3.27.2011

Em forma e beleza durante a Gravidez



Especialmente durante a gravidez, é importante que a futura mamã se sinta bem consigo e com o seu corpo. Eu conheço grávidas que começam a sentir-se fragilizadas perante os seus maridos/companheiros porque se acham gordas!
Beber bastante água estimula o metabolismo e faz bem à pele, tornando-a mais elástica e livre de impurezas. Também é bom massajar o corpo com óleo ou creme hidratante - há médicos(as) que aconselham colocar cremes gordos anti-estrias sobretudo na barriga (e seios também), para ajudar a evitar que a pele "estale" com o constante crescimento do bebé dentro do Útero que, inevitavelmente, estica a pele da barriga.

O corpo da futura mamã vai mudar consideravelmente, pelo que é essencial começar por aceitar bem essas mudanças, sentindo-se bela e resplandescente - Sim! As mulheres são lindíssimas quando estão grávidas!



Mas não é só em termos físicos que se deve preparar... também o deve fazer psicológicamente...
O medo da dor de parto é um exemplo daquilo que pode perturbar psicológicamente a grávida. Sendo assim, é essencial que a futura mamã saiba pormenorizadamente tudo o que se vai passar durante a gravidez e na altura do nascimento. Se estiver bem informada, ajuda a que não se surpreenda/assuste e fará com que antecipe reacções, dando-lhe confiança e tranquilidade.
A prática de exercício físico atribui bem-estar no período gestacional, e ajuda a ter um parto mais tranquilo. Os exercícios melhoram a circulação sanguínea, relaxam, aumentam a capacidade pulmonar e garantem energia extra à futura mamã.

Desporto durante a Gravidez:

A prática de uma actividade desportiva durante a gravidez é, com certeza, benéfica, pois faz com que se sinta melhor e apresente melhor aspecto físico.
Os músculos são fortalecidos e alguns incómodos da gravidez (prisão de ventre e fadiga) podem ser atenuados. Para além disso, a actividade desportiva ajuda a suprimir as tensões físicas e emocionais. Se estiver físicamente em forma, tem mais probabilidades de ter uma gravidez sem complicações e um parto mais fácil.
Mas a prática de desporto na gravidez requer, obviamente, bom senso: Não se obrigue a fazer algo que não lhe apetece, e pare para descançar se sentir necessidade disso. Poderá consultar o seu médico quanto à actividade física que melhor se adapta ao seu caso.

Fitness:

Se participava em aulas de Aeróbica de Fitness antes de estar grávida deve, antes de mais, consultar o seu médico para saber se este desporto é aconselhável para si. Se não o considerar perigoso, informe o(a) Técnico(a) Responsável acerca da sua gravidez.



Andar de Bicicleta:

Se continua a proporcionar-lhe prazer, então poderá andar de bicicleta até aos últimos meses de gravidez, mas em terreno plano e a um ritmo moderado.
Se o seu médico detectar em si vestígios que possam indiciar um aborto ou um parto prematuro, arrume a bicicleta a um canto!

Jogging:

Se já tem por hábito praticar Jogging, então poderá continuar a fazê-lo durante a gravidez.
Não se ponha, porém, a correr maratonas e não se canse demasiado ou aumente excessivamente a temperatura corporal.
Beba muitos líquidos, e use soutien de desporto e sapatilhas com solas almofadadas.
Ténis:
Se já jogava antes de ficar grávida, poderá continuar a fazê-lo, mas sem se esforçar demasiado!
Patinagem e Esqui:
Não é consensual as opiniões quanto à prática destas actividades desportivas na gravidez.
Pessoalmente considero perigosas devido aos saltos e, sobretudo, à possibilidade de quedas aparatosas que podem pôr em risco a vida do bebé.

Natação:

A Natação é um desporto bastante recomendável durante a gravidez, pois fortalece os músculos e os pulmões.
Existem cursos de Natação específicos para mulheres grávidas.
Equitação:
Existem mulheres que continuam a particar Equitação durante a gravidez. No entanto, este desporto é considerado arriscado devido à possibilidade de acidente, o qual pode desencadear um aborto ou um parto prematuro.

Ginástica:

Quanto a este desporto, não o deve praticar no caso de se tratar de executar acrobacias, obviamente! Mas há ginástica propria para grávidas!
Se tiver a possibilidade de participar num curso de preparação para o parto, não hesite em fazê-lo! Ser-lhe-ão ensinados exercícios de relaxamento (que também poderá praticar em casa), formas de lidar com as dores de parto e, além disso, discutir-se-ão aspectos relativos à maternidade e paternidade, e terá a oportunidade de partilhar e obter apoio emocional de outras mulheres grávidas.

9 boas razões para praticar desporto durante a Gravidez:

  1. Actua no Sistema Cardiovascular da grávida, que nesse período tem um volume maior de sangue em circulação, e ajuda na oxigenação das células.

  2. Proporciona um estado de realxamento que é fundamental nesta fase. O organismo está a ser submetido constantemente a situações naturais de stress e emoções.

  3. Ao fazer exercício, adquire uma maior percepção do seu corpo, o que fará com que compreenda melhor as transformações que estão a ocorrer consigo, se sinta mais segura e esteja mais preparada para o parto.

  4. Ajuda a queimar calorias, impedindo que engorde além do necessário.

  5. O corpo em movimento garante um melhor funcionamento dos intestinos, que durante a gravidez e pós-parto costumam ficar "preguiçosos".

  6. Aumenta a sua capacidade pulmonar e também ajuda a controlar o ritmo da respiração.

  7. Fortalece os músculos das pernas e da barriga, favorece o bom posicionamento da Coluna e ajuda a suportar melhor o peso do bebé.

  8. Com a musculatura fortalecida, o seu desempenho no momento da expulsão do bebé no parto será melhor. Além disso, a recuperação pós-parto é mais rápida.

  9. Dá mais flexibilidade ao corpo e também contribui com uma dose de energia extra. A boa forma física deve ser uma meta a alcançar para todas as futuras mamãs.

Conselhos para a prática de Desporto durante a Gravidez:


  • Se não estiver em forma, deverá começar suavemente e aumentar de intensidade pouco a pouco;
    Pratique a actividade desportiva que lhe dê mais prazer, desde que não seja desaconselhado pelo(a) médico(a);
  • Faça exercícios de aquecimento antes de iniciar a sua actividade desportiva;
  • Deve ingerir líquidos para compensar as perdas em suor;
  • Use um bom soutien de desporto;
  • Evite os movimentos bruscos, saltos e situações em que tenha de aplicar muita força;
  • Goze períodos de descanço suficientes e jamais teste os limites da sua capacidade de esforço;
  • Termine imediatamente a sua sessão de exercício físico assim que notar dores, quebras de tensão ou hemorragias, e consulte o seu médico.


O risco de um Aborto:

Se já sofreu um aborto, ou deu à luz um bebé prematuro, ou teve complicações nesta gravidez, deverá praticar exercício físico com muita moderação.
A certas mulheres o(a) médico(a) poderá mesmo desaconselhar a prática de qualquer tipo de exercício físico.

Nenhum comentário: