1.21.2012

Veja 8 passos para fortalecer o casamento após uma traição


O perdão é essencial para que a relação continue saudável. Foto: Getty Images O perdão é essencial para que a relação continue saudável
A traição é algo difícil de ser digerida num casamento e nem sempre é fácil perdoar e seguir em frente. Independente se foi um caso de uma noite, sem envolvimento emocional, ou de longo prazo, sempre ficam sequelas e mágoas.
A terapeuta de casais Elvira Aletta elaborou algumas dicas para o site YourTango com passos essenciais para um casal tentar retomar o relacionamento após uma traição.
Segundo ela, se cumpridos com vontade, é possível que a relação fique até mais fortalecida do que antes do episódio. Aqui estão oito passos que podem ajudar a salvar o seu casamento.
Terminar o caso imediatamente
Gentilmente, completamente, totalmente. Isso tem que vir em primeiro lugar, se a parte que está traindo quer a reconciliação. 'Amizade' não é uma opção.
Repensar o relacionamento
Se qualquer um dos dois não tem certeza se querem ficar juntos, é melhor deixar isso claro ao parceiro. Sentir-se confuso após uma traição é normal, mas só não deixe que isso seja uma desculpa para evitar falar sobre a realidade.
Nada de segredos
Se o seu parceiro quer saber os detalhes do caso, você deve contar a ele. Eles o ajudam a compreender a realidade.
Parar de correr e enfrentar a dor
Evitar a dor é, muitas vezes, o que levou ao caso fora da relação. Enfrentá-la é aterrorizante, mas necessário. Tome coragem e discuta os aspectos no relacionamento.
Caminhar sobre brasas
Expresse seus remorsos e diga sinceramente que você vai fazer o que for preciso para voltar a focar no relacionamento. Em seguida, faça-o.
Assumir a responsabilidade
Resistir aumenta a culpa. O caso é um sintoma de que havia algo muito errado no relacionamento. Ambas as partes precisam cavar fundo para descobrir e aceitar sua parcela de responsabilidade. Se os verdadeiros problemas não são abordados, nada muda.
Perdão
Todos os envolvidos precisam de perdão, para curar-se do trauma. Ambas as partes estão feridas, estão de luto e precisam de perdão. Um bom conselheiro de relacionamento pode ajudar a negociar esse entendimento.
Tempo
Isso é essencial para a cura completa. A confiança se assemelha às flores minúsculas que precisam de tempo para recuperar suas raízes profundas e torná-las resistentes.
Fonte: Vida e Estilo - Mulher

Nenhum comentário: