1.01.2011

Discurso da Presidenta Dilma no Palácio do Planalto em Brasília

 A  presidente Dilma Rousseff falou sobre a "tarefa desafiadora" de suceder Luiz Inácio Lula da Silva e chorou ao dizer que pode "fazer mais" pelo Brasil. "Já fizemos muito nos últimos oito anos, mas ainda há muito por fazer. E foi por acreditar que nós podemos fazer mais e melhor que o povo brasileiro nos trouxe até este momento", disse a presidenta, emocionada.


Em um texto que deu ênfase aos avanços do governo Lula e aos desafios que podem fazer o País avançar nas questões de segurança, saúde, educação e, principalmente, no combate à miséria, Dilma afirmou que não guarda ressentimentos e que estará "de mãos abertas para todos", ao fazer referência aos opositores. Confira abaixo o discurso na íntegra:

Queridas brasileiras, queridos brasileiros,

Eu e o nosso vice-presidente Michel Temer e sua senhora, Marcela, estamos aqui assumindo a Presidência e a Vice-Presidência do Brasil.

Eu estou feliz, como raras vezes estive na minha vida, pela oportunidade que a história me deu de ser a primeira mulher a governar o Brasil. Mas eu estou muito emocionada pelo encerramento do mandato do maior líder popular que este País já teve. Ter a honra do seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria, são coisas que se guardam para a vida toda.

Conviver todos estes anos com o presidente Lula me deu a dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu País e por sua gente. A alegria que sinto pela minha posse como presidenta se mistura com a emoção da sua despedida. Mas Lula estará conosco. Sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade.

A tarefa de suceder o presidente Lula é desafiadora. Eu saberei honrar este legado e saberei consolidar e avançar nesta obra de transformação do Brasil. A vontade de mudança do nosso povo levou um operário à Presidência do Brasil. Seu esforço, seu esforço, sua dedicação e seu nome já estão gravados no coração do povo, o lugar mais sagrado da nossa nação.

Hoje, o presidente Lula deixa o governo depois de oito anos, período em que liderou as mais importantes transformações na vida do país. A força dessas transformações permitiu que vocês, o povo brasileiro, tivessem uma nova ousadia: colocar, pela primeira vez, uma mulher na Presidência do Brasil.

Para além da minha pessoa, a valorização da mulher melhora nossa sociedade e valoriza a nossa democracia.

Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao nosso lado, ao lado do presidente Lula nesses oito anos. Eu me refiro ao nosso querido vice-presidente José Alencar. Que exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este grande homem! E que parceria Zé Alencar e Lula, Lula e Zé Alencar fizeram, pelo Brasil e pelo nosso povo!

Eu e Michel Temer nos sentimos responsáveis por seguir no caminho iniciado por eles. Aprendemos com eles que quando se governa pensando no interesse público e nos mais necessitados, uma imensa força brota do nosso país. Aprendemos que quando se governa amando o Brasil, preservando a sua soberania e desenvolvendo o nosso país para torná-lo do tamanho do sonho de cada brasileira e cada brasileiro, uma força imensa é mobilizada e todos nós avançamos juntos.

Reafirmo aqui outro compromisso: cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e mais necessitados. Governarei para todos e todas as brasileiras.

Uma mulher, uma importante líder indiana disse um dia que não se pode trocar um aperto de mão com os punhos fechados. Pois eu digo: minhas mãos vão estar abertas e estendidas para todos, desde os nossos aliados de primeira hora até aqueles que não nos acompanharam neste processo eleitoral.

É com este espírito de união que eu assumo hoje o governo do meu país. Acredito e trabalharei para que estejamos todos unidos pelas mudanças necessárias na educação, na saúde, na segurança e, sobretudo, na luta para acabar com a pobreza, com a miséria.

Não peço a ninguém que abdique de suas convicções. Buscarei o apoio, respeitarei a crítica. É o embate civilizado entre as ideias que move as grandes democracias como a nossa.

Não carrego, hoje, nenhum ressentimento nem nenhuma espécie de rancor. A minha geração veio para a política em busca da liberdade, num tempo de escuridão e medo. Pagamos o preço da nossa ousadia ajudando, entre outros, o País chegar até aqui. Aos companheiros meus que tombaram nessa caminhada, minha comovida homenagem e minha eterna lembrança.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros. Já fizemos muito nos últimos oito anos, mas ainda há muito por fazer. E foi por acreditar que nós podemos fazer mais e melhor que o povo brasileiro nos trouxe até este momento.

Agora é hora de trabalho. Agora é hora de união. União de todos nós pela educação das crianças e dos jovens. União pela saúde de qualidade para todos. União pela segurança de nossas comunidades. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos para as atuais e para as futuras gerações. União, enfim, para criar mais e melhores oportunidades para todos nós.

O meu sonho é o mesmo sonho de qualquer cidadão ou cidadã: o sonho de que uma mãe e um pai possam oferecer aos seus filhos oportunidades melhores do que a que eles tiveram em suas vidas. Esse é o sonho que constrói um País, uma família, uma nação. Esse é o desafio que ergue um País.

Apresentei há pouco uma mensagem, com meus princípios e compromissos, no Congresso. Ali existem metas e objetivos, mas também existem sonhos.

Acho bom que seja assim. Para governar um País, um país continental do tamanho do Brasil, é também preciso ter sonhos. É preciso ter grandes sonhos e persegui-los. Foi por não acreditar que havia o impossível que o presidente Lula fez tanto pelo País nesses últimos anos. Sonhar e perseguir os sonhos é exatamente romper o limite do possível.

Para consolidar e avançar as grandes conquistas recentes precisarei muito do apoio de todos vocês. Quero pedir o apoio de todos, de Leste a Oeste, do Norte ao Sul do nosso País. Vou estar ao lado dos que trabalham pelo bem do Brasil na solidão do Amazonas, nos rincões do Nordeste, na imensidão do cerrado, na vastidão dos pampas.

Se todos trabalharmos pelo Brasil, o Brasil nos devolverá em dobro o nosso esforço. O Brasil é uma terra generosa. Tudo que for plantado com mãos carinhosas e olhar para o futuro será colhido com abundância e alegria. Que Deus abençoe o Brasil e o povo brasileiro. Que todos nós juntos possamos construir um mundo de paz.

Eu quero, neste momento, dizer a vocês que eu darei todo o meu empenho, toda a minha dedicação para fazer com que as transformações que nós começamos nesses últimos oito anos continuem, prossigam e se expandam porque o povo brasileiro e o nosso país tem condições, hoje, de se transformar no maior e no melhor país para se viver.

Um abraço a todos, homens e mulheres do meu Brasil.

Dilma Rousseff se emociona no primeiro discurso como presidente do Brasil

Apneia do sono pode causar arritmia cardíaca

 
Personalidades
Sonolência diurna, acordar cansado, ter perda de concentração e sentir-se estressado são alguns dos sintomas de uma noite mal dormidas
Mas, estas não são as maiores complicações, afinal, estudos recentes mostram que distúrbios do sono podem causar até problemas cardíacos. Principalmente pessoas que sofrem de apneia, que se caracteriza por pequenas interrupções durante o sono, em que se fica alguns minutos sem respirar e depois volta ao normal, devem ficar atentos à qualidade do sono.

Fatores como idade acima de 40 anos, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e cigarro aumentam o risco deste distúrbio. Com o crescente número de obesos em consequência da má alimentação e do sedentarismo que vemos hoje, o número de pessoas afetadas por esta doença também aumenta. “A apneia afeta 5% de indivíduos com idade entre 40 e 65 anos. 50% dos pacientes com apneia são obesos e também existe uma prevalência maior em homens.”, comenta o Dr. Camillo Junqueira, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas Mário Lioni.

Ao dormir, há um relaxamento da musculatura, então é muito frequente roncar. É um sinal de apneia se a pessoa está roncando e de repente faz um silêncio, este silêncio é porque a garganta fechou, é uma parada respiratória. A obstrução das vias respiratórias faz com que o organismo necessite de uma força maior para que o ar chegue até o pulmão e possa ser distribuído para o organismo, o que obriga o coração a bombear o sangue com mais força ou rapidez e que pode gerar a arritmia. “Roncos testemunhados, despertares abruptos, cansaço progressivo, sonolência durante o dia, déficit de memória e labilidade de humor são alguns dos sintomas que devemos nos ater.”, diz o médico.

Pacientes que apresentam esses indícios devem fazer o exame de polissonografia, que consiste no monitoramento do sono para observação de quantidade de oxigênio, intensidade do ronco e número de paradas respiratórias por hora. Até cinco episódios por hora é considerado normal. De cinco a 15, é grau leve, e de 15 a 30, moderado. Acima de 30, a síndrome é grave. “Existem tratamentos através de mascaras faciais ou nasais. Pode ser necessário em alguns casos a realização de cirurgia de vias aéreas superiores para melhorar a passagem do ar.”, explica o especialista.

Não é porque você tem apneia que vai desenvolver uma arritmia cardíaca. Mas, Dr. Camillo Junqueira alerta que todos os indivíduos que apresentam apneia, mesmos as leves, podem desencadear a doença cardíaca. “A melhora no quesito sono é muito importante, pois, sem dúvida, diminui o risco de desenvolver arritmias.”, diz.

Além da arritmia, a apneia do sono também está ligada ao aumento da incidência de hipertensão arterial. A disfunção ainda aumenta o risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes. Fora isso, um sono conturbado pode diminuir a liberação de uma substância chamada leptina, responsável pela saciedade. Ou seja, a pessoa come mais durante o dia, piorando as chances de se tornar obesa. “Para se prevenir da apneia do sono é importante o controle do peso, a não ingestão de álcool e na hora de dormir, procurar manter a posição de decúbito lateral para evitar a queda de língua e obstrução das vias aéreas superiores. Indivíduos com problemas de vias aéreas superiores devem realizar tratamento com otorrinolaringologista e até cirurgia, se necessário.”, alerta o médico.

O sono é uma atividade essencial para manter a saúde e melhorar a qualidade de vida. É considerado um período importante de repouso para o corpo e para mente. Mas, para muitos a realidade não é essa, a apneia obstrutiva é responsável por acabar com o sono tranqüilo e gerar diversos problemas de saúde e sociais. Por isso, é bom ficar atento aos primeiros sintomas e as formas de tratamento.

Por Thais Padua

Hormônio do Crescimento. Uso e abuso: consequências

Sinônimos
GH ("growth hormone") / HC ("hormônio da juventude")
O que é?
É um hormônio existente em todas as pessoas normais, que é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio. A sua estrutura de aminoácidos é conhecida há mais de 40 anos e há mais de 10 anos foi sintetizado através de técnicas transgênicas, estando disponível para uso em diversas situações.
Qual a sua função no organismo?
É importante para o crescimento desde os primeiros anos de vida até o fechamento das cartilagens de crescimento dos ossos (epífises), o que ocorre no final da puberdade, em geral, entre os 15 e os 20 anos de idade.
Possui também importantes funções no metabolismo, principalmente:
 
aumento da síntese de proteínas (principalmente nos ossos e músculos)
diminui a deposição de gorduras em algumas regiões do organismo como o abdômen e o tronco
aumento das necessidades de insulina pelo organismo
retém sódio e eletrólitos
aumento da absorção intestinal e eliminação renal de cálcio
A liberação normal ocorre durante o sono normal, havendo 3 a 4 picos em cada noite de sono. Estes picos são maiores durante a puberdade e tendem a diminuir com a idade em todas as pessoas.
O controle da secreção do GH por parte da hipófise é regulado por uma região do cérebro denominada hipotálamo, que produz dois hormônios. Um deles é estimulador da liberação do GH, chamado de GHRH (do inglês: GH- releasing hormone) e o outro é inibidor, denominado somatostatina.
Sua ação se faz diretamente em alguns tecidos do organismo e, principalmente, através da produção de fatores de crescimento, especialmente um fator semelhante à insulina, denominado "IGF-1" (abreviatura da sigla inglesa: "insulin growth factor" número 1).
O que se sente na sua falta ou excesso?
A falta do GH provoca uma doença denominada hipopituitarismo, e o excesso acromegalia, que estão descritos em itens específicos deste site.
Quando está indicado tratamento com GH?
O tratamento de reposição hormonal com GH está indicado nas situações a seguir:
 
quando se demonstra a sua deficiência (hipopituitarismo), ou seja:
baixa estatura ou nanismo de causa hipofisária (hipopituitarismo), usualmente associada com a reposição de outros hormônios que também estão deficientes.
hipopituitarismo do adulto ou deficiência de GH do adulto, normalmente decorrente de doença hipofisária ou após cirurgia e/ou radioterapia sobre a hipófise.
em doenças onde sua reposição pode provocar efeitos benéficos sobre o crescimento:
síndrome de Turner: baixa estatura em meninas associada à falência de desenvolvimento da puberdade e alterações em diversas partes do organismo, provocadas pela falta ou anomalia de um dos cromossomos x (cariótipo 46 x0)
crianças e adolescentes com insuficiência renal crônica, associado ao manejo da doença renal e diversos tratamentos de suporte
algumas doenças genéticas onde ocorrem defeitos de formação óssea (displasias ósseas), sendo nestes casos indicado somente em algumas doenças específicas e com o cuidado de não haver piora das proporções entre as diversas parte do corpo (membros superiores e inferiores, tronco e abdômen)
É importante registrar que, para reposição de GH, devemos utilizar apenas o hormônio sintético. O hormônio humano, obtido a partir de hipófise de cadáveres, não deve ser empregado devido ao risco de contaminação com várias e graves doenças. O uso de hormônios extraídos de animais é também totalmente contra-indicado, não só pelo risco de contaminação, como também pela reação alérgica que pode provocar em função do fato do hormônio animal ter uma estrutura molecular diferente.
Questões atuais e relevantes acerca do GH
 
Nos pacientes adultos com deficiência de GH, a sua reposição provoca aumento da capacidade física, diminuição do peso corporal, redistribuição da gordura abdominal, aumento da massa muscular, melhora do humor e do desempenho intelectual, entre outros efeitos mais importantes.
Em função destes excelentes efeitos benéficos, seu uso passou a ser especulado em situações como a obesidade severa e, principalmente, no sentido de reduzir o processo de envelhecimento e para a melhoria do condicionamento físico.
Estes usos, no entanto, não são cientificamente recomendados e, até ao contrário, contra-indicados. Assim, no esporte em geral, a sua utilização é considerada ilícita, estando incluída entre as substâncias proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional.
No que se refere ao efeito antienvelhecimento, o mesmo não está demonstrado. Até ao contrário, em pessoas normais e idosas, ocorre uma redução progressiva da produção de GH, sendo este processo considerado associado ao envelhecimento. Doenças crônicas associadas, alterações nutricionais, redução de atividade física, alterações de sono e uso de diversas medicações são situações em que pode haver piora desta produção hormonal. O emprego de GH em idosos pode apresentar graves efeitos colaterais, como o desencadeamento de diabete melito, aumento da pressão arterial, agravamento de dores articulares e artrose, inchumes (edemas) e piora de função cardíaca e renal.
Dependendo da dose empregada, podem surgir sinais e sintomas s

Uso e abuso de hormônio de crescimento

se

O hormônio de crescimento (conhecido pela sua sigla em inglês, GH = Growth Hormone) é produzido por células especializadas da Hipófise (somatotrofos) as quais recebem “instruções” para iniciar a produção e liberação do GH através de um composto químico (GHRH) o qual se origina na região cerebral logo acima da hipófise (área hipotalamica). Portanto a produção de GH durante a vida infanto-juvenil é coordenada por esta combinação de controle cerebral (Hipotalamica) e secreção hipofisária. O GH é secretado, durante o dia, em pulsos, isto é, pequenos picos de elevação do hormônio com menor ou maior frequência de acordo com a idade. Assim, crianças na fase pré-puberal ou já na puberdade, com seus hormônios sexuais (testosterona para rapazes e estradiol para as meninas) ativados e em concentração crescente, exibem vários e repetidos “pulsos” de secreção de GH.
Por outro lado, sabemos que o GH da hipófise eleva-se após exercício aeróbico.  Portanto se a criança ou pré-adolescente faz muito esporte, anda de bicicleta, joga bola, exercita-se na natação, corre muito, faz várias atividades físicas, terá maior secreção de GH em comparação com o adolescente que só permanece no videogame ou está sempre “grudado” na televisão. É possível que o adolescente muito ativo no exercício seja o que terá maior chance de crescer melhor. Os estudiosos da Hipófise e seus hormônios nos indicam que o GH é um hormônio de secreção NOTURNA, isto é, a criança / adolescente precisa atingir nível de sono adequado para obter uma ótima secreção de GH durante a noite. Problemas como ansiedade permanente (briga dos pais, problemas de separação do casal, morte em família, etc.) causam dificuldade de sono tranquilo e, decorrente deste fato, diminuição da produção de GH. Algumas substâncias químicas podem ser usadas para estimular a secreção de GH durante o sono. Uma delas é a Clonidina empregada para induzir a produção e liberação de GH em crianças em crescimento.
Funções do GH no organismo humano.
O GH é basicamente um agente anabólico, quer dizer um estimulador de vários processos metabólicos que aumentam alguns tecidos tais como as áreas de crescimento das cartilagens dos ossos e a musculatura. Portanto o GH é essencial para o crescimento da criança e adolescente. O GH exerce sua ação através de agentes receptores específicos que se encontram nas células das cartilagens de zonas de crescimento dos ossos. Quando o médico pede uma radiografia de mãos e punhos, objetiva verificar se as zonas de crescimento dos ossos estão “abertas” e, portanto, o GH pode impulsionar o crescimento. Nos casos de puberdade prematura, com muito hormônio masculino (rapazes) ou feminino (meninas) pode ocorrer o “fechamento” das áreas de crescimento e o GH embora em nível normal não poderá induzir crescimento.
Outra forma de o GH influenciar o crescimento e outras ações anabólicas é através da secreção e produção pelo fígado de uma proteína chamada IGF-1 (insulin-like growth factor), a qual tem ação de estimular crescimento em vários tecidos além da cartilagem do osso. As funções do GH são múltiplas e não se referem somente ao crescimento. O GH retém o cálcio que vem da alimentação, aumenta a musculatura, promove a “queima” de gordura (Lipólise), faz com que o metabolismo “fabrique” mais proteínas, estimula funções cerebrais, age no metabolismo da glicose (inclusive na insulina) e, muito importante, estimula o nosso sistema imunitário.
A falta de GH leva a deficiência de crescimento
A baixa estatura de crianças pode ser observada pelo pediatra desde a primeira infância (até os 3 ou 4 anos). Por várias razões (inclusive nutricionais) crianças podem não crescer dentro da “faixa” considerada normal, ficando muito abaixo da média. Estas crianças devem ser muito bem avaliadas através de testes de secreção de GH e, caso se confirme que pertencem ao grupo de “baixa produção de GH”, pode ser indicado o tratamento com GH. Este tratamento consiste em injeções noturnas (via subcutânea) com “canetas” especiais de aplicação, praticamente indolores e bem toleradas pelas crianças. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento melhor é o resultado final quanto à altura. Existe falta de consenso entre pediatras e endocrinologistas quanto ao tratamento de crianças com baixa estatura sem testes convincentes de falta de GH após testes de estímulo. Muitos endocrinologistas clínicos, todavia, confirmaram que existe resposta significativa quanto ao ganho de estatura final se o tratamento for iniciado precocemente (no início da idade escolar, ou seja, 6 ou 7 anos).
Tratamento com GH em adultos
Adultos podem ter deficiência de GH por operações realizadas na hipófise (remoção de tumores hipofisários ou por patologias extra-hipofisárias) ou por um declínio acentuado de secreção de GH após os 60 anos (e mesmo antes). Nestes pacientes os testes de liberação de GH após estímulo revelam uma resposta muito baixa, indicando que a hipófise não está produzindo GH. Desde 1990 vários artigos indicaram que as administrações de GH em idosos mostraram elevação significativa de massa muscular, maior concentração de cálcio nos ossos e diminuição da massa adiposa. Ocorreu, também, uma mudança da distribuição de gordura, com diminuição do depósito de gordura na região abdominal. Os efeitos colaterais podem ser a indução de diabetes (naqueles com predisposição genética), “inchaço” de algumas articulações e tendões, com dores articulares principalmente nas mãos. A possibilidade de o GH estimular o crescimento de câncer, principalmente no intestino, em pessoas que tenham pólipos intestinais, foi cogitada mas nada foi documentado, ficando apenas como remota possibilidade.
O uso abusivo de GH
No campo de atletismo competitivo, ocorreram vários casos de atletas olímpicos que usaram injeções de GH para aumento da massa muscular. Com a musculatura mais potente, os resultados seriam superiores aos atletas que não receberam GH. O GH foi associado a agentes anabólicos (hormônio masculino e derivados), com nítidas vantagens nas competições. O Comitê Olímpico pode detectar a presença do GH recombinante por metodologia molecular, diferenciando-o do GH natural. Além disso, dosagens elevadas de IGF1 (produzido no fígado) indicam uso de GH recombinado. Existe notícia, também, que atletas combinam GH com insulina, o que é extremamente perigoso pela possibilidade de hipoglicemia prolongada (queda do açúcar do sangue).
Vários idosos, aconselhados por seus médicos (geriatras, endocrinologistas), estão usando o GH para se sentirem mais jovens, aumentar massa muscular e diminuir o acúmulo de gordura abdominal. O uso abusivo de GH em idosos pode conduzir ao diabetes, ao aumento da musculatura cardíaca, com sérias alterações das funções das válvulas cardíacas, além de manifestações articulares. O uso de GH em idosos tem sido reconhecido como benéfico em alguns indivíduos com mais de 60 anos, mas não se pode generalizar o uso para todos os idosos.
emelhantes à acromegalia,

NÃO A AUTOMEDICAÇÃO

Métodos Anticoncepcionais

Existem cinco possibilidades de se fazer a anticoncepção da mulher:

Reversíveis

1-tabela de dias férteis
2-métodos de barreira
3-dispositivos intrauterinos
4-uso de medicações hormonais

Irreversível
5-laquedura tubária
Tabela de dias férteis

A mulher ovula uma vez por mês e esta ovulação se dá teoricamente no décimo quarto dia do ciclo.
Se considerarmos que os espermatozóides, após serem depositados na vagina, têm uma vida média de 12 a 24 horas e que o óvulo, após ser captado pela trompa, estaria disponível no útero por cerca de 24 horas, a mulher seria fértil apenas 24 a 48 horas por ciclo.
Desta forma se a ovulação ser der no décimo quarto dia do ciclo, o que seria a regra precisa em um ciclo padrão, teríamos fertilidade apenas do décimo segundo ao décimo sexto dia do ciclo.
Contudo, a ovulação nem sempre ocorre com tal precisão, o que faz com que a tabela seja restrita apenas a estes dias, o que leva a uma falha de cerca de 30%. Isto porque a ovulação pode ocorrer em qualquer dia do ciclo, inclusive, excepcionalmente, durante a menstruação.
Em razão desta variação do dia da ovulação, sugere-se uma “tabela de segurança” que seria estatísticamente mais adequada: permitir relação sexual do primeiro ao sétimo dia do ciclo, considerando o primeiro dia do ciclo o primeiro dia de sangramento menstrual, e do vigésimo ao vigésimo sétimo dia do ciclo, lembrando que quanto mais próximo do décimo quarto dia do ciclo maior é o risco de fecundação.
Métodos de barreira

Chamam-se métodos de barreira aqueles que evitam a gravidez impedindo o encontro dos espermatozoides com o óvulo na vagina.
Os principais são:
- Geleias anticoncepcionais, que, por serem ácidas, matam os espermatozoides.
Terão que ser usadas imediatamente antes do início de cada ato sexual.
- Condom, a chamada camisinha masculina.
- Diafragma, usado pela mulher junto com geleia anticoncepcional.
Colocado cerca de 1 hora antes de iniciar o ato sexual e retirado após 24 horas.
- A camisa feminina, usada pela mulher antes de iniciar o ato sexual
Estes são métodos que exigem correta aplicação para serem eficientes, necessitando um bom entrosamento do casal.
Dispositivos intrauterinos (DIU)

Os dispositivos intrauterinos são artefatos feitos de plásticos inertes, geralmente silicone, de vários formatos, que são colocados dentro do útero.
Dependendo do tipo podem permanecer de 3 a 5 anos dentro do útero.
O mecanismo de ação seria explicado pela reação do endométrio, tecido interno do útero, que se tornaria hostil ao espermatozoide, ou pelo impedimento da fixação no útero de um ôvo fecundado.
Existem DIUs com envoltório de cobre, metal este que continuamente libera ions cobre, que são letais para os espermatozoides, potencializando assim a reação endometrial..
Existe também um tipo de DIU medicado com hormônio, o que dá mais eficiência ao método – ação local+ação hormonal.
Como principais efeitos colaterais temos as cólicas, sangramentos intermenstruais, sangramentos menstruais mais volumosos e possibilidade de infecções.
Exige acompanhamento médico permanente e tem falha de apenas 0.8%.
A maioria das mulheres se adapta bem, com nenhum ou mínimos efeitos colaterais.
Tem a vantagem de não interferir no metabolismo hormonal.
Medicações hormonais

As medicações hormonais baseiam-se no bloqueio da ovulação pela administração de hormônios por diferentes vias: orais, transdérmicos, injetáveis e implantes.
É o método de menor índice de falha, cerca de 0.2%.
Como efeitos colaterais mais frequentes temos ganho de pêso, nauseas, sangramento uterino intermenstrual, aumentos das varicosidades de membros inferiores, aumento da coagulação sanguinea.
Os efeitos colaterais são extremamente variáveis de mulher para mulher , desde ausentes até intensos, obrigando muitas vezes a interrupção.
As medicações orais são as mais usadas pela praticidade e menores efeitos colaterais, principalmente os chamados de última geração.
Um grupo de anticoncepcionais orais são de uso contínuo, suspendendo o sangramento menstrual enquanto usados.
São muito úteis para evitar a tensão pré menstrual, as cólicas menstruais e o desconforto mensal de usar absorventes.
Estudos demonstram que a supressão da menstruação por longo período não traz risco para a saúde feminina, voltando tudo ao normal após suspensão do medicamento.
Os anticoncepcionais transdérmicos são apresentados na forma de adesivos, que são trocados a cada 7 dias.
Os anticoncepcionais injetáveis podem ser administrados mensal ou trimestralmente.
Os implantes são pequenos e finos tubos de hormônio inseridos no tecido subcutâneo, na face interna do braço, que tem efeito anticoncepcional por 3 anos.
Laqueadura tubária

A laqueadura tubária consiste na ligadura das trompas, o que impede o óvulo de chegar ao útero.
É método cirúrgico, em princípio irreversível, sendo portanto um tratamento que exige considerar todas as consequencias antes de se decidir adotá-lo.
A recanalização das trompas, também por intervenção cirúrgica, tem sucesso em apenas cerca de 30% dos casos.
Pelo exposto, verifica-se que as possibilidades de anticoncepção são diversas, cada uma com vantagens e desvantagens, maior ou menor eficiência.
Caberá ao médico escolher o método que melhor se adapte à paciente, após uma discussão ampla e clara do custo-benefício do método, para que não reste nenhuma dúvida sobre o tratamento proposto.

Dr. Ramiro Gialuisi

Medicina do viajante: para você poder realmente relaxar nas férias


Às vezes, quando saímos em férias estamos tão ansiosos com a chegada dos dias de descanso que esquecemos detalhes importantes para a nossa saúde. Mesmo para aqueles que não têm uma doença crônica é importante se prevenir e pensar em alguns artigos que ajudarão muito em situações inesperadas em uma viagem.

De acordo com a médica Flávia Bravo, coordenadora do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante (CBMEVi), as pessoas devem levar em conta sempre o destino, o clima, a época do ano, o meio de transporte, o tipo de hospedagem e a sua própria condição física na hora de tomar medidas preventivas de saúde.

Para o turista nacional, uma boa dica é prevenir o sarampo pela vacina tríplice viral, já que casos da doença vêm sendo diagnosticados no Brasil nos últimos meses. Entre as principais vacinas prescritas para viajantes no Brasil estão: febre amarela e tifóide, hepatites A e B, cólera, diarréia e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). A orientação é que se planeje a consulta com um médico com antecedência, pois em alguns casos, o corpo só fica realmente imune após 15 dias da vacinação.

Para quem vai viajar para países do hemisfério norte é importante lembrar que nesta época do ano é inverno, estação da gripe. Portanto, o viajante deve ser imunizado contra a gripe H1N1 e a gripe sazonal. Vale lembrar que é provável que estas vacinas sejam encontradas apenas em clínicas privadas.

Durante o verão é necessário redobrar os cuidados com a alimentação. A regra número um é estar atento às condições básicas de higiene das comidas. Para isso, as pessoas devem verificar se o estabelecimento possui o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não comprar comidas feitas e armazenadas em barracas ou por ambulantes. Também é recomendável evitar alimentos muito perecíveis como aqueles que são crus, frutos do mar e maionese, o que previne a diarreia e até a contaminação por hepatite A.

Outra sugestão é que as pessoas façam refeições leves. Durante o trajeto, para quem vai de carro, o motorista deve privilegiar saladas, carne ou sanduíche para evitar sonolência na direção. “É indicado também, em viagens longas, fazer paradas a cada três horas para evitar dores musculares e promover o bem-estar de condutores e passageiros”, ressalta a médica. Além disso, crianças e idosos, principalmente, precisam se manter bem hidratados; as melhores opções são água (natural ou de coco) e suco de fruta.

Para os que fazem trilhas, é importante ficar atento às picadas de carrapato estrela, que pode transmitir febre maculosa - doença capaz de matar. “É recomendável o uso de roupas claras para visualizá-lo com mais facilidade e calças compridas amarradas ou até por dentro das meias. É bom levar uma pinça para retirar algum carrapato que eventualmente venha a picar e aplicar, em seguida, antisséptico no local”, explica a vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações (Sbim), Isabella Ballalai.

O uso de repelentes é fundamental para evitar doenças como a dengue e a febre amarela urbana, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegipty. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o repelente com concentração de 50% de Beet (dietiltoluamida), icadirida ou permetrina. “Quem optar por utilizar produtos disponíveis nas farmácias brasileiras - normalmente com concentração abaixo de 10% - deve reaplicar a cada 30 minutos, tempo em que o repelente vai evaporar e perder o efeito.”, esclarece Flávia Bravo. É fundamental fazer a aplicação de forma correta, uma vez que o simples odor do produto não repele os mosquitos e insetos. O ideal é passar uma camada em toda a superfície da pele, principalmente no começo da manhã e no final da tarde, quando os insetos costumam aparecer.

Mas, consultas médicas a parte, o viajante deve sempre ter na bagagem, além do repelente, antisséptico para feridas, termómetro e protetor solar. No que diz respeito aos medicamentos de uso continuo, lembre-se de levar o suficiente para todo o período que ficará fora e receitas que constem os nomes genéricos dos remédios e posologia. Para quem vai para fora do país, não se esqueça da declaração médica que especifique a necessidade de se levar os seus medicamentos na bagagem de mão (a atual legislação internacional determina assim). Boa viagem.

10 dicas saudáveis para as viagens de fim de ano:

Faça Check-up

Antes de viajar veja como está sua saúde. Se toma algum remédio, tem alguma doença crônica (como hipertensão, diabetes, alergias e outras) ou está grávida, é imprescindível receber orientações médicas específicas. Laudos podem ser necessários, como em casos de viagens para o exterior em que pode ser preciso levar algum estoque de medicação. Nesses casos, é necessária a tradução do documento para o inglês.

Faça seguro e informe-se sobre a rede de saúde

Verifique a rede credenciada do seu plano ou faça um seguro, sempre observando o que é oferecido (inclusive transporte) e a situação de saúde do viajante. Informe-se em um serviço especializado em medicina do viajante sobre a estrutura oferecida (hospitais e emergências) em seu destino, se existe clínica do viajante no local e se seu seguro ou plano de saúde cobrem um eventual atendimento.

Saiba sobre a situação de saúde do destino e fuso horário

Informe-se com um médico do viajante sobre a situação do destino, se existem surtos ou doenças endêmicas. Só assim será possível definir medidas preventivas. Se você costuma ter problemas com o fuso horário (dor de cabeça, sonolência ou insônia, irritabilidade, falta de atenção, entre outros) converse com o médico sobre formas de ajudar na adaptação.

Leve uma “farmacinha”

Leve medicamentos básicos para primeiros socorros, como antitérmico, analgésicos, antiemético, antialérgicos, curativos e o que for recomendado pelo médico.

Coloque a vacinação em dia

Coloque em dia seu calendário de vacinação. Essa recomendação é válida para crianças, adolescentes e adultos. Vacinas como a de febre amarela pode ser necessária em viagens nacionais e internacionais. Outra importante vacina é a contra hepatite A, uma das infecções que mais acomete o viajante.

É importante ressaltar que todo adulto precisa estar com as vacinas contra sarampo, hepatite B e tétano em dia, e também se informar sobre outras vacinas não previstas que podem ser prescritas dependendo do destino (como a meningocócica, raiva, pneumocócica, difteria e poliomielite).

Tenha o Certificado Internacional de Vacinação

Esse documento comprova a vacinação contra febre amarela e/ou outras doenças (dependendo do destino), e só é emitido em postos específicos do Ministério da Saúde (normalmente em aeroportos). Alguns países podem exigir sua apresentação e isso é previsto no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Após ser vacinado, procure com antecedência os locais de emissão do certificado de vacinação e profilaxia antes de embarcar para viagens para fora do Brasil. Para ter acesso a relação dessas vacinas, acesse http://www.anvisa.gov.br/paf/viajantes/certificado_internacional_vacinacao.htm.

Tome cuidado com a alimentação

Fique atento aos alimentos e líquidos: beba apenas bebidas industrializadas, evite ambulantes, alimentos crus, o uso de gelo, maionese e comidas cremosas. Verifique sempre as condições de higiene do estabelecimento onde vai comer. Se necessário, use pastilhas de cloro para a água.

Diarréia é a causa mais comum de doença em viajantes. Caso ocorra, inicie a administração de soro caseiro. Se persistir ou vier acompanhado de febre ou outro sintoma, procure um médico.

Proteja-se dos mosquitos e do sol

No verão, mosquitos costumam ser um problema, principalmente porque podem transmitir doenças como a dengue. Use repelentes e lembre-se: é preciso cobrir toda a área de pele exposta e reaplicar de acordo com orientações médicas. Não vá para o sol sem um protetor solar de no mínimo fator 15 e com proteção para UVA e UVV. Use sempre chapéu.

Adapte-se às altas altitudes

Se vai viajar para destinos a mais de 3 mil metros de altitude, procure subir no máximo 300 metros por dia e, quando acumular 900 metros, tire um dia de descanso antes de continuar. Converse com o médico de viajante sobre tratamentos profiláticos que podem ser necessários e, se apresentar sintomas como dor de cabeça, tonteira ou outros, desça e procure logo um medico local.

Alongue-se no trajeto

Em viagens longas em aviões ou ônibus, movimente-se e procure caminhar a cada 2h ou 3h para prevenir a trombose venosa.

Alguns mitos:

- Em países desenvolvidos no hemisfério norte não existem riscos para doenças infecciosas.
Não é verdade, veja alguns motivos:
• Sarampo é endêmico na Europa;
• O inverno europeu é época de surto de Influenza;
• Em regiões da Alemanha, Rússia e Áustria, existe um alto risco para doença transmitida por carrapato.

- Colocar limão em água e alimentos desinfeta os mesmos.
Não é verdade. Água deve que ser filtrada, fervida ou tratada com cloro em pastilhas ou pó (existem produtos específicos para quantidades pequenas como jarra ou copo). Alimentos crus devem ser evitados e frutas e legumes lavados com água tratada e, se possível, com sabão.

- Complexo B é bom para proteger de mosquitos.
Não é verdade. Não existem ainda estudos conclusivos.

- Cozinhar os alimentos mata todos os micróbios.
Não é verdade. O vírus da hepatite A (e outros) resiste a temperaturas de 85ºC.

CLAREAMENTO DENTÁRIO: O PERIGO DOS PRODUTOS DE FAMÁCIA

Clareamento dentário: o perigo dos produtos de famácia
Especialista alerta sobre os perigos!

Ter os dentes brancos é o sonho de consumo de muita gente. Porém, pelo alto custo de um tratamento sério, muitas pessoas acabam optando pelos produtos oferecidos em farmácias. E é aí que pode estar o erro. Optar por procedimentos que não exijam o acompanhamento de um especialista pode representar um risco a sua saúde. Dentre as principais consequências estão inflamações na gengiva e o aumento da sensibilidade dentária.

“O clareamento não é indicado para todas as pessoas. Principalmente para aquelas que têm problemas gengivais, como sangramento ou algum tipo de inflamação mais simples, por exemplo. O produto do clareamento pode exacerbar essa condição”, ressalta o conselheiro Caio Perrella.

Ele ainda destaca que a mesma recomendação vale para quem utiliza próteses ou dentes com restaurações: “O produto para clarear não tem efeito sobre a prótese”. Mas, mesmo com tantas ressalvas, segundo os profissionais da área, a cada ano, a procura por este tipo de clareamento sofre aumento de pouco mais de 30%.

“Este procedimento dental deve ser realizado sob a orientação de um profissional da odontologia. Há riscos inerentes ao clareamento inadequado, com os kits comercializados livremente, sem a correta orientação. Somente o profissional é capaz de indicar o melhor tipo de clareamento”, afirma a tutora do Portal Educação, odontóloga Christiane Toriy.

Segundo Toriy há no mercado dois tipos de clareamento, o caseiro e o a laser. O caseiro é um molde e um gel que se aplica no dente. Já o a laser é realizado somente no consultório, mas requer cuidados mais específicos. “A melhor técnica é a de gel, porém a população precisa conscientizar-se e procurar um especialista para ser mais bem atendido”, finaliza.

VIAJE MUITO E ECONOMIZE BASTANTE!

Verão 2011: viaje muito e economize bastante!
Tudo o que você precisa saber para se divertir sem gastar mais do que o orçamento permite!

2011 está só começando e, como em todos os anos, durante este período, o movimento nas estradas e nos aeroportos aumenta nos quatro cantos do Brasil. Sair da rotina de trabalho, aproveitar o tempo livre para conhecer lugares novos e, acima de tudo, descansar são alguns dos benefícios de viajar. Porém, antes de embarcar, o consumidor precisa planejar muito bem os seus gastos para não ficar endividado depois da fase de curtição.

De acordo com Claudio Reges, Gerente de Lazer da Casablanca Turismo, o ideal é colocar no papel os gastos com transporte, hospedagem, alimentação na estadia, pedágios, alimentação durante o percurso e fazer uma estimativa de preço das atividades que serão executadas durante a viagem.

“Ao programar a viagem com antecedência, a pessoa tem tempo para pesquisar os preços de hotéis, pacotes turísticos e imóveis de aluguel para temporada, conseguindo um bom desconto. Para aqueles que deixam tudo para última hora não tem jeito! Todos os serviços serão mais caros”, afirma ele.

Como economizar

- Durante a viagem, há várias maneiras de não prejudicar suas finanças e se divertir ao mesmo tempo. Comprar alimentos, produtos de higiene pessoal e outros, como guarda-sol, protetor solar e esteiras, na sua própria cidade é uma boa alternativa para evitar os preços exorbitantes cobrados pelo comércio local.

- Escolher roteiros diferenciados da maioria da população também é uma boa válvula de escape. No verão, o destino preferido são as praias, logo, as viagens para as cidades litorâneas são bem mais caras do que as cidades do interior.

- Em um feriado prolongado o valor dos aluguéis de imóveis vão às alturas. Além do preço, o consumidor deve ficar atento a alguns detalhes fundamentais antes de alugar um imóvel, como localização, o estado da mobília e, em casos de edifícios, verificar as regras quanto a barulho, uso das áreas de lazer e estacionamento.
beleza

DEIXE AS SUAS PERNAS LINDAS PARA O VERÃO

Deixe as suas pernas lindas para o verão
Depois de ler essas dicas nunca mais você vai deixar o short guardado no armário.

No verão, o calor se intensifica e a mulherada logo fica empolgada para colocar as pernas de fora. Seja usando saias, shorts, vestidos curtos, não importa. O que importa mesmo é que as pernas estejam na mais perfeita forma, caso contrário, fica até feio exibi-las.  Se você é mais uma daquelas que sempre sonhou em ter as pernas mais bonitas do pedaço, preste atenção nessas dicas e tire proveito dos elogios.

1 – A primeira dica de todas e talvez a mais valiosa delas é nada complicada. É simples e você nem precisa sair de casa para fazê-la. Hidratação! Para manter a circulação ativada é importante fazer uso dos hidratantes ou óleos todos os dias. Um pouco de água fria também favorece a circulação e ajuda a manter as pernas sempre lisinhas e macias.

2 – Alguns tratamentos estéticos também podem ajudar a manter suas pernas mais lindas do que nunca. A carboxiterapia, por exemplo, é um dos tratamentos mais indicados para amenizar as celulites. Como as aplicações de dióxido de carbono são localizadas, seus efeitos aparecem mais rápido. Aparelhos que drenam o líquido acumulado pelo corpo também ajudam a dar mais firmeza e elasticidade a pele dessa região. A drenagem linfática também ajuda a manter as pernas desinchadas.

3- Outra regra fundamental é manter as pernas sempre muito bem depiladas. Nada de colocar um shortinho e sair por aí desfilando com as pernas cheias de pelos. Neste caso vale o método que mais se adequar ao seu caso. Lâminas, cremes depiladores, depilação a cera... Agora, se você tem condições de investir um pouco mais, faça uma depilação a laser. Ela é a chance de se livrar dos pelos indesejáveis se não para sempre, por um bom tempo.

4 – Exercícios são essenciais! Para começar você pode transformar hábitos comuns, como trocar a subida de elevador por uma escada, caminhar até o ponto de ônibus ao invés de ir de carro, andar de bicicleta, correr na praia... Isso ajuda a evitar, inclusive, problemas como as varizes. Se você curte academia, exercícios de agachamento e musculação também são ótimos para definir os músculos das pernas. Qualquer um vai babar quando você passar com elas de fora!

5 – É sempre bom lembrar... Nada disso adianta se você não mantiver uma alimentação equilibrada e saudável, fundamental para a saúde e beleza. De acordo com pesquisas, alimentos como castanha, morango, brócolis, arroz integral, peixes e carne vermelha, quando devidamente balanceados e incluídos em uma dieta diária, são ótimos para combater a flacidez e melhorar a elasticidade da pele.

Seguindo essas dicas, com certeza, suas pernas vão arrasar não só no verão, mas em qualquer outra época do ano!

- Metabolismo e emagrecimento

"FELIZ OLHAR NOVO"

"O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
O grande lance é viver cada momento como se a receita de felicidade fosse o Aqui e o Agora.
Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais..., mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
Quero viver bem! Este ano que passou foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal. Às vezes a gente espera demais das pessoas. Normal. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal.
O ano que vai entrar vai ser diferente. Muda o ano, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que desejo para todos é sabedoria! E que todos saibamos transformar tudo em boa experiência! Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim... Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3. Ou mude-o de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou? 

Beleza, não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro): Cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade.
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam bem diferentes.
Desejo para todo mundo esse olhar especial.
O ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. O ano que vai entrar pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou... Pode ser puro orgulho! Depende de mim, de você! Pode ser. E que seja!!!
Feliz olhar novo!!! Que o ano que se inicia seja do tamanho que você fizer.
Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!"
Carlos Drummond de Andrade
FELIZ 2011, COM UM GRANDE  BEIJO A TODOS
Antonio Brandão (boaspraticasfarmaceuticas)

12.31.2010

Sitema Imunitário 100% Saudável

Todos precisamos de um sistema imunitário 100% saudável
A maior parte das pessoas só considera importante proteger o sistema imunitário no Inverno, devido às constipações e gripes próprias da época, ou quando recupera de uma doença debilitante e sente o organismo mais fraco. Mas o sistema imunitário é um escudo de protecção que funciona sem parar, com mecanismos biológicos elaborados que permitem identificar e combater inúmeras doenças. Tal como os sistemas de defesa mais sofisticados, este "guarda-costas" pessoal tem de estar actualizado e adaptar-se às constantes alterações que os agentes patogénicos apresentam.

Porque estamos expostos a agentes agressores?
Os agentes patogénicos como bactérias, vírus e fungos são comuns e muito perigosos: podem causar doenças tratáveis como micoses e infecções urinárias, ou potencialmente fatais, como a meningite, cancro do colo do útero ou sida. O problema é que ninguém consegue viver num ambiente asséptico toda a vida: estes agentes encontram-se no ar, na comida, nos outros e até em nós próprios. Acrescente-se os milhares de tóxicos, do fumo do tabaco aos pesticidas, das inibições de carbono aos herbicidas e químicos presentes na água.

Porque vivemos em constante stress?
Em situações normais, o stress provoca uma resposta que ajuda o organismo a defender-se a nível local (inchaço, dor, alterações do fluxo de sangue, inflamação) ou geral (libertação de hormonas, activação dos glóbulos brancos, febre, dor de cabeça). Mas quando se prolonga no tempo, a exposição ao stress eleva os níveis de cortisol no sangue de forma permanente, o que está associado a doenças cardiovasculares, metabólicas, imunológicas e psiquiátricas.

Porque existem doenças que atingem especificamente o sistema imunitário?
O vírus da sida (HIV) é o mais eficaz a destruir o nosso sistema de defesa. Para além desta síndrome, existem doenças de imunodeficiência adquirida ou hereditária (insuficiência renal, tuberculose, hepatite), e disfunções do sistema imunitário, como as que resultam de uma reacção excessiva. As alergias são disso exemplo. Num ano, a maioria das crianças saudáveis tem cerca de seis infecções respiratórias; as crianças com problemas de imunidade contraem infecções bacterianas graves que podem persistir, reincidir ou criar complicações.
Os adultos que sofrem infecções frequentes nos olhos e órgãos genitais, que criam úlceras com facilidade na boca ou gengivas, ou que já tiveram eczemas ou conjuntivites, podem sofrer de problemas relacionados com a imunidade.

Porque temos carências nutricionais?
Acha que comer uma dieta equilibrada é garantia de que tem o sistema imunitário em boa forma? Os alimentos são hoje muito mais pobres em nutrientes do que já foram, devido à utilização de químicos que afectam as propriedades dos alimentos. As frutas são apanhadas antes do período ideal de maturacção, altura em que atingem a riqueza máxima de fitoquímicos (antioxidantes que protegem dos radicais livres). Um estudo de 2004 (IZiNCG) revela que cerca de um quinto da população tem carência de zinco, um mineral importante para a imunidade. O consumo de alimentos refinados e as dietas alimentares pobres em determinados nutrientes não favorecem este cenário; e sempre que negligenciamos um período de maior carência (gravidez, aleitamento, menopausa, terceira idade), a balança desequilibra-se mais ainda. Os erros alimentares tem um preço no organismo, e o mais elevado recai no seu mecanismo de defesa.

Porque destruímos as nossas "boas" bactérias com antibióticos e outros fármacos?
Os antibióticos matam não só as bactérias mas, mas também toda a flora intestinal benéfica do intestino. Os doentes que tomam medicação muito agressiva (radioterapia, quimioterapia) e doentes crónicos têm quase sempre as suas defesas fragilizadas.

Porque, naturalmente, envelhecemos?
Não adianta lutar contra os anos: a partir da adolescência, o timo (órgao que controla as células imunitárias T), começa a atrofiar. Na altura da meia-idade, já só tem cerca de 15% do seu tamanho máximo, o que compromete a acção das referidas células e de todo o sistema imunitário.


Cogumelos imunoestimulantes 
O Shitake contém lentinina, polissacárido que activa o sistema imunitário, reconhecido pelas suas propriedades anti-fúngicas, pela capacidade de reverter a proliferação das células de leucemia. Também em 2003, o Journal of Medicine Food refere um estudo clínico com Maitake, em que a ingestão da fracção D do cogumelo travou a progressão de metástases e aumentou a actividade das células NK. O Reishi e um cogumelo japonês que protege os linfócitos T e tem acção anti-tumoral, imunomoduladora e anti-inflamatória. O cogumelo Agaricus contem um polissacárido que estimula a actividade dos macráfagos, linfócitos T e B, acção comum ao cogumelo medicinal Poria Cocos, também usa do na China como tónico para os mais idosos.


Extracto de alho envelhecido
Praticamente tão eficaz como uma vacina contra a gripe, o extracto de alho envelhecido (EAE™) aumenta a actividade das células NK e estimula a actividade de outras (Iinfócitos e macrófagos). O EAE™ inibe o crescimento de Candida albicans, um fungo que provoca infecções orais e vaginais e a Heliobacter pilori, bactéria associada a úlceras estomacais e cancro. Em pessoas com alergias, o EAE™ pode prevenir a libertacção de histamina ate 90%, reduzindo as reacções alérgicas.


Vitamina C
Vitamina antioxidante bem tolerada pelo estômago que, em comparacção com ácido ascórbico, sobrevive na corrente sanguínea até o dobro do tempo. É essencial para a saúde do sistema imunitário e cicatrização de feridas.


Astragalus
Planta estimulante com propriedades antivíricas, que aumenta a actividade das células imunitárias e destrói as cancerosas. Em 2002, um estudo clínico demonstrou que a Astragalus pode aumentar a eficácia da quimioterapia e reduzir os seus efeitos adversos.


Oregão
Muito utilizada na culinária, esta planta inibe bactérias e fungos e tem sido utilizada como anti-septica das infecções do aparelho urinário. É antiviral e antioxidante.


OliveiraPadronizada em 18% de oleuropefna, é antioxidante e anti-microbiana. O Inst. de Biologia Molecular e Celular de Espanha reconhece-lhe poderes antivirais e um estudo de 2003 revela que o extracto de folha de oliveira pode reverter modificações associadas ao vírus VIH-1.



Fonte:
Revista Performance

Marche pela sua Saúde!

Para quem tem um orçamento mensal reduzido, a marcha é uma actividade física muito acessível a qualquer pessoa.
A marcha é uma das actividades mais conhecidas e utilizadas na área do fitness.Esta é uma actividade física muito eficaz, uma vez que andar e correr são movimentos espontâneos, e livres para o ser humano.

Benefícios da Marcha
• Um coração e um pulmão mais sadio; 
• Maior resistência física – músculos, ossos e articulações sadios; 
• Ajuda no controle do stress, ou seja, ajuda você a relaxar e sentir-se menos tenso; 
• Melhora na capacidade de dormir rapidamente; 
• Diminui o risco a obesidade, em conjunto com uma alimentação balanceada e equilibrada; 
• Melhora o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim LDL. 
• Com todos esses benefícios ocorrendo internamente no seu corpo, não poderia deixar de ocorrer a melhora da sua auto-estima e da melhora da disposição do seu dia a dia.

Para Caminhar correctamente, basta que:
• Mantenha uma postura correcta, evite o tronco inclinado para a frente; 
• Utilize sapatos confortáveis e adequados para caminhadas; 
• Escolha as horas de menor calor, para evitar a desidratação;
• Vista roupas leves e claras; 
• Beba muita água, mesmo que não tenha sede; 
• Controle a sua frequência cardíaca; 
• Aumente de forma progressiva a intensidade da marcha.

Fonte: Revista Performance


Tomate Previne Cancro e Doenças do Coração

 O tomate pode também ajudar a evitar o aparecimento de alguns tipos de cancro.
A maior parte das pessoas não sabe se o tomate é um fruto ou um legume.
Os povos mediterrâneos descobriram que o azeite ajuda a prevenir as doenças do coração.

Agora, fala-se noutro alimento com capacidades protectoras: o tomate.
Este apresenta propriedades que contrariam a tendência que o sangue tem para coagular e, por consequência, prevenir grande parte dos problemas do aparelho cardiovascular.

tomate pode também ajudar a evitar o aparecimento de alguns tipos de cancro.
Contém um antioxidante chamado licopeno que ajuda a reduzir o risco de se contrair cancro da próstata, da mama, do cólon e dos pulmões.



FONTE: Revista Performance

Sexo é saúde...

Sexo queima calorias, melhora a circulação, alivia a dor, tonifica os músculos, atenua a depressão e rejuvenesce
sexo é legal, não engorda, não obriga a pagamento de quotas e pode ser o melhor sucedâneo da receita médica.

Com efeito, cada vez há mais provas de que o sexo, sobretudo a actividade sexual regular com um parceiro afectuoso, proporciona benefícios emocionais e psicológicos à saúde. O Dr. John Bancroft, psiquiatra e director do Instituto Kinsey de Investigação do Sexo, do Género e da Reprodução, de Bloomington, Indiana, diz que não há dúvidas quanto a isso. «Ter uma relação sexual íntima, compensadora e agradável é bom para toda a gente.»

A terapeuta matrimonial e sexual Kristina Towill, de Kelowna, na Colúmbia Britânica, diz que o acto físico em si traz benefícios, mas que é o envolvimento de uma relação afectuosa que multiplica largamente esses benefícios. «Osexo no contexto de uma relação apoia a saúde mental e o bem-estar emocional, quer dos homens, quer das mulheres. Está provado que os casais sexualmente activos são mais felizes do que os que o não são», diz Towill.

Vinte Minutos de Exercício físico
sexo pode corresponder muito mais a um exercício físico do que se pensava. O Dr. Jay Lee é urologista em Calgary e interessa-se especialmente pela medicina sexual para homens, mulheres e casais. «Podemos afirmar que para os homens a energia dispendida durante o acto sexual equivale a um jogo de golfe em que ele transporta os seus próprios tacos», diz ele.
E as mulheres? Algumas tabelas de perda de calorias indicam que uma mulher canadiana com um peso médio de 65 kg queima durante 20 minutos de sexo moderado cerca de 90 calorias, mais do que numa caminhada de 20 minutos ou num passeio de bicicleta e quase tanto como numa partida de ténis.
Como qualquer exercício, o sexo pode aumentar o ritmo respiratório, fortificar os músculos, facilitar a circulação e melhorar os níveis de colesterol. Também aumenta o ritmo cardíaco, e é cada vez mais forte a correlação entre a frequência sexual e as doenças cardíacas, diz o Dr. Richard Casey, urologista de Oakville, Ontário, e editor do Journal of Sexual and Reproductive Medicine (Revista de Medicina Sexual e Reprodutiva).
Um estudo escocês acompanhou 900 homens entre os 45 e os 59 anos ao longo de 10 anos. Quando comparados com os que tinham dois ou mais orgasmos por semana, os que tinham menos orgasmos apresentavam o dobro do risco de morte por doenças cardiovasculares e outras causas.

Hoje estou com dor de cabeça, querido
Faça sexo até uma hora depois de ter começado a sentir uma enxaqueca e talvez a dor lhe passe completamente. De 34 mulheres submetidas a um estudo no Illinois, 11 experimentaram um alívio completo ou parcial das enxaquecas depois de terem sexo com orgasmos.
Outros estudos descobriram que o sexo pode aliviar as cólicas menstruais e a dor artrítica. Supõe-se que desencadeia a libertação de uma endorfina no cérebro que vai actuar como bloqueadora da dor. Já nas enxaquecas, é a serotonina libertada durante o orgasmo que vai constringir os vasos sanguíneos do cérebro que estavam a provocá-la. «O aumento de endorfinas dura por um período calculado entre uma e três horas», diz Lee.

A alegria do sexo
Não é preciso nenhum estudo para se saber que a intimidade sexual com um parceiro que se ama faz toda a gente sentir-se muito melhor consigo própria. «Não sou a figura do mês da Playboy, mas é o meu corpo e, raios, a coisa até funciona», diz a orientadora e conselheira sexual Sue Johanson, apresentadora do programa de televisão «Sunday Night Sex Show». A terapeuta e escritora Sue McGarvie, de Otava, acrescenta que com o sexo «uma pessoa se sente mais confiante no seu corpo e tem menos probabilidades de ter problemas com a imagem corporal».
sexo agradável alivia as tensões do dia-a-dia. Uma mulher de Montreal cujo marido está muitas vezes ausente por motivos profissionais diz: «Fico muito nervosa se ele estiver fora durante uma semana, o que me provoca irritação e ansiedade.» Desde que o marido regressa, a descompressão sexual cria uma imediata sensação de bem-estar.
Hormonas saudáveis
O nosso corpo parece gostar de rotinas, como a das horas certas para as refeições e para ir para a cama. Uma série de estudos norte-americanos descobriu que as mulheres que fazem sexo pelo menos uma vez por semana têm mais probabilidades de ter ciclos menstruais regulares, menos problemas de infertilidade e uma menopausa mais fácil do que as mulheres que praticam sexo irregularmente ou nunca.
sexo regular durante muitos meses ou mesmo um ano antes da concepção pode levar a uma gravidez mais segura. Segundo uma investigação de 2002 de biólogos da reprodução da Universidade de Adelaide, na Austrália, este ritmo ajuda a descontrair as defesas naturais da mãe, reduzindo o risco de aborto ou de nados-mortos. Estudos precedentes efectuados sobre mais de 1000 mulheres de Guadalupe descobriram que as que tinham tido sexo com o pai do bebé durante quatro meses ou menos antes de engravidarem corriam oito vezes mais o risco de pré-eclampsia, um problema da pressão arterial que pode ser fatal, do que as que tinham tido sexocom o pai do bebé pelo menos durante um ano.

Fonte de Juventude
Um vida sexual gratificante rejuvenesce de muitas formas. «A actividade sexual regular pode combater ou retardar as alterações na mulher relacionadas com a idade», diz ainda a terapeuta sexual Kristina Towill. «Aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e pode evitar a perda de elasticidade e a secura dos tecidos.»
Também contribui para melhorar o aspecto. Um estudo escocês relatou que as pessoas que têm sexo pelo menos três vezes por semana dentro do contexto duma relação afectiva parecem mais de 10 anos mais novas que a maior parte das que praticam sexo apenas duas vezes por semana. Uma mulher de 55 anos de Toronto, cujo parceiro lhe disse que depois do sexo ela parecia mais jovem, verificou recentemente a teoria dele olhando-se ao espelho. «Não podia acreditar no que os meus olhos viam», diz ela. «Achei-me vinte anos mais nova. Tinha os olhos mais brilhantes, a pele mais macia, toda eu estava mais resplandecente. O sentimento agradável é real.»
Um estudo de 2003 da Universidade de Calgary descobriu que a actividade sexual desencadeia o crescimento de novos neurónios no cérebro. Até ver, a experiência apenas se fez com ratos, mas as implicações para os seres humanos com danos cerebrais provocados por enfartes ou pelas doenças de Parkinson ou de Alzheimer são optimistas.

A mais recente relação
«O sexo é o elo de ligação que proporciona a cumplicidade emocional única nas relações maritais», diz Towill. Os membros de um casal que deixe de praticar sexo não tardarão a sentir-se como companheiros de quarto ou irmãos e, por arrastamento, a entrar em quezílias e discussões. Um estudo britânico revelou que todos os casais que se ofereceram como voluntários para se absterem de sexo durante três meses começaram a ter problemas de relacionamento.

Fonte: Revista Performance

1,4 milhão de crianças sem cárie no Brasil

Pesquisa mostra que saúde bucal no País melhorou. Mas faltam próteses a idosos

Rio - A saúde bucal do brasileiro melhorou nos últimos sete anos. É o que mostra pesquisa  divulgada ontem pelo Ministério da Saúde, que põe o País agora no grupo das nações com baixa incidência de cárie. Estudo revela que 1,4 milhão de crianças de 12 anos nunca apresentaram cárie, uma redução de 26% de casos nesta faixa etária. O órgão também anunciou que, a partir de janeiro, serão implantadas 51 Unidades Odontológicas Móveis em todo o País para atender a população — duas no Estado do Rio, em Italva e Cardoso Moreira.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 177 municípios com 38 mil pessoas, o Brasil apresentou baixa prevalência de cárie, com uma média de 2,1 dentes cariados, perdidos ou obturados por pessoa. Os indicadores recomendados pela Organização Mundial de Saúde, OMS, vão de 1,2 a 2,6.
Mas ainda há desafios a superar: 80% das crianças não tratam dentes de leite e, além disso, ainda há um déficit de 3 milhões de próteses para idosos de 65 a 74 anos.

“Quando você pega décadas de abandono sem nenhuma política de um lado, e de outro lado você tem uma nova geração em que houve redução da cárie, significa que no futuro teremos melhoria do quadro”, disse o ministro Temporão.

Onde procurar tratamento odontológico

RIO DE JANEIRO
De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, todas as Clínicas de Família e diversos postos de saúde oferecem serviços odontológicos gratuitos. Para saber o endereço do local mais próximo de sua casa, entre em contato com o Telessaúde, que funciona 24 horas por dia. Tel: 3523-4025

NITERÓI
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense oferece atendimento gratuito. Informações pelo 2629-9000.

Pesquisa mostra que saúde bucal no País melhorou. Mas faltam próteses a idosos

Rio - A saúde bucal do brasileiro melhorou nos últimos sete anos. É o que mostra pesquisa  divulgada ontem pelo Ministério da Saúde, que põe o País agora no grupo das nações com baixa incidência de cárie. Estudo revela que 1,4 milhão de crianças de 12 anos nunca apresentaram cárie, uma redução de 26% de casos nesta faixa etária. O órgão também anunciou que, a partir de janeiro, serão implantadas 51 Unidades Odontológicas Móveis em todo o País para atender a população — duas no Estado do Rio, em Italva e Cardoso Moreira.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 177 municípios com 38 mil pessoas, o Brasil apresentou baixa prevalência de cárie, com uma média de 2,1 dentes cariados, perdidos ou obturados por pessoa. Os indicadores recomendados pela Organização Mundial de Saúde, OMS, vão de 1,2 a 2,6.
Arte: O Dia

NÃO CONFUNDA: HIDROPÔNICO NÃO É ORGÂNICO


Com a atual variedade de produtos nos supermercados, fica difícil para o consumidor não se confundir entre tantos nomes: natural, hidropônico, processado, orgânico... A seguir, veremos com mais detalhes cada uma dessas denominações.
"Natural"
Em princípio, vale lembrar de que toda verdura, fruta ou legume é natural, já que o homem pode apenas reproduzir plantas a partir de sementes ou outras partes de plantas, multiplicando-as através da agricultura. Ou seja, independentemente do sistema em que foram produzidos (convencional ou orgânico), do grau de contaminação ou da qualidade nutricional que apresentem, qualquer verdura, legume ou fruta é natural. Portanto, a palavra "natural" indicada nas embalagens não significa que o produto esteja isento de agrotóxicos e outras substâncias que trazem riscos para a saúde humana.

"Processado"
Os produtos lavados, cortados e embalados, usados para facilitar a vida da dona de casa, continuam sendo verduras e legumes convencionais, ou seja, que receberam agrotóxicos e adubos químicos; apenas já foram selecionados pela indústria. Atualmente, é possível encontrar produtos higienizados e processados que foram produzidos no sistema orgânico e que por isso, não contêm agrotóxicos nem qualquer outro produto potencialmente tóxico. Para encontrá-los, basta verificar na embalagem a palavra "orgânico" juntamente com o selo de uma instituição certificadora. Desta forma, o consumidor terá a certeza de que os produtos processados seguiram, de fato, todas as normas de produção que geram alimentos saudáveis, como são os orgânicos.

"Hidropônico"
O hidropônico é um alimento produzido sem a presença do solo e sempre em ambiente protegido, ou seja, em estufa. Cultivado sobre suportes artificiais, em água, recebe soluções químicas para nutrição e tratamento de eventuais doenças.

"Orgânico"
O produto orgânico, ao trazer este nome na embalagem juntamente com o selo de uma Instituição Certificadora, demonstra a quem o compra muito mais que um alimento isento de substâncias nocivas à saúde. Ao ser gerado dentro de um sistema produtivo que preservou o ambiente natural, o produto orgânico contribui para a melhor qualidade de vida não de um consumidor isolado, mas de toda a sociedade.
Existe uma certa confusão por parte do consumidor ao chegar no supermercado ou na feira e se deparar com frutas, verduras ou legumes rotulados como orgânicos ou hidropônicos.

O hidropônico é um alimento produzido sem contato com o solo e sempre num ambiente protegido, sob controle, geralmente em estufa. São colocados em suportes artificiais, em recipientes com água e ganham um tratamento com aditivos químicos para impedir que sejam atacados por diversos tipos de pragas.

Já os hortifruti produzidos de forma orgânica, não levam qualquer tipo de herbicida, ou qualquer outro produto que ofereça risco tóxico.

Estes produtos devem receber na embalagem um selo emitido por algum órgão fiscalizador, informando que é orgânico e que sua produção ajudou a preservar o meio ambiente.

Nutrição

Amêndoas previnem diabetes e problemas cardíacos

Alimento aumenta sensibilidade à insulina e reduz o mau colesterol, diz estudo

amêndoas (Goodshoot)
“Uma mudança de dieta é promissora para aqueles que têm riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares"
Michelle Wien, líder do estudo
Item praticamente obrigatório no cardápio das festas de final de ano, a amêndoa tem propriedades que protegem o corpo contra o diabetes tipo 2 e as doenças cardíacas. É o que mostra um estudo americano publicado na última edição do periódico especializado Journal of the American College of Nutrition.
Pesquisadores da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey tornaram rica em amêndoas a dieta de 65 voluntários, todos adultos e em estado pré-diabético, ou seja, com nível de glicose maior do que o normal e, portanto, com maior risco de desenvolver a doença.
Após a mudança no cardápio, os médicos verificaram nos pacientes um aumento da sensibilidade à insulina, o que melhora o processamento de açúcares pelo corpo. A insulina é o hormônio responsável pela quebra dos açúcares no sangue, deficiente nos organismos dos diabéticos. Os voluntários apresentaram também uma significativa redução dos níveis de LDL, o chamado mau colesterol, no sangue.
Estima-se que existam dez milhões de diabéticos no Brasil. O diabetes tipo 2 responde por 90% a 95% dos casos da doença no mundo. Vítimas dessa doença têm falhas na produção de insulina ou menor capacidade de usar o hormônio para quebrar a glicose e a gordura, transformando-as em energia. Soltas no organismo, glicose e gorduras danificam os órgãos.
“Uma mudança de dieta é promissora para aqueles que têm riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares. Ela pode ter influência essencial no desenvolvimento da doença”, declarou a líder do estudo, Michelle Wien, ao jornal britânico Daily Mail.

Redução de dois números do manequim em seis meses

A substância, que também auxilia no controle do colesterol, deve ser vendida em 3 anos. Droga é duas vezes mais eficaz do que tratamentos comuns

Emagrecimento
Uma substância encontrada em um remédio para o tratamento do diabetes promete revolucionar o mundo das dietas. De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal britânico Daily Mail, a liraglutide é capaz de reduzir dois números do manequim de seus usuários em seis meses. A droga, que deve ser comercializada em três anos,  é duas vezes mais eficiente que qualquer medicamento para perda de peso disponível atualmente.
Além de atuar no controle do diabetes e na perda de peso, a liraglutide é capaz de aumentar os níveis do HDL - o chamado bom colesterol - no sangue e também diminuir a pressão arterial. A fabricante dinamarquesa do medicamento está conduzindo testes com 5000 homens e mulheres obesos para aprovar o uso da droga como auxiliar no emagrecimento.
A esperança da fabricante é confirmar os resultados de testes prévios em 550 voluntários. Durante a pesquisa anterior, uma parcela dos voluntários recebeu doses diárias de liraglutide; outra, pílulas de farinha. Um terceiro grupo foi tratado com medicamentos convencionais para a perda de peso. Os testes se estenderam por seis meses.
Os voluntários submetidos ao tratamento com a nova droga perderam em média 9,5 quilos – mais que o dobro daqueles que tomavam remédios tradicionais. Além disso, 28% deles perderam pelo menos 10% de sua massa corporal e as mulheres perderam até 7,63 centímetros na região da cintura. Nos seis meses seguintes ao tratamento, os pacientes tratados
Veja

Moda e Saúde

Modelo anoréxica que causou polêmica morre na Europa

As causas da morte não foram reveladas, mas Isabelle Caro tinha a saúde debilitada pela anorexia há muitos anos

Campanha publicitária sobre anorexia com Isabelle Caro Campanha publicitária sobre anorexia com Isabelle Caro (Giuseppe Giglia/EFE)
"A doença foi consequência de uma infância difícil"
Daniele Dubreuil-Prevot, tutora de longa data de Isabelle
A modelo francesa Isabelle Caro, polêmica por estampar uma chocante campanha contra a anorexia na Itália, faleceu aos 28 anos, na França. Apesar da morte ter acontecido no final do mês passado, a notícia só se tornou pública na Europa nesta quinta-feira.

As causas da morte não foram reveladas, mas Isabelle tinha a saúde debilitada pela anorexia há muitos anos. Em 2007, ela havia posado para o italiano Oliviero Toscani, nua, em estado semi-cadavérico, sob o slogan “Não à anorexia”. Na época, a modelo de 1,62 metro de altura, alegou ter perdido 30,8 quilos.

Ela sofria da doença desde os 13 anos. Segundo sua tutora de longa data, Daniele Dubreuil-Prevot, disse à imprensa britânica, a enfermidade veio em consequência de uma infância difícil.

Na época da campanha paga pela marca de roupas Flash & Partners, Isabelle disse em público: “Eu me escondi e me cobri por muito tempo. Agora quero me mostrar, mesmo sabendo que meu corpo causa repugnância. Quero me recuperar porque amo a vida e as riquezas do universo. E mostrar aos jovens os perigos da anorexia”.

Fumo

Anvisa quer proibir exposição de cigarro

Agência também defende reforçar frases de advertência

Maço de cigarros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em consulta pública uma resolução que proíbe a exposição de embalagens de cigarros em pontos de venda, exceto em tabacarias. O texto prevê mudanças também na embalagem, reforçando as frases de advertência. Além das mensagens que já existem, estampadas em 100% em um dos lados da embalagem, a Anvisa sugere a inclusão, na face oposta, da frase: "Tabagismo é doença. Você tem direito a tratamento - DisqueSaúde 0800 61 1997".

A proposta do texto da resolução ficará em consulta pública até 31 de março deste ano. Passado esse período, o texto poderá sofrer ajustes. Para a diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (Actbr), Paula Johns, a medida pode representar um fim para estratégia adotada pela indústria de cigarro para driblar a proibição da propaganda.

"Atualmente, mesmo em locais permitidos, a indústria prefere colocar pilhas de embalagens de forma que apenas a marca do cigarro fique aparente", conta Paula. Com essa manobra, as empresas conseguem evitar o uso dos cartazes que, obrigatoriamente, têm de apresentar mensagens de advertências.

O aumento do espaço de frases de advertência que podem ser ocupados nas embalagens também pode representar um baque para indústria do tabaco. Especialistas em prevenção do tabagismo dizem que, durante anos, fabricantes usaram as embalagens como um instrumento de propaganda. Com frases de advertência, sobretudo acompanhadas de imagens impactantes sobre malefícios do cigarro, embalagens acabam perdendo esta função.

Em menos de dois meses, esse é a segundo texto de resolução que a Anvisa coloca em consulta pública sobre cigarro. "Diante das limitações de mudar a lei de propaganda, a Anvisa começa a ocupar espaço. Algo bastante salutar",