6.12.2012

Adaptação à mudança climática se torna tendência entre cientistas


Processo serve para prever catástrofes e proteger a população.
Sem redução das emissões, adaptação tem limites, diz pesquisadora.

Com o avanço da mudança climática, surge entre os cientistas uma necessidade que vai além de prevenir os impactos ambientais. Um campo de pesquisas chamado de “adaptação”, voltado para preparar a população contra os efeitos adversos, ganha força entre os pesquisadores.
Apesar da resistência de alguns céticos, o aquecimento global é aceito como uma realidade pela maior parte da comunidade científica. O último relatório do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) definiu como “provável” o aumento de tempestades em diferentes regiões do mundo, em consequência das alterações na temperatura.
Esse é apenas um exemplo das graves consequências ambientais que o ser humano terá de enfrentar com a mudança climática. E é para resolver esse problema que o conceito de adaptação se aplica.
Chuva desvastou diversos bairros e distritos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio (Foto: Marino Azevedo/ Governo do estado RJ) 
Chuvas como as que devastaram a Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011 devem ser cada vez mais comuns, dizem cientistas
Diana Liverman, uma das diretoras do Instituto do Meio Ambiente da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, veio ao Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro para falar sobre a adaptação à mudança climática, que foi tema de uma conferência realizada por sua instituição no último mês de maio.
Ela explicou que a adaptação diz respeito apenas às técnicas desenvolvidas para lidar com os impactos ambientais, como a mudança climática, tema abordado no debate. Já as técnicas que buscam reduzir a emissão de gases estufa, uma forma de combater o avanço do aquecimento global, se encaixam num conceito diferente, a “mitigação”.
Os dois campos da ciência precisam trabalhar em parceria. “Se continuarmos colocando gases estufa na atmosfera, os impactos se tornarão mais severos”, explicou Liverman. “Há limites para a adaptação. Se não fizermos algo para reduzir as emissões, podemos encarar um planeta tão mais quente que seria impossível se adaptar”.
A pesquisadora deu exemplos simples do que é a adaptação à mudança climática. Em ilhas do Pacífico ameaçadas pelo aumento do nível do mar, a população está trocando os poços artesianos por caixas d’água mais altas, para evitar que a água salgada entre em contato com a água doce. Em outros lugares, diques mais altos e resistentes estão sendo construídos para proteger as cidades do avanço do mar.
A esses exemplos podem se somar novas iniciativas, principalmente em áreas vulneráveis, como as regiões litorâneas ou pontos tingidos pela seca. É exatamente para encontrar essas novas soluções que o campo de pesquisas precisa se ampliar. “Somos uma comunidade pequena e não temos muito dinheiro para pesquisas”, apontou Liverman.
Na conferência realizada em maio, no Arizona, os próprios cientistas reconheceram algumas de suas falhas e apontaram em que direção os estudos futuros precisam ir. Segundo Liverman, é preciso definir e medir a vulnerabilidade com mais precisão, assegurar que os métodos são rigorosos e pensar em vários aspectos diferentes de adaptação.

Tadeu Meniconi Do G1, no Rio de Janeiro

Nenhum comentário: