4.01.2011

Elixir da vida: Xarope de bordo -maple syrup - do Canadá

NOVA YORK - Pesquisadores da Universidade de Rhode Island identificaram 54 compostos de polifenois no xarope de bordo ( maple syrup) do Canadá - o dobro da quantidade encontrada em estudos anteriores -, muitos com atividade antioxidante e possíveis benefícios à saúde. Em estudos de laboratório, estes compostos funcionaram como agentes anti-inflamatórios e anticancerígenos. Estudos iniciais também sugerem que os compostos podem inibir enzimas da diabetes tipo 2, por estarem envolvidos na conversão do carboidrato para o açúcar. Tudo isso foi apresentado esta semana no encontro anual da American Chemical Society.
- Muitos desses compostos são encontrados nas frutas vermelhas, no chá, no vinho tinto e na linhaça - explicou o professor Navindra Seeram, um dos autores da pesquisa. - Até 2050, uma em cada três pessoas será atingida pela diabetes tipo 2 e mais pessoas estarão em busca de dietas mais saudáveis, então encontrar um potencial antidiabético nos compostos do xarope de bordo é interessante para consumidores e para a comunidade científica.
Cinco dos 54 antioxidantes encontrados foram identificados pela primeira vez in natura e são próprios do xarope. Entre esses cinco, um polifenol é particularmente interessante, o Quebecol, criado no processo de baixa ebulição da seiva para o xarope.
- Não sabemos ainda se os novos compostos contribuem para o perfil saudável do xarope de bordo, mas sabemos que a quantidade e variedade dessas substâncias o qualifica como alimento campeão -

Nenhum comentário: