5.15.2010

FOSSIL ACHADO NO RIO GRANDE DO SUL È DO PERÍODO TRIÁSSICO (238 MILHOES DE ANOS)


Superpredador brasileiro espanta e vira destaque internacional
Porto Alegre - A descoberta de um fóssil quase completo do superpredador tecodonte Prestosuchus chiniquensis, no município de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, atraiu a atenção da imprensa internacional.

Após apresentação feita pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na última segunda-feira, dia 10, veículos como os britânicos Telegraph, Daily Mirror e Fox News repercutiram a notícia da espécie que tinha aproximadamente 7 m de comprimento e pesava 900 kg.
O animal viveu no período Triássico (há aproximadamente 238 milhões de anos) e é um ancestral dos dinossauros.
Segundo o paleontólogo Sérgio Cabreira, responsável pelo achado, a imprensa internacional não está acostumada com trabalhos na América do Sul. Países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, defendem a sua própria cultura científica. "Aí, nesse conjunto, nós, brasileiros aqui do Sul, descobrimos algo completo com estruturas que não haviam sido encontradas antes. Isso mexe com o contexto", afirma. De acordo em ele, o Brasil está em ascensão no cenário internacional e já é visto com respeito. "Não precisamos mais de suporte externo, temos estrutura."
O pesquisador ressalta também que essa região do município de Dona Francisca é um dos sítios de fósseis mais importantes do mundo. "A área explorada ainda é pequena. Quando o processo de pesquisa for formatado realmente, nós vamos encontrar dezenas de fósseis".
Apesar de o fóssil ter sido achado há cerca de 30 dias após chuvas que expuseram parte do material, a descoberta reflete um trabalho de seis anos de projeto, conta Sérgio Cabreira. "Temos feito vários achados de material na área. Há três anos, encontramos neste mesmo local, duas vértebras muito grandes desse Arcossauro. Nessa oportunidade, eu já tinha uma ideia do belo material que estava para encontrar. A erosão expôs uma margem do material e o limpamos. Entendemos que se travava de algo importante", afirmou.

O cientista acredita que esse animal tenha sido soterrado pela enchente poucos dias após a sua morte. "Encontramos um fóssil com crânio, coluna cervical, cauda, em excelente estado de preservação. O fóssil fala por ele mesmo." Depois da divulgação das imagens, paleontólogos de diversas regiões visitaram o local.
O grupo ao qual o animal pertence representa os primeiros arcossauros que atingiram um grande tamanho. "Não conseguiremos entender esse frisson da imprensa internacional se não olharmos para o cenário científico", explicou referindo-se a todas as implicações históricas, científicas e sociais do trabalho.
Existem leis que regem o patrimônio científico brasileiro. A divulgação das descobertas é essencial para criar uma guarda em torno desse patrimônio, segundo o paleontólogo. "Devemos expor esse material para disseminar a conquista de todos os brasileiros. Além disso, o fato permite com que a sociedade e os políticos tomem providências para o aproveitamento e cercamento de áreas."
O fóssil do tecodonte Prestosuchus chiniquensis continuará sendo estudado em território nacional. Ele agora entra em um circuito de tratamento, com clima e acondicionamento adequados.
Antes de que os cientistas possam manusear os fósseis encontrados, são feitas réplicas dos materiais.
Geralmente essas cópias é que são apreciadas em museus, enquanto a original é utilizada em pesquisas.

O Dia

Estenose Lombar



A desidratação dos discos vertebrais é conseqüência de outras doenças, como a estenose lombar.

Há duas causas fundamentais para a estenose lombar: a congênita e a adquirida. Pessoas com o canal lombar congenitamente estreito são propensas a sofrer compressão das raízes nervosas lombares com maior facilidade.

Nestes casos os sintomas muitas vezes aparecem precocemente. É o caso de jovens atletas que, tendo o canal lombar já estreito, ao provocarem traumas repetidos sobre a coluna lombar, provocam protrusões discais, hipertrofia das facetas articulares e dos ligamentos.

O canal torna-se então ainda mais estreito, passando a comprimir as estruturas nervosas. A segunda causa, adquirida, é conseqüência da espondilartrose da coluna, também chamada espondilose.

É muito mais freqüente que a forma congênita. Corresponde ao desgaste progressivo das estruturas da coluna, associado a pequenos traumas repetidos durante a vida. A conseqüência é a progressiva desidratação do disco intervertebral, sua protrusão, seguindo-se a hipertrofia dos ligamentos e das facetas articulares, com formação de osteófitos (popularmente conhecidos como bicos-de-papagaio) ou pontes ósseas entre as vértebras e que terminam por reduzir o canal medular.

Os seus sintomas aparecem, em geral, a partir da quinta década de vida. Tratamento: A estenose congênita é, por ora, inevitável. Jovens atletas devem ser precocemente avaliados se apresentarem manifestações de dores freqüentes na coluna lombar, com irradiação para nádegas e membros inferiores. Atividade física regular, manutenção do peso ideal, evitar traumas repetidos à coluna vertebral, não fumar e evitar posturas físicas inadequadas são a melhor maneira de evita-la no curso da vida.

As pessoas com manifestações leves ou toleráveis de dor, sem déficits objetivos de força muscular e da sensibilidade dos membros inferiores, são tratadas com medicamentos, atividade física, orientação da postura e manutenção do peso ideal.

Pessoas idosas, com claudicação dos membros inferiores conseqüente a estenose lombar, são orientadas a caminhar com interrupções freqüentes e de acordo com a sua tolerância.

Para as pessoas que não toleram a intensidade da dor, que apresentam déficits motores e sensitivos nos membros inferiores e cuja claudicação é significativamente limitante, indica-se o tratamento cirúrgico.

"ORIENTAÇÕESMEDICAS"
Saiba Mais

O que é estenose ?
A coluna é uma estrutura móvel, bastante sujeita a traumatismo e a degeneração, que é o processo de desgaste gradual que acompanha o envelhecimento, mas pode ser acelerado em alguns indivíduos.
A estenose é o estreitamento do canal vertebral, decorrente de fatores congênitos ou adquiridos como: desgaste progressivo das estruturas da coluna, associado a pequenos traumas repetidos durante a vida. Levando à compressão mecânica ou vascular.E produzindo radiculopatia ou mielopatia. Esse estreitamento poderá dar-se principalmente na coluna cervical e lombar.
A estenose cervical é a denominação que se dá ao conjunto de processos do envelhecimento natural que ocorre na coluna cervical, processos esses como a degeneração da superfície articular, ligamentos, diminuição da altura do intervalo entre os corpos vertebrais, com decorrente aumento além de seus limites fazendo com que haja compressão no canal central da coluna, estreitamento este gradativo do citado canal e dos forames de conjugação (por onde saem os nervos que vão para os membros superiores), podendo comprometer tanto as raízes nervosas como a medula espinhal.

Estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral na região lombar. O canal vertebral contém a medula espinhal desde a porção cervical até a porção lombar alta. A porção média e a inferior do canal lombar contém as raízes nervosas da chamada cauda eqüina. O canal estreito pode comprimir estas raízes e determinar sinais e sintomas neurológicos.

Sintomas
Os sintomas podem aparecer gradualmente ou desenvolver rapidamente. Embora seja parte do processo de envelhecimento normal, muitas vezes essa estenose provoca sintomas de compressão dos nervos, dor, diminuição de força nos membros inferiores e superiores, diminuição da sensibilidade, dificuldade de controlar os esfíncteres da bexiga e do anus e até mesmo impotência sexual .
Causas
CongênitaAdquirida: desgaste progressivo das estruturas da coluna, associado a pequenos traumas repetidos durante a vida.

Diagnóstico e Exames
O diagnóstico é feito a partir dos dados obtidos da história contada pelo paciente e do seu exame físico. A confirmação do diagnóstico é feita através de exames por imagens, em geral a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada da coluna lombar.

Tratamento
Medicamentos, atividade física, orientação da postura, manutenção do peso ideal e cirurgia são algumas formas de tratar a estenose e seus sintomas. O tratamento conservador consiste em analgesia e correção postural. A analgesia pode ser feita medicamentosamente, com analgésicos ou anti-inflamatórios, ou pela acupuntura. A reeducação postural visa a aumentar a flexibilidade postural do paciente, ampliando suas possibilidades de movimentação, pois é certo que a sintomatologia aparece quando os limites que o processo degenerativo impõe são ultrapassados. Dessa forma, quando o processo degenerativo se intensifica comprimindo as raízes nervosas e gerando sintomas neurológicos, a RMA da Coluna Vertebral se aplica, promovendo a descompressão dessas estruturas.

DOENÇA CELÍACA (ENTEROPATIA GLÚTEN-INDUZIDA)

Atenção ao rótulo de produtos industrializados em geral. A lei federal nº 10674 , de 2003, determina que todas as empresas que produzem alimentos precisam INFORMAR obrigatoriamente em seus rótulos se aquele produto “CONTÉM GLÚTEN” ou "NÃO CONTÉM GLÚTEN" .
Atenção:
• Qualquer quantidade de glúten, por mínima que seja, é prejudicial para o celíaco;
• Leia com atenção todos os rótulos ou embalagens de produtos industrializados e, em caso de dúvida, consulte o fabricante;
• Não use óleos onde foram fritos empanados com farinha de trigo ou farinha de rosca (feita de pão torrado);
• Não engrosse pudins, cremes ou molhos com farinha de trigo;
* Tenha cuidado com temperos e amaciantes de carnes industrializados, pois muitos contém glúten;
• Não utilize as farinhas proibidas para polvilhar assadeiras ou formas.
Importante:
• Na escola, nunca separe a criança celíaca dos demais colegas na hora das refeições;
• O celíaco pode e deve fazer os mesmos exercícios que seus colegas;
• Existem celíacos que são diabéticos. Portanto, sua alimentação não deve conter glúten e nem açúcar;
• Existem celíacos que têm intolerância à lactose. Portanto, sua alimentação não deve conter glúten, nem leite de vaca e seus derivados.

A doença celíaca causa uma desordem no sistema imunológico (de defesa do corpo), além de danos às partes do intestino delgado mais próximas do estômago.

De acordo com o gastroenterologista do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), José César Junqueira, as vilosidades — rugas situadas na parte interna do intestino — ali presentes atrofiam, dificultando a absorção dos nutrientes, pelo organismo”.
Sintomas como vômito, diarreia crônica (por mais de 30 dias), problemas de crescimento e anemia podem indicar a doença. Aos 11 anos, a estudante Mariana Homem, hoje com 18, descobriu a doença “Sempre fui muito magrinha e pequena.

“A pessoa pode ser celíaca, ter problemas como osteoporose e anemia devido a falta de nutrientes, e nunca saber que tem a doença celíaca”,


Doença celíaca (também conhecida como enteropatia glúten-induzida) é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten.

A doença causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.
Os sintomas podem incluir diarréia, dificuldades no desenvolvimento (em crianças) e fadiga, embora possam estar ausentes. Além disso, diversos sintomas associados em todos os sistemas do corpo humano já foram descritos.
A doença é muito comum, afetando aproximadamente 1% das populações Indo-européias, embora seja significativamente não-diagnosticada, já que na maioria dos portadores ela causa sintomas mínimos ou ausentes. Ocorre mais comumente em mulheres, na proporção de 2:1, e é mais comum em parentes de primeiro grau de portadores.
Já foi também chamada de espru celíaco, espru não-tropical ou enteropatia glúten sensível, nomes que ainda aparecem em algumas referências sobre o assunto.
Sinais e sintomasOs sintomas clássicos da doença celíaca incluem diarréia, perda de peso (ou falta de crescimento nas crianças) e fadiga, mas mesmo a doença celíaca sendo uma doença dos intestinos principalmente, os sintomas relacionados aos intestinos podem ser limitados ou até mesmo ausentes. Alguns pacientes são diagnosticados com sintomas relacionados à absorção diminuída de nutrientes ou com vários outros sintomas que, embora estatisticamente relacionados, não possuem clara relação com o mau funcionamento dos intestinos. Dada esta vasta gama de possíveis sintomas, a tríade clássica de sintomas não é mais uma obrigação para o diagnóstico.
As crianças entre os 9 e 24 meses tendem a apresentar sintomas intestinais e problemas de crescimento logo após a primeira exposição a produtos que contenham glúten. Crianças mais velhas podem ter mais problemas relacionados à má-absorção e problemas psicosociais, enquanto adultos geralmente têm problemas de má-absorção.

adultos com a doença mais sutil possuem somente fadiga ou anemia.
Problemas gastroentestinaisA diarréia característica da doença celíaca é pálida, volumosa e mal-cheirosa. Podem também estar presentes dor abdominal e cãibra, distensão abdominal (devido à produção fermentativa de gases intestinais) e úlceras na boca.

Assim que os intestinos se tornam mais lesados, uma grau de intolerância à lactose pode se desenvolver. Entretanto, a variedade de sintomas gastrointestinais que podem estar presentes em pacientes com doença celíaca é grande, e alguns podem ter um hábito intestinal normal ou mesmo ter obestipação.

Frequentemente os sintomas são atribuídos à síndrome do intestino irritável, somente sendo reconhecido posteriormente a doença celíaca. Uma pequena proporção dos pacientes com sintomas desta síndrome possuem a doença celíaca, logo um exame minucioso pode ser necessário.
A doença celíaca leva a um risco aumentado de adenocarcinoma e linfoma do intestino delgado, que pode diminuir aos padrões normais com a dieta adequada. A doença quando presente por muito tempo pode levar a outras complicações, como a jejunite ulcerativa (formação ulcerativa do intestino delgado) e um estreitamento como resultado das cicatrizações.
Relacionados à má-absorção
As mudanças no intestino o tornam menos capaz de absorver nutrientes, minerais e as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.
A dificuldade em absorver carboidratos e gorduras pode causar perda de peso (ou dificuldades de desenvolvimento nas crianças) e fadiga ou falta de energia.
Pode ser desenvolvida anemia de diversas formas: a má-absorção de ferro pode causar anemia ferropriva e a má-absorção de ácido fólico e vitamina B12 pode dar origem a uma anemia megaloblástica.
A má-absorção de cálcio e vitamina D (e o hiperparatireoidismo secundário compensatório) pode causar osteopenia (conteúdo mineral do osso diminuído) ou osteoporose (fraqueza óssea e risco de fraturas aumentado).
Uma pequena proporção (10%) possui coagulação anormal devido à deficiência de vitamina K, e podem estar propensos a desenvolver sangramentos anormais.
A doença celíaca também é associada a um supercrescimento bacteriano do intestino delgado, o que pode piorar a má-absorção ou causar má-absorção após tratamento.[6]

Fatores genéticosA doença celíaca é causada pela ingestão do glúten em indivíduos genéticamente predispostos. Existem fortes evidências de que os alelos HLA-DQ2 ou HLA-DQ8 são os responsáveis a doença. No entanto existem outros genes, não pertencentes ao sistema HLA, que podem determinar a doença mas que poderiam agir, teoricamente, de forma aditiva ou multiplicativa em conjunto com HLA.

A doença celíaca tem se relacionado com diversas condições. Em muitos casos não se sabe ainda se a doença celíaca é um fator que causa estas condições ou se elas compartilham uma predisposição comum.
Deficiência de IgA está presente em 2% dos pacientes com doença celíaca, e por sua vez esta condição apresenta risco dez vezes maior de doença celíaca.

Outras características desta condição são um arisco aumentado de infecções e doença autoimune. Dermatite herpetiforme; essa condição cutânea de coceira tem sido ligado à enzima transglutaminase na pele, apresentando mudanças no intestino delgado idênticas àquelas da doença celíaca e ocorrendo mais frequentemente (2%) em pacientes com doença celíaca.

Associações neurológicas: epilepsia, ataxia (problemas de coordenação), mielopatia e neuropatia periférica têm sido relacionados com a doença celíaca.
Dificuldades no crescimento e/ou puberdade atrasada no final da infância podem ocorrer sem os sintomas intestinais óbvios e má-nutrição. A avaliação do retardo no crescimento inclui uma análise mais minuciosa de doença celíaca.
Aborto espontâneo e infertilidade.
Hipoesplenismo (um baço pequeno e pouco ativo) - não se sabe se isso realmente aumenta o risco de infecção em pacientes com a doença celíaca.
Outros distúrbios auto-imunes: diabetes mellitus tipo 1, tireoidite auto-imune,[13] cirrose biliar primária e colite microscópica.


DiagnósticoEndoscopia de um duodeno com atrofia de pregas
Diversos exames podem ser realizados para auxiliar o diagnóstico. O nível dos sintomas pode determinar quais testes devem ser realizados, mas todos exames perdem sua utilidade se o paciente já estiver com uma dieta livre de glúten. As lesões intestinais começam a curar poucas semanas após o glúten ser removido da dieta e os níveis de anticorpos diminuem ao longo dos meses. Para aqueles pacientes que já iniciaram por si próprios uma dieta livre de glúten, pode ser necessário realizar uma nova investigação ao se ingerir 10g de glúten (quatro fatias de pão) por dia 2 a 6 semanas antes de repetir os exames investigatórios. Os pacientes que apresentam sintomas severos (como diarréia) mais precocemente podem ser examinados antes do período de 2 a 6 semanas.
Exames de sangue
A sorologia através de um exame de sangue é útil tanto no diagnóstico de doença celíaca (alta sensibilidade de cerca de 98%, ou seja, o exame não detecta 2 em cada 100 casos) quanto em sua exclusão (alta especificidade de mais de 95%, ou seja, um resultado positivo no exame é muito mais propenso a confirmar uma doença celíaca do que outra condição). Devido às maiores implicações do diagnóstico da doença celíaca, recomenda-se aos profissionais que após um resultado positivo no exame de sangue ainda seja realizada uma endoscopia complementar. Um resultado negativo no exame ainda pode fazer com que seja necessária uma biópsia, no caso da suspeita ser muito grande. A biópsia abrangeria os 2% restantes dos casos não-diagnosticados, assim como oferecer explicações alternativas para os sintomas. Dessa maneira, a endoscopia com biópsia ainda é considerada o padrão ouro no diagnóstico da doença celíaca.[1][5]
Há exames sorológicos que auxiliam o diagnóstico,como o teste antiendomísio (IgA-EMA), que tem uma especificidade e sensibilidade próxima de 100%, e o teste ELISA que pode detectar a presença de anticorpos anti-transglutaminase (tTG), mas não são suficientes para diagnosticar a doença sozinhos. Nas pessoas com essa doença, a ingestão de glúten provoca danos à mucosa do intestino delgado, dificultando a digestão.
EndoscopiaO diagnóstico é realizado através de biópsia da mucosa intestinal na sequência de uma endoscopia digestiva, e/ou da resposta à dieta isenta de glúten.
Outros examesOutros exames que podem ajudar no diagnóstico são exames de sangue para uma contagem sanguínea completa e medição dos níveis de eletrólitos, cálcio, função renal, enzimas do fígado, vitamina B12 e ácido fólico. Os exames de coagulação (tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativada) podem ser úteis para identificar deficiência de vitamina K, o que torna os pacientes mais suscetíveis a sofrer hemorragias. Estes exames devem ser repetidos durante o acompanhamento da doença, assim como medição dos níveis de anticorpos anti-tTG titres.
Recomenda-se que os profissionais[1] procurem em seus pacientes osteoporose através da técnica DEXA.
Fisiopatologia
Acredita-se que a doença celíaca seja causada pela ativação da resposta imune celular (células-T) e humoral (células-B) em resposta à exposição ao glúten em pessoa geneticamente susceptível. Apesar de ser frequentemente chamada de alergia ao glúten, a doença celíaca não é causada por processo alérgico, mas autoimune.

A lesão característica da doença celíaca é a atrofia da mucosa do intestino delgado, levando ao prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.
As mudanças patológicas clássicas do intestino delgado são categorizadas através da "classificação Marsh":
Estágio Marsh 0: mucosa normal
Estágio Marsh 1: número aumentado de linfócitos intra-epiteliais, geralmente mais de 20 a cada 100 enterócitos
Estágio Marsh 2: proliferação das criptas de Lieberkuhn
Estágio Marsh 3: atrofia completa ou parcial das vilosidades
Estágio Marsh 4: hipoplasia da arquitetura do intestino delgado
As mudanças geralmente melhoram ou são revertidas após o glúten ser removido da dieta, devendo ser realizada diversas biópsias meses (4 a 6) após o início da exclusão do glúten.


Tratamento
Dieta
O trigo é a principal fonte de glúten na natureza
Atualmente, o único tratamento efetivo é uma dieta estritamente sem glúten, por toda a vida. Noventa por cento dos pacientes que são tratados com a dieta livre de glúten apresentam melhora dos sintomas em 2 semanas.

Não existem medicamentos que previnam os danos, nem que previnam o corpo de atacar os intestinos quando o glúten estiver presente. A aderência estrita à dieta permite que os intestinos se curem, com a regressão completa da lesão intestinal e resolução de todos os sintomas na maior parte dos casos. Dependendo de quão cedo a dieta começar, ela também pode eliminar o risco aumentado de osteoporose e de câncer intestinal.

O acompanhamento de um nutricionista é geralmente requisitado para garantir que o paciente esteja consciente de quais os alimentos que possuem glúten, quais os alimentos que são seguros e como ter uma dieta equilibrada apesar das suas limitações.

Em muitos países estão disponíveis produtos livres de glúten sob prescrição médica e podem ser reembolsados pelos planos de saúde.

Cada vez mais fabricantes produzem produtos livres de glúten, alguns dos quais possuem sabor e aparência quase indistinguíveis de seus originais.
A dieta pode ser incomoda. Enquanto as crianças pequenas podem obedecer aos pais, os adolescentes podem desejar esconder seu problema ou rebelar-se contra as restrições da dieta, podendo ter uma recaída. Muitos produtos contêm traços de glúten mesmo que sejam aparentemente livres de trigo. Os produtos livres de glúten são geralmente mais caros e difíceis de encontrar do que os alimentos que contêm trigo.
Mesmo com a dieta, a qualidade de vida relacionada à saúde pode ser diminuída nas pessoas com doença celíaca. Alguns possuem sintomas digestivos persistentes ou dermatites herpetiformes, úlceras na boca, osteoporose e fraturas. Podem estar presentes sintomas sugestivos de síndrome do intestino irritável, e existe uma taxa aumentada de ansiedade, fadiga, dispepsia e dor musculoesquelética.
Doença refratária
Uma pequena minoria dos pacientes sofrem de doença refratária, o que significa que eles não melhoram com uma dieta livre de glúten. Isto pode acontecer porque a doença está presente há tanto tempo que os intestinos não são mais capazes de se curarem sozinhos com a dieta, ou porque o paciente não está aderindo à dieta, ou porque o paciente está consumindo comidas que são contaminadas com glúten. Se as causas alternativas forem eliminadas, esteróides ou imunosupressores (como a azatioprina) podem ser considerados neste cenário.[5]
Condições associadas
A doença celíaca pode estar associada a outras condições:
câncer - há maior risco de linfoma não-Hodgkin, adenocarcinoma do intestino delgado e carcinoma de células escamosas esofágico ou orofaríngeo
osteoporose
redução na fertilidade
outras doenças autoimunes - especialmente diabetes tipo 1, hepatite autoimune, tireoidopatia e síndrome de Sjögren
dermatite herpetiforme
linfoma MALT
História
A doença celíaca é conhecida desde o Século XI, mas foi só em 1888 que Samuel Gee, um pesquisador inglês, a descreveu em detalhes e achou que as farinhas poderiam ser as causadoras da moléstia. Em 1950, Dicke, um pediatra holandês, observou que durante a guerra, quando o pão esteve escasso na Europa, diminuíram os casos de doença celíaca. Três anos depois ele conseguiu comprovar sua teoria, deixando claro o papel do glúten (contido no trigo, cevada, aveia e centeio) na provocação da doença.

Fonte Wikipedia

Homens e mulheres… (humor)


Homem inteligente + mulher inteligente = romance


Homem inteligente + mulher burra = caso


Homem burro + mulher inteligente = gravidez


Homem burro + mulher burra = casamento



O homem paga R$ 2,00 por um produto de R$ 1,00 que precisa.


A mulher paga R$ 1,00 por um produto de R$ 2,00 que não precisa.

A mulher se preocupa com o futuro até arrumar um marido.


O homem nunca se preocupa com o futuro até arrumar uma esposa.

O homem de sucesso é aquele que ganha mais dinheiro do que sua mulher pode gastar.


A mulher de sucesso é aquela que encontra tal homem.



Para ser feliz com um homem, a mulher deve entendê-lo muito e amá-lo um pouco.


Para ser feliz com uma mulher, o homem deve amá-la muito e nunca tentar entendê-la.

Homens casados devem esquecer seus erros, não tem sentido duas pessoas lembrarem da mesma coisa.


Os homens acordam tão bonitos quanto quando deitaram.


As mulheres, de alguma forma, deterioram durante a noite.


A mulher casa esperando o marido mudar, mas ele não muda.


O homem casa esperando que a esposa não mude, mas ela muda.



A mulher tem a última palavra em qualquer discussão.


Qualquer coisa que o homem diga depois disso é o início de uma nova discussão.



Em dois momentos o homem não entende a mulher: antes do casamento e depois do casamento.
desconheço a autoria

Massageando o ego da mulherada.


Vale a pena compartilhar e dá uma massageada no ego da mulherada.

"O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.

Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém.
Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!' Tomem aqui os meus parcos conhecimentos em fisiologia da feminilidade afim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat:
Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta:
Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe emabundância.
É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo' no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia.
Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar.
Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Flores:
Também fazem parte de seu cardápio - mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza:
Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade:
É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o diainteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Só não incentive muito estes últimos pontos ou você criará um monstro consumista.

Cérebro feminino não é um mito:
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar naexistência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, agüente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher.
Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça.
E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não confunda as subespécies:
Mãe é a mulher que amamentou você e o ajudou a se transformar em adulto. Amante é a mulher que o transforma diariamente em homem.
Cada uma tem o seu período de atuação e determinado grau de influência ao longo de sua vida.
Trocar uma pela outra não só vai prejudicar você como destruirá o que há de melhor em ambas.

Não faça sombra sobre ela:
Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite:
Mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar.
O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo. "

Autor desconhecido

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NOS ALIMENTOS E O CÂNCER NECESSITAM MAIOR CONTROLE

Relação de substância química e câncer é subestimada
Publicado em 15.05.2010
A influência de substâncias químicas presentes na comida, na água e no ar no desenvolvimento de câncer é subestimada e, embora seja possível preveni-la, pouco tem sido feito a respeito.
O alerta está em um relatório divulgado na semana passada nos Estados Unidos.
De acordo com especialistas, a situação no Brasil pode ser ainda pior.
“Somente algumas centenas das mais de 80 mil substâncias químicas usadas nos Estados Unidos passaram por testes de segurança. Não há regulamentação para muitos produtos sabidamente carcinogênicos ou para substâncias suspeitas de causar câncer”, diz o relatório do Conselho de Câncer do Presidente.
O órgão é composto de especialistas responsáveis por acompanhar os programas americanos para o controle da doença.
O documento aponta como causa leis fracas, autoridade fragmentada em agências reguladoras e falta de investimento em pesquisa.
Culpa ainda o conceito de que os produtos químicos são seguros, a menos que fortes evidências provem o contrário. “Há substâncias, como alguns agrotóxicos, contra as quais ainda não há evidências suficientes para se classificar como carcinogênico.
Mas são consideradas prováveis causadoras de câncer e isso deveria ser o bastante para evitar o uso e buscar alternativas”, afirma Ubirani Otero, coordenadora da Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Inca.
Segundo Ubirani, o quadro brasileiro é ainda mais preocupante que o americano. “Por ser um País em desenvolvimento, abriga tecnologias e substâncias que já foram banidas em outros países” diz ela, citando como exemplo as indústrias que utilizam amianto, sílica e benzeno. “Por causa de uma legislação falha, há empresas que fecham e abandonam seu lixo tóxico sem cuidado. Em outros países isso seria um crime grave.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado

Refrigerante diet pode prevenir pedras nos rins

Alguns refrigerantes diet podem ter o potencial de prevenir o tipo mais comum de pedra nos rins, segundo uma nova pesquisa.
No estudo, os pesquisadores descobriram que as versões diets de refrigerantes populares com sabor limão -como 7Up, Sunkist e Sprite- continham quantidades relativamente altas de um composto chamado citrato. Ele é conhecido por inibir a formação de cálculos de oxalato de cálcio, a forma mais comum de pedra nos rins.
Os resultados, relatados no "Journal of Urology", sugerem que os refrigerantes podem ser uma arma extra para algumas pessoas propensas à formação do problema.
As pedras nos rins se desenvolvem quando a urina contém mais substâncias de cristal de formação -como o cálcio, o ácido úrico e o composto chamado oxalato- do que pode ser diluído pelo líquido disponível. A maioria dos cálculos renais são à base de cálcio, geralmente em combinação com oxalato.
Uma das razões pela qual certas pessoas são propensas a formar as pedras é que a urina contém relativamente pouco citrato, explicou Brian H. Eisner, urologista do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, e o principal pesquisador do estudo novo.
Por muito tempo, suplementos de citrato de potássio têm sido um tratamento comum para a prevenção de cálculos de oxalato de cálcio e de pedras de ácido úrico.
Níveis de citrato na urina
Ainda não se sabe exatamente quão eficaz é beber limonada para prevenir pedras, mas alguns médicos recomendam aos pacientes, de acordo com Eisner.
O objetivo do estudo, disse ele, foi averiguar se todas as bebidas disponíveis comercialmente tinha um conteúdo similar ao citrato da limonada caseira. Os pesquisadores escolheram o refrigerante diet ao invés do normal, para evitar o açúcar elevado e o teor calórico.
O estudo levantou que os refrigerantes diet sabor limão estudados apresentaram níveis de citrato ligeiramente superiores à limonada caseira. Bebidas à base de cola, por outro lado, tinham pouco ou nada do composto.
Se os refrigerantes podem realmente ajudar a prevenir pedras nos rins ou não ainda é desconhecido. Eisner informou que ele e seus colegas estão conduzindo atualmente um estudo para tentar responder à pergunta.
Por enquanto, o pesquisador disse que não está defendendo que quem sofre de pedra nos rins deve começar a beber refrigerante diet. No entanto, ressaltou que os pacientes são aconselhados a beber de dois a três litros de água ou outros líquidos por dia.
"Se beber esses refrigerantes ajuda as pessoas a alcançar esse objetivo, então isso pode ser uma coisa boa", disse Eisner.
Ele acrescentou que, mesmo em pessoas que não têm, naturalmente, baixos níveis de citrato urinário, quantidades moderadas de refrigerantes diet não são suscetíveis a causar danos, tanto quanto a formação de pedra.
Muitos refrigerantes contêm sódio e cafeína, mas Eisner e seus colegas dizem que, quando se trata de formação de pedra, não há provas de que o sódio e os níveis de cafeína no refrigerante diet apresentem algum risco.

5.14.2010

Como escapar das alergias respiratórias



A poluição, o pó tudo influência e pode desencadear uma crise. Fique linda preparou um guia para você driblar as alergias
Alergia Respiratória:
O que é?
A alergia respiratória é uma reação específica do sistema de defesa do organismo a substancias normalmente inofensivas que afeta o sistema respiratório. Pessoas que tem alergias frequentemente são sensíveis a mais de uma substância.
No sistema respiratório ele aparece como uma (rinite alérgica) ou nos pulmões e vias aéreas (asma ou hiper-reatividade brônquica). Pó, inseticidas, fungos, pêlos de animais e ácaros são algumas das causas que podem iniciar uma crise.
Sintomas?
Espirros, coriza (nariz com corrimento), obstrução nasal, tosse, gota pós-nasal (“catarro escorrendo atrás da garganta”), olhos, nariz e garganta um pouco avermelhados e chiado no peito são alguns dos sintomas apresentados por quem tem alergias respiratórias.
Como se tratar e como prevenir?
O médico poderá recomendar o uso de antialérgicos para combater ou prevenir sintomas da alergia respiratória.
A melhor opção deverá ser definida pelo médico para o tratamento e prevenção da asma, hiper-reatividade brônquica e rinite alérgica.
Outra opção de tratamento é a imunoterapia (“vacinas”) que utiliza injeções com dosagens progressivas de substancias que provocam a alergia com o intuito de “acostumar” o corpo a receber tais alergenos, diminuindo a sensibilidade do organismo a eles.
Embora não exista cura para as alergias respiratórias, alguns cuidados podem ser tomados para evitar e aliviar os sintomas alérgicos.
Cuidados em casa.
Evite acumular móveis, não utilize tapetes ou carpetes, cortinas, pisos com “chão frio” é o ideal; Objetos e materiais nos cômodos devem ser laváveis e lavados periodicamente com água e sabão neutro; Use edredons ao invés de cobertores; se não for possível, revestir os cobertores com uma “fronha” de lençol; Colchões e travesseiros devem ter enchimentos de material sintético;Limpe o quarto diariamente com pano úmido (Nunca usar pano seco, vassoura ou espanador), aspirador de pó pode ser usado com cuidado; O pano úmido deve ser passado preferencialmente à tarde, tanto no chão como nos móveis e também no caixilho e peitoral das janelas e por fim mantenha os cômodos completamente abertos pelo menos uma hora por dia.
Quanto aos animais de estimação, evite o contato direto com pêlos, apenas em casos extremos não se deve ter animais em casa.
Use roupas adequadas para a temperatura ambiente e cuide-se ao sair de um local quente para um local frio: a mudança brusca de temperatura pode levar às crises.
Tenha cuidado igualmente com produtos de limpeza de cheiro forte (ceras, lustra-móveis, perfumes ambientais) e outros irritantes respiratórios.
Consultoria: Dr. Márcio Ataíde Lança - Pneumologista

SUOR DEMAIS AUTOESTIMA DE MENOS


Um simples abraço ou aperto de mão podem gerar constrangimento para quem sofre com a hiperidrose, um excesso de suor em uma ou várias partes de corpo. Surgem então problemas nos relacionamentos pessoais e sociais, que por fim acabam afetando em cheio a auto-estima.
O problema é comum em pessoas que sofrem da tireóide, doenças psiquiátricas, menopausa ou obesidade. Mas não são só eles os responsáveis pelo distúrbio: pode ocorrer em pessoas “saudáveis” também.
As áreas mais atingidas são as axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e virilha. Quando incomoda, é sinal de que chegou a hora de buscar uma solução, já que não há cura. O tratamento interrompe provisoriamente a sudorese. Uma das formas de controle é a aplicação de toxina botulínica. Isso mesmo: a mesma substância injetável utilizada pelas mulheres em rugas dinâmicas para rejuvenescimento.
Para isso, a região a ser tratada recebe anestesia tópica em creme e/ ou anestesia local. O efeito máximo é atingido em 2 semanas, podendo durar até 8 meses.
A necessidade de repetição das injeções varia de acordo com cada paciente.
Fonte:http://www.galderma.com.br/
Suor demais, autoestima de menos
Entenda a hiperidrose e conheça os tratamentos para a doença Receio de cumprimentar, andar de mãos dadas, tirar os sapatos ou tentativas constantes de esconder a marca de suor na blusa. Essas são algumas das atitudes que fazem parte da rotina de quem sofre com a hiperidrose – suor excessivo causado por uma disfunção no organismo. As áreas mais atingidas são as axilas, palmas das mãos e plantas dos pés.
O problema atinge tanto homens quanto mulheres e os primeiros sinais costumam surgir no final da infância ou começo da adolescência. “A hiperidrose é classificada pelos médicos em dois tipos: primária e secundária. A primeira é desencadeada por fatores genéticos, enquanto a segunda está relacionada a alterações hormonais, hipertiroidismo e excesso de peso, entre outras causas” – afirma a dermatologista Dra. Alessandra Nogueira. Quem sofre com a hiperidrose primária costuma relatar sudorese excessiva, praticamente contínua, e que costuma intensificar em situações de ansiedade, aumento da temperatura ambiente, ingestão de alimentos com muito condimento etc.
Tratamentos
Há diversas opções de tratamento que podem resolver temporariamente ou solucionar o problema de vez, desde o uso de medicações locais até a aplicação de toxina botulínica e intervenção cirúrgica.
Toxina botulínica – a substância pode ser aplicada nas axilas ou palmas das mãos por meio de injeções, no próprio consultório.
Os resultados finais são alcançados em cerca de duas semanas e a duração do efeito pode chegar a oito meses, dependendo de cada paciente.
É uma ótima opção para quem não quer se submeter a métodos mais invasivos, como cirurgias. Simpatectomia – consiste na ressecção de um segmento do nervo simpático, corrigindo a hiperidrose localizada.
Este procedimento pode provocar sudorese compensatória, ou seja, excesso de suor em outras partes do corpo, o que pode acontecer temporariamente - até que o organismo se adapte com o fim da hiperidrose na área tratada - ou até mesmo se tornar um problema contínuo.
Cirurgia de ressecção das glândulas sudoríparas – procedimento realizado nas axilas, no qual as glândulas responsáveis pela produção de suor são removidas. No pós-operatório é comum ocorrer hematomas.
Clipe de titânio – no lugar de cortar e remover o nervo causador do problema, o nervo é clipado, podendo ser desfeito caso haja insatisfação com os resultados.

Como dizer “não” sem dizer “não”



Saiba como evitar situações desagradáveis e aprenda a dizer não.Às vezes, a palavra ‘não’ pode ser um instrumento ríspido demais, que provoca vergonha e sentimentos de rejeição no interlocutor, ou pode ser um grito de guerra, que produz resistência imediata e incita a outra parte a reagir. É muito fácil usar e abusar do ‘não’, particularmente com as crianças, e assim o termo vai perdendo sua força e credibilidade. Elas aprendem a ignorá-lo ou a acreditar que, na realidade, quer dizer ‘talvez’.
Precisamente por ser tão poderoso, o ‘não’ deve ser empregado com cautela, parcimônia e intenção clara. Muitas vezes, é melhor usar outras palavras para transmitir a mesma mensagem. Em outras ocasiões, é possível dizer um ‘não’ categórico sem efetivamente pronunciar a palavra. Alguns exemplos:
* No meio de uma consulta médica, a filha de cinco anos insiste com seu pai que ela quer ir embora. “Querida, nós vamos ficar”, responde calmamente o pai.
* Na tentativa de obter um preço menor, um cliente insiste em desmontar a oferta de uma empresa de limpeza, separando os produtos de limpeza dos serviços de treinamento e gerenciamento. “Nosso produto é um pacote completo”, responde o representante da empresa.
* Ao telefone, ouvindo um bombardeio de insultos lançados por um importante investidor, o executivo de um hotel responde calmamente: “Entraremos em contato com o senhor amanhã sem falta”, e desliga o telefone, para todos os efeitos dizendo ‘não’ ao comportamento do cliente.
Em todos esses casos, o significado e poder do ‘não’ foram transmitidos claramente, mas sem que a palavra fosse proferida. O ‘não’ permaneceu subentendido, tácito.
Uma opção é focar a atenção no ‘sim’ inicial e no ‘sim’ final, deixando o ‘não’ implícito. Por exemplo, diante da perspectiva de uma longa viagem de carro com um amigo que fala demais, você pode anunciar: “Que dia!… Hoje só quero um pouco de paz e tranqüilidade. O que você acha de irmos ouvindo um pouco de música em silêncio para relaxar?” Em outras palavras, basta apenas apresentar a sua posição e complementá-la com uma proposta concreta.
Outra opção é reformular o ‘não’ como um ‘sim’. Em vez dizer a seu filho: “Nada de brincar enquanto não acabar a lição de casa”, você diz: “Você poderá brincar assim que terminar a sua lição”. Em vez de dizer a um colega de trabalho: “Não posso ajudá-lo enquanto eu não acabar este serviço”, diga: “Terei o máximo prazer em ajudá-lo assim que eu completar este serviço”. Em vez de dizer a um amigo: “Não irei com você ao jogo”, diga: “Encontro você logo depois do jogo”. Em outras palavras, coloque o seu foco no positivo ao mesmo tempo em que estabelece os limites necessários.
O importante é ter em mente que, embora a palavra ‘não’ nem sempre precise ser pronunciada, a intenção deve ser transmitida de maneira clara e vigorosa.

RETOMANDO AS BOAS FORMAS


Corpão pós-parto

Retomando as boas formas
Depois de nove meses, seu amor deu frutos. Mas não foi só alegria que a gravidez deixou: você agora tem algumas gordurinhas para queimar, a fim de retomar o corpo de antes da gestação.
Ser mãe, profissional e ainda manter o corpo não é para qualquer uma, ou talvez seja. Quem afirma é a esteticista Nilza Bittencourt, que explica como e quais são os tratamentos preferidos das famosas novas mamães. O primeiro requisito para essa conquista é manter a disciplina.
Um dos tratamentos queridinhos de quem quer perder medidas, melhorar a circulação e ainda assim relaxar é a drenagem linfática. Feita com toques sutis e precisos, a massagem pode ser iniciada uma semana após o parto.
Já o Manthus, equipamento que alia terapias combinadas como ultrassom e corrente elétrica de média frequência, é recomendado para a mamãe apenas quando a criança tiver um mês. Indicado para gordura localizada e celulite, também diminui medidas.
Outro tratamento é o Isogei, que tonifica os músculos perdidos ou afrouxados pela gravidez. Os resultados das técnicas começam a ser percebidos em média depois de 2 a 3 meses.
Você pode pensar que esses tratamentos requerem muito tempo, mas nem tanto. Na realidade, eles duram cerca de uma hora e são recomendados ao menos dois dias por semana, com um mínimo de 20 sessões para obter um resultado e, posteriormente, realizando a devida manutenção. E todas as mamães podem fazê-los, não há contra-indicações. A esteticista ainda destaca que o ideal é aliar os tratamentos com o acompanhamento de uma nutricionista. “Exercícios aeróbicos, muita disciplina, e os modernos tratamentos estéticos são a chave do sucesso para restabelecer a ordem”, finaliza.

Consultoria: Nilza Bittencourt, esteticista.

Como mudar a cor dos seus cabelos



Mudar a cor dos cabelos pela primeira vez e inesquecivel mas nao menos perigoso do que experimentar qualquer outro processo quimico buscar ajuda de um profissional e o primeiro passo para nao se arrepender mais tarde.
Algumas mulheres vivem trocando a cor dos cabelos, seja pela influência da moda ou porque gostam mesmo de ficar diferentes. Algumas não o fazem por medo ou insegurança. Se você decidiu tingir as madeixas, siga algumas dicas do hairstylist Paulo Paes, para não errar no tom.
Segundo o profissional, o primeiro passo após decidir pela coloração é procurar um especialista. “Em hipótese alguma tente fazer aplicações nos cabelos em casa. Antes de tingir os fios é necessário consultar um bom profissional”. Uma coloração bem feita evita danos à saúde das melenas, previne que os fios fiquem quebradiços e ressecados, além dos famosos cabelos manchados. “É preciso levar em consideração a tintura, o tempo ideal da aplicação, o tom adequado ao biótipo, estilo e, especialmente, a textura do cabelo”, enfatiza Paulo.
Posso me candidatar?“Não existem restrições desde que a coloração seja bem feita. Assim, os cabelos não sofrerão com os efeitos do composto químico do produto. Além do mais, hoje em dia, a indústria de cosméticos coloca à disposição opções de qualidade, o que torna nulos os prejuízos aos fios”, esclarece o hairstylist. A coloração é recomendada especialmente àqueles que sofrem com os fios brancos, tanto da ala feminina quanto da masculina. A questão estética de insatisfação com o tom natural do cabelo é o motivo maior para que as pessoas tinjam os cabelos. Se você se encaixa nesse perfil, mudar a cor é uma boa pedida.
Cuidados que valem ouroQuando o desejo é manter a mesma cor da primeira aplicação ou simplesmente esconder os cabelos brancos, é recomendado usar sempre a linha de produtos que foi usada pela primeira vez. Esse procedimento evitará possíveis manchas nos fios.
Outra questão é a preservação da raiz dos cabelos. Quando são usados diversos compostos químicos, os cabelos tendem a perder os nutrientes e enfraquecem.
Sempre após a tintura é fundamental uma hidratação no salão. Ela fortalecerá os fios repondo os nutrientes perdidos. Ainda assim, alguns cuidados deverão ser adotados, como o uso de produtos próprios para cabelos tingidos - xampus e condicionadores específicos para eles - facilmente encontrados no comércio especializado.
E por fim, a cada 20 dias, no máximo 30, faça uma nova aplicação para disfarçar a cor natural e o efeito “tom desbotado” e para garantir a longevidade da naturalidade, cor, brilho e maciez dos fios.
Consultoria:Paulo Paes, hairstylist do Yes Hair Fashion.

Pais acusam fraldas Pampers de causarem 'queimaduras químicas'

Fabricante, Procter & Gamble, diz que camadas de papel isolam gel da pele.Sistema 'Drymax' foi lançado nos Estados Unidos e no Canadá em março.
Da France Presse
Estamos de todo o coração com as mães e o pais cujos bebês sofrem com alergias às fraldas"
Bryan McCleary, porta-voz da Procter & Gamble
Uma nova linha de fraldas para bebês Pampers, que seriam menos contaminantes, gerou uma ampla campanha no Facebook por parte de pais que as acusam de provocar "queimaduras químicas", e terminou gerando processos coletivos contra o gigante Procter & Gamble.
Na rede social de internet foram publicadas fotos que mostram irritações na pele de alguns bebês e na dos próprios pais, que tentaram testar as Pampers equipadas com o sistema "Drymax", lançadas nos Estados Unidos e Canadá em março.
Alguns pais afirmaram ter identificado fibra de vidro, mostrando bolhas e ferimentos.
Alguns afirmam que a Procter & Gamble concebeu o sistema utilizado nos modelos mais caros da Pampers, para economizar, reduzindo a espessura e, portanto, a quantidade de material que compõe as fraldas.
Segundo eles, a empresa colocou o gel que absorve os líquidos, e que é utilizado em quase todas as fraldas produzidas desde a década de 1980, diretamente em contato com a pele das crianças.
Segundo um porta-voz da Procter & Gamble, Bryan McCleary, duas camadas de papel isolam o gel da pele.
"Estamos de todo o coração com as mães e o pais cujos bebês sofrem com alergias às fraldas", declarou McCleary, mas "as afirmações realizadas nesse processo são totalmente falsas".
Lembrou que o lançamento, em março, das novas fraldas foi "o de maior sucesso" na história do grupo.
O Drymax foi criado, ainda segundo a empresa, após anos de pesquisa e reduz em 12% os dejetos sólidos vinculados à utilização de fraldas.

RENASCENDO ou RECOMEÇANDO



E se hoje eu fizesse um convite para nascer de novo? E se fosse hoje o dia de recomeçar uma nova vida? Não pense que você está velho demais, vivido demais, que é tarde demais. Velho não é quem tem muita idade, mas quem pensa velho, quem não quer mudar, quem se acomoda. Quem pensa que nasceu assim e vai morrer assim. podemos ser velhos com pouca idade, com a alma enrugada.

Às vezes é necessário se despir da velha carcaça e vestir roupa nova. Se dar novas oportunidades. Uma nova chance. Isso pode ser tremendamente dolorido. Porém é um alívio imenso quando conseguimos! Carregamos durante tantos anos nossos conceitos, idéias e preconceitos, que isso se molda ao nosso corpo. E quando precisamos nos liberar, é impossível que uma parte da gente não saia junto, é impossível não doer e não sangrar.

Nascer de novo não quer dizer voltar a ser pequeno, mas voltar a ter a humildade e simplicidade de uma criança para se ter mais fé, mais confiança, mais coragem. É voltar a acreditar no que o mundo acabou nos roubando com tanto materialismo.

Nascer de novo quer dizer recomeçar, reaprender a andar, vacilante, talvez, no início, mas cada vez mais firme e seguro até que nossas pernas suportem nosso corpo e nos dêem equilíbrio. É cair e se levantar cada vez com paciência e perseverança. Nascer de novo quer dizer "se dar uma nova chance." Dar-se um presente a si mesmo. Tentar, pelo menos uma vez na vida, ser realmente feliz.

Tudo isso não é utopia, é uma realidade. Mas uma realidade para aqueles que acreditam. "Eu posso, porque a bíblia diz que eu posso." Jesus nunca mentiu. Se Ele disse: "necessário vos é nascer de novo" é porque não só é necessário, mas possível. É possível sermos pessoas melhores. Não sozinhos, mas nunca estamos sozinhos se temos Deus ao nosso lado. Então, hoje, quando o dia amanhecer, amanheça com ele. E quando o sol se pôr, se ponha com ele. Renasça cada dia um pouquinho mais.

Libere-se do que te faz mal e aproveite mais das coisas que te dão felicidade. Seja jovem no seu coração e vista uma roupa nova. Olhe-se no espelho. Se todo mundo decidisse mudar, o mundo mudaria também. Comece fazendo a sua parte.

Quando as pessoas notarem coisas positivas acontecendo na sua vida, vão sentir vontade de mudar também. E quem sabe não será você o primeiro elo de uma grande corrente que vai tornar a humanidade mais feliz?
Nota: Sem papo de religião ou ceita. Publiquei porque gostei e pronto.

ATO PÚBLICO PELO FIM DA IMPUNIDADE DOS TORTURADORES 18/05/10 às 14h - Estação da Sé

Ato Público - dia 18 de maio, às 14h30, Pateo do Colégio/SPEntradaX
Olá Subscritores(as) do Manifesto Contra a Anistia aos Torturadores!
Cada um dos 21 mil subscritores deu a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e o manifesto foi juntado ao processo com todas as assinaturas, mas, lamentavelmente, o Supremo Tribunal Federal negou punição para os torturadores da ditadura.
Os ministros Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowski votaram favoravelmente à punição e disseram que os crimes comuns não podem ser beneficiados pela anistia.
A decisão do STF foi na contramão do fortalecimento do sistema democrático, de respeito aos direitos humanos, ao contrário das ações dos outros países da América Latina e em choque com as decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos/OEA, do qual o Brasil faz parte e que tem audiência marcada para os próximos dias 20 e 21 de maio, no primeiro caso da ditadura militar brasileira.
Convidamos todos e todas a estarem presentes no
ATO PÚBLICO para manifestarmos pelo fim da impunidade dos torturadores Dia: 18/05/2010 às 14h30
Local: Pateo do Colégio (estação Sé ou São Bento do Metrô), em São Paulo
Temos à frente o julgamento a ser realizado pela Corte e o Estado brasileiro, que assumiu compromissos internacionais, poderá construir um país, em que a dignidade humana seja efetivamente um valor.
A impunidade da tortura de ontem fomenta a tortura de hoje. Contamos com sua presença!
Convide seus amigos e familiares!
Avise no seu twitter, blog, etc.
Comitê Contra a Anistia aos Torturadores

FIOCRUZ NO CEARÁ

Governo do Ceará cede terreno para instalação de unidade da Fiocruz
O Governo do Ceará e a Fiocruz promovem nesta sexta-feira (14/5) o seminário "A Fiocruz e o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde", que será realizado no auditório do Palácio Iracema (Avenida Dr. José Martins Rodrigues 150, bairro de Edson Queiroz), em Fortaleza, a partir das 13h30.
No evento, o governo do Ceará fará a entrega de posse do terreno onde a Fiocruz constuirá a sua sede na capital cearense.Também será assinado um convênio para a realização de um mestrado em saúde da família, organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Ceará (Uece), a Universiade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), as universidades federais do Maranhão (UFMA) e do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fiocruz.
No mesmo evento será instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde.
O governador do Ceará, Cid Gomes, e o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, estarão presentes.
Inicialmente, a instalação da unidade no Ceará reforça a presença da Fiocruz no Nordeste, onde a Fundação já conta com duas unidades: o Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco).
Destaca-se que o Ceará tem relevante dimensão política e econômica, papel estratégico para o desenvolvimento regional e acumula notórias competências acadêmicas e experiências em saúde pública.Soma-se a isso o decisivo apoio e manifestação de interesse do governo do estado, com o envolvimento direto do governador Cid Gomes.
A instalação de uma unidade no Ceará fortalecerá ainda mais a capacidade do Nordeste de produção científica e tecnológica em saúde. São importantes no Ceará, especialmente para a Fiocruz, o desenvolvimento da Estratégia da Saúde da Família, o estudo de fitofármacos e o desenvolvimento farmacológico.

Saiba Mais
O Programa Mais Saúde do Ministério da Saúde prevê a instalação de novas unidades da Fiocruz nos estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Piauí e Ceará, além do Paraná, onde foi inaugurado em 2009 o Instituto Carlos Chagas (ICC).
A presença da Fiocruz no Centro-Oeste, Norte e Nordeste contribuirá para a desconcentração regional e para o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
A implantação de unidades com capacidade de produção científica e tecnológica em saúde nessas regiões é fator importante para o desenvolvimento: além de ampliar a geração de conhecimentos e tecnologias capazes de melhorar as respostas do setor saúde aos problemas regionais da população brasileira, contribui para o desenvolvimento econômico, fixando trabalhadores especializados nas várias regiões e fomentando a cadeia de produção, com participação do setor produtivo regional e local.
A instalação da Fiocruz em outros estados tem como objetivos, ainda, estabelecer novos objetos de pesquisa relacionados aos quadros ambiental e epidemiológico de cada região e otimizar a cooperação regional entre os setores acadêmico e empresarial.
Inicialmente, a instalação da unidade no Ceará reforça a presença da Fiocruz no Nordeste, onde a Fundação já conta com duas unidades: o Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco). Destaca-se que o Ceará tem relevante dimensão política e econômica, papel estratégico para o desenvolvimento regional e acumula notórias competências acadêmicas e experiências em saúde pública. Soma-se a isso o decisivo apoio e manifestação de interesse do governo do estado, com o envolvimento direto do governador Cid Gomes. A instalação de uma unidade no Ceará fortalecerá ainda mais a capacidade do Nordeste de produção científica e tecnológica em saúde. São importantes no Ceará, especialmente para a Fiocruz, o desenvolvimento da Estratégia da Saúde da Família, o estudo de fitofármacos e o desenvolvimento farmacológico.
A atuação da Fiocruz é a mais abrangente na área da saúde: ela desenvolve atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, produção, ensino e atenção à saúde.

Ou seja: a instituição participa de todas as etapas da cadeia da saúde, desde a pesquisa básica até a transformação dos conhecimentos científicos em produtos, passando pela prestação de serviços de referência e pela formação de recursos humanos, visando promover a saúde e a cidadania das populações, sobretudo das mais pobres. A Fiocruz é estratégica para o Estado brasileiro na área da saúde: ao servir de âncora para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, a Fundação coloca as prioridades sociais como norteadoras do projeto de desenvolvimento econômico.
A unidade do Ceará tem como objetivos principais fortalecer a atenção primária à saúde e a Estratégia da Saúde da Família; atuar na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fitofármacos; e realizar pesquisas científicas direcionadas à realidade ambiental e epidemiológica regional e local.
O projeto mais adiantado é o do mestrado profissional em rede em saúde da família, coordenado pela Fiocruz com envolvimento de 17 instituições do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. O Ministério da Saúde está apoiando fortemente a iniciativa.
Investimentos
Inicialmente, o governo do Ceará adquiriu o terreno, no valor de cerca de R$ 3,2 milhões. E acabou de assinar um convênio para repassar à Fiocruz, até o final de 2010, o valor de cerca de R$ 1,4 milhão, para apoiar na preparação do projeto da unidade. Quanto aos investimentos da Fiocruz, ela mantém desde fevereiro de 2009 um escritório no Ceará, que funciona no Hospital São Mateus, e promove o intercâmbio de profissionais e iniciativas para a estruturação das ações da Fundação no estado.

A Fundação também construirá e manterá as instalações de sua unidade no terreno que será doado pelo governo do Ceará. Uma vez instalada a unidade, ela será mantida por meio do orçamento regular da Fiocruz e otimizada contando com todo o suporte e competência técnica hoje existente na Fundação.
Localização
A unidade estará no município de Euzébio, contínuo à capital Fortaleza. Euzébio é um município importante, em desenvolvimento integrado à região metropolitana de Fortaleza, e as autoridades locais têm apoiado a iniciativa. A unidade disporá de 11,4 hectares e está situada em um terreno com área total de 50 hectares, onde se desenvolverá um Polo de Tecnologia em Saúde.

A área selecionada foi a mais próxima disponível com esse tamanho e capacidade de atender às demandas do Polo, para o qual a unidade da Fiocruz servirá de âncora.
O Polo de Tecnologia em Saúde reunirá empresas de vários ramos. Até o momento, 13 empresas cearenses da área de química manifestaram o interesse em participar do novo Polo que terá a Fiocruz como âncora. A ideia do Polo é aproximar a pesquisa da indústria, fortalecendo os arranjos produtivos locais. E associar a pesquisa às demandas de mercado, com foco nas prioridades sociais e na redução dos déficits nacionais de autonomia de desenvolvimento e produção do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
As questões ambientais são determinantes das condições de saúde e a Fiocruz tem compromisso fundamental com a preservação do meio ambiente. A Fundação trabalha para que o Polo seja modelo de desenvolvimento com preservação ambiental e, por solicitação do governo do Ceará, contribuirá de modo especial para a seleção dos empreendimentos a serem desenvolvidos no local.
Parceiros
Participam das discussões preparatórias do projeto da unidade o governo do Ceará, por meio das secretarias de Saúde e de Ciência e Tecnologia e da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece); a universidade federal e as três universidades estaduais; as escolas de Saúde Pública do Ceará e de Iguatu; a Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral; a Secretaria de Saúde de Fortaleza; o Conselho de Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará; e a Federação das Indústrias do Ceará. A partir de julho de 2009, juntaram-se ao debate as universidades federais e estaduais do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, especialmente no projeto de mestrado profissional em rede em saúde da família.
Fiocruz no Nordeste
As duas unidades da Fiocruz instaladas no Nordeste – o Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco) –, estão bastante consolidados, com alto índice de produtividade e uma importante atuação na formação de recursos humanos, por meio dos cursos de pós-graduação.

No CPqGM, destacam-se pesquisas sobre doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, HIV/HTLV, HCV, anemia falciforme, meningites, leptospirose e, mais recentemente, estudos sobre doenças crônico-degenerativas e células-tronco.
Os trabalhos resultam em produtos e processos de interesse em saúde pública, como, por exemplo, o desenvolvimento de um teste diagnóstico para a leptospirose e a identificação de antígenos com potencial para a produção de vacinas para leptospirose e leishmaniose.
O CPqAM é Centro Colaborador da OMS na área de saúde e ambiente; referência nacional em filarioses, peste e controle de culicídeos vetores (mosquitos transmissores de doenças); e referência regional em doenças como Chagas, hantaviroses, leishmaniose e esquistossomose. Destacam-se, ainda, projetos para aprimorar vacinas e aperfeiçoar métodos de diagnóstico para doenças infecciosas e parasitárias. A futura unidade no Piauí fará estudos sobre biomas, doenças infecciosas e saúde materno-infantil, entre outras áreas.
Publicado em 13/5/2010.


Portal Fiocruz

Força Aérea Brasileira oferece 75 vagas para médicos

por Saúde Business Web
13/05/2010
Remuneração para o profissional em início de carreira é em média de R$ 6 mil
A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu edital de concurso para 75 médicos. A remuneração para o profissional em início de carreira é em média de R$ 6 mil, sendo que o médico pode chegar ao posto de Major-Brigadeiro.
A FAB também oferece benefícios como assistência médica e odontológica, aposentadoria integral, carga horária reduzida, alimentação e moradia.
Há oportunidades para especialistas em Anestesiologia (6 vagas), Anatomia Patológica (2 vagas), Cancerologia (1 vaga), Cardiologia (6 vagas), Cirurgia Geral (3 vagas), Clínica Médica (11 vagas), Cirurgia Pediátrica (1 vaga), Endocrinologia (1 vaga), Gastroenterologia (1 vaga), Ginecologia e Obstetrícia (3 vagas), Mastologia (1 vaga), Medicina Intensiva (3 vagas), Medicina Nuclear (1 vaga), Neurologia (6 vagas), Oftalmologia (4 vagas), Otorrinolaringologia (4 vagas), Pediatria (4 vagas), Psiquiatria (8 vagas), Radiologia (4 vagas) e Urologia (5 vagas).
Após o curso, o médico será nomeado Primeiro-Tenente, sendo designado para servir em Organização Militar da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.

Chumbo pode ter influência do TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)

Chumbo pode ser o responsável pelo TDAH
Current Directions in Psychological Science,
TDAH ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade está entre os distúrbios de comportamento mais custosos. A combinação da falta de atenção, impulsividade e hiperatividade pode levar a acidentes, insucesso escolar, abuso de substância, comportamento antissocial, entre outros.
Apesar de ser estudado há quase 100 anos, as causas do distúrbio ainda são desconhecidas. Muitas das pesquisas atuais sobre TDAH têm focado sobre a hereditariedade da doença, que é responsável por cerca de 70% da hiperatividade e falta de atenção da criança. Os 30% continuam sem explicação e recentemente o foco mudou para o ambiente.
O chumbo é uma neurotoxina e há muito tempo conhecido. A regulação governamental reduziu a quantidade de chumbo liberada para o ambiente, mas apenas regulamentar o combustível de automóveis e a tinta não eliminou completamente o chumbo do ambiente. Ele é encontrado em quantidades imperceptíveis nas roupas das crianças, nos doces importados, no solo e na água que elas bebem.
Hoje, todos os americanos estão expostos a baixos níveis do metal e quase todas as crianças possuem níveis mensuráveis do metal em seu organismo.
De acordo com o cientista Joel Nigg, do Oregon Health & Science University, essa exposição universal a baixos níveis de chumbo o torna um candidato ideal para ser um fator desencadeante do distúrbio. Isto era uma teoria até há pouco tempo, mas dois estudos recentes fornecem evidências fortes.
O primeiro estudo comparou crianças diagnosticadas com TDAH e crianças de controle, e descobriu que as crianças com a desordem possuíam níveis de chumbo no sangue levemente superiores. Este estudo mostrou uma ligação entre os níveis de chumbo no sangue e sintomas de hiperatividade e impulsividade apenas.
Um segundo estudo mostrou uma relação forte entre níveis de chumbo no sangue e problemas de hiperatividade e atenção.
Em ambos os estudos, a conexão era independente de QI, renda familiar, raça ou uso de tabaco pela mãe durante a gravidez.
Dr. Nigg fornece um modelo causal para os sintomas associados com TDAH: o chumbo se liga a locais no estriato e córtex frontal do cérebro, ativando ou desativando os genes nessas regiões. Ao desorganizar a atividade cerebral, a toxina por sua vez altera o processo psicológico suportado por esses neurônios, em especial o controle cognitivo. Finalmente, o controle cognitivo diminuído contribui para hiperatividade e falta de atenção.