2.05.2011

O Adolescente e a Sexualidade

Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. Teoricamente, a sexualidade assim como a conhecemos, inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência, o que deve ocorrer por volta dos 12 anos de idade (Art. 2º – Estatuto da Criança e do Adolescente). Entretanto, em prática, sabemos que não se configura exatamente desta forma.
O termo “sexualidade” nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.
 A sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.
Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não necessariamente precisa vir acompanhado do outro. Cabe a cada um decidir qual o momento propício para que esta sexualidade se manifeste de forma física e seja compartilhada com outro indivíduo através do sexo, que é apenas uma das suas formas de se chegar à satisfação desejada. Sexualidade é uma característica geral experimentada por todo o ser humano e não necessita de relação exacerbada com o sexo, uma vez que se define pela busca de prazeres, sendo estes não apenas os explicitamente sexuais. Pode-se entender como constituinte de sexualidade, a necessidade de admiração e gosto pelo próprio corpo por exemplo, o que não necessariamente signifique uma relação narcísica de amor incondicional ao ego.
Transformações da Mente e do Corpo
A Adolescência, período de vida compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade. A criança desenvolve-se, amadurece e fica apta para usufruir sua sexualidade, firmando sua identidade sexual e buscando um par, já com a possibilidade de gerar filhos.

A fase onde há modificações no corpo chama-se de Puberdade. Ocorre a primeira menstruação nas meninas (menarca), as poluções masculinas (ejaculações espontâneas sem coito), o crescimento de pêlos no corpo, a mudança de voz nos rapazes, o amadurecimento da genitália, com aumento do tamanho do pênis e dos seios,Seja qual for a sua visão íntima sobre o assunto, é interessante que se possa manter uma relação de compreensão e aceitação de sua própria sexualidade. O esclarecimento de dúvidas e a capacidade de se sentir vontade com seus desejos e sensações, colabora imensamente ao amadurecimento desta, o que gera sensação de conforto e evita conflitos internos provenientes de dúvidas e medos, gerando uma experiência positiva e saudável.
Mas nem sempre esta fase vem acompanhada das transformações emocionais e sociais que são o marco da adolescência. Dependendo da cultura de cada povo, a adolescência pode chegar mais tarde, independente da criança estar já bem desenvolvida fisicamente. É o caso dos países ocidentais, como os Estados Unidos e a Inglaterra ou França. O processo de educação continuada e a grande soma de informações, por exemplo, acabam por retardar a necessidade, por parte dos jovens, da busca de uma vida separada de seus pais. Muitos ainda moram com a família depois dos 20 anos. Já em sociedades mais simples, como em algumas regiões do Brasil, da África ou da Ásia, a necessidade de força braçal, desde muito cedo, antecipa a entrada da criança na adolescência e nas responsabilidades que lhe são devidas.
A jovem adolescente amadurece em média dois anos antes do rapaz. Busca fortificar sua feminilidade, prorrogar os encontros sexuais e selecionar um parceiro adequado para poder ter sua primeira relação sexual, o que ocorre de forma gradativa. Vai experimentando seus limites progressivamente. Os rapazes buscam encontros sexuais com mais ansiedade, geralmente, persuadindo as garotas ao sexo com eles. Em nosso meio, há uma tendência do jovem em experimentar sensações sexuais com outros de sua idade, sem necessariamente buscar uma relação sexual propriamente dita. O termo que se usa atualmente é "ficar".
A perda da virgindade ainda é um marco importante para os jovens. É um rito de iniciação sexual, que pode ser vivenciado com orgulho ou com culpa excessiva, de acordo com a educação e tradição da família. Inicialmente, os jovens buscam apenas envolvimento sexual, testando suas novas capacidades e reações frente a sensações antes desconhecidas. É a redescoberta do corpo. Só depois procuram o envolvimento afetivo complementar passando a conviver não apenas em bandos, mas também aos pares.
A masturbação faz parte da vida das pessoas desde a infância e, na adolescência, se intensifica com a redescoberta de sensações, tanto individualmente quanto em dupla ou em grupo.
Os jovens podem apresentar algum tipo de atividade homossexual nessa fase, como exposição dos genitais, masturbação recíproca e comparação dos seios e dos genitais em grupo (comparação do tamanho do pênis, por exemplo), atividades estas consideradas absolutamente normais. A fortificação dessas condutas, com o abuso sexual por parte de um adulto de mesmo sexo ou com alta ansiedade perante o sexo oposto, pode desenvolver uma orientação homossexual definitiva nos jovens.
Em tempos da super informação, com a internet, a globalização, a pouca censura nos meios de comunicação de massa, há um apelo sexual freqüente e precoce, expondo os jovens a situações ainda não bem compreendidas por eles. Os adolescentes falam como adultos, querem se portar como tal e ter os privilégios da maturidade. No entanto, falta-lhes a experiência, a responsabilidade e o significado real de um envolvimento sexual. A gravidez de risco na adolescência, infelizmente, é um dos resultados desastrosos desta situação atual. A  informação destorcida, o  livre sexo na midia, a falta de respeito pelos mais velhos, a perda dos valores morais e espirituais  são os verdadeiras causas pelo conturbado desenvolvimento dos adolescentes nos tempos atuais.
Blogs de Saúde

 Dieta antirrugas

No cardápio do dia, bastante romã, morango, molho de tomate, brócolis e castanha-do-pará. Com eles, é possível aproveitar os dias de sol e preservar a juventude da pele, além de evitar o aparecimento de manchas e tumores

Se a fonte da juventude fosse vendida em potes nas farmácias, teria o sabor de um doce morango ou uma adstringente romã. Afinal, segundo um recente estudo da Universidade Hallym, na Coreia do Sul, essas frutas são algumas das melhores opções para prevenir o envelhecimento precoce da pele. “Elas são ricas em ácido elágico, um antioxidante poderoso”, afirma o bioquímico Marcelo Hermes Lima, da Universidade de Brasília, que estuda o composto há anos.

Na pesquisa sul-coreana, os cientistas expuseram células à radiação ultravioleta do sol — principalmente à UVB, que provoca vermelhidão e pode causar câncer. Depois, adicionaram extratos de ácido elágico às culturas celulares. “A pele tratada com a substância teve menos inflamações provocadas pelo excesso de exposição solar”, explica a nutricionista Elaine de Pádua, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “A atividade de substâncias que contribuem para a degradação do colágeno também foi reduzida.”

E o colágeno, para a pele, é tão importante quanto os óculos para quem tem problemas de visão. Sem ele, que é a proteína mais abundante no corpo, as células perdem elasticidade e aí aparecem as rugas. “É como se o colágeno fosse um sustentáculo, aumentando a resistência contra estiramentos. Sem ele, o tecido perde firmeza”, assinala a dermatologista Daniela Taniguchi de Barros, da Faculdade de Medicina do ABC, na região metropolitana de São Paulo. Só não há consenso sobre a quantidade de frutinhas necessária para manter a pele jovem — já que o trabalho coreano foi feito in vitro. A recomendação é acrescentá-las a um dos lanches diários. Até mesmo a balança agradecerá: 100 gramas de romãs e morangos têm, respectivamente, 56 e 30 calorias. Delícias de tão leves.

Além de romãs e morangos, a pele agradece o consumo de molho de tomate. Esse alimento foi testado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e se mostrou um aliado da juventude do tecido. Os pesquisadores acrescentaram 55 gramas — a quantidade que consumimos em uma boa macarronada — à dieta diária de mulheres com cerca de 30 anos de idade. Os resultados foram animadores: uma substância do tomate, o licopeno, reduziu a ação dos raios UVA, principais responsáveis pelo envelhecimento.

Por LÚCIA NASCIMENTO

Câncer: a importância de um diagnóstico precoce.

Estão previstos 500 mil novos casos de câncer para 2011

No dia 04 de fevereiro (sexta-feira), instituído o Dia Mundial de Combate ao Câncer pelo UICC (União Internacional de Combate ao Câncer), o INCA informou em nota que mais de 12, 7 milhões de pessoas são diagnosticadas todo ano com câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. No Brasil, são esperados, somente para 2011, quase 500 mil novos casos.
Se não forem tomadas medidas de longo prazo e largo alcance, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas ocorrerão nos países em desenvolvimento.
Muitos desconhecem que a obtenção de um diagnóstico precoce em casos de pacientes com câncer está diretamente associada às suas reais chances de cura. A detecção da doença em estágio inicial pode ser responsável por 80% a 100% da cura definitiva. Já em situações que chegaram ao grau máximo de evolução, quando o câncer disseminou-se pelo corpo, essa possibilidade é praticamente nula, conforme afirma Fernando Medina, oncologista do Hospital São Luiz, da unidade Anália Franco.
Mulheres que ainda não tiveram filho ou ficaram grávidas depois dos 30 anos apresentaram menarca muito cedo, menopausa tardia ou estão fazendo reposição hormonal são mais propensas a ter câncer de mama. É comprovado que, hoje, cerca de 49 mil mulheres tenham câncer de mama - estimativa alta para a população brasileira.
Segundo o especialista, para todos os tipos de câncer – colo do útero, boca, colorretal, estômago, esôfago, leucemia, pele melanona, próstata, pulmão – há uma forma específica para se detectar precocemente a presença da doença. No de mama, por exemplo, o principal exame preventivo é a mamografia. Recomendada para mulheres acima dos 50 anos, ela pode garantir a redução do índice de mortalidade. Já para aquelas com menos de 40 anos, o ultrassom de mama é o mais apropriado. Ainda que em casos de dúvida, a ressonância magnética das mamas funciona como um exame completo, preciso e menos desconfortável que os tradicionais.
Câncer de mama masculino - Segundo Medina, surgem 500 casos de câncer de mama masculino a cada ano, no Brasil. O diagnóstico, que também é feito por meio do exame de mamografia, é fácil e bastante simples de ser realizado, porém, na maioria dos casos, acontece tardiamente. Isso porque a maioria dos homens não percebe a tempo uma possível alteração em suas mamas, e pensa que a doença se restringe ao universo feminino.
Para tratar do tema, esclarecendo questões que se fazem a respeito desta doença, alertando para possíveis tratamentos e dicas de prevenção, o Hospital São Luiz coloca à disposição o dr. Fernando Medina, oncologista da instituição.
Hospital e Maternidade São Luiz -Inaugurado em 1938 como uma policlínica, o São Luiz é hoje uma rede de hospitais com 14 mil médicos credenciados, 4,5 mil funcionários e 803 leitos. Por mês, faz cerca de 4,4 mil internações, 3,4 mil cirurgias, atende 50 mil pacientes no pronto-socorro e realiza 69 mil exames no Centro de Diagnósticos. Por ano, a Maternidade faz 13 mil partos. Com unidades localizadas no Itaim, Morumbi e Anália Franco, o hospital objetiva oferecer infraestrutura, conforto, tecnologia e dedicação para os seus pacientes, o que caracteriza o alto padrão de qualidade São Luiz.
Fonte: INCA

Dia Mundial do Câncer: 120 países se mobilizam pela prevenção contra tumores, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias


Essas doenças respondem por mais de 70% dos gastos assistenciais do SUS e por 67% de todas as mortes registradas no Brasil
Rio (04/02) - O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, terá neste ano uma pauta ampla: mobilizar as 400 organizações espalhadas em 120 países, representados na União Internacional para o Controle do Câncer (UICC, na sigla em inglês), entre os quais o Brasil, a adotarem campanhas sistemáticas de prevenção. O objetivo é combater o efeito considerado “catastrófico” das doenças crônicas não-transmissíveis sobre as populações e os sistemas públicos de saúde.

No país, o câncer, a diabetes, as doenças cardiovasculares e respiratórias consomem mais de 70% dos gastos assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) e respondem por 67% das mortes registradas no país. Os dados são do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Os efeitos dessas doenças sobre as populações e os sistemas públicos de saúde são tão devastadores que a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu na pauta da sua Assembleia Geral, marcada para setembro, em Nova Iorque, uma discussão sobre o tema. Essa é a terceira vez que as Nações Unidas abrem espaço para discutir assuntos dessa natureza. Ocorreu com a poliomielite, em 1988, a partir de uma resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicar a doença no mundo até o ano 2000; com a Aids, em 2001, e agora com as doenças crônicas não-transmissíveis.

“O objetivo é chamar a atenção dos países e dos gestores da saúde em todo o
mundo para a necessidade urgente de se adotar medidas de prevenção e controle dessas doenças”, afirma o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, porta-voz da UICC para a América Latina. Segundo a OMS, as doenças crônicas não-transmissíveis são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo. A UICC afirma que são 35 milhões de mortes por ano sendo que 9 milhões poderiam ser evitadas.

No Brasil, até a primeira metade do século XX, as Doenças Infecciosas Transmissíveis, caso da tuberculose e do sarampo, eram as causas mais frequentes de morte. A partir dos anos 60, uma série de fatores combinados potencializou as doenças crônico-degenerativas: o envelhecimento da população, a redução das taxas de desnutrição, a queda nas taxas de natalidade, o excesso de pessoas com sobrepeso e obesas são alguns desses fatores.

Essa mudança, que é uma tendência mundial, no Brasil, é observada em todas as regiões. A maior redução foi registrada na região Norte: em 1980 as doenças infecciosas e parasitárias representavam 26% do total de mortes, já em 2008, elas foram causa de 6,5% dos óbitos. Na região Nordeste, os óbitos por essas doenças caíram de 21% para 5% do total registrado.

Seja voce mesma. Fale, não represente




Quando uma pessoa expressa seus sentimentos com palavras, em vez de ações, reduz as chances de ser mal interpretada e leva o parceiro a reagir receptivamente. Fechar-se em silêncio, ou pisar duro e bater portas, são atitudes que mostram a existência de um problema e que os parceiros não expressam convenientemente seus sentimentos. Quando uma pessoa se sente magoada, triste ou zangada, seu primeiro impulso pode ser o de expressar seu estado emocional com atitudes, ao invés de usar as palavras. Dramatizar a mágoa, a tristeza ou a raiva pode ser preferível à repressão das emoções, mas os seres humanos têm a capacidade de falar – o que é sempre uma opção melhor.


Quando dizemos “eu me sinto”, dando nome à emoção e explicando o seu motivo, abrimos caminho para a solução do problema... Além disso, colocar os sentimentos em palavras permite expressar a sua intensidade... Expressar sentimentos ruins verbalmente demonstra tanto a coragem da pessoa que fala como a confiança que é depositada naquela que ouve. É preciso ter coragem para mostrar fragilidade, para falar a outra pessoa a respeito de momentos que provocaram mágoa, perturbação ou que representaram um insulto.

Mas, falar não significa “explodir” de raiva... quanto mais emocionalmente intensa for a linguagem, mais intensa será a reação do outro. E quanto mais os dois se inflamarem, mais aumentará a probabilidade de tomarem posições opostas... Por isso, preste atenção às palavras que usa para descrever seus sentimentos negativos e, principalmente, ao modo como fala – esses são os pontos chave para o outro reagir de maneira construtiva.

(texto de Susan Heitler, do livro “A arte do relacionamento”)




Tranqüilidade

         O que significa para você uma vida de tranqüilidade? 

      Para uns a tranqüilidade é não ter preocupações financeiras.

Para outros é viver num ambiente harmônico.  
Outros ainda acreditam que a tranqüilidade é alcançada quando realizam um grande sonho ou desejo.
Aqueles que assim a definem estão apenas parcialmente certos.
A tranqüilidade não deveria, e não pode, depender de fatores externos.
Ela deve ser criada dentro de cada um.
Somente um coração e uma mente apaziguados poderão criar as condições para uma existência tranqüila.
Somente a paz interior permitirá que, mesmo sob condições adversas, você possa manter a serenidade.
Aquiete seu coração e sua mente e você não será contaminado pela turbulência exterior.
Crie a harmonia dentro de si mesmo e verá que tudo a sua volta ficará mais harmonizado.
Senhora da Lua
"Uma grande parte de nossa tranqüilidade consiste em nada fazer injustamente." (Sêneca)
"Preserva-se melhor a tranqüilidade pela inocência do que pela eloqüência." (Tácito)
"Não confies na tranqüilidade: o mar em um momento se alvoroça." (Sêneca)
"A tranqüilidade de espírito é a grande compensação da virtude."
(Plínio, o moço)

"Não há verdadeira tranqüilidade, senão aquela que a razão formou." (Sêneca)
"Onde o rio é tranqüilo, talvez se esconda a água mais profunda."
(Dionísio Catão)

"Para que tenhas tranqüilidade, perde alguma coisa." (Santo Agostinho)
"Apenas desejo a tranqüilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos." (René Descartes)
"Quanto não ganha em tranqüilidade quem não se preocupa com o que o vizinho diz, faz ou pensa, mas apenas com os seus próprios atos." (Marco Aurélio)
"Quem vive na tranqüilidade, que seja mais ativo; quem vive na atividade deve encontrar tempo para descansar. Segue a natureza: ela te lembrará que fez o dia e a noite." (Sêneca)
"Quando tudo te parece tranqüilo, as forças que fazem mal não estão ausentes, mas inativas." (Sêneca)
"Esforça-te por estabelecer a tranqüilidade em tuas áreas de ação, sem considerar sacrifícios pessoais que serão sempre pequenos, por maiores te pareçam, na hipótese de serem realmente o preço da paz de que necessitas." (Chico Xavier)
"A vida é tranqüila para aqueles que suprimem o meu e o teu." (Publílio Siro)
"Não pode ter vida tranqüila quem muito se preocupa em prolongá-la." (Sêneca)
"Quando se está tranqüilo, a lembrança de um sofrimento passado nos traz prazer." (Cícero)
"A verdadeira tranqüilidade nos é dada pela razão." (Sêneca)
"Para se viver feliz, o mais importante é a tranqüilidade." (Cícero)
"A alma tranqüila é como um banquete contínuo." (Vulgata)
"Disputa, nunca; negócios, raros; mente, tranqüila." (Marcial)

Cafeína aumenta raciocínio feminino em situação estressante

   . Foto: Getty Images A equipe de cientista teve a ideia de examinar o que a cafeína faz com o corpo quando ele está sob estresse
Foto: Getty Images
Patricia Zwipp
Às mulheres que vão participar de uma reunião de trabalho importante ou precisam encarar alguma outra situação desafiadora, fica a dica: tomem café para melhorar o raciocínio. Já os homens devem evitar a bebida, porque pode prejudicar a memória e tornar mais lento o processo de tomar decisões. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra.
A equipe de cientista teve a ideia de examinar o que a bebida, mais precisamente a cafeína, faz com o corpo quando ele está sob estresse. Então, recrutou 64 pessoas do sexo masculino e feminino e os dividiu em duplas do mesmo sexo. Todos tiveram realizar uma série de tarefas, incluindo negociações, quebra-cabeças e desafios de memória, finalizando com uma apresentação sobre o que haviam feito no dia.
Segundo os resultados, metade dos pares recebeu café sem cafeína e, a outra, a bebida com uma grande quantidade da substância. O desempenho de homens que saborearam o líquido cafeinado em testes de memória foi "muito prejudicado". Eles também levaram, em média, 20 segundos a mais para completar quebra-cabeças, enquanto as mulheres que consumiram cafeína os finalizaram com mais de um minuto de vantagem, cerca de 100 segundos mais rápido.
Vida e Estilo
O Dia

Leucemia

Pesquisa acompanha evolução de leucemia com 'regressão' de células

Células doentes da medula óssea foram levadas a um estágio embrionário.
A partir daí, o crescimento do câncer pode ser estudado em laboratório.

Um estudo da Unversidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, criou um modelo, com placas de laboratório, para observar como células do tecido sanguineo podem desenvolver leucemia. O segredo é a "regressão" das células cancerígenas adultas a um estágio embrionário, com um técnica conhecida como células-tronco pluripotentes induzidas (iPS, na sigla em inglês). O estudo foi divulgado na publicação científica "Blood" nesta sexta-feira (4).
Segundo os autores da pesquisa, é a primeira reprogramação de células sanguíneas obtidas a partir de um paciente com leucemia. Com a técnica, os pesquisadores, liderados por Igor Slukvin, conseguiram transformar células doentes em estruturas pluripotentes, que podem gerar qualquer tipo de tecido.
A paciente tinha um tipo de leucemia conhecida como mieloide crônica, responsável pela morte de 1.500 pessoas por ano nos Estados Unidos. Como qualquer tipo de leucemia, a doença tem origem na região da medula óssea responsável pela produção de glóbulos brancos, estruturas responsáveis pela defesa do organismo.
Trata-se de um novo modelo para o estudo de células cancerígenas, de acordo com a equipe de Slukvin. Outra virtude do trabalho é a manipulação de células da medula óssea e do cordão umbilical para obter células-tronco induzidas. Normalmente, o material escolhido para a reprogramação são células adultas da pele.
Slukvin explica que as células induzidas a um estágio embrionário também possuiam as mesmas alterações genéticas das células cancerígenas adultas, o que permitiu aos cientistas a reprodução da doença em placas de laboratório, o que permite o acompanhamento detalhado do avanço da patologia.
O próximo passo é saber identificar novas formas de tratamento como, por exemplo, a eliminação de genes responsáveis por desencadear a multiplicação exagerada de células.
A pesquisa foi financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), agência federal de pesquisa médica nos Estados Unidos, e pela Fundação Charlotte Geyer
G1.com

Por que perdemos mercado para a China?

Nossa câmbio valorizado é uma das principais causas... ImageInteressante, até porque confirma o que todos nos já sabíamos: pesquisa feita junto a 1.529 indústrias de grande, médio e pequeno porte pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que a concorrência com produtos chineses afeta 28% - mais de 1/4 - das empresas brasileiras.

Dentre as empresas expostas à esta concorrência, uma parcela de 45% perdeu participação no mercado interno. A competição chinesa também causou perda de mercado externo para nossas indústrias. Dentre as exportadoras consultadas, mais da metade (52%), concorre com os produtos asiáticos - destas, 67% queixam-se de terem perdido clientes externos.

A CNI adianta que os efeitos dessa concorrência no mercado interno foram mais sentidos em quatro setores - produtos de metal, couros, calçados e têxteis. No externo (exportador), a perda de clientes foi mais intensa nos setores têxteis, de máquinas e equipamentos, além de produtos de metal e do setor calçadista.

Impedir dumping, reduzir custos, aumentar produtividade
O levantamento da CNI aponta que a China converteu-se em importante fornecedora de insumos e matérias-primas pra cá, e que isso cada vez ganha mais espaço nos últimos anos. Em 2006 (ano de pesquisa anterior semelhante), apenas 11% das empresas consultadas importavam matérias-primas da China e parcelas ainda menores compravam seus produtos finais ou equipamentos.

Já na pesquisa de agora, 21% das consultadas adquiriram matérias-primas chinesas e quase 10% importavam de lá manufaturados, além de máquinas e equipamentos. E dentre os atuais importadores de produtos chineses, 1/3 afirmou que pretende aumentar suas compras nos próximos seis meses.

Temos aí, comprovada entre nós, a força da China,  a de suas exportações para o Brasil, seu papel na economia global e a concorrência com nossos produtos no mundo. A pesquisa/CNI confirma que só temos um caminho: impedir toda e qualquer ação de dumping e aumentar nossa competitividade e produtividade. Para tanto, insisto, há que reduzir nossos custos tributários, financeiros, e na infraestrutura. Como?

Saída: reforma tributária


Fazendo a reforma tributária, investindo na infraestrutura e em inovação, sem perder de vista que nosso câmbio depende da política monetária e fiscal, e não apenas do aumento das commodities ou da desvalorização artificial do dólar e do yuan.

Afinal, vejam o que diz o relatório-síntese da pesquisa da CNI na justificativa para estas perdas de mercado: "Há fatores de competitividade bem mais favoráveis para a China, como custo salarial menor, juros mais baixos, infraestrutura mais eficiente, escala de produção muito maior e menores barreiras burocráticas. Mas, o fator mais relevante é o câmbio."

Publicado em 04-Fev-2011
Blog do Zé Dirceu

2.04.2011

DIA MUNDIAL DO CÂNCER

 

  ALIMENTAÇÃO AJUDA NO TRATAMENTO

Dia Mundial do Câncer – alimentação ajuda no tratamento
Estudo mostra benefícios de uma boa alimentação durante a luta contra esse mal.

Uma doença que instiga os pesquisadores, que mata pessoas de todas as idades e das mais diferentes classes sociais e que vem se tornando cada vez mais comum em todo o mundo. É claro que estamos falando do câncer. O dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, data que serve de alerta para a conscientização da doença e, principalmente, para esclarecimento sobre a prevenção, o tratamento e os seus riscos.
O que pouca gente sabe é que a alimentação tem se transformado em uma arma, seja por aqueles que fazem de tudo para espantar a possibilidade de desenvolver um câncer, ou por aqueles que já sentem na pele o quão terrível é passar por esta dor. De acordo com pesquisas, uma dieta adequada é essencial durante o tratamento contra o câncer e para isso é muito importante que o paciente tenha acompanhamento de um nutricionista especializado em oncologia.
“Alguns pacientes precisam aumentar a ingestão de determinados alimentos, enquanto outros precisam evitar alguns”, comenta Lia Buschinelli, nutricionista do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC). “Pacientes em quimioterapia podem sofrer alguns efeitos colaterais como náuseas, mudanças no paladar e perda de apetite. O ideal é trabalhar preventivamente, pois o estado nutricional adequado do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento”.
Mas, o que na teoria é perfeito, na prática não acontece. A taxa de desnutrição em pacientes com câncer pode chegar a 80% dos casos. “Para melhorar este cenário, a atuação de uma equipe multiprofissional é fundamental para o bem estar do paciente com câncer em todos os sentidos. O nutricionista está inserido nesta equipe e o seu trabalho é muito importante para o paciente e para o médico, pois a desnutrição é muito prejudicial para o tratamento”, afirma Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e diretor da unidade São Paulo do IPC.
Os tratamentos mais comuns para o câncer são cirurgia, quimioterapia e radioterapia e podem desencadear alguns efeitos colaterais que interferem diretamente na ingestão alimentar, causando desnutrição e perda de peso. A náusea – um dos efeitos colaterais mais comuns – pode ser controlada com algumas drogas e com a orientação nutricional adequada.
“Um estudo recente mostrou o alívio de náuseas decorrentes da quimioterapia com o uso do gengibre, que pode ser consumido ralado, na forma crua, utilizado em chás ou como temperos”, ressalta Djanine Tonial, nutricionista do IPC unidade Mogi das Cruzes.
Outro aspecto importante para quem está em tratamento é a hidratação. A ingestão diária de pelo menos dois litros de água, água de coco, sucos naturais e chás é fundamental. Suplementos antioxidantes comumente consumidos na forma de cápsulas e comprimidos como vitamina C e vitamina E, por exemplo, devem ser evitados durante o tratamento.

CÂNCER DE ESTÔMAGO: MUDANÇA DE HÁBITO REDUZ EM 50% A CHANCE DE DESENVOLVER A DOENÇA

Câncer de estômago: mudança de hábito reduz em 50% a chance de desenvolver a doença
Saiba tudo sobre esta doença!

Apesar de pouco conhecido, o câncer de estômago é a terceira causa mais frequente de mortes em homens e a quinta em mulheres no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto nacional de do Câncer (INCA), a doença atingiu aproximadamente 21.500 pessoas só no ano de 2010.

Porém, apesar de ser uma doença grave, alguns cuidados simples podem prevenir o seu desenvolvimento. O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sérgio Bizinelli, afirma que mudanças de hábitos reduzem em 50% a probabilidade de o câncer se desenvolver. A ingestão de frutas, verduras, legumes crus, controle do peso e moderação no consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e do fumo são alguns cuidados.

Prevenção

Um dos métodos de detecção e prevenção do câncer de estômago é a endoscopia digestiva, já que, se o exame for feito quando a doença estiver em estágio inicial, o tratamento e contenção é mais fácil e mais eficaz. O diagnóstico é feito por meio de uma biópsia, realizado por um patologista. O exame consiste na retirada de um pedaço do tecido do estômago contaminado para análise em laboratório. O tratamento consiste desde a retirada do órgão ou parte dele, até sessões de quimioterapia ou radioterapia.

Sintomas

De acordo com o médico patologista e presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Carlos Renato Melo, o câncer gástrico não tem sintomas peculiares no início da doença, mas é importante o paciente ficar alerta caso tenha náuseas, vômitos, desconforto abdominal, sensação de estômago cheio e perda de peso constante, pois estas reações atingem pessoas com doenças facilmente curáveis, mas também podem indicar algo mais grave.

Já no estágio avançado, o patologista afirma que há o aumento do fígado e da região superior do abdome, que são visíveis, podendo ainda haver sangramentos estomacais, porém esses não são muito comuns.

Causas

- Condições ambientais (falta de saneamento básico, limpeza urbana e maus costumes da população, que propiciam infecções no organismo, gastrite, úlcera, que podem se transformar em um câncer);

- Fumo (a nicotina e outras substâncias estimulam doenças como gastrite e úlcera para uma neoplasia maligna);

- Hábitos alimentares inadequados (alimentos gordurosos, muito salgados, mal conservados e sem a limpeza correta);

CÂNCER DE PELE: SAIBA MAIS SOBRE A CIRURGIA MICROGRÁFICA 

Câncer de pele: saiba mais sobre a Cirurgia Micrográfica 
Conheça esta nova técnica.

O Câncer de pele é um dos tipos da doença mais comuns no Brasil. Por isso, não param de surgir estudos que visam a descobrir uma cura para este mal. A novidade é a Cirurgia Micrográfica, ainda pouco difundida no país. Esta é uma técnica que remove tumores cutâneos de forma extremamente precisa, porque além de retirar o câncer, evitando a remoção excessiva de tecido sadio, também avalia microscopicamente todas as margens da lesão durante a cirurgia.

Para entender melhor os benefícios desta técnica cirúrgica, confira uma entrevista com o Dr. Luís Fernando Kopke:

1. O que é a Cirurgia Micrográfica?
Cirurgia Micrográfica é um método cirúrgico e laboratorial que permite ao cirurgião retirar apenas o tumor, controlando microscopicamente todo o procedimento.

2. A Cirurgia Micrográfica pode ser indicada para quais tipos de doenças?
Ela é indicada em cânceres da pele, principalmente aqueles com margens clínicas pouco definidas, ou em situações em que poupar milímetros tem importância estética ou funcional, como no caso dos tumores na face, e em todo câncer que volta depois de ser operado (recidiva).

3. Como é realizada esta técnica? Quando começou a ser utilizada?
Atualmente, é realizada geralmente de forma ambulatorial, sob anestesia local. O cirurgião retira o tumor sem margens de segurança alargada, de forma a preservar o máximo de tecido sadio possível. O exame micrográfico analisa toda a margem cirúrgica e decide se há ou não a necessidade de retirar mais tecido acometido pelo tumor e assim por diante. Ou seja, a cirurgia é feita por ciclos ou estágios até que todo o câncer seja retirado.

4. Quais são os tumores que podem ser retirados com a cirurgia micrográfica?
O tipo de câncer mais operado com cirurgia micrográfica é o carcinoma basocelular (câncer de pele mais comum entre pessoas de pele clara). Mas, uma grande variedade de outros tumores como espinocelulares (tumor de pele maligno, mais invasivo e com desenvolvimento mais rápido que o do carcinoma basocelular), certos tipos de melanoma, tumores de anexos, o dermatofibrossarcoma e outros tumores do tecido fibroso. Também é indicada para tumores com margens mal delimitadas, áreas críticas como ao redor dos olhos, nariz, boca e outras regiões em que a extensão do tumor pode provocar deformidades após a cirurgia.

5. Todo dermatologista está  apto a realizar esta técnica?
Não. A Cirurgia Micrográfica necessita de um aprendizado especial. Do ponto de vista técnico, ela é  um procedimento complexo. Daí a necessidade de aprendizado um pouco mais profundo. No entanto, qualquer dermatologista que queira se dedicar seriamente pode aprender o método, pois as matérias básicas para se realizar a técnica, como cirurgia dermatológica e histopatologia, já fazem parte do aprendizado do dermatologista na residência.

6. Qual a diferença e as vantagens entre esta técnica em comparação ao congelamento convencional?
O congelamento convencional pode ser impreciso assim como o exame normal em parafina. Isto porque, eles são feitos por amostragem, não se examina toda a peça. O exame micrográfico não se faz por amostragem, examinando todas as margens cirúrgicas.

7. Quais são os cuidados no pré e no pós-operatório dessa cirurgia?
Os mesmos de uma cirurgia convencional.

EXCESSO DE PESO PODE CAUSAR CÂNCER

Excesso de peso pode causar câncer
Descubra os tipos da doença que são causados pela obesidade.

Se você já não aguenta mais escutar que se alimentar bem é uma questão, não só de corpo, mas também de saúde, pode se acostumar. Estudos recentes mostraram que o excesso de peso pode causar, além de problemas cardíacos, diabetes e hipertensão, a doença mais temida do século: o câncer.

Não por acaso, este foi o tema da campanha da União Internacional contra o Câncer deste ano. De acordo com especialistas, o mais importante é prevenir e combater a obesidade infantil, pois este é o jeito mais seguro de erradicar o aparecimento de substâncias que estimulam o surgimento de células precursoras de um tumor na fase adulta.

 O que acontece é que o tecido gorduroso produz fatores inflamatórios que, em abundância, favorecem a transformação de células saudáveis em cancerosas. Para prevenir o problema, a receita é muito simples: um cardápio equilibrado e um programa eficiente de atividade física.

E se você não gosta de alimentos naturais... Os nutrientes presentes em verduras, legumes e frutas não são apenas ótimos para a dieta, mas também atuam na prevenção do câncer. O licopeno do tomate e o betacaroteno do mamão e da cenoura são alguns exemplos destes nutrientes milagrosos, que têm ação antioxidante, ou seja, anulam os radicais livres que danificam o DNA das células.

Cânceres causados pelo excesso de peso:

Câncer de esôfago
Câncer de endométrio — o tecido que reveste o útero
Câncer de rim
Câncer de vesícula
Câncer de mama após a menopausa
Câncer de pâncreas
Câncer colorretal

Sua Dieta

Pesadelo de uma tragédia

Não conheço pessoalmente o autor do texto mas dá a dimensão real daquilo que foi vivido pela cidade.............

De um lado, o pesadelo.

Uma madrugada sem dormir, a falta de luz, o alto barulho da chuva vencendo
um silêncio de tensão compartilhada. Ta chovendo demais, ta chovendo
demais. Pela janela a luz de relâmpagos revela a rua alagada, enquanto o
estrondo e o chacoalhar de um carro que tentava escapar revelam o enorme
buraco escondido pela água escura. O dia amanhece, os olhos ainda exploram
os estragos visíveis, quando o som indescritível de uma avalanche anuncia
algo de grandioso acontecendo. O coração dispara, o olhar se volta para a
esquerda, e a consciência duvida do que os olhos estão vendo. Todo o morro
esta descendo. É muita, muita terra. O entulho some da vista, escondido
pelos prédios. Um forte estrondo é ouvido, surge uma gigantesca nuvem de
poeira. Não era encosta, não havia falhas na topografia nem tampouco casas
em local de risco. É mata nativa, reserva natural. Se ali está desabando,
então todo o resto já terá caído.

O pensamento se volta para os amigos que ali residem. Nomes, rostos.
Corremos para o telefone. Mudo. Ainda chove forte, mas é preciso ir lá
ver. Há lama e destruição por todos os lados, pessoas choram e correm. Na rua
anterior um verdadeiro rio impede a passagem, permitindo apenas ver um
caminhão dos bombeiros esmagado por entulhos. “Seis bombeiros morreram” –
alguém diz, aos prantos. Não era boato. Mais alguns minutos e a chuva
pára. Podemos chegar mais perto.

Corpos passam em macas o tempo todo, bombeiros perguntam se alguém tem
experiência em primeiros socorros ou reanimação. É difícil saber qual a
melhor forma de ajudar. Amigos de infância estão debaixo de uma montanha
de lama e escombros, onde antes havia belas casas tradicionais. Uma grávida é
resgatada enquanto dá à luz um filho morto. Do outro lado da praça, a água
cobre carros e pontes, invade o shopping. Pessoas buscam lugares elevados,
cachorros nadam a seus lados. Há pânico e informações desencontradas por
todos os cantos. “A igreja de Santo Antônio está destruída”, “o teleférico
acabou”, “edifício tal está para cair”, “fulano de tal morreu”, “estrada
tal está interditada”, “tal bairro não existe mais”.

Uma volta pela cidade começa a dar a dimensão da tragédia, enquanto a luz
não volta e não é possível ver os jornais. A coisa foi grande, foi muito
grande. Devem estar tentando falar com a gente, querendo notícias. O drama
extrapola os limites da zona atingida. Não há como tranqüilizar amigos ou
parentes. Voltamos para casa. A comida na geladeira ameaça estragar. É
preciso fechar o registro de água, para que a lama e o esgoto não
contaminem o que resta na cisterna. É preciso economizar. Há pessoas
presas em elevadores, e a luz não voltará em menos de dois dias. A subestação foi
afetada, postes caíram, e há fios de alta tensão entre os escombros, onde
também há vazamento de gás. O comércio está fechado, hospitais estão
isolados e/ou destruídos, não há gasolina. Amigos se reencontram e
cumprimentam em silêncio. Não cabe perguntar se está tudo bem, é preciso
buscar novas formas de saudação.

O sol se põe, é preciso tentar dormir. Mas como? Bateria do celular começa
a acabar, na eterna busca por sinal. Lanternas e velas se esgotam apesar
do racionamento. O mundo fica cada vez mais escuro, somos todos cegos. A
noite se arrasta no medo de que volte a chover. Um banho rápido e gelado no
escuro talvez ajude a passar o tempo e a diminuir um pouco a sensação de
angústia e tensão.

O sol torna a nascer. Parentes de vítimas não se afastam dos montes de
escombros. Passaram a noite por lá. Não existem ônibus circulando, pessoas
caminham dias inteiros. O dinheiro é curto, bancos e caixas eletrônicos
não funcionam. Filas se formam nos poucos estabelecimentos que se atrevem a
funcionar. A entrada de pessoas é controlada, pois há medo de saques. Os
preços se multiplicam, uma única vela pode custar até dez reais. Revolta e
tristeza invadem a alma: “há necessidade disso? Já não sofremos o
bastante?”.

A presidente está na nossa rua, os helicópteros não param. “A coisa deve
ter sido ainda maior do que parece” – pensamos. Ainda sem luz, não temos
tanta noção. A cidade se enche de bombeiros, policiais, homens do BOPE, da
Guarda Nacional. O Exército também está aqui, é muita gente trabalhando.
Na praça ergue-se um hospital de campanha; no Instituto de Educação um IML é
improvisado. Um médico pede um pouco de pomada descongestionante, pois o
cheiro dos corpos já em decomposição começa a se tornar insuportável, e se
espalha por toda a cidade.

Uma grande caixa d’água se rompe num bairro afastado. A notícia ganha
proporções catastróficas no boca-a-boca de uma população apavorada.
Interfone e telefone tocam ao mesmo tempo. “Corre que a represa rompeu,
vai inundar a cidade inteira, a água vai chegar até o segundo andar”.
Bombeiros apavorados sobem em caminhões, doentes são transportados para os andares
superiores de hospitais improvisados, pessoas são pisoteadas e
atropeladas, ou brigam ferozmente por uma vaga nos caminhões que abandonam o centro à toda velocidade.

Não haveria volume d’água na maior represa da cidade que fosse suficiente
para causar nem um milésimo do que era alertado, mas pouca gente consegue
pensar calmamente quando até mesmo os militares estão em pânico. Alarme
falso, terror real.

De outro lado, a esperança.

Caminhões com donativos começam a chegar um após o outro, enquanto pessoas
surgem de todas as cidades dispostas a ajudar. Os telefones começam a
tocar timidamente, ainda é difícil conseguir contato. Do outro lado da linha
vozes amigas choram de alívio a cada alô.

Boas notícias surgem, de vez em quando. Existem sobreviventes, algumas
pessoas são resgatadas com vida. Em Friburgo, no bairro de Duas Pedras, o
morador da casa mais alta, próxima à Fundação Getúlio Vargas, sente a
estrutura de sua casa balançar e sai de imediato. Desce a rua no escuro e
debaixo de chuva dando o alarme do desabamento iminente aos seus vizinhos.
O morro desaba, mas nenhuma vida se perde ali. Herói da vida real, prefere
o anonimato.

O trabalho no voluntariado consola e renova. A sensação inigualável de
servir e ser útil, a admiração por ver pessoas de fora trabalhando tanto
ou mais que nós, os interessados. Descarregar um caminhão dá muito mais
trabalho do que parece, descobrimos isso rapidamente. E imaginar que, em
algum lugar do Brasil, este mesmo trabalho estafante foi feito com alegria
por pessoas que nem sequer nos conhecem…

A ajuda material é, a um só tempo, útil e simbólica, pois carrega em si
uma mensagem invisível. Sacia as necessidades do corpo, cura as doenças da
alma. Uma garrafa d’água não é só uma garrafa d’água. É uma declaração de
amor e de apoio, de alguém que saiu de casa e foi comprar, levou para o
posto de coleta, onde pessoas com amor carregaram o caminhão. É, portanto,
material sagrado. É sacrifício do povo, é atitude, é gente comendo menos
para que outros possam comer alguma coisa. É carinho materializado.

Nos hemocentros, filas se formam com doadores. Doadores de sangue,
doadores de vida. Gente que literalmente deseja dar parte de si mesmo ao próximo.
Impossível se manter o mesmo diante de tantas forças, sejam elas tristes
ou bonitas. De certo modo, é justo dizer que todos nós morremos debaixo do
lamaçal. Não somos mais os mesmos, nem temos o direito de ser.

A consciência sobre as bênçãos e responsabilidades de simplesmente estar
vivo se amplia indefinidamente. Continuamos aqui, por algum motivo.
Estamos sendo abraçados, protegidos. É preciso justificar isso, é preciso
trabalhar, honrar os que se foram, e os que estão ajudando. A vida nos deu
uma página em branco. É preciso reconstruir, e fazer uma cidade melhor e
mais segura do que antes. É preciso renascer, tornar-se uma pessoa melhor
e menos alienada, abandonar o superficial e voltar os olhos ao essencial. É
preciso ajudar a quem precisa, dividir o que se tem. Há que brotar vida
verdadeira desta mesma lama, adubada por tantos amigos inesquecíveis que
por lá pereceram.

A luz voltou, e os jornais falam em tragédia anunciada. Meia verdade. Em
Petrópolis e Teresópolis choveram 130 mm. Em Friburgo foram 182. Em
algumas cidades a tragédia de fato se concentrou em bairros periféricos e casas em
locais de maior risco. Em Friburgo, reservas naturais e mansões desabaram
da mesma forma. Casas de classe média alta, a 200 metros de encostas,
foram soterradas. Não houve distinção. Falar em drenagem ou muros de contenção
diante de tamanha potência é fazer piada de mau gosto. Útil, sim, seria um
plano diretor livre de demagogias, e um sistema de alarme eficiente, como
o herói anônimo de Duas Pedras.

Chega o domingo, e com ele os primeiros raios de sol. Faz um dia bonito,
apesar da poeira, e quando começa a anoitecer o céu assume uma coloração
azul deslumbrante. Uma leve brisa sopra pelas ruas desertas, e, por um
instante, as sirenes dão uma trégua. Fecho os olhos por alguns segundos
torno a abri-los. Perco o olhar nas estrelas e me deixo levar. Em minha
cabeça ouço nitidamente a voz vigorosa de Renato Russo cantando.

“Mas é claro que o sol vai voltar amanhã…”

Aprenda dicas práticas para fazer a unha

Manicure dá truqes de esmaltação


 Como pintar sozinha as unhas. E de forma bem feita. Aprenda truques de esmaltação com a técnica da Impala Adriana Nunes.
  • 1
    Papel enrolado no pulso
    Coloque uma tira de papel higiênico ou guardanapo enrolado no pulso para facilitar na hora de limpar o pau de laranjeira sujo de esmalte
  • 2
    Base para proteger
    Passe sempre uma base para proteger a unha - que deve estar totalmente seca - das substâncias químicas do esmalte
  • 3
    Cor exata do frasco
    Molhe o pincel do esmalte e, antes de aplicar na unha, limpe somente um dos lados no frasco. Já na unha, aplique o lado do pincel que está mais molhado de esmalte, ou seja, aquele que não foi limpo. Assim, com duas aplicações de esmalte, você consegue alcançar a cor exata do frasco de forma uniforme.
  • 4
    Pouco algodão no palito
    Na hora de limpar, use um algodão para cada unha. Molhe o pau de laranjeira no removedor de esmalte antes de envolvê-lo com algodão. A camada de algodão deve ser fina
  • 5
    Limpe de baixo para cima
    Na hora de limpar, passe o pau de laranjeira de baixo para cima contornando a unha
  • 6
    Unha escura pede óleo secante
    Quando pintar as unhas de cor escura, passe óleo secante antes de limpar o esmalte. Isso evita manchar as laterais do dedo
  • 7
    Spray secante na TPM
    Na TPM ou menopausa, a temperatura do corpo tende a aumentar. Isso faz com que as unhas formem "bolinhas" quando pintadas. Para evitá-las, coloque a mão de molho em um ponte de gelo o na água fria antes de começar a esmaltação. E, em vez de óleo secante, use o spray ao final. Ele é gelado.
    Por Cecilia Minner  
    Fotos André Cherri

"10 coisas que ELE pode odiar em você"


A matéria foi retirada do Bolsa de Mulher, fala sobre "10 looks que eles odeiam" e que se dependesse deles, poderíamos abolir do closet. Claro que não é bem assim, algumas coisas não abrimos mão, né?! Mas outras vocês vão ter que concordar comigo!
 
Preparada?

1) Calça Saruel
Ela é o que existe de melhor para nos no quesito conforto, mas em estética, ela é simplesmente o que existe de pior..
E agora? 
Réplica: Uma escolha difícil, conforto ou beleza? No ponto de vista da moda, conforto fica muitas vezes em ultimo lugar..











2) Batom colorido
Ahhhhhhh! Nem eu consigo com essas cores todas. De acordo com a pesquisa, vermelho já é muito para eles, quem dirá azul, laranja, etc.











3) Unhas decoradas

Desenhos, adesivos e adereços nas unhas não agradam outra pessoa a não ser você mesma! A preferência deles é por esmalte clarinho ou vermelho..






4)  Clogs
Rústico e grosseiro, o clog desvaloriza  e esconde algo que muitos homens adoram: os pés! Além disso, faz um barulho... 







5) Calça Boyfriend
 
Definitivamente eles não aprovaram o modismo inspirado no guarda-roupa masculino. Verdade seja dita, as calças largonas “roubadas do guarda roupa deles” não são nada sexy. 
Além de deixa-los furiosos por usar a calça favorita deles! 







6) Cores Fluor
Nem sempre eles acham legal que você "chegue chegando"! As cores fluor simplesmente "doem na vista" e as vezes até passam do ponto...














7) Roupas Mega Volumosas
Esse é um dos modismos mais estranhos na visão dos rapazes. Afinal, eles gostam de looks que marcam a silhueta feminina.
Digamos que algumas das nossas celebs realmente exageraram no volume (A saia da Carrie ta cute, será que eles reprovam também?).








8) Sapato Oxford
Mais um estilo masculino que eles dizem não: Sapato oxford! De homem já basta os amigos! A preferência deles? Salto alto, sapatilhas...  
Este modelo P&B pode até estar mais masculino mesmo, mas tem uns tão delicados que aposto que eles não iriam resistir...
9) Adereços na cabeça
Nem sempre a melhor técnica para chamar a atenção é literalmente colocar uma melancia na cabeça ou outros objetos voadores não identificados..
 
10) Roupas peludas e felpudas
Eles não querem andar por ai com um animal morto ou um ursinho de pelúcia como companhia, manere no look e deixe para uma noite mais glamurosa (Opera ou do Oscar).. 
 Além disso, não é ecologicamente correto e eu apoio total! valem os sintéticos...
Conclusão:
Tudo é uma questão de bom senso e digamos que um batom azul não tem nada de sensato. 
Muitas vezes as mulheres não se vestem para os homens, quer dizer, na grande maioria das vezes! 
Então alguns dias simplesmente não vamos abrir mão de usar algo que gostamos simplesmente para fazer bonito pra eles, porque simplesmente eles não vão entender! Assim como eles não vão deixar de usar regata pra sempre!

Blog Achei, Gostei e Comprei

Beleza Rápida: 6 produtos para ficar bonita em 5 minutos


Sabe aqueles dias que você literalmente não tem tempo de se arrumar e precisar fazer milagre pra ficar bonita em 10, 15 minutos? Aí vão 6 dicas para facilitar e muito sua vida:

1 - Fios Brancos? Batom no cabelo
"Você está pronta para sair, dá aquela última olhada no espelho e... opa! Que fios brancos são esses? Não dá mais tempo de tingir, mas calma que tem solução! O batom de retoque para cabelos é uma ótima alternativa para o momento de aperto. O produto pode ser encontrado em farmácias comuns, o custo é baixo e a coloração sai na primeira lavagem".

2 - Cabelo Oleoso? Xampu a Seco

Perder a hora e não conseguir lavar a cabeça não é sinônimo de sair na rua com o cabelo  sujo. Uma solução que ganha cada vez mais adeptos é o xampu a seco, que limpa e tira a oleosidade dos fios como num passe de mágica. O produto é em spray e, para aplicá-lo, basta borrifar a uma distância de 10 a 15 cm da raíz, esperar alguns segundos e escovar. 



* No Brasil você pode comprar das marcas Klorane, que tem preço médio de R$ 60, e o Dry Clean Sprayset da Serinet, que é o que uso, com preço médio de R$ 30. Vale cada centavo!!
* Não quer gastar dinheiro ou simplesmente esqueceu e não comprou? USE TALCO! Aprendi com uma amiga de trabalho que me garante que funciona do mesmo jeito. *


3 - Sair com as pernas de fora, será? Spray nelas!

Vai usar aquela saia nova e não está com as pernas bonitas? Umas manchinhas aqui, umas varizes ali... sem problemas! O spray para pernas funciona da mesma forma que a base para o rosto, uniformizando o tom da pele e corrigindo imperfeições. Para aposentar a meia-calça bege e arrasar!
* As marcas que conheço são: Sally Hansen, Aspa Nylons e da Artdeco


4 - Não deu tempo de pintar as unhas? Esmalte fast Dry!
Você é do tipo que está sempre atrasada e chega a pintar as unhas dentro do carro a caminho da festa? Esqueça óleos secantes, sprays e até o velho ventiladorzinho: a boa pedida é mesmo o esmalte de secagem rápida! Baratos, com grande variedade de cores e facílimos de encontrar em qualquer farmácia. 


A Sally Hansen   É bom para quem não tem prática em pintar a unha e para quebrar esses galhos, pois é uma canetinha que você pode carregar e usar a qualquer momento, em qualquer lugar



5Pele Branca? Auto Bronzeador!!
A pele branca demais está incomodando e a correria do dia a dia não dá trégua para um banhozinho de sol? Em até quatro horas, um creme autobronzeador pode resolver o seu problema. Várias marcas nacionais investem no produto a preços acessíveis, mas há uma ressalva: preste atenção para espalhá-lo uniformemente e não ficar com a pele manchada!

Quem me conhece sabe que sou viciada por eles!
Tenho uma senhora coleção e dependendo do evento e da festa uso um. Para o dia-a-dia estou usando esse da Victoria`s Secret e estou adorando, pois tem proteção solar 15. 
Mas tem muitas marcas nacionais que recomendo, o meu favorito daqui é Dove Summer Tone.











6 - Sem algodão? Sem acetona? Lenço Removedor!


O lenço removedor de esmaltes da Océane funciona muito bem e cai como uma salvação para aqueles dias que você tinha que ter tirado o esmalte mas esqueçeu! Uso 1 lenço para cada mão e já está ótimo, o bom é que ele não deixa as unhas fracas e esbraquiçadas e é ótimo para carregar na bolsa.. Só limpe os dedos depois que terminar pois ele tem uma substância um pouco oleosa.

Quem se adaptar, tem o removedor de maquiagem também!


Veja quanto tempo você vai gastar com cada uma das dicas:


Agora não tem mais desculpa né? Os truques são pra lá de espertos e podem fazer toda a diferença na hora que você mais precisar!


GNT

2.03.2011

Carmel A-Cappella - Vivaldi - LINDÍSSIMOה

DILMA: UM BOM COMEÇO

'Foi um bom começo de governo', diz Dilma

Presidenta fez uma  auto-avaliação primeiro mês de governo. 

AE
000_Mvd1456908.jpg

 

Na saída da cerimônia de lançamento do programa de distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabete, chamado de Saúde Não Tem Preço, pela nova rede Aqui Tem Farmácia Popular, a presidente Dilma Rousseff falou sobre seu primeiro mês de governo. "Foi um bom começo de governo. Acho que o primeiro mês foi de muito trabalho, é um indicativo da quantidade de trabalho que teremos nos próximos meses", declarou a presidente, que chegou 45 minutos atrasada ao evento, realizado no Palácio do Planalto, em que estavam presentes 12 ministros.
Dilma evitou responder perguntas sobre a crise com o PMDB em função das nomeações para o segundo escalão federal e a indicação de Henrique Meirelles para o cargo da Autoridade Pública Olímpica (APO).
SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma estrutura ainda incompleta e que tem falhas, admitiu a presidente Dilma Rousseff. Apesar da crítica, ela afirmou que o SUS é uma conquista "inestimável" da democracia brasileira. "Eu acredito que o SUS é uma estrutura ainda incompleta, com falhas, que nós temos obrigações de sanar, até porque, apesar das suas limitações, é uma conquista inestimável da democracia brasileira, sistema solidário e universal fruto da Constituinte", discursou, sendo interrompida por aplausos.
O evento foi acompanhado por 12 ministros, dois governadores e figuras que se envolveram em escândalos - como os deputados Protógenes Queiroz (PC do B - SP), da Operação Satiagraha; Anthony Garotinho (PR-RJ), que quase perdeu o mandato por denúncias de corrupção; José Mentor (PT-SP), que teve atuação controversa como relator da CPI do Banestado; e José Nobre Guimarães (PT-CE), cujo assessor foi detido com dólares escondidos na cueca.
A presidente também disse que ao longo do governo pretende lançar sistematicamente medidas de "fortalecimento e intensificação" do SUS, como as anunciadas nesta quinta. Ela ainda agradeceu seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter criado o programa Aqui Tem Farmácia Popular.
O programa, parceria do governo federal com a rede privada de farmácias e drogarias, atende aproximadamente 1,3 milhão de brasileiros mensalmente - dos quais 300 mil são diabéticos e 660 mil, hipertensos. Os estabelecimentos conveniados terão até o dia 14 para implantar as novas medidas, informou o Ministério da Saúde.
"O ponto importante da minha preocupação com essas duas doenças é que são perfeitamente controláveis se forem tratadas. Portanto, os portadores de diabetes e hipertensão podem levar vida normal, se adotarem, além dos remédios, uma vida saudável", afirmou a presidente. "Não temos condições de garantir (a gratuidade) para todos os medicamentos, mas para os medicamentos dessas doenças, que atingem uma grande camada da população, com remédios para hipertensão e diabetes."
Dilma disse ainda que a área de saúde talvez seja onde a questão de diferença de renda tenha expressão mais "perversa", "tratando de forma desigual pobres e ricos".

nutrição

Carência de ômega 3 pode provocar ansiedade e depressão

Déficit da substância no organismo pode se dar tanto na gestação como durante vida do indivíduo

Ômega 3: dieta deficiente pode ter relação com comportamentos depressivos Ômega 3: dieta deficiente pode ter relação com comportamentos depressivos (Ablestock.com/ Thinkstock)
Uma dieta pobre em ácidos graxos do tipo ômega 3 pode provocar distúrbios comportamentais, como ansiedade e depressão, segundo resultados de um estudo publicado na internet pela revista científica Nature Neuroscience. Pesquisadores franceses do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) e do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm), com colaboração de cientistas espanhóis, defendem que o problema pode se manifestar de duas maneiras. A primeira ocorre durante a gestação, quando a desnutrição crônica da mãe prejudica a formação sináptica do feto, que envolve comportamentos emocionais, como depressão e ansiedade. A segunda é fruto do déficit de ingestão do ômega 3 durante a própria vida do indivíduo.
Para chegar aos resultados, os cientistas acompanharam a alimentação de ratos com ômega 3 e ômega 6. Eles descobriram que a deficiência do primeiro perturbou uma comunicação neural específica: os receptores canabinoides, que têm papel importante na neurotransmissão, sofreram perda significativa em sua função. Essa disfunção foi acompanhada por comportamentos depressivos.
Os ratos com o déficit de alimentação tiveram duas estruturas cerebrais prejudicadas: o córtex pré-frontal e o núcleo accumbens. Ambas as áreas são envolvidas com a recompensa, motivação e regulação emocional.
Os autores disseram que esta é a primeira vez que se constata, com provas biológicas, a relação entre dietas pobres em ômega 3 e distúrbios de comportamento. “Nossos resultados acrescentam informação a estudos clínicos e epidemiológicos que revelaram associações entre um desequilíbrio de ômega 3 e ômega 6 e transtornos do humor”, disseram os pesquisadores. “Serão necessários mais estudos para determinar se a deficiência de ômega 3 é responsável pelas desordens neuropsiquiátricas.”