4.27.2012

CAQUI É RICO EM FIBRAS E AJUDA A PREVENIR O CÂNCER

Caqui é rico em fibras e ajuda a prevenir o câncer

O caqui possui menos calorias que a banana! Confira mais detalhes sobre esta fruta.

Excelente para a visão, intestino, unhas e cabelos e, ainda, para o desenvolvimento ósseo, o caqui é uma das frutas que podem ser consumidas sem receio. Rico em fibras, vitamina A e licopeno, esta fruta, famosa pela cor vermelha, auxilia na prevenção de doenças do intestino como hemorroida e câncer. De acordo com Marcelo Barros, nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), a Vitamina A possui um papel importante na visão prevenindo a cegueira noturna, além de ser importante para a manutenção de pele e cabelos saudáveis. “O Licopeno é um agente importante na prevenção de vários tipos de câncer, inclusive o câncer de próstata”, disse Barros.
Com relação às calorias do caqui, o nutricionista esclarece que 100g da fruta possui menos calorias do que 100 g de banana. “Podemos consumir sem medo, mas devemos consumir de 3 a 4 frutas ao dia e quanto mais variadas, melhor”, disse.
Sobre o consumo, o especialista diz que esta fruta pode ser ingerida em qualquer horário, principalmente nas pequenas refeições ou na sobremesa das grandes refeições. O nutricinaista ainda desmistifica a contraindicação da fruta para portadores da diabetes. “Existe a crença popular de que indivíduos diabéticos não devem comer o caqui, o que é um equivoca. O paciente deve comer a fruta, pois ela auxilia no controle da glicose no sangue. O consumo deve ser semelhante ao de um indivíduo não diabético”, disse Marcelo Borges, ressaltando que, como qualquer outro alimento, deve ser ingerido com moderação.

OUTONO: A ESTAÇÃO DAS FRUTAS

Outono: A estação das frutas
O outono chegou! Veja quais são as frutas da estação e alimente-se bem!

Nem adianta reclamar. Quem quer ter uma alimentação saudável precisa incluir as frutas no seu cardápio diário. E com a chegada do outono, esta tarefa parece ficar ainda mais simples. É nesta época do ano que as temperaturas começam a cair e o clima fica bem mais ameno, o que ajuda na conservação das frutas.
Veja alguns benefícios das frutas mais comuns da estação:
Abacate – Rico em vitamina C, o abacate é responsável por dar mais elasticidade à pele. Esta fruta também contém gorduras monoinsaturadas e fibras, que auxiliam no controle do colesterol e do sistema circulatório. Além disso, é rico em potássio, vitamina B6, magnésio e ferro. Porém, é muito calórico e o seu consumo deve ser bastante moderado! É indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.

Banana – Conhecida por ser rica em potássio e combater as câimbras musculares, a banana possui também taxas elevadas de ferro, cálcio e vitamina A, B6, B12 e C. Ainda protege contra doenças cardíacas, pois mantém o equilíbrio de líquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. Age também como antiácido, podendo ser consumida em caso de azias ou úlceras.
Caqui – Possui as vitaminas A, B1, B2 e C que contribuem para a manutenção da boa visão, ainda é rica em cálcio, ferro e proteínas. Traz diversos benefícios à pele e auxilia nos processos cicatrizantes.
Maracujá – Conhecida por seu poder calmante, esta fruta possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, que contribui para a resistência dos vasos sanguíneos e evita a fragilidade dos ossos e dentes. Também contém vitaminas do complexo B que auxiliam o aparelho digestivo e nervoso e ainda evitam a queda dos cabelos. O maracujá é rico em cálcio, fósforo, e ferro, que contribui na boa formação do sangue.
Mexerica / Tangerina - Fontes de vitaminas A, B e C, possui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além dos benefícios da vitamina C no desenvolvimento dos dentes e ossos, esta vitamina associada a alimentos que contenham ferro, auxilia a absorção desta pelo organismo.

A HORA CERTA DE COMER CADA FRUTA

A hora certa de comer cada fruta
Sugestões perfeitas para a sua dieta!


Dieta combina com frutas! Por mais que você não coma uma ou outra, sempre tem aquela que pode e deve fazer parte do seu cardápio diário. Contudo, assim como qualquer outro alimento, elas contêm calorias e algumas devem até ser consumidas com moderação. Para facilitar a sua dieta, confira a hora certa de comer cada fruta.
No café da manhã
Aposte na diversidade e aproveite para comer as mais calóricas, já que você terá tempo suficiente para gastar os excessos.
Sugestões: vitamina de açaí ou banana, mamão com cereal, salada de frutas que contenha manga ou abacate.
No lanche da manhã
Neste caso, a melhor opção é apostar nas frutas que dão saciedade, que tapeiam o estômago, mas que não contenham tantas calorias quanto as consumidas no desjejum.
Sugestões: 1 cacho de uva, caqui, pêssego.
Depois do almoço
O segredo é consumir as frutas que ajudam na digestão, que têm pouca caloria e um sabor mais agradável, para substituir a sobremesa.
Sugestões: 1 fatia de abacaxi, maçã, morango .
Depois do jantar
Você deve optar pelas frutas mais leves e pouco calóricas.
Sugestões: ameixa, carambola, lima da pérsia, tangerina.

FRUTAS MAIS CALÓRICAS

Frutas mais calóricas
Confira uma lista com as 10 frutas mais calóricas!

Elas são ricas em fibras, têm grande quantidade de água e, por isso, são muito importantes para nossa saúde.  As frutas fazem parte de toda dieta balanceada. Docinhas, azedinhas, servem como sobremesa ou como lanche. Mas, o consumo indiscriminado destas delícias pode atrapalhar na dieta de perda de caloria, muitas delas são tão calóricas quanto uma fatia de bolo de chocolate, que tem 235 calorias! Compare:
Porções de 100 gramas
1. Açaí: 247 calorias
2. Abacate: 162 calorias
3. Banana maça: 114 calorias
4. Pera 98 calorias
5. Cereja: 96, 9 (em calda essas calorias vão às alturas: 252,9)
6. Banana nanica 87 calorias
7. Uva vermelha 79 calorias
8. Caqui chocolate: 74,4 calorias
9. Manga rosa 70,3
10. Maçã vermelha 64 calorias.
Para acertar na escolha das frutas a nutricionista Lilian Assis tem uma dica: “O ideal é fazer porções menores para o consumo de frutas como essas. E as pessoas não podem esquecer que estas calorias não incluem o açúcar que muitos adicionam a frutas como o abacate, que tem sabor salgado”.
faixa_alimentacao.png

FRUTAS QUE EMAGRECEM

Frutas que emagrecem
Inclua estas opções no seu cardápio e acelere a sua dieta!



Que as frutas são essenciais para quem quer emagrecer, você já está cansado de saber. Contudo, escolher as frutas certas pode fazer toda a diferença. Descubra quais são as frutas que emagrecem e encha a sua fruteira com estas delícias!
Maracujá
Contém pectina, uma substância que, quando ingerida, mistura com a água do estômago e forma um gel viscoso. Este gel é capaz de prolongar a sensação de saciedade e, ainda, impedir parte da absorção dos açucares e das gorduras pelo organismo!
Melancia
A melancia é uma fruta rica em água e, por isso, causa uma sensação de satisfação mais intensa no nosso organismo. Além disso, é uma fruta que quase não tem calorias e possui um sabor irresistível.
Laranja
Ela é barata e muito eficiente no auxilio ao funcionamento do nosso organismo. Por conter grande quantidade de fibras, a laranja faz bem à pele e atua diretamente na luta contra aquela barriguinha indesejada!
Limão
É uma ótima fonte de ácido cítrico, substância que aumenta o pH do sangue e outros líquidos corporais, acelerando, assim, o nosso metabolismo. A vantagem desta fruta é a sua versatilidade, já que pode ser usada em sucos, pratos doces e salgados.
Mamão
É uma das melhores opções na luta contra o intestino preguiçoso. O mamão contém poucas calorias e é, também, um ótimo antioxidante, prevenindo o envelhecimento e acelerando o nosso metabolismo.
Melão
É rico em água e, apesar de muitas pessoas não saberem, é a melhor fruta quando se trata do funcionamento do intestino. Sem contar que é responsável pelo aumento da sensação de saciedade.

A cor dos alimentos: Como cada uma delas influencia a sua saúde

Nenhum comentário: