1.21.2012

Cariocas estão mais ansiosos


Cresce venda de remédios para ansiedade no estado, que é o segundo do país no consumo

Rio - A venda de ansiolíticos — remédios para controle da ansiedade — está crescendo no Rio de Janeiro. Em 2010, foram comercializadas 12 caixas de clonazepam, vendido com o nome de Rivotril, para cada 100 habitantes, contra 9,13 no ano anterior. O Rio é o segundo estado que mais consome estas drogas no Brasil, atrás apenas de Santa Catarina. Os dados, divulgados ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mostram que, o clonazepam, o bromezapan (Lexotan) e o alprazolam (Frontal) são os medicamentos controlados mais comprados no estado e no País.

Segundo o psiquiatra da Unidade Integrada de Saúde Mental da Marinha, Marcelo Allevato, o erro das pessoas está em descontar suas revoltas e ansiedades no excesso de medicação: “Ao invés de tentar resolver seus próprios problemas, suas preocupações, as pessoas tomam medicamento para suportá-los e isso gera um ciclo vicioso”.
Arte: O Dia

Em 2010, no Rio, foram consumidas mais de 1,9 milhão de caixas de clonazepam, 1 milhão de bromezapam e mais de 900 mil de alprazolam. “Estes números são importantes para avaliarmos se as pessoas estão tomando ansiolíticos em excesso ou se, na verdade, está havendo melhora nos diagnósticos psiquiátricos”, disse a chefe do núcleo de Vigilância Sanitária da Anvisa, Eugênia Cury.

No ranking nacional, o Rio ficou a frente de estados conhecidos por serem mais estressantes, como São Paulo. Lá, foram consumidas 4 caixas de clonazepam para cada 100 habitantes — número três vezes menor que o registrado no estado do Rio . “Não há explicação para este excesso no uso de medicamentos ansiolíticos no estado, mas isso acaba com o clichê de que as belezas naturais tornam mais tranquila a vida no Rio de Janeiro”, avaliou Allevato.

Comercialização foi 35% maior no Brasil

Em todo o Brasil, a venda de remédios controlados aumentou significativamente. Em 2007, foram vendidas 167 caixas de clonazepam por drogaria. Já em 2010, este número subiu para 258, o que representa quase 10 milhões de caixas a mais do medicamento comercializadas — um aumento de 35,3%.

Segundo Eugênia Cury, da Anvisa, nas avaliações internacionais, o Brasil tem sido classificado como um dos países que mais consome medicamentos no mundo. “E, além disso, há uma tendência dos países mais desenvolvidos de aumento do uso destes remédios”, prevê.

Na lista das drogas controladas mais vendidas, além dos ansiolíticos, ficaram nos 4º e 5º lugares no ranking nacional o anticonvulsivante fenobarbital (comercializado como Luminal) e o antidepressivo amitriptilina (Tryptanol).

Nenhum comentário: