1.18.2012

OBESIDADE CAUSA O ENCOLHIMENTO DO CÉREBRO


Obesidade causa o encolhimento do cérebro
Um estudo realizado em Nova York comprovou que doenças degenerativas como o diabetes, diretamente ligadas à obesidade, causam o encolhimento do cérebro.

A fim de analisar os efeitos da obesidade na estrutura física do cérebro, a University School of Medicine, de Nova York, nos Estados Unidos, realizou estudo e constatou: doenças degenerativas, como o diabetes, diretamente relacionadas à obesidade, causam o encolhimento do cérebro.

Exames de ressonância magnética foram realizados pelos pesquisadores da universidade em 63 pacientes, sendo 44 obesos e 19 magros. Ao final dos resultados, além de as pessoas obesas apresentarem mais água na amígdala cerebral que, entre outras coisas, é responsável pelo comportamento alimentar, também foi detectado um encolhimento na camada externa da parte frontal do cérebro, área envolvida no processamento cognitivo e tomada de decisões.

“A obesidade é um fator de risco para diversas outras doenças, muitas delas ligadas à disfunção cognitiva. Os resultados mostraram exatamente isso. Ou no cérebro dos obesos existem neurônios a menos ou eles estão encolhidos.”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Ricardo Cohen.

Além das constatações de perdas neurológicas apontadas no estudo, a doença provoca uma série de outros problemas de saúde, como o diabetes tipo 2. Mais perigosa e constante, ela prejudica a sensibilidade das pessoas à insulina, resultando no acúmulo de açúcar no sangue.

No mundo, cerca de 400 milhões de pessoas sofrem com diabetes. No Brasil, a doença atinge mais de 11 milhões de pessoas e já é a terceira maior causa de morte no país que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, tem pelo menos 3,5 milhões delas e em também estado de obesidade mórbida.

Nenhum comentário: