11.20.2010

Os novos caminhos para a longevidade 

Descobertas revelam a influência da personalidade, do relógio biológico e da quantidade de alimentos ingerida para garantir uma vida mais longa e saudável

chamada.jpg
AMINOÁCIDOS NO PRATO
O primeiro filho da apresentadora Adriana de Castro, 42 anos, tem oito meses. Antes e depois da gestação, ela enriqueceu a alimentação diária com frutas e grãos, para obter substâncias como a metionina, composto que atua naregeneração dos

tecidos. “Meu paladar mudou e tenho mais energia”
Envelhecimento bem-sucedido. Você provavelmente já ouviu falar desta ideia. Ela está no coração da maior aventura científica já realizada para decifrar o que pode retardar o envelhecimento humano. É objeto dos esforços de cientistas, geriatras, neurologistas. O que se quer é obter meios de levar o ser humano a preservar o máximo de sua capacidade biológica, mesmo com o passar dos anos. “Centros de estudo de todo o mundo estão buscando informações nas moléculas e reações do organismo para atingir essa meta”, diz o pesquisador e geriatra Clineu Almada, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Já se caminhou bastante nesse sentido, com a descoberta de alguns mecanismos capazes de nos levar a uma vida mais longeva. Recentemente, no entanto, a ciência trouxe à luz três novos fatores decisivos para um envelhecimento saudável: o tipo de personalidade, quanto e o que se deve comer e por que se deve respeitar o relógio biológico para que se possa viver mais. Estes achados estão entre os avanços mais importantes obtidos nos últimos anos na área da ciência da longevidade.
G_envelhecimento_1.jpg
Há dez anos, por exemplo, quem imaginaria que a personalidade teria o poder de influenciar a rapidez do envelhecimento cerebral? Mas foi exatamente isso o que constataram cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. O grupo, considerado um dos mais conceituados nos estudos sobre o tema, verificou que os indivíduos de temperamento irritadiço, mais propensos a neuroses, estão sujeitos a perder mais neurônios do que os tranquilões e extrovertidos. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram imagens do cérebro de 79 voluntários com idade entre 44 e 88 anos. “As pessoas ansiosas e aquelas que tendem a reagir de modo negativo aos acontecimentos do dia a dia têm menos massa cinzenta nas regiões ligadas à atenção, às emoções e à memória”, disse à ISTOÉ a professora de psicologia Denise Head, uma das autoras do trabalho.
A massa cinzenta é formada pelo conjunto dos neurônios, as células nervosas do cérebro. Na juventude, ter menos neurônios nas áreas apontadas pelo estudo pode não implicar grandes prejuízos ao raciocínio e ao processamento dos sentimentos, por exemplo. Isso porque, nessa fase da vida, o cérebro pode compensar a menor quantidade de neurônios em uma região usando outros circuitos, em outras áreas, para que exerçam as funções. Porém, com o passar dos anos, essa capacidade do cérebro, chamada de neuroplasticidade, diminui. Em indivíduos com personalidade mais neurastênica, que já apresentam menos células nervosas, a perda dessa habilidade será sentida mais rapidamente. “E o declínio da massa de neurônios será mais acentuado naqueles que não tinham uma boa reserva”, diz o geriatra Almada. Isso significa que, para eles, os primeiros sinais de desgaste cerebral – como as falhas de memória ou dificuldade para processar as emoções – chegarão mais cedo.
img1.jpg
O PODER DO SONO
O executivo José Melo Neto, 43 anos, foi ao geriatra cinco anos atrás. Queria saber
o que deveria fazer para ter saúde quando ficasse velhinho. Primeiro mudou aspectos
da rotina para regular o sono, que não era satisfatório. Uma das providências foi não
entrar mais na internet depois do jantar e relaxar na cama antes de pegar no sono
O trabalho da escola americana foi o primeiro passo para traçar conexões entre o comportamento e o envelhecimento. E, ainda que os pesquisadores não tenham certeza do que vem primeiro – se a baixa neuronal ou os comportamentos a ela associados –, é sabido que cultivar a serenidade e a capacidade de se adaptar aos reveses do dia a dia protege o organismo dos efeitos perversos do estresse crônico. A tensão permanente diminui, por exemplo, a concentração e a atenção. A enxurrada de substâncias produzidas pelo organismo para se defender das ameaças – neste caso, interpretadas como uma constante – também reduz as defesas imunológicas.
img5.jpg
A VIDA À NOITE
O advogado Ricardo Rodrigues, 25 anos, sabe que seu desempenho é melhor depois
do meio-dia. Por isso, procura respeitar seu relógio biológico. Sempre que pode,
reserva a manhã para resolver tarefas burocráticas e que exijam menor esforço mental.
“Minha mente está mais rápida à tarde e à noite”, diz
De posse de conhecimentos como esses e dos gerados por pesquisas como a da Universidade de Washington, os geriatras começam a adicionar à sua lista de observações as variações de humor dos pacientes. E indicam estratégias para aplacar os efeitos nocivos da personalidade. A primeira é tentar modificar traços neuróticos da personalidade. Evitar o perfeccionismo e procurar atividades de relaxamento, por exemplo, ajudam a controlar a irritação e a ansiedade. Aos primeiros sintomas de depressão – falta de ânimo, uma tristeza sem motivo que persiste dias a fio – deve-se imediatamente procurar o médico. A doença acelera o desgaste cerebral, muito por conta do comportamento que o paciente acaba adotando: fica mais isolado, apático, exercitando menos os neurônios. Além disso, é importante estimular o raciocínio para que os circuitos neuronais continuem ativos (leia mais nos quadros ao longo da reportagem).
img4.jpg
COMER MENOS PARA VIVER MAISA executiva Ana Paula Gaiotti, 32 anos, decidiu reduzir a quantidade de alimentos no prato paraperder peso e também aumentar a sua expectativa de vida. E conseguiu fazer issomelhorando também a qualidade do que ingere. Acrescentou castanhase mais fibras ao cardápio. Não sente mais tanta fome

Aids

Primeira geração que nasceu com HIV ainda convive com estigma 

Jovens que herdaram a doença dos pais chegam à idade adulta cheios de problemas de saúde e emocionais

The New York Times
Tom Cosgrove, que nasceu com HIV, durante conferência de grupo de apoio a portadores da doença, nos Estados Unidos Tom Cosgrove, que nasceu com HIV, durante conferência de grupo de apoio a portadores da doença, nos Estados Unidos (Tony Cenicola/The New York Times)
“Talvez meu tempo de vida não seja tão longo quanto o de uma pessoa normal. Eu nasci assim e é assim que as coisas são”, Davi Morales, 20 anos, portador do HIV desde que nasceu
"Me diziam que eu iria morrer desde que eu tinha 3 anos. Depois com 6, 8 e 10 anos”, conta Tom Cosgrove, sem alterar a voz. Atualmente com 20, ele é considerado a pessoa com HIV positivo que sobreviveu por mais tempo no estado de Rhode Island. Mas cada ano tem sido uma luta.
Quando ainda era pequeno e vivia em um abrigo para crianças infectadas pelo HIV, ele observou seus companheiros morrerem. Mais tarde, a aids matou sua mãe e um irmão recém-nascido. Aos 8 anos, seu corpo rejeitou a medicação e ele ficou temporariamente incapacitado de andar.
Tom ficou revoltado, chegando até mesmo a atacar sua professora com uma cadeira. Os colegas de classe, por medo da doença, se recusavam a apertar sua mão ou sentar com ele para almoçar. Os pais dos amigos proibiam os filhos de visitá-lo e ele não podia participar dos times de basquete ou das aulas de karatê.
Até hoje os medicamentos comprometem sua memória de curto prazo, tornando difícil os estudos e as perspectivas de trabalho."Nós chamamos as drogas de idiotas", diz Barbara Cosgrove, que adotou Tom quando ele tinha 3 anos. "Mas sempre digo ao Tom: é melhor ser um idiota vivo".
Destinados a morrer — Atualmente, a aids é uma doença controlável nos Estados Unidos para muitos casos, mas Tom Cosgrove e outros como ele são prova do legado problemático e persistente da epidemia. Nascidos no início da década de 90, eles sobreviveram à primeira grande onda de pessoas com aids, bebês que estavam praticamente destinados a morrer. Os avanços das drogas e um pouco de sorte permitiram que uma média de 10 mil crianças sobrevivesse. Hoje, apenas cerca de 200 crianças nascem com HIV por ano, graças ao tratamento vigilante com medicamentos para mulheres grávidas infectadas.
Entretanto, a vida dos primeiros bebês nascidos com HIV positivo, que agora são adolescentes e jovens adultos, não tem sido fácil. Suas experiências são consideradas tão significativas – não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo todo, onde há milhões de bebês soropositivos – que as agências de saúde iniciaram um amplo estudo para acompanhar estes jovens ao longo dos anos.
Alguns estão debilitados com a oscilação de sintomas que os primeiros medicamentos não conseguiram tratar. Outros apresentam atrasos de desenvolvimento e problemas relacionados à presença do vírus HIV na hora do nascimento. As medicações dadas a estes pacientes geralmente apresentam efeitos colaterais mais intensos do que aquelas tomadas por pessoas infectadas há menos tempo, pois as complicações da doença ou as drogas anteriores desenvolveram resistência, dificultando o tratamento.
Montanha russa emocional — Do ponto de vista emocional, eles hostilizam os pais que os infectaram, sentem pesar pelo sofrimento e morte dos mesmos e ansiedade para confiar aos outros um segredo que ainda provoca humilhação e medo.
Um problema sério está surgindo: alguns se rebelam ou buscam independência pulando ou abandonando a medicação, o que pode fazer com que o HIV saia do controle e se torne imune a terapias que antes eram eficazes.
“Ainda não acabou”, diz a Dra. Ellen Cooper, diretora médica do departamento de aids em crianças e adolescentes do Boston Medical Center, sobre manter esses jovens vivos e saudáveis. Apesar de não ter perdido nenhum paciente em cinco anos, ela afirma estar “esperando uma segunda onda” desses jovens que “morrem por não manterem a medicação” ou por causa de complicações decorrentes do tratamento.
Davi Morales é o tipo de jovem que preocupa os médicos. Ele tem deficiência cognitiva relacionada ao HIV e passou meses morando nas ruas depois que os tios que o criavam em um projeto habitacional em Providence, Rhode Island, tiveram que retornar a Porto Rico.
Davi, 20, perdeu o auxílio por invalidez porque o governo agora considera a maioria das pessoas infectadas pelo HIV capazes de trabalhar, segundo relata Scott Mitchel, orientador do centro de assistência “Aids Care Ocean State”, que conseguiu um apartamento para o jovem morar. Entretanto, Davi tem dificuldade de permanecer empregado, seguir regras ou trabalhar com agentes. “Eu não acho que neste momento ele tenha condições de trabalhar e se sustentar”, afirma Mitchel. Além disso, os cinco comprimidos que ele toma por dia lhe causam insônia e diarreia.
Hoje em dia, as pessoas que contraem o HIV por meio de sexo ou drogas podem tomar um comprimido facilmente tolerável, mas aquela geração de bebês que nasceu com HIV normalmente precisa de múltiplas doses, com efeitos colaterais irritantes, o que aumenta a probabilidade de abandono da medicação.
No desespero, os médicos às vezes preferem autorizar o cancelamento completo da medicação para aqueles que não levam a sério o tratamento.
Davi fala que deseja permanecer vivo, mas “talvez meu tempo de vida não seja tão longo quanto o de uma pessoa normal. Eu nasci assim e é assim que as coisas são”.
"Crianças leprosas" — De acordo com Rena Greifinger, que fundou o projeto “One Love Project” para ajudar os jovens soropositivos, as coisas ficam mais difíceis à medida que os bebês com HIV crescem e perdem os cuidados de programas e clínicas pediátricas. “Aos 18 anos, todo o apoio desaparece, além de alguns deles serem completamente rejeitados por suas famílias e considerados crianças leprosas”, diz ela.
Durante um retiro de uma semana na Universidade Babson, em Wellesley, Massachusetts, o “One Love” desenvolveu terapia com música, interpretação de papéis sobre a revelação de ser portador do HIV e discussões sobre sexo e filhos.
O encontro abriu os olhos de Sandy Perez, 18, de Canaan, New Hampshire. Sua mãe, infectada pelo uso de drogas, morreu quando Sandy tinha 7 anos. Segundo ela, algumas famílias adotivas a maltrataram. Em uma das casas, ela era mal alimentada e dormia trancada na lavanderia. Sandy conta que saía pela janela e retornava pela garagem da casa para pegar comida.
Apesar de agora viver com uma família amorosa e tomar sua medicação regularmente, ela ainda experimenta sintomas de magreza excessiva. A medicação causou diabetes e problemas no fígado e nos rins.
Sandy raramente revela ser portadora do HIV, nem mesmo para os namorados, embora sempre use preservativos. Mas ela disse que a reunião “me inspirou para ficar à vontade comigo mesma e admitir ser portadora do HIV, algo que agora posso compartilhar com as pessoas nas quais confio”.
Ela resolveu falar sobre a doença a seu namorado de dois anos, com o qual nunca teve relacionamento sexual. Incapaz de contatá-lo por telefone durante a conferência, ela enviou uma mensagem de texto: “Eu tenho HIV”. Ele respondeu: “Sério?” Ela respondeu: “Sim”. Sandy se sentiu aliviada: “Se ele não soubesse e fosse infectado, eu me sentiria responsável e culpada”.
Logo depois, o relacionamento acabou, mas ela disse que “ele não soube lidar com o problema. Ele se acalmou e nós conseguimos conversar, ele ficou feliz por eu ter lhe contado antes que fizéssemos algo”.
Rejeição — Quando a família Cosgrove adotou Tom, ele era uma criança nervosa e indisciplinada. Aos 5 anos, ficou ainda mais traumatizado quando viu sua mãe mudar de cor, perder o cabelo e morrer de aids. Então colocou o obituário dela em sua lembrança da primeira comunhão e “tinha pesadelos e terrores noturnos. Fiquei bravo porque achei que ela tinha me passado a doença de propósito”, conta ele.
Segundo Barbara Cosgrove, as pessoas têm pavor de adotar essas crianças. Ela adotou quatro outros “bebês rejeitados” e confessa ter sofrido abusos na infância e também ter sido rejeitada.
Todos os quatro, que chegaram sem terem feito testes de HIV, não eram portadores do vírus. “Eu realmente me senti sozinho”, diz Tom. Aos 9 anos, após a morte de um amigo com HIV, ele implorou para que eles adotassem alguém como ele.
A família então adotou Tyree, que tinha dois tipos de HIV, um de cada um dos pais, além de retardo no desenvolvimento. Durante anos, ele tomou a medicação por meio de uma sonda estomacal, pois caso contrário vomitava. Atualmente com 11 anos, Tyree usa aparelho ortopédico nas pernas e possui uma quantidade de vírus muito alta em seu sangue.
A adoção de Tyree não melhorou as coisas para Tom, e ele conta que ficou “fora de controle por anos”. Para domar o comportamento do menino, Barbara precisou “derrubá-lo no chão e dizer: ‘Você não vai falar desse jeito, não vai agir desse jeito’. Um dia eu o arrastei pelo tapete e a professora dele telefonou, então contei o que fiz e por quê.”
Aos 12 anos, Tom melhorou, mas ainda se irritava com as reações das pessoas. Barbara informou à escola sobre ele ser portador do HIV e organizou uma reunião com os pais. Apesar do apoio da escola, alguns pais e colegas de classe o evitavam. Tyree frequenta outra escola, cujo diretor a orientou a não fazer a revelação, pois os pais poderiam reagir mal. O treinador de futebol da escola lhe disse: “Nós não treinamos crianças assim”.
Tyree conta que se sente sozinho, pois nenhum de seus amigos o visita. Ele até já aprendeu a proteger os outros, dizendo: “Não faça sexo comigo”.
Mais maduro e consciente, Tom ainda considera sua vida complicada. A infecção foi suprimida pela medicação e ele resolveu ingressar em um programa de capacitação profissional. Porém, os efeitos colaterais dos remédios afetam a memória e seus namoros não duram muito tempo porque “as pessoas não querem sair com um portador desta doença”.
Mesmo assim, ele acredita que “se minha família adotiva pode me aceitar como sou, outras pessoas também podem fazer o mesmo”.

Imunologia

Descoberto sistema de “antivírus” capaz de combater a dengue

Pesquisa pode criar proteção contra a febre amarela, dengue e SARS

Mosquito da dengue O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue (Patrice Coppee/AFP)
Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriram que o corpo humano possui um sistema de segurança natural contra os vírus. Só que, assim como um antivírus desatualizado em um computador, esse 'programa' já foi burlado pelos agentes infecciosos há milênios. Com base nessa descoberta, os pesquisadores querem desenvolver maneiras de proteger o corpo de doenças como dengue, febre amarela e SARS (síndrome respiratória aguda grave).
A história dessa pesquisa começou há 35 anos, quando o médico Bernard Moss, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, reparou que alguns vírus (como o da varíola) protegiam sempre as duas mesmas partes de seu RNA com o que denominou 'capas'. O RNA é um código, produzido a partir do DNA, que comanda a produção das proteínas de um organismo. A teoria de Moss era a de que essas capas eram usadas como uma espécie de disfarce para que as células invadidas não reconhecessem o RNA do agressor e ele pudesse, assim, passar ileso pelo sistema de segurança.
Desde então, descobriu-se que a primeira capa química tinha como função estabilizar o RNA, impedindo que ele quebrasse. Porém, era mantido o mistério com relação à segunda capa, localizada no início de cada cordão de RNA, numa posição que os cientistas chamam de two prime.
O estudo liderado pelo PhD Michael S. Diamond,  publicado na última edição da revista Nature, resolveu a charada.  A equipe de Diamond inseriu em ratos uma versão mutante do vírus do oeste do Nilo, incapaz de incorporar a segunda capa a seu RNA. Mesmo depois de longa observação, os ratos não tinham sido infectados.
Em seguida, os cientistas injetaram o mesmo vírus em ratos impossibilitados de absorver a proteína interferon, que tem um papel muito importante na reação defensiva do organismo. Nesse caso, os ratos ficaram doentes, sugerindo que essa proteína protege as células de vírus, a não ser que eles estejam protegidos pela capa two prime.
“Agora que sabemos para que servem essas capas, talvez consigamos desenvolver inibidores que impeçam os vírus de 'encapar' o seu RNA”, explica Diamond. “E será muito mais difícil para eles se replicarem, uma vez que o sistema imunológico natural esteja ativado novamente”.
Veja
 

Operação Verão - tratamentos contra a celulite

Operação Verão  tratamentos contra a celulite
É agora que as clínicas de estética recebem mulheres que desejam pelo menos atenuar a aparência de casca de laranja no bumbum ou as ondulações que ficam na região da coxa. Hoje em dia dentro desses centros de beleza o que se encontra de mais atual quando falamos em tratamento para celulite é o Apollo e ainda a nova versão do VelaShape.
A vantagem do Apollo é que ele mistura radiofreqüência com tecnologia tripolar, por isso também auxilia na redução da flacidez. E não é usado somente na área interna da coxa, como também nos braços, joelhos, abdômen e glúteos. "É um equipamento de radiofreqüência que aumenta a temperatura local da região (geralmente ele chega a 40 ºC e atinge até as camadas profundas da pele). Dessa forma, esse calor acelera o metabolismo da região, melhorando a circulação local. Além disso estimula a produção de fibras de colágeno, deixando a pele mais firme. Esses dois efeitos contribuem para a melhora do aspecto da celulite", explica a fisioterapeuta. Mas não pense que o tratamento faz você perder medidas, o objetivo é ganhar firmeza a melhorar a celulite.
Antes e durante o tratamento, geralmente feito em oito sessões com intervalos semanais, não há um cuidado especial a ser tomado, conforme a fisioterapeuta. A aplicação é indolor, a pele apenas fica mais quente - algo perfeitamente suportável. O custo total do tratamento gira em torno de R$ 450,00 a R$ 670,00, em média. "Conforme o tipo de celulite pode ser feita manutenção com sessões quinzenais ou mensais", informa a fisioterapia.
Já o VelaShape funciona de outra forma. A aplicação é feita através do infravermelho e da radiofreqüência que ele consegue tratar a área da celulite. "Enquanto que o primeiro aumenta a oferta de oxigênio e ainda estimula o metabolismo, o que queima mais gordura, o segundo acelera a síntese de colágeno pelos fibroblastos", explica a dermatologista, Cristiane Braga, também especialista em medicina estética. Durante a sessão há também a manipulação mecânica pela ação dos rolos e uma leve pressão negativa, que, segundo a dermatologista, se trata da endermologia, capaz de remodelar a gordura corporal.
"A versão atual tem mais potência, o que acaba reduzindo o número de sessões no tratamento. O VelaShape Plus proporciona resultados mais rápidos, permitindo que as 12 sessões sugeridas fiquem reduzidas para 10. O tratamento também ficou mais rápido. Se no aparelho original as sessões demoravam de 30 a 40 minutos, agora conseguirmos terminá-la em 20. Isso foi possível devido a um maior sincronismo entre as tecnologias", explica Doris Hexsel, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
Na maioria dos casos, as especialistas indicam associar ao tratamento a drenagem linfática, impotante para remodelar o corpo. "Também é fundamental incluir a prática de atividades físicas e a suplementação com ativos que melhoram a circulação local, assim como estimuladores do metabolismo", indica Braga.

Doris acrescenta também optar por um bom programa alimentar. "No caso da prática de exercícios, alguns resultados mostram que fazer uma atividade por dez minutos após a sessão pode potencializar os efeitos do VelaShape", diz. E quando a região da coxa e do bumbum também está flácida, o uso de outros aparelhos de radiofrequencia está liberado.
Por Juliana Lopes
beleza

DICAS PARA VOCÊ SALVAR O SEU CABELO

Dicas para você salvar o seu cabelo
Saiba o que você pode fazer para tirar seus cabelos de uma roubada

Que mulher nunca sofreu por causa das pontas duplas ou do volume exagerado das madeixas? Se você é uma dessas, preste bem atenção nas oito dicas que, além de resolver esses probleminhas capilares mais comuns, impedem que eles voltem a ameaçar a saúde e o brilho dos seus cabelos.
Fios QuebradiçosAs principais causas desse tipo de problema são a exposição ao sol, má alimentação, química, escova e chapinha. De acordo com especialistas, prender o cabelo sempre e com muita força também contribui para isso. O melhor é fugir de qualquer agressão citada acima sempre que for possível. Use produtos próprios para reconstrução capilar. Depois, nas três semanas seguintes, faça apenas hidratação.
Com muito volumeO ideal é fazer hidratações quinzenais. Procure usar sempre um creme defrizante. Prefira os produtos que contenham colágeno, elastina e aminoácidos. Segundo os especialistas, são eles que proporcionam maleabilidade e umidade aos fios.
FrizzOs cabelos finos ou maltratados pelo excesso de química são os mais afetados pelo “frizz”. Mantenha a hidratação a cada 15 dias e faça uso do reparador de pontas. Aliás, nunca tire da sua bolsa o antifrizz, pois ele disciplina as madeixas. Além disso, lance mão da hidratação semanal com produtos à base de aloe e vera e óleos vegetais.
PorosidadeSe você abusa da escova e da chapinha essa é a verdadeira causa do seu problema. O excesso de calor dilata a fibra do cabelo. Para prevenir tome banhos mais frios, porque a água gelada retrai a cutícula do cabelo. Também é bom diminuir a quantidade de escovações. Usar produtos para hidratação e reconstrução pode ser a solução. Quando perceber uma melhora, mantenha só a hidratação quinzenal.
Cor desbotadaMuitas vezes a culpa é da qualidade da coloração que se usa. Xampu de limpeza e exposição ao sol também agravam o problema. A solução é usar filtro solar, xampu e condicionador para cabelos coloridos. Se a tinta desbotou, especialistas recomendam a aplicação de um tonalizante na mesma cor da coloração atual.
Cachos sem formaGeralmente, isso acontece porque o cabelo anda com pouca hidratação, excesso de química, creme para pentear, sol e vento. Mas se quiser prevenir esses males, o melhor a fazer é hidratar a cada 15 dias e só pentear o cabelo enquanto estiver úmido. Usar um ativador de cachos e hidratá-los sempre será bem vindo.
OleosidadeDermatologistas explicam que a principal causa da oleosidade no cabelo diz respeito ao metabolismo de cada um. Em segundo lugar ficam o estresse e a pouca higiene do cabelo. Para não sofrer deste mal não use a força para lavar a cabeça e nunca aplique condicionador na raiz. Xampu, só os específicos e condicionador, só no comprimento.
Pontas DuplasA escova e a chapinha fragilizam muito a fibra do cabelo. Modere os seus usos e aproveite para abusar do reparador de pontas e protetor térmico. Uma cauterização pode ser a solução dos seus problemas, já que ela ameniza o efeito. Mas, se quiser eliminá-las de vez, o jeito é se render a tesoura.
beleza

RECEITAS DE BELEZA: BARATAS E EFICIENTES

Receitas de beleza: baratas e eficientes
Aprenda a fazer algumas receitas caseiras que vão ajudar você a ficar ainda mais bonita.

Sabonete antirrugas de pepino e alecrim
- Ingredientes
1 kg de base de glicerina branca
30 ml de extrato de pepino
30 ml de extrato de alecrim
30 ml de essência de alecrim
- Modo de preparo
Derreta a base de glicerina em banho-maria. Deixe esfriar um pouco até que forme uma nata por cima. À parte, em uma tigela, misture os extratos e a essência. Em seguida, acrescente a mistura à base de glicerina derretida e mexa bem. Coloque nas formas e espere secar.
Creme esfoliante
- Ingredientes
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de aveia
Leite de soja para umedecer
- Modo de preparo
Misture o açúcar com a aveia e um pouco de leite de soja para umedecer.
- Como usar
Espalhe na superfície a esfoliar e faça movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos. Retire apenas com água gelada. Repita o processo duas vezes na semana.
Pés hidratados
- Ingredientes
½ litro de leite
1 litro de água mineral
100 gramas de vaselina sólida
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de extrato de própolis
- Modo de preparo
Bata a vaselina até ficar com uma coloração esbranquiçada. Adicione o mel, o extrato de própolis e misture bem. Guarde em uma vasilha com tampa. Em uma panela, ferva a água, retire do fogo e adicione o leite. Coloque em uma bacia.

Video musical relaxante

BELEZA E BEM ESTAR

CLIQUE NOS TÍTULOS ABAIXO PARA LER AS MATERIAS : 
 Conheça a unha usada por Lady Gaga, Rihanna e Fergie
» Estilista americana lança moda das unhas lascadas
» Novo preenchimento facial promete resultado mais natural
» Atividade física logo após cirurgia plástica prejudica o resultado
» Confira o tempo certo para voltar à ginástica após cada cirurgia plástica
» Cláudia Rodrigues aprova técnica capilar das 12 proteínas
» 9 dicas de maquiagem para quem usa óculos
» Veja em que situações uma prótese de silicone pode estourar
» Acupuntura também é feita sem agulhas
» Baby yoga traz benefícios para mães e bebês
» Taís Araújo marca a volta dos cachos para a próxima estação
» Veja 8 dicas para cuidar dos cabelos oleosos
» Maquiagem ajuda a disfarçar imperfeições nos lábios
» Reflexologia promove o relaxamento dos pés
» Tenha braços definidos como os de Michelle Obama
» Veja 14 dicas de como cuidar melhor das unhas
» Frango ao curry do sul da Índia
» Sopa de moranga e coco com curry
» Veja oito dicas para tratar e evitar pés-de-galinha
» Fios dourados e beges dominam a próxima estação
» Cabelos também precisam de "água" no verão
» Segredo do rejuvenescimento facial está nos 3 "Rs"
» Mantenha as pernas bronzeadas e bonitas
» Modelos adotam visual punk e raspado
» Cabeleireiro das famosas fala sobre tendências
» Colo e pescoço pedem cuidados especiais
» Copie a make de Jennifer Lopez e arrase
» Veja as sete cores de cabelo das celebridades
» Prepare seus fios contra as agressões do sol
» Saiba o que é mito no cuidado com a beleza
» Corte certo de cabelo pode afinar o seu rosto
» Confira visual para arrasar nas festas de fim de ano
» "Minha única vaidade é ser magra", diz atriz de 'A Favorita'
» Tratamentos de beleza "a jato" para as festas de fim de ano
» Conheça tratamentos que reduzem até 4cm do culote
» Veja quantas calorias você pode queimar na praia
» Depois do vício em dieta e exercícios, atriz achou equilíbrio
» Emagreça 1kg por semana para arrasar nas festas
» Escolha o biquíni certo para o seu corpo
» Como não deixar a auto-estima desabar no verão
» Tire 23 dúvidas sobre o protetor solar
» Saiba ser sexy na sua idade
» Na contramão da moda, atrizes diminuem as próteses
» Saiba o que são as "maquiagens verdes"
» Visual retrô domina os cabelos no verão
» Para ficar bonita, vale até cocô de passarinho na pele?
» SOS Verão: 30 dicas para arrasar na praia
» Visual dos cabelos diz muito sobre astral e personalidade
» Descubra os temores que rondam a cirurgia plástica
» Técnica para tirar rugas pode aumentar os seios
» Uma lipo só pra mim
» Luiza Brunet conta o que faz para continuar linda
» Quais os riscos das próteses tamanho Boing-Boing?
» Mulheres ganham coxas grossas, sem malhar
» Remédio contra acne pode rejuvenescer a pele
» Tiaras e faixas não vão sair da sua cabeça
» Veja três novas técnicas para "turbinar" os seios
» Passo a passo: saiba como arrasar com o batom vermelho
» Ser Barbie é para quem pode
» Veja o corte ideal para cada idade
» Abuse do delineador como Amy Winehouse
» Alimento certo pode deixar você mais jovem
» Passo-a-passo: veja 4 penteados para preguiçosas
» Conheça o ator que virou cirurgião plástico
» Maquiagens deixam pele bronzeada no verão
» Maquiagem high-tech promete "milagres"
» Será que seu rosto segue os padrões de perfeição?
» Nariz perfeito para os homens
» Conheça a fórmula do nariz perfeito
» Aprenda a se prevenir da contaminação na manicure 
Fonte: Terra
r  

20 de novembro: Dia da Esteticista

20 de novembro Dia da Esteticista
Para quem ainda não sabe, 20 de novembro é a data perfeita para homenagear profissionais que fazem parte da vida de muitas mulheres: é o Dia da Esteticista. Afinal, a maioria de nós já passou ou vai passar por um tratamento estético na vida, buscando melhor forma, uma pele mais jovem e bonita ou dar aquele up no visual.
"O Dia da Esteticista é uma oportunidade para podermos discutir nossa carreira e a importância que ela tem, principalmente, para a saúde coletiva", afirma Jeanete Moussa Alma, presidente do Sindicato dos Profissionais Esteticistas do Estado de São Paulo (SINDEST-SP).
Para ela, atualmente, a estética deixou de ser apenas questão de vaidade.

"Nós tratamos pessoas que têm dificuldade para se relacionar socialmente por não preencher o padrão de beleza exigido pela sociedade, pessoas que possuem deficiências ou formações estéticas indesejáveis oriundas de sequelas de cirurgias das mais diferentes ordens (por doenças ou reparadoras)", conta. Como a esteticista lida com a saúde de seus clientes, é fundamental que conheça, pelo menos, o básico de algumas áreas que envolvem estudos do corpo humano. Por isso, a formação da profissional é importante. Para atender a essa necessidade, hoje existem cursos técnicos de nível médio, cursos tecnólogos - que em média duram três anos e valem como curso superior -, e inclusive, cursos de graduação, em grandes univeridades.
"Esse tipo de curso normalmente apresenta aos alunos procedimentos adequados em estética facial e/ou corporal mediante cada caso clínico, associando as informações obtidas com o histórico e exame físico, para elaboração e aplicação dos procedimentos estéticos específicos, utilizando os recursos cosmetológicos, manuais, eletro-estéticos, complementares e avançados", afirma Cristina Duarte, coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Entre os procedimentos aprendidos nessa instituição, por exemplo, estão os de purificação da pele, acne, envelhecimento e gordura localizada, entre outras alterações de ordem estética. Eletro estimulação neuromuscular, ionização, ultra-som de uso estético, dermosucção, microcorrentes elétricas, vaporizador, manta térmica, peeling de cristal, eletroporação, laser, luz intensa pulsada entre outras novas tecnologias que você vê por aí são todas ensinadas dentro da sala de aula de uma universidade. Nas aulas, as alunas aprendem também terapias manuais como drenagem linfática, massagens relaxantes e modeladoras.
Regulamentação
"Infelizmente, várias foram as tentativas de regulamentação da carreira da esteticista. Hoje, tramita um projeto na Câmara Federal (959/03), fruto de vários projetos de associações estaduais organizadas pela Comissão de Legislação Participativa. Muitas foram as tentativas, em vão, de colocar esse Projeto de Lei em votação", lamenta Jeanete.
Tanto ela quanto Cristina acreditam que, com a aprovação desse projeto, haverá melhoria nos serviços estéticos oferecidos em todo o Brasil. "A regulamentação visa a melhorar o mercado de trabalho neste ramo, oferecendo um profissional qualificado e de formação multidisciplinar. Com o diploma, temos a indicação de uma seleção profissional e, assim, profissionais com conhecimento e treinados, conhecendo saúde e normas de biossegurança", diz a coordenadora da Anhembi Morumbi. "Outra coisa importante para a esteticista é estar sempre fazendo cursos de reciclagem e aprimoramento. A tecnologia na área estética evolui com muita rapidez e a profissional deve estar sempre atenta", completa Jeanete.
Risco à saúde
A falta de regulamentação permite que várias pessoas não capacitadas possam abrir clínicas de estética e prestar serviços a qualquer um - o que pode acarretar problemas de saúde. "Há muita gente no mercado que compra um aparelho, coloca uma bela placa na rua e ameaça, assim, a saúde da população", lamenta Jeanete, que é biomédica e doutora em estética. "A regulamentação evitaria esse tipo de aventureiros pseudo-esteticistas".
Ainda de acordo com Jeanete, a esteticista deve, além de desenvolver seu trabalho, saber quando a cliente precisa da ajuda de outros profissionais. "Eu mesma já me deparei com situações onde a cliente queria fazer um peeling cosmético para clarear uma suposta mancha que era, na verdade, uma neoplasia ", conta. "Em outra situação, atendi uma jovem que queria modelar o corpo e não queria tirar a roupa na minha frente. O que ela tinha era anorexia. Falei com os pais e ela está muito bem hoje, pois foi encaminhada a um terapeuta adequado".
Então, para não colocar a saúde em risco, é bom observar se a esteticista em quem se confia o corpo é regular, ou seja, se possui pelo menos um curso técnico e está associada a um órgão de classe, como sindicato ou associações. Assim, pode-se aproveitar ao máximo os benefícios dos tratamentos estéticos oferecidos no mercado, sem medo de ficar bonita!
Por Priscilla Nery (MBPress)

Trança na moda e na cabeça das famosas



Carpe Diem by Jacqueline - Românticas, práticas e versáteis, as tranças são o penteado da vez nesta temporada. Elas estão na moda e na cabeça das famosas, e são o jeito mais feminino e rápido de prender o cabelo, seja para trabalhar, para um festa ou para o dia-a-dia. As tranças podem ser usadas tanto de dia como à noite. Se já era uma sensação no inverno, pode apostar que vai continuar na moda nesse verão. Discretas ou despojadas, elas vieram com tudo nos últimos desfiles. São vários os tipos de trança, que você pode escolher o que fica melhor no seu cabelo. Tem a tradicional rabo-de-cavalo, a em estilo medieval, trança embutida ou ainda a que passa por cima da cabeça com o um coque.Na hora de trançar, são vários os estilos de tranças que você pode usar a imaginação e ficar mais bela. Se for sair durante a noite e desejar deixar sua trança mais sofisticada, você também pode tentar fazer a famosa trança embutida ou então, faça-a frouxa, com alguns fios cacheados soltos nas laterais. Para um resultado mais bonito deixe o cabelo natural e a trança solta. (mundoela o melhor dos mundos)
Quer deixar seu cabelo bonito com tranças também. Aprenda a fazer dois modelos com as dicas abaixo:

Trança rabo-de-cavalo
1. Puxe os fios para trás e, com um elástico, prenda um rabo-de-cavalo bem alto. Deixe uma mecha de cabelo solta próxima ao local onde você vai prender com o elástico.
2. Divida o rabo-de-cavalo em 3 partes e comece a fazer a trança. Se o seu cabelo for muito comprido, é melhor pedir ajuda a alguém para evitar que a trança fique torta. No final, prenda com um elástico de silicone transparente (ou colorido, para um visual mais divertido).
3. Use a mecha que ficou solta para cobrir o primeiro elástico e o começo da trança. Prenda-a com grampos.
Dica: para segurar os fios no lugar, aplique spray; se preferir um look mais descontraído, aposte nos fios naturalmente bagunçadinhos.
Coque com tranças
1. Separe duas mechas no alto da cabeça e faça duas tranças, juntando-as atrás com grampos.
2. Separe mais duas mechas na altura da nuca, da mesma largura que as primeiras, e faça mais duas tranças, prendendo a ponta com grampos atrás da cabeça.
3. Faça um coque baixo com o resto do cabelo e prenda com grampos. Ele deve esconder as pontas das trancinhas de baixo. Se você tiver muito cabelo, faça um rabo-de-cavalo antes de prender o coque.
Dica: não economize nos grampos! Coloque-os discretamente nas trancinhas e no coque, para segurar o penteado.
Quer fazer uma trança fácil para o dia-a-dia? Siga as dicas:
Escove todo o cabelo, prenda em um rabo alto com um elástico e separe uma mechinha para enrolar no rabo e esconder o elástico. Faça uma trança bem apertada a partir do rabo e prenda em baixo com outro elástico. Pronto. Este penteado vapt-vupt está na moda para dias de pressa e muito trabalho!

Crie penteados com três ideias rápidas

Aproveite os acessórios e use a imaginação para criar looks práticos

Andrea Giusti, iG


Montar um look em casa não é das tarefas mais fáceis. Mas é possível criar penteados bonitos com ajuda da criatividade e acessórios bacanas. Aproveitando que o azul turquesa está em alta na estação, escolhemos um elástico, uma tiara e uma presilha da mesma cor para ajudar a dar um "up" no visual. O hair stylist Bruno Lemes, do salão JJ Cabeleireiros, dá dicas de penteados e mostra opções de cabelo solto, rabo de cavalo e coque, que podem ser feitos em até dez minutos.

Aprenda a fazer: Cacheado com Presilha | Rabo de Cavalo | Coque com Tiara


Aconteceu na Drogaria

Perguntas frequentes sobre medicamentos 

Posso administrar um produto vencido?
Nenhum medicamento deve ser utilizado após o prazo de validade informado em sua embalagem. Observar também se o medicamento possui um prazo para ser consumido depois de aberto, pois algumas formulações (comumente soluções e xaropes) não mantêm sua estabilidade.

Para os medicamentos que possuem prazo para serem consumidos depois de aberto, posso usar além do prazo indicado?
O medicamento deve ser utilizado somente dentro do prazo estabelecido após a sua abertura. Neste caso, você deve considerar a validade depois de aberto e não mais aquela que está marcada na embalagem próximo ao número do lote.


Quando estiver utilizando um medicamento posso tomar juntamente bebidas alcoólicas?Não é aconselhável o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento com medicamentos. Sempre verifique com seu médico se ele autoriza a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento que ele recomendou e quais os prazos de segurança para ingestão. Também fique atento as informações contidas na bula do medicamento.


Posso dissolver as medicações granuladas em sucos, chás, refrigerantes ou outros alimentos?

Em geral, medicamentos na forma de grânulos devem ser dissolvidos na água em temperatura ambiente, com o auxílio de uma colher. Quando for permitida a dissolução em outros tipos de líquidos, esta orientação constará de forma clara na bula do próprio medicamento.

Quando administro um medicamento no ouvido deitado e depois levanto, tenho a sensação que o medicamento sai. Como administrar corretamente?

Deitar a cabeça como se fosse apoiá-la nos ombros e colocar as gotas no ouvido permanecendo nesta posição por alguns minutos. Se necessário, poderá ser aplicado um pedaço de algodão para impedir que o medicamento saia do ouvido. Use pedaços de algodão de bom tamanho para que possa retirá-lo com facilidade e sem riscos.

Posso abrir os medicamentos em cápsulas e dissolver em líquidos (águas, sucos, chás, etc...)?

Em geral, as cápsulas não devem ser abertas e dissolvidas em líquidos, pois não foram feitas para serem usadas desta forma. Quando for permitida a abertura, esta orientação deve constar de forma clara na bula do próprio medicamento. Na dificuldade de ingestão de cápsulas, verifique com seu médico se há outras apresentações do medicamento que facilite o uso.

Como devo manusear medicamentos em ampolas de vidro?

Ampolas de vidro devem ser abertas protegendo as mãos com papel absorvente, algodão ou um pano limpo. Com uma das mãos segurar firmemente o "corpo" da ampola e com a outra a "cabeça" da ampola (acima do afunilamento). Force a cabeça da ampola para baixo de forma que a parte quebrada fique voltada para fora do seu corpo. Deste modo, a ampola quebrará na parte afunilada entre o corpo e a cabeça onde geralmente está gravado um anel branco ou de outra cor.

Quando devo suspeitar de um medicamento?

Caso perceba qualquer alteração na embalagem, violação nos lacres de segurança, diferenças nas marcações de lote da caixa para o rótulo do medicamento e alterações de cor, sabor, textura e cheiro que lhe chamem a atenção. Nestes casos, entre em contato imediatamente com o SAC da empresa para ser auxiliado na averiguação da qualidade e origem do medicamento.

O que devo fazer se eu sentir uma reação desagradável ao usar um medicamento?

Comunique imediatamente o médico que lhe prescreveu o medicamento para que, se for necessário, ele tome alguma medida. Posteriormente, entre em contato com o SAC da empresa que comercializa o medicamento para que seja registrado o ocorrido em um Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamento. Assim, constantemente poderá ser avaliado o perfil de segurança deste medicamento.

Quais são as diferenças entre produtos com faixas vermelha ou preta (prescrição) e sem faixa (de venda livre)?

O Ministério da Saúde determina quais medicamentos devem ter uma faixa (vermelha ou preta) em sua embalagem, o que significa a necessidade da apresentação de uma receita médica para a venda ao consumidor. Estes medicamentos somente devem ser prescritos e usados sob orientação médica, já que destinam-se a quadros clínicos que exigem maior cuidado e controle. Medicamentos sem faixa na embalagem podem ser tomados e adquiridos sem prescrição médica e destinam-se a situações corriqueiras, onde sintomas leves podem incomodar, e, em geral, praticamente são destituídos de efeitos adversos importantes.

Posso usar um medicamento sem faixa livremente?

SIM.O medicamento sem faixa é conhecido como MIP - medicamento isento de prescrição e pode ser vendido, comprado, solicitado, fornecido, dispensado ou doado sem obrigatoriedade de nenhuma formalização de documento emitido por profissional legalmente habilitado para prescrevê-lo. Nestes casos recomenda-se a automedicação-responsável. Você nunca deve usar um MIP por mais tempo ou em doses maiores do que o recomendado na embalagem. Sintomas que persistem, que não desaparecem com o uso da medicação, são um claro sinal de que é preciso consultar um médico. Por isso, siga corretamente o modo de usar e não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

O que é automedicação responsável?

Trata-se da prática em que os indivíduos tratam os próprios distúrbios e sintomas com medicamentos que são aprovados para serem adquiridos sem prescrição e que são seguros e eficazes quando usados segundo as instruções. Neste caso O paciente assume plenamente a responsabilidade pelo seu tratamento. O consumidor deve seguir rigorosamente as orientações destacadas na embalagem e na bula do produto e também pode orientar-se com o farmacêutico assistente ou com o SAC da empresa fabricante . Segundo a ABIMIP (Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição), as quatro regras do Uso Responsável de Medicamentos são:

Cuidar - Cuidar sozinho apenas de pequenos males ou sintomas menores, já diagnosticados ou conhecidos.

Escolher - Escolher somente medicamentos isentos de prescrição médica, de preferência com a ajuda de um Farmacêutico.

Ler -Ler sempre as informações da embalagem do produto antes de tomá-lo.

Parar -Parar de tomar o medicamento se os sintomas persistirem. Neste caso, o Médico deverá ser consultado.

Devo observar algo especial no uso de MIPs?

Além das orientações destacadas no item automedicação responsável, fique atento às contra-indicações e precauções e advertências citadas na embalagem ou bula do produto. Neste item você conhecerá quais as situações onde o paciente deverá ter cautela no uso do medicamento ou mesmo quando não poderá utilizá-lo. Também observe as interações que podem ocorrer quando você mistura certos medicamentos com alimentos, bebidas ou outros medicamentos. Algumas interações podem produzir reações indesejáveis, tornar um medicamento menos eficiente ou mesmo ineficaz.

Posso usar medicamentos com tarja vermelha ou preta apenas com a orientação do farmacêutico ou balconista?

NÃO. Os medicamentos que possuem tarja vermelha ou preta somente devem ser utilizados sob prescrição de um médico ou cirurgião-dentista. Não utilize estes medicamentos sem a indicação de um médico, pode ser perigoso para a sua saúde.

Mulheres grávidas e/ou amamentando podem tomar qualquer tipo de medicamentos?

A gravidez e a amamentação são fatos importantes a serem considerados quanto à decisão de tomar ou não um medicamento ou qual tomar. Os componentes da maioria dos medicamentos podem passar da mulher grávida que os toma para o feto. Uma concentração de medicamentos que seja segura para a mãe pode não o ser para o bebê, causando complicações. Na amamentação, embora a maioria das substâncias utilizadas em medicamentos passe para o leite materno em concentrações muito baixas, mulheres que estão amamentando precisam ser muito cuidadosas. No caso da necessidade de administrar um medicamento o médico poderá aconselhar sobre como ajustar o horário e a dosagem de medicamentos, para que o bebê seja exposto à menor quantidade possível. Algumas substâncias, no entanto, devem ser evitadas. Portanto, para a sua segurança e a do seu bebê, caso você esteja grávida ou amamentando,consulte sempre seu médico, antes de tomar qualquer medicamento, necessite ele ou não de prescrição médica.

Onde e como devo guardar meus medicamentos?

Siga as orientações que constam na embalagem do medicamento. Cada produto tem a sua forma correta de armazenagem. Tome o cuidado de mantê-los longe do alcance das crianças. Qualquer medicamento usado inadequadamente pode ser perigoso à saúde.

Esclarecendo dúvidas: Dramin como estimulante sexual

Não! Você não é o primeiro a se perguntar sobre dramin como estimulante sexual. Sim! Existem mais pessoas com problemas de ereção sem ser você! Sim! O seu marido não é o único a falhar na hora H! Sim! Provavelmente ele tem uma amante! (Bom se bem que eu parto do seguinte princípio psicológico: quando uma pessoa tem um amante fica mais amorosa, mais intensa e mais mais mais.. tudo para tirar aquele peso da consciência, agora se ele vem brochando… é porque a coisa está pior do que eu esperava NEM PESO NA CONSCIÊNCIA ELE TEM MAIS!)
Poréemmmmmmmmm falhar na hora da ereção pode acontecer com qualquer um né?
Dramin, seu principal uso é para combater o famoso enjoo nas viagens, e também dá um sono danado, o efeito do Dramin pode durar de 3 a 6 horas, porém se você tomar o vidrinho inteiro, VAI DORMIR E FICAR SEM FAZER XIXI UM BOMMMMMMMM TEMPO.
Após muitos dias de pesquisa, eu não consegui entender porque tanta gente me pergunta se o Dramin pode ser usado como estimulante sexual, porque não tem NADA na fórmula dele que aponta para o efeito de ereção.
Até pode ser que ele haja como tal pois ele aumenta a pressão dos vasos sanguíneos, o que pode FAVORECER, entendam bem essa palavra FAVORECER a ereção.. Porém meus caros brochas de plantão (não me falem que é só curiosidade, alguém que quer tomar coisa pro piupiu levantar é porque tem problemas OU vai pra uma noitada com putas fubengas) eu sugiro a seguinte proposta com vocês: VOCÊS TOMEM DRAMIN E OBSERVEM O EFEITO DO SEU PÊNIS, e me contem subiu ou não subiu?
Realmente porque todo dia alguém me pergunta isso e eu não encontro respostas.
Caso alguém concorde em fazer essa pesquisa, pode me contar via e-mail ou comentário que eu não vou divulgar pra ninguém, pode até ser anonimamente.  Não, não é pra ter vergonha se você está com problemas de ereção, um tratamento adequado e farmácos que já estão bastante tempo no mercado com certeza vão ajudar, o viagra hoje em dia está tão barato quanto um Dramin B6.
Aliás, qual a diferença do Dramin B6 pro Dramin normal?
Aparentemente creio que o Dramin normal vai sair do mercado, só ficará o Dramin B6 e não sei porque diabos tem gente que não gosta do Dramin B6, o principio ativo é o mesmo, porém o Dramin normal não deve ser usado em grávidas porque ele corta a produção de leite, já o Dramin B6 contém uma vitamina (Cloridrato de piridoxina) que não atua reduzindo a produção de leite.
Bom, quem tomar dramin com o intuito de ereção e der efeito, ME CONTEM HEIM, tô hiper curiosa.

Surto de Conjutivite


Conjuntivite viral tem sido a responsável pelo aumento de 30% no número de atendimentos a pessoas que procuram os hospitais públicos e consultórios de São Paulo. Os cuidados para prevenir a conjuntivite devem ser tomados não somente no verão, mas também no ano todo, já que a doença apresenta incidência e transmissão durante os doze meses.

Desde a década de 1980, os surtos de conjuntivite passaram a ser objeto de vigilância epidemiológica. Em 2003 foi implantado um sistema de monitoramento da doença para investigar e propor medidas de controle. Com a análise desses dados foi possível concluir que a conjuntivite tem uma alta incidência mesmo fora do verão, período em que era considerado o maior número de casos.
Ocasionada por uma inflamação da conjuntiva (a camada mais externa do olho), a conjuntivite é uma doença infecciosa transmitida por vírus, fungos ou bactérias e pode ser contagiosa. A conjuntivite viral é transmitida pelo contato e não pelo ar. Estar em ambientes fechados, usar objetos e manter contato com pessoas contaminadas são formas de se contrair a doença.
A secretaria municipal de Saúde alerta que a forma viral da conjuntivite pode prejudicar a visão. Uma membrana pode se formar no olho e causar manchas na córnea, deixando a visão do paciente embaçada.
Tipos de conjuntivite
Alergias – As conjuntivites mais comuns são as alérgicas, não contagiosas, que normalmente atingem entre 12% e 13% da população. O agente causador pode estar em cosméticos, no depósito de proteínas na lente de contato e nos medicamentos, na poeira e no pólen. Esse tipo de conjuntivite geralmente afeta os dois olhos simultaneamente e provoca coceira, lacrimejamento, vermelhidão e pálpebras inchadas.
Vírus e bactérias – Diferentemente das conjuntivites alérgicas, as virais e bacterianas são contagiosas e variam de acordo com o agente causador. Enquanto na conjuntivite bacteriana há inchaço palpebral, febre, secreção amarela e abundante; na viral ocorre vermelhidão, lacrimejamento, secreção branca mais espessa e também inchaço das pálpebras.
Fungos – Esse tipo é mais raro e acontece com pessoas que tiveram acidentes nos olhos com madeira, uma vez que esse material tem grande quantidade de fungos. Pode acontecer também com pessoas que utilizam lentes de contato, pois o fungo pode se instalar nesse local.
Tratamento

O tratamento para a conjuntivite varia conforme o tipo e o agente causador. No caso das conjuntivites alérgicas, receita-se colírios antialérgicos e lubrificantes. Já quando se trata de conjuntivites virais ou bacterianas, o primeiro e mais importante passo é fazer o diagnóstico etiológico (identificar o agente causador). Em seguida, no caso de agentes virais, é indicado o uso de colírios lubrificantes, compressas geladas e anti-inflamatórios. No entanto, quando o agente é uma bactéria, o tratamento é feito à base de antibióticos.
Automedicação
Somente o médico oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto do tipo de conjuntivite de cada paciente antes de prescrever o tratamento adequado. É fundamental evitar qualquer tipo de automedicação, já que a prática pode mascarar ou agravar doenças.
Dicas para evitar a conjuntivite:

- Lave as mãos e o rosto com frequência, com água e sabão;
- Evite coçar os olhos;
- Lençóis, travesseiros e toalhas devem ser de uso individual;
- Evite o uso de objetos (maquiagem, copo, toalha, travesseiro e etc.) de quem está com conjuntivite.


Fonte: CRF-SP

Farmácia Popular


A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, lançou em 3 de fevereiro o “Saúde Não Tem Preço”, programa que prevê a distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento da hipertensão e do diabetes nas farmácias conveniadas ao “Aqui Tem Farmácia Popular”.
De acordo com o Ministério da Saúde, os 15 mil estabelecimentos vinculados ao programa terão até 14 de fevereiro para oferecer gratuitamente os medicamentos.
A escolha da hipertensão e do diabetes foi justificada pelos altos índices da doença. Hoje, cerca de 33 milhões de brasileiros são hipertensos e 30% da população adulta que têm essas patologias desconhecem seu estado de saúde.
Mais exigências
O governo também apresentou medidas para ampliar a fiscalização e o controle do programa. Uma delas será a retenção de uma cópia do receituário, além de manter a exigência da apresentação de documento com foto e CPF.
A saída encontrada pelo ministério para coibir a fraude das vendas feitas com CPF de pessoas falecidas foi interligar o sistema de dados do programa com o Sistema informatizado de Óbito da Previdência Social (Sisobi).
Os estabelecimentos em que forem constatadas irregularidades serão descredenciados do programa. Segundo o Ministério, em 2010, cerca de 240 farmácias deixaram o programa por fraudes.
Pra quem não sabe o programa “Farmácia Popular” já existe em algumas drogarias de rede do Brasil, porém os medicamentos não são gratuitos e sim possuem um preço simbólico, um exemplo é uma hidroclorotiazida que ao invés de 2 reais você paga o exorbitante valor de 0,25 centavos.
Dentre os fraudes citados acima pode-se considerar: venda do medicamento sem a receita (mentira), venda do medicamento sem o cpf ou com o cpf de terceiros, a não cópia da receita que é enviada diretamente ao ministério da saúde.
No ano de 2010 houve farmacêuticos que sofreram penalidades por não cumprirem as exigências da farmácia popular corretamente.
Agora as perguntas de sempre:
O programa vai funcionar? (depende do estabelecimento e das exigências do governo)
Quais os medicamentos que serão inclusos? (ao meu ver só medicamentos ultrapassados como captopril, enalapril, clorana, glimepirida), deixando de lado os medicamentos com moléculas inovadoras que custam acima de 100 reais, porém auxiliam e aceleram o tratamento(mentira).

Intercambialidade, atenção farmacêutico e consumidor


O receituário traz o nome do medicamento prescrito com a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou a Denominação Comum Internacional (DCI), mas na hora de levar o produto o consumidor recebe a proposta de trocar por um medicamento similar, ao invés de adquirir o medicamento de referência ou o genérico conforme prevê a legislação.
A troca de medicamentos entre as marcas de referência, genéricos e similares ainda gera grandes dúvidas para a população e para os farmacêuticos. Todos os dias, o Departamento de Orientação Farmacêutica (DOF) do CRF-SP recebe um grande número de questionamentos quanto às regras para dispensação desses medicamentos e, por esse motivo, emitiu um esclarecimento técnico com trechos das definições e orientações, segundo a legislação vigente, sobre a forma correta de praticar a intercambialidade. Confira abaixo:
Lei nº. 9.787, de 10/2/1999
Medicamento de referência: medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
Medicamento genérico: medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.
Medicamento similar: aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
A dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias deve seguir o que determina a Resolução RDC nº 16/07 conforme abaixo:
2. Dispensação
2.1. Será permitida ao profissional farmacêutico a substituição do medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente, salvo restrições expressas pelo profissional prescritor; (…) 2.3. Nos casos de prescrição com a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou a Denominação Comum Internacional (DCI), somente será permitida a dispensação do medicamento de referência ou de genérico correspondentes;
A Resolução RDC 53/07 item 2.1 determina que para o Serviço Público a dispensação observará a disponibilidade de produtos no serviço farmacêutico das unidades de saúde, não sendo necessário seguir as determinações quanto à intercambialidade. Dessa forma é possível que um medicamento similar seja dispensado em substituição ao medicamento genérico caso este não esteja disponível na unidade de saúde.
RESOLUÇÃO – RDC nº 53, DE 30 DE AGOSTO DE 2007
Art. 1º Altera os itens 1.2. e 2.1., ambos do item VI, do Anexo, da Resolução RDC nº 17, de 2 de março de 2007, que passam a vigorar com a seguinte redação:
“1.2. As aquisições de medicamentos, sob qualquer modalidade de compra, assim como as prescrições médicas e odontológicas de medicamentos, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, adotarão obrigatoriamente a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua falta, a Denominação Comum Internacional (DCI).”
“2.1. A dispensação de medicamentos no âmbito do SUS será feita mediante a apresentação de receituário emitido em conformidade com o disposto na Lei n.º 9.787, de 1999*, e observará a disponibilidade de produtos no serviço farmacêutico das unidades de saúde.”
A RDC 53/07 revogou de maneira tácita os itens (1.2 e 2.1 do item VI, do Anexo da Resolução RDC nº 17, de 2 de março de 2007) publicados na Resolução RDC nº 51 de 15 de agosto de 2007 (que previam a possibilidade de dispensação de medicamentos similares em caso de prescrição pela DCB ou DCI), conforme esclarecimentos da Assessoria Técnica da Anvisa ao CRF-SP na época da publicação dessas resoluções.
Assim, as farmácias e drogarias privadas devem seguir o disposto no item 2.3 da Resolução RDC nº 16/07 (abaixo), não sendo permitida a dispensação do medicamento similar em casos de prescrição com a DCB ou DCI.
2.3. Nos casos de prescrição com a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou a Denominação Comum Internacional (DCI), somente será permitida a dispensação do medicamento de referência ou de genérico correspondentes;
Veja abaixo uma figura simplificada de como podem ser realizadas as intercambialidades.

fonte: CRF-SP

Cartilha Genéricos .::. Sobre Medicamentos Genéricos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA



Clique na imagem acima, texto em PDF.e saiba tudo sobre medicamentos genéricos (Antonio Celso Brandão)

MEDICAMENTOS GENÉRICOS ORIENTE-SE`
Genéricos: instrumento de cidadania
A Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei n 9.787, de 10 de fevereiro
de 1999) faz parte de uma nova política nacional de medicamentos,
que está sendo implantada pelo Governo Federal para estimular a
concorrência e a variedade de oferta no mercado de medicamentos,
melhorar a qualidade dos produtos e facilitar o acesso da população
aos tratamentos.70770-502BrasíliDFwww.anvisa.gov.br`

www.boaspraticasfarmaceuticas.com.br/cartilhagenerico. ANVISA Esta cartilha teve a nossa assessoria técnica quando estivemos trabalhando na ANVISA.

Cartilha Genéricos  

(Antonio Celso Brandão) 

 

Aparelhos de pressão

Existem vários tipos de aparelho de pressão: os de pulso, os de braço com bombinha, os de braço automático e aqueles antigos que os médicos geralmente usam que algumas pessoas cismam em dizer que é o que dá a correta pressão arterial.
Porém caros amigos, isso é lenda.
Todos aparelhos tem a aferição igual, porém para tirar dúvidas esses a pilha é bom realizar 3 vezes a aferição e tirar uma média delas.
Por exemplo:  Sua pressão deu 12/8 na primeira, 11/7 na segunda e 12/9 na terceira.  Você tá bem, sua pressão está ótima, mas pra saber exatamente quanto deu realizamos um simples cálculo de média
somamos primeiro todos os primeiros 12 + 11 + 12 = 35 dividido por 3 = 11,66 arredondando temos 11,7.
somamos então os segundos 8 + 7 + 9 = 24 dividido por 3 = 8
Então temos o resultado da pressão arterial: 11.7/8 ESTÁ ÓTIMA!
Todo velhinho é teimoso, nós sabemos disso, eles sabem disso, e tem horas que você não aguenta, fica até chato. Um dia, foi uma senhorinha querendo trocar o aparelho de aferição dela que era pulso, dizendo que estava quebrado pois não media e dava um sinal de erro na tela.
Fui testar lógico (dica: nunca troquem qualquer coisa antes de testa-la, olha-la, verifica-la) e disse para a senhorinha
- Senhora, posso testar em mim?
Claro que ela concordou, geralmente eles concordam porque te acham tipo assim fodão.
ENFIM! Testei e o aparelho funcionou perfeitamente, ou seja o problema não era o aparelho e sim a pessoa que estava usando.
Perguntei: Qual a posição que a senhora usa o aparelho?
Ela mostrou, ela usava o aparelho com o braço esticado para baixo certo? Entenderam?
Lógico que assim iria apontar um sinal de erro, pois a pressão da arteria pro sangue subir vai ser maior e pro sangue descer vai ser menor.
Expliquei pra teimosinha. E ela começou aquele dilema de blablablas dizendo que o médico havia dito para ser daquele jeito e blablablablablabla.
Mostrei pra ela que a posição correta é o braço dobrado na altura do coração. Mas senhora não entendia e eu sou uma pessoa com uma paciencia digamos assim que ponderada.
Então logo eu disse:  Não vou trocar seu aparelho porque ele não apresenta problema nenhum, o problema é a senhora que não manusear e está teimando comigo que estou tentando explicar o jeito correto de usar.
Ela falou: Mas eu vou continuar usando do meu jeito.
E eu completei: Pois bem, use do jeito que a senhora quiser, mas seu aparelho está em perfeito estado de funcionamento.
Ela se tirou e nunca mais voltou, será que morreu?
Então recaptulando, qual a posição correta do braço para aferir a pressão arterial?

 RESP: NA ALTURA DO CORAÇÃO
Se eu colocar o aparelho no meu braço esquerdo não vai funcionar?
RESP: ISSO É MITO, SUA PRESSÃO SERÁ AFERIDA EM QUALQUER UM DOS DOIS BRAÇOS.
Maneire no sal e cuide-se.

 

 

Competição de quem beija mais em uma noite

Essa vai pra você menina que gosta de ir em micareta beijar 30 homens por noite, é, você mesma a piriguete da zona leste que gosta de baile funk e de esfregar a bundinha em calças alheias… é, depois desse post todas aquelas bocas imundas beijadas em uma noite só, toda aquela troca de saliva que você fez questão de compartilhar com suas inúmeras amigas, estarão acabadas! Suas noites só servirão para dormir ou ficar no MSN, porque beijar centenas de bocas após de ler esse post, só se você for é sem noção nenhuma ou gostar de… BOM VAMOS AOS FATOS!
3 amigas saem para ir em uma balada, como todo final de semana, elas fazem um esquenta na porta (traduzindo: bebem até ficarem um pouco bebadas), fumam um cigarro o qual elas mal sabem tragar, e adentram no recinto para piriguetear, isso mesmo, essas 3 amigas entram na balada apenas em caça aos homens, dançar? Dançar só se for no intuito de atrair homens.
E então começa a caçada 1 boca, 2 bocas, 5 bocas, 10 bocas, 18 bocas, 25 bocas 30 bocas!
Bingo! A amiga número 2 conseguiu bater o record da noite e beijar 30 meninos em uma noite só.
Elas vão pra casa, felizes e se gabando!
No dia seguinte começam os sintomas: TOSSE…
Após 3 dias:  A febre e a vermelhidão nos lábios estão em evidência.
Após 7 dias: Ela não consegue comer de tanta dor que sente dentro da boca, sua garganta está inteira inflamada, seus lábios estão inchados, a febre não passa… Ela resolve então ir ao pronto-socorro.
O médico começa a investigar.
E descobre uma bactéria raríssima, que só aparece em casos de PUTREFAÇÃO CADAVÉRICA.
A menina resolve contar que beijou 30 bocas em uma noite só.
O médico leva o caso a polícia.
A polícia passa a investigar a tal balada.
A polícia descobre.
SÓ LEIAM AS FRASES ABAIXO SE TIVER ESTÔMAGO!
Um dos barman da balada se aproveitava da sua profissão para beijar alguma das meninas que estavam dentro da balada, o problema é que o mesmo barman trabalhava no IML durante o dia, e esse mesmo barman costumava manter relações sexuais com os cadáveres e ele mesmo diz que além de necrofilia gostava de beijar a boca desses cadáveres pois sentia um prazer impressionante. A noite, sem escovar os dentes e nem realizar nenhum tipo de higiene o barman ia para essa balada e beijava mulheres VIVAS, e então transmitia essa bactéria que estava no cadaver para a mesma.
RESULTADO: A menina foi obrigada a retirar as amigdalas pois estavam inflamadas de um tamanho que nenhum antibiotico resolvia, teve que fazer uma raspagem na gengiva e tomar antiinflamatorios e antibioticos intra-venosos durante 30 dias.
Fora que depois que ela descobriu que beijou indiretamente um cadáver quase tentou o suicídio.
Então cuidado, a boca que você beija hoje, pode ter beijado um morto ontem.

O tabu dos estimulantes sexuais

Viagra, Cialis, Levitra, Helleva, Vivanza, são tantos os estimulantes sexuais a venda livremente no mercado, que muitas vezes acabamos nos perguntando, será que funciona? Funciona igualmente? Geralmente os homens optam por esses medicamentos orais como primeira fuga de escape para tratamento de impotência.
Alguns homens tem muita vergonha de comprar, e quase sempre vão até os balconistas de sexo masculino para fazer seu pedido. Homens, senhores, não tenham vergonha de nós mulheres, isso é uma tremenda bobeira, nós não acharemos que os senhores são brochas (ou as vezes acharemos!), mas tentem não se importar com isso!
O funcionamento desses medicamentos são bem simples, eles aumentam os níveis de óxido nítrico que faz com que os vasos sanguíneos do pênis se expandam gerando assim um aumento no acúmulo de sangue no local. Porém se você acha, que vai tomar um estimulante e vai ficar com o pênis duro o tempo todo, VOCÊ ESTÁ ENGANADO! Deve-se ter o estímulo sexual, então se você quer comer aquela feiosa só porque tá com falta de sexo e quer tomar um desses pra ajudar a encarar o pesadelo.. CUIDADO, você pode estar entrando em uma fria!
Os estimulantes sexuais começam a produzir seu efeito após 30 minutos de ingestão, então eu aconselho você a tomá-lo no finalzinho do jantar do seu encontro! O Viagra tem um tempo de duração de aproximadamente 4 horas, o Levitra de 5 horas e o Cialis é o senhor da produção da ereção (por isso vende mais), há relatos que seus efeitos possam durar até 30 horas!!!!!! Então cuidado se você é professor de natação e terá que usar aquela sunguinha no dia seguinte de tomar o seu Cialis! Levitra e cialis tem efeito prolongado (liberação lenta)- BPF
Cuidado pra não abusar na dose, pois esses medicamentos como dilatam os vasos, aumentam os batimentos cardíacos.. E você não quer ter um infarto na hora H né? Vc não deve estar fazendo uso de medicamento que contenha nitrito (BPF)
A vantagem do Levitra é que ele é bem mais barato e você pode comprar apenas 1 comprimido.
Agora lançaram o Viagra também nessa versão de 1 comprimido e mais, já existe genérico do Viagra!!! Você não vai morrer brocha!
Resumindo..
MEDICAMENTO Viagra Cialis Levitra Vivanza Helleva
LABORATORIO Pfizer Lilly Bayer Medley Cristália
PRINCIPIO ATIVO Sildenafil Tadalafil Vardenafil Vardenafil Lodenafil
DURAÇÃO DA AÇÃO de 4 a 6 horas até 36 horas de 4 a 8 horas de 4 a 8 horas de 4 a 6 horas






Caso você depois de tomar esses medicamentos sinta dor de cabeça, modificação na visão, stress, sono incontrolável, é absolutamente normal, pois há uma série de efeitos adversos.
Espero que tenha ajudado, aproveitem e bom sexo!

A magia da propaganda

Certos medicamentos geram uma dúvida geral, acho que devido aos comerciais de televisão e propagandas inúteis que deveriam ser banidas da tv, porque nós farmacêuticos e balconistas não temos obrigação de saber.
- É aquele remédio que tem aquela músiquinha… aii aquele que tá com a propaganda na tv.
ou então..
- É aquele da caixa azul
Não sei que cor é o comprimido e existem milhares de caixas azuis… principalmente se for um genérico da EMS… Pessoal ao irem na farmácia a coisa mais sensata a se fazer é anotar o nome do medicamento que você viu na propaganda ou então levar a caixa. Não tenham vergonha de levar a caixa, isso evita um erro enorme! Pois ninguém tem bola de cristal na drogaria.
O pior é que pega…
“Tira a dor, desentope e revigora, Coristina D”
“É gripe? Benegripe! Pra que você vai levar tudo isso? Leva só Benegripe!”
“Tomou Doril, a dor… Sumiu”
“Tome epocler epocler é muito bom” (ainda com o Leonardo cantando ao fundo..)
Agora senhores e senhoritas, anotem nos seus caderninhos mais uma dica do farmacêutico:
Xaropes para tosse com catarro: Ambroxol, Acetilcisteína, Carbocisteína, Bromexina.
Xaropes para tosse seca não alérgica: Clobutinol, Vibral.
Xaropes para tosse seca e alérgica: Clobutinol + Doxilamina, Polaramine (dexclorfeniramina), Clarintin (Loratadina), Allegra, Predsim ou Prelone (prednisolona), entre outros.
Quando forem comprar remédios para gripe, escolham algum que vocês já conhecem ou usam, porque a maioria tem os mesmos princípios ativos e geralmente o efeito é o mesmo, agora uma dúvida cruel que estou cansada de responder:
Qual a diferença do Naldecon Dia e do Naldecon Noite?
O naldecon noite possui um antialérgico que dá sonolência, por isso ele é indicado para a noite, mas não quer dizer que você não pode tomá-lo durante o dia.
Posso tomar Dorflex pra gripe?
Certo dia, entrou um senhorzinho na Drogaria, e como agora os medicamentos ficam dentro do balcão ele pediu pra uma menina que nem balconista é, coitada.
- Me vê um Dorflex, é que eu tô com uma gripe!
A menina começou a rir sem parar e ainda falou bem alto pra mim, Dorflex pra gripe, pode isso? E o senhor ficou bravo e então pra ele não xingar a coitada eu disse “Ah se pro senhor funciona, continue tomando!”
Vamos aos fatos, cada comprimido de Dorflex contém: citrato deorfenadrina 35 mg; dipirona 300 mg; cafeína 50 mg.
Deorfenadrina trata-se de um relaxante muscular, não serve pra gripe, porém como a gripe te deixa esgotado quando você toma o Dorflex, sente um certo alívio…
Dipirina tem ação analgésica, quando se está com gripe se tem muitas dores no corpo, a dipirona faz passar todas essas.. ainda mais quando é somado com cafeína, que prolonga a ação analgésica.
O dorflex não é específico pra gripe, pois não possui antialérgico e nem anti-gripais envolvidos em sua fórmula, mas é o que eu sempre digo, se faz bem, USE-O, e não cante músicas de propaganda pra mim.

10 coisas que eu mais odeio ouvir na Drogaria

1- Quem é o farmacêutico?
2- Mas genérico é igual mesmo?
3- Não tomo genérico porque não funciona.
4- Como assim você não sabe o remédio que eu tomo? Você não é farmacêutico?
5- Vou comprar lá na drogaria X é bem mais barato.
6- Nossa mas não tem? Como assim? Não tem nada aqui!
7- Estou com pressa.
8- Mas o médico disse que é assim, então é assim.
9- O balconista entende mais que você.
10- Tem desconto pra aposentado?

Velha mal educada

Eu sei que chamar as pessoas de velho é falta de educação, chamar as pessoas de velha filha da puta é mais ainda, mas eu não sou de ferro, apesar de meu semblante sempre mostrar que sou a paz em pessoa, tem uma hora que eu não aguento, eu transbordo de ódio, de raiva, e fico com uma vontade de matar.
Matar o que já está quase morto, matar a velha!
Antes de vocês me julgarem como a crápula matadora de velhinhos, eu vou contar pra vocês o que essa velha fez, porque além de velha é folgada e mal amada.
Era um sábado, como todos os sábados de sol, os loucos resolvem sair de casa. E essa velha louca resolveu vir conversar comigo, primeiro perguntou quanto custava um medicamento, e antes de eu falar se adiantou:
- Mas você vai me dar desconto né? Porque senão eu vou lá na XXX (drogaria que vende remédio mais barato que banana, pense e descobrirá)
Falei que faria pra ela por 50 reais, 0 remédio custava em média uns 60.
E então ela falou
- Anota num papel aí, mas faz letra bonita tá. A senhora é farmacêutica?
- Sim eu sou farmacêutica.
- Ah então a senhora vê pra mim quanto custa esse outro remédio aqui.
Apontou pra receita. Agora pensem comigo: letra de médico já é feia, uma velha com o dedão em cima da receita piora minha qualidade pra enxergar a receita, e ela ainda apontando nem dava pra ver direito.
Aí ela disse:
- Custa uns 11 reais.
Logo eu, deduzi que seria Dramim, pela escrita e pelo preço, era dramim.
Peguei e falei: É dramim, isso mesmo 11 reais.
Aí a velha:
- E a senhora pode me falar pra que serve esse remédio?
- Dramim é pra enjoo.
- O que?????? Enjoo????????? Como assim?
- Se for dramim mesmo que está escrito aí, é pra enjoo.
- Então a senhora leia direito.  ( aí sim a velha resolveu dar a receita na minha mão e eu vi.. que não era dramim, era Dolamin)
Logo eu falei pra ela:
- Não, é Dolamin, não Dramim.
A velha mal educada começou a se revelar:
- A senhora é farmacêutica mesmo? Então a senhora deveria voltar pra escola, porque a senhora não aprendeu a ler lá?
O sangue foi subindo…
- Sim eu estudei e muito mais que a senhora, mas na faculdade não aprendemos a ler receitas e se a senhora sabia o que era porque não me falou o nome? Ficou com esse dedo na frente da receita sem permitir que eu lesse direito.
- A senhora ia me vender o remédio errado então?
- Não, eu ia ler direito essa porcaria da sua receita, a senhora é muito mal educada.
- A senhora podia me matar vendendo o medicamento errado.
Ignorei, meu sangue já tava vermelho bordô de raiva, chamei o próximo, a velha ficou falando que nem uma matraca, não aguentei, comecei a rir. Rir incansavelmente e falei pra ela:
- A senhora se retire agora, imediatamente agora, ou eu serei mal educada e chamarei o segurança.
A velha saiu e ficou na rua reclamando e reclamando e reclamando falando que eu não posso ser farmacêutica, por isso eu digo, sábado de sol loucos saem pra rua e o pior, vão pra drogaria… Por favor se você for louco, quando fizer sol, fique na sua casa.

Sexo duas vezes por semana 

Tem coisas que eu não consigo guardar só pra mim, principalmente assuntos relacionados a senhores de idade transando! Não consigo imaginar a cena e imaginar novamente e falar pra mim mesma “Será que funciona?”. 

Mas se eles compram toda a semana, funciona! Ou será que eles tentam a tanto tempo?

Um homem que eu acho que é gay (não sei, não me levem a mal), toda semana vai a drogaria comprar Cialis 2cp, preço 58 reais. 58 reais por semana dá em torno de 232 reais mensais, se ele é obrigado a pagar uma ou um profissional do sexo, digamos que ele gaste em torno de 832 reais mensais para sexo, isso que eu não estou contanto os lubrificantes e preservativos!
Enfim, esse senhor chegou e pediu o tal Cialis 2cp, eu expliquei pra ele que o Viagra (famoso) tinha abaixado o preço, 1 comprimido 15 reais, 2 30 e 4 60. É um preço razoavelmente mais baixo, visto que provavelmente ele utiliza um profissional do sexo. Aí ele veio me explicar
- O cialis você precisa de um estimulo para o pênis ficar ereto, o viagra não, o pênis fica ereto de uma vez só, não abaixa de jeito nenhum, então eu não gosto, eu gosto quando se tem um estimulo. (Eu não perguntei nada, eu só ofereci o viagra, acho que até fiquei um pouco vermelha nessa hora, mas eu estava muito curiosa).
Bom aí eu disse: Ahhhhhhhhhh.. Entendi. (Porra, o que mais eu ia dizer?!)
E ele continuou,
- Como eu só faço sexo duas vezes por semana, o preço do cialis é ótimo pra mim. Então o custo-beneficio fica aparentemente melhor. (Ótimo, poupe-me dos detalhes sórdidos)
Vendi antes que ele falasse também a posição sexual preferida dele.
Alguém aí sabe pra que se serve Caverject?  Não? Eu também não sabia, até hoje! Antes de explicar, cometi maior gafe, olha só:
CHegou um senhor com uma receita escrito Caverject, e assim:
Caverject – aplicar uma ampola no local.
Olhei no computador porque nunca tinha visto aquele nome e vi que era um medicamento de geladeira. Fui lá e perguntei pro balconista:
- Fulano a gente aplica caverject?
Ele olhou pra minha cara rindo de mim e disse: Claro que não!
Eu fiquei sem entender O.o What fuck is this?
Falei o preço pro senhor e ele disse, pra quantas vezes dá pra utilizar isso? Eu olhei na caixa e vi que realmente continha apenas uma dose, e disse pra ele que apenas uma dose, ele agradeceu mas não levou porque custa em torno de 70 reais. (pra uma dose…)
Agora vocês vão entender:
Depois que ele saiu o balconista me chamou de canto e me explicou para que servia o tal Caverject. É assim:
Antes da relação sexual o homem aplica dentro do pênis DENTRO DO PÊNIS!!!!!!!!! A quantidade que vem na ampola, o pênis instantaneamente ficará ereto e ele tem que realizar o trabalho (transar) na mesma hora, antes que passe o efeito da injeção, QUE SITUAÇÃO!!!!
E que vergonhaaaaaaaaaa! Perguntei pro balconista se aplicavamos aquilo. HAHAHA, ele disse pra mim “Eu não aplico, mas se você quiser aplicar.”
Já sabem né? Se alguém falar pra você que está usando CAVERJECT é porque a pessoa está em péssimas condições. CUIDADO!
Efeito placebo: Algo sem principios ativos, ou seja medicamento, que exerça alguma função terapêutica, diga-se de passagem através do psicológico. Muitas vezes funciona, é o mesmo principio da cura pela fé, porém alguns indivíduos tendem a crer que necessitam ingerir alguma coisa para promover o efeito terapêutico desejado, o famoso placebo.
Eis que entra um senhor, idoso, bem idoso, com aquele óculos fundo de garrafa estilo cientista, com uma lente quebrada, e pede um medicamento. Vou olhar nas prateleiras e o tal medicamento está em falta, não tem.
Aviso o tal metido a cientista que não tem. E então ele começa a falar:
- Sabe de uma coisa que faz muito bem pra qualquer tipo de problema?
Eu que não gosto de conversar nem um pouco e já muito interessada no que ele ia falar, pergunto:
- O que?
Ele:
- É assim, você pega uma caixa de remédio bem vermelha, tem que ser bem vermelha pra soltar a tinta, e ferve junto com água e faz um chá, adiciona uma folhinha de louro e toma.
- Ué? Mas serve pra que isso?
- Pra qualquer coisa, dor de cabeça, dor na perna, depressão, tudo. Pode indicar pra qualquer um.
- Mas isso não é efeito placebo? (as vezes não sei porque fico discutindo uma coisa que eu sei que não vai dar em nada)
- BAH! (o cientista se enfureceu), se você ficar achando que é efeito placebo não vai curar nada! Se você não tiver uma caixa vermelha você pode colocar um gota de mércurio.
- Noosssssssssaaaaaaaaa! Mas mércurio é altamente tóxico! (eu respondi muito indignada, o tiozinho quer matar todo mundo!!!!)
- Mas menina você é teimosa heim? É só uma gota! Não vai matar ninguém.
- Melhor usar corante então (será que eu comecei a acreditar no chá de caixa?)
- É pode ser também…
Eu muito curiosa resolvi perguntar porque então que ele tava querendo comprar um medicamento.
- Mas esse remédio o senhor vai comprar pra que? Se tudo se cura com o chá de caixa?
- Esse remédio não é pra mim. É pro meu gato. E não chame minha poção (sério mesmo ele disse poção!) de chá de caixa!
- Ok desculpa, vou testar em casa então (falei isso pra não apanhar)
- Posso dar uma olhada nos dicionarios terapeuticos que você tem aí?
- Claro.
- Ótimo!
Que absurdo. Que absurdo.
Mas agora a dúvida que não quer calar que está matutando minha mente agora, e chá de caixa azul, será que funciona também??????????????

Na sala de aplicação.

A maioria das mulheres preferem tomar seus anticoncepcionais mensais e injetáveis com mulheres, pois sentem vergonha de mostrar a calcinha minúscula para os homens.
Geralmente os homens preferem aplicar em mulheres, pois estão loucos para ver um cofrinho, uma bunda durinha e uma calcinha minúscula. Alguns balconistas gostam de escolher a mulher que vai aplicar, se ela é feia, flácida e velha, eles jogam a bola pra nós mulheres. Agora se ela tem a bunda durinha, e dá pra ver o formado da calcinha eles já se pronunciam: Eu aplico!
É dureza entrar na sala de aplicação e ver aquela bunda peluda de homem. Homens deviam se depilar, principalmente na bunda.
Eu não ligo muito, tento nem olhar demais pra bunda, pra cueca e para os detalhes íntimos de cada um, me concentro na agulha, seringa e medicamento! Nessas horas deve-se ser profissional e evitar reparar em quaisquer detalhes, porque você pode ficar com nojo e não aplicar!
Esses dias, chegou uma senhora com 86 anos que não conseguia nem andar, pra tomar Diprospan (um antiinflamátorio injetável), ela não conseguia ficar em pé sem apoio, não conseguia ficar reta, não conseguia fazer nada! O filho dela (se a senhora tinha 86 anos o filho dela deveria ter no mínimo uns 60), entrou junto na sala de aplicação pra segurar a velhinha.
Foi a minha primeira aplicação em idoso, idoso mesmo… Nossa… Como é gostoso! (Não me entendam mal, eu vou explicar!). Quando a pessoa é idosa, a pele geralmente é flácida, correto? Quando você puxa a pele para fazer a técnica em “Z”, a agulha entra com uma facilidade que nem é necessário aplicar uma forcinha (a forcinha que temos que fazer quando a pele é bem durinha), a agulha desliga e a aplicação é rápida e um sucesso.
Voltando… Tive que abaixar a calça e a calçola da senhorinha, ela nem ligou… Apliquei com facilidade e ela nem reclamou, praticamente uma lady. Quando terminei a aplicação ela agradeceu muito, me deu um beijo no rosto e falou:
- Você tem namorado?
Ela nem deixando eu responder se sim ou se não já foi falando…
- Olha meu filho aqui (o sessentão) é solteiro… Vai filho dá a mão pra moça! Se você quiser.. uma moça tão bonita assim…
Eu só sei uma risada, e o filho dela sessentão já quase roxo de vergonha, agradeceu e foi puxando a mãe… Solteiro e sessentão… Esquisito né?
Mas aí fica uma dica: quando você for aplicar injetável, prefira os idosos ou os obesos, pele flácida é mais fácil de aplicar e o medicamento não volta!
Meninos bombados e afins, quando forem comprar bomba em Drogaria, sejam mais discretos!
Eis que chega um individuo na Drogaria com uma camiseta preta escrito “Musculação, Anabolizante, Campeonato de Musculos, Fisioculturismo” e etc… Veio com uma receita de um medicamento a base de testosterona, não lembro o nome, só sei que começa com PRO, provestion, provestrion, algo do tipo…
Não sei se sabem, mas geralmente esses medicamentos são usados para senhores com aproximadamente 50 anos ou mais… Para reposição hormonal, a velha conhecida das mulheres, a menopausa, que no caso de homens se chama andropausa.
Ele tinha no máximo 20.
A receita dele pedia que dispensasse 180 comprimidos, um tratamento de 3 meses. Ele disse que estava sem tomar já, porque tinha acabado.
Ele tinha me dito que o nome dele era Severino (troquei os nomes pra não ficar muito óbvio).
Quando olhei na receita, o nome era Adolfo. Falei pra ele:
- Ué, como você vai tomar um medicamento que não é pra você? É pro Adolfo.
Ele na maior cara de pau disse:
- O Adolfo é meu amigo, e tomamos juntos.
Então resolvi pedir o RG dele e o nome do RG era:  Lucas.
Então perguntei: Seu nome não é Severino? Ele disse:
- Não eu confundi, Severino é meu amigo, meu nome é Lucas, pode olhar aí no documento.
Eu muito já encafifada, resolvi consultar o CRM do médico no sistema, era válido. Continha CID e o CPF do mesmo.
O que fazer???????? Nada! Não tinha como falar, olha você não vai levar por que isso se trata de bomba, se você quiser ficar broxa, sem pêlos e desprovido de neurônios o problema é seu!
Como o problema era dele mesmo, vendi.
Ele vai voltar lá, porque ele me disse que vai comprar mais..
Ou ele toma tudo, ou ele revende pra academia…
Mas da próxima vez eu irei perguntar:  Querido, pra que você está usando esse medicamento?
E se ele gaguejar, pimba! É bomba!

Tarja Preta

Domingo, dia das mães, mas a drogaria estava movimentada.
O balcão não parou 1 segundo.
Enquanto eu atendia um cliente que queria algum antibiótico clichê, um senhorzinho entrava na loja e mostrava ao caixa algum papel escrito alguma coisa.
O problema era para ter cessado ali, no caixa, quando ele mostrou o bendito papel, mas não, o operador de caixa mandou ele ir para o balcão.
E lá vem ele, já atropelando todo mundo que eu tava atendendo, o senhor do antibiótico ficou até sem graça e pediu pra passar ele na frente.
E então ele me dá um papel todo amassado, molhado da chuva e borrado escrito: REMÉDIO TARJA PRETA
Então eu falei:
- Tá, mas qual o nome do remédio tarja preta que o senhor quer?
E o senhor:
- Não, o nome do remédio é TARJA PRETA.
- Mas existem vários medicamentos tarja preta.
- Mas eu quero o que se chama TARJA PRETA.
- Senhor, não existe um medicamento com esse nome.
- É um pra dormir. Deve ser Voltaren.
- Senhor, voltaren não é pra dormir e também não é tarja preta.
- Então minha filha, eu tô te falando que o nome do remédio é tarja preta.
Minha paciência esgotou e eu estava já cansada de explicar que não existe remédio que se chama TARJA PRETA, que são os psicotrópicos vendidos com receita AZUL de classe B1 e B2.  Não adiantava eu explicar nada, porque ele estava realmente decidido que o remédio que ele queria se chamava tarja preta.
Enfim, joguei minha última cartada pra ver se ele ia embora.
- Senhor esse medicamento não vende sem receita.
- Ah não vende?
- Não, não vende, só com receita, pois é controlado.
A frustração apareceu na face do velhinho, e minha cartada tinha funcionado para ele parar de me irritar com essa história de remédio que se chama TARJA PRETA.
Aconteceu na drogaria e espero que não aconteça mais.

É positivo, e agora?

Testes de gravidez geram muitas dúvidas nas pessoas. As mais comuns são:
1- O teste é válido?
2- O resultado é certo?
Vamos lá!
Entrou uma mulher na drogaria e me pediu um teste de gravidez, ela queria o em formato de caneta e não o de tiras.
O de caneta você urina diretamente sobre o teste e o de tira urina em um potinho coletor e coloca a tira dentro do pote.
Ela escolheu e falou: Se der duas linhas é negativo?
Eu olhei a bula, e informei
- Duas linhas positivo, uma linha só negativo.
E ela:
Porque da outra vez deu 2 linhas só que muito clarinha.
Informei que de qualquer modo se aparecesse as 2 linhas era positivo. Perguntei se ela não queria realizar o teste na drogaria que eu poderia olhar e informar pra ela corretamente o resultado. Então ela me disse que o teste não era pra ela e sim pra uma amiga.
Ok então!
Deu aproximadamente meia hora ela e a amiga voltaram.
- Olha a gente trouxe o teste pra você olhar.
Lá fomos nós a caminho do banheiro, ela me pediu um copo de água porque estava muito nervosa.
Entrou no banheiro e fez o teste.
Quando saiu automaticamente deu o teste na minha mão sem olhar.
Eu disse pra ela:
- Vamos aguardar os 5 minutos e olhar.
Nisso ela foi me contando:
- Ai sabe o médico disse que eu não podia ficar grávida, porque eu tenho um cisto no útero e assim não tomei nenhuma atitude, não usei camisinha, nem nada.
Já fiquei pensando, puta que pariu em que país essa mulher vive?
Passou mais ou menos uns 2 minutos, e eu olhei porque estava mais ansiosa que ela. E lá estavam:
AS DUAS LINHAS!
Falei pra ela:
- É positivo.
A mulher entrou em total desespero! E começou a falar:
- Ai meu deus e agora o que eu faço, eu nem tenho namorado!
E a amiga dela solta um
-  Parabéns pelo bebê!
A recém grávida ficou louca de ódio e quase bateu na amiga. E enfim, uma salva de palmas a mais nova mamãe solteira do ano!

De dia é Maria e de noite é João.

Segunda-feira o movimento na drogaria é extremamente alucinante, você não para um segundo, fica pra lá e pra cá o tempo todo e muitas vezes você nem repara na pessoa que você tá atendendo… Mas as vezes a coisa é tão esquisita que você tem que reparar na pessoa pra poder entender, mas dessa vez nem eu entendi…
Era noite, a drogaria estava bombando, e um casal de lésbicas entrou e pegou várias coisas, sabonete, pasta, absorvente…
Se você não prestasse bem atenção não ia perceber que se tratavam de duas mulheres, uma de vestidinho loira toda ajeitadinha e uma outra de bermudão, camisão até o joelho, o cabelo raspado e um boné. Mas é fácil ver as diferenças, essa então parecia com a filha sapatona da Gretchen, a Tammy? É isso?
E aí elas se beijavam, andavam de mãos dadas, um perfeito casalzinho mesmo. Mas como tudo nessa vida tem que acontecer comigo, aconteceu.
A mulher da relação veio até o balcão e falou pra mim.
- Me vê um teste de gravidez?
E eu muito educada
- Qual?
E ela respondeu
- Ah um que serve pra qualquer dia de atraso e que se pode fazer em qualquer horário.
Eu dei. A macho dela chegou, agarrou ela, e as duas sairam com o teste de gravidez.
Perguntas que não querem calar:
1. Existe uma terceira pessoa nessa relação?
2. Será que a machona é amante da loirinha?
3. Ela realizou a cirurgia de troca de sexo?
4. Ela tinha um pênis?
5. Será que não era homem?
6. Elas querem brincar de fazer testes?
7. Vibrador tem esperma?
8. A língua produz alguma substância que pode realmente efetuar uma fecundação?
E você, tem alguma análise? Já viram algo parecido com o que aconteceu na drogaria? Se sim, ajudem-me!

100 cruzeiros.

Além de eu ter estudado 4 anos sem parar, trabalhar de domingo a domingo, sol a sol, sou obrigada a saber de assuntos econômicos e políticos também! Ora, vejam só vocês, o que me aprontaram dessa vez… Eu tenho cara de super inteligente ou acham que farmacêutico é o sabe tudo de todos os assuntos existentes na humanidade?
Relembrando a vocês, que eu trabalhando em uma DROGARIA e não em um banco. Vamos aos fatos!
Estava eu atendo um senhor, não me recordo o que ele comprou, e logo entrou uma velhinha de bengalinha e uma carteirinha marrom.
O balconista foi atender ela e ela falou bem séria:
- Eu quero falar com aquela moça. (apontando pra mim)
Logo eu pensei que fosse alguma receita que ela iria tirar dúvidas, ou alguma bula de medicamento.
Eis que ela abre a carteirinha marrom e retira de lá de dentro uma nota de 100 cruzeiros! Sabem? Cruzado aquele dinheiro antigo que existia acho eu, antes do real, quando eu nem sabia o que era dinheiro e nem pra que ele servia? Pois bem, uma nota dessas.
E então ela começou a falar:
- Moça, eu achei essa nota na minha casa e eu queria saber se vocês trocam aqui na farmácia.
Dessa vez eu ri, mas controlado, juro.
- Não senhora, isso só no banco, porque essa nota já foi extinta a muitos anos. Creio eu que desde 1994, quando foi feito o real.
- Mas essa nota é brasileira?
- É sim.
- Pensei que fosse de outro país. Disse a senhora já meia tristonha.
- Não, é dinheiro antigo.
- Mas 100 cruzeiros, deve valer muito dinheiro. (Ai coitadinha! Sonhando tanto!)
- Não senhora, isso aí deve valer aproximadamente 1 real. (Eu não sei quanto vale, afinal eu nunca tinha visto esse dinheiro, e se vi não lembro, então de alguém souber quanto vale 100 cruzeiros deixe-me um comentário me informando, mas acredito que não vale muito!)
A senhora ficou super chateada com a minha revelação, agradeceu, falei pra ela tentar ir no banco pra trocar…Mas não sei se é possível ainda realizar trocar monetárias de dinheiros tão antigos. Talvez no banco central?
Enfim, aconteceu de verdade e aconteceu na drogaria. 

Depoimento de uma patricinha esperta (Assim que ela se denomina):  

Qual a forma correta de consumir os medicamentos?

Cá entre nós: quem daqui sempre lê a bula dos remédios? Mais do que isso: quem toma o remédio corretamente? Saber qual a forma correta de ingerir o medicamento está na bula, mas nem sempre está na consciência de quem é medicado.
Muitas pessoas não fazem questão de ler a bula e o pior: fazem a automedicação. Mas o problema de tomar o comprimido ou as gotas de forma errada vai muito além disso: vai prejudicar o seu corpo e não ter o efeito desejado: a melhora da saúde. Por exemplo: tomar um comprimido com outro líquido que não seja água, faz mal. Ingeri-lo sem líquido algum, é pior ainda. O remédio pode ficar preso no canal que o leva para o estômago, ali no esôfago e isso pode causar inflamação, dores e irritação na região. Além, claro, do efeito não ser o mesmo.
Se, neste caso, o remédio for muito forte, para tratamentos graves, por exemplo, pode prejudicar o órgão e causar mais problemas para a saúde. O mesmo vale para medicamentos em gotas. Consumir remédios líquidos sem dissolver em água, colocando diretamente na língua ou bebendo com o auxílio de uma colher, pode também causar irritações e outros problemas. É importante lembrar que todo o medicamento líquido só pode ser misturado com água (cerca de 100ml). Tomá-los com refrigerante ou suco pode perder a eficácia do medicamento.

med Qual a forma correta de consumir os medicamentos?
Qual a forma correta de consumir os medicamentos?
Falando em líquidos, tomar o remédio em comprimido com líquidos como sucos, café, chocolate quente águas com sabor, chás ou refrigerante, não é recomendado. A água pura, gelada ou na temperatura ambiente, é a mais indicada para acompanhar a medicação. Todos os outros líquidos podem comprometer o efeito do medicamento ou a doença não melhorar. Os antibióticos, por exemplo, quando ingeridos com leite ou qualquer bebida que tenha cálcio, podem perder totalmente o efeito, prejudicando o tratamento.
Com bebidas alcoólicas nem se fala, né? Tomar remédios junto com cerveja ou seja lá qual for a bebida alcoólica, pode dar graves problemas, como alteração do efeito, transformando o medicamento em toxinas prejudiciais para o corpo. O truque de triturar os comprimidos antes de ingeri-los também está proibido de acordo com os especialistas. Mesmo que assim seja mais fácil de ingerir, quebrá-lo em pedacinhos pode não ter o mesmo efeito e o tratamento ser corrompido, já que nessa quebra em pedaços pode-se perder muitas partes. O comprimido foi feito para ser tomado inteiro e dissolvido apenas dentro do estômago. Assim ele fará o trabalho certinho!
O mesmo vale para a cápsula: o material foi feito para ser aberto apenas dentro do corpo e não antes, como algumas pessoas fazem. Abrir a cápsula e consumir apenas o pó do medicamento está totalmente errado, já que a cápsula é responsável por proteger o caminho até chegar no estômago. Se você consumir apenas o pó do comprimido, vai ter problemas na boca, no esôfago e no tratamento, já que o remédio perde um pouco da sua eficiência. Abrir a cápsula e ingerir o medicamento pode causar, também, dores no estômago, vontade de vomitar e dores de cabeça, dependendo do remédio.

Paracetamol (Tylenol) em gotas, quantas devo tomar?

Eu sei que para os leigos que não conhecem muito sobre a área farmacêutica as vezes é difícil pronunciar o nome de tal medicamento ou então saber a dose correta ou quantas gotas tomar, mas é só usar o bom senso.
Certo dia entrou uma mulher reclamando que estava com muita dor de de dente, e que o dentista passou pra ela um medicamento que não funcionava mas ela não lembrava o nome.
É ótimo quando isso acontece porque você tem que ficar falando vários nomes até a pessoa falar “Eu acho que é esse, heim?”, então comecei pelos analgésicos clichês:
- É dipirona, novalgina (lembrando que sempre devo falar o nome do original e do genérico porque muita gente não sabe que é a mesma coisa), é ibuprofeno, alivium, tylenol, paracetamol?
E a luz brotou na mente da mulher:
- É esse aí, esse último, como é mesmo o nome?
- Paracetamol.
- Esse mesmo! Não faz efeito!
- Como não? O dentista não passou esse?
- Passou mas não faz, olha eu tomo e não faz tá doendo sem parar.
- Mas peraí, quantas gotas a senhora tomou?
- Ah eu tomei umas 6 gotas.
Meus neurônios entraram em tremelique na mesma hora, what fuck, 6 gotas? Pra uma mulher com uns 90kg? Era óbvio que não ia fazer efeito nenhum!
Respirei fundo e quase rindo e falei:
- É óbvio que não faz efeito. 6 gotas é pra um bebê.
Ela mesma começou a rir sem parar e falou:
- Então quantas gotas eu tomo?
Como essa história de gotas gera uma certa dúvida pra várias pessoas, lá vai.
Bebês: de 3 a 11 meses – 2 a 5 gotas.
Bebês: de 1 a 3 anos – 3 a 10 gotas.
Crianças: de 4 a 6 anos – 5 a 15 gotas.
Crianças: de 7 a 9 anos – 8 a 20 gotas.
Pré-adolescentes: de 10 a 12 anos – 10 a 30 gotas.
Adolescentes: de 13 a 14 anos – 15 a 35 gotas.
Adultos e adolescentes acima de 15 anos, podem tomar até 50 gotas, vai depender do peso, é claro que se um garoto de 15 anos tem 30kg vai o bom senso né, vai dar a quantidade de gotas por peso.
Mas não vão pensando, se eu tenho 100kg eu tomo 100 gotas. Essa regra só vale até os 30kg.
Lembrem-se uma dose muito alta pode gerar intoxicação!
Pelo menos a senhora com a dor no dente não voltou mais na farmácia pra me xingar, ela deve ter acertado, ou dessa vez tomou o frasco inteiro…

Curtinhas da Drogaria

Alô você, caro leitor que aqui passa alguns minutos da sua vida, é muito bom ter a sua companhia aqui comigo!
Todos os finais de semana são iguais, os doidos resolvem sair de casa! Na drogaria não é diferente, os doidos preferem levar os seus tarjas preta no final de semana.
Sem delongas e sem histórias muito longas, vamos as curtinhas da drogaria!
1. “Anta Plus”
Velhinho simpático e querendo muito desconto comprou 2 caixas de Clindal AZ, antibiótico, queria uma tal de pastilha que ele usou e foi muito boa, ele disse que o nome era algo como “Anta Plus de bolso”, pensei e pensei e pensei e pensei muito! E cheguei a conclusão que era Mylanta Plus de Bolso, fui lá e peguei a pastilha para o velhinho.
Ele olhou e disse:
- É essa mesmo! Mylanta Plus de Bolso de menta! É muito boa! Eu tava com uma tosse chupei ela e passou.
Eu encafifada, afirmei:
- Mas senhor, o Mylanta Plus não é pra tosse, é pra azia, má digestão… essas coisas…
Ele disse claramente com toda a certeza do mundo:
- Não! Eu tava com muita tosse, chupei essas e passou! Não é pra azia não! É pra tosse! Olha só (mostrando pra mim a caixinha) MENTA, menta é pra tosse não pra azia..
Preciso falar mais alguma coisa?
2. O Dr. sabe tudo
A mulher entra querendo Omeprazol, porém o preço não a agradou muito. Então eu falei que tinham os similares  que eram mais baratos que os genéricos (Pra quem não sabe o que é similar e genérico leia o post anterior). Comecei a explicar pra ela a diferença entre genéricos e similar, quando entra um careca prepotente e arrogante (adoro essas palavras) e me corta, e fala pra mulher levar o similar mesmo, porque era tudo a mesma coisa. Falei mais alto que ele (não muito pra não assustar) e tentei expor minha opinião sobre a verdade entre genéricos e similares, que existe sim uma diferença.
Ele com toda aquela arrogância e confiança demais me falou:
- Minha filha, você acha que um laboratório como a Meddley, a Neoquimica, vão se dispor de fazer algo que não vai funcionar?
Respondi com sinceridade:
- Olha senhor, é que similares não tem a eficácia comprovada, por isso são mais baratos.
O dono da verdade já me irritando profundamente falou
- Até parece, hahahahaha, isso é uma jogada de marketing dos laboratórios, só porque os genéricos estão vendendo mais eles estão aumentando o preço. E outra coisa, não vem falar em palavra eficácia pra mim não, é algo muito sério isso que você tá falando, até parece que não vão fazer efeito.
- Olha senhor…E ENTÃO ELE ME CORTOU! E COMEÇOU A FALAR PRA MULHER.
Olhei pra ela bem séria e falei:
- Você vai querer o similar, o de referência ou o genérico?
Ela:
- O de referência.
Pronto, pelo menos ela ouviu algo das coisas que eu disse, e lá foi ele pela fila falando na orelha da mulher, COITADA! Essa está realmente pagando os pecados.
3. Eletrocardiograma e forró
Dúvidas e mais dúvidas, chegou uma mulher com muitas delas na sua cabeça. Enfiou na minha mão um eletrocardiograma todo embrulhadinho, quando abri tomei um susto, o coração da senhorinha tava quase a 0km/h, pedi até pra ela sentar.
Ela estava toda emperequetada com aqueles perfumes baratos com cheiro de porteiro de prédio, que você atravessa a rua mas o seu cheiro ainda está do outro lado.
Informei para ela que ela não estava legal (quase falei, PUTA MERDA A SENHORA TÁ QUASE MORRENDO VOU CHAMAR O RESGATE!), mas não veio ao caso, ela mesmo me falou assim:
- Estou com dores na nuca, nos braços e uma certa dormência nas extremidades, estou também com tontura e um pouco de enjoo. Fui no pronto-socorro e o médico me deu esse remédio (mostrou a caixa), Ciclobenzaprina  (relaxante muscular, ótimo para torcicolo),  a outra médica fez o eletro e me mandou direto pro hospital, mas cheguei lá no hospital o médico disse que não era nada, só dor muscular e torcicolo.
ÓTIMO! Pensei entre mim… a véia vai morrer aqui! Pronto! Respirei bem fundo e falei
- Olha a senhora tem que ir para o médico agora! A senhora pode ter um infarto a qualquer segundo! É sério!
Ela olhou bem pra mim pensativa e talvez com medo e disse
- Ah amanhã eu vou, hoje eu tô indo pro forró.
Talvez alguém venha me dar a notícia que ela morreu dançando forró…

Genéricos X Similares

Como os dias estão muito monótonos, com as mesmas coisas de sempre, nada além do normal, exceto tentativas de roubo frustradas, drogados comprando Neosoro e Colírio Moura Brasil e doidos varridos com seus remédios controlados e aquelas velhinhas comprando seus anti-hipertensivos, anti-glicêmicos, anti-gente, anti-amigos, anti-cachorros, anti-remedio-anti.
Esses dias foi um senhor lá, com uma dúvida muito cruel sobre a diferença entre genéricos e similares, o porque do similar ser mais barato que o genérico e porque não era tarjado como genérico e eu dei uma breve aula para ele, como vejo que os número de pessoas entrando aqui e lendo, creio que seja bem interessante eu escrever a diferença entre genéricos e similares, não é mesmo?
Vamos as perguntas mais comuns…
1. Genéricos
Funciona? Sim, ele funciona, ele é exatamente igual ao remédio de marca,  o de referência, ele possui o mesmo principio ativo (mesmo componente, ingrediente) e para que ele pudesse ser vendido como genérico testes para comparar sua eficácia foram feitos, comprovando que o efeito dele é igual ao remédio de marca.
Porque o genérico é mais barato? Para um medicamento entrar para as vendas, existe uma série de testes que são obrigatórios, principalmente para comprovar sua funcionalidade,  porém, para a fabricação dos genéricos esses testes já estão PRONTOS, pois quem criou o medicamento original já realizou esses testes! Os genéricos podem sim copiar esses testes pois a PATENTE do medicamento de MARCA já expirou.
Meu médico falou para não usar genérico porque não funciona.  Médico adora não receitar genérico, vai entender… De duas uma! Ou ele recebe alguma bonificação receitando medicamentos de tal laboratório ou ele é ignorante ao ponto de dizer uma coisa dessas.
Posso confiar no que você tá me falando? Pode! Se o genérico não fizer efeito, realmente é coisa da sua cabeça.
2. Similares
Porque é mais barato que o genérico? Pois o medicamento similar não tem o teste de eficácia que os genéricos tem, ele pode funcionar OU não. Os similares também possuem o mesmo principio ativo, porém, sua eficácia para o tratamento ser eficiente não é comprovada cientificamente.  (Para quem sabe, não é feita a curva de biodisponibilidade)
Eu posso confiar no similar? Não! Pois como eu falei, o similar é igual dvd pirata, pode funcionar ou não.
O que podemos concluir?
Que as vezes compensa mesmo você gastar 10 reais a mais e comprar o medicamento genérico. Porque comprando um similar sua economia pode ir por agua abaixo, sabe aquela velha história? O barato sai caro?
Confie 100% nos genéricos. Confie 50% nos similares.
Não gaste 150 reais em um medicamento de marca, sendo o que o genérico custa 50! Apoie os genéricos.
Não tenha pensamentos ignorantes sobre sua eficácia.
E a minha dica mais importante NEM SEMPRE CONFIE NOS MÉDICOS.
No próximo post vou fazer uns comentários sobre a Sibutramina ter mudado da lista C1 para a B2 (estão tendo muitas dúvidas) e também vou postar algo sobre farmácias que vendem medicamentos baratos, pague 1 leve 10.

Doença Venérea

Véspera de feriado, enquanto todos se preparam para ir viajar, e ter uma páscoa e uma sexta-feira santa agradável e livre de problemas mentais e sociais, sua querida amiga farmacêutica que aqui vos fala, passa por maus bocados.
Um tiozinho digamos que não muito bem psicologicamente e totalmente sem nenhuma inteligência, sem querer menosprezar o coitado, mas… Vocês vão entender! Chegou lá na drogaria a noite, e queria urgentemente conversar com a farmacêutica.
Cheguei perto do homem e vamos ao diálogo.
HOMEM:  Filha, vou te contar, estou com uma coisa esquisita.
EU: O que. o senhor pode me explicar?
HOMEM: Estava com uma ferida na virilha (apontando para a mesma) e entrei em uma piscina. Desde que sai dessa piscina a ferida aumentou e “ele” piorou.
EU: Ele quem? (inocência…)
HOMEM: Isso mesmo que você tá pensando (caiu a ficha!). Ele tá até meio estranho, e a ferida se espalhou. (Fui me afastando do homem disfarçadamente)
EU: Mas o senhor tem certeza que foi da piscina? Já procurou o médico??
HOMEM:  Sim, foi da piscina, desde que entrei fiquei assim. Deve ser alguma doença venérea, me indique algo que possa me curar, porque já passei todos os tipos de pomadas.
EU: Não tenho como te indicar nada para doença venérea…porque podem ser várias.
HOMEM: Quais?
EU:  Sifilis, Cancro Mole, Herpes Genital, Gonorréia.
HOMEM: Isso! É essa! Cancro Mole, porque o coitado tá mole que nem se mexe.
EU: Bom senhor, eu não posso te indicar nada, porque além de eu não estar vendo e nem poder olhar, não vou poder te indicar nada.
HOMEM: Não tem nenhum especialista em doença venérea aqui?
EU: Não. Eu sou a farmacêutica e conheço um pouco de cada doença, não de todas.
HOMEM: Pensei que na farmácia existia especialistas.
EU: Aconselho o senhor a passar em um posto de saúde para o médico olhar.
O homem totalmente cabisbaixo se retirou do estabelecimento frustrado… No dialogo que eu encurtei um pouco ele disse que o filho dele após ter entrado nessa piscina estava com o mesmo problema nos órgãos genitais. O que será que aconteceu??????? *MEDO*


O mistério do óleo de coco.

Não só óleo de coco, óleo de cártamo, óleo de chia, óleo de tudo quanto é coisa está na moda, e para estar na moda basta ter o seguinte paradigma: EMAGRECE.
Pronto, as mulheres neuróticas ficam loucas e tomam de tudo que aparece.. Mas e aí? Será que funciona? Será que eu vou ficar seca esturricada? Eis a pergunta que não quer calar!
Anualmente saem promessas de produtos milagrosos que dizem emagrecer, mesmo muitos deles não terem comprovação científica do tal feito, são comercializados.
O que é o Óleo de Coco? 
óleo de coco é um produto natural de origem vegetal. É prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído a partir do leite de coco por processos físicos, passando pelas etapas de prensagem e filtração.
Ele é encontrado para a venda em líquido ou cápsulas.
De fácil absorção, a gordura de coco é a melhor fonte de TRIGLICERIDEOS DE CADEIA MÉDIA, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias.
ATENÇÃO! Uma colher de óleo de coco tem mais caloria que uma colher de manteiga ou azeite.
Mas pelo óleo de coco ser uma gordura de cadeia alta é mais benéfico que outros tipos de gordura, mas não há milagre, se não houver a associação com atividade física e dieta alimentar, sua barriga não vai diminuir!
Outro detalhe, como o óleo de coco está na moda, as indústrias que o produzem colocam uma quantidade excessiva de óleo para ser ingerido durante o dia, o que pode gerar um acúmulo de gordura no organismo e até o aumento colesterol, triglicerídeos e aumento de peso.
Como a maioria das pessoas que tomam o óleo de coco, aderem a uma dieta e malhação, o emagrecimento acontece normalmente com esse processo. Como eu disse anteriormente, NÃO HÁ MILAGRE.