1.20.2012

RUTINA

Atividades biológicas da rutina

O papel da alimentação no equilíbrio metabólico e na manutenção da saúde é inquestionável: dietas contendo compostos antioxidantes podem inibir o aparecimento de inúmeras doenças e, dentre estas substâncias se destaca o flavonóide rutina (quercetina-3-ramnosilglicosídeo), também conhecida como vitamina P.
A rutina, que é encontrada na arruda (Ruta graveolens – daí a origem de seu nome), está presente também em alimentos como amora, aspargos, maçã, laranja, limão e oxicoco (cranberry).
Sua ação antioxidante se deve a capacidade de supressão do estresse oxidativo em três circunstâncias: na formação do íon superóxido; na geração de radicais hidroxila provenientes da reação de Fenton e; na formação de peróxidos lipídicos. Dadas essas ações, efeitos benéficos deste flavonóide foram vistos em diversas situações, sendo que a proteção da saúde vascular é a mais ressaltada: a rutina é importante coadjuvante no tratamento de hemorróidas, microangiopatias e varizes.
A rutina age favoravelmente na redução da agregação plaquetária e, portanto, possui também atividade anti-inflamatória. Na sua presença, a atividade da enzima antioxidante glutationa peroxidase é intensificada, o que favorece efeito adicional – gastroprotetor.
Efeitos positivos deste fitoquímico já foram observados no controle do estresse oxidativo decorrente da enzima óxido nítrico sintetase indutível (iNOS), produzida pelos macrófagos, implicando num melhor controle da pressão arterial.
Rutina também possui ação positiva sobre a diminuição do estresse oxidativo imposto pelos metais de transição, ferro e cobre, como conseqüência da sua ação na reação de Fenton.  Ações benéficas foram observadas quando em associação a N-acetil S-cisteína em pacientes com síndrome da angústia respiratória do adulto, por diminuir a peroxidação lipídica no epitélio pulmonar.
Seus efeitos são potencializados quando associada ao alfatocoferol e ao ácido ascórbico. Em se tratando da saúde vascular, a suplementação de hesperidina se mostra como uma importante sinergista aos efeitos suplementares da rutina.
 por Joana Lucyk 

Nenhum comentário: