5.02.2012

Pesquisadores americanos descobrem como antioxidante é processado pelo organismo




O betacaroteno da cenoura pode bloquear em vez de otimizar a absorção de vitamina A Foto: Bia Guedes/ Agencia O Globo 
  Betacaroteno pode ser um vilão do organismo  
Consumo do antioxidante pode bloquear absorção de vitamina A, importante para a saúde dos olhos, ossos, pele e sistema imunológico. Betacaroteno em excesso pode bloquear absorção de vitamina A
OHIO, EUA — Pesquisadores da Universidade de Ohio descobriram que algumas moléculas derivadas do betacaroteno — antioxidante que dá cor às cenouras, por exemplo — têm efeito contrário no organismo: em vez de se transformarem em vitamina A, elas bloqueiam sua absorção. Isso significa que o consumo excessivo de betacaroteno pode resultar em uma ingestão mínima de vitamina A, importante para a saúde dos olhos, ossos, pele, metabolismo e sistema imunológico.
A descoberta pode explicar ainda como, em décadas de pesquisas, pessoas que tomavam suplementos com betacaroteno tiveram mais câncer de pulmão que as que não faziam uso da substância.
— Estas moléculas definitivamente têm propriedades antivitamina A e podem afetar todo o seu metabolismo e a ação, mas temos que pesquisar mais para ter certeza — disse Earl Harrison, coordenador do estudo.
Pesquisas prévias já mostravam que quando o betacaroteno é metabolizado, ele é quebrado em duas moléculas de vitamina A. Neste novo estudo, os pesquisadores mostram que algumas dessas moléculas são produzidas quando o betacaroteno é quebrado de forma diferente por processos que ainda não são totalmente compreendidos e, dessa forma, agem contra a vitamina A.

Nenhum comentário: