Rio - Um programa regular de exercícios físicos e cuidados com a alimentação trazem benefícios para qualquer idade. Mas em idosos as vantagens se multiplicam, pois estas atitudes retardam a perda de massa muscular.

A endocrinologista Ellen Paiva, diz que a perda de massa muscular resulta não só em flacidez, mas também causa insegurança para caminhar, quedas e até dificuldades para respirar ou tossir, deixando o idoso mais propenso a desenvolver infecções nas vias aéreas. “É fundamental ter uma alimentação adequada e praticar atividades físicas para que seja possível preservar a musculatura na terceira idade”.

Entretanto, fazer com que o idoso se alimente adequadamente é um desafio. Os pacientes de terceira idade são os que mais resistem a dietas, dizem os médicos. Além de terem resistência à mudança de hábitos, eles sofrem com a progressiva perda de apetite e de papilas gustativas, que faz com que os alimentos sejam percebidos como ‘sem graça’ e ‘sem sabor’.

“Por isso eles evitam verduras e legumes, beliscam mais e preferem os alimentos mais condimentados, com muito sal e acúcar, picantes e fritos”

A solução é investir em temperos naturais, como salsa, cebolinha e alho. Temperos prontos não devem ter adição de sal. Para sobremesa, o ideal é comer frutas ou doces elaborados a partir delas.

Em relação aos exercícios, a médica recomenda frequência mínima de três a quatro vezes por semana. “Além da musculação, as modalidades mais benéficas são caminhadas, natação, hidroginástica, dança e jogos coletivos”, observa, lembrando que é importante procurar orientação de especialista. “Acordo cedo, faço caminhada e, na hora de comer, prefiro saladas, alimentos com fibras e carne magra”, ensina o aposentado Eduardo Coreixas, 63.

Deve-se evitar suplementos em cápsula

A melhor fonte de vitaminas e sais minerais é o alimento. Segundo Ellen, suplementos vitamínicos em cápsulas são ineficientes em relação à prevenção de doenças crônicas, câncer e envelhecimento. “Muitos idosos precisam de mais quantidade de cálcio e vitamina D. Quando comem pouco esses nutrientes, podem ter a densidade óssea afetada e correm mais risco de sofrer com osteoporose e fraturas”, explica.

O ideal é utilizar alimentos ricos em proteína que sejam facéis de mastigar, como suflês e gratinados, que utilizam molhos à base de leite e queijos; carnes moídas, como almôndegas cozidas e panquecas recheadas com esses alimentos.

O Dia
CLARISSA MELLO

3.16.2010

Sinusite

Quando o frio chega e a umidade dá uma trégua, abrem-se as portas para micróbios que levam à sinusite. E haja dor de cabeça, congestão nasal... Conheça todas as saídas para se livrar desse aperto
por Paula Desgualdo

Respire fundo. Estamos naquele período do ano em que o nariz sofre — e como sofre! Casacos guardados durante meses finalmente saem do armário, o ar está mais seco e a poeira voa livre, leve e solta por todos os cantos. Para piorar, a gente tenta esquentar o corpo se amontoando em locais fechados, um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias. Assim, está armado o circo para que as doenças respiratórias promovam seu show. Nesta época, gripes e resfriados dão o ar da graça e a rinite ataca, deixando as vias aéreas expostas a toda sorte de inflamações. Aí, basta um micro-organismo mais esperto aproveitar a brecha e pronto: instala-se a sinusite — ou rinossinusite, como preferem os especialistas. “É muito raro ocorrer a sinusite sem uma rinite”, justifica Antônio Douglas Menon, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Quem já enfrentou o problema conhece os sintomas: a cabeça fica pesada e o rosto parece que vai explodir.Sem falar naquela secreção esverdeada que sai do nariz. Mas a doença às vezes dá sinais menos óbvios. “Rouquidão e tontura também podem ser indícios”, exemplifica o otorrinolaringologista Fernando Chami, do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, em São Paulo. Até dor de dente a sinusite, como ainda é popularmente conhecida, pode provocar.

Todo esse mal-estar ocorre porque os seios da face — as cavidades que ficam no interior dos ossos, ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos — entopem. Daí, abrir caminho para que o ar circule tranquilamente pelos seios da face nem sempre é tarefa fácil.

Felizmente, a ciência tem trabalhado para desenvolver novas soluções para dar fim a esse sufoco. A equipe do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, acaba de trazer ao Brasil uma cirurgia criada nos Estados Unidos, parecida com o procedimento usado para desentupir artérias do peito: a sinuplastia com balão. “É mais uma ferramenta para combater a rinossinusite”, acredita o otorrinolaringologista João Flávio Nogueira, que já testou o método em 12 pacientes. Menos agressiva do que a cirurgia tradicional, ela seria recomendada para crianças, idosos ou aqueles que não podem se expor a sangramentos, por exemplo.

“É importante frisar que a nova técnica não é a solução para todos os problemas”, pondera João Flávio Nogueira. Ou seja: embora a sinuplastia apresente bons resultados — os pacientes que fizeram o teste passam muitíssimo bem —, o método requer indicações precisas, e nem sempre é a melhor escolha.

A cirurgia tradicional, que como a nova operação também é guiada por videoendoscopia, continua cumprindo eficientemente o papel de desobstruir os seios paranasais — para isso, os tecidos que estão bloqueando as cavidades são cortados e removidos. “Hoje, ela melhora a qualidade de vida dos pacientes em cerca de 85% dos casos crônicos”, aponta Renato Roithman, presidente da Academia Brasileira de Rinologia. A intervenção cirúrgica, é bom lembrar, só entra em cena em casos graves ou quando todas as possibilidades de tratamento clínico falham.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Diagnóstico da sinusite

Um vez que o nariz pode ficar entupido com o resfriado comum, a pessoa pode confundir uma simples congestão nasal com sinusite. Porém o resfriado geralmente dura de 7 a 14 dias e desaparece sem tratamento. Já a sinusite aguda dura mais e geralmente causa mais sintomas do que um simples resfriado. O médico geralmente diagnostica a sinusite aguda ao escutar os sintomas do paciente e fazer exame físico, o qual inclui examinação dos tecidos nasais. Se os sintomas forem vagos ou persistentes, o médico pode pedir uma tomografia computadorizada para confirmar a sinusite.

Já com relação à sinusite crônica, o testes laboratoriais para diagnóstico podem incluir:
* Testes de sangue para verificar outras condições associadas com a sinusite, como deficiência imunológica ou fibrose cística.
* Culturas para detectar infecção bacteriana ou por fungos.
* Biopsia para determinar a saúde das células do revestimento da cavidade nasal.

Tratamento da sinusite

Depois de diagnosticada a sinusite e identificada sua causa provável, o médico pode sugerir tratamentos que reduzirão a inflamação e aliviarão os sintomas.

Tratamento da sinusite aguda
O médico pode recomendar o seguinte para a pessoa com sinusite aguda:
* Descongestionantes para reduzir a congestão nasal.
* Antibióticos para controlar a infecção bacteriana, caso esteja presente.
* Analgésico para reduzir qualquer dor.

Porém, deve-se usar descongestionantes somente por alguns dias. Se usá-los por períodos mais longos pode-se ocasionar ainda mais congestão e inchaço das vias nasais. Caso a sinusite tenha sido causada por bactéria, antibióticos utilizados com descongestionante geralmente ajudarão. O médico pode prescrever um antibiótico que ataque o tipo de bactéria mais comumente associado à sinusite. Muitos casos de sinusite acabam sem o uso de antibióticos. Se a pessoa tem uma doença alérgica com sinusite, pode precisar de medicamentos para aliviar os sintomas da alergia. Caso o paciente já tenha asma e então fica com sinusite pode experimentar a piora da asma e deve entrar em contato com seu médico. Adicionalmente, o médico pode prescrever outro tratamento para reduzir a congestão, inchaço e inflamação.


Tratamento da sinusite crônica
Os médicos geralmente acham difícil tratar a sinusite crônica com sucesso, percebendo que os sintomas persistem mesmo depois do uso de antibióticos por um longo período. Alguns médicos usam sprays nasais contendo esteróides. Outros tratam a sinusite crônica como se fosse uma infecção, através de antibióticos e descongestionantes. Há ainda os que fazem o tratamento com uma combinação de antibióticos e sprays nasais contendo esteróides. É preciso ainda mais pesquisas para determinar qual é o melhor tratamento.

Os sprays nasais contendo esteróides são prescritos para reduzir a inflamação na sinusite crônica. Por ainda não se ter certeza da segurança do seu uso a longo prazo, é preciso que o médico pese os riscos e benefícios.

Em casos graves de sinusite crônica o médico pode receitar esteróides orais, como prednisona. Uma vez que os esteróides orais são medicamentos fortes e podem ocasionar efeitos colaterais significativos, deve-se usá-los somente em casos nos quais outros remédios não funcionaram.

Embora remédios caseiro não possam curar a sinusite, eles podem proporcionar algum conforto:
* Inalar vapor de um vaporizador pode abrandar a inflamação.
* Spray nasal salino pode proporcionar alívio.
* Calor gentilmente aplicado sobre a área inflamada pode oferecer conforto.

Quando o tratamento médico falha, cirurgia pode ser a única alternativa para a sinusite crônica. Estudos sugerem que a maioria das pessoas que passaram pela cirurgia tem menos sintomas e melhor qualidade de vida.

Copacabana Runners

Carotenóides precursores de vitamina A. Hipovitaminose





Carotenóides são pigmentos naturais amplamente encontrados na natureza, responsáveis pela coloração que vai do amarelo ao vermelho. Estão presentes em algumas espécies vegetais (flores, frutas, verduras, raízes), na corrente sanguínea e em tecidos de humanos, vacas, aves, peixes e de alguns crustáceos. Entre suas funções estão a absorção de luz (auxiliando na fotossíntese), atividade antioxidante, diminuição do risco de doenças degenerativas e câncer, entre outras. Entretanto, o que mais chama a atenção dos cientistas é a capacidade que alguns carotenóides apresentam de converter-se em vitamina A no organismo.

Existem aproximadamente 600 tipos de carotenóides, porém menos de 10% deles são precursores da vitamina A. Os principais carotenóides com atividade de provitamina A nos mamíferos são o alfa-caroteno, beta-criptoxantina e beta-caroteno, embora o gama-caroteno e outros 50 carotenóides também apresentem alguma atividade nutricional.

O beta-caroteno é o carotenóide mais ativo e de maior bioconversibilidade no organismo humano, abrangendo 15 a 30% de todos os carotenóides séricos. Em indivíduos bem nutridos, os carotenóides também estão presentes no tecido adiposo (80 a 85%), no fígado (8 a 12%), nos músculos (2 a 3%) e em menores proporções nos outros tecidos. A concentração sérica de carotenóides séricos é de aproximadamente 1%, sendo altamente dependente da ingestão diária destes pigmentos.


A vitamina A (ou retinol) é formada pela clivagem do beta-caroteno e dos demais carotenóides citados acima. A cascata de reações começa no intestino delgado, com a enzima beta-caroteno-15,15′-dioxigenase, que transforma o beta-caroteno em retinal. Esta enzima atua principalmente no epitélio intestinal e no fígado. Sua atividade é muito importante, pois determina quais carotenóides serão transformados em vitamina A e quais permanecerão intactos no sangue.

O retinal sofre ação das enzimas retinal-redutase e lecitina-retinol-aciltransferase e é então convertido a ésteres de retinil que, ao atingirem o lúmen do intestino delgado, são hidrolisados pela enzima retinil-éster-hidrolase, resultando no retinol. A partir deste momento, o retinol penetra no interior da célula, sofre reesterificação com ácidos graxos de cadeia longa e é incorporado aos quilomícrons, por onde são transportados até os órgãos-alvo.

Estas enzimas estão localizadas nas células intestinais, portanto são diretamente expostas a vários nutrientes que podem afetar a biodisponibilidade dos carotenóides (cuja absorção é otimizada na presença de alimentos fonte de gordura).

Outros fatores que interferem na biodisponibilidade dos carotenóides e em sua conversão a retinol são: espécie e quantidade de carotenóides consumidos, ligações e interações moleculares, estado nutricional do indivíduo (pessoas desnutridas tem dificuldade para converter os carotenóides em retinol) e genética.

Como não é sintetizada pelo nosso organismo, a vitamina A deve ser fornecida pela dieta. Os alimentos de origem vegetal de cor amarelo-alaranjada, como a nectarina, o pêssego, o maracujá, o pimentão amarelo, a cenoura, a abóbora e o milho, e vegetais verdes folhosos (menor contribuição) contribuem menos para o aumento dos níveis de vitamina A em relação aos alimentos de origem animal, que já contem a vitamina em forma de ésteres (palmitato).

Carotenóides são pigmentos naturais amplamente encontrados na natureza, responsáveis pela coloração que vai do amarelo ao vermelho. Estão presentes em algumas espécies vegetais (flores, frutas, verduras, raízes), na corrente sanguínea e em tecidos de humanos, vacas, aves, peixes e de alguns crustáceos. Entre suas funções estão a absorção de luz (auxiliando na fotossíntese), atividade antioxidante, diminuição do risco de doenças degenerativas e câncer, entre outras. Entretanto, o que mais chama a atenção dos cientistas é a capacidade que alguns carotenóides apresentam de converter-se em vitamina A no organismo.

Existem aproximadamente 600 tipos de carotenóides, porém menos de 10% deles são precursores da vitamina A. Os principais carotenóides com atividade de provitamina A nos mamíferos são o alfa-caroteno, beta-criptoxantina e beta-caroteno, embora o gama-caroteno e outros 50 carotenóides também apresentem alguma atividade nutricional.

O beta-caroteno é o carotenóide mais ativo e de maior bioconversibilidade no organismo humano, abrangendo 15 a 30% de todos os carotenóides séricos. Em indivíduos bem nutridos, os carotenóides também estão presentes no tecido adiposo (80 a 85%), no fígado (8 a 12%), nos músculos (2 a 3%) e em menores proporções nos outros tecidos. A concentração sérica de carotenóides séricos é de aproximadamente 1%, sendo altamente dependente da ingestão diária destes pigmentos.


A vitamina A (ou retinol) é formada pela clivagem do beta-caroteno e dos demais carotenóides citados acima. A cascata de reações começa no intestino delgado, com a enzima beta-caroteno-15,15′-dioxigenase, que transforma o beta-caroteno em retinal. Esta enzima atua principalmente no epitélio intestinal e no fígado. Sua atividade é muito importante, pois determina quais carotenóides serão transformados em vitamina A e quais permanecerão intactos no sangue.

O retinal sofre ação das enzimas retinal-redutase e lecitina-retinol-aciltransferase e é então convertido a ésteres de retinil que, ao atingirem o lúmen do intestino delgado, são hidrolisados pela enzima retinil-éster-hidrolase, resultando no retinol. A partir deste momento, o retinol penetra no interior da célula, sofre reesterificação com ácidos graxos de cadeia longa e é incorporado aos quilomícrons, por onde são transportados até os órgãos-alvo.

Estas enzimas estão localizadas nas células intestinais, portanto são diretamente expostas a vários nutrientes que podem afetar a biodisponibilidade dos carotenóides (cuja absorção é otimizada na presença de alimentos fonte de gordura).

Outros fatores que interferem na biodisponibilidade dos carotenóides e em sua conversão a retinol são: espécie e quantidade de carotenóides consumidos, ligações e interações moleculares, estado nutricional do indivíduo (pessoas desnutridas tem dificuldade para converter os carotenóides em retinol) e genética.

Como não é sintetizada pelo nosso organismo, a vitamina A deve ser fornecida pela dieta. Os alimentos de origem vegetal de cor amarelo-alaranjada, como a nectarina, o pêssego, o maracujá, o pimentão amarelo, a cenoura, a abóbora e o milho, e vegetais verdes folhosos (menor contribuição) contribuem menos para o aumento dos níveis de vitamina A em relação aos alimentos de origem animal, que já contem a vitamina em forma de ésteres (palmitato).

O que é Hipovitaminose A?
As vitaminas são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O termo vitamina sugere “compostos orgânicos obtidos em uma dieta normal, capazes de manter a vida e promover o crescimento”. A ausência desses nutrientes resulta em uma doença chamada hipovitaminose.

A deficiência pode ser classificada como primária, quando o consumo na dieta está abaixo do necessário, e secundária, no caso de haver uma doença pré-existente que provoque a má absorção das vitaminas, como em pessoas com alcoolismo crônico e durante a lactação.

A gravidade da hipovitaminose depende da vitamina ausente no organismo. Em alguns casos a reposição por meio da dieta já é suficiente para a cura. Mas os danos causados podem ser irreversíveis, principalmente se atingirem os tecidos que não se regeneram, como a córnea, os ossos, os nervos e etc.

Fundamental para o crescimento e o desenvolvimento humano, a vitamina A atua na manutenção da visão, no funcionamento do sistema imunológico, mantêm saudáveis as mucosas (nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que funcionam como proteção contra as infecções e age como antioxidante.

Sintomas e Diagnóstico
A hipovitaminose A é uma doença nutricional grave, considerada no Brasil como uma das principais deficiências na área de Saúde Pública e que afeta, principalmente, crianças. Além de alterações oculares, contribui para o aumento de mortes e doenças infecciosas na infância. Dentre as causas da hipovitaminose estão:

Falta de amamentação ou desmame precoce;
Consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A;
Falta de consumo de gordura, que permite a absorção de vitaminas;
Infecções freqüentes que podem fazer com que a criança coma menos.

O diagnóstico da doença só pode ser confirmado por profissionais de saúde, Nutricionistas, pois a maioria dos sintomas são comuns a outras patologias. Outros são mais característicos da hipovitaminose, como infecções freqüentes e agravamento do tecido ocular, que leva à xeroftalmia. Esse é o nome dado de forma genérica aos diversos sinais e sintomas da hipovitaminose A. São eles:

Cegueira noturna – quando não se consegue enxergar em ambientes pouco iluminados;
Mancha Bitot – é a manifestação mais acentuada da xeroftalmia e aparece na parte exposta da conjuntiva – membrana mucosa que reveste a parte interna da pálpebra;
Xerose – estágio quando a córnea já foi afetada. Os olhos perdem o brilho e assumem um aspecto granular;
Ulceração Progressiva – que pode levar a necrose e destruição do globo ocular, resultando em cegueira irreversível.

Tratamento e prevenção
A única maneira de prevenir a hipovitaminose A é com dieta balanceada ou ingestão de vitaminas artificiais. Esta vitamina pode ser encontrada no fígado, gemas de ovos, leite integral e seus derivados. Frutas e legumes amarelos ou alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides – precursores de vitamina, como a manga, mamão, goiaba vermelha, abóbora, cenoura, acelga, espinafre, chicória e etc. E alguns óleos como o dendê, buriti, pequi, pupunha e tucumã.

Quando a doença manifesta-se, o paciente passa por uma adequação dietética ou ingestão de suplementos vitamínicos. As patologias conseqüentes da deficiência também são tratadas de modo específico.

Nutição Sadia

Nutrição e Estética




A preocupação pela estética é de certa maneira uma forma de estarmos atentos com o nosso estilo de vida. Isso inclui não somente os cuidados que temos em relação a ter cabelos sedosos e brilhantes, pele macia e hidratada, unhas fortalecidas, um corpo harmônico e peso ideal. Para isso é necessário nutrir corretamente os bilhões de células que estão distribuídas pelo nosso organismo.

Atualmente com a correria do dia-a-dia principalmente para mulher que trabalha fora do lar, cuida dos filhos, faz as compras, organiza a casa e se preocupa com todos da família, ter tempo para cuidar de sua beleza acaba ficando em segundo plano.


E como fica sua alimentação? Você tem tempo para comer corretamente? Você sabe como se alimentar de forma saudável e equilibrada?

Inicialmente não parece uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Mas com um pouquinho de empenho e disciplina, qualquer um pode ter benefícios seguindo algumas dicas de vida saudável, que inclui uma alimentação balanceada e equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente e que podem ajudar a manter sua ótima aparência. Não existe uma fórmula única mesmo porque nossas necessidades mudam ao longo da vida.

Atenção com a saúde dos CABELOS: uma alimentação rica em vitaminas A, B e Zinco é essencial para manter os cabelos bonitos e sedosos, evitando o enfraquecimento dos fios e queda. Procure consumir alimentos in natura tais como frutas, legumes e verduras; bem como grãos integrais (aveia, arroz integral, cevada, centeio). Procure consumir diariamente alimentos ricos em proteínas como leite e derivados, e soja.

Cuidados com a PELE: para manter uma pele hidratada e macia é importantíssimo consumir diariamente alimentos ricos em fibras, que auxiliam para o bom funcionamento dos intestinos e ajudam na eliminação de toxinas. Procure não consumir alimentos gordurosos e evite as frituras em geral. Evite refrigerantes e consuma em torno de 2 litros de água por dia. Isso com certeza contribuirá para uma hidratação adequada de sua pele evitando a oleosidade e sujeita ao aparecimento de acnes. Procure ingerir alimentos ricos em: A, B, C e Zinco.

1 - Vitamina A: encontrada principalmente em frutas e vegetais de cor alaranjada e vegetais de folha verde escura tais como: mamão, caqui, cenoura, batata doce, agrião, brócolis, rúcula, espinafre e outros. A vitamina A auxilia para manter a integridade das células de nossa pele.


2 - Vitaminas do complexo B: encontradas principalmente em grãos integrais, leite e derivados, carnes magras, entre outros. As vitaminas do complexo B auxiliam na regulação das glândulas sebáceas, o que irá deixar sua pele menos oleosidade tornando-a mais sedosa.

3 - Vitamina C: encontrada em grande concentração nas frutas cítricas como: acerola, morango, laranja, tangerina, abacaxi, goiaba entre outras. A vitamina C auxilia na cicatrização da pele, colaborando para uma recuperação mais rápida no caso de cortes e feridas, e é antioxidante (colaborando para a prevenção do envelhecimento da pele).

4 - Zinco: encontrado principalmente em: aves, peixes, frutos do mar, leite, etc. O Zinco ajuda a combater os radicais livres devido a ação aumentada de enzimas, auxiliando na renovação das células.
• UNHAS saudáveis: procure consumir alimentos ricos em proteínas (carnes magras, aves sem pele, peixes), bem como alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte, cereais integrais, verduras e leguminosas) que ajudam no fortalecimento e saúde das unhas.


Evitando a FLACIDEZ e CELULITE: controlar o peso, praticar exercícios regularmente (ajudam o fortalecimento dos músculos), evitar o fumo, consumir diariamente frutas e legumes, beber água durante o dia, evitar a ingestão de bebida alcoólica, evitar a ingestão excessiva de doces e alimentos gordurosos, são estratégias que auxiliam a combater a flacidez e celulite.

Você merece o melhor! Reserve alguns momentos do dia para relaxar e para cuidar de sua aparência. Incorpore ao seu cotidiano uma alimentação equilibrada. Você verá os benefícios e a diferença para sua vida em termos de disposição para trabalhar, estudar, rir, se emocionar, namorar; enfim tudo o que se traduz em qualidade física e emocional.

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica

EMPREGOS E ESTÁGIOS (16/03/2010)

16/03/2010

COORDENADOR DE CUSTOS

Estamos buscando profissionais para atuar na área de CUSTOS. Requisitos: Formação Superior; Experiência em Indústria, envolvendo levantamento de custo de matéria prima, terceirização e produção, formação de preço de produto de venda e consumo, orçado x realizado e margem de lucro; Conhecimento de sistema integrado e Excel avançado; Disponibilidade para atuar na Barra da Tijuca. Oferecemos: Salário compatível de mercado; Benefícios (VT, assitência médica e odontológica, alimentação, entre outros). Os interessados deverão enviar currículo COLADO NO CORPO DO EMAIL para leao.renata@yahoo.com.br contendo último salário e pretensão salarial. Os currículos não enquadrados no perfil serão descartados.
---

ESTAGIÁRIO CQ MICROBIOLÓGICO

Estou com uma oportunidade de estágio no Controle de Qualidade Microbiológico, para trabalhar em Ind. farmacêutica - Veterinária - Rio de janeiro. Estagiário CQ Microbiológico - Rio de Janeiro. Formação:Cursando Biologia ou Farmácia. O interessados deverão enviar seu currículo para labuxbaum@ig.com.br , com pretensão salarial.

FARMACEUTICO TEMPORÁRIO

ESTOU COM UMA OPORTUNIDADE PARA FARMACEUTICO PARA COBRIR LICENÇA MATERNIDADE EM INDUSTRIA MULTINACIONAL NO RIO DE JANEIRO. Superior completo em Farmácia - registro ativo no CFR - RJ; Disponibilidade para registro da responsabilidade técnica referente ao horário de trabalho; Inglês fluente; Indispensável experiência em gerenciamento de Sistema de Gestão da Qualidade - Garantia da Qualidade na área de insumos farmacêuticos e/ou medicamentos; Conhecimento avançado das RDC 204 e RDC 348; Conhecimento avançado do pacote Microsoft Office; Desejável experiência com Sistema de Gestão da Qualidade de Distribuidora de matérias primas; SALÁRIO R$ 3500,00. HORÁRIO DE TRABALHO 07:30 às 16:30h. REFEITÓRIO NA EMPRESA. VALE TRANSPORTE. OS PROFISSIONAIS QUE ESTIVEREM NO PERFIL ACIMA FAVOR ENVIAR CURRICULO URGENTE PARA O EMAIL adrianarh.rj@gmail.com FAVOR COLOCAR O CURRICULO NO CORPO DO
EMAIL. NÃO ACEITAMOS CURRICULO EM ANEXO

ANALISTA DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS SÊNIOR

Experiência mínima de 05 anos em assuntos regulatórios; Formação Superior em Farmácia; Inglês fluente; Local de trabalho: Rio de Janeiro - Jacarepagua. OBS: Aceitamos currículos de outros Estados desde que tenham disponibilidade para mudança para o Rio de Janeiro. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais para atuar em empresas no segmento da saúde. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.


CONTROLE DE QUALIDADE

Indústria Farmacêutica localizada no polo industrial de Jacarepaguá - Rio de Janeiro contrata para controle de qualidade: Técnico em Química ou Farmácia / Químico ou Farmacêutico. Temporário 6 meses, renovável mais 6 meses. Experiência prévia na área. Conhecimento em HPLC desejável. Interessados enviar currículo para acarloscq@yahoo.com.br , com no campo assunto escrever: VAGA FQ. Serão avaliados apenas currículos no corpo do email e com pretensão salarial.


ESTAGIÁRIO TÉCNICO EM QUÍMICA

GE Water & Process Technologies está em busca de Estagiários Químicos. Nossa Empresa: A GE é uma empresa de 130 anos que atua em 4 diferentes frentes no Mercado Global: Infraestrutura, Tecnologia, Capitais e Mídia. A Ge Water and Process Technologies faz parte da frente de Infratesrutura, fornecendo aos seus clientes soluções e tecnologias que protegem suas estruturas, maximizando o tempo de produção, reduzindo a manutenção, economizando energia e garantindo a qualidade da produção. Nós fornecemos tratamentos químicos customizados que previnem a corrosão, deposição de bactérias, incrustações e rachaduras por uso contínuo de químicos. Nosso sistema de membranas filtra a água, trata fluídos, soluções concentradas, regenera subprodutos e trata do desperdício de água, seja reciclando-a ou adequando-a para lançamento no meio ambiente. Para mais informações acesse: www.gewater.com. A posição: Responsibilities: Analisar amostras de água tais quais, cloreto, dureza, alcalinidade, sílica, ferro, fosfato e outras. Apoio a controle de estoque. Acompanhamento no tratamento de torres e caldeiras. Experiência: Experiência prévia em Análise Química é desejável. Perfil Acadêmico: Estar no último ou penúltimo ano do curso de Técnico em Química. Inglês nível médio. Informática nível médio. Habilidades & Valores de Crescimento: Foco externo - Estar atualizado sobre as tendências do mercado de tratamento de água. Pensar claramente - Buscar soluções simples para problemas complexos. Imaginação - Gerar idéias novas e criativas. Abrangência - Trabalhar em equipe. Conhecimento - Gostar de continuamente aprender. Local de Trabalho: Campo Grande - RJ. Seja parte do nosso time! Se o seu perfil é compatível com esta vaga, envie seu currículo para Fernanda.Fernandez@ge.com


JARDIM BOTÂNICO OFERECE VAGA PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

Interessados em bolsa de pós-graduação têm até o dia 15 de março para se candidatarem e enviarem propostas de trabalho. A vaga é oferecida pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) e a Diretoria de Pesquisas (DIPEQ) do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). O selecionado irá desenvolver atividades de pesquisa e ensino no âmbito do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Botânica da ENBT e ganhará uma bolsa referente ao acordo JBRJ/CAPES-2009, no valor mensal de R$ 3.300,00 por um período de até 12 meses, com a possibilidade de uma renovação por igual período. O candidato deverá ter título de doutor; dedicar-se integralmente às atividades do projeto; ter seu currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes e estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura. Os candidatos deverão enviar uma proposta de trabalho com até 20 páginas que inclua o projeto de pesquisa e as atividades de ensino a serem desenvolvidas no PPG ENBT, que estejam inseridos uma ou mais linhas de pesquisa e projetos do Programa. A análise das propostas será realizada pelo colegiado da Câmara de Pós-Graduação e levará em consideração o mérito acadêmico-científico, além da produção científica dos concorrentes. As avaliações serão encaminhadas às Diretorias da ENBT e da DIPEQ, para deliberação conjunta sobre o candidato escolhido. O resultado será divulgado no sítio do JBRJ na internet até o dia 25 de março. Mais informações: enbt@jbrj.gov.br.


COORDENADOR DE CONTROLE DE QUALIDADE

SOMENTE OS CURRÍCULOS NO PERFIL SERÃO CONSIDERADOS. PERFIL: SUPERIOR COMPLETO EM ENGENHARIA QUIMICA, QUIMICA, BIOLOGIA, QUIMICA, FARMÁCIA. NECESSÁRIO TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO E COMPROVADA EM CTPS; INDISPENSÁVEL TER EXPERIÊNCIA EM INDUSTRIA QUIMICA. ATUARÁ NA ÁREA DE PRODUÇÃO, MICROBIOLOGIA, GESTÃO DE QUALIDADE, BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO. HORÁRIO DE TRABALHO: 7:30 ÀS 17:30. FAIXA SALARIAL: R$ 2.500,00 + VT + CESTA BÁSICA + ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLOGICA, CONVÊNIO FARMÁCIA E SEGURO DE VIDA, VR (10,50). LOCAL DE TRABALHO: ANDARAÍ - RJ. CANDIDATOS NO PERFIL DEVEM ENCAMINHAR CV PARA cvascese@gmail.com, assunto: COORDENADOR DE CONTROLE DE QUALIDADE


ESTÁGIO STIEFEL ABRE VAGAS PARA SP, RJ, BA, DF E MG

O laboratório Stiefel, companhia farmacêutica ligada ao setor de dermatologia, está selecionando para seu Programa de Estágio 2010 candidatos com conclusão de graduação prevista para ocorrer em dezembro de 2011 e que tenham bons conhecimentos no pacote Office. O programa recrutará 14 estagiários e as vagas serão distribuídas, de acordo com o ramo de atuação: Área de propaganda médica: vagas para São Paulo (capital), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Os universitários devem conhecer o idioma inglês (nível no mínimo intermediário), ter carteira de habilitação, veículo próprio e disponibilidade de estagiar seis horas diárias (três horas no período da manhã e outras três à tarde) e cursar alguma das seguintes graduações: administração de empresas, administração com ênfase em marketing, ciências econômicas, farmácia, fisioterapia, marketing, propaganda e marketing e publicidade e propaganda. Área de inteligência de mercado: oportunidades para Guarulhos. Os estudantes devem ser matriculados nos cursos de administração de empresas, ciências econômicas ou engenharia industrial e ter inglês, no mínimo, avançado. Área de compras: as chances também são para Guarulhos, para graduandos de administração com ênfase em comércio exterior ou do próprio curso de comércio exterior. Os interessados devem ter conhecimento em inglês (a partir do nível avançado). Como remuneração, terão direito à bolsa-auxílio mensal acima das práticas de mercado. Os estagiários em propaganda médica também receberão bolsa complementar, seguro automotivo e ajuda de custo. Para as vagas de São Paulo e Rio de Janeiro as inscrições estarão abertas até 17 de março. Para os demais estados, as inscrições serão encerradas no dia 24 do mesmo mês. O endereço eletrônico para cadastro é www.ciadetalentos.com.br/stiefel. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5112-3294, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


AUDITOR ISO

Formação superior completa em: Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção ou áreas relacionadas. Fundamental: possuir forte experiência em suporte para organizações na formatação e desenvolvimento de cultura para implantação de sistema de gestão e certificação ISO 9000 e 14001, bem como auditoria em empresas certificadas pela ISO 9000 e 14001. Imprescindível: possuir certificado para implantar ISO e modelos de qualidade. IMPORTANTE COLOCAR A PRETENSÃO SALARIAL E ÚLTIMO SALÁRIO. Currículos dentro do perfil deverão ser encaminhados: Informando a pretensão salarial recrutamentodetalentos91@yahoo.com.br, contendo no campo assunto, AUDITOR ISO.


QUIMÍCO

Quimíco Industrial/ Engenheiro Quimíco, com conhecimento na área de tratamento de água e esgoto. Enviar currículo para: quimilar.rj@hotmail.com.


SUPERVISOR DE LOGISTICA

PERFIL: GRADUAÇÃO COMPLETA OU CURSANDO EM LOGISTICA. IMPRESCINDIVEL TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO E SER ORIUNDO DO SEGMENTO DE COMBUSTIVEIS. TER DISPONIBILIDADE PARA TRABALHAR DE 2F À SÁBADO. SALÁRIO: R$ 2000,00 + BENEFICIOS (HÁ PERICULOSIDADE E PAGTO DE HORAS EXTRAS). LOCAL DE TRABALHO: CAXIAS - RJ. ENCAMINHAR CV PARA cvascese@gmail.com, ASSUNTO: SUPERV LOGISTICA. SOMENTE OS CURRÍCULOS NO PERFIL SERÃO CONSIDERADOS


ESTÁGIO NA ÁREA DE ENGENHARIA AMBIENTAL

estamos com uma vaga em aberto para Estágio na área de Engenharia Ambiental em uma empresa de consultoria localizada no centro no Rio de Janeiro. Aos interessados, favor encaminhar CV para o email paulo.eam.est@gmail.com. Favor mencionar a disponibilidade de horários para estagiar.


TECNICO QUIMICO

Descrição da função:atuará em analises fisico-quimicas de efluentes industriais e toda rotina de laboratorio quimico. Requisito: tecnico quimico s/ experiência ou com experiência. Local de trabalho: barra-rj. Total de vagas:5. Salario:1200. Forma de contato: envio de curriculum por e-mail: vagas1925@hotmail.com

PROMOTOR DE VENDAS

Indústria Farmacêutica seleciona 01 Promotor de Vendas para atuar em Campos dos Goytacazes, Macaé e Itaperuna (Rio de Janeiro). Perfil: Responsável por promover as vendas dos produtos da companhia, de acordo com as políticas comerciais vigentes. Visita os principais pontos de venda para explicar as condições de venda e promoções. Responsável por montar as áreas de exibição para apresentar a mercadoria da maneira mais atrativa. Pode coordenar a instalação e colocação de promoções especiais. Auxilia nas operações para assegurar a localização adequada e o fluxo da mercadoria. A empresa oferece R$1200,00 + variável + Plano de saúde + odonto + VR (R$22 por dia) + combustível (KM). Requisito: experiência na área de Vendas externas (PDV) e e ter carro próprio. Os candidatos interessados deverão enviar currículo para priscilacitera@cellofarm.com.br


ENGENHEIRO GEOTECNICO SENIOR

Recrutamos para empresade Engenharia de grande porte: ENGENHEIRO GEOTECNICO- com experiencia acima de 10 anos de estudos de geotecnia de solos. Salario na faixa de R$ 8.000,00 CLT + Beneficios. Curriculum URGENTE para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


GERENTE INDUSTRIAL

Consultoria de RH recruta: Gerente Industrial ( ou Gerente de Produção). Informática: Domínio do Pacote Office. Superior Completo ( Administração ou Engenharia de Produção). Disponibilidade para viagens. Inglês será um diferencial. Características necessárias: Liderança, Flexibilidade, Dinamismo, Pró-atividade, Adaptabilidade, Organização e Planejamento. Principais Atividades: Coordenação de pessoal (compras, almoxarifado, produção e expedição); Estará responsável pela área de custo (planilhas de: preços de compras, informações de tempo de produção, etc); Estratégias de negociação com fornecedores; Encarregado junto ao gerente de planejar lançamentos de produtos novos; trâmite de custo; cadastro no sistema; apresentação para equipe de vendas; fechamento de relatórios de produção com quantidades de itens produzidos. Local de Trabalho: Riachuelo. Horário de Trabalho: Segunda a Sexta . 7:30 a 17:30. Salário: R$ 4.000,00. Benefícios: VT + almoço no local + Cesta Básica + Plano de Saúde. OS INTERESSADOS DENTRO DO PERFIL ENVIAR CURRICULO PARA VERONICA_RH_RJ@YAHOO.COM.BR COM NOME DA VAGA NO ASSUNTO


FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL (HOMEOPATA)

IMPRESCINDÍVEL POSSUIR HABILITAÇÃO E EXPERIÊNCIA EM HOMEOPATIA. Assessorando o nosso cliente, estamos buscando FARMACÊUTICO (A) para atuar nas seguintes funções: Responsabilidade Técnica de Unidade de Farmácia de Manipulação. Gestão de equipes de laboratório e de área de atendimento ao cliente. Atendimento ao cliente. Outras atividades inerentes à função. Formação: Superior Completo em Farmácia (com habilitação em Homeopatia). Especialização em Alopatia e Homeopatia. Requisitos Indispensáveis: Habilidade no trato com os clientes e suas particularidades. Facilidade para atuar na gestão de pessoas (liderança). RESIDIR EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO A NITERÓI E SÃO GONÇALO. Enviar currículo, COLADO NO CORPO DO E-MAIL, para drhempresa@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o cargo desejado.


QUIMÍCO

Quimíco Industrial/ Engenheiro Quimíco, com conhecimento na área de tratamento de água e esgoto. Enviar currículo para: quimilar.rj@hotmail.com.

ENGENHEIRO CIVIL

FORMAÇÃO: 3º COMPLETO EM ENGENHARIA CIVIL; LOCAL: DUQUE DE CAXIAS; PRÉ-REQUISITOS: EXPERIÊNCIA ANTERIOR COM TERRAPLANAGEM; SALÁRIO: R$ 3.500,00 + INSALUBRIDADE (R$ 260,00) + VT + VR + ASSISTÊNCIA MÉDICA. OS CANDIDATOS DEVEM ENCAMINHAR SEU CURRÍCULO, PREENCHENDO O CAMPO ASSUNTO COM A NOMENCLATURA "ENGENHEIRO CIVIL", PARA O SEGUINTE E-MAIL: vagas@grupolet.com

ENGENHEIRO QUÍMICO

FORMAÇÃO: 3º COMPLETO EM ENGENHARIA QUÍMICA; LOCAL: DUQUE DE CAXIAS; PRÉ-REQUISITOS: EXPERIÊNCIA ANTERIOR EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE CHORUME; SALÁRIO: R$ 5.000,00 + INSALUBRIDADE (R$ 260,00) + VT + VR + ASSISTÊNCIA MÉDICA. OS CANDIDATOS DEVEM ENCAMINHAR O CURRÍCULO, PREENCHENDO O CAMPO ASSUNTO COM A NOMENCLATURA "ENGENHEIRO QUÍMICO", PARA O SEGUINTE E-MAIL: vagas@grupolet.com


ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA. Carga Horária: 20 ou 30 horas semanais. Local: Diversificado (em obras). Requisitos: Cursando nível superior em Engenharia de Agrimensura com previsão de formatura entre Julho de 2011 e Março de 2012. Inglês avançado. Desejável experiência anterior em Estágios. Atividades: Auxiliar no levantamento topográfico; Ajudar no levantamento em projetos de construção civil, urbanização, cadastro urbano e rural, locação de rodovias, curvas de nível, barragens, e locação de loteamentos; Verificar o posicionamento terrestre e utilizar equipamentos eletrônicos para levantamentos hidrográficos, determinação de cortes e aterros, medição de terras, entre outras atividades. Os candidatos interessados deverão encaminhar CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosestagio@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL (HOMEOPATA)

FARMACÊUTICO (A) NITERÓI E SÃO GONÇALO. IMPRESCINDÍVEL POSSUIR HABILITAÇÃO E EXPERIÊNCIA EM HOMEOPATIA. Assessorando o nosso cliente, estamos buscando FARMACÊUTICO (A) para atuar nas seguintes funções: Responsabilidade Técnica de Unidade de Farmácia de Manipulação. Gestão de equipes de laboratório e de área de atendimento ao cliente. Atendimento ao cliente. Outras atividades inerentes à função. Formação: Superior Completo em Farmácia (com habilitação em Homeopatia). Especialização em Alopatia e Homeopatia. Requisitos Indispensáveis: Habilidade no trato com os clientes e suas particularidades. Facilidade para atuar na gestão de pessoas (liderança). RESIDIR EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO A NITERÓI E SÃO GONÇALO. Enviar currículo, COLADO NO CORPO DO E-MAIL, para drhempresa@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o cargo desejado.

AUX CONTROLE DE QUALIDADE

INHAUMA. 2 VAGAS. MASCULINO. LEIA O PERFIL; NÃO PANFLETE SEU CURRÍCULO. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL SERÃO DELETADOS. Empresa localizada em Inhaúma seleciona: AUX CONTROLE DE QUALIDADE. FORMADO EM Técnico em química (mesmo sem experiência) ou experiência comprovada de serviços realizados em laboratórios industriais. Escolaridade: 2º Grau Completo. Salário: R$ 630,00 MAIS BENEFÍCIOS. Horário de Trabalho: 2º a 6º / 07:00 AS 17:00 / Disponibilidade para turnos alternados. Interessados devem encaminhar currículo para igor@empregourgente.com.br mencionando no campo assunto AUX CONTROLE DE QUALIDADE INHAUMA

ENGENHEIRO GEOTECNICO RETIFICAÇÃO

Estamos aceitando candidatos de TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. Vai trabalhar no RJ. LEIA O PERFIL; NÃO PANFLETE SEU CURRÍCULO. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL SERÃO DELETADOS. Empresa no seguimento de ENGENHARIA DE CONCRETO (RESTAURAÇÃO) seleciona com URGENCIA para trabalhar na ZONA NORTE: ENGENHEIRO GEOTECNICO com experiência comprovada em CTPS. Vivencia em desenvolvimento de projetos e coordenação de atividades relacionadas à obras de Terra/Geotécnica que são: ( PROJETOS DE FUNDAÇÕES, ESTRUTURAS DE CONTENÇÕES). Vivencia em Análise de estabilidade, escavação de materiais que são: MATERIAIS TETREOS E TERROSOS. Obras em túneis, aterro e sobre solo com baixa capacidade de cargas. Estrutura em solo reforçado ,rebaixamento de lençol freático ,instrumentação geotécnica e domínio de ensaios de laboratórios e campo. (LABORATÓRIOS E CAMPO: SÃO DE MATERIAIS TETREOS E TERROSOS). CONHECIMENTO DE INFORMÁRICA: GEOSLOPE, PLAXIS, PACOTE OFFICE, AUTOCAD, MSPROJECT. FORMAÇÃO: ENGENHARIA GEOTÉCNICA OU ENGENHEIRO CIVIL COM ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNICA. Salário: Mandar pretensão salarial. Horário de Trabalho: 08:00 AS 18:00 / SEG A SEX. Benefícios: VT + VR R$ 13,00 + PLANO DE SAUDE GOLDEN. Interessados devem encaminhar currículo para igor@empregourgente.com.br mencionando no campo assunto ENGENHEIRO GEOTECNICO

SUPERVISOR DE PRODUÇÃO

Salário: R$ 3.000,00 + AM + AO + 14º salário + PLR + Refeição no Local + Transporte da Empresa. Local: Campo Grande. Requisitos: É necessário superior completo em Engenharia de Produção ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Elétrica ou Engenharia de Alimentos. Experiência em supervisionar equipe na linha de produção. Os interessados deverão enviar currículo para email: oportunidadesrio52@yahoo.com efavor colocar no assunto Vaga de Supervisor de Produção.

SUPERVISOR CONTROLE QUALIDADE

SANTA CRUZ DA SERRA. 1 VAGAS. MASCULINO. LEIA O PERFIL; NÃO PANFLETE SEU CURRÍCULO. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL SERÃO DELETADOS. Industria de grande porte localizada em SANTA CRUZ DA SERRA (ANTES DO PEDÁGIO RIO PETROPOLIS) seleciona com urgência: SUPERVISOR CONTROLE DE QUALIDADE com experiência comprovada em CTPS.
Necessário vivencia profissional em industria de grande porte. Conhecimento em informática, leitura e interpretação de desenho, medição industrial e ISO 9001. Experiência também em planejamento e execução de treinamentos voltados para a qualidade. Escolaridade: 2º Grau Completo. Salário: R$ 3300,00. Benefícios : alimentação na empresa, transporte e cesta básica. Horário de trabalho : de segunda a sexta das 07:45h às 17:30h. Interessados devem encaminhar currículo para vagas@empregourgente.com.br mencionando no campo assunto SUPERVISOR CONTROLE DE QUALIDADE SANTA CRUZ DA SERRA

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa de grande porte do ramo farmacêutico seleciona candidatos para o cargo de: Técnico de Segurança do Trabalho com salário de R$ 1.800,00 + Benefícios. É desejável expêriencia em indústria. Enviar currículos para: psicolrh@gmail.com

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

03 Vagas para Técnico em Segurança do Trabalho com Especialização em Resíduos. 30h/semanais. Salário: 3.500,00 + VT+VR + Benefícios. ATENÇÃO:A Consultoria solicitante exige a comprovação do Título de Especialista, com ênfase em Resíduos de Saúde e Construção Civil. O candidato deverá ter disponibilidade para viajar para o grande rio, regiaõ serrana e região dos lagos. O e-mail com CV deverá ser enviado para vagateresopolis@yahoo.com.br. Assunto: 268 - TST Especialista Resíduo. O CV deverá estar no corpo do e-mail.


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Técnico de Segurança do Trabalho (Recém formado). Formação: Técnico em Segurança do Trabalho. Experiência de pelo menos 06 meses na função. Local: Zona Norte do Rio. Salário: R$950,00 + Benefícios. Os interessados devem enviar o currículo para o corpo do e-mail selecao2@boagenterh.com.br

TÉCNICO MECÂNICA JUNIOR - NESTLÉ SORVETES

Empresa multinacional, líder na Indústria de Alimentos, contrata para sua Fábrica, situada em Jacarepaguá/RJ: Técnico Mecânica Junior (05 vagas). Requisitos: Formação técnica em Mecânica (preferencialmente Senai); Mínimo 02 anos de experiência em manutenção de linhas envase/embalagens (preferencialmente flow pack); Conhecimento de equipamentos de processos: bombas sanitárias, redutores e variadores de velocidade, homogeneizadores e trocadores de calor e placas; Conhecimento em informática (pacote Office) e sistema SAP; Conhecimento e experiência na metodologia TPM; Disponibilidade de horário. Salário: gentileza encaminhar valor de pretensão salarial. Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: roberta.silva@br.nestle.com. Assunto: Mecânica

FARMACÊUTICO

Contrata-se para Drogaria enfrente à Rodoviária de Edem, São de João de Meriti. Farmagenérico. Tratar 2ªfeira, após 10:00horas. 2756-8206


ANALISTA DE VALIDAÇÃO

Oportunidade Analista de Validação - para trabalhar em Ind. farmacêutica localizada na Zona Norte - Rio de janeiro. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES: CARGO: Analista de Validação. Elaborar e revisar as especificações, métodos de análise e demais documentações necessárias as atividades de validação (laudos do CQ, planilhas de estatística, etc.); Listar todo o material necessário a validação (vidrarias calibradas, padrões primários, etc.); Elaborar os Protocolos de Validação F-Q; Acompanhar e /ou Executar as análises necessárias a validação por técnicas instrumentais de espectrofotometria e cromatografia líquida; Conferir resultados e revisar todos os laudos analíticos de validação emitidos pelo CQ; Elaborar os relatórios de validação; Reporte à Garantia da Qualidade e CQ. Inglês para leitura (intermediário); Experiência em HPLC e Espectrofotômetro UV/Vis; Conhecimento de estatística. Formação: Farmacêutico ou Químico. O interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial e benefícios para o endereço labuxbaum@ig.com.br


PROMOTORES DE VENDA

Indústria Farmacêutica localizada na Barra da Tijuca seleciona 03 Promotores de Venda com experiência na área de Vendas e Merchandising para atuar no Rio de Janeiro. Segue perfil: Responsável por promover as vendas dos produtos da companhia, de acordo com as políticas comerciais vigentes. Visita os principais pontos de venda para explicar as condições de venda e promoções. Responsável por montar as áreas de exibição para apresentar a mercadoria da maneira mais atrativa. Pode coordenar a instalação e colocação de promoções especiais. Auxilia nas operações para assegurar a localização adequada e o fluxo da mercadoria.
2º. Grau completo, Possuir Veículo e Disponibilidade para viagem. Os candidatos interessados deverão enviar currículo para priscilacitera@cellofarm.com.br

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO

Empresa do setor público situado no Rio de Janeiro está selecionando analista de desenvolvimento farmacotécnico para contratação imediata em regime de CLT/Salário+Benefícios. Pré-requisitos: Graduação em Farmácia com pós-graduação em tecnologia farmacêutica ou área afim; Experiência mínima de 03 anos em desenvolvimento galênico em Indústria Farmacêutica; Inglês Avançado; Conhecimento avançado de informática (pacote Microsoft Office) e programas afins; Boa comunicação, relacionamento interpessoal e proatividade; Conhecimento da legislação específica nacional e internacional da Inústria Farmacêutica para fabricação e registro de medicamentos; Experiência em documentação, execução e acompanhamento para fabricação e análises físicas de lotes de bancada e industriais; Disponibilidade de horário de trabalho e viagens. Atribuições gerais do cargo: Elaboração de Relatórios de Experimentos, Fichas Técnicas de produção, relatórios, protocolos e procedimentos operacionais padrão; Acompanhamento de lotes industriais e pilotos; Redesenvolvimento de formulações; Investigação de resultados não conforme e execução de procedimentos relacionados ao Desenvolvimento de Produtos. Interessados em participar da seleção favor enviar curriculo para e-mail cvfarmacotecnica2010@bol.com.br com pretensão salarial. Só serão aceitos currículos que atenderem os pré-requisitos estipulados acima e que contenham a pretensão salarial.

3.15.2010

45 lições de vida

Escrito por Regina Brett ¹(foto), aos 50 anos de idade a colunista do The Plainer Dealer ², escreve 45 lições que a vida lhe ensinou. Publicado em 2007, foi essa uma de suas colunas mais solicitadas (segundo ela mesma), desde modo, resolvi compartilhar e fazer algumas observações do meu modo de ver, os comentários entre parenteses são meus

"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições
que a vida me ensinou".

Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto aqui vai a coluna
mais uma vez:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente, o próximo passo, pequeno .

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.

4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus
amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.

9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.

11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.

12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.

13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é
a jornada deles.

14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria
entrar nele.

15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe; Deus
nunca pisca.

16. Respire fundo. Isso acalma a mente.

17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.

19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez
é por sua conta e ninguém mais.

20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use lingerie chic. Não
guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.

23. Seja excêntrica agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..

26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras
'Em cinco anos, isto importará?'

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todo mundo.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..

31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

33. Acredite em milagres.

34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa
que você fez ou não fez.

35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

36. Envelhecer ganha da alternativa -- morrer jovem.

37. Suas crianças têm apenas uma infância.

38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos
os lugares.

40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos
todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas
de volta.

41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor ainda está por vir.

43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

44. Produza!

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

Contribuição: Luci Siqueira

GRIPE SUINA - VIRUS H1N1


O que é influenza A (H1N1)?
É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus pandêmico (H1N1) 2009. Este novo subtipo do vírus da influenza, do mesmo modo que os demais, e é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Qual a diferença entre a gripe comum e a influenza A H1N1?Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, ao apresentar estes sintomas, seja pela gripe comum ou pela nova gripe, deve-se procurar seu médico ou um posto de saúde.
Esse vírus influenza H1N1 é mais violento e mata mais do que o vírus da gripe comum?Até o momento, o comportamento da nova gripe se assemelha ao da gripe comum. Ou seja, o vírus da gripe A não se apresentou mais violento ou mortal, na população geral. A maioria absoluta das pessoas que adoece, seja pela gripe comum, seja pela gripe pandêmica, desenvolvem formas leves da doença e se recuperam, mesmo sem uso de medicamentos. Para ambas as gripes pessoas com doenças crônica, gestantes e crianças menores de dois anos são mais vulneráveis. Mas quando consideramos a população jovem previamente saudável, este vírus pandêmico tem um maior potencial de causar doença grave, quando comparado com o vírus da gripe comum. Por outro lado, o vírus pandêmico tem acometido menos as pessoas maiores de 60 anos. Mas ainda são necessários estudos mais aprofundados que estão sendo realizados, em todo o mundo, para esclarecer o comportamento do novo vírus.
A vacina a ser utilizada no Brasil é efetiva?A vacina registra uma efetividade média maior que 95%. A resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação.
Por que não haverá vacinação de toda população?a) A vacinação em massa para a contenção da pandemia não é o foco da estratégia estabelecida para o enfrentamento da segunda onda pandêmica em todo o mundo. Por um motivo simples, esta contenção não é mais possível em todo o mundo.b) São objetivos primordiais para esta vacinação proteger os trabalhadores de saúde, de modo a manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia, e para alguns grupos selecionados reduzir o risco associado à pandemia de influenza de desenvolver doença grave e morrer.c) Na vigência da pandemia no Brasil e em outros países, esses grupos foram evidenciados como os de maior risco de apresentarem complicações graves e mortes por infecção pelo vírus Influenza A H1N1 (2009), como já evidenciado acima.e) Além disso, não há disponibilidade do produto em escala mundial em quantidade suficiente para atender a toda a população do mundo. E há, também, a limitação da capacidade de produção por parte dos laboratórios produtores, para entrega em tempo oportuno, ou seja, antes do inicio da segunda onda nos países do hemisfério sul.
A vacinação de pessoas com doenças crônicas não apresenta risco de reações?A vacina é segura e a possibilidade de ocorrer um evento adverso após a administração da vacina em pessoas com doença crônica é a mesma de qualquer outra pessoa.Se mais de 90% dos casos de gripe vêm sendo causados pelo vírus da gripe A, por que manter a vacinação da gripe comum para idosos?A influenza é causada por diversos tipos de vírus e os que provocam a gripe sazonal não deixaram de circular e provocar a doença, ainda que em 2009 essa circulação tenha sido bastante reduzida. A circulação do vírus da Influenza Pandêmica em 2009 e 2010 continua sendo predominante. Como não é possível prever como ocorrerá a gripe sazonal em meados de 2010 é necessário continuar protegendo este grupo que é o mais vulnerável para esse tipo de gripe.


Quem regulamenta as vacinas contra gripe ?
Gripe e resfriado são a mesma doença ?
Não. A gripe é causada pelo vírus da Influenza e provoca febre alta, dores pelo corpo que, freqüentemente, deixam o indivíduo acamado. A recuperação completa pode durar até uma semana e pode complicar com pneumonia e até matar, em alguns casos.
O resfriado é causado por diversos outros tipos de vírus, têm sintomas parecidos porém muito mais leves, suaves e com menor duração. Ele pode cursar com tosse, dor de garganta, dor no corpo, coriza, etc.
Como a gripe é transmitida ?
A gripe é transmitida através de gotículas de secreção veiculadas pela tosse, espirro ou mesmo conversa com alguém infectado. O vírus penetra no organismo através das vias respiratórias. No centro do vírus está o material genético que invade as células, atingindo o núcleo, onde se duplica. Os fragmentos duplicados se apoderam de parte da célula atacada, formando novos vírus, em um processo que se repete milhares de vezes.
Vacina contra gripe imuniza contra resfriado ?
Não. A vacina contra gripe imuniza somente contra os surtos de gripe e não contra resfriados.
Como se pode evitar novos surtos de gripe ?
A OMS - Organização Mundial de Saúde - tem uma preocupação mundial a respeito da gripe, fazendo uma vigilância mundial do vírus influenza em mais de 80 países. O BRASIL também faz parte da rede integrada de vigilância contra a gripe.

Antigripal cura a gripe ?
Os antigripais não previnem nem curam a gripe. Eles podem, em alguns casos, diminuir a sintomatologia e, em outros casos, não causarem nenhum efeito.
A vacina contra gripe funciona ?
A Vacina contra gripe é eficaz em cerca de 89% dos casos, desde que tomada na época adequada.

A vacina contra gripe é segura ?
Ela é muita segura, sendo usada em todo o mundo e não dando reações colaterais graves.

Quando começa a fazer efeito a vacina contra gripe ?
Cerca de 15 dias após a vacinação já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias.

Por quanto tempo dura a imunização pós vacina ?
Como o vírus da gripe sofre mutação a cada ano, o tempo de duração da vacina é de 1 ano.
A vacina contra gripe pode causar gripe ?
Não. A Vacina contra gripe é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas; no entanto, podem produzir uma resposta imunológica protetora.
Por que algumas pessoas mesmo a vacinação ficam doentes ?
A Vacina contra gripe protege da gripe, porém, não protege dos resfriados e de outras infecções que também ocorrem no inverno e tem sintomatologia semelhante. Devemos estar atentos ao fato de que cerca de 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém, de uma forma mais branda.

Quem pode ser vacinado ?
Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade já podem ser vacinadas contra a gripe.

Quem deve ser vacinado ?
Todas as pessoas após os 6 meses de idade devem ser vacinadas, porém determinados grupos de risco cujas complicações secundárias são mais comuns e graves possuem preferência na vacinação. São eles:

Idosos a partir dos 60 anos
Cardiopatas
Indivíduos com problemas pulmonares
Diabéticos
Indivíduos com AIDS
Renais Crônicos
Gestantes a partir do 3º mês
Profissionais de saúde
Contactantes com indivíduos de risco, para que estes não sejam transmissores da doença para seus familiares
Indivíduos em uso de corticóide podem ser vacinados ?
Sim, o uso de corticoterapia não impede a vacinação.

A gripe é contagiosa ?
A Gripe é altamente contagiosa. Uma única pessoa pode contaminar todos as pessoas que trabalham no mesmo ambiente e que não foram vacinadas.

Quem regulamenta as vacinas contra gripe ?

Para o ano de 2010 a ANVISA determinou para a imunização no país as seguintes Cepas, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) para o Hemisfério Sul:

As vacinas contra gripe, a serem utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2010 e até novas determinações deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação, e deverão estar dentro das especificações abaixo descritas:

Vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1)
Vírus similar ao vírus influenza A/Perth/16/2009 (H3N2)
Vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008
fonte:
http://www.anvisa.gov.br/DIVULGA/NOTICIAS/2009/071009.htm

As cepas definidas se referem à vacina contra a gripe sazonal. A vacina para a gripe A que será utilizada no Brasil ainda está em desenvolvimento.

Fica proibida a utilização de quaisquer outras cepas de vírus em vacinas contra gripe. Aquelas que atualmente estão sendo comercializadas ou fabricadas fora destas determinações deverão ser retiradas do mercado até 31 de janeiro de 2010.

3.14.2010

O autoconhecimento pode evitar os insucessos na vida.

Os que conhecem a si mesmos evitam insucessos.

A proposta socrática do Conhece-te a ti mesmo é da ciência de quase todos.

Sócrates despertou para a inscrição grafada na entrada do templo do deus Apolo, e a adotou como bandeira importantíssima, no que diz respeito à felicidade humana.

Pelo menos em dois de seus famosos Diálogos, escritos pelo fiel discípulo Platão, vamos percebê-lo trabalhando o tema com maior profundidade e, principalmente, orientando como aplicar os conhecimentos no viver diário.

Para aqueles que ainda acham que filosofar é apenas teorizar e divagar no mundo das idéias, faz-se mister entender melhor as bases verdadeiras da filosofia.

Vejamos o que Platão relata em Alcibíades, mostrando o diálogo de seu mestre com o discípulo Eutidemo:

Não é evidente ser esse conhecimento de si mesmo, fonte de infinidade de bens, enquanto milhares de males causa a visão estrábica das próprias possibilidades?

Vejamos a sabedoria deste pensamento, identificando que aqueles de nós que não nos conhecemos a fundo, não sabemos do que somos capazes, do que é possível se fazer com os recursos que temos à disposição.

Como crescer desta forma? Seja na área profissional, na esfera dos relacionamentos e dos objetivos de vida que traçamos.

Aquele que se conhece profundamente, sabe do que é capaz. Sabe onde está, e por isso traça melhor os planos, e consegue chegar aonde deseja estar.

Sócrates continua seu pensamento dizendo:

Os que conhecem a si mesmos sabem o que lhes é útil e melhor sabem o que podem do que não podem fazer.

Realizando o que está em seu poder, conseguem o necessário e vivem felizes.

Abstendo-se do que vai além de suas forças não caem no erro e evitam o insucesso.

Será que já paramos para pensar: Isso é ou não é útil para mim?

Não nos referimos apenas ao campo das conquistas materiais, mas em relação a tudo na vida.

Qual a utilidade dessa escolha ou de se tomar este rumo ou de se apresentar este comportamento?

Os jovens, que também buscam seu lugar na sociedade, poderiam inquirir: Essa companhia me convém? Esse tipo de influência a mim me é salutar? Por que gastar meu tempo com isso ou aquilo?

Afinal, o que me será útil diante dos meus planos, para o meu crescimento moral, para o que eu desejo ser e construir em meu mundo próprio e melhor?

Cabe ainda entender a proposta do pensador, no que diz respeito a evitar insucessos.

Não fala ele dos insucessos naturais da vida - e necessários - mas sim daqueles provocados por nós, desnecessariamente, pela falta do autoconhecimento.

São as frustrações, as ilusões que criamos para nós mesmos, pela falta de saber o que realmente posso conseguir agora. Até onde posso ir. Qual o meu limite.

E ainda, por vezes, nesse afã de conseguir as coisas a qualquer custo, caímos no erro, nas armadilhas da vaidade sedutora, nos dando mal.

Eis aqui apenas algumas vantagens, algumas nuances das conseqüências sempre benéficas do autoconhecimento.

Quais são suas capacidades, seus talentos? Quais são seus limites pessoais? O que você está fazendo para ir além? E aonde você quer chegar?

Reflitamos sobre estas questões... Sempre.

A experiência do autodescobrimento faculta à criatura identificar os limites e as dependências, as aspirações verdadeiras e as falsas, os embustes do ego e as imposturas da ilusão.

Momentos de Reflexão

Cirurgia de lipoaspiração? (Herbert Vianna)


Crônica da Beleza Insana

Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?
Uma coisa é saúde outra é obsessão.
O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje, Deus é a auto-imagem.
Religião é dieta.
Fé, só na estética.
Ritual é malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal.
Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer não.
Estria é caso de polícia.
Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.
Imagem, estética, medidas, beleza.
Nada mais importa.
Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo.
Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política.
Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural.
Não é, não pode ser.
Que as pessoas discutam o assunto.
Que alguém acorde.
Que o mundo mude.
Que eu me acalme.
Que o amor sobreviva.
" Cuide bem do seu amor, seja ele quem for "