10.09.2010

A falta dos medicamentos de alto custo

Falhas na distribuição deixam sem remédios portadores de doenças graves, como artrite reumatóide e lúpus

Rachel Costa

chamada.jpg
PREJUÍZO
Sem os remédios,
doentes tiveram sintomas agravados
Só na quarta-feira 29, Arleide de Melo, 54 anos, ouviu a aguardada notícia: chegara o medicamento que ela usa para o controle da artrite reumatoide. Foram dois meses de espera com ligações diárias para a farmácia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), especializada no fornecimento de medicamentos de alto custo, assim chamados ou porque têm alto custo unitário ou porque são de uso prolongado ou definitivo. O reflexo dos 60 dias sem medicação já era sentido pelo corpo: dores nos ombros, cotovelos e joelhos, e seus dedos dos pés entortando – consequências da interrupção do tratamento. Ela não foi a única a ficar sem o remédio. Vários pacientes que usam o Adalimumabe tiveram problemas para obter a droga nas últimas semanas.

A explicação para o sumiço do Adalimumabe das farmácias, todavia, segue insatisfatória. No Rio de Janeiro e em São Paulo as secretarias de Saúde relataram o atraso, mas o creditaram ao governo federal, responsável pelo programa de distribuição desta categoria de drogas. O Ministério da Saúde, porém, garante que o abastecimento, por parte da União, está normal. “As entregas foram feitas nas datas previstas e não recebi comunicado de falta de medicamentos”, afirmou José Miguel do Nascimento Júnior, diretor de assistência farmacêutica do ministério.
G_remedios_falta.jpg
 

Quem perde nesta confusão é o cidadão, que tem o tratamento interrompido. “Sem o remédio, a artrite reumatoide já controlada volta”, diz a reumatologista Evelin Goldenberg. E, sem a distribuição gratuita pelo governo, dificilmente um paciente conseguiria manter os cuidados. No caso do Adalimumabe, por exemplo, uma ampola custa R$ 7.834 e, em média, os doentes usam duas por mês. “Manter a medicação sem o subsídio do governo é inviável”, fala Eloisa Bonfá, da Faculdade de Medicina da USP. Só no hospital da universidade, 90 pacientes sofreram com o desabastecimento.

Os problemas de acesso aos medicamentos não se restringiram ao Adalimumabe. ISTOÉ apurou, em São Paulo, falhas durante o mês de setembro na distribuição do Inflixmab, Etanercepte e Hidroxicloroquina, usados para problemas reumáticos, Tacrolimo, para transplante de rim ou fígado, Azatioprina, indicado em vários transplantes, lúpus e outras doenças, e Leuprorrelina, para disfunções da glândula hipófise e endometriose. Dessa lista, Adalimumabe, Inflixmab, Etanercepte e Tacrolimo tiveram uma alteração no seu sistema de compras. Antes adquiridos pelos governos estaduais, eles passaram a ser obtidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo era negociar melhores preços com as indústrias farmacêuticas, permitindo que, com o recurso economizado, outras doenças fossem contempladas pela lista de medicamentos de alto custo.

No caso da Leuprorrelina, o laboratório responsável pelo fornecimento da droga, a farmacêutica Sandoz, recolheu o medicamento após constatar a possibilidade de haver quantidades diferentes do princípio ativo. Isso teria levado ao desabastecimento. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, a orientação é usar outra droga, a Gosserrelina. Mas a mudança não é tão simples assim. “Para substituí-lo nos casos em que é usado como bloqueador da puberdade, é preciso fazer novos exames para determinar quando as doses serão administradas”, observa Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.
img.jpg
ESPERA
Luiza ficou um mês sem o remédio que
a impede de menstruar antes  da hora

Para evitar problemas, a administradora Izabel Diogo, 38 anos, gastou mais de R$ 500 para garantir a injeção que sua filha Luiza, 8 anos, deveria tomar no último dia 30 – e que não recebeu do governo. A menina tem uma disfunção da hipófise, que, se não tratada, pode fazer com que ela menstrue a qualquer momento. Isso comprometeria sua estatura final, além de fazê-la sofrer os incômodos de ter um corpo de púbere ainda criança. “E nem me ofereceram outra opção de droga”, conta Izabel.

Atrasos como esses são inadmissíveis. “A maioria dos tratamentos é para pacientes em estágio avançado de ­doenças ou que têm moléstias raras”, avalia Vera Luiza, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública. Na sua opinião, é certo que o acesso aos medicamentos de alto custo no Brasil está em um estágio avançado em relação a outros países do mesmo porte, mas ainda pode ir além. Vera defende a necessidade de ampliação da lista de doenças e remédios contemplados e a criação de ferramentas de controle da distribuição e da entrega dos remédios. Desafios que os próximos gestores federais e estaduais têm pela frente.
Isto é

O nascimento da saúde - Parte 1

A medicina descobre que a gestação é decisiva para uma vida longa e livre de doenças. Nesse período, pode-se prevenir a depressão, o câncer, a obesidade e até a diabetes

Mônica Tarantino e Rachel Costa

chamada.jpg
 
Prevenir doenças sempre foi um dos principais objetivos da medicina. O mais recente avanço nesse sentido é a descoberta, por meio de diversos estudos realizados em todo o mundo, de que as sementes da saúde e da doença são plantadas em uma fase ainda mais precoce do que se imaginava: antes do nascimento, ainda durante a vida intra-uterina. Os cientistas estão cada vez mais convencidos de que os nove meses de gestação são decisivos para a saúde do indivíduo durante toda a sua vida. “A mãe deve ser entendida como o primeiro ambiente ecológico da criança”, considera o ginecologista e obstetra Eliezer Berenstein, um dos autores do livro “Gerar e Nascer”. “Na gravidez, toda a história física e emocional do bebê estará sendo construída e será influenciada por aquilo que a mãe come, por exemplo, e por seu comportamento emocional durante a gestação”, afirma o ginecologista Márcio Coslovsky, especialista em reprodução humana da Clínica Huntington, do Rio de Janeiro. De fato, as pesquisas já demonstram, entre outras coisas, como doenças infecciosas da mãe, seus níveis de estresse, a qualidade de sua alimentação e até do ar que ela respira podem contribuir para que a criança venha a desenvolver, na infância ou na vida adulta, problemas cardíacos, alergias, asma, obesidade, câncer e outras enfermidades.

G_1.jpg
 
Uma das doenças nas quais esta relação encontra-se muito bem estabelecida é a diabetes. Se a mãe for diabética e não controlar a doença durante a gestação, a chance de dar à luz uma criança também portadora é muito alta. Um dos trabalhos mais exemplares a provar essa conexão foi o realizado pela epidemiologista Dana Dabelea, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, com índios pima americanos. Essa população registra os maiores índices de diabetes tipo 2 (associada ao estilo de vida) do planeta. Ao examinar a incidência da doença nas crianças pima com mais de 10 anos, os pesquisadores verificaram que, além da genética, outro fator contribuía para elevar os riscos de elas manifestarem a diabetes. “Trata-se da exposição, antes do nascimento, a altas taxas de açúcar no sangue da mãe”.
img4.jpg
 

O esforço, agora, é entender por que isso acontece. Uma pesquisa da Universidade do Alabama (EUA) jogou luz sobre o assunto. “Essas crianças são mais propensas a ter baixa sensibilidade à ação da insulina, um conhecido fator de risco para a doença”, Paula Chandler-Laney, autora do estudo. A insulina é o hormônio que permite a saída do açúcar do sangue e sua entrada nas células. Se o indivíduo manifestar resis­tência ao seu funcionamento, ela não agirá corretamente. O resul­tado é que haverá mais glicose na circulação sanguínea, caracteri­zando a diabetes. Mas por que o feto desenvolveria essa resistência? “A maior quantidade de açúcar que está no sangue da mãe dia­bética atravessa a placenta”, explica o médico Ivan Ferraz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. “E isso obriga o pâncreas do bebê a produzir mais insulina para manter o equilíbrio. Como resposta ao excesso da substância, o corpo se torna menos sensível à ação do hormônio”, complementa a americana Paula.

No caso da tendência à obesidade, a confirmação de que ela pode ser adquirida dentro do útero também vem de diversos e consistentes trabalhos. O pesquisador John Kral, da Suny Downstate Medical Center, de Nova York, por exemplo, comparou o peso de adolescentes nascidos de mulheres que engordaram muito durante a gestação com o de seus irmãos, gerados após suas mães terem se submetido a cirurgias bariátricas. O resultado foi impressionante. “Vimos que os irmãos tinham herdado os genes da obesidade, porém a taxa de obesos entre os que nasceram após as mães terem feito a cirurgia para perda de peso foi 52% menor”. Ele e sua equipe agora investigam os mecanismos intrauterinos atuantes nestes casos. “Uma hipótese é a de que a nutrição exagerada alteraria a função de alguns genes do feto”, diz o especialista.
G_2.jpg
 

O excesso de peso materno também pode estar relacionado ao aumento de risco de a criança tornar-se mais vulnerável à alergia, à asma e a doenças neurodegenerativas, como doença de Alzheimer e doença de Parkinson. Essa indicação foi dada por pesquisas com animais feitas na Duke University (EUA). “Nossa esperança é de que estes dados levem as mães a considerarem as consequências do que ingerem não apenas para a própria saúde, mas para a saúde dos filhos e, potencialmente, até dos netos”, afirmou Staci Bilbo, do Departamento de Psicologia e Neurociência da instituição americana e participante do trabalho. “Hoje se estima que a boa alimentação da mãe afeta não apenas o filho como as próximas duas gerações”, diz a nutricionista funcional Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro. Diante dessas evidências, os médicos começam a ressaltar a importância do emagrecimento para a mulher que deseja ter filhos e que está acima do peso. “A indicação para essas mulheres é fazer a cirurgia bariátrica pelo menos um ano antes de engravidar”, afirma Thomas Szego, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Se o acúmulo de peso é um problema para a criança, o inverso também é verdadeiro. Bebês nascidos com baixo peso têm, por exemplo, um maior risco de apresentar doenças cardíacas na idade adulta. “Essa relação está comprovada” a epidemiologista Janet Rich-Edwards, do Women’s Brigham Hospital, em Boston, nos EUA. E o que as pesquisas estão demonstrando é que várias das causas para o nascimento de crianças com peso abaixo do normal estão relacionadas às condições da mãe. Fumo e depressão não tratada na gravidez, por exemplo, podem resultar em bebês magros demais. Outra razão é a adoção de uma dieta pobre em nutrientes importantes. Quando isso acontece, o feto deixa de receber ingredientes necessários à formação correta dos tecidos. A consequência é que acabam sendo priorizados o desenvolvimento de alguns órgãos, como o cérebro, em detrimento de outros.
Isto é

O nascimento da saúde - Parte 2

A medicina descobre que a gestação é decisiva para uma vida longa e livre de doenças. Nesse período, pode-se prevenir a depressão, o câncer, a obesidade e até a diabetes

Mônica Tarantino e Rachel Costa

img.jpg

Sabe-se também que a alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver câncer. “Dependendo de sua qualidade, a nutrição da mãe pode produzir células geneticamente instáveis e propensas à doença”, David Barker, da Universidade de Southampton, na Inglaterra. Um dos principais vilões, neste caso, são os embutidos. “Eles apresentam em sua composição uma substância carcinogênica que pode atuar sobre o feto”, explica a nutricionista Elaine de Pádua, de São Paulo. Porém, o risco para o bebê não está apenas na dieta equivocada. Se a gestante fumar, usar drogas ou tomar antibióticos inadequados, também deixará o feto mais vulnerável à enfermidade. “E há evidências de que a exposição da grávida a inseticidas aumenta as chances de tumores renais”, afirma a oncopediatra Viviane Sonaglio, do Hospital do Câncer de São Paulo.

G_4.jpg
Presente no cotidiano da maioria dos moradores das grandes cidades, a poluição é considerada um dos maiores inimigos da evolução saudável dos fetos no ambiente uterino. Diversos trabalhos feitos pela equipe do Children’s Environmental Health, da Universidade Colúmbia, nos EUA, mostram que, além de aumentar os riscos de câncer de modo geral, os poluentes emitidos pela queima de combustíveis por veículos, pesticidas ou pelo fumo passivo estão ligados a problemas de desenvolvimento do raciocínio dos pequenos. Uma investigação feita com crianças de 3 anos de idade, nascidas de mães expostas a constante poluição atmosférica, indicou atraso em funções cerebrais como a compreensão dos tamanhos, a habilidade para fazer contas e a identificação de padrões bastante simples. “Esses resultados têm se repetido nos estudos em andamento em vários países”, disse à ISTOÉ Julia Vishnevetsky, coordenadora do centro de pesquisa da instituição americana. “As crianças que já manifestam algum déficit de cognição originado quando ainda estavam no útero da mãe poderão ter pior desempenho escolar quando forem mais velhas, se nada for feito. Mas os danos podem ser revertidos se houver uma intervenção precoce”, diz a especialista.
G_3.jpg

Outro fator comum ao estilo de vida atual e extremamente nocivo é o estresse. Há indicativos de que ele seja capaz de produzir sequelas físicas e mentais no ser em formação. Um exemplo é aumentar a predisposição do bebê à asma, como atestou um estudo americano feito com 557 famílias. Os cientistas analisaram o cordão umbilical dos filhos das mulheres submetidas a tensão intensa e contínua com o das crianças geradas por mães mais tranquilas. “Vimos diferenças importantes na produção de substâncias associadas ao risco de asma na vida adulta”, disse Rosalind Wright, uma das autoras da pesquisa. “Nos bebês gerados por mães estressadas, a chance de surgimento da doença era muito maior”, disse a estudiosa.

Tão forte quanto isso é o impacto do estresse da mãe na formação de toda a rede de neurônios do bebê. “As experiências emocionais da mulher durante a gestação ajudam a moldar a arquitetura do cérebro do bebê. Isso, a longo prazo, vai afetar a capacidade de aprendizagem, o comportamento e a saúde mental da criança”, considera a psicóloga Maria Tereza Maldonado, autora do livro “Nós Estamos Grávidos”.

Um dos assuntos que mais interessam aos pesquisadores nessa área de investigação é entender melhor como o estresse materno pode predispor o bebê a maior chance de vir a sofrer de depressão quando adulto – situação que começa a ser apontada em alguns trabalhos. Um deles foi realizado, em animais, na Escola de Farmácia da Hebrew University of Jerusalem. Nos seus experimentos, os cientistas observaram que as cobaias submetidas a ambientes estressantes (ouviam sons irritantes em períodos alternados) tiveram filhotes que, quando adultos, demonstraram alguns prejuízos importantes: tinham debilitada sua capacidade de aprendizado e de memória, apresentavam menor habilidade de lidar com situações adversas e manifestavam sintomas de ansiedade e de depressão.

Na Inglaterra, pesquisadores do Imperial College of London chegaram inclusive a montar, no ano passado, uma exposição dirigida a pais para informá-los sobre a conexão. O objetivo era deixar bem claro que o estresse da gestante pode ter um impacto tão sério a ponto de alterar o desenvolvimento cerebral da criança, deixando-a suscetível à enfermidade.
img2.jpg

No entanto, muita coisa ainda precisa ser descoberta sobre como se dá esse tipo de interação. Parte da resposta estaria na exposição do feto aos hormônios desbalanceados da mãe. Sob condições de tensão constante, todos nós produzimos quantidades excessivas do hormônio cortisol, inclusive a gestante. E o excedente passaria através da placenta e chegaria ao feto, provocando mudanças na sua rede neuronal que podem estar associadas ao surgimento da depressão na vida adulta.

Todas essas descobertas têm reforçado a importância do pré-natal como um período fundamental para garantir a saúde futura do bebê que está sendo gerado. De acordo com o ginecologista Nilson Melo, presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, o mínimo necessário são sete consultas, distribuídas do primeiro ao nono mês. “É o melhor investimento na dupla mamãe-bebê e na saúde das fu­turas gerações”, diz o especialista.
img1.jpg

Maioria que tem HIV não sabe da infecção

Nova pesquisa revela também que 10 milhões de soropositivos em todo mundo não tem acesso ao tratamento

AE

AP090921075926.jpg 

Mais de 50% das pessoas infectadas pelo vírus da aids não sabem que estão contaminadas e 10 milhões em todo o mundo não têm acesso a remédios e tratamento. O alerta está em novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta para a necessidade de US$ 10 bilhões para garantir o tratamento a todos. No mundo, 33,4 milhões de pessoas são portadoras do HIV, mas apenas um terço tem acesso a remédios. No Brasil, cerca de 250 mil não sabem que estão contaminadas. O País não integra o grupo de nações que garantiram acesso universal ao tratamento.
A constatação da OMS é de que, em uma década, avanços importantes foram feitos para garantir que a população mundial tivesse acesso a remédios. Mas nenhuma das metas estabelecidas pela ONU foi atingida. Em 2003, a meta era ter, após dois anos, 3 milhões de pessoas sob tratamento. O número só foi atingido em 2007.
Para 2010, a meta era conseguir, nos países em desenvolvimento, que 80% da população - um total de 15 milhões de pessoas - tivesse acesso aos tratamentos. Mas, segundo a OMS, ao final de 2009 o número era de apenas 5,2 milhões, 36% do total. Só oito países atingiram a marca dos 80%, entre eles Romênia, Ruanda, Cuba e Botsuana. A ONU adotou 2015 como o novo prazo para atingir esse objetivo.
Polêmica brasileira - Os dados sobre o Brasil são alvo de polêmica. Por uma disparidade na forma de contar o número de doentes e de pessoas com acesso a remédios, a OMS indica que entre 50% e 80% dos brasileiros com o HIV recebem tratamento. Entre 20 mil e 190 mil pessoas no País precisariam de medicamentos. A OMS considera a epidemia da aids no Brasil "concentrada" em determinadas parcelas da população.
"Temos várias razões para acreditar que o acesso ao tratamento no Brasil é superior a 90%", diz Dirceu Greco, do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Ele cita como exemplo a queda na transmissão vertical e a estabilidade na taxa de mortalidade. "E não há fila para entrar no programa de tratamento." Greco afirmou que o teste para detectar a doença pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde.

quantidades inadequadas de filtro solar diminui o fator de proteção a menos da metade

Estudo revela que quantidade insuficiente de filtro solar pode reduzir FPS a menos da metade

Dermatologista alerta que consumidores aplicam muito menos filtro solar do que o recomendado pelo FDA o que pode comprometer a proteção contra o câncer de pele.
Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que a aplicação de quantidades inadequadas de filtro solar diminui o fator de proteção a menos da metade. O estudo demonstrou que, se uma pessoa usar um filtro solar com FPS 20 e aplicar a metade da porção recomendada, o fator de proteção cai para menos da metade. "Diferentes estudos mostram que os usuários aplicam entre 0,39 mg a 1,03 mg por centímetro quadrado, uma quantidade muito inferior da recomendada pelos fabricantes, que é de 2 mg. Nosso estudo mostrou que mais do que se preocupar com o valor do FPS informado no rótulo do protetor solar, os consumidores precisam estar atentos à quantidade aplicada, pois é o fator de maior impacto em termos de proteção", afirma o Dr. Sérgio Schalka, dermatologista, diretor da SBD-SP e autor do estudo. O estudo foi publicado recentemente na revista científica Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine, referência mundial nas áreas de fotobiologia e fotoproteção. A pesquisa envolveu 40 voluntários de ambos os sexos, de pele clara, na faixa etária dos 18 a 51 anos.
De acordo com as legislações nacionais e internacionais, incluindo o protocolo do FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano que regula os medicamentos e alimentos nos EUA, para determinar o valor do FPS (fator de proteção solar) dos filtros solares, a quantidade de produto aplicado é de 2 mg/cm2 - o equivalente a pouco mais de meia colher de chá para face, pescoço e braços, e pouco mais de uma colher de chá para tronco, costas e membros inferiores. No entanto, diferentes estudos têm demonstrado que os consumidores, na verdade, aplicam muito menos produto quando se expõem ao sol, entre 0,39 a 1,3 mg/cm2. Estudos anteriores mostraram resultados contraditórios na tentativa de estimar a relação entre quantidade de produto aplicado e sua relação com o FPS.
Por isso, o objetivo do estudo foi estimar a influência da quantidade de filtro solar aplicado na determinação do FPS, de acordo com a metodologia da FDA. "Sabemos que a quantidade aplicada em condições reais de uso é muito diferente daquela na condição laboratorial, entretanto a estimativa do impacto desta redução ainda não havia sido bem estudada", resume o Dr. Sérgio Schalka.
O estudo comprovou que existe uma relação exponencial entre o FPS e a quantidade de produto aplicada. Foram estudados dois protetores solares, com diferentes fatores de proteção solar (FPS 15 e FPS 30), e em diferentes quantidades. Foi possível, dessa maneira, desenvolver uma equação, até então inédita na literatura médica, que permite estimar o valor do FPS em condições reais de uso, a partir do FPS informado no rótulo do produto e na quantidade aplicada. "Verificou-se que a aplicação de uma porção de 1 mg/cm2 (ou seja, metade da quantidade recomendada) de um filtro solar com FPS próximo de 20, reduz o valor real do FPS para cerca de 7,68", diz Schalka.
O uso correto do protetor solar e a adoção de outras medidas de proteção como roupas, chapéus e guarda-sóis são fundamentais para a prevenção do envelhecimento precoce e do câncer de pele, o mais comum entre todos os cânceres dos seres humanos - só no Brasil, o último levantamento do INCA (Instituto Nacional de Câncer) previu cerca de 120 mil novos casos de câncer de pele. A prevenção deve ser feita desde os primeiros anos de vida e os cuidados devem ser tomados durante todo o dia, mesmo no inverno e em dias nublados. "É essencial estar atento à quantidade de produto aplicada. Porém, o fato de usar o produto corretamente não deve servir de justificativa para cometer excessos e expor-se de forma exacerbada ao sol. O papel do filtro solar é minimizar os efeitos maléficos dos raios UVA e UVB. É uma ilusão pensar que ele bloqueia totalmente a radiação.", alerta o Dr. Sérgio Schalka.
Entenda o FPS
O fator de proteção solar (FPS) é o método mais popular para medir a eficácia do protetor solar, quantificando a proteção contra as queimaduras solares, causadas pelos raios UVB. Todos os produtos disponíveis no mercado, segundo normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), devem apresentar o resultado de um teste para determinar o valor do FPS de rótulo, que pode variar entre 2 até mais de 60. O FPS não mede a proteção contra os raios UVA.

Cabelos Brancos

Como funciona a genética, o que fazer para previni-los e como tratá-los Cabelos saudáveis e bonitos depende de muitos cuidados. Corte, hidratação, luzes, escova e caprichos sem fim. Mas quando os primeiros fios brancos aparecem, a impressão é de que nada é capaz de resolver o problema. Multiplicando-se na velocidade da luz, eles surgem quando menos se espera, e nos lugares que menos gostaria.
Certamente já escutamos por aí que o estresse pode antecipar a chegada dos fios brancos. Mas, por mais malefícios que este mal da vida moderna possa provocar, esteja ciente de que, desta acusação, ele está livre. "Ao contrário do que se pensa o estresse não desencadeia o processo, mas faz com que os cabelos caiam mais depressa. O cabelo branco aparece porque ocorre um fenômeno anatômico chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina - pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada. Portanto, a hora em que esta apoptose começa é determinada geneticamente", esclarece Joana Darc Diniz, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo - RJ.
Se sua mãe tem cabelos brancos desde pequena, prepare-se para a sina. A genética, nesses casos, é praticamente uma imposição, não deixando escapatória. "Há famílias em que jovens, antes dos 18 anos, já têm cabelos brancos. Mas do ponto de vista racial, nos brancos, se manifestam entre os 35 e 45, nos amarelos, entre os 45 e 55, e nos negros, a partir dos 55 anos", informa Dra. Joana, acrescentando que, além da questão genética, em algumas ocasiões, o culpado pode ser uma falha nutricional. "É raro, mas a baixa ingestão de cobre pode acelerar o processo, levando a um embranquecimento precoce dos cabelos", explica. Para evitar o problema, basta garantir a ingestão do mineral - tarefa nada difícil. "O chocolate meio amargo e os frutos do mar são ricos no nutriente", indica a médica, esclarecendo que apesar de não ter ligação com o embranquecimento, o estresse pode acabar, indiretamente, desencadeando o processo. "Alguns traumas, que geram uma queda capilar, como o eflúvio telógeno, o vitiligo capilar, ou a alopecia areata, podem fazer com que os próximos fios nasçam sem pigmentação", cita Joana Darc.
Histórias de cabelos
Cabelos pretos não costumam ficar, de uma hora para outra, brancos. Como os fios crescem por anos com pigmentos dentro deles, a menos que morram, não há processo natural que possa destruir a melanina rapidamente. Apesar desta certeza, uma história ficou famosa entre dermatologistas e especialistas de cabelo. Diz a lenda que Maria Antonieta, rainha francesa condenada à guilhotina, quando soube de sua sentença, ficou com os cabelos brancos em questão de horas. O que se acreditava ter sido um embranquecimento total dos fios, nada mais foi do que uma queda abrupta dos fios pretos - antigos e fracos -, e a permanência dos brancos - recentes e, por isso, mais resistentes.
Por dentro do fio
Antes de sair arrancando, achando que basta puxar para acabar com o inconveniente, pense duas vezes. O fio branco não é um fio doente, ruim, nem menos liso ou macio que os outros. "Apenas os grânulos e pigmentos - que antes davam cor aos cabelos - são substituídos por bolhas de ar. Isso faz com que fiquem mais grossos. Mas não se preocupe, depois de um tempo, eles voltam a ficar com a espessura normal. O que não adianta é arrancar, pois ele nasce de novo da mesma cor. Agora, dizer que, para cada um que se arranca, nascem sete no lugar é besteira!", desmitifica Dra. Joana.
O que define a cor dos cabelos é a quantidade e o tipo de melanina contida nos fios. "A melanina é encontrada sob diversas formas. Cabelos pretos e castanhos contêm eumelanina, um pigmento escuro. Ruivos e louros têm um pigmento brilhante chamado feomelanina. Mas é possível, e comum até, ter a mistura desses dois pigmentos. Já os cabelos grisalhos contêm uma pequena porção de melanina, enquanto que cabelos brancos, nenhuma", diferencia a especialista.
Pintar ou não pintar, eis a questão
Para quem odeia a aparência dos fios brancos, pintar continua sendo a única saída. Pelo menos por enquanto, mas a indústria científica promete surpresas em breve. "A Anti-cancer Inc é uma empresa americana que vem trabalhando no desenvolvimento de um gel que promete devolver a cor aos cabelos. O produto, ainda não comercializado, recebeu o nome de gene juice (suco de gens), mas é apenas uma promessa", antecipa Joana Darc Diniz. Até lá, a tintura é o único remédio. No entanto, nem todas são adeptas da tintura, preferindo mostrar o que muita gente vive escondendo. Para as que vêem um pouco de charme nos cabelos brancos, o segredo é não descuidar da saúde dos fios. "Para evitar o amarelamento, comum na cor branca, existem xampus específicos. Diversas marcas, como a Keune, oferecem produtos especiais, capazes de manter o fio mais branco e brilhante", exemplifica a médica.
A Keune oferece o Silver Reflex Shampoo, que promete realçar a cor prata dos fios brancos, remover o amarelo dos grisalhos, e neutralizar o amarelo do descolorido. Pau pra toda obra, é à base de pantenol e proteína de trigo. Outra marca disponível no mercado é a Lush, com seu xampu Daddyo. À base de infusão de limão, óleo de coco e algas marinhas, o produto promete restaurar a cor, além de fortalecer e amaciar os fios.
Mas nada de ficar só nos xampus. Se cabelo já dá trabalho, os brancos exigem um pouco mais. Joana Darc Diniz sugere: "Quem assume os fios brancos tem grande preocupação em mantê-los bonitos. Além dos xampus específicos para o tipo de cabelo, oriento meus pacientes a praticarem a ginástica capilar para irrigação contínua, aumentando a nutrição celular. Outra técnica com bons resultados é a laserterapia, que garante a oxigenação das células". Com tantas opções, só aparenta mais idade quem quiser.
 Joana Darc Diniz

Coquetel de aminoácidos pode ajudar a viver mais

Mistura foi testada em camundongos e aumentou a expectativa de vida das cobaias em 12%.
Coquetel de aminoácidos pode ajudar a viver mais, dizem cientistas

Um estudo realizado por cientistas na Itália revelou que camundongos que beberam um coquetel com três tipos de aminoácido tiveram um aumento de 12% de suas expectativas de vida em comparação com cobaias que não passaram pelo tratamento.
Além de viver mais, os camundongos que tomaram os aminoácidos também mostraram uma melhora na forma física e na coordenação, revertendo problemas associados à idade avançada.
Nos experimentos, descritos em um artigo na publicação científica Cell Metabolism, as cobaias saudáveis, de meia idade, receberam água contendo os aminoácidos leucina, isoleucina e valina.
Estudos anteriores haviam comprovado que estes três aminoácidos aumentam a expectativa de vida das leveduras.
No entanto, lembram que ainda é preciso fazer mais testes para conhecer ao certo o grau de eficiência do tratamento em humanos.

BBC

ACIDENTES ESTÉTICOS: APRENDA A CONTORNÁ-LOS

Ao invés de dar um "up" no visual, você complicou ainda mais a sua situação? Calma, para tudo existe um jeito.
Qual é a mulher que não adora a idéia de fazer um tratamento de beleza para se sentir mais bonita? Seja uma pintura diferente no cabelo, um recurso para ficar com a pele do rosto igual à de um bebê... Mas, e se o tiro sair pela culatra e tudo der errado? Saiba o que fazer para corrigir o problema logo assim que ele aparecer.
De acordo com especialistas, iniciar um tratamento estético requer bastante cuidado e pesquisa. É necessário que você tenha em mente os riscos que pode correr ao embarcar num desafio deste tipo. A jornalista Renata Frascino, 28 anos, por exemplo, queria mudar o visual dos cabelos. Em busca de um tom perfeito para os fios quase acabou ficando sem eles. “Eu tenho um cabelo muito fininho, mas ainda assim queria fazer uma balaiagem (técnica para iluminar os fios dos cabelos). “Usaram muito descolorante e meus fios começaram a se quebrar. Na época, a solução imediata foi cortar tudo” – explica Renata.
De acordo com a cabeleireira Rosa, do Rosa Salão e Estética, se Renata tivesse utilizado a técnica da blindagem térmica antes de aplicar o descolorante isso não aconteceria. “A blindagem térmica é um tratamento para os fios finos que sela a cutícula, fortalece e evita que eles fiquem eletrizados e quebradiços. Se ela tivesse feito isso antes de aplicar o descolorante não teria que cortar os cabelos para solucionar o problema .
Agora, imagina se você vai ao dermatologista para sair de lá com a pele do rosto igual a de um bebê recém nascido e se surpreende exatamente com o contrário? Foi exatamente assim que a estudante de Direito, Camila Lopes, 24 anos, se sentiu há alguns meses. Camila, que sofria desde a adolescência com a acne, resolveu fazer um peeling químico para amenizar as marcas em seu rosto. Mas, para sua surpresa, ficou cheia de manchas escuras depois do procedimento.
A recomendação dos especialistas nesses casos é fazer uso diário de algum ativo clareador (à base de hidroquinona ou ácido kójico). Evitar exposição ao sol após o procedimento também é fundamental. De acordo com a dermatologista Paula Lopes, refazer o peeling ou usar técnicas a laser são algumas das alternativas que também podem ajudar.
Mas se o seu maior problema for apenas uma sobrancelha falhada, uma simples passada de lápis no local da falha resolve o problema. A maquiagem está aí para isso!
Sua Dieta

COLÁGENO HIDROLISADO AJUDA A PREVENIR O ENVELHECIMENTO

É sempre válido conhecer novas técnicas que nos ajudam a manter a juventude!
Atualmente, algumas empresas já são especializadas em produzir suplementos que contenham colágeno hidrolisado. Mas, você sabe o que isso significa na prática? Produzido, geralmente, em cápsulas, estes suplementos agem melhorando a hidratação, a elasticidade e a firmeza da pele, combatendo as rugas, a flacidez facial e agindo na manutenção da integridade deste tecido.
De acordo com o Dr. Carlos Henrique Portes Malatrasi, Farmacêutico Bioquímico, o envelhecimento cutâneo é um processo degenerativo progressivo que surge naturalmente e é resultante de um declínio fisiológico das funções do tecido cutâneo. Esse declínio é o culpado pelos sinais de flacidez da pele, formação de rugas e prejuízo na renovação celular.
“Nem sempre nosso organismo consegue sintetizar e renovar o colágeno ingerido com os alimentos e a diminuição progressiva desse sistema pode trazer evidente prejuízo corporal, físico e funcional. Daí a importância da suplementação com colágeno hidrolisado. Ela é benéfica à saúde, pois é capaz de auxiliar no tratamento de alguns processos patológicos ou mesmo fisiológicos, como o próprio envelhecimento”, explica Malatrasi”.
Segundo uma pesquisa desenvolvida no Brasil, ficou comprovado que a ingestão diária de 5g de colágeno hidrolisado melhora a hidratação e diminui os riscos de flacidez da pele, proporcionando 5,5% mais firmeza e 10% mais elasticidade facial. Sua ingestão a partir dos 25 anos de idade, além de ajudar a retardar o envelhecimento da pele, mantém a integridade do tecido cutâneo por muito mais tempo.

Colageno Hidrolisado Emagrece
A pergunta principal para quem quer usar é: colageno hidrolisado emagrece ? O sonho do ser humano moderno de emagrecer rapidamente, sem esforço, dedicação, dieta, é uma das fontes mais rentáveis da indústria farmaceutica. Se ganha muito dinheiro vendendo essa ilusão em que apenas um produto fará você perder a tão odiada gordura estagnada no teu corpo. Mas a pergunta insistente de muita gente ainda é, colageno hidrolisado emagrece ? Vou responder abaixo o que realmente faz emagrecer. Se prepare.
A única maneira maneira real de se emagrecer saudávelmente é aliando 3 coisas: sua mente + dieta + exercíciso físicos. São estes 3 pilares que sustentaram sua jornada rumo ao corpo ideal, ou apenas para perda de gordura indesejada, ou em busca da saúde perfeita. Muita gente aqui acha que a missão é fácil, ou difícil, tudo isso fica a cargo de quão preparada e determinada está a mente. Pra perder a banha, vamos falar francamente, é necessário muita dedicação e força de vontade. É um projeto em que a única pessoa que pode comandar e tomar as decisões é você. Não coloque a responsabilidade nos outros. Isso só te fará mal. Você é mestre da sua vida, então a coloque na direção que quiser.
Pronto, a mente já está na direção correta, mas isso não adiantará em nada. Vá agora procurar sobre nutrição, alimentos, IG, gorduras boas e ruins e etc. Alguém disse que seria fácil ? Não né! Esta busca fará com que você perceba o quanto de porcaria ingere diariamente, e é vendida como boa comida. Ou é empurrada a você diariamente pelos principais veículos de informação como a forma mais rápida e fácil de se alimentar. A parte tensa e triste da questão é que tão deliciosas, são, quase sempre, tão prejudiciais ao tua saúde, que por consequência refletem no corpo. Quem decide o que comer, novamente, é você. Desculpas todos podem dar. Controle rigidamente o que ingere. Por isso algumas vezes eu até acredito que aulas de alimentação deveriam ser obrigatórias em todas as escolas. Mas aí … Deixa pra lá.
Continuando, você por agora já tem 2 pilares. Falta os exercícios físicos. É incrível como tem gente que se gaba em dizer que tem preguiça. Que beleza hein! Mas para você que quer e está disposta(o) a perder kilos e kilos de gordura, exercícios físicos na academia são fundamentais. Peça ao instrutor da academia para montar um programa específico, explique o que quer, e se comprometa a só sair da academia (coisa que não vai acontecer, porquê você vai criar gosto de ir lá) apenas quando atingir teu objetivo. Novamente, simples assim, se comprometa com todas as forças, e vá até o final. E a partir do momento em que a massa magra for aumentando, graças aos exercícios físicos, mais e mais gordura será eliminada. Com o decorrer do tempo, comece a procurar por conta própria na internet por exercícios para aumentar a perda de gordura. Procure no Hipertrofia.org/Forum, lá você encontra muito conteúdo grátis de ótima qualidade.
Depois desse longa explicação sobre a realidade de situação, vem a ajuda do colageno hidrolisado. Pelo que pude ler na internet, e em sites de vendas do produto, ele tem a capacidade, dentre outros benefícios, de aumentar a capacidade de construção de massa magra, no qual ajudaria em muita na queima de gordura. Logo, depois de tudo em que leu aqui neste artigo, usar o colageno hidrolisado para suplementar sua dieta, fará apenas o bem. Mas não se esqueça nunca, jamais disto: ele sozinho, ou nenhum outro suplemento sozinho, fará milagres. Pare de acreditar no Papai Noel voador comedor de gorduras, isto realmente não existe!
Invista o tempo em seguir estas recomendações, vá até o fim, apesar dos pesares que aparecerão durante o caminho, e o resultado será inevitável.

Versão feminina do Viagra não será mais fabricada

Boehringer Ingelheim anunciou o fim da produção da pílula. Libido da mulher seria mais difícil de ser controlada por remédios.
O laboratório alemão Boehringer Ingelheim anunciou nesta sexta-feira (6) que parou de desenvolver o "Viagra feminino", pois não conseguiu convencer as autoridades reguladoras dos EUA de que a pílula seria capaz de estimular a libido.
"A decisão não foi fácil, considerando o estágio avançado do desenvolvimento", disse Andreas Barner, executivo-chefe do laboratório.
Havia grande expectativa quanto ao sucesso comercial da pílula, voltada para mulheres antes da menopausa com uma redução persistente e inexplicável do desejo sexual.
Ele seria uma resposta feminina ao Viagra, a famosa pílula azul da Pfizer para os homens. Mas a libido feminina se mostra mais difícil de ser manipulada com medicamentos.
Consultores do governo norte-americano disseram em junho que a pílula cor de rosa da Boehringer, baseada na substância flibanserin, tinha resultados insatisfatórios e gerava riscos inaceitáveis. Quase 15 por cento das mulheres pararam de tomar os comprimidos antes do final do estudo, devido a efeitos colaterais como depressão, desmaios e fadiga.
O FDA (órgão que avalia medicamentos nos EUA) pediu mais explicações à Boehringer, e o laboratório disse que isso foi decisivo na sua decisão de interromper o projeto.
Reuters

AS ESCOLHAS E A FELICIDADE

A vida me ensinou...

A dizer adeus às pessoas que amo,
Sem tira-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostra-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir;
Aprender com meus erros .
Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças;
Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente,
Pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher...
Fênix Faustine

“A vida tem a ver com escolhas. Nós somos a soma das nossas escolhas. E a maioria delas não é feita por nós. Você não pode escolher quando vai nascer. Não pode escolher onde vai nascer. Você não pode escolher a família em que vai nascer. Nem mesmo quem vai amar. Mas você pode escolher como vai amar!”


E o que é que ela vê nele?
Nossos amigos se interrogam sobre nossas escolhas, e nós fazemos o mesmo em relação às escolhas deles. O que é, caramba, que aquele Fulano tem de especial? E qual será o encanto secreto da Beltrana?

Vou contar o que ela vê nele: ela vê tudo o que não conseguiu ver no próprio pai, ela vê uma serenidade rara e isso é mais importante do que o Porsche que ele não tem, ela vê que ele se emociona com pequenos gestos e se revolta com injustiças, ela vê uma pinta no ombro esquerdo que estranhamente ninguém repara, ela vê que ele faz tudo para que ela fique contente, ela vê que os olhos dele franzem na hora de ler um livro e mesmo assim o teimoso não procura um oftalmologista, ela vê que ele erra, mas quando acerta, acerta em cheio, que ele parece um lorde numa mesa de restaurante mas é desajeitado pra se vestir, ela vê que ele não dá a mínima para comportamentos padrões, ela vê que ele é um sonhador incorrigível, ela o vê chorando, ela o vê nu, ela o vê no que ele tem de invisível para todos os outros.
Agora vou contar o que ele vê nela: ele vê, sim, que o corpo dela não é nem de longe parecido com o da Daniella Cicarelli, mas vê que ela tem uma coxa roliça e uma boca que sorri mais para um lado do que para o outro, e vê que ela, do jeito que é, preenche todas as suas carências do passado, e vê que ela precisa dele e isso o faz sentir importante, e vê que ela até hoje não aprendeu a fazer um rabo-de-cavalo decente, mas faz um cafuné que deveria ser patenteado, e vê que ela boceja só de pensar na palavra bocejo e que faz parecer que é sempre primavera, de tanto que gosta de flores em casa, e ele vê que ela é tão insegura quanto ele e é humana como todos, vê que ela é livre e poderia estar com qualquer outra pessoa, mas é ao seu lado que está, e vê que ela se preocupa quando ele chega tarde e não se preocupa se ele não diz que a ama de 10 em 10 minutos, e por isso ele a ama mesmo que ninguém entenda.
Martha Medeiros

Escolhas de uma vida
A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".
Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.
Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".
Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.
As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...
Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.
Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.
Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.
Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!
Pedro Bial

Sorte e escolhas bem feitas
Pessoas consideradas inteligentes dizem que a felicidade é uma idiotice, que pessoas felizes não se deprimem, não têm vida interior, não questionam nada, são uns bobos alegres, enfim, que a felicidade anestesia o cérebro.
Eu acho justamente o contrário: cultivar a infelicidade é que é uma burrice. O que não falta nessa vida é gente sofrendo pelos mais diversos motivos: ganham mal, não têm um amor, padecem de alguma doença, sei lá, cada um sabe o que lhe dói.
Todos trazem uns machucados de estimação, você e eu inclusive. No que me diz respeito, dedico a meus machucados um bom tempo de reflexão, mas não vou fechar a cara, entornar uma garrafa de uísque e me considerar uma grande intelectual só porque reflito sobre a miséria humana. Eu reflito sobre a miséria humana e sou muito feliz, e salve a contradição.

Felicidade depende basicamente de duas coisas: sorte e escolhas bem feitas.
Tem que ter a sorte de nascer numa família bacana, sorte de ter pais que incentivem a leitura e o esporte, sorte de eles poderem pagar os estudos pra você, sorte por ter saúde. Até aí, conta-se com a providência divina. O resto não é mais da conta do destino: depende das suas escolhas.
Os amigos que você faz, se optou por ser honesto ou ser malandro, se valoriza mais a grana do que a sua paz de espírito, se costuma correr atrás ou desistir dos seus projetos, se nas suas relações afetivas você prioriza a beleza ou as afinidades, se reconhece os momentos de dividir e de silenciar, se sabe a hora de trocar de emprego, se sai do país ou fica, se perdoa seu pai ou preserva a mágoa pro resto da vida, esse tipo de coisa.
A gente é a soma das nossas decisões, todo mundo sabe. Tem gente que é infeliz porque tem um câncer. E outros são infelizes porque cultivam uma preguiça existencial. Os que têm câncer não têm sorte. Mas os outros, sim, têm a sorte de optar. E estes só continuam infelizes se assim escolherem.
Martha Medeiros

Ter opiniões é estar vendido a si mesmo. Não ter opiniões é existir. Ter todas as opiniões é ser poeta.
Fernando Pessoa

O PODER DE NOSSAS ESCOLHAS
Coisas ruins não são o pior que pode nos acontecer. O que de pior pode nos acontecer é NADA.
Uma vida fácil nada nos ensina. No fim, é o que aprendemos o que importa: o que aprendemos e como nos desenvolvemos.
Traçamos nossas vidas pelo poder de nossas escolhas. Quando nossas escolhas são feitas passivamente, quando não somos nós mesmos que traçamos nossas vidas, nos sentimos frustrados.
Uma pequena mudança hoje pode acarretar-nos um amanhã profundamente diferente. São grandes as recompensas para aqueles que têm a coragem de mudar, mas essas recompensas acham-se ocultas pelo tempo.
Geramos nossos próprios meios. Obtemos exatamente aquilo pelo que lutamos. Somos responsáveis pela vida que nó próprios criamos. Quem terá a culpa, a quem cabe o louvor, senão a nós mesmos? Quem pode mudar nossas vidas, a qualquer tempo, senão nós mesmos?

Deus sabe que isto é verdade
Richard Bach

Avida é a soma das suas escolhas
Albert Camus

São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos.
Harry Potter e a Câmara secreta

"Vida é a soma das nossas escolhas. Seus maiores triunfos virão das coisas que você pensa, diz e faz - não das circunstâncias que a vida he apresenta, mas sim como você reage quando as circunstâncias se apresentam. A qualidade da sua vida é um resultado direto das escolhas que você faz. E cada momento na sua vida é uma escolha. O futuro aproxima-se no mesmo ritmo de sempre. Então preste atenção nas suas escolhas e tenha a disciplina necessária para colocá-las em prática, pois são elas que moldarão, ativamente, o resto da sua vida."
Raúl Candeloro


Tua vida é resultado de tuas escolhas.
Talvez você pense que está deixando de viver muitas coisas, mas talvez você não esteja.
Você pode nem acreditar, mas neste momento existe alguém que gostaria de estar exatamente no teu lugar.
Tudo bem, talvez você não tenha a família perfeita ou o emprego dos seus sonhos. O lugar em que você vive pode não ser o melhor lugar do mundo, talvez você nunca tenha feito algo que você realmente quis ou que fosse significante, mas lembre-se: você sempre pode mudar isso. É uma questão de escolha – e toda escolha demanda sabedoria.
Muitos dos problemas familiares não são, necessariamente, um problema familiar, mas um problema de sabedoria. Às vezes falta tato e maturidade para lidar com determinadas situações.
Muito do sentimento de vazio que porventura te assalta também é um problema de sabedoria: falta discernimento para compreender e reconhecer o bem que há em teu estado e, acredite, você ama o lugar em que você vive, por mais que isto não pareça verdade.
Aquele desejo enorme de voar ante tanto céu, tanto ar, também é apenas mais um problema de discernimento: você pode voar, não há correntes amarrando teus pés.
Mas toda escolha tem suas desvantagens e você precisa ter preparo para elas. Se você decide não voar por qualquer coisa que você supõe que te prenda, lembre-se, isto também é escolha sua, e se não te faz feliz inicialmente, te esforce para ser feliz durante e finalmente.
Entretanto, repare que muitas pessoas angustiam-se desejando que sua vida seja significante para si próprias, mas eu te digo, tanto melhor é que tua vida seja significante para as outras pessoas.
Neste momento alguém precisa de você, mais do que você precisa de alguém.
Augusto Branco


Escolher quer dizer preferir, selecionar, optar. Toda nossa vida é feita de
escolhas.
Por mais indecisos que sejamos, ao abrir os olhos pela manhã, teremos que optar
entre permanecer na cama, esquecendo as horas, ou levantar.
A opção continua na primeira refeição da manhã: cereal, frutas, chá, café, pão
integral, pão branco, mel, açúcar ou adoçante.
Desejar bom dia ou resmungar qualquer coisa, ou ficar calado. São opções.
Sair de carro, dar uma caminhada, correr para não perder a condução ou fazer de
conta que não tem compromisso nenhum.
Ser gentil no trânsito, cedendo a vez a outro carro em cruzamento complicado, ou
fazer de conta que ninguém mais existe no caminho além de você mesmo.
Não jogar nada pelas janelas do carro, ou emporcalhar todo o caminho por onde
passa, tudo é questão de escolha.
Escolha de como você deseja que seja o seu dia, a sua vida, o seu mundo.
Você pode viver muito bem com todo mundo ou viver muito mal até consigo mesmo.
Você pode modificar o mau humor da sua chefia ou de seu colega de escritório,
pode sintonizar com eles ou pode ficar na sua.
Você pode atender muito bem o seu cliente e ter sorrisos de retorno ou fingir
que ele nem está aí, esperando que outro colega decida por atendê-lo.
Você pode se tornar uma pessoa quase indispensável, no mundo, pela sua forma de
ser.
Ou decidir por ser alguém que, se faltar, poucos ou talvez ninguém notará.
Contou-nos amigo nosso que, viajando por essas estradas de Deus, pelo interior
do nosso Brasil, começou a sentir fome.
Aproximava-se o horário do almoço e porque ele e o companheiro de viagem não
conhecessem muito bem aqueles caminhos, ficaram atentos a qualquer placa
indicativa de lanchonete ou restaurante.
Mais alguns quilômetros percorridos e chegaram a um local que oferecia
refeições.
Em cima do imóvel, escrito em letras grandes, em madeira firme, lia-se:
Comida a escolê.
Logo entenderam que o proprietário ou proprietária se equivocara ao escrever.
Talvez pelas poucas letras que tivesse.
Mas compreenderam, sem dúvida, que havia comida para se escolher.
Entraram e uma senhora muito simples os atendeu. Porque não houvesse cardápio à
vista, perguntaram o que havia para lhes matar a fome.
Frango frito. Foi a resposta rápida.
E que mais?
Só frango frito. Respondeu de novo.
Mas a tabuleta diz comida a escolher. - argumentou meu amigo.
Sim. Falou a senhora, sem pestanejar. O senhor escolhe se quer comer ou se não
quer comer.
Tinha toda razão aquela senhora.
Tudo é opção.
Por isso, alguns de nós, escolhemos viver em clima de felicidade, com o pouco ou
quase nada que tenhamos.
Outros optamos por ser infelizes, com a abundância que desfrutamos.
Uns recebemos o diagnóstico de doença insidiosa e decidimos lutar e viver o
quanto nos seja permitido.
E curtimos a natureza, a praia, a montanha, os passeios com a família, o cinema,
a bagunça dos netos.
Outros, optamos por nos deixar morrer, sem combate.
Felicidade ou infelicidade. A decisão cabe a cada um de nós.
Todos sofremos perdas, doenças, lutas, no mundo de provas e expiações em que nos
movimentamos.
Todos também usufruímos alegrias, conquistas, dádivas, saúde.
O que fazemos com cada uma dessas coisas é o que estaremos fazendo com o nosso
dia: alegria ou tristeza. vitórias ou derrotas.
Pense nisso e escolha o que você deseja para você, agora, hoje, nesse novo dia.
autor desconhecido

...Escolhas...
Houve um tempo em que havia uma garota, uma garota comum, como todas as outras, uma garota simpática, bonita, inteligente. Ela tinha toda a energia de sua juventude, ela era aparentemente feliz...
Porém, em seu interior, ela não estava satisfeita, ela não se sentia realizada, se sentia vazia por dentro. Ela considerava sua vida muito superficial, fútil... E ela estava cercada de pessoas superficiais e fúteis, ela se sentia perdida entre os outros, ela não se considerava parte daquela realidade.
Ela nunca tivera amigas verdadeiras, não conseguia gostar da pessoa certa, nunca tivera um amor correspondido. Ela estava se afastando cada vez mais de sua família, começou a ir mal na escola, ela não tinha como refrescar as idéias...
Ela queria sumir, ela queria fugir, desaparecer, esquecer, se livrar de tudo e de todos, para sempre...
E conseguiu, ela partiu lentamente, solitária, e muito triste, pois, apesar de tudo, amava suas amigas falsas, amava algum garoto errado e amava a família que não se importava com ela...
Amava a todos, mas partiu, partiu para um caminho sem volta, desapareceu sem deixar vestígios, era a sua decisão, sua escolha, e no seu coração não havia mais lugar para arrependimento, pesar ou remorso...
Numa triste manhã de outono, ela fechou os olhos e se entregou, sem testemunhas... Mas hoje o vento conta que durante esse breve momento ela chorou copiosamente, ela sofreu desesperadamente, mas mesmo assim se foi, se entregou, abatida, mas, ao mesmo tempo decidida, determinada...
Ela partiu para sempre, partiu eternamente, partiu em busca de felicidade, de amor, de compreensão...
E os que ficaram, aqueles mesmos, que ela tanto amava, que tanto estimava, eles realmente sentiram sua partida...
Mas se passou o tempo, a cura de todas as dores, se passaram dias, meses, anos, e ela passou a ser apenas uma vaga lembrança, uma personagem em fotografias, uma parte distante do passado...
Eles superaram a dor, superaram a perda, e continuaram seguindo sua vida, seguindo seu destino...
Mas ela... Ela não, ela havia decidido arriscar, tinha se revoltado contra o sistema, tinha decidido mudar, tudo para procurar uma felicidade completa, um amor incondicional, uma compreensão infinita...
E nunca ninguém pôde lhe perguntar se ela encontrou aquilo que buscava...
autor desconhecido

10.08.2010

A medicina descobre que a gestação é decisiva para uma vida longa e livre de doenças

O nascimento da saúde - Parte 1
Nesse período, pode-se prevenir a depressão, o câncer, a obesidade e até a diabetes
Prevenir doenças sempre foi um dos principais objetivos da medicina. O mais recente avanço nesse sentido é a descoberta, por meio de diversos estudos realizados em todo o mundo, de que as sementes da saúde e da doença são plantadas em uma fase ainda mais precoce do que se imaginava: antes do nascimento, ainda durante a vida intra-uterina. Os cientistas estão cada vez mais convencidos de que os nove meses de gestação são decisivos para a saúde do indivíduo durante toda a sua vida. “A mãe deve ser entendida como o primeiro ambiente ecológico da criança”, considera o ginecologista e obstetra Eliezer Berenstein, um dos autores do livro “Gerar e Nascer”. “Na gravidez, toda a história física e emocional do bebê estará sendo construída e será influenciada por aquilo que a mãe come, por exemplo, e por seu comportamento emocional durante a gestação”, afirma o ginecologista Márcio Coslovsky, especialista em reprodução humana da Clínica Huntington, do Rio de Janeiro. De fato, as pesquisas já demonstram, entre outras coisas, como doenças infecciosas da mãe, seus níveis de estresse, a qualidade de sua alimentação e até do ar que ela respira podem contribuir para que a criança venha a desenvolver, na infância ou na vida adulta, problemas cardíacos, alergias, asma, obesidade, câncer e outras enfermidades.
Uma das doenças nas quais esta relação encontra-se muito bem estabelecida é a diabetes. Se a mãe for diabética e não controlar a doença durante a gestação, a chance de dar à luz uma criança também portadora é muito alta. Um dos trabalhos mais exemplares a provar essa conexão foi o realizado pela epidemiologista Dana Dabelea, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, com índios pima americanos. Essa população registra os maiores índices de diabetes tipo 2 (associada ao estilo de vida) do planeta. Ao examinar a incidência da doença nas crianças pima com mais de 10 anos, os pesquisadores verificaram que, além da genética, outro fator contribuía para elevar os riscos de elas manifestarem a diabetes. “Trata-se da exposição, antes do nascimento, a altas taxas de açúcar no sangue da mãe”, disse Dana à ISTOÉ.
O esforço, agora, é entender por que isso acontece. Uma pesquisa da Universidade do Alabama (EUA) jogou luz sobre o assunto. “Essas crianças são mais propensas a ter baixa sensibilidade à ação da insulina, um conhecido fator de risco para a doença”, disse à ISTOÉ Paula Chandler-Laney, autora do estudo. A insulina é o hormônio que permite a saída do açúcar do sangue e sua entrada nas células. Se o indivíduo manifestar resis­tência ao seu funcionamento, ela não agirá corretamente. O resul­tado é que haverá mais glicose na circulação sanguínea, caracteri­zando a diabetes. Mas por que o feto desenvolveria essa resistência? “A maior quantidade de açúcar que está no sangue da mãe dia­bética atravessa a placenta”, explica o médico Ivan Ferraz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. “E isso obriga o pâncreas do bebê a produzir mais insulina para manter o equilíbrio. Como resposta ao excesso da substância, o corpo se torna menos sensível à ação do hormônio”, complementa a americana Paula.
No caso da tendência à obesidade, a confirmação de que ela pode ser adquirida dentro do útero também vem de diversos e consistentes trabalhos. O pesquisador John Kral, da Suny Downstate Medical Center, de Nova York, por exemplo, comparou o peso de adolescentes nascidos de mulheres que engordaram muito durante a gestação com o de seus irmãos, gerados após suas mães terem se submetido a cirurgias bariátricas. O resultado foi impressionante. “Vimos que os irmãos tinham herdado os genes da obesidade, porém a taxa de obesos entre os que nasceram após as mães terem feito a cirurgia para perda de peso foi 52% menor”,. Ele e sua equipe agora investigam os mecanismos intrauterinos atuantes nestes casos. “Uma hipótese é a de que a nutrição exagerada alteraria a função de alguns genes do feto”, diz o especialista.
O excesso de peso materno também pode estar relacionado ao aumento de risco de a criança tornar-se mais vulnerável à alergia, à asma e a doenças neurodegenerativas, como doença de Alzheimer e doença de Parkinson. Essa indicação foi dada por pesquisas com animais feitas na Duke University (EUA). “Nossa esperança é de que estes dados levem as mães a considerarem as consequências do que ingerem não apenas para a própria saúde, mas para a saúde dos filhos e, potencialmente, até dos netos”, afirmou Staci Bilbo, do Departamento de Psicologia e Neurociência da instituição americana e participante do trabalho. “Hoje se estima que a boa alimentação da mãe afeta não apenas o filho como as próximas duas gerações”, diz a nutricionista funcional Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro. Diante dessas evidências, os médicos começam a ressaltar a importância do emagrecimento para a mulher que deseja ter filhos e que está acima do peso. “A indicação para essas mulheres é fazer a cirurgia bariátrica pelo menos um ano antes de engravidar”, afirma Thomas Szego, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Se o acúmulo de peso é um problema para a criança, o inverso também é verdadeiro. Bebês nascidos com baixo peso têm, por exemplo, um maior risco de apresentar doenças cardíacas na idade adulta. “Essa relação está comprovada”, disse à ISTOÉ a epidemiologista Janet Rich-Edwards, do Women’s Brigham Hospital, em Boston, nos EUA. E o que as pesquisas estão demonstrando é que várias das causas para o nascimento de crianças com peso abaixo do normal estão relacionadas às condições da mãe. Fumo e depressão não tratada na gravidez, por exemplo, podem resultar em bebês magros demais. Outra razão é a adoção de uma dieta pobre em nutrientes importantes. Quando isso acontece, o feto deixa de receber ingredientes necessários à formação correta dos tecidos. A consequência é que acabam sendo priorizados o desenvolvimento de alguns órgãos, como o cérebro, em detrimento de outros.
Mônica Tarantino e Rachel Costa
Isto é

A tríade da mulher atleta

Enquanto exercícios moderados promovem benefícios substanciais à saúde, exercícios intensos podem se relacionar com inúmeros efeitos deletérios a saúde feminina. Muitas atletas desenvolvem desordens alimentares, amenorréia (ausência de menstruação) e osteoporose prematura com a prática intensa de exercícios. Este fato é tão comum que o American College of Sports Medicine o denominou como a “Tríade da Mulher Atleta” (TMA) A TMA provavelmente ocorre em decorrência de uma nutrição inadequada combinada ao treinamento excessivo pelo qual as atletas são submetidas. Muitas jovens atletas acabam por desenvolver desordens alimentares em consequência à rígida rotina a qual são submetidas, se sentindo controladas em muitos aspectos. Evidências mostram que muitas aderem a dietas com baixa quantidade de gordura, as quais influenciam o ciclo menstrual, tornando-o mais escasso. Além disso, atletas com ingestão calórica insuficiente tendem a apresentar baixos níveis de T3 e níveis elevados de cortisol, que também interferem de forma negativa no padrão menstrual.
Vários mecanismos têm sido descritos para explicar esse fenômeno e, um dos mais importantes se refere à liberação de opioides endógenos, como as beta endorfinas, com a prática intensa de exercícios. Atletas de alto rendimento liberam grande quantidade de beta endorfinas, as quais influenciam uma diversidade de funções hipotalâmicas, favorecendo alterações na regulação da reprodução, implicando em distúrbio menstrual caracterizado pela diminuição de estrogênio e progesterona.
A produção adequada de estrogênio e progesterona se faz necessária para manter a integridade mineral do osso. O estrogênio atua beneficamente no osso por meio de vários mecanismos que resultam numa ação anti-reabsortiva. A progesterona também age na formação óssea, influenciando a atividade osteoblástica.
Os efeitos benéficos do exercício, portanto, podem ser perdidos nas atletas que desenvolvem amenorréia. Diminuição crônica de estrogênio, que é observada nas mulheres que não possuem um padrão adequado de menstruação, acarreta retardo na maturação de centros ósseos na coluna e predispõe à instabilidade vertebral e curvatura. Foi constatado que a osteoporose prematura em jovens atletas pode ser irreversível mesmo com suplementação de cálcio, reinício da menstruação e terapia de reposição de estrogênio.
Para atletas portadoras de uma ou mais desordens da tríade, o primeiro passo para se contornar tal situação é atingir o peso corporal ideal ou a porcentagem ideal de gordura corporal. A efetividade da intervenção dietética, entretanto, pode ser limitada para atletas que possuem história de desordem alimentar ou que possuem hábitos alimentares pouco saudáveis. Nutricionistas, profissionais de educação física e psicólogos devem atuar em conjunto no tratamento da TMA.
Sua Dieta

Doenças transmitidas por animais

O que há de correto ou não nos ditos populares.
......1. "A mordida/baba do cachorro transmite a raiva"

Parcialmente correto. Os cães afetados pela raiva salivam bastante ("babam") por não conseguirem engolir a própria saliva, devido à paralisia que a doença causa. A mordida desses animais transmite a raiva. Porém, um cão só pega raiva se for mordido por outro animal doente. A maioria dos cães não é portadora do vírus da raiva, principalmente aqueles vacinados. Assim, apenas a saliva ("baba") /mordida de um animal DOENTE, transmitirá a raiva.

......2. "Cachorro que baba/espuma é cachorro louco"

Errado. Nem todo cachorro que "baba" (saliva) ou espuma está com raiva. Animais intoxicados podem apresentar intensa salivação, assim como cães ou gatos que ingeriram medicamentos de sabor desagradável podem espumar. Animais submetidos a forte estresse também podem salivar.

......3. "Cachorro que corre em volta do rabo está louco"

Errado. Muitos cães correm atrás do rabo por costume, ou por uma manifestação de ataque convulsivo. O cão que corre atrás do rabo, não está louco, nem com raiva.

......4. "O gato transmite doença para mulher grávida"

Parcialmente correto. Os gatos, assim como pombos e outros animais, podem transmitir a toxoplasmose para as pessoas. Porém, para transmitir, os animais têm que ter a doença. Os gatos domésticos podem contrair a toxoplasmose através da carne crua ou ingestão de pombos e outras aves. O gato não apresenta sinais clínicos da toxoplasmose e a transmite pelas fezes apenas quando está com baixa resistência. A mulher que contrair toxoplasmose durante os três primeiros meses da gestação poderá ter sérios problemas com o feto.

......Antes de engravidar, a mulher que possui ou tem contato com animais deve fazer um exame para detectar se já tem a doença, mas não apresenta sintomas. Se tiver toxoplasmose, dela deve ser tratada antes de engravidar. Se não tiver a doença, deve evitar o contato com fezes de gatos e pombos, nos três primeiros meses de gestação. A família não precisa se desfazer do gato de estimação, no caso de gravidez na família. Pode ser feito um exame sorológico (no sangue) do gato de estimação para saber se ele tem a doença, ou simplestemente evitar o contato da mulher grávida com os dejetos do animal. A ingestão de carne ou ovos crus, pela gestante, deve ser evitada.

......4. "Cachorro na praia transmite doenças"

......Parcialmente correto. Nem todo o cão pode transmitir doenças às pessoas se freqüentar a praia. Porém, se o cão estiver com vermes e defecar na areia, os ovos microscópicos desses parasitas se transformarão em larvas. Essas larvas podem penetrar na pele das pessoas causando o "bicho geográfico". Os cães que são vermifugados, ou seja, tomam remédio para vermes regularmente, não transmitirão as larvas às pessoas. De qualquer modo, deixar o cão "fazer cocô" na praia, com o sem vermes, é errado. Lembre-se sempre de ser um dono responsável.

......5. "O gato transmite asma para as pessoas/crianças"

......Errado. A asma, também conhecida como bronquite, bronquite alérgica, bronquite asmática ou asma brônquica é uma doença alérgica, não transmissível. Crianças ou pessoas que sofrem de asma, podem ter crises quando em contato com os pêlos de gatos e outros animais. Os pêlos do gato ou os ácaros presentes na pelagem (o mesmo ácaro existente na poeira), em algumas pessoas, podem causar as crises.

......6. "O gato também tem AIDS"

......Errado. A FAIDS, é uma doença que causa imunodeficiência em felinos, mas NADA tem a ver com a AIDS humana. É transmitida unicamente entre gatos. Não se trata da mesma doença nem é transmitida ao homem.

......7. "O xixi de rato transmite doenças"

......Parcialmente correto. Os ratos são transmissores da leptospirose, doença que atinge o homem e animais através da urina desses roedores. Porém, nem todo o rato está infectado com a leptospirose. Na dúvida, evite o consumo de alimentos ou o uso de rações para animais contaminados pela urina de ratos, assim como o contato com águas de enchentes que são contaminadas por urina desses roedores que vivem nos esgotos.

Silvia C. Parisi

Remédio para vício em jogo será testado

Substância promete reduzir sensação de prazer proporcionada pelas apostas Rio - A Santa Casa de Misericórdia está recrutando voluntários para verificar se o medicamento Topiramato, eficaz no tratamento de dependentes de álcool e comedores compulsivos, pode ajudar pessoas viciadas em jogos a superarem o problema. Estudo — inédito no País — é fruto de parceria entre a Santa Casa e o Hospital das Clínicas de São Paulo.
Segundo a chefe do setor de Dependência do Ambulatório de Psiquiatria da Santa Casa, Analice Gigliotti, o Topiramato atua diretamente em neurotransmissores do cérebro, como a dopamina, substância ligada ao prazer.
“O Topiramato é comprovadamente eficaz no tratamento de comedores compulsivos e alcoólatras, pois ele reduz a noção de recompensa que o paciente relaciona à comida ou à bebida. O resultado começa a ser percebido três semanas após o início do tratamento. Queremos comprovar que ele também é eficaz em jogadores compulsivos”, explica a psiquiatra.
Segundo a psicóloga Viviane Fukugawa, uma das coordenadoras do estudo, cerca de 4% da população é dependente de algum tipo de jogo — seja caça-níqueis, apostas de cavalo, jogo do bicho ou qualquer outro que envolva apostas financeiras. A doença pode atingir pessoas de todas as idades, escolaridades e classes sociais.
TERAPIA DE GRUPO
tratamento é feito com auxílio de psiquiatras, psicólogos e terapias em grupo. Os jogadores passam por avaliações que permitem identificar doenças relacionadas ao problema, como depressão e ansiedade”, explica a profissional, ressaltando que, atualmente, cerca de 20 pessoas fazem tratamento na Santa Casa, no Centro.
Interessados na pesquisa e em tratamentos devem entrar em contato pelos telefones (21) 7830-3991 ou 2533-0118. Também é possível buscar ajuda por meio dos ‘Jogadores Compulsivos Anônimos’ — (21) 2516-4672.

VAGAS E OPORTUNIDADES 08/10/2010

FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL (HOMEOPATA)
A T & T CONSULTORIA EM RH seleciona para seu cliente, FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL (HOMEOPATA). IMPRESCINDÍVEL POSSUIR HABILITAÇÃO E EXPERIÊNCIA EM HOMEOPATIA. Assessorando o nosso cliente, estamos buscando FARMACÊUTICO (A) para atuar nas seguintes funções: Responsabilidade Técnica de Unidade de Farmácia de Manipulação e Homeopatia. Gestão de equipes de laboratório e de área de atendimento ao cliente. Atendimento ao cliente. Outras atividades inerentes à função. Formação: Superior Completo em Farmácia (com habilitação em Homeopatia). Especialização em Alopatia e Homeopatia. Requisitos Indispensáveis: Habilidade no trato com os clientes e suas particularidades. Facilidade para atuar na gestão de pessoas (liderança). RESIDIR EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO A NITERÓI E SÃO GONÇALO. Enviar currículo, COLADO NO CORPO DO E-MAIL, para drhempresa@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o cargo desejado.
TÉCNICO EM QUIMICA
RECURSOS HUMANOS CONTRATA para empresa de ENGENHARIA: Técnico em quimica,que tenha CRQ. Benefícios: Salário em torno de R$ 1.000,00. VR. VT. Vaga Efetiva (CLT). Requisitos: Ambos deverao ser do sexo masculino e aptos a trabalho pesado. Interessados encaminhar curriculo para rselRECEPCIONISTA FARMÁCIA MANIPULAÇÃO
Opções de associação CONDIÇÃO OBRIGATÓRIA: POSSUIR EXPERIÊNCIA NO SISTEMA FÓRMULA CERTA (WINDOWS). CURRICULOS FORA DO PERFIL NÃO SERÃO APROVEITADOS. A T&T CONSULTORIA EM RH, seleciona para Farmácia de Manipulação, localizada em Niterói e São Gonçalo, RECEPCIONISTA COM EXPERIÊNCIA NO SISTEMA FÓRMULA CERTA (WINDOWS). IMPRESCINDÍVEL RESIDIR EM NITERÓI E SÃO GONÇALO. Atividades: Atendimento ao cliente, atendimento telefônico, orçamentos, tiragem de pedidos pelo sistema, entrega de medicamentos, caixa e rotinas de farmácia de manipulação. Necessário possuir experiência em farmácia de manipulação, atuando com o SISTEMA FÓRMULA CERTA (WINDOWS). Formação: Ensino Médio Completo. Conhecimentos em pacote Office. Características Imprescindíveis: Habilidade no trato com o cliente e suas particularidades. Facilidade de relacionamento e execução de atividades em grupo. Disponibilidade para aprender. Regime de Contratação: Efetivo. Como se trata de profissional que irá atuar em loja, irá trabalhar de Segunda a Sábado. A empresa oferece: Salário + Auxilio Refeição + VT. Enviar currículo, COLADO NO CORPO DO E-MAIL, para drhempresa@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o cargo desejado.
ESTATÍSTICO
A DSRH SELECIONA: ESTATÍSTICO. Cursando nível superior em Engenharia, Matemática ou Estatística; Excel avançado; Conhecimento de Marketing On line; Desejável ser oriundo de empresa de comércio eletrônico. Local de Trabalho: Duque de Caxias. Seg a sexta - Horário comercial. Salário + benefícios. Os interessados deverão encaminhar currículo com pretensão salarial para recrutamento@dsrh.com.br com o título ESTATÍSTICO.

-ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO

REDE DE RESTAURANTES CONTRATA ESTAGIÁRIA PARA ÁREA DE NUTRIÇÃO (QUALIDADE). 1 VAGA PARA RODÍZIO (SEM LOCAL FIXO) - SEG A SEX DE 16:30 AS 20:30 E SAB DE. 14H AS 18H. BOLSA: R$510,00 + VT + ALIMENTAÇÃO NO LOCAL. NECESSÁRIO ESTAR CURSANDO QUARTO PERÍODO DE NUTRIÇÃO, ESTUDAR NO TURNO DA MANHÃ E JÁ TER ESTUDADO A MATÉRIA DE HIGIENE DE ALIMENTOS. CANDIDATAS DENTRO DO PERFIL ENVIAR CURRICULO PARA
talentoconsultoria@yahoo.com.br COLOCANDO NO ASSUNTO: ESTÁGIO NUTRIÇÃO
AUXILIAR DE NUTRIÇÃO - HOSPITALAR
Hospital de grande porte contrata: Auxiliar de Nutrição - Hospitalar. Imprescindível obter experiência na função, com saladas, corte de legumes, higienização de alimentos, ser oriundo de hospital. 2º grau completo. Salário + Benefícios. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA processo_s@yahoo.com
AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
ATRIBUIÇÕES: Auxiliar Médico do Trabalho, Prestar 1º Socorro aos Empregados, Controle de ASO's, Organização da Enfermaria. REQUISITOS: Registro COREN, curso Auxiliar Enfermagem do TRABALHO. Contrato CLT , 44 horas semanais, Queimados-RJ. Remuneração: R$665,47 + VT + Alimentação no Local + Cesta Básica + Convênios Universidades e outros cursos. Não enviar CV se não tiver requisitos acima. Encaminhar CV no CORPO do e-mail:rh1@projetecguerra.com.br, curriculos enviados em ANEXO serão excluídos
TÉCNICO EM ELETRÔNICA
A Personale Consultoria seleciona para cliente: TÉCNICO EM ELETRÔNICA. Requisitos: Ensino Técnico Completo em Eletrônica (Recém-Formado). Pacote Office Básico. Inglês Básico. Local: Praia Vermelha. Horário: 07:30h às 17:18h ( 2ª à 6ª feira). A Empresa oferece Salário + VT + Refeição no Local + AM + AO. Os candidatos que estiverem dentro do perfil, deverão encaminhar currículo, com PRETENSÃO SALARIAL, colado ao corpo do e-mail para rh4personale@hotmail.com, indicando no assunto: Técnico em Eletrônica.
ENGENHEIRO QUÍMICO
Consultoria Ambiental de grande porte contrata profissional para atuar na área de óleo e gás. Vaga: Engenheiro Químico. Descrição da vaga: Executar serviços de suporte a Gestão Ambiental, contemplando as seguintes atividades: Licenciamento Ambiental; Monitoramento Ambiental; Gerenciamento de Emissões, Recursos Hídricos, E-fluentes e Resíduos; Educação Ambiental; Vistorias e Auditorias Ambientais. Formação: Engenharia Química. Especialização (Latu ou Strictu sensu):Gestão Ambiental ou Ciências Ambientais. Experiência: comprovada de no mínimo 4 anos nas áreas de seus conhecimentos no âmbito de gestão ambiental,de atividades de Exploração e Produção Offshore de Óleo e Gás; Idiomas:Inglês. Local de trabalho:Rio de Janeiro/RJ. IMPORTANTE: Os candidatos deverão realizar cadastro em nosso site www.rhi.com.br e encaminhar o currículo com remuneração atual e pretensão salarial através do e-mail camilarodrigues@rhi.com.br mencionando no campo assunto "Engenheiro Químico".
ENFERMEIRO PARA CME

Bioxxi, empresa de esterilização de materiais hospitalares, contrata para vaga efetiva: Chefe de CME ( Central de Materiais). Salário: R$ 1.500,00 + 102,00 (insalubridade) + VT (ou auxílio combustível) + refeição no local + ass. médica e odontológica + PL. Horário: 7hs às 16:48 - segunda a sexta. Requisitos: Superior completo em enfermagem e vasta experiência em centrais de materiais como Enfermeiro. Os interessados e dentro do perfil favor encaminhar currículo para: luana.serafim@bioxxi.com.br mencionando no assunto: Chefe CME
TÉCNICOS DE ENFERMAGEM - EXPERIÊNCIA EM CME
Empresa líder no segmento de esterilização de material hospitalar contrata para vaga efetiva: TÉCNICO DE ENFERMAGEM - Experiência em Central de Materiais e esterilização Necessário Curso Técnico de Enfermagem completo COM COREN ATIVO; Experiência anterior como técnico de enfermagem em Central de Materiais; O profissional irá trabalhar dentro de uma central de materiais e esterilização. Horário: Plantão 12x36hs diuno ou noturno (7hs às 19hs ou 19hs às 7hs) . A empresa oferece: Remuneração: R$ 650,00 + R$ 102,00 de insalubridade + VT + Ass. médica e odontológica . Interessados deverão encaminhar currículo no corpo do e-mail para luanabioxxi@yahoo.com.br mencionando no assunto: ENCARREGADO CME
ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Empresa Prestadora de Serviços no Ramo de Energia Elétrica contrata: Engenheiro de Segurança do Trabalho . Experiência anterior em Coordenação de equipes do Sesmt; Adoção de políticas adequadas visando a diminuição e eliminação de acidentes do trabalho; Implantação, elaboração e atualizações do PPRA e PCMSO; Desenvolvimento de campanhas. Desejável atuação em Indústrias ou Empresa no ramo de Energia Elétrica; Disponibilidade de início imediato. Salário: R$ 4.500,0 + benefícios(Assistência Médica, Odonto, Cesta de Alimentos, Seguro de Vida, Carro) . Interessados devem enviar o currículo no CORPO do e-mail para TOP.VAGAS@YAHOO.COM.BR. Mencionar no assunto a função: Engenheiro de Segurança do Trabalho.
AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
ATRIBUIÇÕES: Auxiliar Médico do Trabalho, Prestar 1º Socorro aos Empregados, Controle de ASO's, Organização da Enfermaria. REQUISITOS: Registro COREN, curso Auxiliar Enfermagem do TRABALHO . Contrato CLT , 44 horas semanais, Queimados-RJ. Remuneração: R$665,47 + VT + Alimentação no Local + Cesta Básica + Convênios Universidades e outros cursos. Não enviar CV se não tiver requisitos acima. Encaminhar CV no CORPO do e-mail: rh1@projetecguerra.com.br, curriculos enviados em ANEXO serão excluídos
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (OP. DE MONITORAMENTO)
Grupo Let recruta: Operador de monitoramento. Formação: Técnico em Meio Ambiente. Experiência: Monitoramento das redes de dos poços de gás, detectação vazamentos (Impresindível); Salário: R$1219,00 + 30 % de insalubridade + VT + VA; Local: Duque de Caxias - Jardim Gramacho - RJ. CURRICULOS SEM ASSUNTO NÃO SERÃO ANALISADOS. OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR O CURRÍCULO PARA TATIANEFREITAS@GRUPOLET.COM COLOCANDO NO ASSUNTO "OPERADOR DE MONITORAMENTO". Horário: Segunda á Sexta de 7:30 ás 17:18 hs
ESTÁGIO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Estágio de Engenharia Elétrica (flexibilizada em formação Mecânica): Empresa de Grande porte no Rio de Janeiro. Atividades a serem desenvolvidas: Suporte às atividades ligadas à engenharia de aplicações, para fins de aprendizados e complemento do profissional em Engenharia. Requisitos Obrigatórios: Inglês Avançado (leitura, escrita e fala); Indispensável. Formação em Engenharia Elétrica em andamento, a partir do 3o periódo e/ou formatura prevista para 2012. Desejáveis: Noções de auto CAD; A empresa oferece: Bolsa Auxílio de R$ 902,00 + VR+ VT+ SV. Os candidatos que estiverem dentro do perfil favor enviar currículo com urgência para: contato@jsmrh.com, com URGÊNCIA descrevendo no campo assunto o título da vaga.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
Consultoria em RH está assessorando uma empresa de referência no mercado na busca de um profissional que atenda os seguintes requisitos: Técnico em Enfermagem do Trabalho. Experiência em lançar dados em sistemas informatizados; Experiência em arquivamento de documentos nos prontuários ; Conhecimento em controle e solicitação de formulários utilizados nos ambulatórios; Experiência no auxilio ao médico nos atendimentos clínicos; Conhecimento em fornecimento, controle e solicitação de medicações; Formação técnica em Enfermagem do Trabalho; Registro no Orgão Competente ( COREN) Pacote Office Local de Trabalho: Niterói. Candidatos com perfil encaminhar curriculo com pretensão salarial para vagasch@yahoo.com.br colocando no assunto" Técnico em Enfermagem do Trabalho"
ESPECIALISTA EM VENDAS DE PETROLEO E GÁS
Grupo Let seleciona para empresa multinacional: Especialista em Vendas de Petróleo e Gás. Formação: Superior completo em Engenharia Mecânica. Local: Rio de Janeiro; Experiência com vendas no mercado de petróleo, gás e produtos quimícos; Conhecimentos avançados de Petróleo, Gás e processos da industria química; Compreensão e valorização dos custos totais instalados, programas de construção e avaliação dos riscos relacionados com a construção industrial e instalação do produto; Inglês Fluente. Necessário ter Disponibilidade para fazer viagens de rotina durante a noite. Interessados, dentro do perfil, favor encaminhar currículo para joana@grupolet.com Colocando o nome da vaga no assunto e a pretensão salarial.
TÉCNICO QUÍMICO
Requisitos: Ensino Médio completo em Técnico em Química, com CRQ ativo e Inglês Técnico. Dinamismo, interesse no autodesenvolvimento e pró-atividade complementam o perfil. Área de atuação: Controle de Qualidade Físico-Químico. Realização de análises de matérias-primas, produtos intermediários e acabados; realização de operações de calibração e conservação de instrumentos; titulações aquosas e não aquosas; preparo de soluções, HPLC, Cromatografia Gasosa, Espectrofotometria UV-VIS e utilização de demais equipamentos analíticos. Vagas: 01 (imediata). Horário: 8h às 17h. Sexo: Indiferente . Local: Inhaúma (Rio de Janeiro). Desejável experiência em indústria farmacêutica. Salário: R$ 1400,00 + Insalubridade. Benefícios: VR+ TR+ VT + plano de assistência médica. Favor enviar currículos para: química_rj@gmail.com.
ESTÁGIO TÉCNICO
Empresa especializada em esterialização de materiais hospitalares, contrata Estagiário de nível técnico. Requistos: Cursar 1º ao 3º período de alguns dos seguintes cursos de nível técnico: ELÉTRICA; ELETROTÉCNICA, MECÂNICA OU MECATRÔNICA. SEXO FEMININO; Resisir ou ter fácil acesso a São Cristovão; TAREFAS: Suporte ao setor de manutenção como um todo e verificar chamados abertos no Ocomon. A empresa oferece bolsa auxílio de R$600,00 + VT. Carga horária do estágio de 6 HS. Os interessados deverão encaminhar seus currículos para recrutadora2010@yahoo.com.br, informando no assunto " Estágio Técnico".
TÉCNICO OPERADOR-INDÚSTRIA
INDÚSTRIA DE GRANDE PORTE CONTRATA: TÉCNICO OPERADOR - RJ. GRANDES CHANCES DE CRESCIMENTO E ENCARRERAMENTO PROFISSIONAL. FORMAÇÃO: 2º GRAU TÉCNICO EM ELETRICIDADE INDUSTRIAL, MECÂNICA INDUSTRIAL, ELÉTRICA, ELETRÔNICA, ELETROMECÂNICA, ELETROELETRÔNICA, MECATRÔNICA OU MECÂNICA. EXPERIÊNCIA: PREFERÊNCIA COM EXPERIÊNCIA EM INDÚSTRIA. LOCAL: CAMPO GRANDE -RJ !DISPONIBILIDADE TOTAL PARA ATUAR EM TURNOS E ESCALAS. SALÁRIO: R$ 1289,09. BENEFÍCIOS: VT + VR + SEGURO DE VIDA + ASS.MÉDICA E ODONTOLÓGICA + 14º SALÁRIO. INTERESSADOS FAVOR ENCAMINHAR CURRÍCULO NO CORPO DO E-MAIL PARA cynthiabrito.cn@gmail.com COLOCANDO NO CAMPO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL NÃO SERÃO LIDOS
QUÍMICO - COMERCIAL
A DSRH SELECIONA: QUÍMICO - COMERCIAL. Técnico em Química com CRQ ativo ou Superior completo na área; Inglês fluente; Experiência com prospeção de novos clientes em laboratórios. Visitará clientes. Pretensão salarial + Benefícios (TR + Assistência Médica + Assistência Odontológica + VT). Local: Centro. Os interessados deverão encaminhar currículo com PRETENSÃO SALARIAL para recrutamento@dsrh.com.br com o título QUÍMICO.
FARMACÊUTICO/
Gostaria de anunciar vaga para área técnica com as seguintes caracteristicas: Vaga para o Rio de Janeiro para farmacêutico/a com 1 ano de experiência mesmo como estágio em documentação técnica/ regulatório , desejável experiência em Garantia de Qualidade. Enviar CV para ana.farm@yahoo.com.br com pretensão salarial.
FARMACÊUTICO/A
Empresa nacional do ramo odontológico localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro contrata farmacêutico (a) recém formado para atuar como analista de assuntos regulatórios. Atividades a serem desenvolvidas: Elaborar dossiês técnicos para exportação de medicamentos e correlatos. Solicitação de Certidões de exportação junto à ANVISA e consularização de documentos. Acompanhamento diário das publicações no Diário Oficial da União. QUALIFICAÇÕES NECESSÁRIAS: Nível superior em Farmácia - recém formado. Inglês e espanhol intermediários indispensáveis. Os interessados deverão enviar currículo COLADO NO CORPO da mensagem para apotekebrazil@gmail.com. Não serão lidos documentos em anexos.
ANALISTA
SUPERIOR EM ANDAMENTO. EXPERIÊNCIA ANTERIOR COMO ANALISTA . MORAR NAS PROXIMIDADES DE ITABORAÍ. SALÁRIO: R$ 2.200,00 + VR + VT. APÓS PERÍODO DE EXPERIÊNCIA PLANO BRADESCO SAÚDE E DENTAL. HORÁRIO:7:30 ÀS 17:30 H. CONHECIMENTOS EM: NORMA ISO 9001. INGLÊS BÁSICO. PACOTE OFFICE ( TRABALHARÁ COM GRÁFICOS DE INDICADORES). INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR O CURRÍCULO ( no corpo do e-mail) PARA rh.rj2009@yahoo.com.br colocar no assunto ANALISTA DE QUALIDADE








ANALISTA DA QUALIDADE JR - PDCA



Loupe Consultoria em Recursos Humanos assessora uma empresa líder no segmento de serviços corporativos - Call Center, no Brasil, com mais 60 mil colaboradores e presente em 7 estados brasileiros na busca de um profissional que atenda o seguinte perfil: Analista da Qualidade JR - PDCA. Experiência na elaboração de Relatórios; Experiência na elaboração de apresentações gerenciais; Experiência na divulgação e conferência dos resultados do IGQ; Experiência no suporte a ferramentas de gestão ( Prisma, GD e IGQ); Experiência com auditoria do GD; Experiência com treinamento das ferramentas Prisma ,GD e Modelo de Gestão; Experiência no acompanhamento de aderência e dos resultados das pesquisas internas; Experiência no acompanhamento e fechamento do resultado de metas atingidas ( Prisma ); Experiência na consultoria das operações ( suporte nas análises dos resultados ); Domínio da ferramenta PDCA; Conhecimento avançado em Excel; Conhecimento avançado em Power Point; Atuação em reunião de resultados dos gestores; Superior Completo ou cursando em Administração, Engenharia de Produção, ou Economia a partir de 7º Período. Local: Niterói - Rio de Janeiro. Horário:9:00 as 18:45. Salário (CLT) + VT+ VR+ Assit. Méd . Interessados enviar CV, com PRETENSÃO SALARIAL, para juliana.casado@loupe.com.br Assunto "Qualidade"


TÉCNICO DE QUALIDADE



EMPRESA CONTRATA TÉCNICO DE QUALIDADE. Requisitos: Ensino Médio Completo; Técnico em Mecânica; Experiência leitura e enterpretação de desenho. Atribuições do cargo: Inspetor de qualidade e recebimento; Análise Metalogáfica; Conhecimento em aço e ferro fundido; Medição industrial. Local: Cordovil - RJ. Salário: 2.000,00 + VT + VR (local) + Ass. Médica + Seg. Vida. Os interessados devem enviar currículo com pretenção salarial para fabiula@parceira.com.br , com o Assunto: Técnico de Qualidade.









ANALISTA QUÍMICO



PARCERIA CONTRATA: PARCERIA CONSULTORIA CONTRATRA PARA CLIENTE DE GRANDE PORTE NO RAMO DE

SANEANTES: ANALISTA QUÍMICO. ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO NO CURSO, TÉCNICO EM QUÍMICA. Desejável experiência mínima de 3 anos na função. Desejável experiência em bancada, análise de produtos. Ter atuado de forma

abrangente em laboratório,conhecimento e boas práticas de fabricação. Normas da ANVISA. ESTAMOS TRABALHANDO COM PRETENSÃO SALARIAL, BENEFÍCIOS: CESTA BÁSICA, ASSISTÊNCIA MÉDICA, REFEIÇÃO NO LOCAL E VT. HORÁRIO 7:00 ÁS 16:48H , SEGUNDA A SEXTA. AMBOS OS SEXOS. Encaminhar currículo para selecao2@parceriaconsult.com.br , título de analista Químico, SERÃO ANALISADOS APENAS CURRÍCULO COM PRETENSÃO SALARIAL E DENTRO DO PERFIL







ESTAGIÁRIO OU TÉCNICO DA QUALIDADE



Empresa de Construção Civil na Barra. Contrata Estagiário ou Técnico da Qualidade. para trabalhar em obra - São Gonçalo. interessados enviar CV para recrutamento@gercon.com.br. Enviar CV somente com experiencia (Téc.Qualidade)






TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE



INDÚSTRIA MULTINACIONAL DE GRANDE PORTE NO RAMO DE BEBIDAS CONTRATA: OBS: Somente para moradores do estado do Rio de Janeiro. TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE. GRANDES CHANCES DE CRESCIMENTO E ENCARREIRAMENTO PROFISSIONAL. FORMAÇÃO: SEGUNDO GRAU TÉCNICO COMPLETO EM QUÍMICA; CONTROLE AMBIENTAL OU SANEAMENTO. PERFIL: TERÁ QUE TER HABILIDADE PARA TRABALHAR EM CAMPO, POIS ALÉM DE ATUAR NO LABORATÓRIO, IRÁ REALIZAR OPERAÇÕES EM CAMPO - OPERAÇÃO DE BOMBAS, VÁLVULAS, LIMPEZA DOS QUIPAMENTOS E PEQUENAS MANUTENÇÕES. LOCAL: CAMPO GRANDE. SALÁRIO: R$ 1.282,09. INTERESSADOS, FAVOR ENVIAR CURRÍCULO NO CORPO DO E-MAIL PARA ALINEBRAGA@GRUPOLET.COM COLOCANDO NO CAMPO ASSUNTO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE . BENEFÍCIOS: VT + SEGURO DE VIDA + ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA (EXTENSIVA A ESPOSA E FILHOS) + 14º SALÁRIO.HORÁRIO: DISPONIBILIDADE TOTAL PARA TRABALHAR EM TURNOS. IMPRESCINDÍVEL: TER CRQ






ARQUITETO OU ENGENHEIRO



GRUPO LET CONSULTORIA RECRUTA: ARQUITETO OU ENGENHEIRO. Requisitos: Ser oriundos de construção civil; Ser dinâmico; Saber trabalhar em equipe; Experiência em obra; Local de trabalho: Barra da Tijuca. Horário de trabalho: 09:00 ás 18:00 horas. Salário : R$ 4.941,83. Beneficios: VT+VR(R$19,00)+AM E SEGURO DE VIDA. Candidatos dentro do perfil, encaminhar currículo no corpo do email, para michelle@grupolet.com escrito no assunto ENGENHEIRO OU ARQUITETO.






ANALISTA DE QUALIDADE SR.



Necessário possuir vasta experiência na área de qualidade - processos. Conhecimentos da ISO 9001; 14001; 18001. Formação Acadêmica: Superior completo. Local de trabalho: Rio Comprido. Horário de trabalho: 8h às 18h. Salário: R$ 3000,00. Benefícios: VT; VR; Ass. Médica; Ass. Odontológica; Convênio Faculdade. Interessados encaminhar currículo para oportunidades02@gmail.com informando no assunto do e-mail o nome da vaga.











COORDENADOR DE QUALIDADE



Necessário possuir vasta experiência na área de Qualidade - Somente Processos. Indispensável vivência com Coordenação de Equipes de Qualidade. Conhecimentos da ISO 9001; 14001; 18001. Formação Acadêmica: Superior completo. Local de trabalho: Rio Comprido. Horário de trabalho: 8h às 18h. Salário: R$ 4000,00. Benefícios: VT; VR; Ass. Médica; Ass. Odontológica; Convênio Faculdade. Interessados encaminhar currículo para oportunidades02@gmail.com informando no assunto do e-mail o nome da vaga.









ENGENHEIRO QUÍMICO



Consultoria Ambiental de grande porte contrata profissional para atuar na área de óleo e gás. Vaga: Engenheiro Químico. Descrição da vaga: Executar serviços de suporte a Gestão Ambiental, contemplando as seguintes atividades: Licenciamento Ambiental; Monitoramento Ambiental; Gerenciamento de Emissões, Recursos Hídricos, E-fluentes e Resíduos; Educação Ambiental; Vistorias e Auditorias Ambientais. Formação: Engenharia Química. Especialização (Latu ou Strictu sensu):Gestão Ambiental ou Ciências Ambientais. Experiência: comprovada de no mínimo 4 anos nas áreas de seus conhecimentos no âmbito de gestão ambiental,de atividades de Exploração e Produção Offshore de Óleo e Gás; Idiomas:Inglês. Local de trabalho:Rio de Janeiro/RJ. IMPORTANTE: Os candidatos deverão realizar cadastro em nosso site www.rhi.com.br e encaminhar o currículo com remuneração atual e pretensão salarial através do e-mail camilarodrigues@rhi.com.br mencionando no campo assunto "Engenheiro Químico".











TÉCNICO QUÍMICO
INDÚSTRIA MULTINACIONAL DE GRANDE PORTE NO RAMO DE BEBIDAS CONTRATA: OBS: Somente para moradores do estado do Rio de Janeiro. TÉCNICO QUÍMICO. GRANDES CHANCES DE CRESCIMENTO E ENCARREIRAMENTO PROFISSIONAL. FORMAÇÃO: SEGUNDO GRAU TÉCNICO CONCLUIDO EM QUÍMICA. ATRIBUIÇÕES: COLETAS MICROBIOLÓGICAS, ESTERIALIZAÇÃO DE MATERIAIS, ANÁLISE POR FILTRAÇÃO EM MEMBRANA, ENTRE OUTRAS. LOCAL:CAMPO GRANDE. HORÁRIO: 14:50H ÀS 23:40H. SALÁRIO: 1.406,87. BENEFÍCIOS:VT + REFEIÇÃO NO LOCAL + SEGURO DE VIDA + ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA (EXTENSIVA A ESPOSA E FILHOS) + 14º SALÁRIO. INTERESSADOS, FAVOR ENVIAR CURRÍCULO NO CORPO DO E-MAIL PARA VERONICABRANCO@GRUPOLET.COM COLOCANDO NO CAMPO ASSUNTO TÉCNICO QUÍMICO.
ENCARREGADO(A) DE EMBALAGEM
Indústria Farmacêutica Multinacional na cidade do Rio de Janeiro seleciona: Encarregado de Embalagem. Ambos os sexos, preferencialmente entre 30-45 anos. Formação técnica (química, farmácia, mecânica ou áreas afins). Experiência em liderança mínima de 3 anos em área de embalagem em indústria farmacêutica. Conhecimentos em GMP/BPF - imprescindível. Conhecimentos em Informática (Windows, Word, Excel) - imprescindível. Experiência em controle em processo desejável. Vivência em ambiente avaliado por indicadores de desempenho. Experiência em operação de blisterizadoras, embalagem manual, embalagem automática e semi-automática, bem como de máquinas inkjet Imaje, Willet e Videojet. Experiência em conciliação de documentação de lote. Resumo das atividades: Coordenar a equipe de embalagem a nível operacional. Zelar pela organização do departamento e dos equipamentos. Distribuir atividades entre seus subordinados. Acompanhar a programação de produção estabelecida e a produtividade. Assegurar a nível operacional o cumprimento dos princípios de GMP/BPF. Conciliar a documentação dos lotes de Embalagem. Dar suporte quanto à operação dos equipamentos do setor. Realizar as verificações para liberação de processos. Salário compatível com o Mercado, Vale Transporte, Plano de saúde, Plano odontológico, Seguro de Vida em grupo, previdência privada, refeição no local e convênio farmácia. Os interessados deverão enviar e-mail com CV NO CORPO DO E-MAIL para rodrigo.santos@erowlabs.com.br.
ESTAGIÁRIO DE QUÍMICA / ENGENHARIA QUÍMICA
Somos uma consultoria Multinacional atuando no Brasil desde 1990 na área de Recursos Humanos. Estamos selecionando para nosso cliente, estagiário para a oportunidade abaixo relacionada: ESTAGIÁRIO DE QUÍMICA / ENGENHARIA QUÍMICA. CLIENTE: Diversey â€" Quem é a Diversey? Diversey é fornecedor líder no mundo na comercialização de produtos e soluções de limpeza e higiene para a segurança de alimentos, higiene em alimentos e bebidas, cuidado de pisos, serviço de governanta e cuidado de quartos, lavanderia, higiene de mãos, assim como também na limpeza industrial. Ademais, oferecem uma ampla variedade de serviços que agregam valor a seu negócio, incluídos os programas de treinamento em segurança e aplicação, em serviços de consultoria e auditorias de higiene. Com vendas em 160 países, atendem a clientes da área institucional e industrial, tais como fornecedores do setor de serviço de comidas, estabelecimentos hoteleiros, plantas processadoras de alimentos e bebidas, comércios varejistas e centros de saúde. ATRIBUIÇÕES DO ESTAGIÁRIO: Lavanderias: análise de água e produtos, processos de lavagem, aferição de vazão de equipamentos, programação e verificação das máquinas, análise qualitativa das roupas nas etapas de lavagem (Ph, ferro, cloro residual, alcalinidade OH) coletas de água para análise, análises de tecidos. Cozinhas e Restaurantes: confecção de relatórios, titulação de superfícies, verificação dos processos de lavagem de louças. Outros: planejamento de visitas, levantamento de mercado, abordagem a clientes e multiplicação de treinamentos à clientes. PRÉ-REQUISITOS: Cursos: Engenharia Química ou Química. Período: A partir do 6º período. Disponibilidade para estagiar 6 horas por dia em horário manhã/tarde. Disponibilidade para viagens ao menos 1 vez ao mês. Conhecimento Intermediário do Pacote Office (Excel será testado). Imprescindível possuir CNH B com prática de direção. Inglês básico. BENEFÍCIOS: Bolsa-auxílio: R$ 1.125. VR R$ 18, Assistência Médica Amil, Assistência Odontológica Odontoprev, Celular Corporativo e Carro da Empresa. IMPORTANTE: Os candidatos deverão realizar cadastro em nosso site www.rhi.com.br e encaminhar o currículo através do e-mail clareanavelasco@rhi.com.br mencionando no campo assunto "Estágio Diversey".
ESTAGIO ENGENHARIA AMBIENTAL E ENGENHARIA QUÍMICA
O INSTITUTO CAPACITARE EM PARCERIA COM EMPRESA DE GRANDE PORTE, BUSCA ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E ENGENHARIA QUÍMICA PARA VAGA DE ESTÁGIO DE 4H / DIA COM O SEGUINTE PERFIL: ESTUDANTES ENTRE O 3º E O 7º PERÍODOS QUE TENHAM A DISPONIBILIDADE DE ESTAGIAR POR PELO MENOS 1 ANO E MEIO (PREVISÃO DE FORMATURA ENTRE DEZEMBRO DE 2011 E JULHO DE 2012); COM DISPONIBILIDADE PARA ESTAGIAR 4H / DIA (TARDE - 13H ÀS 17H, PREFERENCIALMENTE); QUE TENHAM PACOTE OFFICE INTERMEDIÁRIO / AVANÇADO; QUE TENHAM INTERESSE EM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM LOGÍSTICA E MEIO AMBIENTE; BOA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E DINAMISMO COMPLETAM O PERFIL. LOCAL DO ESTÁGIO: CENTRO. EMPRESA OFERECE: BOLSA AUXÍLIO DE 500,00 + VT + VR 14,00. INTERESSADOS QUE SE ENQUADRAREM NO PERFIL ACIMA, FAVOR ENCAMINHAR CURRÍCULO ATUALIZADO COM URGÊNCIA PARA: JULIA@INSTITUTOCAPACITARE.COM.BR COLOCANDO NO ASSUNTO DA MENSAGEM: ESTÁGIO - CAP 1516. LEMBRE-SE DE COLOCAR SEU PERÍODO ATUAL, PREVISÃO DE FORMATURA, HORÁRIO DISPONÍVEL PARA ESTÁGIO E MANDAR SEU CURRÍCULO NO CORPO DA MENSAGEM!!! DEMAIS CANDIDATOS FORA DO PERFIL PODERÃO EFETUAR CADASTRO DIRETAMENTE PELO SITE http://www.institutocapacitare.com.br/
TÉCNICO DE QUÍMICA
Grupo Let recruta: Técnico de Química. Requisitos: Escolaridade: Técnico em Química. Necessário experiência em Estação de Tratamento de Efluentes. Atividade: Supervisão e monitoramento da Equipe de Operação da Operação de Estação de Tratamento de Efluentes, assim como controles do Tratamento fisioquímico e biológico. Conhecimento em informática: Nível Usuário - Internet, Word e Excel. Disponível para trabalhar em turnos 12x36 - Noturno, das 19:00 as 07:00. Salário: R$ 1.537,50 + R$ 233,84 de Insalubridade + Auxilio Alimentação (cartão Sodexho - Supermercado) + Vale transporte (RioCard); Local de Trabalho: Duque de Caxias - Jardim Gramacho - RJ. OS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER DIA24/09 (SEXTA -FEIRA) ÁS 10 HS NA AV. DAS AMÉRICAS, Nº 4.200, BLOCO 9, SALA 309 A - CENTRO EMPRESARIAL BARRA SHOPPING - BARRA DA TIJUCA. PROCURAR POR TATIANE MUNIDOS DE CANETA E CURRÍCULO.
OPERADOR DE MONITORAMENTO
Grupo Let recruta: Operador de monitoramento. Formação: Técnico em Meio Ambiente. Experiência: Monitoramento das redes de dos poços de gás, detectação vazamentos (Impresindível); Salário: R$1219,00 + 30 % de insalubridade + VT + VA; Local: Duque de Caxias - Jardim Gramacho - RJ. CURRICULOS SEM ASSUNTO NÃO SERÃO ANALISADOS. OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR O CURRÍCULO PARA TATIANEFREITAS@GRUPOLET.COM COLOCANDO NO ASSUNTO "OPERADOR DE MONITORAMENTO"
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO JUNIOR
Empresa de transportes seleciona: TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO JUNIOR - NITERÓI. Requisitos: Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Experiência como Técnico de Segurança do Trabalho. Conhecimentos em NR´s do Ministério do Trabalho. Desejável experiência em Estaleiro. A empresa oferece: Salário R$ 1200,00 + Plano de Saúde + Assistência Odontológica + VT + VR. Local de Trabalho: NITERÓI. Candidatos no perfil, enviar currículo para curriculorh.1210@yahoo.com.br, colocando no assunto: TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO JUNIOR. Favor enviar currículo no corpo do e-mail. Currículos em anexo não serão lidos.
ENGENHEIRO DA QUALIDADE PLENO
Bangu. Para indústria nacional de médio porte . Engenharia Mecânica; Conhecimentos em Medição industrial, tratamento de não conformidades: identificação das causas, encaminhamento de solução, prevenção da reincidência etc. Conhecimento em usinagem de equipamentos para a área de petróleo: válvulas e árvores; Ter trabalhado em prestadoras da Petrobras; Experiência com gestão da Garantia da Qualidade e com chão de fábrica. Principais responsabilidades: Coordenar as atividades do setor da Qualidade. Cv com pretensão salarial para selecao@domgraphein.com colocando em assunto: Engº Qualidade
TÉCNICO DE ENFERMAGEM - HOME CARE
peradora de Saúde de grande porte está selecionando para inicio imediato. Formação: Técnico em Enfermagem. Experiência em emergência ou Home care (pacientes de alta complexidade). OFERECEMOS: Salário + Benefícios: Assistência Médica e odontológica (incluindo dependentes) + Vale Refeição+ Vale alimentação + VT . Os interessados deverão enviar curriculo para talento_vagas@yahoo.com.br no corpo do e-mail escrito no assunto Técnico de Enfermagem - Home Care
TÉCNICO EM QUÍMICA OU ALIMENTOS - TEMPORÁRIA
Ensino técnico em química ou alimentos; Vivência na função de Técnico em Química; Disponibilidade para trabalhar em turno e escala. Atividades: Analises físico-químicas de produto acabado. Controle de qualidade de produtos e embalagens. Oferecemos: R$ 1.406,00 + benefícios (Transporte + refeição no local + AM + AO + Bônus + 14° salário ) . Candidatos interessados e dentro do perfil, favor encaminhar currículo no corpo da mensagem para urgente_rh@yahoo.com.br colocando no assunto Técnico em Química
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Trainne para área da engenharia. Empresa Multinacional de grande porte contrata: Técnico em meio ambiente e segurança no trabalho. Local de trabalho: Guadalupe. Horário: 08:00 as 17:48. Salário: R$ 2.000 + 30% periculosidade + Ass. médica + Ass odontológica + seguro de vida em grupo + VR + VT. Chances rápidas de crescimento na companhia. Formação superior completa em engenharia (preferencialmente Química). Imprescindível: Ter inglês fluente, ter noçoes de espanhol e informática para uso de ferramentas habituais. Atividades: Planta de Efluentes, Realização de medições diárias dos efluentes, Retirada e preparo de amostras para análises em Laboratorio Externo,preparação dos Relatórios para:INEA(antiga FEEMA), IBAMA e outros orgãos ambientais.Operação de bombas e equipamentos diversos da Estação de tratamento de efluentes, incluindo o controle e as adições /manipulações dos produtos químicos auxiliares do processo de tratamento dos efluentes. Como Agente do Dept de Segurança do Trabalho/Meio ambiente : Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança, saude e meio ambiente , conforme as Normas corporativas e regulamentares segundo as Legislações pertinentes. Emitir e manter os registros e arquivos dos Manifestos de Resíduos. Controlar a saída dos Resíduos sólidos, realizando todos os contatos com as Empresas contratadas/responsáveis pelas retiradas. Os interessados devem encaminhar currículos para joana@grupolet.com com o nome da vaga no assunto do e-mail. (ex: Trainee).
ENCARREGADO(A) DE EMBALAGEM
Indústria Farmacêutica Multinacional na cidade do Rio de Janeiro seleciona: Encarregado de Embalagem. Ambos os sexos, preferencialmente entre 30-45 anos. Formação técnica (química, farmácia, mecânica ou áreas afins). Experiência em liderança mínima de 3 anos em área de embalagem em indústria farmacêutica. Conhecimentos em GMP/BPF - imprescindível. Conhecimentos em Informática (Windows, Word, Excel) - imprescindível. Experiência em controle em processo desejável. Vivência em ambiente avaliado por indicadores de desempenho. Experiência em operação de blisterizadoras, embalagem manual, embalagem automática e semi-automática, bem como de máquinas inkjet Imaje, Willet e Videojet. Experiência em conciliação de documentação de lote. Resumo das atividades: Coordenar a equipe de embalagem a nível operacional. Zelar pela organização do departamento e dos equipamentos. Distribuir atividades entre seus subordinados. Acompanhar a programação de produção estabelecida e a produtividade. Assegurar a nível operacional o cumprimento dos princípios de GMP/BPF. Conciliar a documentação dos lotes de Embalagem. Dar suporte quanto à operação dos equipamentos do setor. Realizar as verificações para liberação de processos. Salário compatível com o Mercado, Vale Transporte, Plano de saúde, Plano odontológico, Seguro de Vida em grupo, previdência privada, refeição no local e convênio farmácia. Os interessados deverão enviar e-mail com CV NO CORPO DO E-MAIL para rodrigo.santos@erowlabs.com.br.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Indústria do ramo farmacêutico no RJ seleciona profissional para atuar na área de Planejamento e Controle da Produção com desenvolvimento de embalagens. Esse profissional deverá ser oriundo de empresas fornecedoras de embalagens e possuir experiência nesse segmento e, de preferência, possuir especialização em material de embalagem e metrologia. Deverá ter experiência em processos de produção e/ou controle de qualidade de material de embalagem, pois será responsável por todo o processo de fabricação das embalagens apontando os erros e acertos desse processo objetivando a melhoria do ciclo e seus impactos. Primordial a formação técnica em mecânica ou instrumentação. Domínio do pacote office principalmente Excel, e conhecimento em ERP (Microsiga). IMPORTANTE: Os candidatos deverão realizar cadastro em nosso site www.rhi.com.br utilizando como referência o código da oportunidade e encaminhar o currículo com pretensão salarial através do e-mail milenabaltazar@rhi.com.br mencionando no campo assunto "Analista de Material de Embalagem".
ANALISTA DE PROCESSOS - MELHORIA CONTÍNUA
A MSARH Consultoria em Recursos Humanos, está assessorando uma empresa de grande porte de âmbito internacional, no preenchimento de algumas vagas de Analista de Processos. Seguem abaixo os requisitos necessários para atuar nestas funções: Cargo : Analista de Processos - Melhoria Contínua. Vivência e Conhecimentos em: Gestão de Projetos / Processos de Recursos Humanos. Qualidade e Melhoria Contínua (desejável). Atividades, Responsabilidades e Desafios do Cargo: Gestão de portfólio de projetos estratégicos nas áreas Corporativas de RH . Acompanhamento e monitoramento dos projetos de sistemas para Recursos Humanos; Trabalhar no mapeamento e na melhoria de processos do RH . Apoiar a orientação das áreas Regionais de RH. Graduação completa em Engenharia de Produção, Administração ou áreas afins. Os interessados devem encaminhar currículo e pretensão salarial para ilana.oliveira@msarh.com.br
BAYER
O grupo Bayer encerra dia 30/10 as inscrições para seus programa de Trainee que vai preencher 10 vagas. As oportunidades são para profissionais formados entre dezembro de 2008 e dezembro deste ano nos cursos de eng. química, química, farmácia, biomedicina e eng. de materiais. Interessados podem se inscrever no site www.bayer.com.br
BRASKEM
A Braskem abriu inscrições para o programa de trainee. São 20 vagas paras as áreas comercial, de engenharia e industrial, entre outros. Os candidatos devem ser formados entre dezembro de 2008 e janeiro de 2011 nos cursos de eng. química e de materiais, entre outros. Inscrição até 25/10 no site http://www.sertrainee.com.br/
HENKEL
A Henkel vai oferecer até 31 vagas para estudantes dos cursos de química e engenharias, entre outros. Os interessados podem se inscrever até 17/10 em www.henkel.com.br