4.02.2011

PREENCHEDORES CUTÂNEOS E OS EFEITOS COLATERAIS

Preenchedores cutâneos e os efeitos colaterais

Especialista fala sobre as consequências deste procedimento.

O preenchimento se transformou em uma ótima opção, não só nos tratamentos de rejuvenescimento, mas também para amenizar cicatrizes deprimidas. Contudo, como todas as outras técnicas, o procedimento pode ter algumas complicações. “No caso dos preenchimentos podem ser decorrentes da técnica ou do tipo do preenchedor, além de sensibilidade individual”, explica a dermatologista Solange Pistori Teixeira, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp.
De acordo com a dermatologista, os preenchedores podem ser divididos em absorvíveis (temporários ou biodegradáveis) e não-absorvíveis (definitivos ou não-biodegradáveis). “As complicações de técnica podem ser decorrentes de erro no nível de preenchimento, excesso de material, diluição incorreta”, completa Dra. Solange.
A médica alerta ainda que há possibilidades de ocorrer também complicações vasculares, decorrentes da injeção acidental em vasos que pode evoluir para necrose de tecido e cicatriz. “Uma área particularmente sujeita a esse tipo de complicação é a glabela, região entre as sobrancelhas. Por isso, nessa área dá-se preferência na aplicação de toxina botulínica ao invés do preenchimento, uma vez que já foi relatada embolização do preenchedor aplicado nesse espaço na literatura científica, que levou à oclusão de vasos e artérias, levando à cegueira”.
As reações decorrentes do preenchedor podem ser eritematosas (inflamatórias, alérgicas) transitórias ou prolongadas; edema endurecido, urticária, reação acneiforme, formação de granulomas (nódulos) e abscesso.
“Estudos demonstram que a presença de proteínas que não conseguem ser totalmente eliminadas durante o processo de fabricação do produto seriam as causas do processo inflamatório, formação de granulomas, produção de anticorpos e reações de hipersensibilidade”, finaliza a dermatologista.
Dicas para evitar problemas

• Preferir preenchimentos absorvíveis;
• Escolher material de laboratórios reconhecidos;
• Checar a embalagem para saber o que está sendo aplicado - é importante para não misturar produtos;
• Evitar fazer um preenchimento com um profissional e repeti-lo com outro sem saber o que foi colocado, ou mesmo se submeter a aplicação de laser e outros procedimentos sobre os preenchimentos desconhecidos;
• Procurar dermatologista ou cirurgião plástico que sejam treinados para esse tipo de procedimento;
• Ter cuidado com preços muito mais baixos dos procedimentos.

PREENCHIMENTO FACIAL:

Preenchimento facial: saiba mais sobre este assunto
Especialista explica o que é importante avaliar antes de fazer o procedimento.
Ficar linda, com o rosto sem rugas e chegar perto da beleza que a gente só está acostumado a ver nas telas. Parece um sonho, mas não é. O preenchimento facial é uma das técnicas mais usadas pelas famosas e vem ganhando um espaço considerável no ranking dos procedimentos estéticos mais realizados no país.
De acordo com a médica, Dra. Débora Cristiam Galvão, Especialista em Cirurgia Plástica, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) – EUA, antes de optar pela técnica, o mais importante é avaliar as expectativas do paciente, as substâncias disponíveis, a quantidade e locais de aplicação, entre outros fatores. 
“É preciso ter em mente que o principal objetivo do preenchimento facial é amenizar e suavizar marcas, depressões e linhas de expressão acentuadas, como sulco nasogeniano (bigode chinês), olheiras, rugas labiais e perda de volume nos lábios. O uso inadequado dessa técnica tende a levar a um resultado extremamente artificial. O rosto do paciente pode ficar deformado ou artificial demais”, afirma a médica.
E se você tem dúvidas quanto à eficácia destes preenchedores, a especialista esclarece: “Só indico e acredito em preenchimentos temporários, pois os permanentes causam problemas com o tempo, já que sempre ocorrem mudanças em nosso organismo. A substância natural que é utilizada é a gordura do próprio paciente, procedimento chamado de lipoenxertia. O ácido hialurônico sintético, similar ao que existe no nosso organismo, é bastante seguro”.
Quanto ao efeito do procedimento, a cirurgiã é clara: “A duração varia de pessoa a pessoa. Na média, o preenchimento com ácido hialurônico costuma durar aproximadamente quatro meses. Não há uma idade certa para começar a fazê-lo. Como todo ato cirúrgico, ele não depende necessariamente da idade, mas da necessidade e da indicação correta”.
Contudo, não é indicado mudar o contorno facial ou aumentar o volume do rosto com o uso de preenchedores. “Nessas situações, recomendo a colocação de implantes (porex ou silicone), materiais destinados ao contorno esquelético facial. O uso de preenchimentos para o contorno da face fica artificial, muda a fisionomia e ainda tem o risco de se movimentar. A correção da volumetria de partes moles, se for necessária pela idade da paciente, deve ser feita com cirurgia plástica, para reposicionar a musculatura e a gordura facial. O lifting facial é uma opção viável nestes casos, pois proporciona o rejuvenescimento, combate à flacidez e restaura o contorno do rosto”

MENTOPLASTIA BENEFICIA A HARMONIA FACIAL

Mentoplastia beneficia a harmonia facial
Procedimento que corrige o queixo torna-se importante para quem busca um rosto mais harmonioso.

Apesar de ter o nome pouco conhecido, seus benefícios são certeiros e já apreciados há algum tempo. Dizem, inclusive, que parte da beleza de Marilyn Monroe era graças a esta técnica, muitas vezes realizada sem que se perceba o procedimento. E então, já sabe do que se trata? É a mentoplastia! Recurso que pode ajudar quem busca um rosto mais harmônico.

De acordo com o cirurgião plástico Cristiano Fleury, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), esta técnica, também conhecida como plástica de queixo, é a solução de muitos problemas. “Em um plano de perfil, o queixo apresenta normalmente um leve recuo em relação ao lábio inferior. No entanto, algumas pessoas têm esse recuo maior que o ideal, o que compromete a estética e, em alguns casos, a auto-estima”, explica Cristiano.

Para amenizar esses problemas e proporcionar maior harmonia na face do paciente, em casos de recuos leves ou moderados do queixo, a correção é feita a partir da introdução e fixação de uma prótese de silicone na região do queixo. O procedimento cirúrgico pode ser feito por dentro da boca (intra-oral) ou disfarçado no sulco existente abaixo do queixo. Local por onde também pode ser feita a incisão. 

Segundo Fleury, a técnica de correção do queixo ainda pode trazer benefícios para o pescoço, já que promove um tensionamento na pele da região. “Como a mentoplastia também pode ser aplicada para definição do contorno da mandíbula, a cirurgia pode proporcionar uma melhora na tão temida papada. Além disso, também é utilizada de forma complementar às cirurgias ortognáticas, realizadas por cirurgiões bucomaxilofaciais para corrigir deformidades que envolvem o esqueleto facial e os dentes”, comenta ele.

O procedimento só é contra-indicado em casos de o paciente já possuir outros problemas clínicos mais graves, o que poderá ser avaliado durante os exames pré-operatórios.  Porém, deve-se dar uma atenção especial ao local depois da cirurgia realizada. “A recomendação é para evitar atritos na região operada, principalmente nas primeiras três semanas. Caso contrário, a prótese pode se movimentar e sair do lugar.”, finaliza o cirurgião.
Sua Dieta

Nenhum comentário: