4.24.2012

Estudo mostra por que bebidas geladas causam dor de cabeça


Um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, decidiu investigar essa sensação incômoda mais a fundo, porque ela pode ter uma relação com uma dor muito mais séria e que atinge cerca de 20% das mulheres e 10% dos homens: a enxaqueca. O estudo de Harvard, apresentado em um congresso de biologia experimental, em San Diego, monitorou o fluxo de sangue no cérebro de 13 pessoas que tomavam água gelada usando um canudinho, para direcionar o líquido para o céu da boca.
Quando sentiram a dor de cabeça, conhecida como "congelamento cerebral" nos EUA ("brain freeze"), eles avisavam os pesquisadores.
Constatou-se, então, por meio de um exame de imagem (doppler transcraniano), que a dilatação da artéria cerebral anterior coincidia com os episódios de dor.
Essa artéria fica bem no meio do cérebro. Quando ela se contraía e o fluxo voltava ao normal, a dor passava.

Editoria de arte/folhapress
Segundo Jorge Serrador, um dos responsáveis pela pesquisa, essa dilatação e o aumento do fluxo sanguíneo podem ser um mecanismo de defesa do cérebro, para manter sua temperatura quente o suficiente para funcionar.
Como pesquisas mostram que quem sofre de enxaqueca tem uma tendência maior a sentir dor de cabeça causada por frio, os mecanismos dos dois fenômenos podem ter relações, diz o estudo. A opção por analisar a dor causada por frio é que ela é fácil de controlar, diferentemente da enxaqueca, imprevisível.
Serrador afirma que alterações similares no fluxo sanguíneo podem estar associadas a dores de cabeça após traumas. Se houver uma forma de controlar esse fluxo, novos tratamentos podem ser derivados do achado, como drogas que bloqueiam a vasodilatação repentina
O neurologista Deusvenir de Souza Carvalho, chefe do ambulatório de cefaleia da Unifesp, afirma, no entanto, que o fluxo aumentado de sangue não tem a ver com uma autodefesa do cérebro.
Quando a pessoa está em um ambiente frio ou bebe algo gelado, há uma vasodilatação, diz o médico, mas ela acontece em resposta ao estímulo recebido pelos nervos trigêmeos. A reação desses nervos causa a inflamação e a dor. "A reação é para a pessoa evitar o estímulo do frio."
DÉBORA MISMETTI

Nenhum comentário: