9.10.2011

Vaildação de limpeza



Por Julina Dalla Pria
Especialista em Gestão da Qualidade
Consultora pela HSV e professora de Pós no ICTQ

O conceito de Validação segundo RDC 17 de 16 de abril de 2010 – ANVISA é evidência documentada que demonstre que os procedimentos de limpeza removem resíduos a níveis pré-determinados de aceitação, levando em consideração fatores tais como tamanho do lote, dosagem, dados toxicológicos, solubilidade e área de contato do equipamento como produto;


A Validação de Limpeza está incluída nesse conceito, sendo um dos itens que constitui as Boas Práticas de Fabricação. Quando tratamos de Validação de Limpeza, a principal consideração é a SEGURANÇA DO PACIENTE.
 

Já para as expectativas regulatórias, as principais considerações são: evitar adulteração em produtos, consistência e processos controlados,
além de ser foco nas inspeções.
 

Para que haja um bom desenvolvimento dos estudos de Validação de Limpeza, as empresas devem eleger uma equipe multidisciplinar, com
profissionais qualificados e treinados para a participação dos estudos.
 

O ideal é que os colaboradores da Garantia da Qualidade, Controle de Qualidade e Produção no mínimo participem ativamente na elaboração e
execução dos Protocolos e elaboração dos Relatórios dos Estudos de Validação de Limpeza.
 

Nesses setores em geral é que estão concentradas as atividades de um estudo, pois pela Garantia da Qualidade é que são padronizados e implantados os documentos, pelo Controle de Qualidade é que são analisadas as amostras e pela Produção é que são executados os procedimentos de limpeza dos equipamentos.
 

Para a execução de um estudo de Validação de Limpeza, levamos em conta cinco principais elementos, sendo eles:


1. Procedimentos de limpeza;
2. Procedimentos para determinar a limpeza(ex. Swab);
3. Testes de teor para resíduos de ativos e de agentes de limpeza;
4. Limites de resíduos químico e microbiológico;
5. Protocolos e Relatórios para Validação de Limpeza.
 

Para a realização de um estudo de Validação de Limpeza, é necessário que seja elaborado um Protocolo detalhado, contendo:
 

1. Objetivo e Responsabilidades;
2. Referência ou cópia dos procedimentos de limpeza escritos e aprovados a serem validados;
3. Especificação do equipamento e processo de limpeza que a ser validado;
4. Preparo da solução limpeza;
5. Estudos de recuperação;
6. Métodos analíticos validados,
7. Procedimento de amostragem;
8. Locais a serem amostrados (incluindo diagramas, fotografias ou figuras para identificação das partes do equipamento);
9. Intervalo entre o final da fabricação e início da limpeza;
10. Relação dos produtos cobertos pelo estudo;
11. Critérios de aceitação (limites);
12. Monitoramentos após a validação de limpeza;
13. Quando a revalidação deve ser aplicada.
 

Os procedimentos de limpeza são de extrema importância e devem estar padronizados, detalhados ao máximo e especificando por exemplo:
 

1. Agente de limpeza e concentração;
2. Temperatura da água/ agente de limpeza;
3. Grau da água (potável/ purificada/ injetável);
4. Pressão da água/ agente de limpeza;
5. Tempo de contato com o equipamento;
6. Volume utilizado;
7. Fluxo e pH;
8. Instruções claras e completas de limpeza;
9. Inspeção visual do equipamento limpo.
 

Os operadores responsáveis pela execução dos procedimentos de limpeza devem ser treinados periodicamente e qualificados para a atividade.
 

A maior dificuldade encontrada pelos profissionais é acreditarem que seus procedimentos são detalhados e padronizados para a execução da limpeza dos equipamentos envolvidos na fabricação dos produtos. Dão início aos estudos de Validação de Limpeza e durante os estudos verificam que o que está escrito, pode não ser o que está sendo realizado. Por isso, a importância de se revisar todos os procedimentos
antes do início de um estudo. Regra para procedimentos padronizados: ”escrever o que vai fazer e fazer o que está escrito”, exatamente.
 

Existem alguns métodos de determinação para critérios de aceitação / limites, como:
 

1. Inspeção visual;
2. 1/1000 Mínima Dose Terapêutica Diária;
3. 10 ppm no próximo lote;
4. Avaliação Toxicológica.
 

O método mais usual para resíduos de ativos é a 1/1000 Mínima Dose Terapêutica Diária e para resíduos de agentes de limpeza 10 ppm no próximo lote.
 

Tipicamente se calculam os dois limites e sempre se utiliza o limite mais conservador. A inspeção visual dever ser sempre utilizada como complemento, indiferentemente de qual dos dois critérios de aceitação/ limites é selecionado.
 

Para se calcular os critérios de aceitação/ limites, recomenda-se montar um tabela com todas as características de cada produto por linha de fabricação, como por exemplo solubilidade, rota de administração, concentração e diluição, potência e toxicidade; que facilitará na escolha de um “PIOR CASO” como indicador de limpeza.
 

A escolha de um “PIOR CASO” visa reduzir os trabalhos de validação, onde escolhe-se o pior ou os piores casos que possam dar suporte ao trabalho de validação de limpeza, podendo extrapolar para outros produtos. Existem algumas técnicas de amostragem utilizadas nos estudos de Validação de Limpeza, como:


1. Swab;
2. Rinsagem;
3. “Coupon sampling”;
4. Teste com placebo;
5. Monitoramento direto da superfície;
6. Inspeção visual.


As técnicas mais utilizadas são swab ( para recuperação de resíduos químicos de ativos e de agentes de limpeza e para microbiologia) e rinsagem ( para recuperação de resíduos químicos e para microbiologia).
 

As amostras devem ser analisadas tanto microbiológico quanto químicamente.
 

Os métodos analíticos para a determinação da limpeza de resíduos químicos podem ser adaptados do método analítico de determinação de
teor.
 

Podem ser caracterizados como testes específicos ou testes não específicos, dependendo do equipamento utilizado. Devem ser validados quanto a especificidade, linearidade, precisão – repetibilidade, precisão intermediária, limite de detecção, limite de quantificação, exatidão e robustez segundo RE 899 de 29 de maio de 2003 – ANVISA.
 

Quando se utilizar um método não específico, deve-se assumir que o resultado obtido é somente devido à substância monitorada. Todo estudo deve ser realizado após a fabricação e limpeza dos equipamentos utilizados no processo de três lotes de produção.
 

O tempo máximo de espera entre o final do processo e o início da limpeza deve ser documentado no estudo, assim como a duração máxima em campanha (número de lotes e número de dias). O Relatório do estudo deve ser elaborado contendo:
 

1. Todos os componentes descritos no protocolo;
2. Todos os resultados de monitoramento;
3. Detalhamento de qualquer desvio do protocolo;
4. Parâmetros que possam limitar a aplicação do procedimento de limpeza;
5. Conclusão e aprovação.
 

Após a conclusão de um estudo de Validação de Limpeza, toda e qualquer mudança deve ser avaliada pelo setor responsável e documentada.
 

Um procedimento de Controle de Mudanças deve ser adotado para o controle das alterações que possam ter impacto nos processos e procedimentos já validados. É uma ferramenta muito eficiente e utilizada.
 

Alguns exemplos de mudanças críticas que devem ser revalidadas são:
 

1. Tempo de enxágüe,
2. Agente de limpeza /detergente (marca, concentração);
3. Temperatura, volume e pressão da água;
4. Introdução de novos produtos na linha de fabricação.
 

Recomenda-se que sejam realizados testes periódicos de verificação no limite. A frequência destes testes deve ser determinada pelo tipo de equipamento/ processo/ produto utilizados.
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


RDC 17 de 16 de abril de 2010 - ANVISA - www.anvisa.gov.br

Guias relacionados à garantia de qualidade de 31 de outubro de 2006 – ANVISA – www.anvisa.gov.br

RE 899 de 29 de maio de 2003 – ANVISA - www.anvisa.gov.br

EC Guideline for Good Drug Manufacturing Practice.

The Merck Index

ICH Good Manufacturing Practice Guideline for Active Pharmaceutical Ingredients. (July 23 1999)
 
Principles of Qualification and Validation in Pharmaceutical Manufacture
 
Recommendations on Cleaning Validation. (ref. Document PR 1/ 99 March 1999)
 
Guide to inspections of validation of cleaning processes (July 1993)
 
Guide to inspections of topical drug products Manufacture, processing or holding of active pharmaceutical ingredients, draft document, FDA, March 1998.
 
Good Manufacturing Practices for Active Ingredient Manufacturers – August 1996.
 
Draft PhRMA BPC Cleaning Validation Guideline. (November 1996 Edition)
 
Fourman Mullen, ‘Determining cleaning validation acceptance limits for pharmaceutical manufacturing operations’, Pharmaceutical Technology. (April 1993)
 
Mc Cormick, Cullen, ‘Cleaning validation’, Pharmaceutical Process Validation, second edition. (1992)
 
Zeller, ’Cleaning Validation and residue limits: a contribution to current discussions’, Pharmaceutical Technology Europe. (November 1993)
 
Bismuth, G. & Neumann, S. ‘Cleaning Validation – A Practical Approach’,
 
Interpharm Press. 2000.

 comentário(s) sobre o artigo:




de Vanessa Souza Nogueira Silva
 
Um dos requisitos básicos na BPF para evitar a contaminação cruzada ou por microorganismos/partículas, é o desenvolvimento e implementação de programas de limpeza eficientes. Quando nos referimos a áreas limpas, a exigência é evidentemente maior pelas características deste ambiente onde há uma exposição do produto, como também nas áreas de manipulação e envase, ou ainda na manipulação de produtos estéreis.

de Beatriz Jacinto Xavier

A limpeza na indústria farmacêutica é muito importante, mas a garantia da reprodutibilidade deste procedimento e mais crítico e por isso validar, testar e checar novamente torna-se obrigatoriedade ainda mais em um ambiente com uma facilidade imensa de contaminação e de detalhes durante o controle que pode fugir aos olhos humanos e da eficiência da máquina.
de Fabiana Togisaki das Chagas Matos

A implementação de um Sistema de Garantia de Qualidade, em uma indústria farmacêutica, é uma obrigatoriedade determinada por leis sanitárias. Entretanto é preciso entender que a qualidade dos produtos produzidos é um processo integrado de tomada de ações e definições de um sistema como um todo. É necessário, portanto conhecer e recorrer à melhor ferramenta de qualidade que se adéqüe ao produto e a sua legislação específica, na tentativa de se evitar as não conformidades. Portanto todas as áreas da empresa que possuem ligação direta ou indireta com a qualidade do produto devem participar do processo de Garantia de Qualidade da empresa.
A padronização dos documentos visa garantir a reprodutibilidade, de forma ordenada e semelhante ao descrito, de forma a controlar o padrão de qualidade apropriado.
A forma de exposição da aula permitiu ordenar as etapas do Sistema de Garantia da Qualidade de forma seqüenciada e lógica de como um processo deve ser. Enfatiza também que a documentação consiste na parte essencial do SGQ e que deve estar relacionado com todos os aspectos relevantes a qualidade.

de Elane Bergone

A validação de limpeza é implementada na indústria farmacêutica para estabelecer um alto padrão de qualidade na fabricação de medicamentos, mecanismo pelo qual assegura que um sistema de fabricação esteja atendendo todas as especificações farmacêuticas. É uma exigência determinada por agências regulatórias. “Validar é sinônimo de garantia em seus processos, porém também requer altos investimentos. Uma boa política de qualidade implementada em uma empresa com certeza vai requerer processos de validação. Portanto, investimento e uma boa gestão de qualidade são extremamente necessários”
Seguindo os procedimentos em conjunto com uma equipe multidisciplinar qualificada e treinada para execução de todas as ferramentas para a validação do processo, poderemos assim assegurar a "segurança do paciente"

APOSTE NAS FRUTAS VERMELHAS PARA FICAR MAIS JOVEM

Aposte nas frutas vermelhas para ficar mais jovem Descubra os benefícios dos produtos de beleza à base destes ingredientes!


Quer escolher o melhor produto de beleza? Então, opte pelos vermelhos. Sim, aqueles que têm as frutas vermelhas como ingredientes principais são muito eficientes e garantem resultados mais rápidos. Com grande quantidade de antioxidantes, essas frutas são ótimas aliadas no combate ao envelhecimento precoce.

Para comprovar os poderes da framboesa, morango e amora, cientistas da Universidade Hallym, na Coréia do Sul, separaram ratos em dois grupos e o expuseram à radiação solar. Um deles recebeu aplicações de um creme com ácido elágico, antioxidante presente nessas frutas. Após oito semanas, esses animais desenvolveram menos rugas do que os que não ganharam a proteção.

A explicação para isso é que o antioxidante bloqueia uma enzima que é secretada quando a célula sofre algum tipo de danificação. Por isso, cremes para o corpo, o rosto e, até mesmo, xampus à base destas frutinhas milagrosas estão em alta. Aproveite a onda!

Receita para revitalizar o seu rosto:

Ingredientes

3 morangos
1 colher de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de aveia
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador até que fique bem homogêneo.

Como usar

Limpe bem a pele e aplique a máscara em camadas generosas. Deixe agir por cerca de 30 minutos e retire com água gelada. A dica é que você faça isso pelo menos uma vez por semana.

MORANGOTERAPIA: DESCONGESTIONA E DESINTOXICA O ORGANISMO

Morangoterapia: descongestiona e desintoxica o organismo

Além de saborosa, a fruta ajuda você a ficar mais bonita.
O morango é conhecido pelo seu sabor e sua beleza. Seja na salada de frutas, em tortas doces ou simplesmente com um toque de creme de leite, esta delícia é capaz de deixar qualquer receita mais saborosa. Além de um sabor agridoce, o morango oferece uma série de benefícios, já que é rico em ferro, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, fibras, vitaminas A, B e C, sendo que esta última é um poderoso antioxidante que ajuda na cicatrização, previne a flacidez, combate infecções e controla a glicemia e o colesterol.
Com tantos benéficos, as indústrias de cosméticos não pensaram duas vezes para agregar este incrível alimento a novos produtos e as clínicas estéticas andam apostando na fruta para lançar tratamentos quase milagrosos. Um deles é a Morangoterapia, que pode ser feita por homens e mulheres de todas as idades, pois não tem contraindicação.
O tratamento traz diversos benefícios para o corpo e para a face, além de proporcionar momentos de relaxamento. Funciona como uma verdadeira faxina corporal e é indicado para quem necessita descongestionar e desintoxicar o organismo.
A Morangoterapia começa com uma esfoliação corporal à base de morangos, que irá remover células mortas e secas, recuperando a aparência natural da epiderme. Em seguida, um delicioso banho de ofurô com sais de banho de morangos é preparado para ajudar no relaxamento mental e muscular.
A biotermia (processo de reconstrução) é feita com a aplicação de máscara corporal e facial firmadora e antioxidante, com argila e morangos. O próximo passo é uma reflexologia nos pés para diminuir a tensão no corpo. Para finalizar, o cliente recebe uma bela massagem relaxante com óleo de morangos e ainda uma degustação da fruta.
Mais informações
Deep Laser
www.deeplaser.com.br

COMER MORANGO MELHORA A OXIDAÇÃO DO SANGUE

Comer morango melhora a oxidação do sangue

Morangos devem fazer parte de uma dieta saudável.

O morango é uma fruta bastante popular e que nos remete à sensualidade e a feminilidade. Mas, o seu poder vai muito além disso. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, e da Universidade de Granada, na Espanha, a fruta aumenta a resposta dos glóbulos vermelhos do sangue ante o estresse oxidativo (desequilíbrio entre a formação e remoção de agentes oxidantes no organismo), que ocorre em situações como: doenças cardiovasculares, câncer ou diabetes.
De acordo com a publicação "Food Chemistry", nesta pesquisa, um grupo de 12 voluntários saudáveis ingeriu meio quilo de morangos do tipo Sveva todos os dias durante duas semanas, para demonstrar que o consumo regular da fruta melhora a capacidade antioxidante do sangue. Ao longo do período em que voluntários ingeriram durante o dia 500 gramas de morangos, foram recolhidas amostras de sangue, sendo que o mesmo processo foi repetido um mês após esta pesquisa.
De acordo com a publicação, os resultados revelam que o consumo regular do morango pode melhorar a capacidade antioxidante do plasma sanguíneo e a resistência dos glóbulos vermelhos à fragmentação oxidativa. "Percebemos que algumas variedades de morangos tornam os glóbulos vermelhos mais resistentes ao estresse oxidativo. Este fato pode ser de grande importância, se considerarmos que esse fenômeno pode conduzir a doenças graves", explicou o líder do estudo, Maurizio Battino.
A equipe analisa, também, as variações causadas pela ingestão de quantidades menores de morangos, pois o consumo médio tende a ser o equivalente a uma tigela de 150 ou 200 gramas por dia. "O importante é que façam parte de uma dieta saudável e equilibrada, dentro das cinco porções diárias de frutas e legumes", apontou o cientista.
Os cientistas continuam a analisar diferentes variedades de morangos, já que cada uma tem as suas próprias quantidades e proporções de antioxidantes.
Os morangos apresentam grande quantidade de compostos como os flavonóides, que diminuem o estresse oxidativo que acontece no confronto entre "tipos reativos do oxigênio”, em particular, os radicais livres e as defesas antioxidantes do organismo.

COMBINAÇÕES ALIMENTARES PODEM SER PERIGOSAS


Combinações alimentares podem ser perigosas
Fique atento na hora de escolher o que irá comer!
Cuidar da alimentação virou uma obsessão entre homens e mulheres, principalmente entre os mais jovens. Mas é preciso saber que ter uma boa alimentação não é somente saber quantas calorias cada alimento tem ou comer nas horas certas. Ter uma alimentação saudável é, também, conhecer quais as combinações você pode fazer durante as refeições e o que está terminantemente proibido. Seja no almoço, no jantar, no lanche ou na mesa de um bar, é necessário ter atenção aos seus pedidos. As combinações podem ser perigosas e nada favoráveis a sua “dieta balanceada”. Para tirar qualquer dúvida, o nutricionista Daniel Chreen fala sobre seis combinações que podem ser explosivas. Vamos saber mais?
1 – Carnes com derivados do leite: Esta combinação é prejudicial em virtude de diversos fatores. Desde o déficit no tempo de digestão (por reduzir a velocidade no qual o alimento sai do estômago para o intestino) até a inibição de absorção de alguns nutrientes justificada pela interação antinutricional entre o ferro (proveniente das carnes) e o cálcio (dos derivados do leite).
2 – Bebidas como refrigerante, café, chocolate ou mate consumidas no almoço ou no jantar: Essas bebidas possuem cafeína, um estimulante que atua diretamente no funcionamento do sistema digestivo. Além disso, refrigerantes são ricos em açúcares simples o que torna a indigestão ainda mais provável. Para serem aliados da digestão estes alimentos devem ser consumidos após 40 ou 60 minutos após a refeição.

3 – Diferentes tipos de carnes no mesmo prato: As carnes, em geral, fazem com que o sistema gastrointestinal libere substâncias amoniosas (ricas em amônia, que em excesso pode ser uma substância tóxica ao organismo) para excreção. O excesso na escolha desses alimentos tende a causar flatulências. Ainda mais quando no prato ainda são colocadas leguminosas como feijão preto.
4 – Chope com aperitivos gordurosos: Quando consumir sua bebida alcoólica moderadamente, procure intercalar com copos de água para evitar a desidratação e outros efeitos maléficos do álcool. Quando estas bebidas são combinadas com petiscos mais calóricos, a tendência é um acumulo adiposo mais acentuado em virtude de um metabolismo mais lento pela absorção do etanol, ainda presente no estômago.
5 – Caldos de carne e temperos industrializados nas refeições: Eles são ricos em sódio, sendo altamente contra indicados para pessoas com intercorrências cardiovasculares, hepatopatas (doenças do fígado) e gestantes, em decorrência da retenção de líquidos que o excesso deste nutriente pode causar.
6 – Docinhos ou sucos em pó no almoço e no jantar: Alimentos com excesso de açúcares simples devem ser evitados juntamente com consumo de fontes de amido como batata, milho, arroz e mandioca. Como os açúcares mais simples provenientes destes doces serão somente absorvidos no intestino, eles dificultam a digestão do amido desde a sua interação com a saliva até o intestino. Retardando o processo digestivo de maneira prejudicial.
Sua Dieta

Bulimina


Um estudo com cerca de 16 mil crianças em Taiwan aponta que 16% dos meninos com idades entre dez e 12 anos admitiram ter induzido o vômito para perder peso.
A pesquisa foi publicada neste mês no periódico "Journal of Clinical Nursing" e estudou meninos de até 18 anos.
A maior prevalência de bulimina (16%) foi na faixa entre os dez e os doze anos. Entre as meninas, 10% sofriam com o transtorno.
Médicos afirmam que a bulimia entre os meninos pode ser motivada por uma tentativa de evitar o bullying, segundo o jornal britânico "Telegraph".
Outro estudo, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, aponta que 4% dos estudantes na pré-escola já usaram laxantes com o objetivo de emagrecer.
Folha

Boas Práticas Farmacêuticas: Doenças respiratórias

Boas Práticas Farmacêuticas: Doenças respiratórias

Boas Práticas Farmacêuticas: Doador De Órgãos

Boas Práticas Farmacêuticas: Doador De Órgãos

FARMÁCIA - MEDICAMENTOS E O FARMACÊUTICO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE

" As pessoas são frutos do ambiente que convivem e se auto - realizarão se assim o ambiente lhes permitirem"

O gerenciamento do capital humano num programa de qualidade segundo Deming (1990)
  1. A participação dos funcionários nas decisões operacionais, no planejamento, na definição de metas e no acompanhamento do desempenho. Os operários são estimulados a fazer sugestões  e assumem grau de responsabilidade relativamente elevado pela performance global;
  2. O trabalho em equipe é fundamental na empresa como um todo. O objetivo de uma equipe é o de melhorar as entradas e as saídas de qualquer estágio. Uma equipe pode muito bem ser  composta de pessoas de diferentes setores da empresa. Uma equipe tem um cliente que pode ser externo e interno. Todos os  membros de uma equipe têm a oportunidade de contribuir com idéias, planos e números, mas qualquer um deve  esperar ver algumas de suas melhores idéias submergirem em face do consenso da equipe. Poderá ter nova  oportunidade, em outra retomada do ciclo.
  3. Valorização do trabalhador, fazendo este orgulhar-se do trabalho que realiza. A realização profissional proporciona a mão de obra a oportunidade de trabalhar com satisfação e empenho.
  4. O Estado de confiabilidade entre mão de obra e administração gera  comprometimento e envolvimento de todos, traduzidos em prazer e satisfação para o bem da empresa.
  5. O líder deve ter papel de colega aconselhando e conduzindo as pessoas no dia a dia, aprendendo com e junto delas.
  6. O comprometimento com a qualidade e a coerência dos atos gerenciais traduzem o sucesso das atividades empresariais.
  7. A melhoria da qualidade e produtividade é um processo que sofre aperfeiçoamento contínuo.
  8. A absorção de uma dificuldade econômica repentina pela empresa deverá ter  o sacrifício de todos. Os cortes deverão ser feitos de cima para baixo na hierarquia das funções.
  9. O controle estatístico da qualidade é fundamental pois detecta a causa que gerou o erro, podendo assim criar-se um sistema que minimize erros futuros. Um homem que ainda não atingiu o controle  estatístico de seu trabalho, mais treinamento lhe será útil.
  10. As inspeções não devem ser excessivas. Inspeções mal feitas provocam:  frustração dos operários, interpretação errada de pontos de gráfico de controle e produtos defeituosos entregues ao  consumidor.
  11. A comunicação deve ser clara e fluir naturalmente, pois esta é  fundamental para o relacionamento humano.
  12. Proporcionar treinamento a todos.
O Que é Gerenciar para Deming

Na abordagem da Qualidade a palavra mais importante chama-se “gerenciar”,  pois é aí que o milagre acontece. Para gerenciar, é preciso liderar. Para liderar é preciso  ter capacidade técnica e conhecimento do comportamento humano e ter seguidores na opinião de Peter Drucker. É mais fácil um administrador preocupar-se com os produtos, falhas, itens defeituosos, estoque, vendas, lucros do que priorizar o atendimento as necessidades humanas. Sem conhecimento do comportamento humano o ato de gerenciar constitui uma administração pelo medo na visão ousada de Deming.
Deming observa que o desempenho de qualquer pessoa é o resultado da combinação de muitas
forças: a pessoa, as pessoas com as quais trabalha, o cargo, o material com
que trabalha, seu equipamento, seu cliente, seu administrador, sua chefia e as condições ambientais. Todos estes fatores dependem totalmente da ação do sistema e não das próprias pessoas. Assim sendo as pessoas são frutos do ambiente que convivem e se auto - realizarão se assim o ambiente lhe permitir, através da ação administrativa.
O Método Juran Joseph Juran foi o segundo revolucionário da qualidade e seu livro Quality
Control Handbook, publicado em 1951, tornou – se a bíblia da qualidade nos Estados Unidos,
Japão e no mundo. Foi ainda codesenvolvedor do primeiro controle estatístico de processo ao lado de seu mestre Walter Shewhart que foi  discípulo de Clarence Ervin Lews o criado da “Teoria Pragmática do Conhecimento” que construiu a arquitetura critica e visionária para os gurus da Qualidade pudessem ver o óbvio sem perder a noção do saber critico W. Shewhart, tendo ficado conhecido por ensinar o Princípio de Pareto e as cartas controles (Caravantes(1997), Brocka & Brocka (1994)).
Juran acredita que o conceito de Qualidade tem mudado, e que o mundo
ocidental precisa aprender a adotar os princípios da Qualidade japonesa. Para que possa ocorrer é
necessário três pontos: 1o Um programa anual, bem estruturado, visando ao aprimoramento da Qualidade dos produtos: pode permitir resultados rápidos. Inclui o desenvolvimento de um senso de
responsabilidade para participação ativa , de habilidades especificas para esse aprimoramento e
criar o hábito do aprimoramento anual. 2o Um sólido programa de treinamento para a qualidade. A ciência da Qualidade inclui os métodos, ferramentas e técnicas usados para manter a função da
Qualidade. 3o .Alto nível de motivação, medição e avaliação dos resultados e
compromisso com a Qualidade durante todo o tempo na empresa.
A responsabilidade dos itens acima são da alta direção da empresa. Juran não
acredita no Programa Zero Defeito proposto por Crosby. Juran defende que deve ser gasto um tempo
suficiente para que todos entendem o compromisso com a Qualidade em todos os níveis da organização.
A sua fundamentação teórica é conhecida como A Trilogia de Juran:
1- Controle da Qualidade;
2- Aprimoramento da Qualidade e
 3- Planejamento da Qualidade.
O trabalho em equipe é um trabalho de grupo com alto desempenho, onde seu
potencial geralmente é grande e precisa ser bem administrado, pois necessita
obter uma participação mais objetiva, alcançando altos estágios de desempenho
ou seja, ultrapassando os modos tradicionais.
Sendo assim é necessário que haja:
Desafios
Coesão
Comprometimento
Responsabilidade
Estímulos
Motivação
As diversas habilidades de seus componentes devem ser usadas da melhor forma
possível, apesar da visão diferenciada que cada um, possui, pois só assim
poderemos colher frutos neste novo cenário. A falta de coordenação pode levar
a conflitos, à duplicidade de função e à ineficiência, ou seja, a organização
precisa preparar-se para os Times de trabalho.
Portanto é necessário identificar pontos que podem bloquear ações criativas,
trabalhos em equipe, e desmistificar a competitividade. Para isso torna-se
importante uma comunicação adequada e uma liderança eficaz. E como será que
está a equipe de funcionários dentro da sua empresa? e seus líderes? Será que
realmente sabem o significado da sua empresa, seus objetivos, da importância
e da interdependência das diversas áreas interdependência. Seus trabalhos são
reconhecidos? Você é pensou sobre isso?
Trabalhar em equipe é uma questão de maturidade, pois significa escutar
pessoas, abrir mão de opiniões, concordar que as opiniões de outros membros
podem ser melhores que as minhas, etc. Dessa forma, é importante que
estejamos seguros das nossas habilidades para conseguirmos controlar nossas
emoções, aproveitando ao máximo da equipe, reconhecendo falhas e
desenvolvendo habilidades.
Para isso, é preciso maturidade e treino. Devemos perceber que como
integrante do grupo, temos algo a contribuir, assim como demais pessoas que
compõem a organização também poderá colaborar. Sendo assim, deixo de ser o
dono da verdade.
Será que estou preparado para trabalhar em equipe?Conheça a si próprio
Para nos auto-avaliarmos, precisamos certas bases de conhecimentos
psicológicos gerais, que deve ser acompanhada de constante auto-análise, que
nos permita aprofundar dia-a-dia, a noção que temos de nossas possibilidades
e limitações, de nossas aspirações êxitos, insucessos e assim por diante.
O autoconhecimento deve resultar nosso melhor ajustamento e a conquista da
maturidade e controle emocional, ou seja:
Capacidade de entender os outros e de nos fazermos entender pelos outros.
Nos julgarmos e julgar os outros o mais objetivamente possível.
Nos aceitarmos e aceitar os outros, admitindo que ninguém é isento de falhas,
mas que também encontraremos qualidades em nós e em qualquer outro ser
humano, se desejarmos realmente encontrá-las.
Conhecimento de suas habilidades e defeitos, como e o que melhorar.
Compreendendo sua equipe:
Conhecer os outros implica, inicialmente, num vasto conhecimento da natureza
e das motivações mais comuns e freqüentes no ser humano, do que o impulsiona  a agir.
É necessário formular idéias as mais precisas o possível, das características
individuais das pessoas com as quais estamos em contato.
Diferenças individuais abrangem:
Tipos de inteligências.
Diversidade de temperamento.
Diversidade de reação.
Graus de cultura.
Interesses dominantes.
Tipos de motivação e expectativas
Sentimentos.
Observe o seu grupo de trabalho.
Características do Time perdedor:
Objetivos indefinidos.
Atuações confusa.
Individualismos.
Falta de direcionamento.
Comunicação confusa.
Desperdício e baixa produção.
Conflitos.
Faltas de feedback.
Inexistência de comprometimento.
Doenças psicossomáticas.
Atrasos e faltas constantes.
Características do Time vencedor:
Confiança mútua.
Auto sustentação.
Objetivos definidos.
Comunicação vertical, horizontal e transversal.
Aproveitamento das habilidades individuais.
Comprometimento.
Feedbacks constante.
Trabalhos com quantidade e qualidade.
Liberdade de expressão.
Criatividade e inovações. Buscando sucesso através da sua equipe
A obtenção do sucesso está também relacionada às atitudes e as habilidades do
Administrador designado para, juntamente com a sua equipe, atingir os
objetivos traçados pela organização.Inicialmente, ele deve levar a sua equipe
à obtenção do sucesso. Para isso, deverá:
Integrar- Resgatar a vontade pelo trabalho, principalmente, considerando as
experiências traumáticas obtidas nos processos de reengenharia, e de corte de
pessoal; que levou os funcionários a se sentirem totalmente instáveis no
trabalho. Integrá-lo ao novo contexto. Mantendo uma uniformidade.
Desenvolver- Planejar e acompanhar o desenvolvimento do trabalho a ser
executado, motivando a equipe e promovendo o auto- conhecimento.
Adequar- Aproveitar e desenvolver as habilidades de cada funcionário,
aproveitando utilizando-se de recursos como conhecimentos sobre liderança,
motivação, visão global dos acontecimentos, propiciando assim condições para
que as metas sejam alcançadas. Busque a sinergia grupal.
Buscar resultados- O êxito na execução das tarefas em equipe está diretamente
ligado ao sucesso que a organização visa alcançar tendo bem claro o seu
propósito.
Identificar e respeitar- Desenvolver o ritmo de cada profissional, pois as
pessoas não são iguais. Saiba ouvir. Cada profissional tem o seu ritmo, suas
habilidades. O Administrador cabe identificá-lo além de aproveitar o que cada
profissional tem de melhor, e de propiciar o desenvolvimento das habilidades
faltantes.
Coesão- Para se manter um time em pleno funcionamento deve-se criar ambiente
onde as metas e objetivos individuais possam se materializar.
Abertura- Comunicação livre e aberta, estimulando e premiando novas idéias,
levando-as à concretização; propiciando assim a participação e comunicação
aberta.
Objetivar- Estabelecer de perspectivas através da Administração por
objetivos, onde as funções e atribuições de trabalho tornem-se claras.
Respeitar- As características individuais, posicionamentos, limitações
buscando-as sempre desenvolvê-las.
Quebrar paradigmas- Os mais famosos: Errar é humano, Cachorro velho não
aprende novos truques, Vassoura nova sempre varre melhor, Santo de casa não
faz milagre, Em casa de ferreiro o espeto é de pau, Querem mudanças mas tudo
continua a mesma coisa, Funcionários só querem moleza, Patrão só sabe
explorar, etc.
Criatividade- Estimular a geração idéias, novos produtos, soluções de
problemas, etc.
Discordância civilizada- a equipe deve estar confortável para discutir
posicionamentos divergentes com respeito buscando um consenso.
Liderança situacional - modifica-la conforme as circunstâncias e a maturidade
da equipe.
Feedback- auto avaliação, tanto dos funcionários como dos clientes.
Cuide da saúde física e mental do trabalhador - cuide bem delas, estimulando
através de palestras, a qualidade de vidas, pratica de esportes, e a busca o
auto- conhecimento, evitando o álcool, o fumo, as drogas e fazendo refeições
sadias.
Evite o incentivo ao Workaholic. Alguns cuidados
É preciso ser cauteloso no mundo dos negócios. As atitudes devem ser
coerentes e pró-ativas, traçando objetivos pertinentes e estimuladores.
Porém, muitas vezes, o administrador/empresário se encontra tão ávido pelo
sucesso que acaba prejudicando e trazendo malefícios àqueles a sua volta,
levando-os ao stress. Por vezes acaba prevalecendo os objetivos pessoais em
detrimento aos organizacionais.
As pessoas crescem através da aceitação de desafios, Mas CUIDADO! Muitas
vezes, os objetivos ou desafios são parcial ou totalmente inatingíveis; o que
poderá fazer com que o grupo se desmotive.
O grupo enriquece a informação, reconstituindo e atualizando-a permitindo que
ser trabalhe com maior profundidade.Para que ocorra a sinergia de um grupo é
preciso saber compartilhar conhecimentos, bem como existir envolvimentos.
Esta sinergia emerge quando o grupo entende o(s) objetivo (s) organizacional
(is).  Busque resultados através da sua equipe - Técnica: "Fale, faça, estimule".
Faça esse exercício na sua empresa:
Reúna sua equipe.
Determine ou estabeleça com o grupo um objetivo.
Peça para que analisem quanto à sua viabilidade.
Quais as estratégias que podem ser criadas?
Quais as etapas?
Quais as áreas envolvidas?
Quem será o responsável por cada uma dessas áreas?
O que será preciso?
Qual o prazo necessário?
Determine o prazo final.
Acompanhe o trabalho da equipe.
Cobre resultados.
Reavalie.
Refaça e exercício para outros objetivos
Obs. Sempre que propuser algo a sua equipe, estimule a criatividade, sempre fazendo com que o grupo traga pontos convergentes e divergentes às idéias estabelecidas. Você pode se utilizar desta técnica para soluções criativas de problemas, etc. O importante é que você também trabalhe em equipe, e não apenas fale sobre a sua importância. Participe, forneça ajuda, eleve a auto estima do grupo.

 Por   Antonio Celso da Costa Brandão

RESOLUÇÃO - RDC Nº 17 DE 16/04/10 COMENTADA VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI no "boaspraticasfarmaceuticas"

Viciados em trabalho

   
workaholic 
É muito mais comum ouvir nossos amigos reclamando de seus trabalhos do que os elogiando, não é? 
Claro que muitas pessoas estão satisfeitas com o que fazem, mas hoje vamos falar daquelas que vão além da satisfação, e são viciadas!
A tribo dos workaholics, os viciados em trabalho, é uma tribo bem diferente, porque é uma das únicas que seus membros provavelmente nem se conhecem.  
 Ao invés de compartilharem os interesses em comum, como outras tribos fazem, eles estão quase sempre isolados em seus mundos, pensando em trabalho, trabalho e trabalho.
Bom, existem vários níveis dentro desse vício.  
Há aqueles que são meio workaholics, mas que conseguem manter sua vida social numa boa. Nesses casos é até engraçado. Quem não tem aquele amigo meio paranóico que vive conectado com seu trabalho pelo celular ou laptop?
Enquanto isso não atrapalha a vida pessoal, tudo bem, mas quando começa a interferir pode até virar uma doença. Essas pessoas, por se cobrarem demais e terem muito medo de fracassar, começam a ter insônia, mau-humor, atitudes agressivas e até depressão.
Geralmente são pessoas competitivas, vaidosas e ambiciosas, que chegam a trabalhar mais de 12 horas por dia, sem contar os sábados e domingos, levam tarefas para casa e marcam reuniões durante o almoço, checam o e-mail de hora em hora, mesmo quando estão de férias.
Existe uma diferença entre ter um vício por paixão ao que faz e por obrigação.  
Muita gente nem gosta do que faz, mas trabalha muito e o tempo todo na esperança de se dar bem na vida, ser reconhecido e nunca correr o risco de fracassar.
Quem trabalha mais do que o necessário buscando retorno financeiro e sucesso, acaba nem percebendo e disfrutando de suas conquistas, pois está sempre ocupado demais com o trabalho.
Quer saber se você é um workaholic? Essas perguntas podem ajudar:
Quando vai almoçar fica pensando ou conversando sobre trabalho? No final de semana seu hobby é ter ideias novas para colocar em prática na segunda-feira? Você tem medo de viajar, pensando que vai dar tudo errado no seu trabalho sem você? Não consegue ficar sem seu celular ou computador por mais de meia hora? Entra em desespero só de pensar em não conseguir acessar seu email?
Se respondeu sim para a maioria você corre riscos de ser um deles. Quer uma dica? Não deixe isso interferir na sua vida pessoal. Não abra mão de um final de semana na praia com os amigos por estar preocupado com o trabalho e quando for se distrair se desligue totalmente do resto, isso quer dizer, esconda o celular e deixe o computador em casa.
E aí, você conhece algum workaholic? O que você acha, ser dessa tribo é bom ou ruim? Conte pra gente!!!!

4 comentários para “Viciados em trabalho”
  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Regina, MaisEstudo. MaisEstudo said: Os viciados em trabalho: http://ow.ly/3XMfa [...]
  2.  
    muito mais comum ouvir nossos amigos reclamando de seus trabalhos do que os elogiando, no ? Claro que muitas pessoas esto satisfeitas com o que fazem,….

  3. robson disse:
    eu me considero um workaholic…pois trabalho em dois empregos e nao estou satisfeito com o meu ganho…se pudesse arrumaria mais um emprego para poder construir meu futuro estavel…eu sou dessa opiniao: “enquanto eu tiver forças nos braços nao deixarei de me esforçar para alcançar os meus objetivos” nao importa o esforço que devo fazer…aproveitar enquanto sou novo tenho apenas 25 anos…fik dik!!!!
  4. Ramona disse:
    Bom, eu sou viciada em trabalho, adoro meu trabalho, tiro féria e fico triste, penso no trabalho e sonho com o trabalho quando estou em casa, também só falo dele, mas gosto.

    Fonte: MaisEstudo

    OS DEZ LEMAS DO VICIADO EM TRABALHO


    1 - O viciado em trabalho não tem quarto...
    Tem escritório!

    2 - O viciado em trabalho não tem amigos...
    Tem contatos!

    3 - O viciado em trabalho não tem vida...
    Tem carreira!

    4 - O viciado em trabalho não tem sonhos...
    Tem projetos!

    5 - O viciado em trabalho não tem encontros...
    Tem reuniões!

    6 - O viciado em trabalho não toma cerveja...
    Toma decisões!

    7 - O viciado em trabalho não faz sexo...
    Descarrega o estresse!

    8 - O viciado em trabalho não navega pela Internet...
    Faz pesquisas!

    9 - O viciado em trabalho não tem domingo...
    Tem hora-extra!

    10 - E, por último, fique tranqüilo: o viciado em trabalho não fica lendo piadas, trabalha!




    Fonte: OS DEZ LEMAS DO VICIADO EM TRABALHO – Humor - Jornal Carreira e Sucesso

    Trabalhos:VícioVirtude

    Grémio Fénix

    Nos antigos rituais maçónicos escrevia-se que os principais deveres de um maçon eram "cavar masmorras ao vício e erguer templos à virtude" (objectivos que se mantiveram com a expressão "fugir do vício e praticar a virtude"). E os vícios a combater, dizem os rituais actuais, são a tirania, a ignorância, os preconceitos e os erros, e as virtudes a glorificar, o direito, a justiça, a verdade e a razão. Praticar a virtude é, antes de mais, "preferir a tudo a justiça e a verdade".
    João Pedro Ferro 
    Vício/virtude é um binómio que encontramos igualmente na iniciação dos neófitos. Batendo à porta, o candidato pretende entrar na Maçonaria. Pergunta-lhe então o Venerável: "Como pôde ele conceber tal esperança?", ao que o Guarda Interno assegura, "porque nasceu livre - entenda-se, 'renasceu', livre de preconceitos - e é de bons costumes". E aqui temos o julgamento: o candidato de "maus costumes", ou seja, o vicioso, não tem lugar no seio da Augusta Ordem. É que, de facto, o antagonismo maniqueísta de bom e de mau, de virtuoso e de vicioso, sempre informou a moral social. Abre-se o dicionário e a definição de vício que se nos depara é de "grande defeito ou imperfeição, que torna uma pessoa (ou coisa) imprópria para o fim a que se destina". O vício é aquela "tendência habitual para proceder mal", são os costumes censuráveis ou condenáveis, os "maus costumes". Vício é libertinagem, desmoralização. O homem vicioso é aquele que se opõe a certos preceitos ou regras: é corrupto, depravado, desmoralizado.
    Efectivamente, o vício é tudo aquilo que a moral da sociedade não aceita, tudo o que foge à regra, que escandaliza a maioria. E é esta maioria o guardião da moral, a defensora da virtude. Mas, se prevalecesse somente a moral da maioria, uma moral sempre conservadora - porque as maiorias, os consensos são por natureza conservadores, contrários ao progresso - viveríamos então segundo uma moral de há muitos séculos atrás. Ora acontece que, nas várias Santanas do Agreste1 deste mundo e da nossa história, sempre foram aparecendo aquelas "televisões" que cerceavam, a pouco e pouco, a "moral e os bons costumes", e que mobilizavam hordas de Perpétuas, furiosas, em defesa do statu quo, numa batalha já perdida. E é assim que as próprias Perpétuas, a pouco e pouco, vão achando interessantes as imagens da TV e que, não digo os seus filhos, mas os seus netos já não se escandalizam com as nádegas que sobram do fato de banho ou com os seios que, teimosos, tentam romper o decote. Tudo isto para dizer que, com a evolução da moral ao longo dos tempos - umas vezes mais permissiva, outras menos - também os conceitos de vício e de virtude variaram e que as variações foram, quase sempre, produzidas por aquela minoria social de "libertinos", de "desmoralizados", que escandalizava a maioria da sociedade.

Introduzamos agora uma outra variante: o prazer. O prazer é aquilo que agrada aos nossos sentidos, satisfaz o intelecto. Também os prazeres sempre foram variando e variam consoante a formação do indivíduo, consoante as suas necessidades, consoante a sua personalidade mas também consoante aquilo que a moral de uma época permite. Durante algum tempo beber café era considerado um vício; hoje ninguém pensa assim, se não se estiver "viciado" (ou seja, se não beber demais, ou não estiver dependente). E assim, o prazer rapidamente se transforma em vício, quando o corpo e a mente, num crescendo, reclamam a sua satisfação, até à dependência. E então surge o julgamento: são os viciados - os que sofrem de gula, os alcoólicos, os fumadores, os drogados, os tarados sexuais, os psicopatas, os criminosos...etc. Enfim, todos aqueles que fogem à regra, que não observam as normas dos bons costumes, que aconselham a moderação nuns casos e a abstenção total noutros, e que a sociedade normalmente taxa de desequilibrados, "loucos", quando muitas vezes são apenas diferentes. Os bons costumes, com as suas normas de moderação, permitem apenas um prazer moderado, ou seja, mantêm o indivíduo numa incessante insatisfação ou antes, mantêm o indivíduo que não se contenta com as coisas simples da vida. E tudo isto em nome da integridade física e da moral: porque faz mal comer muito, beber muito, fumar muito, fornicar muito, etc. Na realidade, tudo isto e muito mais, quando praticado em excesso, faz mesmo mal. Vejamos um exemplo simples: suponhamos que eu gosto muito de bolinhos de ovos e que passo os dias a comê-los desenfreadamente: sou um viciado, tenho prazer de comer bolinhos de ovos uns atrás dos outros. E tenho de aguentar todas as recriminações do mundo que me rodeia: porque me faz mal à saúde (e provavelmente apanharei uma cirrose, diabetes, estragarei os dentes, etc. e assim morrerei muito mais cedo: porque agora o que interessa é viver muitos anos); porque é imoral gastar tanto dinheiro em doces enquanto tanta gente morre de fome, além do que desequilibro o meu próprio orçamento; porque perco o apetite para comer as refeições normais, cheias de vitaminas, proteínas, sais minerais e todas aquelas coisas necessárias para que uma pessoa resplandeça de saúde, etc., etc. Mas, na realidade, se eu, na minha formação, tomei conhecimento dos problemas que os bolinhos de ovos, quando comidos em excesso, podem trazer, ou se ganhei meios para os poder deduzir, o que é que o mundo tem a ver com o facto de eu comer muitos bolinhos de ovos, ou até de não me preocupar de morrer alguns anos mais cedo por comer aquilo de que tanto gosto? Teria menos aspectos visíveis mas seria muito mais prejudicial para a minha felicidade se não os comesse, fazendo ouvido à maioria.


9.09.2011

Seu casamento vai bem?





 Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.
   De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.
   Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente  perguntou em voz baixa: "Por quê?"
   Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim  a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.
   Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.
   Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás no que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

  No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.
  Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir.
    Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possivel. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus examos no próximo mês e precisava de um ambiente propício para prepar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.
     Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.
     Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio" ,disse  Jane em tom de gozação.
     Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo: 
 "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.
     No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.
     No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.
   No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.
     Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.
     A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração..... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.
   Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mãe todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo. Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.
   Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras: "Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".
   Eu não consegui dirigir para o trabalho.... fui até o meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia...Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe, Jane. Eu não quero mais me divorciar".
   Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe, Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe".


 A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.
   Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi:  "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".
   Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama - morta.
    Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.
   Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Tome uma atitude positiva

 
Tome uma atitude positiva

Ter uma atitude positiva é compreender, com a mente e o coração, que tudo o que nos acontece é o melhor para nós. E que todas as situações representam uma oportunidade para o nosso crescimento.
Publicidade
Uma atitude positiva é aquela que nos impulsiona para frente, que nos mantém otimistas em todas as circunstâncias. Ela é a essência da sorte. A atitude positiva nos dá forças para lutar em direção aos nossos objetivos e nos torna capazes de descobrir quais são os verdadeiros desejos do nosso coração.
Uma atitude positiva valoriza o esforço, a solidariedade, a longa caminhada que tem início com o primeiro passo. É um estado generoso de ser, que em vez de criticar estende a mão, que não tem medo de correr riscos.
É aquela que acredita sempre numa saída, que privilegia o ser ao ter, e que se dá conta dos valores reais da vida. Uma atitude positiva gera uma corrente de energia que multiplica as oportunidades e atrai aquilo que buscamos na vida. É abrir os braços para o desconhecido, saudando o universo com confiança e alegria. É reconhecer a própria divindade e semear a colheita da auto-realização.
Você exercita uma atitude positiva quando:
- acaba com aquele relacionamento que não está funcionando e descobre como é bom ficar sozinho por um tempo.
- acredita nos seus sonhos e estabelece estratégias realistas para alcançá-los.
- cuida da saúde do corpo, da mente e do espírito .
- escolhe com cuidado as pessoas com que compartilha a sua intimidade, selecionando aquelas em quem pode confiar.

- sabe que todo problema traz em si a solução, e se dispõe a encontrá-la cada vez que se deparar com um.
...confia que tem dentro de si as ferramentas necessárias para o trabalho que quer realizar.
...tem coragem para ousar e não se deixa desencorajar pela opinião dos outros.
...não se deixa limitar por experiências que não funcionaram e persevera, até alcançar o resultado desejado.
A colunista Jael Coaracy é escritora, personal e executive coach. Contatos - jaelcoaracy@gmail.com http://www.vaidarcerto.com.br (foi quem escreveu esta paradinha)

Tudo junto e misturado

        Spanta Neném - "povo do asfalto" em festa na favela

Spanta Neném  a mistura de dois mundos
Foto Ivanildo Carmo/Blog do Spata


No início o Spanta Neném era apenas um bloco de carnaval. Hoje em dia agrega uma festa audaciosa que mistura dois mundos completamente diferentes e ainda promove a conscientização de um projeto social. Essa evolução abrange a atual realidade dos cariocas que convivem e visitam o Morro Santa Marta, em Botafogo, Rio de Janeiro. A ascensão do Spanta Neném, que faz sucesso entre a classe A do Rio de Janeiro há mais de 10 anos, começou com o sonho de criar seu próprio projeto social. "O Spanta nunca pretendeu ter fins lucrativos, o objetivo do bloco era brincar, se divertir e comemorar o Carnaval", conta Chico Nogueira, presidente do Spanta Neném. "Assim que os eventos se tornaram mais concorridos sobrava muito dinheiro, que sempre era doado para instituições diversas, mas nosso sonho sempre foi ter nosso próprio projeto".
Em 2009, o grupo carnavalesco conseguiu montar uma estrutura forte e abrir o projeto social no
Morro Santa Marta, a comunidade mais inclinada do Rio de Janeiro. "O morro é uma comunidade carente que vive uma realidade muito difícil", explica Chico. "Acompanhando a sociedade do Santa Marta começamos a frequentar mais o morro e conhecemos a quadra da favela, que estava abandonada. Daí surgiu a idéia da festa ‘Morro da Alegria’, que nada mais é que uma roda de samba na quadra".
Muito modesto ao falar das realizações dos três projetos, Chico revela o principal motivo da criação do ‘Morro da Alegria’: "Diferente de São Paulo, que a periferia fica nos arredores do centro da cidade, no Rio o morro é dentro da cidade, da área rica, e mesmo assim existe um grande distanciamento entre as duas sociedades". O público que acompanha o bloco carnavalesco do Spanta Neném é de classe A e não costuma frequentar os locais próximos ou dentro do morro. Assim, a festa criada pela trupe de Chico queria quebrar esse muro invisível e abraçar todas as pessoas em um único objetivo: a música.




"Precisávamos trazer nosso público para esse movimento, mostrar para as pessoas que a comunidade é carente, mas é legal pra caramba", diz o presidente. "E mostrar pra comunidade que o ‘povo da rua, do asfalto’ também tem coisa na cabeça", conclui.
‘Povo da rua’ ou ‘Povo do asfalto’ é como os moradores do morro reconhecem os da cidade. Isso só serve para provar o imenso espaço que existe entre esses dois personagens. "No Rio tem muito isso, são dois mundos que não se misturam, aí se perde cultura e conhecimento. As pessoas têm que se encontrar, isso só traz coisas boas", reforça Chico.
A divulgação intensa da violência que existia no morro também foi um fato que somou para os moradores do asfalto evitarem a participação nesse tipo de evento, porém desde dezembro de 2008 essa realidade mudou. Com a instalação das Unidades Pacificadoras de Polícia (PPP), claras e positivas consequências foram trazidas para a comunidade. "Antes das PPP eu não sei se eu faria um evento aqui para o público classe A", esclarece Chico. "Essa estratégia de segurança diminuiu muito a violência, principalmente no sentido de que não se vê mais pessoas armadas na rua, ajudou muito".
Desde a primeira edição do ‘Morro da Alegria’ a quadra do morro lotou. O evento foi um sucesso tão grande que tiveram que aumentar o movimento. Além da roda de samba na quadra, foi implantada, ao mesmo tempo, uma roda na praça e uma de chorinho em um bar tradicional do bairro. "O que ajudou muito foi o nosso público fiel do Spanta, que sempre acompanhou a nossa história e sempre vai acompanhar, se fosse outra galera talvez não rolasse o mesmo sucesso", argumenta o curador dos projetos.
O evento na quadra ocorre uma vez por mês, sempre aos sábados. Os ingressos custam R$ 30 para o público do asfalto e R$ 10 para a turma da comunidade. A festa é tão procurada que os ingressos acabam antes, quem quiser não tem como comprar na hora. Com esse dinheiro arrecadado se investe totalmente no projeto social. "Hoje em dia são 100 alunos que participam da Escola de Música Spanta Neném, além das aulas de cavaquinho, violão, percussão e flauta, as crianças recebem aulas de reforço escolar", detalha Chico.


Tanto o projeto quanto a festa, além de gerar empregos e renda para a comunidade, realizam a importante tarefa de juntar as pessoas pela música. Parece que vemos novamente a antiga imagem de um muro se quebrando e a reconciliação de duas sociedades diferentes, porém tão próximas e com tanto em comum. O que antes era resultado de falta de informação e preconceitos hoje, graças ao Spanta, é moda e junta patricinhas e MCs num mesmo círculo. São iniciativas desse tipo que o Brasil necessita e agradece para melhorar suas relações e aproximar paixões e sentimentos em um mesmo lugar.
No site do evento você fica por dentro das festas, das fotos e até do blog que é atualizado sempre! Se estiver perto do Rio ou passeando por lá aproveite para conhecer essa festa. A próxima será no dia 17 de setembro.
Por Alessandra Vespa (MBPress)