3.30.2011

Não ligue para o que os outros pensam e seja mais bela, e feliz

Todo mundo sabe que mulher se veste para os outros, se pinta para os outros, faz a mão para os outros e, quiçá, respira para os outros. Esse comportamento feminino tão “altruísta” (isto é uma ironia) finalmente foi comprovado pela ciência. Um estudo da Ohio State University, publicado no Journal of Counseling Psychology, sugere que a imagem que as mulheres têm delas mesmas não tem a ver com seu peso ou seu IMC (Índice de Massa Corporal), mas com o que os outros pensam dele.
Isso quer dizer que, para um grupo de mulheres (que isso fique claro), a influência mais poderosa sobre como elas valorizam (ou não) seus próprios corpos é como elas acreditam que os outros o veem, sugere o estudo. Então se a gordinha é chamada de gordelícia, ou se ela acha que os outros a consideram como tal, ela vai se achar delícia. Se a magrela é chamada de gostosa, ou pensa que os demais concordam com essa ideia, ela vai se achar gostosa, e por aí vai… Para mim, isso tem nome e chama falta de autocrítica, ou ainda, falta de personalidade. E também pode ser muito perigoso: a gostosa, ou a normal, ou a gordelícia, que pensa que ninguém valoriza seu corpo, acaba entrando em depressão por causa desse achismo.
Por outro lado, quanto mais as mulheres se concentram no funcionamento do próprio corpo – sem ligar tanto para a opinião alheia –, mais elas gostam dele. E se elas apreciam seu físico, é bem possível que passem a comer intuitivamente, respondendo às necessidades físicas, da fome mesmo, e não às emoções ou à mera presença de comida em sua frente. Então, mulheres do meu Brasil, prestem mais atenção a si mesmas do que no que os outros pensam. Assim vocês serão mais belas, comerão com mais consciência e ainda terão mais autoestima para sair com quem bem entender. A vida será muito melhor.
E, finalmente, homens do meu Brasil, respondam às nossas queridas amigas: o que vocês valorizam quando chega a hora do vamo vê?
 Por Laura Lopes

Nenhum comentário: