10.02.2010

DILMA SOLTA O VERBO

Republicamos os principais trechos da entrevista concedida por Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência, publicada originalmente em junho deste ano

CartaCapital: Neste ano, o Brasil pode escolher a primeira mulher presidente. Faz diferença?
Dilma Rousseff: Faz toda a diferença, porque tem uma história de poucos direitos para as mulheres. Até o direito de voto para as mulheres é muito recente no Brasil, menos de cem anos. E ainda têm grandes desigualdades, que vão desde – apesar de as mulheres terem maior nível de escolaridade – ganhar dois terços do salário dos homens até o fato de existir violência familiar contra a mulher. Outro dia aproximou-se de mim um casal jovem, o rapaz carregava um menino de uns 3 anos, e a mulher, uma moça loira, vinha com uma menina, de vestido comprido, bonitinha, cabelo encaracolado. Chamava Vitória. E a mãe falou assim: “Eu trouxe a Vitória para que você diga a ela que as mulheres podem, que mulher pode”. Eu olhei pra Vitória e perguntei: ‘mulher pode o quê?’ E ela: “ser presidente”. Eu disse: ‘Vitória, mulher pode ser presidente. Porque isso faz parte do sonho que toda criança tem: quero ser pirata, toureiro. Mas também pode querer ser presidente e mulher nunca quis. Uma menina que quer é sinal dos tempos. E ela se chama Vitória, achei simbólico’.
CC: Mas existe um modo feminino de governar?
DR: Tem um modo feminino inegável na vida privada. Nós cuidamos, providenciamos e incentivamos. É interessante levar isso para a vida pública. Vou contar outra historinha. Foi uma senhora, de seus 50 anos, a um sindicato, muito incomodada com a oposição homem e mulher. E ela sintetizou o problema da seguinte forma: “Somos 52% da população, mas os outros 48% são nossos filhos. De maneira que, se formos presidentes, fica tudo em casa. Ou seja, damos conta de cuidar das mulheres e dos homens, até porque a nossa relação com os homens não é de oposição. O olhar feminino não é excludente”.
CC: Já foi, nos primórdios do feminismo.
DR: Talvez no começo, porque, sempre que se afirma alguma coisa, torna a diferença muito forte. A mulher, para ter consciência de que era discriminada, teve de fazer esse movimento. Mas não acredito que, hoje, esse seja um processo que crie diferenciação, desigualdade. Nenhuma política feminina é uma política anti-homem.
CC: Se formos resumir, a marca do governo Lula é a inclusão. Qual seria a marca de um governo Dilma?
DR: Por que não pode ser a da inclusão também? Essa ânsia de novidade encobre uma questão seriíssima: este ainda é um país emergente, com um grau grande de desigualdade, e que pode, a partir de agora, porque acumulamos um conjunto de conquistas, trilhar o caminho do desenvolvimento. E isso não pode ser só com uma taxa de crescimento do PIB determinada, uma política de estabilidade macroeconômica. A minha meta é erradicar a miséria, levar nossa população, os mais pobres, à classe média, no mínimo. Isso é um projeto de desenvolvimento, mas eu também tenho um projeto de Nação. Este país não transitará para uma economia desenvolvida se não tivermos educação de qualidade, estando no centro da educação o professor, que tem de ter salário digno. Quem fala em educação de qualidade e não fala do professor está jogando pérolas aos porcos. Todo mundo diz que temos um bônus demográfico, que a nossa população em idade ativa é maior do que a população dependente, isto é, crianças, jovens e idosos. Outro dia fui brincar que o conceito de idoso estava mais flexível, porque tenho 62 anos e não sou idosa, e a imprensa toda deu que eu mexeria na idade da aposentadoria, que mudaria a previdência.
CC: E não será necessário, em algum momento?
DR: Não tem reforma da Previdência. Se você começar a fazer reforma da Previdência, acontece o seguinte: a primeira que fizemos deu uma corrida para a aposentadoria. Acaba criando um efeito contrário ao que se pretende. Mas, voltando, também vamos discutir a nossa cultura, a política cultural ocupará um espaço cada vez maior nesse processo. Não podemos permitir que não existam salas de cinema na periferia do Brasil, que o povo não tenha acesso a bibliotecas, à sua própria cultura.
CC: Em suma, vai ampliar o que foi feito durante o governo Lula?
DR: Não falo de só ampliar, não, falo de avançar. Se não avançar, não está continuando. O que o Lula construiu para o futuro? Um alicerce. Saímos de uma situação mais drástica, que foi a que nós recebemos do governo. Vamos relembrar bem: era uma situação de estagnação, desigualdade e desemprego. Podem falar o que quiser. Olhem estatísticas, meus filhos. E entramos numa era de prosperidade, que tem vários componentes: não é só inclusão, é mobilidade social, que significa que as pessoas podem subir na vida. É transformar as vantagens comparativas em competitivas, explorar as matrizes energéticas, o pré-sal, dar força à agricultura. Não somos aqueles países que têm petróleo e têm a maldição do petróleo, a pobreza no meio da abundância, o povo pobre e a riqueza do petróleo. Temos uma economia diversificada. Se a gente apostar na educação, vamos inovar também. Não se cria oportunidade no Brasil se não inovar. Se não formarmos engenheiros, físicos e matemáticos neste país, não vamos crescer adequadamente.
CC: A senhora promete erradicar a miséria em seu mandato. Mas o Ipea fala que erradicar a pobreza extrema só é possível em 2016.
DR: Miserável é quem tem renda de até um quarto do salário mínimo. Pobre é até meio salário mínimo. Em 2003, tínhamos um total de 77,8 milhões de pobres e passamos para 53 milhões no governo do presidente Lula. O contingente de miseráveis em 2003 era de 37,4 milhões e passou para 19,6 milhões. (Vira-se para o braço direito, Anderson Dorneles: – Anderson, dá o meu papel. Já fiz essa conta. Prefiro o meu papel.) Então, a gente tem de buscar eliminar esses 19,6 milhões de miseráveis, mas acho que também temos de olhar os 24 milhões de pobres. Só não digo que será no meu período, nem estou dizendo que será em 2014. Mas, se você não colocar a meta clara e tornar isso um ponto político da pauta, passa batido. Erradicar a miséria está no centro da pauta do projeto de continuidade com avanço do governo Lula.
CC: Mas qual vai ser o caminho? A ampliação dos programas sociais ou o crescimento?
DR: As duas coisas. O aumento da renda em 70% se deve à formalização do trabalho. O fato de manter uma taxa de crescimento e torná-lo sistemático formaliza o trabalho. Mas quem ganha até um quarto de salário mínimo teve programas sociais de dois tipos: tem o de proteção da renda, que é o Bolsa Família, e tem programa social com uma certa perenidade. Exemplo, na área rural, onde se concentra um grande número de miseráveis, fizemos a política de agricultura familiar, multiplicamos por cinco o financiamento, criamos assistência técnica. E teve outro programa que beneficiou a pobreza rural no Brasil, o Luz Para Todos. Não se eleva socialmente ninguém se não olhar para as condições que se pode ter para fazer renda. E uma delas, imprescindível, é energia elétrica. A grande política do meu período é manter essa política rural e chegar a uma questão fundamental: as cidades. As cidades no Brasil são o local das desigualdades. Nas cidades se manifestou o que há de mais perverso no Brasil, a retirada do Estado – aí vale para município, estado e governo federal – das periferias. Uma grande conquista deste governo também foi indicar caminhos. Pega o que está sendo feito no Rio, em Manguinhos, no Alemão, Pavão-Pavãozinho. É a volta do Estado.




Alimentos para crianças de 6 a 18 meses têm sódio demais e ferro de menos

Pesquisadores da Unifesp e da UEPA analisaram amostras de alimentos de 78 bebês em Belém
A partir do sexto mês de vida, crianças nutridas somente com leite materno precisam também se alimentar com alimentos sólidos preparados em casa.
Ao analisar amostras de alimentos de transição preparados para 78 lactentes (que ainda mamam) de 6 a 18 meses em Belém, entre junho de 2005 e setembro de 2006, um estudo publicado no Jornal de Pediatria indica que eles apresentaram em geral baixo teor de ferro e quantidade excessiva de sódio. As crianças eram sadias e não apresentavam peso nem estatura baixos para a idade.
O objetivo do estudo, desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi determinar por análise química a composição nutricional de macronutrientes, energia e quantidades de sódio e ferro em alimentos preparados em Belém para bebês que mamam. Os participantes foram divididos em dois grupos de estratos socioeconômicos diferentes.
O levantamento apontou que 95% dos chamados alimentos de transição tinham teor inadequado de ferro no grupo socioeconômico mais baixo, contra 65% no estrato mais elevado. Todas as amostras analisadas, em ambos os grupos, apresentaram quantidade de ferro abaixo do mínimo recomendado (6 mg/100 g).
Por outro lado, o excesso de sódio foi constatado em 89,2% e 31,7%, respectivamente, para a referência que é de 200 mg/100 g.
Apesar de serem raros os estudos de composição química de alimentos preparados em domicílio para lactentes, a pesquisa mostra que esse período de transição é realizado frequentemente de maneira imprópria.
“O estudo lança um alerta em relação à quantidade de sódio encontrada na comida. O termo ‘papa salgada’, frequentemente usado na orientação para que a mãe introduza comida salgada na dieta infantil, deveria ser abolido. Essa denominação funciona como um incentivo para a adição de sal. Preferimos ‘papa para o almoço’”,.
O estudo possibilita uma revisão na elaboração de diretrizes metodológicas na área. As amostras foram coletadas de famílias atendidas em dois tipos de serviço de atendimento pediátrico: na Unidade Materno-Infantil da UEPA e em quatro consultórios privados em Belém. A proposta foi comparar crianças de diferentes estratos socioeconômicos.
.
Poucos lipídios
Os pesquisadores analisaram quimicamente as proteínas, lipídios, hidrato de carbono, ferro, sódio e valor energético total. 
O teor de ferro foi escolhido porque sua deficiência é a principal carência nutricional nessa faixa etária.
“Até o sexto mês de vida, o leite materno é o melhor e mais completo alimento para o lactente. Após essa idade, torna-se necessária a introdução de outros alimentos. Mas o que temos percebido é que o processo de transição para a dieta da criança se faz de maneira inadequada pela oferta, em quantidade e em qualidade, de alimentos inapropriados. Isso pode ser crítico para a manutenção de um crescimento saudável”.
A necessidade de ferro nessa faixa etária é de 11 mg/dia nos menores de 1 ano. “Essa taxa é difícil de ser atingida pela alimentação normal, pois as carnes têm teor de ferro relativamente baixo frente à capacidade gástrica reduzida das crianças nessa fase da vida”.
A pesquisadora conta que a carne bovina, como acém moído e cozido, por exemplo, tem cerca de 3 miligramas de ferro a cada 100 gramas, o equivalente a um bife médio.
O estudo demonstrou ainda a insuficiência na quantidade de lipídios encontrada nos alimentos. “Acredita-se que a recomendação para limitar a ingestão de lipídios na dieta dos adultos esteja, possivelmente, influenciando a preparação de refeições para as crianças. Ressalte-se que os lipídios são essenciais nessa fase da vida, para a maturação do sistema nervoso”.,
O excesso de sódio pode ser explicado pelo hábito da população brasileira de consumir sal de cozinha em quantidades muito acima do recomendado, o que pode se refletir também na preparação de alimentos destinados às crianças.
“Educar o paladar dos lactentes para alimentos com baixo teor de sal é importante, uma vez que a ingestão excessiva está associada ao aumento da pressão arterial no futuro”.

Procon-SP constata variação em preços de genéricos de até 524%

Levantamento comparou 52 medicamentos em 15 drogarias da capital entre 1º e 3 de setembro SÃO PAULO - Segundo levantamento realizado pelo Procon-SP em 15 drogarias distribuídas pelas cinco regiões do município de São Paulo, entre os dias 1º e 3 de setembro, os preços dos 52 medicamentos pesquisados apresentam diferenças de até 523,81% entre os genéricos e de até 100% entre os de referência. Os resultados da pesquisa reiteram a importância de uma comparação antes da compra.
Veja também:
A pesquisa comparativa completa
Gráficos sobre preços e abastecimento de remédios
Os técnicos do Procon-SP sugerem também que o consumidor consulte previamente a lista de Preços Máximos ao Consumidor (PMC), disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e nas listas de preços que devem estar disponíveis nas farmácias e drogarias, conforme Resolução nº 2 de 8 de março de 2010 da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Munida dessa informação, a pessoa deve comparar os preços dos remédios entre os diversos estabelecimentos - não só entre as redes, como também os de uma única rede, que podem variar significativamente.
Entre os medicamentos de referência, a maior diferença de preço encontrada foi:
Diferença: 100%
Medicamento: Propranolol Ayrest (Cloridrato de Propranolol) - Sigma Pharma
Apresentação: 40 mg - 30 comprimidos
Maior preço: R$ 7,04
Menor preço: R$ 3,52
Diferença de valor absoluto: R$ 3,52
Entre os genéricos, a maior diferença foi:
Diferença: 523,81%
Medicamento: Diclofenaco Sódico
Apresentação: 50 mg - 20 comprimidos
Maior preço: R$ 11,79
Menor preço: R$ 1,89
Diferença de valor absoluto: R$ 9,90
Comparando-se os preços médios dos genéricos com os de referência de mesma apresentação, constatou-se que, em média, os primeiros são 52,84% mais baratos que os demais, o que pode representar uma grande economia ao bolso do consumidor.
Por serem produzidos por diversos laboratórios, os remédios genéricos são, em geral, mais baratos. Mas é bom lembrar que um genérico de um mesmo laboratório também pode apresentar preços diferentes entre as drogarias e farmácias. Por isso, a pesquisa é essencial, sempre aliada à recomendação e prescrição médica.
Com base na diversidade de política de preços adotada pelos diversos estabelecimentos e para que fosse possível efetuar um comparativo, foram definidos os seguintes parâmetros para a pesquisa:
* Levantar, pessoalmente, os preços em farmácias/drogarias de médio e grande porte escolhidas aleatoriamente e distribuídas pelas cinco regiões do município de São Paulo;
* Pesquisar somente o medicamento de referência e o genérico de menor preço (apresentação definida pelo Procon, independente do laboratório) encontrado no estabelecimento no dia da coleta;
* Usar como critério o “preço com desconto máximo para o cliente comum”, independe da exigência de cadastro. Entende-se como cliente comum aquele que não tem nenhuma condição especial (aposentado, empresas, planos de saúde conveniados, etc).
Número de itens obtidos, por estabelecimento, com preços menores ou iguais aos preços médios:
Norte:
Drogão - 2 itens de 51 encontrados (3,92%);
Promofarma - 31 itens de 46 encontrados (67,39%);
Drogaria São Paulo - 3 itens de 51 encontrados (5,88%).
Sul:
Droga Farto - 10 itens de 46 encontrados (21,74%);
Drogaria Campeã - 24 itens de 30 encontrados (80%);
Farma Conde - 51 itens de 52 encontrados (98,08%).
Leste:
Droga Verde - 24 itens de 46 encontrados (52,17%);
Droga Raia - 38 itens de 51 encontrados (74,51%);
Drogaria Pacheco - 47 itens de 49 encontrados (95,92%);
Oeste Pague Menos - 22 itens de 51 encontrados (43,14%);
Onofre - 16 itens de 52 encontrados (30,77%);
Farma & Cia - 4 itens de 32 encontrados (12,50%).
Centro:
Farmais - 33 itens de 39 encontrados (84,62%);
Drogaria Extra - 10 itens de 43 encontrados (23,26%);
Drogasil - 26 itens de 47 encontrados (55,32%).
Do total dos itens comparados, o estabelecimento Farma Conde (região sul) foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço (25 produtos dos 52 encontrados).
Vários fatores são determinantes de preço nesse segmento do mercado, como:
* A aplicação de descontos pode variar de acordo com as condições locais de mercado, rentabilidade da loja e condições comerciais de compra;
* Em algumas drogarias de rede, há políticas comerciais diferentes para cada canal de venda (loja física, telefone e site);
* Há redes regidas pelo sistema de franquia, não havendo uma política única de preços entre os franqueados.
As drogarias e farmácias devem etiquetar o medicamento com o preço de venda ao consumidor, não podendo ultrapassar o PMC - sendo que, em 31/3/10, as empresas produtoras de medicamentos foram autorizadas a reajustar os preços nos termos da Resolução nº 2.
estadão.com.br

Gargarejo com água salgada pode suavizar sintomas da gripe

 Nada além do tempo pode curar o resfriado comum, mas uma simples xícara de água salgada pode abrandar o sofrimento.
A garganta dolorida e coçando e a constipação respiratória são alguns dos sintomas mais comuns de um resfriado, e fazer gargarejos com água salgada parece ajudar por diversos motivos. Uma solução salina pode sugar os fluidos em excesso do tecido inflamado na garganta, reduzindo a dor, disse Philip T. Hagen, editor-chefe de "Mayo Clinic Book of Home Remedies", com lançamento programado para outubro. Hagen aponta que o gargarejo também desprende mucos espessos, o que pode remover fatores de irritação como alergênicos, bactérias e fungos da garganta.
Num estudo aleatório publicado em 2005 na revista "The American Journal of Preventive Medicine", pesquisadores recrutaram quase 400 voluntários saudáveis e os acompanharam por 60 dias durante a estação da gripe e do resfriado. Alguns dos participantes eram instruídos a fazer gargarejos três vezes ao dia. No final do período de estudo, o grupo que gargarejou regularmente mostrou um declínio de 40% nas infecções do sistema respiratório superior frente ao grupo de controle e quando eles ficaram doentes, "os gargarejos tendiam a atenuar os sintomas bronquiais", escreveram os pesquisadores.
Outros estudos também consideraram os gargarejos como úteis contra dores de garganta e constipações.
Segundo a Mayo Clinic, para melhores resultados, dissolva meia colher de chá de sal num copo cheio de água quente e faça gargarejos com a solução por alguns segundos antes de cuspir. Adultos que queiram um remédio mais palatável contra tosses e dores de garganta podem tentar misturar água quente com limão e mel. Não há a necessidade de cuspir.
ANAHAD O'CONNOR

DO "THE NEW YORK TIMES"

Plasma enriquecido alivia em 40% dor e rigidez da artrose

O uso de plasma enriquecido no tratamento da artrose e de outras lesões articulares alivia em 40% a dor e a rigidez associadas a estas doenças, segundo os resultados preliminares de um teste clínico divulgados nesta sexta-feira em um simpósio na cidade espanhola de Bilbao (norte).
Problemas no joelho são mais comuns em mulheres
Cientistas descobrem variante genética que causa artrite reumatóide
O denominado plasma rico em fatores de crescimento (PRGF) é obtido do próprio sangue do paciente e se aplica também em outras áreas da medicina como a implantologia oral, na qual se conseguiu realizar implantes e colocação de dentes provisórios em apenas um dia, ou nas operações de estética.
No 8º Simpósio de Implantologia Oral BTI foram apresentados em Bilbao os resultados preliminares dos primeiros seis meses de um teste clínico com PRGF dirigido pelo traumatologista e cirurgião Mikel Sánchez, especializado no tratamento a desportistas de elite.
O estudo, segundo um comunicado dos organizadores do evento, foi realizado em três centros de saúde bascos e se sustenta sobre mais de 1.500 infiltrações de plasma enriquecido praticadas em 180 pacientes.
As conclusões indicam que este tratamento diminui 40% a dor, a rigidez e a flexibilidade, e que desde o primeiro mês já se nota uma melhora funcional, em torno de 30% a 35%.
A eficácia clínica do plasma enriquecido se explica, segundo a mesma fonte, porque atua sobre o líquido sinovial que irriga as articulações, o que melhora sua qualidade, por sua vez estimula a produção de ácido hialurônico e outras moléculas bioativas.
 EFE

Gestos afetuosos com os bebês traduzem convivência saudável com os pais

Suspiros, gemidos e expressões como "que coisinha mais linda" são quase sinônimas para se referir aos bebês. Os pequenos, mesmo quando surgem assim, de repente, trazem muita alegria aos pais e a todos os familiares e amigos com suas risadas, choros e trocas de fralda fora de hora.
Ações simples de afeto despertam a comunicação com a as crianças
Só que depois que as visitas vão embora, você e seu par devem dedicar atenção para outras tarefas também relacionadas à criança. "Criar um bebê é relacionar-se com ele. A espontaneidade faz parte dessa experiência", afirma o psicólogo André Trindade, autor do livro "Gestos de Cuidado, Gestos de Amor". A obra aborda o tema do relacionamento de pais e crianças (do nascimento até os 3 anos) em todas as situações, desde o banho até o sono, de uma forma sensível e explicativa.
O livro comenta todos os fatores que influenciam no crescimento da criança. O texto destaca como o contato da pele, a respiração e a troca de olhares podem ser importantes na comunicação entre os corpos e na compreensão das necessidades infantis.
"O desenvolvimento da criança se dá em um fluxo natural de evolução e crescimento. Cada conquista no plano físico (sentar, engatinhar, andar, entre outras) corresponde a uma conquista no plano comportamental".
 O incentivo para Trindade escrever a obra foi por conta de sua experiência adquirida em creches públicas, escolas e no consultório, onde atendeu crianças com distúrbios neurológicos e bebês abandonados, e percebeu como os gestos de cuidado e de amor são essenciais e eficazes nas relações.
"A participação dos adultos, incluindo a mãe, o pai e os cuidadores, é fundamental nesse processo", analisa o autor.
"Gestos de Cuidado, Gestos de Amor" destaca o significado das relações entre pais e filhos e os vínculos afetivos capazes de proporcionar ao bebê um crescimento saudável.
Folha

Portadores da síndrome alimentar noturna têm sono de pior qualidade

As pessoas que costumam despertar durante a madrugada para comer apresentam sono de pior qualidade, além de um aumento no número de despertares no meio da noite, segundo a pesquisa "Comportamentos alimentares noturnos inadequados: caracterização clínica e polissonográfica", realizada na FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
A síndrome alimentar noturna é um transtorno de comportamento alimentar caracterizado pela ingestão inadequada de alimentos à noite, seja por acordar ao longo da madrugada para se alimentar, seja pela maior concentração do consumo no período noturno.
"Portadores da síndrome relatam aumento do consumo alimentar, usualmente após o jantar, ou apresentam despertares noturnos, para comer e beber", explica o psiquiatra Alexandre de Azevedo, autor de um estudo sobre o problema.
De acordo com o médico, a maior parte da ingestão alimentar deve acontecer entre 10h e 19h, com uma distribuição adequada de consumo durante o dia. "No transtorno há uma concentração elevada da ingestão de alimentos no período noturno em comparação à população normal."
Segundo o estudo, é comum que a pessoa tenha outro distúrbio psiquiátrico, além da síndrome alimentar.
Entre os voluntários portadores do transtorno que participaram da pesquisa, 71% tiveram ao menos um diagnóstico psiquiátrico. Os transtornos de humor --doenças que determinam sentimentos de tristeza ou de euforia-- foram os de maior prevalência, seguidos pelos transtornos ansiosos, cujo sintoma principal é a ansiedade em níveis superiores aos aceitáveis pela medicina.
No entanto, o psiquiatra ressalta que não há relação causal entre a síndrome e esses transtornos. "Ainda não é possível definir como eles influenciaram uns aos outros."
Em relação à eficiência do sono, a pesquisa realizou uma avaliação de polissonografia --exame onde um polígrafo avalia o padrão de sono da pessoa, que tem a atividade elétrica cerebral, os movimentos corporais e as atividades respiratória e cardíaca contratadas.
A avaliação revelou o aumento do índice de microdespertadores em quase 82% dos participantes, com redução da eficiência do sono abaixo da faixa considerada normal em 45% deles.
O estudo ainda identificou uma prevalência de sobrepeso e obesidade nos pacientes portadores do distúrbio. A
Agência  USP

Uma a cada quatro mães não sabe amamentar

Apesar de tantas campanhas e de ninguém questionar as vantagens, uma em cada quatro mulheres enfrenta dificuldades na hora de amamentar.
Filósofa francesa critica a "tirania" da amamentação
Apesar do oba-oba sobre aleitamento, ainda faltam educação e orientação básica, segundo especialistas
O estudo, do Centro de Referência Estadual em Bancos de Leite Humano do Piauí, foi apresentado em um congresso de bancos de leite, que acontece em Brasília.
A pesquisa avaliou 1.800 mulheres que deram à luz entre fevereiro e março deste ano. Delas, 435 -24% do total- apresentaram algum problema no aleitamento, sendo os mais comuns mamas cheias demais, baixa produção de leite, fissura do bico do seio e dificuldade no posicionamento do bebê.
O que justifica o índice, diz a nutricionista Vanessa Paz Lima, coordenadora do levantamento, é a falta de informação sobre os modos corretos de amamentar e de prevenir esses problemas.
"Falta educação", concorda a pediatra e neonatologista Clery Bernardi Gallacci, da Maternidade Santa Joana, em São Paulo. "É preciso dar assistência no pré-natal, no momento do nascimento e depois." A mama cheia, que foi o problema mais recorrente, está diretamente relacionada à falta de informação. Se a mãe não sabe que deve alimentar o bebê periodicamente, o peito enche e o bebê só vai abocanhar o bico, o que pode levar a fissuras.
"O correto é que ele abocanhe toda a região da aréola, que é onde ficam os sacos de leite, e não o bico", explica Danielle Silva, coordenadora de Processamento e Controle de Qualidade do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz.
Para isso, a posição correto do bebê é fundamental: a cabeça deve estar recostada na curva do braço da mãe e o corpo alinhado ao dela.
O mau posicionamento também pode até causar fissuras nos mamilos, o que leva a dores nas mamadas.
Nesses casos, recomenda-se que a mãe hidrate o bico do seio com o próprio leite ao final da mamada. "Ele também protege contra infecções", diz Danielle Silva.


Editoria de Arte/Folhapress
FALTA DE APOIO
O segundo problema mais frequente foi a baixa produção, que é evitada dando de mamar com frequência.
"O maior problema é a falta de apoio. Muitos pediatras não sabem orientar direito", acredita Fabíola Cassab, fundadora do grupo Matrice, de apoio à amamentação.
Todas essas orientações, segundo Vanessa Paz Lima, devem ser passadas à mãe logo no pré-natal e devem continuar nos dias seguintes ao nascimento do bebê.
"Se, durante a internação do pós-parto, identificarmos que a mãe apresenta algum problema para amamentar, ela passa a receber uma orientação intensiva e só recebe alta se tiver entendido os procedimentos", afirma.
Segundo ela, o importante é que haja conforto durante o aleitamento: "Qualquer condição que provoque dor pode interferir na amamentação e desestimulá-la".
Danielle Silva completa: "A Organização Mundial da Saúde preconiza seis meses de aleitamento exclusivo. Isso não apenas nutre, como protege contra infecções".

Terapia eleva sobrevida de crianças com câncer

O uso das defesas do próprio corpo para combater o câncer ganhou mais força com a publicação de uma nova pesquisa nesta semana.
Guia de cuidados paliativos é lançado hoje
País vai mal em cuidados paliativos, mas preocupação começa a crescer
Médicos americanos trataram 226 crianças com neuroblastoma agressivo -um tipo de câncer do sistema nervoso periférico- com quimioterapia comum ou associada à imunoterapia.
A taxa de sobrevida sem recaída após dois anos de acompanhamento foi superior entre as crianças tratadas com imunoterapia (54% contra 34%). A pesquisa foi feita pelo Children's Oncology Group, com apoio dos National Institutes of Health.
O neuroblastoma pode se manifestar de forma agressiva. Se há recaída após o tratamento, é difícil obter uma cura. A doença é responsável por 12% das mortes por câncer em crianças com menos de 15 anos.
E é justamente no tratamento residual da doença que a imunoterapia age.
Esses remédios são diferentes da quimioterapia comum, como explica o médico especialista em oncologia infantil Vicente Odone Filho, professor da Faculdade de Medicina da USP.
"As drogas agem em fases da vida da célula doente. Algumas agem na produção de DNA, ou no momento da divisão celular." Apesar de o alvo serem as células doentes, a químio também atinge as saudáveis, causando efeitos colaterais que podem inviabilizar o tratamento, dependendo da dose.
O objetivo da imunoterapia, também chamada de terapia biológica, é dar condições ao organismo para lutar contra o câncer. Ela age em duas frentes. Um anticorpo é produzido em laboratório a partir de uma substância (um antígeno) presente nas células doentes. Isso permite que o anticorpo reconheça e destrua a célula do tumor.
Normalmente, o organismo produz os anticorpos específicos para combater infecções, por exemplo. No caso dos tumores, por algum motivo, essa produção não é suficiente.
Outra parte da medicação de imunoterapia é composta por proteínas que estimulam a produção de glóbulos brancos pelo próprio doente. Essas células também vão ajudar a destruir o câncer.


EFEITOS COLATERAIS
De acordo com Odone, do Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil do Hospital das Clínicas de SP), esse tipo de tratamento é a tendência para o combate ao câncer. O médico tem usado uma terapia semelhante à dos pesquisadores americanos como tratamento experimental para crianças com neuroblastoma no Brasil.
Ainda que existam efeitos colaterais associados à terapia, eles são menores do que os causados pela quimioterapia em altas doses.
Mesmo assim, as crianças envolvidas na pesquisa americana tiveram problemas como dores abdominais, febre e náusea.
Outros tipos de imunoterapia, como o rituximab, remédio usado contra linfomas, já têm resultados mais consolidados do que a terapia contra o câncer infantil.
De acordo com a diretora de pediatria do Hospital A.C.Camargo, Cecília Lima da Costa, ainda estão em teste outros tipos de antígenos que ainda podem resultar em novas drogas.

Mamografia pode salvar vida de mulheres com menos de 50

Um estudo divulgado na quarta-feira (29) reascende o debate sobre quando e com qual frequência as mulheres devem fazer mamografias. Segundo pesquisadores suecos, mulheres com idade entre 40 e 49 anos que fazem o exame regularmente têm 29% menos probabilidade de morrer de câncer de mama. Pesquisa questiona benefício da mamografia na prevenção de mortes por câncer
Publicada na revista "Cancer", a pesquisa liderada por Hakan Jonsson, da Universidade de Umea, acompanhou 600.000 mulheres suecas durante 16 anos e sugere que mesmo as mais jovens são beneficiadas pelas mamografias.
Jonsson e seus colegas compararam mulheres entre 40 e 49 anos que realizaram mamografia a outras que não fizeram. Elas realizaram os exames numa frequência entre 18 meses e dois anos.
No geral, 523 das mulheres que fizeram mamografias morreram de câncer de mama, em comparação a 1.205 mulheres que não fizeram o exame, segundo o estudo.
"Apesar do consenso que a mamografia reduz a mortalidade de mulheres de 50 a 69, a eficácia para as mulheres entre 40 e 49 ainda é questionada", escreveu a equipe de Jonsson.
Eles não computaram as mamografias realizada por mulheres em clínicas privadas.
O assunto é muito debatido e importante para as companhias de seguros e os sistemas de saúde nacionais que tentam salvar vidas, mas também obter um bom valor para o dinheiro gasto.
O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres no mundo. Ela mata cerca de 465.000 pessoas a cada ano.
As mamografias podem detectar a doença em estágio inicial quando é mais fácil tratar, mas ainda não está claro se isso aumenta a vida útil das pacientes.
Na semana passada pesquisadores noruegueses disseram que a rotina do mapeamento da mama é menos eficaz na prevenção de mortes por câncer do que o esperado em mulheres de 50 a 69 anos.
Em novembro, o Preventive Services Task Force dos EUA causou polêmica ao recomendar que o teste deveria ser feito a cada dois anos em mulheres entre 50 e 74, ao invés de anualmente.
Em maio, investigadores relataram no "Journal of National Cancer Institute" que a mamografia não é muito eficaz para detectar câncer em mulheres com menos 40, mas causam despesas e ansiedade.
O professor de radiologia da Harvard Medical School, Daniel Kopans, disse que o recente estudo sueco mostra que as mulheres devem fazer os exames a partir dos 40, conforme recomendado pela Sociedade Americana do Câncer.
"A idade dos 50 nunca teve qualquer base científica ou biológica. Os dados foram utilizados, indevidamente, para parecer que algo muda abruptamente aos 50, quando na verdade não mostram qualquer mudança brusca nos parâmetros do exame nesta idade ou em qualquer outra", disse Kopans em um comunicado. 
REUTERS

O fim de um relacionamento é sentido da mesma forma que uma dor física

Levar um fora" reduz drasticamente a frequência cardíaca

Romper um relacionamento pode não afetar apenas a parte emocional dos envolvidos. O termo “coração partido”, usado para expressar a dor emocional vivida então, vai além. De acordo com uma pesquisa publicada no Psychological Science, quando acontece o término de uma relação, o coração pode reduzir drasticamente seus batimentos por um breve momento. E quanto mais rejeitados nos sentimos, mais lentos ficam os batimentos cardíacos.
Durante os experimentos, os cientistas descobriram que as dores física e emocional são processadas na mesma região do cérebro. Isso significa que o fim de um relacionamento é tão doloroso para o corpo quanto para a mente. O efeito direto sentido no sistema nervoso explicaria ainda porque algumas pessoas têm dificuldades de comer ou dormir nessas ocasiões.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores fizeram um grupo de voluntários avaliar fotos dos demais membros do mesmo grupo. As taxas cardíacos dos participantes caíram antes e depois de saberem a opinião alheia. Mas quando era dito que a foto não havia agradado outra pessoa, os batimentos do coração tiveram uma redução drástica, e acabaram demorando mais para voltar ao seu ritmo normal.
“Uma rejeição social inesperada pode mesmo “partir o coração” de uma pessoa. E isso é um reflexo do abrandamento temporário do batimento cardíaco”, dizem os pesquisadores da University of Amsterdam e da Leiden University, responsáveis pelo estudo.

Ig Nobel premia pesquisas mais excêntricas da ciência. Conheça os ganhadores do IG Nobel em 2010

Cerimônia de premiação, conhecida pelo bom humor, reuniu até vencedores do prêmio Nobel

Prêmio Nobel Sheldon Glashow (Física, 1979, à direita) aprende como varrer aviões de papel do palco durante uma apresentação artística na cerimônia do Ig Nobel 2010 (Charles Krupa/Associated Press)
Os vencedores do IG Nobel ganharam, além do troféu, um prêmio de 10 trilhões de dólares... do Zimbábue
Em 2005, o físico americano Roy Glauber foi laureado com o prêmio Nobel de Física, reconhecimento máximo da ciência mundial organizado pela Academia Sueca de Ciências. Recebeu 1,3 milhão de dólares pela contribuição inestimável à teoria quântica e coerência ótica. Nesta quinta-feira, porém, Glauber não discursou sobre o futuro da Física e da humanidade para uma plateia de intelectuais condecorados. Com uma vassoura na mão e um chapéu de chinês, o físico foi o responsável por manter limpo o palco da cerimônia de reconhecimento “mínimo” da ciência mundial — o Ig Nobel.
Leia entrevista com o criador do prêmio, Marc Abrahams
Glauber não teve sucesso em deixar o palco livre dos aviõezinhos de papel atirados pela plateia de 1.200 pessoas, que lotou o auditório mais antigo de Harvard. Ele era apenas um dos vários vencedores do prêmio Nobel que compareceram à premiação para se divertir com seus antípodas, os ganhadores do Ig Nobel. Com muito humor, a vigésima edição do prêmio, que ocorreu na noite desta quinta-feira (30), destacou as pesquisas científicas mais excêntricas do planeta. Entre as premiadas estavam a descoberta de que a asma pode ser tratada com uma volta de montanha-russa e a prova matemática de que as empresas lucrariam mais se promovessem funcionários aleatoriamente.
Charles Krupa/Associated Press
Vencedor do Nobel da Química em 1976, William Lipscomb, acena para a plateia durante o Ig Nobel 2010
Distintas bactérias — Na edição deste ano, o tema escolhido pela organização foi Bactéria, uma forma de fazer graça entre as premiações, que em geral duram pouco tempo (uma menina de oito anos fica encarregada de se postar ao lado dos vencedores e gritar em seus ouvidos “por favor, pare, estou entediada”, quando os discursos passam do tempo predeterminado). O discurso que abriu o Ig Nobel, com a saudação “Senhoras, senhores e distintas bactérias”, deu o tom da noite. Antes do início da cerimônia, as pessoas eram convidadas a limpar as mãos utilizando álcool gel distribuído por atores no palco. Além disso, uma mini ópera, executada em quatro atos, contava a história de um grupo de bactérias que vivia na superfície do dente de uma mulher e tencionava dominar o mundo. Grupos de estudantes passavam na frente da plateia com cartazes pedindo o fim do “germicídio”.
Assistindo a tudo isso, estavam, além de Roy Glauber e sua vassourinha, outros vencedores do prêmio Nobel: James Muller (Paz, 1985), Frank Wilczek (Física, 2004) e William Lipscomb (Química, 1976). Até Lipscomb, de 91 anos, entrou na brincadeira. No final do prêmio, foi feito o concurso “Encontro romântico com um prêmio Nobel”. O vencedor foi um jovem da plateia. O momento romântico foi um amistoso aperto de mãos com Lipscomb.
Troféu do Ig Nobel 2010
10 trilhões de dólares — O tom de galhofa do prêmio, criado pelo matemático Marc Abrahams, permeia todo o evento. O troféu 2010, que em anos anteriores já foi uma dentadura e um frango de borracha, trazia um balão volumétrico (frasco de vidro utilizado em laboratório) repleto de bonecos de bactérias gigantes e uma placa com a gravação “Ig Nobel Prize 2010” escrito com cola colorida. Os vencedores também foram presenteados com a estratosférica quantia de 10 trilhões de dólares — mas dólares do Zimbábue, definitivamente extintos pelo desastre financeiro conduzido pelo ditador africano Robert Mugabe.
Aviõezinhos de papel — Em alguns momentos, a plateia era convidada a arremessar aviõezinhos de papel contra um alvo humano, bem no centro do palco. No telão, uma porcentagem registrava com “dados oficiais” a falta de pontaria dos espectadores — apenas 3,1% dos projéteis acertaram o alvo.
Ao contrário do que se poderia pensar sobre um prêmio do gênero, todos os ganhadores demonstraram satisfação em recebê-lo. Tanto que os organizadores não custearam a viagem de nenhum deles. Americanos, chineses, italianos, holandeses, mexicanos, ingleses, australianos, japoneses e neozelandeses tiveram de arcar do próprio bolso a viagem e a estadia em Boston. Abrahams disse que a ideia não é ridicularizar a pesquisa científica, mas tratar a ciência com bom humor. A maioria dos estudos chega a resultados excêntricos por acidente, e muitas vezes são uma pequena parte de objetivos maiores. No sábado (2), os grandes vencedores irão ao Massachussetts Institute of Technology (MIT) tentar explicar em cinco minutos como e por que realizaram esses experimentos.
Como faz em todos os anos, Marc Abrahams, que sempre é o mestre de cerimônia do Ig Nobel, fechou a noite com a frase “se você não foi escolhido este ano — e especialmente se foi — mais sorte da próxima vez”.
Montagem sobre fotos AP
Roy Glauber em dois momentos: em 2010, no Ig Nobel, usando o sutiã que se transforma em máscara antigás; e em 2005, na Suécia, recebendo o Nobel de Física
As pesquisas vencedoras do Ig Nobel 2010 foram:
ENGENHARIA
Pesquisa: Aperfeiçoamento do método de coleta de muco das baleias utilizando um helicóptero remoto. Vencedores: Karina Acevedo-Whitehouse e Agnes Rocha-Gosselin, da Sociedade Zoológica de Londres, Grã-Bretanha, e Diane Gendron, do Instituto Politécnico Nacional, de Baja California Sur, no México.
O que é: As pesquisadoras da Inglaterra e do México estavam estudando a saúde das baleias e precisavam de um método eficiente para retirar amostras de muco e verificar se havia infecção. Os métodos existentes são dificílimos de executar, segundo os cientistas.
MEDICINA
Pesquisa: Descoberta de que uma volta de montanha-russa pode tratar os sintomas da asma.
Vencedores: Simon Rietveld, da Universidade de Amsterdam, e Ilja van Beest, da Universidade Tilburg.
O que é: Cientistas holandeses estavam investigando tratamentos para a asma e perceberam que a manifestação de emoções negativas e positivas ajuda a dilatar os brônquios, facilitando a respiração de pessoas com a doença. Tanto a ansiedade que a antecede como a sensação de alívio após a volta na montanha-russa ajudam o paciente.
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE
Pesquisa: Utilização do Dictyostelium discoideum, um tipo de mofo, para determinar a melhor trajetória para estradas de ferro.
Vencedores: Toshiyuki Nakagaki, Atsushi Tero, Seiji Takagi, Tetsu Saigusa, Kentaro Ito, Kenji Yumiki, Ryo Kobayashi, da Universidade de Hokkaido, Japão, e Dan Bebber e Mark Fricker, da Grã-Bretanha.
O que é: O mofo ajudaria a traçar melhores rotas para ferrovias. É a segunda vez que os cientistas japoneses ganham o prêmio Ig Nobel. Em 2008, eles foram agraciados porque descobriram que o mesmo tipo de mofo é capaz de resolver quebra-cabeças.
FÍSICA
Pesquisa: Demonstração de que em superfícies escorregadias, por causa da neve e gelo, as pessoas caem e escorregam menos se vestirem as meias por cima dos calçados.
Vencedoras: Lianne Parkin, Sheila Williams, e Patricia Priest, da Universidade de Otago, Nova Zelândi
O que é: Por causa das ruas íngremes em volta do laboratório dos autores da pesquisa, na Nova Zelândia, muitas pessoas afirmavam que a utilização de meias por cima dos sapatos ajudava a melhorar o atrito nas superfícies escorregadias. Como cientistas, eles revelaram que se sentiram obrigados a fazer um estudo minucioso que resultou na comprovação do método.
PAZ
Pesquisa: Confirmação do dito popular de que xingar realmente alivia a dor.
Vencedores: Richard Stephens, John Atkins e Andrew Kingston, da Universidade Keele, Grã-Bretanha.
O que é: Os pesquisadores ingleses resolveram investigar cientificamente se havia alguma relação entre a resposta à dor e o ato de xingar.
SAÚDE PÚBLICA
Pesquisa: Micróbios se aglomeram mais em cientistas barbudos do que em pesquisadores sem barba.
Vencedores: Manuel Barbeito, Charles Mathews, e Larry Taylor, do Escritório de Saúde Industrial de Fort Detrick, Maryland, Estados Unidos
O que é: A pesquisa americana surgiu de um desafio. Um colega de laboratório havia sido censurado pelos amigos porque deixava a barba por fazer, aumentando o risco de contaminação. Caso eles conseguissem provar, cientificamente, que isso era verdade, ele faria a barba.
ECONOMIA
Pesquisa: Formas de maximizar os ganhos minimizando o risco financeiro da economia mundial, ou parte dela.
Vencedores: Executivos e diretores do Goldman Sachs, AIG, Lehman Brothers, Bear Stearns, Merrill Lynch, e Magnetar.
O que é: O prêmio é uma sátira às empresas que foram pivôs da crise mundial de 2009. Nenhum representante arriscou buscar o prêmio.
QUÍMICA
Pesquisa: A prova de que água e óleo, ao contrário da crença popular, podem se misturar
Vencedores: Eric Adams, do MIT; Scott Socolofsky, da Universidade A&M do Texas; Stephen Masutani, da Universidade do Havaí, são os autores de uma pesquisa que analisa o modelo de exploração de petróleo em águas profundas e a British Petroleum
O que é: Outra sátira, dessa vez ao maior desastre ambiental dos Estados Unidos, o vazamento de petróleo no Golfo do México. Nenhum representante da British Petroleum, empresa responsável pela plataforma que explodiu, foi buscar o prêmio.
Charles Krupa/Associated Press
Frank Wilczek (Prêmio Nobel de Física, 2004, à direita) cumprimenta os vencedoresdo Ig Nobel na categoria Administração

ADMINISTRAÇÃO
Pesquisa: Demonstração matemática de que as empresas lucrariam mais se promovessem seus funcionários aleatoriamente.
Vencedores: Alessandro Pluchino, Andrea Rapisarda e Cesare Garofalo, da Universidade de Catania, Itália
O que é: Os cientistas italianos partiram do pressuposto de que se todas as pessoas são promovidas até o nível máximo de incompetência delas, a melhor saída é promovê-las aleatoriamente.
BIOLOGIA
Pesquisa: Documentação científica da presença de sexo oral em morcegos frugívoros.
Vencedores: Libiao Zhang, Min Tan, Guangjian Zhu, Jianping Ye, Tiyu Hong, Shanyi Zhou, e Shuyi Zhang, da China, e Gareth Jones, da Universidade de Bristol, Grã-Bretanha
O que é: O sexo oral entre os morcegos prolonga o tempo de cópula. Apesar de tentar demonstrar os resultados de sua pesquisa, o cientista inglês foi barrado pela arbitragem do evento.
Charles Krupa/Associated Press

10.01.2010

Conteúdo Removido.

Conteúdo removido temporariamente.

Nova pesquisa produz células-tronco a partir da pele

Cientistas de Harvard produziram células pluripotentes induzidas.
Resultados, publicados na revista 'Cell Stem Cell', não são inéditos.
Pesquisadores anunciaram uma forma rápida e segura de transformar células comuns da pele em células-tronco e células musculares. Eles afirmaram na quinta-feira (30) que o método pode fornecer uma forma de gerar tecido dentro da nova ciência chamada medicina regenerativa, que os médicos esperam que um dia leve a maneiras de reparar lesões e talvez até substituir órgãos inteiros.
Em janeiro deste ano, cientistas do Instituto para a Biologia da Célula-Tronco e da Medicina Regenerativa na Universidade Stanford, na Califórnia, publicaram na revista "Nature" a descrição de seu trabalho de conversão de células da pele em neurônios.
saiba mais
Células da pele são transformadas diretamente em neurônios, diz estudo Pesquisadores franceses criam pele com células-tronco humanas Em artigo publicado na revista "Cell Stem Cell", o médico Derrick Rossi, da Harvard Medical School, e seus colegas afirmaram que estavam trabalhando em novas maneiras de produzir células pluripotentes induzidas, as chamadas iPS.
Essas células se parecem muito com as células-tronco embrionárias, as verdadeiras células-mestre do corpo, que podem dar origem a todas as células e tecidos do corpo.
São necessários apenas três ou quatro genes para transformar as células da pele, ou qualquer outra célula comum, e fazê-las terem um comportamento como o das células-tronco.
Mas a maioria das maneiras de fazer isso envolve a utilização de um vírus para levar os genes novos para dentro da célula, ou DNA, e essas técnicas podem provocar outros problemas, incluindo tumores.
Rossi e seus colegas do laboratório do pesquisador George Daley testaram um método novo, usando RNA. RNA é a substância que carrega as instruções para o DNA.
Para a surpresa deles, o RNA proveniente dos quatro genes de "célula-tronco" conseguiu transformar as células da pele comuns em células iPS. Essas células poderiam, assim como as células-tronco, ser produzidas para formar células cardíacas, neurônios e outros tipos de célula.
Eles também foram capazes de transformar diretamente as células da pele em células musculares, relataram os pesquisadores.
Do G1, com Reuters

Planeta similar à Terra é descoberto e tem potencial para conter vida

Detecção foi feita por equipe de astrônomos norte-americanos.
Astro está localizado a 20 anos-luz de distância do Sol.
Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi detectado a 20 anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra conhecida como Gliese 581, uma anã vermelha. Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial real para conter vida.
A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. O astro, chamado Gliese 581g, fica em uma região na qual os astrônomos julgam que um planeta pode apresentar água líquida para formar oceanos, rios e lagos. No local, a distância da estrela permitiria um ambiente com clima ameno, nem tão frio, nem tão quente.
A ilustração mostra um formato possível para o exoplaneta que orbita a estrela Gliese 581, a apenas 20 anos-luz de distância da Terra. (Crédito: AP / Zina Deretsky / National Foundation of Science)A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações de ano durando apenas dias.
Não é o primeiro planeta a ser descoberto na "zona habitável" da estrela. Em 2007, um outro exoplaneta, localizado próximo a mesma estrela, foi catalogado, também com potencial para ser conter vida.
Cientistas também estimam que a temperatura média na superfície varia de 31 a 12 graus Celsius negativos. A equipe também afirma que o planeta orbita com uma face sempre voltada à estrela, de forma similar a como a Lua sempre mostra uma face à Terra.
saiba mais
Menor e mais rápido exoplaneta já descoberto tem densidade da Terra Nobel de Física 'está convencido' de que existe vida extraterrestre Para os astrônomos, o planeta pode "sustentar vida", o que significa que ele tem potencial para reunir condições de vida. Os seres vivos podem não ser necessariamente parecidos com humanos.
Segundo Steven Vogt, coordenador da pesquisa que contou com 11 anos de trabalho no Observatório W. M. Keck, localizado no Havaí, a descoberta é um indício de que podem existir muitos outros corpos similares no Universo.
Os resultados serão publicados na revista científica Astrophysical Journal, mas estão disponíveis online no site arXiv.org. Até setembro, 490 planetas foram descobertos fora do Sistema Solar.
Do G1, com agências internacionais

9.30.2010

O amor é outra coisa…“ Humor......

O amor é outra coisa…“O que é o amor?” é a pergunta que está rolando no twitter. Alguém, sem ter o que fazer, discordou de algumas respostas argumentando o seguinte:

O amor não libera a criança que existe dentro de você. O nome disso é cesariana. O amor é outra coisa;

O amor não faz você sentir-se especial. O nome disso é deficiência física. O amor é outra coisa;

O amor não te faz ouvir sinos enquanto beija. O nome disso é pegação atrás da igreja. O amor é outra coisa;

O amor não te deixa quente e te leva pra cama. O nome disso é dengue. O amor é outra coisa;

O amor não te deixa molinho e manhoso. O nome disso é Rivotril. O amor é outra coisa;

O amor não te deixa temporariamente cego. O nome disso é spray de pimenta. O amor é outra coisa;

O amor não faz brotar uma nova pessoa dentro de você. O nome disso é gravidez. O amor é outra coisa;

O amor não faz você ouvir o próprio coração. O nome disso é estetoscópio. O amor é outra coisa;

O amor não te faz ficar simpático e amoroso de repente. O nome disso é Natal. O amor é outra coisa;

O amor não liberta. O nome disso é ALVARÁ DE SOLTURA. Amor é outra coisa;

O amor não te faz ver o mundo cor-de-rosa. O nome disso é baitolice. O amor é outra coisa;

O amor não te faz ver tudo com outros olhos. O nome disso é transplante. O amor é outra coisa;

O amor não faz você se sentir sempre acompanhado. O nome disso é encosto. O amor é outra coisa;

O amor não te leva por caminhos tortuosos e te assusta de vez em quando. O nome disso é trem fantasma. O amor é outra coisa;

O amor não faz você chorar sem motivos. O nome disso é cebola. O amor é outra coisa;

O amor não nos faz perder a noção do tempo. O nome disso é horário de verão. O amor é outra coisa;

O amor não faz você se sentir em outro mundo. O nome disso é autismo. O amor é outra coisa.

O amor não te faz perder o sono  todos os dias. O nome disso é insonia . O amor é outra coisa. kkkkk

Afinal, o que é o amor?
Ka.. ka.. Ka..

Gestante e a anemia

 ANEMIA NA GESTAÇÃO
 

O ferro na gravidez. Anemia da gestante
A anemia é, em alguns casos, um sintoma associado a outra doença, e afeta a mulher grávida, pois o risco de mortalidade materna pós-parto aumenta significamente.
Se durante a gravidez, uma mulher sofre de anemia, pode aumentar o risco de um parto prematuro, e os especialistas em nutrição sinalizam que os filhos de mães que que sofreram de anemia, tendem a sofrer dessa situação ainda mais cedo.
Depois do parto, a fadiga produzida pela anemia, provoca em algumas mulheres o descuido da saúde.
O cansaço associado à doença é consequência da deficiência de ferro no organismo, que provoca uma diminuição de oxigênio nas células, devido à baixa concentração de hemoglobina no sangue.
O ferro se encontra nas carnes vermelhas, no pescado, e nos grãos de feijão, lentilhas, cereais, lácteos e legumes.
A nutricionista da empresa Abott, Andrea Ruiz, manifestou que durante a gravidez e no período de lactância, o ferro é essencial na alimentação, pelo que se deve ter uma dieta balanceada.
A falta de ferro não é exclusiva da população materno-infantil, já que pode aparecer em qualquer pessoa, e essa deficiência se produz paulatinamente até chegar a converter-se em anemia.
É importante levar em conta que de nada serve uma dieta rica em ferro, se ao final das refeições, costuma-se tomar café ou chá, já que essas bebidas bloqueiam a absorção desse mineral.
Nas mullheres em idade fértil, a anemia pode produzir atrasos no ciclo menstrual, ou inclusive pode chegar a suspendê-la totalmente. Outras mulheres, pelo contrário, podem apresentar frequentes hemorragias.
Sintomas da anemia nas gestantes
Um dos sintomas da anemia é que a pele se torna de uma cor amarelada, assim como os olhos e a boca. Além disso existe uma presença de esgotamento, dor de cabeça e até taquicardia.
As pessoas com essa enfermidade, também podem apresentar sintomas como irritabilidade, machucados na língua, aumento no tamanho do fígado e as feridas não cicatrizam facilmente.
A anemia, assim como qualquer outra doença, deve ser tratada a tempo de evitar que se torne em forma definitiva, uma diminuição na capacidade de trabalho muscular e provoque infecções mais duradouras e mais severas.
por Pablo Zevallos
Saiba ainda:
A gestação é o período no qual a mulher passa por várias alterações fisiológicas e nutricionais devido ao desenvolvimento do feto. A anemia por deficiência de ferro ou anemia ferropriva é um problema que acomete 41,8% das gestantes a nível mundial.
Na gestação o requerimento de ferro eleva-se devido ao aumento dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e o crescimento fetal. A necessidade de ferro durante a gravidez é de 27,0 mg/dia.
Entre as causas de anemia em gestantes podemos destacar a ingestão inadequada de alimentos fontes de ferro, as baixas reservas de ferro antes da gravidez e o aumento da necessidade de ferro em virtude da formação do feto.
A deficiência de ferro está associada ao aumento do risco do bebê nascer com baixo peso, ao parto prematuro e a morte materna na anemia grave.
A anemia é considerada leve se a hemoglobina (pigmento dos glóbulos vermelhos) for ≥ 10g/dl e < 11 g/dl; moderada ≥ 7 g/dl e < 10 g/dl; e grave, se < 7 g/dl. O tratamento medicamentoso é feito com a suplementação de ferro. O Ministério da Saúde recomenda a suplementação para todas as gestantes a partir da 20ª semana gestacional.
Orientação dietética para prevenção e tratamento da anemia ferropriva : Consumir: carnes duas vezes por dia; frutas ricas em vitamina C (caju, manga, limão, laranja, abacaxi, maracujá, goiaba), durante as principais refeições (almoço e jantar); feijões, vegetais folhosos verde-escuros; alimentos fortificados com ferro; Evitar: leite e derivados junto às principais refeições; o consumo de aveia e cereais integrais no almoço e jantar; a ingestão de refrigerantes a base de cola, mate, chá e café junto às principais refeições.
Alimentos fontes de ferro: carnes, miúdos (fígado, coração, rim), folhosos verde-escuros (agrião, couve, taioba, brócolis), leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), semente de abóbora;
Por Rosangela Bottari

Mulher, não discuta a relação; o homem não presta atenção

Sob situações de stress, a atividade cerebral deles sofre redução significativa
"O stress agudo pode afetar atividades e interações entre as regiões do cérebro de maneira diferente entre homens e mulheres"
A eterna reclamação das mulheres de que os homens se "desligam" sempre que elas resolvem discutir a relação tem fundamento. Uma pesquisa recente mostra que eles realmente deixam de prestar atenção quando percebem no rosto da parceira a expressão de sentimentos como medo ou raiva.
Isso acontece porque, nesse momento, a atividade cerebral dos homens se reduz drasticamente na região responsável por interpretar o sentimento alheio - enquanto nelas, a sensibilidade na mesma área só tende a aumentar. “Quando está sob stress, o homem tende a se 'retirar' socialmente”, explica Mara Mather, autora do estudo e professora da University of Southern, da Califórnia (EUA). "O estudo comprova que o stress agudo pode afetar atividades e interações entre as regiões do cérebro de maneira diferente entre homens e mulheres".
Estudos anteriores já haviam sugerido que a ínsula - parte do cérebro que pertence ao sistema límbico e coordena as emoções - tem um papel crucial em simular as experiências dos outros. Já o pólo temporal - responsável pela memória, fala e audição -, seria importante para entender as emoções alheias. Ambos fazem parte de um processo - que envolve também a amígdala e a região inferior frontal - conhecido por estimular a empatia e a compreensão social.

Ministro Gilmar Mendes Cabo eleitral do Serra

Gilmar Mendes é assunto do dia no Twitter

30 de setembro de 2010 às 15:30h
Ministro do STF vira motivo de piada na rede de microblogs após suposto telefonema de Serra
Mais um escândalo da política brasileira virou um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quinta-feira 30. O “diskgilmarmendes” já gera comentários irônicos dos usuários da rede de microblogs, assim como o “dilmafactsbyfolha” ou o “soninhafacts”. Nos trending topics mundial – os assuntos mais comentados no Twitter no momento -, Gilmar Mendes é mais citado do que Rafael Correa, presidente equatoriano que enfrenta um levante militar que neste momento.
O motivo do alvoroço em torno do ministro do Supremo Tribunal Eleitoral (STF) é a reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira. A matéria diz que na quarta-feira 29, o ministro recebeu um telefonema do candidato tucano a presidência José Serra antes de pedir vista e suspender a votação exigência de dois documentos para votar na eleição do domingo 3. Na sessão desta quinta-feira, quando os ministros retomaram a votação, Mendes disse não haver motivação política no seu pedido de vista e desmentiu ter recebido tal ligação. Em seguida, votou a favor da manutenção da obrigação da apresentação de um documento com foto, além do título de eleitor na hora da votação.
Leia abaixo os “diskgilmarmendes” :
@del_dotore: Você ligou para #DiskGilmarMendes “Tecle 1 para Habeas Corpus, 2 para pedido de vista, 3 para chamar Presidente às falas…”
@afvietro: #diskgilmarmendes e faça seu pedido pelo número “Um X-golpe 45, por favor!”
@rcaalmeida: Tá com um probleminha para ir pro 2° turno? #DiskGilmarMendes
@Yghacci: Voto personalizado? Atendimento discreto 24 horas. #DiskGilmarMendes
@ukaniak: #DiskGilmarMendes “Sua ligação é muito importante para nós. Aguarde na linha enquanto pedimos vistas ao processo…”
@Esquerda_BR: Coronel do #Equador para Gilmar Mendes: “Precisamos de uma moção de apoio do Judiciário Brasileiro ao golpe de estado” #diskGilmarMendes
@marcadordetroll: Aproveite os horários reduzidos. Você paga apenas 1 minuto por ligação e encomenda vistas ao processo que quiser. #diskgilmarmendes
@diegohenriquejp: O novo Banco Imobiliário ao invés de ter o cartão “Saída livre da prisão” tem o cartão “Ligação para Gilmar Mendes” #diskGilmarMendes

DESCUBRA QUAIS SÃO AS FASES DA VIDA QUE MAIS ENGORDAM

Dicas para você superar todas elas sem traumas e nenhum quilinho a mais!
Você já reparou que quanto mais o tempo passa, mais difícil fica de emagrecer? E nem vem com esta historinha de que o organismo não funciona mais como antigamente, porque, por mais que seja verdade, a explicação para o aumento do peso não é apenas essa. Existem algumas fases da vida que realmente nos engordam, veja quais são elas e aprenda a fugir das tentações.
Fim da lancheira
Quando criança, enquanto a mãe prepara a merenda escolar é tão mais simples comer fruta e tomar apenas um iogurte. O problema é quando a gente entra na adolescência e passa a levar dinheiro para fazer altas compras na cantina. Se você ou o seu filho está passando por esta fase, nada deixar a vontade falar mais alto. O segredo é optar pelos salgados assados e pelos sucos, de preferência, naturais. Fique longe das frituras e do refrigerante.
Primeiro namorado
Nos três primeiros meses, com aquele clima de paixão arrebatadora, a gente chega até a perder peso, porque nada é mais importante do que pensar no seu namorado, nem mesmo comer. Mas, o tempo vai passando, e a sua vida agitada vai ficando de lado. O que vocês mais gostam de fazer? Sair para comer. E é aí que mora o perigo. A única saída é escolher restaurantes que ofereça tudo quanto é tipo de comida. Assim, você não passa por chata atrapalhando a alimentação dele e nem precisa abrir mão da sua dieta para curtir o romantismo. Lembre-se que homens realmente têm o metabolismo mais acelerado do que o de uma mulher.
Início da faculdade
Que atire a primeira pedra quem não começa a faculdade pensando nas chopadas que virão. Mas, com tanto chope, o resultado não poderia ser outro. A barriga aumenta na mesma proporção da curtição. A dica é sempre andar com uma barrinha de cereal ou um sanduíche na bolsa para não ficar só na agitação e esquecer de se alimentar. Quanto à bebida, escolha uns dois dias na semana para consumi-la. Vamos combinar que isso já está de bom tamanho, não é mesmo?
Casamento
Esta palavra tem diversos significados, dentre elas, “diversos quilos a mais”. A ciência ainda não explicou por que homens e mulheres ganham peso quando colocam a aliança na mão esquerda. Mas, na dúvida, vale a mesma lógica para quem está namorando. Se você for cozinhar em casa, tente variar nos pratos lights e pratos mais comuns. Uma boa saída é praticar atividades físicas juntos.
A chegada dos 30
É nesta faixa etária que a maioria das mulheres começa a perder massa muscular, o que faz com que o metabolismo fique mais lento do que o normal. Resultado: por mais que a quantidade de caloria ingerida seja a mesma, a quantidade de caloria queimada já estará defasada. A única saída é praticar exercício físico. Por mais que isso nunca tenha feito parte da sua vida, trate de se matricular em uma academia e renda-se aos benefícios da musculação.
Sua Dieta

MITOS E VERDADES SOBRE O APARELHO DIGESTIVO


Especialista desvenda todos os mistérios que rondam este assunto!
Azia, úlcera e intestino preso são só alguns dos problemas decorrentes do processo de digestão dos alimentos. E como estes problemas são muito comuns no nosso dia-a-dia, acaba que não se sabe se muitas das soluções apontadas são ou não crendices populares. Afinal, chocolate causa azia ou não? Para tirar estas e outras dúvidas, confira um especial sobre alguns mitos e verdades sobre o tema preparado pelo Dr. Vladimir Schraibman, gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
A úlcera é a doença mais comum entre as pessoas sob estresse constante.
MENTIRA. A úlcera péptica gástrica ou duodenal ocorre em muitas pessoas. Atualmente, sabe-se da existência de uma bactéria chamada Helicobacter pylori que é a grande causadora da maioria das úlceras.
Pessoas que consomem ácido acetilsalicílico regularmente têm maior risco de desenvolver úlcera gástrica.
VERDADE. Tomadores crônicos de ácido acetilsalicílico ou que consomem essa substância quatro dias por semana, durante três meses ou mais, têm maior risco de desenvolverem uma úlcera gástrica, como também de apresentarem sangramento desta úlcera (hemorragia digestiva alta).
Chocolates, mentolados e fumar causam azia.
VERDADE. A azia ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago, localizado na junção do esôfago com o estômago, relaxa de maneira inapropriada ou apresenta uma fraqueza. Isto faz com que o ácido produzido pelo estômago reflua para o esôfago. Tanto chocolates como mentolados causam esse relaxamento, o que ocasiona o refluxo do ácido. Outros alimentos que contribuem para isso são: tomate e derivados, frutas cítricas, café (cafeína), frituras e gorduras. Com relação ao fumo, estudos revelam que esse hábito diminui o tônus da musculatura do esfíncter inferior do esôfago, contribuindo para o refluxo.
O uso de antiácidos melhora a azia.
EM PARTE. O uso de antiácidos melhora, por um curto prazo, o sintoma da azia. Mas, o consumo indiscriminado pode resultar em sintomas como diarréia, alterações no metabolismo do cálcio (um elemento importante para os ossos) e retenção de magnésio (que pode levar a complicações graves em pacientes com problemas renais).
Intestino regular é aquele que funciona todos os dias.
MENTIRA. A freqüência considerada normal pode variar entre três vezes ao dia até três vezes durante uma semana. Pessoas com intestino regular podem variar dentro desta faixa de normalidade, sem apresentar qualquer problema intestinal. Dessa forma, o entendimento de intestino regular varia de pessoa para pessoa.
O uso de laxativos comprados no balcão da farmácia é seguro e cura o problema da prisão de ventre.
MENTIRA. O laxativo, geralmente, resolve o problema por um período, mas o uso indiscriminado e constante, além de danificar a musculatura do intestino, pode levar à redução na absorção de vitaminas importantes e de outras medicações.
O alcoolismo crônico é a única causa de cirrose do fígado.
MENTIRA. A cirrose tem muitas causas, entre elas a hepatite viral. Nas crianças, a cirrose pode ser causada por problemas hereditários, incluindo fibrose cística, deficiência de alfa-1-antitripsina, atresia biliar, doença de acúmulo de glicogênio. Nos adultos, a cirrose ainda pode ser causada pela hepatite B ou outras doenças mais raras, tais como a cirrose biliar primária, doenças de acúmulo de metais no corpo, reação severa contra algumas drogas administradas e exposição prolongada a toxinas do ambiente.
Sua Dieta

MITOS ALIMENTARES



Sabe aquelas frases que você escuta a todo momento? Podem não ser tão verdadeiras assim!
Ovo com casca vermelha é mais saudável
A cor da casca do ovo não influencia as suas propriedades nutritivas. É a raça da galinha que determina o fato de um ovo ser vermelho ou branco e não os seus nutrientes.
Produtos sem conservantes são orgânicos
A ausência de conservantes não quer dizer que determinado produto seja orgânico. Apenas o alimento cultivado sem o uso de agrotóxicos, insumos artificiais tóxicos e modificações genéticas pode ser considerado orgânico. Nem todo alimento hidropônico, integral ou natural é produzido de forma orgânica. Para não se confundir na hora da compra, vale procurar os rótulos dos produtos pelo selo com os dizeres: “alimento / produto orgânico, isento de agrotóxicos”.
Leite desnatado é mais fraco que o leite integral
A única diferença entre os dois tipos de leite é que o desnatado tem menor quantidade de gordura e não possui as vitaminas lipossolúveis associadas à gordura. Ambos são ricos em carboidrato, cálcio e proteína. Uma dieta pobre em gordura é aconselhável para todos, principalmente quem quer levar uma vida saudável, por isso esta substituição é sempre indicada.
Carne de frango ou boi é mais saudável que a de porco
A carne de porco é rica em vitaminas e sais minerais e possui proteínas de valor biológico, como as carnes vermelhas e a de frango. Portanto, a sua fama de não ser saudável é injustificada. O porco tem partes com pouca gordura, que não prejudicam o bom funcionamento do organismo. Entre elas, os presuntos magros e o lombo. Já os toucinhos e embutidos devem ser consumidos com moderação.
Limão e abacaxi ajudam a eliminar gordura
Estas frutas são pouco calóricas e contêm muita água, mas não é verdade que eliminam a gordura do organismo. Elas facilitam o processo de digestão e favorecem o funcionamento do intestino. Isso já está de bom tamanho, não é?




COMO MANTER A DIETA EM RESTAURANTES

Nutricionista dá um passo a passo para você se divertir sem culpa!
Dieta não é e nem pode ser sinônimo de sofrimento. Por mais que você esteja correndo contra o tempo e lutando fortemente com a balança, alguns eventos sociais não podem ser excluídos da sua rotina. Um deles é o prazer de frequentar bons restaurantes. A nutricionista Lílian Assis dá as dicas para quem quer se divertir sem ter que esquentar a cabeça no dia seguinte.
- Fique longe do “couvert” com pãezinhos e pastas. Se esta for a melhor parte para você, coma moderadamente e compense escolhendo um prato sem carboidrato (arroz, macarrão, batata, pão...).
- Evite a bebida alcoólica. Se não resistir, contente-se com uma dose. Entre os vinhos, opte pelo tinto. Esqueça o chope e fique com um copo de cerveja e, ainda, se puder, consuma o saquê.
- Prefira beber chás gelados light ou sucos de baixa caloria (limonada, abacaxi, maracujá...).
- Faça perguntas ao garçom: A sopa leva creme de leite? O peixe é frito ou grelhado? Posso trocar a batata frita por salada? Ou seja, se cerque de informações para garantir uma melhor escolha.
- Ao escolher saladas e carnes, peça os molhos à parte. Quando este já vier no prato, consuma o mínimo possível, pois geralmente são cheios de creme de leite, sal e manteiga.
- Procure restaurantes que tenham uma proposta saudável, como os orgânicos, os lights, os naturais... Estes oferecem mais opções de legumes e verduras.
- Se tiver companhia, peça um prato principal e uma salada para dividir. A maioria dos restaurantes tem porções bem grandes.
- Escolha proteínas grelhadas, assadas e ensopadas. Nunca fritas, à milanesa, doré ou empanadas.
- Prefira pratos que tenham como acompanhamento ao menos uma salada ou legumes no vapor.
- Dispense a sobremesa ou peça uma para dividir com os amigos.




ACIDENTES ESTÉTICOS: APRENDA A CONTORNÁ-LOS



Ao invés de dar um "up" no visual, você complicou ainda mais a sua situação? Calma, para tudo existe um jeito. Confira!
Qual é a mulher que não adora a idéia de fazer um tratamento de beleza para se sentir mais bonita? Seja uma pintura diferente no cabelo, um recurso para ficar com a pele do rosto igual à de um bebê... Mas, e se o tiro sair pela culatra e tudo der errado? Saiba o que fazer para corrigir o problema logo assim que ele aparecer.
De acordo com especialistas, iniciar um tratamento estético requer bastante cuidado e pesquisa. É necessário que você tenha em mente os riscos que pode correr ao embarcar num desafio deste tipo. A jornalista Renata Frascino, 28 anos, por exemplo, queria mudar o visual dos cabelos. Em busca de um tom perfeito para os fios quase acabou ficando sem eles. “Eu tenho um cabelo muito fininho, mas ainda assim queria fazer uma balaiagem (técnica para iluminar os fios dos cabelos). “Usaram muito descolorante e meus fios começaram a se quebrar. Na época, a solução imediata foi cortar tudo” – explica Renata.
De acordo com a cabeleireira Rosa, do Rosa Salão e Estética, se Renata tivesse utilizado a técnica da blindagem térmica antes de aplicar o descolorante isso não aconteceria. “A blindagem térmica é um tratamento para os fios finos que sela a cutícula, fortalece e evita que eles fiquem eletrizados e quebradiços. Se ela tivesse feito isso antes de aplicar o descolorante não teria que cortar os cabelos para solucionar o problema.
Agora, imagina se você vai ao dermatologista para sair de lá com a pele do rosto igual a de um bebê recém nascido e se surpreende exatamente com o contrário? Foi exatamente assim que a estudante de Direito, Camila Lopes, 24 anos, se sentiu há alguns meses. Camila, que sofria desde a adolescência com a acne, resolveu fazer um peeling químico para amenizar as marcas em seu rosto. Mas, para sua surpresa, ficou cheia de manchas escuras depois do procedimento.
A recomendação dos especialistas nesses casos é fazer uso diário de algum ativo clareador (à base de hidroquinona ou ácido kójico). Evitar exposição ao sol após o procedimento também é fundamental. De acordo com a dermatologista Paula Lopes, refazer o peeling ou usar técnicas a laser são algumas das alternativas que também podem ajudar.
Mas se o seu maior problema for apenas uma sobrancelha falhada, uma simples passada de lápis no local da falha resolve o problema. A maquiagem está aí para isso!




BATONS FLUORESCENTES SÃO A APOSTA PARA O VERÃO 2011


Será preciso ter muito estilo para encarar esta novidade! Muita gente já andou se divertindo com as cores fortes dos esmaltes. Pois é, agora chegou a vez dos batons! Nada de cores tradicionais como o vermelho, por exemplo. O momento é de muita diversão e ousadia. Então guarde o gloss na gaveta, coloque um batom colorido na bolsa e seja bem vinda ao clube das moderninhas. Tem de tudo quanto é tipo ou cor e é para todos os gostos. Rosa, laranja, amarelo, verde, azul e até preto! Fique por dentro desta novidade que promete virar febre e saiba como fazer para incluí-la na sua bolsa de maquiagem.
Batom Lilás
Apesar de ser o mais nude de todos, essa é a cor perfeita para quem quer literalmente brilhar. Além de serem fluorescentes, eles brilham na luz negra e prometem ser um sucesso nas noitadas. De acordo com os “experts”, farão mais sucesso com quem tem um perfil mais ousado. Mas, nada impede também que eles sejam usados durante o dia, mesmo para ir às compras ou ao trabalho. Também surgem como ótima opção para ressaltar o bronzeado.
Batom Azul
Se você é daquelas que não tem medo de ousar, essa cor foi feita sob medida. Seja ele claro ou escuro, dependendo da marca, é uma das cores mais densas disponíveis no mercado. Assim como o lilás, o da Lime Crime também reflete no escuro. Dizem as “más” línguas que a pigmentação desses batons é muito boa e a consistência é mais úmida, o que ajuda a deixar os lábios aparentemente mais hidratados. Porém, essa característica pode comprometer sua duração. Está sendo muito usado por celebridades e em editorias de moda. Uma dica bacana é ousá-lo com um pouco de batom preto no centro.
Batom Laranja
Essa é a cor ideal para quem quer deixar a boca em evidência. Funciona em quase todos os tons de pele, mas assenta melhor para as morenas e morenas claras. Com uma maquiagem mais escura também fica ótimo. Não importa se é mais puxado para o dourado ou alaranjado porque o seu visual vai ficar bem com cara de verão e iluminado do mesmo jeito.
Batom Rosa
Se a intenção for entrar na moda de uma maneira mais discreta, o rosa é perfeito! Apesar de manter a característica de luminosidade, os tons mais claros chamam bem menos atenção e combinam com qualquer tom de pele. Só tome cuidado para não ficar com boca de boneca. As branquinhas ou morenas claras correm esse risco. Mas se o desejo é se destacar, nada melhor do que a versão “shoking” do rosa. Ele vai fazer ótima combinação com as peles douradas do verão.
Batom Preto
Se você é adepta de um estilo meio dark, o preto deve ser a sua cor preferida. Ele é ótimo para ser combinado com cores fechadas, como o azul e o berinjela. A dica para não ficar tudo preto, feito uma viúva, é usá-lo para fazer contraste com cores variadas. E isso vale mesmo para os batons de cores mais tradicionais. Assim os tons vão se misturar sutilmente.
É importante não exagerar para a maquiagem não ficar pesada. Cores fortes nos olhos, boca e bochechas não pode! O legal é: se for usar um batom com cor como essas, prefira sombras mais apagadinhas. Mas, se você não abre mão de uma sombra colorida, use nos lábios um tom mais nude ou esqueça pelo menos de usar blush. Também é fundamental levar em consideração seu tom de pele, porque isso influi na hora de criar uma harmonia e contraste. Nada de combinar tudo com as roupas, não existe uma regra que diga que tudo deve estar combinando, o mais importante é prestar atenção na harmonia do rosto.
Com tantas cores novas no mercado, basta saber de você uma coisa: E aí, vai encarar?
Sua Dieta

Science safe in Brazil elections

Next head of state unlikely to upset the status quo.
Dilma Rousseff (left) might be even better for Brazilian science than President Lula (right).M. LIMA/AFP/GETTY
Like many other Brazilians, the nation's scientists are hoping that the presidential elections of 3 October will bring as little change as possible. After nearly a decade of solid support for science from President Luiz Inácio Lula da Silva, his likely successor, Dilma Rousseff, has much to live up to.
Lula's own formal education may have been meagre, but during his seven years as president he has raised the status of science in Brazil by steadily increasing research funding (see chart) as a percentage of gross domestic product (GDP) [WINDOWS-1252?]— which itself has grown impressively (see Nature 465, [WINDOWS-1252?]674–675; 2010). He has also elevated Brazil's scientific profile by writing numerous editorials on its science-development initiatives, including one in Scientific American in 2008, and his science minister of five years, Sérgio Rezende, has published research about spin-wave theory in Physical Review Letters while in office.
"The Lula government brought a very important increase in funding and did very important work in terms of policy-making and agenda setting," says Paulo Gadelha, president of the Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) biomedical research institute in Rio de Janeiro. "It was the first time that we brought together the traditional areas related to industrial policy with those related to science funding, health and agriculture."
It has not all been good news, however. Lula's former environment minister, Marina [WINDOWS-1252?]Silva — who is now is standing against Rousseff [WINDOWS-1252?]— resigned in 2008 because she did not think the government was doing enough to protect the Amazon. Despite her concerns, 2009 figures showed that deforestation plunged to a record low of 7,464 square kilometres. Another steep drop is expected when the 2010 numbers are released later this year.
 BRAZILIAN MINISTRY OF SCIENCE AND TECHNOLOGY
Rousseff, the centre-left Workers' Party candidate, holds a strong position as Lula's anointed nominee in the election. Since late August, almost 50% of Brazilians polled have said they intend to vote for her as president. Candidates need half of the popular vote plus one ballot paper to win outright, and her nearest rival, José Serra, of the opposition centre-right Brazilian Social Democracy Party, is wobbling at around 28%. Silva is in third place.
Rousseff is expected to pursue Lula's policies across the board. Yet it would not necessarily be bad news for science if Serra were to win. Appreciation of the long-term economic benefits of innovation is spread fairly evenly across party lines, says Eduardo Viotti of Columbia University in New York, who advises the Brazilian senate on science policy. Serra was a popular health minister during the presidency of Lula's predecessor, Fernando Henrique Cardoso, when many of the laws that underpin Lula's increased science spending were passed.
If Rousseff does coast to victory, she might do even more for Brazilian science than Lula. Much is made of how she lacks his charisma, yet with a long career behind her as a diligent and efficient administrator, "she will probably be able to go further in terms of some of the discussions that are going on at the moment, for instance in integration between science and technology policy and health policy", Viotti points out. That kind of careful integration, of course, rests on the shoulders of the science minister, who is likely to be one of the last to be named in the new cabinet.
Rousseff's choice of finance minister will also be key. Luciano Coutinho, tipped as the front-runner for the post, is currently head of the Brazilian Development Bank, BNDES, based in Rio de Janeiro. On paper at least, Coutinho looks like the dream finance minister for the research community. A former executive secretary of Brazil's science and technology ministry, Coutinho is also a professor at the State University of Campinas in São Paulo and an expert in the economics of innovation. He has already stated that, as finance minister, he would cut Brazil's deficit and thus lower interest rates [WINDOWS-1252?]— a step that might spur investment in corporate research and development in Brazil. Brazil's scientists have lobbied politicians in an unusually assertive and coordinated fashion this year. The Brazilian Academy of Sciences and the Brazilian Society for the Advancement of Science have circulated a letter to all of the presidential candidates, urging them to pay more attention to education in basic science and mathematics.
Furthermore, a committee appointed by Rezende, headed by physicist Luiz Davidovich at the Federal University of Rio de Janeiro, is just finishing a guide for the next administration's science team. It contains recommendations put together by scientists at regional and national science-policy conferences, such as the need for increased emphasis on scientific training to allow Brazil to take advantage of its new-found oil wealth, discovered off the coast of São Paulo and Rio de Janeiro in 2007, while preserving the Amazon. How the country juggles these issues within a coherent climate-change policy are key to Brazil's future.







9.29.2010

Tratamento de fertilidade pode resultar no nascimento de mais meninos

Certos tipos de fertilização parecem resultar no nascimento de mais bebês do sexo masculino do que feminino, demonstrou um amplo estudo na Austrália e na Nova Zelândia. Os pesquisadores não têm uma explicação para isso, mas alertaram que suas descobertas não deveriam ser usadas para seleção do sexo da criança.
Todas as clínicas de fertilização que participaram do estudo seguem as normas em vigor na Austrália, que proíbem a seleção de gênero, escreveram os pesquisadores no texto sobre sua descoberta, publicado nesta quarta-feira no BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology.
Liderados pela coautora Jishan Dean, da Faculdade da Saúde da Mulher e da Criança, da Universidade de New South Wales, os pesquisadores estudaram os registros de 13.165 amostras de fertilização in vitro.
Entre as mulheres que se submeteram à fertilização in vitro, 53% tiveram meninos enquanto entre as que receberam injeção de esperma intracitoplasmática de espermatozoides (IICE), o percentual ficou em 50% para cada sexo.
A IICE é aplicada quando o espermatozoide não é móvel e precisa ser inserido diretamente no óvulo.
Na fertilização in vitro padrão o esperma e o óvulo são incubados juntos em uma cultura por cerca de 18 horas e normalmente o óvulo é fertilizado nesse período.
Parece que nascem mais meninos de embriões transferidos para o útero quatro dias depois da fertilização (54,1%) em comparação àqueles transferidos depois de dois ou três dias da fertilização (49,9%), constatou o estudo.
Nos últimos anos, houve um grande incremento na proporção de nascimentos por fertilização in vidro.
O editor-chefe da BJOG, Philip Steer, disse em um comunicado que a seleção deliberada do sexo da criança, em países como China e Índia, já conduziu a problemas sociais significativos, uma vez que muitos homens têm dificuldade para encontrar uma esposa.
"É importante que não permitamos que tais desequilíbrios ocorram intencionalmente, simplesmente por que nós negligenciamos o estudo de fatores que influenciam o sexo do bebê na crescente proporção da população que recorre à reprodução assistida",
DA REUTERS

Adolescência exige maior tolerância por parte de pais e profissionais

Necessidade de terapia com adolescentes gera discussões entre especialistas

Educar um filho é um desafio constante e que, de certa forma, não chega exatamente a um fim. As relações familiares são tabus na sociedade desde muito tempo e envolvem uma gama imensa de sentimentos. Contudo, há uma fase em especial - a adolescência - em que tudo parece que vai desabar, e para não negar a fama ou morder a língua, os revoltados e "problemáticos" adolescentes até conquistaram o espirituoso chavão nacional de "aborrecentes". E quem se lembra sabe como a vida pode ser difícil antes dos 18 anos de idade.
Adolescência exige maior tolerância por parte de pais e profissionais
Para contornar e controlar melhor a situação, além da paciência habitual, os pais devem se informar e repensar as formas de diálogo com os filhos, pois só por meio da comunicação é possível chegar a um "acordo" que seja. Nesta fase, é melhor do que viver em um ambiente tenso e cheio de conflitos.
Das formas de diálogo possível, alguns especialistas que lidam com educação de crianças e adolescentes sugerem a terapia. "Temas da Clínica do Adolescente e da Família", organizado pelas psicólogas e terapeutas familiares Marlene Magnabosco Marra e Liana Fortunato Costa, aborda e apresenta histórias familiares complicadas, vividas e tratadas durante a clínica.
"Procuramos reunir perspectivas do trabalho com o adolescente e com a família que centram visões e dimensões mediadoras de um atendimento clínico mais clássico", explicam as organizadoras. O caráter sociocultural de cada família é um dos pontos mais importantes na visão de Marra e Costa e que explica muitos dos comportamentos, ora agressivos, ora egoístas dos adolescentes, que perdidos nesta raiva interna, descontam nos pais as castrações cotidianas e dificultam ao máximo o diálogo. "Se voltarmos a cabeça para a realidade brasileira, perceberemos que não podemos ter a pretensão de igualar as ações clínicas para todas as famílias sem diferenciar seus aspectos culturais, socioeconômicos, raciais e étnicos",

Sites brasileiros "traficam" arquivos sonoros com poder de simular efeitos de drogas

Elas têm nomes como cocaína, orgasmo e absinto, e podem ser encontradas facilmente na internet. No YouTube, não faltam vídeos mostrando internautas em estado de êxtase ao ouvir faixas batizadas de "Hand of God" (mão de Deus) e "Gates of Hades" (portões do inferno) com seus fones de ouvido.
Remédio "tarja preta" para deficit de atenção vira festa na balada
Chegam aos sites brasileiros as chamadas 'doses' -arquivos sonoros que teriam o poder de simular efeitos de drogas
As e-drugs são arquivos de áudio que, quando baixados e escutados por um período de 15 a 30 minutos, prometem induzir seus ouvintes a estados de euforia, sedação ou alucinação, dependendo da dose experimentada.
A alteração da mente seria provocada por ondas binaurais: cada um dos ouvidos recebe o som dos ruídos em uma frequência diferente, simulando no cérebro o efeito de uma droga de verdade
É o que propaga o site da I-Doser Experience, principal marca que disponibiliza esse tipo de arquivo na rede.
O site oferece dez pacotes diferentes cujo download custa US$ 16,95 (cerca de R$ 29). Alguns incluem as chamadas "simulações recreativas" de maconha, cocaína, ópio e peiote. Outros prometem prazer sexual, em faixas batizadas de "First Love" (primeiro amor) e "Orgasm".
O mesmo site mantém um fórum com mais de mil comentários de usuários, que descrevem suas experiências com as drogas digitais.
Um internauta relata que viu um fantasma depois de ter experimentado a dose "LSD". Outro que se diz portador de transtorno de deficit de atenção afirma ter ficado mais concentrado depois
de ouvir a faixa "Ritalina" (nome da droga usada para tratar esse distúrbio).
No Brasil, a moda está ganhando adeptos. No mês passado, entrou no ar um blog que revende as doses por preço abaixo do praticado no site oficial.
Os internautas brasileiros  disseram ter provado as doses, poucos descreveram efeitos como aqueles vistos nos vídeos ou detalhados no fórum.
"BAD TRIP"
"Faço como manda o site", diz o técnico de informática Olavo, 18. "Deito na cama, apago as luzes e ouço por 30 minutos, pelo menos".
Em uma dessas experiências, ele conta ter experimentado a "Hand of God", dose que seus amigos diziam ser a mais forte. "Até hoje não sei se aquilo foi sonho ou alucinação. Estava deitado e, de repente, o cobertor começou a criar vida, como se quisesse me engolir. Tive vontade de correr, sair. Não me lembro de como acabou, mas acordei no dia seguinte na minha cama, do mesmo jeito que estava antes. Comentei com meus amigos, mas nenhum tinha vivido algo parecido".
Olavo continua ouvindo as doses que considera fracas, como a "Marijuana" e a "Ecstasy", "só para relaxar".
A vestibulanda Rafaela, 19, experimentou a dose "Sleeping Angel", mas ao contrário do prometido pelo site teve um sono agitado: "Dormi enquanto escutava, mas achei ruim. Depois que o som acabou, comecei a acordar toda hora. Nunca mais".
A professora paranaense Andressa, 22, encontrou as e-drugs quando buscava analgésicos na rede para aliviar as dores que sente na coxa esquerda, fruto de uma meralgia parestésica (compressão dos nervos). "Topei com um arquivo chamado "Pain Killer" e achei que seria a solução", diz. Ela relata que ouviu por 35 minutos. "Só senti uma enxaqueca que passou no dia seguinte."
Embora zombado pelos amigos, o estudante catarinense Marlon, 15, continua ouvindo doses diárias da "Quick Happy". Segundo ele, o arquivo serve para pessoas de baixa autoestima.
O antropólogo Fábio, 29, já disse ter experimentado maconha, ácido, ecstasy -de verdade. Mas quando tentou suas versões digitais, decepcionou-se: "A dose da "marijuana" me deixou um pouco tonto, mas nada parecido com a de verdade".
ONDAS BINAURAIS
Para Sonia Brucki, neurologista do Hospital das Clínicas, as drogas digitais carecem de profundidade científica: "A música promove relaxamento e prazer porque libera endorfina e serotonina no cérebro", afirma.
A neurologista cita a repetição de mantras na meditação como forma de produzir sensação de relaxamento e fazer com que a pessoa se sinta desconectada do mundo ao redor. "Da mesma forma, um som muito caótico pode diminuir o grau de atenção e provocar algum grau de alienação", afirma.
Mas dizer que os ruídos emitidos via ondas binaurais pelos fones teriam os mesmos efeitos que uma droga é difícil: "Não vejo como isso liberaria substâncias nos neurotransmissores, como as drogas normais".
Para o historiador Henrique Carneiro, membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicotrópicos, as e-drugs não passam de "enganação publicitária".
"Música e transe são temas bastante ligados, basta ver os efeitos de um canto gregoriano, das batidas ritmadas das raves e até do acid rock. Isso não é propriedade dessas novas drogas."
O psicólogo Cristiano Nabuco, que coordena o programa de dependentes de internet do Instituto de Psiquiatria do HC, disse só ter atendido uma paciente que se queixava de dependência das drogas digitais: "Ela dizia que dava um barato. Mas o problema dela era outro: era dependência da internet".
Sobre os efeitos sentidos por alguns usuários, a explicação de Nabuco é simples: "Puro placebo. A pessoa atribui um significado ao som que não existe e acaba surfando na onda, sentindo exatamente o que quer sentir".
O psicólogo completa: "É uma grande exploração de incautos que estão em busca de algum recurso que possa anestesiá-los das pressões".



Folha de São paulo