3.29.2011

Saúde da Familia (RJ)

Mais saúde para a Zona Oeste (Rio de Janeiro)

Clínica de Saúde da Família inaugurada em Padre Miguel vai atender 28 mil pessoas

Rio - Padre Miguel recebeu ontem sua primeira Clínica de Saúde da Família, com capacidade para fazer o atendimento de rotina de 28 mil pessoas. A unidade Fiorello Raymundo, 31ª do município, conta com sete equipes de Saúde da Família e quatro de Saúde Bucal. O perfil dos pacientes estará no prontuário eletrônico: informações como histórico de doenças ou alergias a medicamentos, entre outras, ficarão à disposição dos médicos para auxiliar em tratamentos futuros na rede municipal.

Inaugurada pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário municipal de Saúde, Hans Donhmann, a clínica ocupa o terreno antigo prédio do INSS que, abandonado, era ocupado por usuários de drogas e moradores de rua.“A clínica não deve em nada aos consultórios particulares da Zona Sul. Além da prevenção, atendemos casos que antes iam aos hospitais”, disse Paes.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Unidade tem dez consultórios, salas de exames e leitos, além de cuidados especiais para grávidas e bebês | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Dohmann lembrou que a clínica vai oferecer serviços como pré-natal, exames para recém-nascidos, além da prevenção de doenças como diabetes e hipertensão.

São dez consultórios, salas de ultrassonografia, raio-X, leitos de observação e farmácia. Na sala de endemias, ficam materiais educativos sobre prevenção à dengue. O investimente foi de R$ 2,5 milhões. A clínica, na Rua do Açafrão, funciona de 8h às 20h nos dias úteis e das 8h às 12h aos sábados.

Cada vez mais atendimentos

Com a inauguração da clínica em Padre Miguel, a cidade passa a contar com 19 unidades e 1,3 milhão de beneficiados. A cobertura subiu de 3,5% da população, em 2009, para 20%. Até 2012, o índice deve ultrapassar 35%. Rocinha, Pavão-Pavãozinho, Santa Marta e Vila Cruzeiro têm 100% de cobertura.

Na Clínica Fiorello Raymundo, uma sala foi reservada para o atendimento a gestantes e recém-nascidos, o Acolhimento Mãe-Bebê. “Não vou precisar ir ao PAM de Bangu para ser atendida. Meu filho será acompanhado ao lado de casa”, disse ontem Amanda Salvador, 23 ano, mãe de Enzo, 1 mês.

Nenhum comentário: