5.03.2012

UM NOVO MEDICAMENTO PARA A MALÁRIA Synriam®

Ranbaxy lança Synriam® para a malária na Índia

A farmacêutica indiana Ranbaxy lançou aquele que diz ser o primeiro produto farmacêutico original do país, o Synriam®, um novo tratamento para a malária por Plasmodium falciparum não complicada, em adultos, avança o site pmlive.

A empresa baseada em Gurgaon, que faz parte do grupo Daiichi Sankyo, diz que o fármaco anti-malárico abre um "novo capítulo na história da investigação e desenvolvimento na Índia".

O CEO e director da Ranbaxy, Arun Sawhney, disse: "Este é um dia histórico para a ciência e tecnologia na Índia, bem como para a indústria farmacêutica no país”.

"Hoje, a Índia junta-se ao clube de elite e exclusivo de nações do mundo que demonstraram a capacidade de desenvolver um novo medicamento", acrescentou.

O fármaco, uma combinação de dose fixa de maleato de arterolane 150mg e fosfato piperaquina 750mg, reivindica uma série de vantagens sobre os tratamentos existentes para a malária.

Um comprimido tem de ser tomado uma vez ao dia durante três dias, em vez de um regime de duas tomas diárias de dois a quatro comprimidos, como é normalmente o tratamento. O fármaco também não obriga a restrições dietéticas para alimentos gordurosos ou leite, que afetam algumas das terapias anti-malária mais antigas.

Uma vez que o Synriam® tem uma fonte sintética, ao contrário de fármacos baseados na artemisinina, a produção pode ter uma dimensão superior e, sempre que necessário, um fornecimento constante pode ser mantido a um baixo custo, disse a Ranbaxy.

Ensaios clínicos de Fase III para o fármaco realizados na Índia, Bangladesh e Tailândia demonstraram com sucesso a eficácia e tolerabilidade do Synriam® quando comparado à combinação de artemisinina e lumefantrina.

O medicamento será lançado em primeiro lugar na Índia, estando a Ranbaxy a preparar-se para levá-lo de seguida para os mercados africanos, asiáticos e sul-americanos. A empresa também está a trabalhar numa formulação pediátrica do medicamento.

Além do Synriam®, a empresa está a colaborar com a GlaxoSmithKline no desenvolvimento clínico de uma nova entidade química.

Nenhum comentário: