5.02.2012

MANTENHA SUA MENTE EM FORMA

Mantenha sua mente em forma

Tudo o que você precisa fazer para transformá-la na sua maior aliada.


Você costuma exercitar a suante? De que forma faz isso? Pelo que se sabe, o cérebro é como um músculo: quanto mais se usa, melhoica. Mas, para explorar todo o seu poder e mantê-lo saudável, precisamos garantir que suas células estejam sempre em atividade. Uma maneira de fazer isso é desafiar sistematicamente a si próprio, tentando adquirir novas habilidades. Aprender a tocar um instrumento musical ou estudar idiomas são boas opções para começar. Confira a seguir outras maneiras, comprovadas pela ciência, que podem ajudar você a manter a mente afiada:

Mexa-se!
Cientistas acreditam que exercício físico pode ser a coisa mais importante para a manutenção de um cérebro ativo e saudável. Segundo eles, o ideal é, no mínimo, meia hora de atividades todos os dias. Doenças como diabetes do tipo II, obesidade e hipertensão, estão conectadas com falhas no sistema cognitivo de nossos cérebros, mas ainda podem ser prevenidas. Cuide da saúde física se quiser que a saúde mental também esteja bem.

Provoque seu cérebro
Assim como o coração, o cérebro precisa de oxigênio e de fluxo sanguíneo contínuo. Permita que a sua mente seja oxigenada com novos pensamentos e práticas para que funcione melhor. Criar o hábito de montar quebra-cabeças ou fazer palavras cruzadas é um ótimo desafio para o cérebro. Mesmo que ainda não esteja cientificamente comprovado, quanto mais você tenta aprender, menores são suas chances de ter um cérebro “lento” na velhice.

Relaxe!
O estresse pode ser um grande inimigo de uma mente saudável e ágil. Ele faz com que substâncias químicas nocivas ajam sobre áreas do cérebro envolvidas na memória. Alguns cientistas suspeitam que um estilo de vida balanceado, com atividades relaxantes, como yoga e artesanato, podem reduzir o estresse e retardar a perda de memória típica da velhice.

Tome um cafezinho de vez em quando
A substância aumenta a capacidade cognitiva e seus consumidores têm menos chance de desenvolver o Mal de Alzheimer. Na verdade, ainda não está claro se os benefícios vêm da cafeína ou de outros antioxidantes presentes no café – mas os cientistas confirmam que é sempre bom tomar o cafezinho, seja no trabalho ou em casa.

Durma bem
Quando dormimos e sonhamos, as memórias são selecionadas. Algumas são descartadas e outras ficam em nossa lembrança. Quando não dormimos, ou quando não dormimos bem, proteínas bloqueiam parte dos neurônios responsáveis pela associação das lembranças e fica mais difícil aprender novas coisas e até mesmo pensar.

Observe sua dieta
Tanto muitas quanto poucas calorias podem atrapalhar as funções básicas de seu cérebro. Dietas extremas podem levar a distração, confusão e perda de memória. É preciso manter um ritmo normal na digestão, para que a energia transmitida ao cérebro seja a mais constante possível. Carne de peixe, por exemplo, contem ácidos graxos essenciais, como ômega 3, extremamente necessários para o desenvolvimento cognitivo.

Nenhum comentário: