3.30.2011

QUANDO A MAGREZA VIRA DOENÇA

DISTÚRBIOS ALIMENTARES!

Quando a magreza vira doença: Saiba mais sobre os distúrbios alimentares!
Mesmo com tantas informações sobre a importância de se alimentar bem, o número de pessoas que sofre com estes distúrbios ainda é crescente!

Atualmente, dizer que uma pessoa é bonita é quase o mesmo de dizer que ela é magra e está “com tudo em cima”. Porém, esta ditadura da magreza faz com que muita gente cometa loucuras para perder peso e coloque a sua saúde em risco. Em muitos destes casos é que acontece o que chamamos de distúrbios alimentares. Ou seja, para emagrecer vale tudo, até mesmo se privar da alimentação.

Em pleno século XXI, onde o acesso à informação é irrestrito, parece até mentira que as pessoas optem por este caminho para alcançar o peso que desejam. Mas, a quantidade de gente que sofre com este problema é crescente e assustadora.

“Os distúrbios alimentares ocorrem mais freqüentemente no sexo feminino (95%) e, geralmente, tem como fator desencadeante algum outro evento importante como separações ou traumas de infância”, explica a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Vale destacar que existem tipos diferentes destes distúrbios. Segundo Lílian: “A anorexia nervosa é caracterizada por recusa alimentar, falta de apetite e distorção da imagem corporal (a pessoa se vê gorda apesar da magreza). Neste caso, é comum o uso de laxantes, diuréticos e drogas que reduzem a fome. As principais conseqüências são a desnutrição e a desidratação podendo levar até mesmo à morte”.

A Nutricionista continua: “Já a bulimia, é quando a pessoa come muito em episódios de compulsão e depois usa algum método compensatório (vômito auto-induzido, laxantes, exercícios extenuantes, jejuns) para que não ganhe peso. Esta doença leva principalmente a complicações no aparelho digestivo”.

Além disso, algumas pessoas têm episódios de compulsão, que é caracterizado por grande ingestão de alimentos em curto período de tempo, sem o método compensatório. Geralmente estas pessoas se escondem para comer, estão acima do peso e tem caráter depressivo. “Estima-se que 1% da população geral preencha critérios para um transtorno da compulsão alimentar periódica”, diz Lílian.

Ela ainda ressalta que há um novo tipo de distúrbio alimentar, ainda pouco conhecido, a ortorexia: “As pessoas ortoréxicas são obcecadas por alimentos naturais, sem conservantes, orgânicos etc. Elas chegam a um limite extremo que pode causar alguns problemas de socialização e até a desnutrição (por exclusão de muitos alimentos)”.

E quando o assunto é o tratamento para estes distúrbios, a Nutricionista é taxativa: “O tratamento adequado é feito por uma equipe multiprofissional especializada, composta por médico clínico, nutricionista, psiquiatra e terapeuta individual, de grupo ou familiar. É a única saída”.

Nenhum comentário: