1.20.2012

Vacinação: mais duas novas vacinas para crianças no calendario

Foram introduzidas uma nova vacina contra a poliomielite e outra dose única contra cinco doenças

Vacina Nova dose: vacina injetável trará vírus da pólio inativo 
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira a inclusão de duas novas vacinas no Calendário Básico de Vacinação Infantil de 2012. A partir do segundo semestre, serão introduzidas as vacinas pentavalente (que protege contra cinco doenças: coqueluche, difteria, Haemophilus influenza tipo b, hepatite B e tétano) e a vacina injetável com a pólio inativada, usada em países que já erradicaram a doença. A vacina oral, com o vírus enfraquecido, será mantida. A vantagem da vacina pentavalente é reunir em uma só dose a proteção que era obtida antes em cinco doses diferentes.

Saiba mais

'HAEMOPHILUS INFLUENZA B'
Bactéria que pode desencadear meningite, principalmente em crianças abaixo dos cinco anos. Raramente pode provocar pneumonia.
COQUELUCHE
A bactéria Bordetella, agente causador da doença, produz um quadro de infecção do sistema respiratório que pode se tornar grave.
DIFTERIA
A difteria provoca inflamação das vias respiratórias e a transmissão ocorre pela saliva ou outras secreções eliminadas ao tossir, espirrar ou mesmo ao falar.
A nova vacina com o vírus da pólio inativado será aplicada aos dois e aos quatro meses de idade e a tradicional vacina oral continuará sendo utilizada nos reforços, aos seis e aos 15 meses de idade.
Calendário — A primeira etapa da vacinação contra a poliomielite será realizada no dia 16 de junho. Nesta fase, todas as crianças menores de cinco anos receberão uma dose da vacina oral (gotinha) contra a pólio, não importando se foram ou não vacinadas antes. A vacina pentavalente será aplicada também a partir do segundo semestre, e será dada para crianças aos seis meses, dois anos e quatro anos de idade.

Além da pentavalente, serão mantidos os dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro a partir dos 12 meses e, o segundo reforço, entre 4 e 6 anos. Os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para prevenir a transmissão vertical.

Confira aqui o calendário completo de vacinação


Nenhum comentário: